sábado, junho 27, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sábado, junho 27, 2026
Início Site Página 1235

Professor de Xambioá lançará livro em 20 de Novenbro

Livro o Siena Preto de Luís Alves Ribeiro será lançado em Xambioá em 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra

Luis Preto e BrancoO escritor Xambioaense Luís Alves Ribeiro irá lançar o livro O Siena Preto, pela Editora Garcia, o livro é composto de poesias, contos e crônicas escritos ao longo de quase vinte anos, é o primeiro livro do autor, que faz parte da Academia de Letras Juvenil de Araguaína, um dos braços da ACALANTO, Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense.

A obra é regionalista com elementos populares da região norte do Tocantins, com poesias já premiadas em festivais e eventos literários no Estado.

O autor escreve desde a adolescência, período em que ao lado de agitadores culturais foi responsável pela criação e coordenação de um programa de amostra cultural em Xambioá quando ainda era estudante secundarista, com apoio de alguns agitadores culturais, o Programa Quinta-Cultural que contou com exposição de artes plásticas, músicas, literatura além de danças e outras manifestações culturais do município de Xambioá, sua terra natal.

O evento de lançamento será realizado no Dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, (embora a obra não seja alusiva ao tema, a data escolhida faz parte do manifesto pessoal do autor pela luta contra o racismo) no Auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Xambioá, onde o autor receberá amigos e amantes da literatura para a noite de autógrafos e apresentação da obra.

Prefeitura cria site com leis e decretos municipais e disponibiliza à população

Esse processo vai facilitar o livre acesso à informação para os araguainenses; acervo desde 2013 é o primeiro a ser digitalizado

 leisdecretosportarias (1)A Prefeitura de Araguaína está disponibilizando a Legislação Municipal, com leis e decretos, no site www.leis.araguaina.to.gov.br, garantindo assim um meio mais rápido e prático para que todos possam acompanhar as normas que regem o Município e impactam diretamente na vida dos moradores. Está digitalizado o acervo a partir de 2013, posteriormente, os outros documentos serão convertidos em arquivos digitais para também serem inseridos no site.

O processo de digitalização vai garantir a preservação dos documentos e estará disponível para consultas em um diretório único, confiável e seguro, pois o conteúdo é certificado digitalmente. Para o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, a tecnologia deve estar a serviço do cidadão. “Digitalizar todas as leis é um grande ganho para a cidadania. As pessoas vão poder ler, acompanhar a história e fazer as suas reflexões de todo o processo que Araguaína vive, além de promover maior interação entre os cidadãos que poderão ter acesso às leis de onde quiserem, pois o sistema foi adaptado para ser consultado também através do smartphone”, afirmou Dimas.

Digitalização
O secretário chefe de gabinete, Wagner Rodrigues, explicou que o trabalho de digitalização e inserção das leis antes de 2013 deverá estar concluído até o final do ano. “Realizarmos um diagnóstico da situação legislativa e encontramos um acervo disperso da realidade, pois algumas leis estavam em arquivo antigo e inacessível”, esclareceu.

“Foi necessário criar um setor para essa finalidade, mas isso mostra que a gestão atual está atenta ao combate à corrupção e obediência ao princípio da transparência”, completou Rodrigues. De acordo com o secretário, os decretos e leis são relativos à publicação que constam no Diário Oficial.

O diretor da Imprensa Oficial de Araguaína, Thiago Alencar, destaca a importância desta ação para o acesso à informação. “A ideia já rompeu fronteiras, tanto é que os municípios de Gurupi e Parauapebas já entraram em contato conosco para assinarmos um convênio para colocar em funcionamento nas respectivas prefeituras”, explicou.

XV Meia Maratona do Tocantins tem quase 500 inscritos

 Meia Maratona tornou-se a corrida de rua mais popular do EstadoAs inscrições para a corrida de rua mais popular do Estado podem ser feitas pela internet, no site www.centraldacorrida.com.br, até 20 de novembro. Serão disputadas as corridas de 21. 097 metros (Meia Maratona), além da estudantil (1,5 km), paralímpica (1,5 km), popular (7km) e a terceira edição da corrida de revezamento de 7 km em duplas (3,5 km por atleta), para as quais serão reservadas 1.500 vagas no total.

 A XV Meia Maratona do Tocantins, evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, acontecerá no dia 29 de novembro, em Palmas, às 7h30, com largada e chegada em frente ao Palácio Araguaia (lado sul). O percurso será realizado integralmente na Avenida Teotônio Segurado.

