sábado, junho 27, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sábado, junho 27, 2026
Início Site Página 1236

Polícia Militar cria Batalhão para atuar durante Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

350Com o objetivo de reforçar a segurança durante a realização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas a Polícia Militar criou um Batalhão exclusivo para atuar nas atividades relativas ao evento.

O Batalhão dos Jogos Mundiais Indígenas (BJMI) está sendo comandado pelo tenente coronel Felizardo Ramos dos Santos e desde a quarta-feira, 14, empenha-se em executar um planejamento onde será desenvolvido policiamento de caráter preventivo, ostensivo e educativo e/ou repressivo, com emprego de um efetivo considerado estratégico para garantir a segurança dos participantes sejam atletas, autoridades ou público em geral, de forma integrada com demais entidades envolvidas na manutenção da ordem e segurança públicas.

Seguindo esse planejamento, a população já pôde notar o reforço no policiamento na capital de uma forma geral, com ênfase no patrulhamento preventivo e ostensivo na Vila dos Jogos, rodoviária e aeroporto.

Na manhã dessa terça-feira, 20, o comandante do Batalhão recém-criado, tenente coronel Felizardo Ramos dos Santos e demais chefes de seção do referido Batalhão participaram da reunião de integração com as forças de segurança, organizada pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. Nessa reunião foram feitos os últimos ajustes e definidas diretrizes.

Equipe visitou ainda o Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), que ficará lotado na Vila dos Jogos. Os equipamentos de monitoramento instalados no Centro são mais uma ferramenta com a finalidade de proporcionar maior tranquilidade e segurança aos participantes.

Redação / Governo do Tocantins

Crise migratória: Juncker convoca cimeira extraordinária para domingo

capture-20151022-065319O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, convocou para o próximo domingo uma cimeira extraordinária para debater a crise migratória nos Balcãs. Para o encontro, foram convocados os líderes da Áustria, Alemanha, Bulgária, Croácia, Macedónia, Grécia,Hungria, Roménia, Sérvia e Eslovénia, bem como representantes de várias organizações.

Desde o passado sábado, quando as autoridades húngaras decidiram fechar a fronteira com a Croácia, a Eslovénia viu chegar mais de 20.000 refugiados. Esta quarta-feira o parlamento esloveno aprovou legislação para ampliar os poderes do Exército, para assistir no policiamento dos 670 quilómetros de fronteira com a Croácia.

Muitas ONGs destacam a situação precária dos refugiados, face à descida dos termómetros e à aproximação do Inverno.

Pela primeira vez desde o início da crise migratória, cerca de 140 refugiados, aparentemente provenientes da Síria, conseguiram alcançar diretamente solo britânico, ao chegarem por mar à base das forças do Reino Unido em Akrotiri, no sul da ilha de Chipre.

Estudantes devem ficar atentos a itens obrigatórios durante provas do Enem

Os candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos aos itens obrigatórios durante as provas. O Enem ocorre neste sábado (24) e domingo (25) em todo o país.

enem_estudanteNos dias de aplicação do exame é obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto. Para saber quais são os documentos aceitos, é importante que o candidato verifique o edital. Em casos de perda, extravio, furto ou roubo do documento de identificação, é preciso apresentar um boletim de ocorrência. Segundo o edital, o boletim deve ter sido expedido “por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame”.

Outro item obrigatório é a caneta esferográfica, que deve ser de tinta preta e fabricada em material transparente. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que se o candidato usar caneta com tinta de outra cor, a leitura ótica do cartão-resposta pode ser comprometida.

No site do Enem, o Inep informa também que apesar de não ser um documento obrigatório, é recomendável que o candidato leve o cartão de confirmação da inscrição. Além do local de prova, ele traz o número de inscrição, a data e o horário das provas, a opção de língua estrangeira, solicitação de certificação do ensino médio, se for o caso, além da indicação de atendimento especializado ou específico, se tiver sido solicitado pelo participante.

O Inep alerta para os motivos que podem eliminar o candidato, como fazer consultas ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas. Também não é permitido portar  lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e qualquer dispositivo eletrônico como, por exemplo, calculadoras, telefones celulares, smartphones, tablets, gravadores, relógios, entre outros. Não é permitido também usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Se estiver com um desses itens, o participante deverá colocá-lo no porta-objetos fornecido pelo aplicador.

Também será motivo de eliminação portar qualquer arma, mesmo tendo autorização de porte, sair definitivamente da sala de prova antes de completadas duas horas do início do exame ou receber da equipe de aplicação informações sobre o conteúdo. Para saber mais dicas, o candidato pode acessar a página do Enem, além de verificar o edital da prova.

As provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília.

Para ajudar estudantes a se preparar para os exames, a Empresa Brasil de Comunicação(EBC) preparou o aplicativo Questões Enem, que reúne todas as questões da prova, desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas de conhecimento que se quer estudar. O acesso é gratuito.

O que levar

– É obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto. No edital estão os documentos aceitos.

– Em casos de perda, extravio, furto ou roubo do documento de identificação, é preciso apresentar um boletim de ocorrência expedido “por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame”

– Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente

Motivos que podem eliminar o candidato:

– Consultar ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas

– Portar lápis, lapiseira, borrachas, caneta que não seja de material transparente, livros, manuais, impressos e anotações. Portar qualquer dispositivo eletrônico

– Usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares

– Portar armas

– Sair definitivamente da sala de prova antes de completadas duas horas do início do exame

– Receber da equipe de aplicação, informações sobre o conteúdo do exame

Michèlle Canes – Repórter da Agência Brasil

 

Edição: Graça Adjuto

Dr .Paulo Roberto é pré-candidato a prefeito na eleição de 2016

O convite foi decidido após uma conversa com a executiva estadual e municipal do partido nesta segunda-feira (19).

 

capture-20151020-155308O advogado Paulo Roberto (PEN), foi convidado para ser candidato do partido à Prefeitura Municipal de Araguaína nas eleições de 2016. A assessoria de Paulo confirmou que ele aceitou o convite da legenda e diz que pretende organizar uma equipe técnica para mapear os problemas de Araguaína e iniciar a estruturação da pré-campanha.

Dr. Paulo Roberto filiou-se ao Partido Ecológico Nacional (PEN). Ele obteve seu registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 19 de junho de 2012. Seu código eleitoral é o 51 e conta com mais de 30 pré-candidatos a vereadores para concorrer vagas na Câmara Municipal nas próximas eleições.

O partido avalia que a população de Araguaína está cansada dos políticos que estão no poder atualmente, por isso decidiu buscar uma pessoa que está do lado do povo, um profissional do direito, advogado por profissão com notável saber jurídico. Paulo Roberto sempre foi visto pela sociedade como aquele que, quando advoga uma causa, sempre resolve a favor do seu constituinte. Com grande capacidade cultural, profissional e administrativa. , ele hoje é a esperança do povo para resolver os problemas cruciais do Município de Araguaína. Não responde a nenhum tipo de processo, ou seja, “é Ficha limpa”, e está apto a ser   candidato a prefeito de Araguaína.

A legenda acredita que a atmosfera política é favorável ao Dr. Paulo Roberto, isso por que a atual gestão do prefeito Ronaldo Dimas (PR), tem deixando a desejar muito em todos os sentidos.   Do mesmo modo o governo do estado. Ambos tem   sobrecarregado a população   de impostos. O município criou 169 taxas; espalhou radares em vários pontos da cidade e o estado aumentou o ICMS e também o IPVA.

O PEN irá, a partir desse momento, iniciar acordos com outras legendas partidárias para que, em conjunto, apresentem um projeto alternativo dos que estão no poder e voltado plenamente     para a sociedade araguaínense que clama por mudanças.

Paulo Roberto justificou a sua decisão de aceitar o convite do partido (PEN), para ser candidato a prefeito de Araguaína: “Eu fiquei muito feliz com o convite do partido para que eu seja candidato a prefeito nas próximas eleições municipais. Isso significa que nós araguaíneses estamos tendo uma oportunidade para discutimos os problemas da nossa cidade e juntos buscarmos soluções. Chega do povo ser lembrado pelos políticos apenas na época das eleições”. E continuou: “Vamos dizer não aos candidatos do atual prefeito e do governo do estado. Também aos que tiveram a chance de resolver os problemas do povo e não o fizeram. Ao contrário, só estão criando mais problemas para população ao impor mais taxas municipais e aumentos nas que já existem, como o IPVA. Vamos dizer não a esses políticos que estão a muitos anos no poder, fazendo da política uma profissão. Não podemos profissionalizar a política para colheita de benefícios próprios, como muitos por aí. O político deve servir ao povo e não se servir do povo. A Política profissional traz graves e irreparáveis prejuízos à sociedade, isso é inegável.”

