sábado, junho 27, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sábado, junho 27, 2026
Início Site Página 1237

Prorrogado prazo para inclusão de processos na pauta da Semana Nacional de Conciliação

semanateste_280_233O prazo para quem tiver interesse em incluir algum processo em andamento na Justiça do Tocantins na pauta da Semana Nacional da Conciliação foi prorrogado para o dia 30 de outubro. Este prazo se encerraria em 30 de setembro passado. A informação é da juíza Umbelina Lopes Pereira, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos – NUPEMEC e também da Semana Nacional da Conciliação no estado.

Segundo a magistrada, a Semana da Conciliação acontecerá em todas as 42 comarcas do Tocantins, de 23 a 27 de novembro, em sintonia com a Semana Nacional. A inclusão de processos na pauta pode ser feito através do e-mail conciliar@tjto.jus.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. pelo próprio interessado, ou por intermédio de seu advogado, que deve peticionar no processo, fazendo esta solicitação ao juiz.

Em entrevista a uma emissora de televisão local a coordenadora do NUPEMEC disse que o Poder Judiciário trabalha ao longo do ano desenvolvendo políticas de incentivo à conciliação. “Nós temos cinco centros de conciliação no estado”, esclarece, “instalados em Araguaína, Palmas, Porto Nacional, Colinas e Gurupi. Temos, inclusive, o atendimento pré-processual, que está disponibilizado no sistema e-Proc/TJTO (processo eletrônico do Tribunal de Justiça do Tocantins)”.

A juíza Umbelina Lopes Pereira afirma que a Semana Nacional serve para estimular uma cultura de conciliação, “pois nós, do Poder Judiciário, acreditamos que é uma forma adequada de tratar o conflito. Nós tratamos (a conciliação) não como forma de acelerar o andamento dos processos, mas como algo que realmente contribui para a pacificação social”.

Luiz Pires – Cecom/TJTO

Joana Machado e a filha posam juntas para ensaio e semelhança impressiona

Mãe e filha mostraram bastidores de ensaio fotográfico em suas redes sociais

12139607_849664255151603_193427901_nNa primeira olhada, fica até difícil saber quem é quem! Joana Machado posou com a filha, Ana Luiza Neves, para um ensaio fotográfico, e mostrou que a beleza é um atributo genético. Lado a lado, as duas impressionaram pela semelhança em fotos postadas nas redes sociais.

“Mamãe e filhinha indo trabalhar hoje mais cedo… @nevesluizaa”, escreveu Joana ao posar com a maquiagem pronta para o ensaio, feito para uma revista.

Além de Ana Luiza, Joana também é mãe de Maurício, de 9 anos.

por QUEM ONLINE; FOTOS: REPRODUÇÃO / INSTAGRAM                                                                                                    

Vereadora Rejane participa da marcha para Jesus em Araguaína

Marcha para Jesus leva milhares de fiéis para as ruas de Araguaína. Para vereadora Rejane o evento supera expectativas

IMG_4897A vereadora Rejane (DEM), participou na tarde do dia 17, sábado, da3ª edição da Marcha para Jesus em Araguaína. O evento atraiu milhares de fiéis de diversas igrejas evangélicas de Araguaína e cidades vizinhas. Durante o percurso, da Praça das Bandeiras até a Avenida Filadélfia, a vereadora recebeu carinho dos fieis e pastores.  

Marcha para Jesus é um evento internacional e de interdenominacional (ou seja, realizados conjuntamente por diversas denominações evangélicas) que ocorre anualmente em milhares de cidades do mundo. Entre 1994 e 2000 foi realizada como um evento global, ocorrendo em cerca de 170 países. 

A vereadora Rejane, além de participar também   apoia o evento para que ele seja muito importante para a cidade de Araguaína e para aqueles que proclamam   o nome de Jesus como único salvador de suas vidas e concluiu: “ Esse   é um momento de reflexão para que nós passamos   voltar o pensamento a Jesus e que as pessoas possam se converter, por isso eu sempre participo   e apoio esse evento que   superou   todas as expectativas de público.”  

Os louvores durante o movimento ficaram por conta dos cantores regionais João Gonçalves e Wilbiane Trindade, ambos de Araguaína; Rubens Uchoa, de Palmas; e dos cantores de projeção nacional Louve e Adore e Davi Sacer.

Marcha para Jesus leva milhares de fiéis para as ruas de Araguaína

Esta foi a 3ª edição do evento na cidade de Araguaína.