 Este ano, a premiação total será de R$ 42.900,00, valor a ser rateado entre os primeiros colocados das 58 categorias em disputa.

  XV MEIA MARATONA DO TOCANTINS

 Quando: 29 de novembro

Horário: 7h30

Local: Saída/Chegada: Palácio Araguaia

Trajeto: Será todo na Avenida Theotônio Segurado, da Praça dos Girassóis até o final da pista dupla da Theotônio sentido sul, após a entrada para o Estádio Nilton Santos ida e volta. O percurso total é de 21.097 metros.

Inscrição: www.centraldacorrida.com.br

Taxa de inscrição: R$ 20,00 + taxa de administração do site da inscrição.

Número de vagas: 1.500

 CATEGORIAS

 Categoria 15-24  – Feminino e Masculino

Categoria 25-34 – Feminino e Masculino

Categoria 35-44 – Feminino e Masculino

Categoria 45-54 anos – Feminino e Masculino

Categoria 55 anos acima – Feminino e Masculino

Categoria militares, agentes civis e federais – Feminino e Masculino

Categoria imprensa – Feminino e Masculino

Categoria para grupos de corrida e Academias de Fitness – Feminino e Masculino

Categoria Industriário – Feminino e Masculino

Categoria Comerciário – Feminino e Masculino

 PREMIAÇÃO

GERAL ABERTA (masculina e feminina):

 1º Colocado: R$ 3.000,00

2º Colocado: R$ 1.500,00

3º Colocado: R$ 500,00

 GERAL PARA ATLETAS DO TOCANTINS (masculina e feminina):

 1º Colocado: R$ 1.000,00

2º Colocado: R$ 800,00

3º Colocado: R$ 500,00

 Categoria POR FAIXAS ETÁRIAS (masculina e feminina.):

 1º Colocado: R$ 250,00

2º Colocado: R$ 150,00

3º Colocado: R$ 100,00

 Crédito foto: Washington Luiz

 
Assessoria de Comunicação

Nova invasão de madeireiros em Terra Indígena gera vítima no MA

Omissão do Estado para garantir a proteção da Terra Indígena Alto Turiaçu perpetua conflito na região

Ka’apor People Set Up Cameras to Fight Amazon DestructionUm conflito entre os índios Ka’apor e madeireiros gerou uma vítima fatal nessa última quinta-feira, dia 15 de outubro, segundo relatos vindos da região.

Alguns homens invadiram ilegalmente a terra indígena Alto Turiaçu, dos Ka’apor, quando encontraram um grupo de indígenas que fazem a vigilância autônoma e independente de seu território. Em meio ao conflito, um madeireiro conhecido como Raimundinho foi morto.

Há anos os Ka’apor vêm denunciando o roubo de madeira e a invasão de seu território, mas têm sido sistematicamente ignorados pelas autoridades.Recentemente, os conflitos se agravaram e os Ka’apor continuaram expondo a situação e as ameaças as quais estavam submetidos, com relatos de pistoleiros rondando a região e ameaçando as lideranças . No entanto, nada foi feito.

É responsabilidade do Estado garantir a integridade e a proteção das terras indígenas. Porém, a omissão e a incapacidade do governo federal em coibir as invasões feitas por não-índios e madeireiros acabam agravando os conflitos e perpetuando a violência na região.

Frente à invisibilidade que lhes é imposta pelo Estado, que não age para impedir as invasões e ameaças, desde 2013 os Ka’apor iniciaram o monitoramento autônomo e independente da TI Alto Turiaçu. No início de setembro, o Greenpeace esteve com os Ka’apor para apoiar esse monitoramento agregando o uso de tecnologia às atividades de proteção do seu território tradicional, ajudando a gerar provas e criando a oportunidade de que as autoridades pudessem dar um basta na violência instaurada pelos madeireiros na região. A superação definitiva da violência passa necessariamente pela demarcação e implementação efetiva das terras indígenas. O governo também precisa ordenar de uma vez por todas o sistema de controle de madeira, começando pela revisão de todos os Planos de Manejo Florestal aprovados na Amazônia desde 2006.