O advogado faz questão de dizer que não é político, não sabe fazer política, não sabe o que político pensa ou fala e, se tiver a chance de administrar a cidade que escolheu para viver, fará com a mesma seriedade de sempre, com o pensamento nos anseios da sociedade. Arrematou dizendo: “Não posso pensar como os políticos, tenho que pensar como o povo, porque eles sabem realmente das suas necessidades. Araguaína não comporta uma gestão fria e calculista, temos que fazer uma administração participativa, onde o povo é quem escolhe onde será aplicado o dinheiro público. Entretanto, só serei candidato se for da vontade de Deus, porque entreguei minha vida nas mãos dele.”

 Por : Geovane Oliveira

 

Marcelo Miranda dedica homenagem recebida no Piauí aos tocantinenses

A20151019201412_IMG_4261-1o receber a medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no grau Grã-Cruz, o governador Marcelo Miranda fez questão de dividir o mérito com os tocantinenses.  A homenagem foi concretizada com a entrega de uma faixa com a medalha feita pelo governador do Piauí, Wellington Dias, na noite desta segunda-feira, 19, durante a solenidade de celebração 193 aniversário do Piauí, no Theatro 4 de Setembro, em Teresina (PI). O deputado estadual, Paulo Mourāo também foi homenageado no mesmo grau.

“Divido a alegria desta homenagem com todos os tocantinenses, motivo maior do meu trabalho e empenho de homem público, que culminou com o recebimento desta homenagem”, disse ele. Prosseguiu  sua fala, enaltecendo a história de coragem dos piauienses, “motivo de reconhecimento e orgulho”, referindo-se especialmente aos piauienses que escolheram o Tocantins como sua nova moradia e hoje contribuem para o desenvolvimento do mais novo estado da federação.

Marcelo Miranda ressaltou, ainda, as boas relações político-administrativas que, segundo ele, têm contribuído para a realização de ações conjuntas entre o Piauí e o Tocantins. “Prova disso é a nossa participação agregadora por meio do Matopiba – programa que deve render bons frutos para os estados envolvidos: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Isso nos torna coirmãos.  Isso nos torna mais fortes diante da nação brasileira, especialmente porque o desenvolvimento do País passa por nossas terras, pelo nosso povo”.

Wellington Dias falou da Ordem do Mérito, destacando que a homenagem é o reconhecimento dos piauienses aos que contribuem e/ou contribuíram para o desenvolvimento do Piauí. “Representa a nossa gratidão a pessoas comuns, desde a área social, esporte, cultura a autoridades, a exemplo do governador Marcelo Miranda, nosso parceiro e defensor de melhorias para o Piauí por intermédio de discussões e projetos a serem concretizados por meio  do Matopiba”. Também destacou o empenho do deputado Paulo Morão, especialmente nas áreas da Educação e empresarial.

O evento contou com a presença de autoridades locais, estaduais e federais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, homenageando a 34 profissionais das mais diversas áreas.  Além do grau Grã-Cruz, a homenagem é prestada nos graus Grande Colar, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A insígnia da Ordem traz no verso o Brasão de Armas do Estado do Piauí, montado sobre uma estrela heráldica. No verso, a legenda histórica: “Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí”.

Homenagem

Instituída em 1973 e regulamentada em 1975, a medalha foi criada pelo então governador Alberto Silva, orientado por Arnaldo Madeira Bastos e Arimathéa Tito Filho.  Os homenageados são definidos por um Conselho com o objetivo de homenagear pessoas comuns, personalidades e entidades nacionais e estrangeiras por relevantes serviços prestados ao estado do Piauí e que tenham se tornando dignas da gratidão, admiração e reconhecimento do povo e do governo piauiense.

 

Vereador Ferreirinha questiona projeto da Praça São Luís Orione

IMG_4870Na sessão do dia 14 de outubro, utilizando a tribuna da Casa de Leis, o vereador Ferreirinha questionou o novo projeto da Praça São Luís Orione. “Creio que a obra realizada na forma que está projetada de pronto, não se baseia em estudo de impacto na vizinhança, pois a obra pública deve servir para diminuir os riscos e problemas sociais e não agrava-los. Digo isto, porque ela excluirá as vagas de estacionamento das bordas da praça, em mais ou menos 70% da capacidade atual da mesma, o que causará grandes transtornos para os usuários, em especial os comerciantes, e fiéis da igreja católica e quem da praça precisar fazer uso”, (disse o Vereador Ferreirinha.)

Ônibus velhos, superlotação e falta de paradas são alvo de reclamações de usuários em Araguaína

Micro-ônibus continuam na garagem da cooperativa: prefeitura anuncia contrato de mais de R$ 800 mil para locação de ônibus

capture-20151019-152829Transportes coletivos quebrados, sujos, velhos, com superlotação. O famoso ‘prego’ que impede o destino da viagem e até a falta de abrigo nas paradas ainda são fatores que deixam passageiros revoltados quando o assunto se trata do transporte público de Araguaína.