 IMG_4894eeeAconteceu no Sábado(17) a 3ª Marcha para Jesus de Araguaína que iniciou na Praça das Bandeiras, por volta 18h, e seguiu até a Av. Filadélfia, em frente à Conab, atraindo milhares de fiéis. O evento foi organizado pela COMEARA (Conselho De Ministros Evangélicos De Araguaína) e Ygor Cortez com a participação   de várias igrejas evangélicas .

O apostolo Bueno Júnior considerou que a Macha para Jesus de   2015 superou todas as expectativas   de público e destacou a participação dos jovens no  evento de todas as religiões “A nossa juventude já percebeu   que é possível   se divertir sem álcool ,drogas e   sem violência. Aqui eles encontram a paz e liberdade para se   confraternizar uns com os outros sobre os olhares de Jesus.”

 Ygor Cortez falou sobre o sucesso da 3ª edição da Marcha para Jesus: “Mais uma vez Jesus   nos abençoou e conseguimos   realizar mais esse evento no qual teve uma participação muito grande da população de Araguaína e região. E neste momento eu só quero agradecer a todos que direta e indiretamente ajudaram para que a Marcha para Jesus 2015   acontecesse. Agora precisamos  trabalhar para que nos próximos anos seja ainda melhor do que essa.”

Os louvores durante o movimento ficaram por conta dos cantores regionais João Gonçalves e Wilbiane Trindade, ambos de Araguaína, Rubens Uchoa, de Palmas, e dos cantores de projeção nacional Louve e Adore e Davi Sacer.

 

PRF Apreende aproximadamente 60 kg de Maconha

 maconha PRF em 16-10-15 IIA PRF, durante fiscalização de rotina na Unidade Operacional da PRF em Guaraí na BR 153, foi abordado por volta das 12h 30min de hoje, um ônibus de transporte interestadual de passageiros que saiu de Goiânia/GO, com destino à cidade de Ananindeua/PA. durante revista foi encontrada, no interior do bagageiro, 04 malas de viagem contendo 59,900kg de maconha, distribuída em 74 tabletes. A droga estava com duas mulheres paraenses, A.M.S.A. Radiologista, de 36 anos e H.A. Vendedora, de 37 anos. Às mulheres informaram a PRF que receberam a droga na rodoviária de Goiânia/GO de outra mulher e que pelo transporte até Ananindeua receberam R$2.000,00(dois mil reais) , montante este de posse das mesmas. O caso foi encaminhado para a central de flagrantes em Guaraí.

Fazenda no interior do Tocantins é desapropriada para reforma agrária

largura800px_supremoimagesmodulosnoticiasg_p19uaui2n3j5pgfa1ne0urh1ndf4jpgA Justiça Federal no Tocantins (JFTO) determinou a desapropriação da fazenda Santa Helena I e III, situada no município de Bernardo Sayão (TO), para fins de reforma agrária. A sentença que homologou acordo firmado entre os proprietários do imóvel rural e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) foi proferida pelo juiz federal Marco Frattezi, titular da Vara única de Araguaína (TO), nesta quinta-feira (15). Na decisão ainda ficou definido que os proprietários da fazenda serão indenizados em R$ 14,5 milhões, correspondentes à área de 5.375 hectares e benfeitorias no local.

O acordo foicelebrado entre as partes durante audiência de conciliação realizada em maio deste ano. Conforme publicações da imprensa, nos últimos anos a fazenda foi motivo de diversas manifestações por parte de integrantes da Central Única dos Trabalhadores (Cut), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de famílias que viviam acampadas nas proximidades do imóvel rural, em Bernardo Sayão. Todos pediam a desapropriação da área para reforma agrária. Agora, segundo a decisão judicial, o INCRA ficará com a posse do imóvel desapropriando. (Samuel Daltan)

Processo nº 0008328-58.2014.4.01.4301 – VARA ÚNICA DE ARAGUAÍNA

Ascom SJTO – Seção Judiciária do Tocantins

Cargill Nutrição Animal participa de evento em Araguaína/TO

Acastro_factory-3-baixa penúltima etapa do Circuito ExpoCorte será nos dias 29 e 30 de outubro com palestra sobre nutrição fetal e nova linha Probeef: suplementação a pasto.