 

 

Inicia segunda fase da 1ª Copa Araguaína de Futebol Sete Society

Dos 64 times iniciais, somente 16 jogarão na próxima semana. A final está marcada para o dia 12 de novembro

 Crédito Marcos Filho - Ascom (R618a)Esta semana iniciou a segunda fase da 1ª Copa Araguaína de Futebol Sete Society, que antecede as comemorações dos 57 anos da cidade. Nessa etapa, somente 32 times restaram dos 64 inscritos inicialmente. As partidas acontecem todos os dias no Campo Beira Cimba e, após a rodada de amanhã, dia 23, somente 16 times seguem na disputa. Com público estimado de 500 pessoas por noite, o Campo Beira Cimba recebe hoje a fase do mata mata, a partir das 19h.

As partidas, que desde o dia 9 de setembro aconteciam todas as noites, a partir da próxima semana serão às terças e quintas-feiras, por se tratar de fase eliminatória. Cada equipe entra em campo com sete jogadores, além dos atletas reservas. O que conta agora é vencer para não ser eliminado.

Durante os jogos, uma equipe de plantão da Secretaria da Saúde, composta por um médico e um enfermeiro, realizam atendimentos de urgência em campo.

 Premiação

Dos 10 mil reais em prêmios, R$ 5 mil são para o primeiro lugar, R$ 2.500 para o segundo, R$ 1.500 para o 3º, 500 para 4º, além de R$ 250 para o melhor goleiro e R$ 250 para o artilheiro da competição. Todos ganham troféus.

Iluminação

Depois de 30 anos sem iluminação nenhuma, a Prefeitura de Araguaína instalou 15 refletores de 1000 watts cada, distribuídos em quatro postes. Agora, os amantes de futebol podem praticar seu esporte favorito no período noturno.

 

 Jogos

 Quinta-feira, dia 21

Rodoviario  x  Penharol: 19:00 hs.

Rabo de Saia  x  Sonhos Dourado: 19:50 hs.

Imaculada  x  1 Real: 20:40 hs.

Amigos do Ze Alberto  x  Maracana: 21:30 hs.

 

Sexta-feira, dia 22

19h – River Plate x Brasil Central;

19h50 – ABC Araguainense x Resenha;

20h40 – MJ x Nova Geração;

21h30 – Simão Ferramentas x Vila Real. 

Movimento Não Mais Impostos leva mais de cinco mil pessoas às ruas de Araguaína

SONY DSCMais uma vez a sociedade civil organizada de Araguaína mostrou sua força de mobilização e mostrou sua indignação diante do recente pacote de aumento de impostos instituído pelo Governo do Estado e aprovado pela Assembleia Legislativa. Mais de cinco mil cidadãos, entre empresários, colaboradores, ativistas e a sociedade em geral, reuniram-se na Praça das Bandeiras e percorreram toda a extensão da Avenida Cônego João Lima, a principal comercial da cidade, na tarde do último 21 de outubro, em apoio ao movimento Não Mais Impostos. Grande parte do comércio fechou as portas em apoio à mobilização, que reivindica a revogação dos aumentos e o retorno imediato do Portal da Transparência.

“Esta foi uma ação que movimentou todo o Estado e vamos dar ao Governo um prazo de 10 dias para reavaliar as decisões e propor mudanças. Não podemos pagar a conta o descontrole de caixa das contas públicas. A sociedade e a classe empresarial não podem arcar com isso”, afirmou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína, Manoel de Assis Silva.

 Basta

 A todo instante, manifestantes convocavam o comércio a aderir à passeata e esclareciam à população o peso que os impostos terão no dia a dia do contribuinte a partir de 2016. Com apoio de carros de som, foram entoados gritos de “basta” e “não mais impostos”. O vendedor Jeferson Oliveira achou um absurdo que os mesmos deputados que visitaram as empresas em período eleitoral para pedir votos aprovaram o pacote de aumento dos impostos. “E fizeram isso com a gente na calada da noite. O povo não é burro e nós temos é que fazer isso aqui sempre que isso acontecer. Vamos reivindicar nos nossos direitos de cidadãos”.

Em cada trecho percorrido, os apoiadores do movimento lembravam os aumentos de 100% no IPVA, 50% no ICMS para as empresas (de 12% para 18%), impactando vários produtos como carne, leite e serviços. “Ainda dá tempo de nossos governantes voltarem atrás. E vamos nos mobilizar sempre que for necessário. É inaceitável jogar essa responsabilidade para o contribuinte e para os empresários. Por que eles não enxugam primeiramente os gastos deles?”, lembrou a empresária, Eliete Lobo.