“Além dos ônibus serem quase todos quebrados, imundos, nós ainda atrasamos os compromissos, por temos que suportar os famosos ‘pregos’ no meio do caminho”, acrescenta a vendedora Maria de Lurdes.

A coopelota plateia junto às instituições financeiras o financiamento de 50 ônibus para fazer o transporte coletivo da cidade de Araguaína há vários meses, mas foi negado. Agora a cooperativa tentará financiar apenas 30 ônibus, de acordo com o que informou uma fonte ao omelhordaamazônia.

O prefeito Ronaldo Dimas, o presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), Gustavo Fidalgo, e o presidente da Cooperativa dos Transportadores Autônomos De Passageiros do Município de Araguaína (Cooperlota), David Pereira firmaram acordo para que os ônibus começavam a circular no mês de março , mas isso não aconteceu, outras data já foram anunciada porém nem uma cumprida pela as autoridades dos município.

Os micro-ônibus que já eram para pátio da cooperativa. A Cooperlota foi à vencedora da licitação realizada pela prefeitura de Araguaína para substituir a Viação Lontra que deixou de operar no dia 08 de maio.

Ônibus provisórios

Cerca de 25 ônibus provisórios foram disponibilizados para a população locados pela Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Município de Araguaína (Cooperlota).Os custos da locação dos veículos serão de responsabilidade da Prefeitura e a tarifa será de R$ 1,00. A estimativa é de que os custos das locações fi quem em torno de mais de R$ 825 mil por mês, sendo R$ 6.667 por veículo.

Enquanto o impasse entre prefeitura, Cooperlota e instituição financeira não se resolve, a população sofre com as consequência de transporte publico de péssima qualidade na maior cidade do estado do Tocantins.

 

Governador parabeniza tocantinenses por colaborarem com construção do Plano Plurianual

PPA2Cidadãos de norte a sul do Tocantins atenderam ao convite do Governo do Estado para as discussões do Plano Plurianual (PPA) dos próximos quatros anos. Após percorrer sete regiões, os encontros chegam ao fim nesta segunda-feira, 19, com a participação dos moradores do centro-oeste do Estado, que se reuniram no município de Lagoa da Confusão. Durante solenidade no Colégio Estadual de Lagoa da Confusão, o governador Marcelo Miranda elogiou a participação da sociedade, que marcou presença e deu importantes contribuições.

“Encerramos hoje essa missão com o sentimento do dever cumprido. Foi muito importante ouvir a todos. Nestes encontros, cada um demonstrou sua convicção e o que ele quer para o seu município. Estamos no caminho ideal para atender às demandas que temos no Estado”, enfatizou o governador ao agradecer a participação da população e o trabalho da equipe de governo. “Esse é mais um exemplo de que a nossa administração será mais próximo do cidadão tocantinense”, afirmou.

Para Neto Lino, prefeito da cidade anfitriã do encontro, o PPA só funciona com a participação de todos os setores, ouvindo as necessidades de cada município e região. “Fazer o PPA ouvindo a todos se pode extrair um documento que vai sintetizar o que realmente é importante para o desenvolvimento da região. Essa discussão perto das bases é fundamental. É uma iniciativa muito importante que faz com que o povo tenha voz”, ressaltou.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, David Torres, lembrou que este é o último encontro regional. “Teremos outros encontros, mas só para validação das discussões”, explicou ao reforçar que tudo o que foi discutido nas audiências públicas pode ser acompanhado no site da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan) – www.seplan.to.gov.br/site.

Presente na abertura do encontro, o presidente do Tribunal Contas do Estado, conselheiro Manoel Pires, reforçou o trabalho em conjunto do órgão com o Governo do Estado. “Quando se fala em PPA, em plano estratégico, o Tribunal de Contas vai estar junto. No estudo, na elaboração, e realmente na viabilidade da aplicação dos recursos dentro do que realmente tem que ser implementado. E somente com reuniões dessa natureza, com a sociedade, é que realmente iremos direcionar o recurso público de maneira mais correta e proveitosa”, destacou.

Ações

Na ocasião, o governador falou das ações do Governo na região, como a manutenção das rodovias pavimentadas. O governador citou trechos como o de Nova Rosalândia a Cristalândia, uma extensão de 31 quilômetros, que vem sendo restaurado, restando apenas 10 quilômetros para ser concluído.

PPA 

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no Artigo 165 da Constituição Federal, que estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para um período de quatro anos. Por meio dessa ferramenta, são levantadas as demandas da população para serem inseridas nas ações e programas do governo para atender à comunidade.