A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil, participará da penúltima etapa do Circuito ExpoCorte 2015, nos dias 29 e 30 de outubro, na cidade de Araguaína/TO. O objetivo da empresa é se aproximar dos clientes e parceiros, reforçando o compromisso da companhia em ser sempre a escolhida pelo produtor, com as melhores soluções em produção e nutrição animal.

Já no primeiro dia do evento, o executivo Pedro Veiga, Gerente Global de Tecnologia de Bovinos de Corte da Cargill Nutrição Animal, ministrará a palestra “Nutrição fetal – o futuro de seu bezerro”, contextualizando a importância da alimentação adequada da vaca ao desmame.

“Assim como uma criança precisa que a mãe tenha uma alimentação saudável, rica em nutrientes e proteína, o mesmo ocorre com os animais. Este tema ainda é pouco difundido, portanto, temos a responsabilidade de passar este conhecimento para os pecuaristas. Além disso, a boa nutrição da vaca impacta diretamente no peso médio do bezerro à desmama, aumentando, portanto, a fonte de receita do criador”, explica Veiga.

Durante o evento também será apresentada a nova linha de suplementação a pasto:  Probeef – uma série de programas nutricionais flexíveis que vêm oferecer aos pecuaristas um passo à frente na definição da melhor estratégia da suplementação a pasto para maximizar a lucratividade do seu sistema produtivo. 

“Queremos assegurar uma produção de carne mais acelerada e eficiente para nossos clientes. Queremos ser a parceira de confiança escolhida pelo produtor (lado a lado)”, destaca Gabriel Toledo, Gerente de Produtos da linha Probeef da Cargill Nutrição Animal.

 Os interessados em participar do evento podem obter mais informações pelo website: http://www.circuitoexpocorte.com.br/.

Sobre a Cargill

Produzimos e comercializamos internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Em parceria com produtores, clientes, governos e comunidades, e por meio de nossos 150 anos de experiência, nós ajudamos a sociedade a prosperar. Temos 143 mil funcionários em 67 países que estão comprometidos em alimentar o mundo de forma responsável, reduzindo impactos ambientais e melhorando as comunidades onde vivem e trabalham.

No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 16 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 156 municípios e mais de 9 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com.

 Sobre a Cargill Nutrição Animal

A Cargill Nutrição Animal, unidade de negócios que representa o segmento no Brasil, é especialista e líder em soluções inovadoras de produção animal por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, cães e gatos, bovinos de leite e de corte e suplementos para pasto. Por meio da marca Nutron, há 20 anos no País, sempre atuou próximo do produtor para atender sua demanda com conveniência, qualidade e segurança com o objetivo de contribuir com a prosperidade nos negócios é compromisso da companhia. A empresa também promove ações socioambientais nas comunidades onde está inserida, pois considera ser seu dever atuar de maneira responsável para o desenvolvimento e crescimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agronegócio.

 
Tatiana Freitas

Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2016 é protocolada na Assembleia Legislativa

DSC_6185A proposta de Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2016 foi protocolada nesta quinta-feira, 15, na Assembleia Legislativa pelo secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres. Já a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual 2016-2019 devem ser encaminhados pelo Estado à Casa de Leis entre os dias 15 e 20 de novembro. A LDO estabelece as metas e as prioridades para o exercício financeiro do próximo ano, 2016, e tem como diferencial o monitoramento e avaliação dos programas e das ações orçamentárias, por meio de um servidor público, a cada dois meses. Além disso, a LDO não possui percentual de vinculação de receita para cada poder.  

 “O Estado está cumprindo o seu dever constitucional apresentando a LDO, que foi amplamente discutida através da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), com a participação efetiva da Casa Civil”, enfatizou o secretário-chefe, acrescentando que acredita que a Assembleia deve dar prioridade à aprovação da mesma, tendo em vista que o Estado encaminhou o documento no prazo legal. 

A LDO trata-se da terceira missão do Governo em 2015, em nível de planejamento, visto que a primeira foi apresentar, em março, o orçamento que não havia sido encaminhado pela gestão anterior, conforme explicou o secretário de Planejamento, David Torres. “Em segundo lugar, realizamos o planejamento estratégico em todas as secretarias, e o do Estado também está finalizado. Agora é a LDO, seguida do orçamento propriamente dito, LOA, e o PPA”, enfatizou.