 Exigências ao Governo

 O movimento foi finalizado na Praça do Galo, onde os manifestantes cantaram o hino nacional e ouviram cada ponto da carta de reivindicações que será encaminhada ao Governo do Estado. “Somos muito gratos a todas as entidades, ONGs e associações que se engajaram neste movimento. E podem ter a certeza que faremos outros manifestos, sempre embasados no princípio da democracia. Eles foram eleitos para trabalhar pelo povo, mas não estão fazendo isso. Esse dinheiro não pertence a eles, pertence aos cidadãos.”, taxou Manoel.

Para o diretor da Aciara, Júnior Ferrari, a mobilização atingiu seu propósito. “E esperamos de verdade que as autoridades levem em consideração a união dos tocantinenses e voltem atrás desta decisão”. 

Governador Marcelo Miranda recepciona lideranças dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Foto 1 Pedro BarbosaUm jantar com autoridades estaduais de todos os poderes marcou o primeiro contato oficial do Estado com as lideranças indígenas que já se encontram em Palmas para participar dos Jogos Mundiais. Na noite dessa quarta-feira, 21, mais de 20 representantes foram recepcionados pelo governador Marcelo Miranda e pela vice-governadora, Claudia Lelis. O evento foi no Cabana do Lago Eventos e contou com a participação do prefeito Carlos Amastha.
 
Em sua fala de boas-vindas, o governador destacou a importância dos Jogos para estreitar relações  entre  os povos indígenas e não indígenas. “Temos o privilégio de iniciar um evento que nos dará a oportunidade de conversar, estreitar laços, uma oportunidade ímpar para que possamos aprender um pouco do esporte, dos costumes e das culturas das etnias participantes”, disse.
 
Marcelo Miranda agradeceu pelo empenho e pela presença das etnias representadas nos jogos: “Sejam bem-vindos, sintam-se à vontade. O Tocantins está de portas abertas”, disse. “Este evento é uma prova da união, do envolvimento e do empenho dos governos Federal, Estadual e Municipal”, completou. 
 
Marcos Terena, presidente do Comitê Intertribal dos Jogos Indígenas, disse que o evento reforçará uma aproximação entre os povos indígenas entre si, e também com os não indígenas.
 
“Há mais de 500 anos, mantemos o sonho de paz para a nossa mãe terra. O mundo moderno e tecnológico nunca escutou a voz do índio. Os Jogos Indígenas serão a nossa forma de falar com o homem branco por meio do Esporte. Trouxemos a semente que foi plantada em Palmas. Desde que chegamos, estamos cantando pra mãe terra para que nossos objetivos sejam concretizados”, afirmou Marcos Terena.
 

Vestibular 2016/1 da Unitins oferece 12 cursos presenciais em quatro câmpus

downloadA Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) está com inscrições abertas até o dia 8 de novembro para 480 vagas distribuídas entre 12 cursos presencias oferecidos pela instituição. O edital pode ser acessado pelo ícone Concursos e Seleções, no portal da instituição. As inscrições foram abertas no último dia 12 de outubro e devem ser feitas exclusivamente pela internet. O candidato terá até o dia 9 de novembro para pagar o boleto no valor de R$ 90 e confirmar a inscrição no vestibular.

São oferecidas 40 vagas para cada um dos 12 cursos de graduação em quatro câmpus: Augustinópolis, Araguatins, Dianópolis e Palmas, totalizando 480 vagas. De acordo com o edital, 70% das vagas, ou seja, 28 em cada curso, serão preenchidas via sistema de vestibular tradicional e 30%, 12 vagas, disponibilizadas para alunos que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Os cursos oferecidos pela Unitins são: Letras e Pedagogia no câmpus Araguatins; Direito, Ciências Contábeis e Enfermagem no câmpus Augustinópolis; Direito, Administração e Ciências Contábeis no câmpus Dianópolis; além de Engenharia Agronômica, Direito, Serviço Social e Sistemas de Informação no câmpus Palmas.

O edital completo pode ser consultado no Portal da Unitins no endereço eletrônico: www.unitins.br.

Número de pintas no braço pode sinalizar propensão a câncer de pele, indica pesquisa

Se uma pessoa tem mais de 11 pintas no braço, ela pode ter um risco maior que a média de desenvolver câncer de pele do tipo melanoma, de acordo com um estudo britânico recém-publicado por pesquisadores do King’s College London.