Abrangência

O encontro em Lagoa da Confusão reuniu 19 municípios do centro-oeste: Abreulândia, Aliança do Tocantins, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Crixás do Tocantins, Divinópolis, Dois Irmãos, Dueré, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Paraíso do Tocantins, Pium, Pugmil e Santa Rita do Tocantins.

Temas

Durante esta segunda-feira, 19, os representantes da região farão discussões em seis eixos temáticos: Desenvolvimento agrícola e meio ambiente; Desenvolvimento regional, urbano e industrial; Segurança, assistência social e direitos humanos; saúde; gestão pública; educação e conhecimento.

Participação

A vice-governadora Claudia Lelis também participou do encontro em Lagoa da Confusão, além do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Manoel Pires; o defensor Público Geral, Marlon Amorim; o senador Donizeti Nogueira; o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Osires Damaso e os parlamentares Valdemar Júnior e Nilton Franco; o presidente da Associação Tocantinense de Municípios, prefeito de Brasilândia, João Emídio; secretários de Estado e líderes políticos da região.

Finais do voleibol dos Jogos dos Servidores serão nesta terça

SSP (1)As equipes das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Segurança Pública (SSP) vão decidir o título do voleibol feminino dos Jogos dos Servidores Públicos do Tocantins. Já no voleibol masculino, a final será entre SSP/Sefaz e 22º Batalhão de Infantaria. 

 A decisão será nesta terça-feira, 20, no Clube da Caixa, em Palmas, às 19h10, com o feminino, e às 20 horas, com o masculino. Após a rodada, será realizada a premiação ao primeiro e segundo colocados.

 Os times finalistas foram definidos na manhã de sábado, 17. Na semifinal do feminino, Seduc venceu PM por 2 sets a 0, mesmo placar da vitória da SSP na partida contra Lacen/Vigilância. Já no masculino, SSP/Sefaz derrotou Seagro e 22º BI eliminou TCE, ambos por 2 sets a 0.

 Os Jogos dos Servidores Públicos do Tocantins são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Mais de 1500 servidores se inscreveram no evento em sete modalidades.

 FINAIS DO VOLEIBOL

 TERÇA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO

LOCAL: CLUBE DA CAIXA

FEMININO

19H10 – SEDUC X SSP

MASCULINO

20H – SSP/SEFAZ X 22º BI

Marlim azul é declarado peixe-símbolo do Espírito Santo

Estado é destaque na pesca esportiva da espécie.
Dia 28 de fevereiro foi escolhido como Dia Estadual do Peixe.

unnamed_8O marlim-azul agora é o peixe-símbolo do Espírito Santo. O novo ícone capixaba foi oficializado nesta quinta-feira (15), através de uma lei sancionada pelo governador Paulo Hartung. O dia 28 de fevereiro também passa a ser o Dia Estadual do animal.

“Pescadores do mundo inteiro são fascinados pela quantidade e tamanho dos peixes do litoral capixaba. O marlim-azul é um dos destaques da pesca esportiva no Espírito Santo, e atrai diversos turistas que sonham em encontrá-lo”, disse José Sales Filho, secretário de Turismo do estado.

A lei declara o Makaira nigricans, popularmente conhecido como marlim-azul ou espadarte-azul, peixe-símbolo do estado do Espírito Santo e também institui o Dia Estadual do Marlim Azul, que será comemorado anualmente no dia 28 de fevereiro.

Vitória tem dois recordes internacionais pela captura de marlim azul e branco: o mundial de marlim azul é um peixe de 636 quilos, que foi capturado em fevereiro de 1992, e o do marlim branco com um peixe de 82,5 quilos, capturado em dezembro de 1979.

Pescar esportiva
A pesca esportiva não é uma prática predatória, já que têm como o objetivo é fisgar o animal apenas pelo prazer da pesca. Após pesar, medir e fotografar, o pescador o devolve para a água.

Para o que o peixe não fique debilitado existem equipamentos e acessórios diferenciados para esse tipo de pesca. Anzóis, iscas, entre outros, são idealizados com o intuito de não ferir o peixe.

O Espírito Santo é conhecido pela pesca esportiva do peixe. A melhor época de pesca do marlim azul é de outubro a março, e do marlim branco, em novembro.

Fotógrafo Daniel Botelho registrou aproximação de marlim azul a bola de sardinhas no mar da África do Sul (Foto: Daniel Botelho)
Botelho registrou aproximação de marlim azul a bola de sardinhas na África do Sul (Foto: Daniel Botelho)

Últimas notícias