Segundo David Torres, a LDO traz todas as diretrizes e metodologias de cálculos para o ano de 2016, sendo um dos itens as metas prioritárias que serão estabelecidas na entrega do PPA. “O valor total é de 10,1 bilhões, com um crescimento de somente 4,2% em relação ao orçamento deste ano”, explicou. Ainda segundo o gestor da pasta, uma das principais receitas, o Fundo de Participação dos Estados, está sendo obedecida, conforme recomendou o governo federal.

“A LDO deve ser amplamente discutida. Na próxima semana irei conversar com os deputados. As emendas podem ser apresentadas. Não existe percentual definido”, destacou. O líder do Governo na Assembleia, Paulo Mourão, acompanhou a entrega da LDO. 

Verônica Veríssimo / Governo do Tocantins

Atletas e dirigentes divulgam Brasileiro na Secretaria do Esporte

rrrrrO presidente da Federação de Karatê do Estado do Tocantins (FKAET), Lucas César de Araújo, esteve na manhã desta quinta-feira, 15, juntamente com vários atletas visitando o secretário Estadual do Esporte, Lazer e Juventude, Salim Milhomem. O objetivo da visita foi divulgar a realização o IV Campeonato Esportivo Brasileiro de Karatê, evento que acontece de sexta-feira, 16 a domingo, 18, no Ginásio Ayrton Senna, em Palmas. A competição conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJ).

 Segundo o presidente da FKAET, cerca de 300 atletas do Tocantins devem disputar o evento, enquanto dos outros estados são esperados a vinda de pelo menos 800 karatecas. Araújo destacou ainda que hoje devem desembarcar em Palmas, as delegações de Amazonas, Rondônia, Maranhão, Pará, Piauí, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. As demais chegarão até amanhã.

 O secretário Salim Milhomem desejou aos atletas boa sorte e certeza de que o Tocantins fará ótima participação no Brasileiro. “Estamos na torcida. Sabemos das dificuldades, mas o importante é que percebemos que os atletas estão preparados para a competição”, comentou o secretário.

 O IV Campeonato Esportivo Brasileiro de Karatê é organizado pela  Confederação Esportiva Brasileira de Karatê (CEBK.   Serão disputadas as modalidades de kata, kumite, kata Regonkai adulto e a competição por equipes.  

 Programação

A programação começa nesta sexta-feira, pela manhã no Ayrton Senna, com a realização do Curso Técnico de Arbitragem. Logo em seguida, acontece o Congresso Técnico, que vai definir quem luta com quem. Já no período da tarde começam as disputas de Kata e Kumite por equipes. No sábado, às 8 horas, ocorrerá a solenidade de abertura oficial do Brasileiro, com o desfile das equipes, a presença das autoridades e a Banda da Polícia Militar, que irá tocar o Hino Nacional.

Reinaldo de Jesus Cisterna / Governo do Tocantins

Regulação de leitos de UTI neonatal em Araguaína é foco de Ação ajuizada pelo MPE

5492e4c736d9605e58c18e0d50600262-width-400O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou nesta terça-feira, 13, Ação Civil Pública (ACP) na qual requer que, em até 90 dias, o Estado do Tocantins assuma o controle da utilização de todos os leitos de UTI neonatal contratados junto ao Hospital e Maternidade Dom Orione (HMDO), em Araguaína, no Norte do Tocantins.

A Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira dos Santos D’Alessandro, responsável pela ACP, conta que desde abril deste ano o MPE vem apurando denúncias de insuficiência de leitos de UTI neonatal na cidade de Araguaína. De acordo com a Promotora de Justiça, a própria Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) chegou a afirmar que a única maneira de garantir o acesso dos recém-nascidos aos leitos de UTI em tempo hábil é por meio da regulação dos leitos do HMDO, que consiste no controle da utilização dos leitos na unidade de saúde, respeitando as normas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em março, a Sesau informou que ainda não havia assumido a gestão dos leitos pois ainda estava providenciando a contratação de novos servidores para a execução do serviço.

“Considerando que as medidas administrativas adotadas pelo Ministério Público Estadual não surtiram qualquer efeito, uma vez que o Estado do Tocantins continua inerte, não restou alternativa senão buscar o Judiciário”, concluiu a Promotora de Justiça.

Além do pedido da concessão de liminar para que o Estado cumpra as portarias do Ministério da Saúde assumindo a regulação de todos os leitos de UTI neonatal contratados junto ao HMDO, o MPE também requer a imposição de multa diária no valor de R$ 100 mil, em caso de um possível descumprimento da determinação judicial.

Últimas notícias