151019034457_mole_skin_cancer_624x351_sciencephotolibraryO estudo, publicado no British Journal of Dermatology, concluiu que as pintas do braço são uma boa amostra do total de pintas do corpo. Quem tem mais de 11 pintas no braço direito tem mais chance de ter mais de 100 pintas no corpo inteiro – e, consequentemente, possui risco maior de desenvolver um melanoma.

Os pesquisadores orientam levar em conta as pintas do braço – circulares, de coloração marrom escura -, e não as sardas, que são mais clarinhas e muitas vezes temporárias.

A pesquisa usou dados de 3 mil gêmeos no Reino Unido.

Para os pesquisadores, clínicos gerais poderiam usar essa técnica para identificar pacientes com um risco maior que a média de desenvolver melanoma – tipo de câncer de pele menos comum, porém mais letal que o não-melanoma.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, houve estimados 5,8 mil novos casos de melanoma no Brasil em 2014, e 182 mil de não-melanoma.

Mas a presença de pintas não significa que a pessoa necessariamente terá câncer, apenas que seu risco de desenvolver a doença é maior e que ela deve tomar mais precauções, como usar protetor solar com frequência.

E é bom lembrar que a maioria das pintas é inofensiva. Devemos ficar atentos quando nossas pintas ganham coloração e formas assimétricas, quando elas aumentam de tamanho ou quando elas ficam inflamadas, sangram, formam casquinha ou causam coceira, informa o Sistema Público de Saúde britânico.

Os melanomas geralmente são pontos na pele que começam a se tornar escuros e a crescer. Podem aparecer em um ponto novo da pele ou sobre uma pinta pré-existente, que começa a mudar de forma e cor. Por isso, o risco do melanoma está relacionado ao número de pintas que o paciente tem.

Sardas e pintas

Os pesquisadores do King’s College London estudaram um grande grupo de gêmeas por um período de oito anos, coletando informações como tipo de pele, sardas e pintas.

Após repetirem o teste em um grupo menor de 400 homens e mulheres com melanoma, eles chegaram a essa maneira rápida e fácil para medir as chances de um paciente ter câncer de pele.

Mulheres com mais de sete pintas no braço direito tiveram uma probabilidade nove vezes maior de ter mais de 50 pintas no corpo todo.

Já aquelas com mais de 11 pintas no braço direito tinham uma probabilidade maior de ter maior de 100 pintas no corpo, significando que elas têm um risco maior de ter melanoma.

O principal responsável pelo estudo, o professor Simone Ribero, do departamento que pesquisa gêmeos e epidemiologia genética, disse que “as conclusões podem ter um grande impacto na assistência básica de saúde, permitindo que clínicos gerais estimem de maneira mais precisa o número de pintas de um jeito bastante rápido, em uma parte mais acessível do corpo”.

Image copyrightThinkstock
Image captionDevem ser levadas em conta as pintas (mais escuras), e não as sardas

Leia também: O grande salto tecnológico que pode acabar com a sede no mundo

Para a coautora do estudo, Veronique Bataille, contar as pintas do braço pode “acender um alerta” na cabeça do médico e fazer com que ele encaminhe os pacientes a especialistas.

Claire Knight, diretora de informação da organização Cancer Research UK, disse que o estudo é útil, mas salientou que menos da metade dos melanomas se desenvolvem que pintas pré-existentes.

“É importante saber o que é normal para sua pele e informar ao médico eventuais mudanças no tamanho da pinta, ou na cor ou ainda em seu formato”, disse. “E não se deve apenas olhar para o braço – melanomas podem surgir em qualquer parte do corpo. São mais comuns no dorso dos homens e nas pernas das mulheres.”

http://www.bbc.com/

Segurança Pública é campeã do vôlei nos Jogos dos Servidores

350 (1)As equipes Segurança Pública (feminina) e Segurança Pública/Secretaria da Fazenda (masculino) conquistaram o título do voleibol dos Jogos dos Servidores Públicos do Tocantins. As finais aconteceram na noite da última terça-feira, 20, no Clube da Caixa, em Palmas.

No voleibol feminino, a equipe da Secretaria de Segurança Pública (SSP) venceu a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por 2 sets a 1 e faturou o título. Já no voleibol masculino, a final entre SSP/Sefaz e 22º Batalhão de Infantaria, o título ficou nas mãos do primeiro time com vitória por 2 sets a 1.

Os Jogos dos Servidores Públicos do Tocantins são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude. Mais de 1.500 servidores se inscreveram no evento em sete modalidades.

Reinaldo Cisterna / Governo do Tocantins

Últimas notícias