sábado, junho 27, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sábado, junho 27, 2026
Início Site Página 1239

MPE denuncia 19 por tráfico de drogas em Pedro Afonso

8507fb4da27ed0162f7c135090fffb3b-width-400O Ministério Público Estadual (MPE) denunciou 19 pessoas pela prática de tráfico de drogas e associação para o tráfico em Pedro Afonso. O Promotor de Justiça Rafael Pinto Alamy relata que os acusados, desde 2014, vinham atuando no município e regiões próximas.

A denúncia tem como fundamento o inquérito policial que investigou o tráfico de drogas em Pedro Afonso, através da operação “Renascimento 2”. Foram realizadas interceptações telefônicas que confirmaram todo o esquema de receptação, armazenamento e distribuição de maconha e crack.

O chefe do grupo, conhecido como Gilberto, comandava as operações de venda que eram realizadas, principalmente, na cidade de Bom Jesus do Tocantins, no Setor Aeroporto.

Os 19 investigados da organização criminosa estão presos preventivamente e, se condenados, podem pegar até 10 anos de reclusão, com o cumprimento de pena inicialmente em regime fechado.

Repercussão geral: STF examinará validade de lei municipal que obriga instalação de hidrômetros individuais

juritiO Supremo Tribunal Federal (STF) examinará o alcance da competência municipal para legislar sobre a obrigatoriedade de instalação de hidrômetros individuais nos edifícios e condomínios. O Plenário Virtual da Corte reconheceu a existência de repercussão geral da questão constitucional suscitada em Recurso Extraordinário (RE 738481) interposto pela Defensoria Pública da União (DPU).

O recurso questiona acórdão do Tribunal Regional Federal (TRF-5) que, ao manter sentença de primeira instância, invalidou a Lei municipal 2.879/2000, de Aracaju (SE), a qual determina a obrigatoriedade de instalação de hidrômetros individuais nos edifícios e condomínios construídos na cidade. Aquele tribunal considerou que tal exigência é matéria de competência privativa da União.

No Supremo, a DPU aponta ofensa ao artigo 30, incisos I e V, da Constituição Federal. Alega que o controle de consumo individual de água é de interesse do município e do consumidor, não interferindo na competência atribuída à União pelos artigo 21, inciso XII e artigo 22, inciso IV da Constituição. Na preliminar de repercussão geral, a recorrente alega que está em discussão a aplicabilidade da competência legislativa municipal em prol do amplo interesse de seus cidadãos e do ambiente.

Manifestação

O relator do caso, ministro Edson Fachin, considerou que o assunto “transcende os interesses das partes em litígio”, merecendo portanto a análise pelo Supremo. Para ele, apesar de a União ter competência privativa para legislar sobre águas (artigo 22, inciso IV, da CF), são comuns e concorrentes, respectivamente, as competências para a proteção ao meio ambiente e para o consumo. “Com efeito, o tema é multifacetado, porque afeta transversalmente uma série de competências fixadas pela Constituição”, avaliou o ministro, ressaltando que a questão atinge, indistintamente, todos os entes da federação.

De acordo com o relator, o Supremo tem reconhecido a repercussão geral quando há controvérsia sobre a competência dos municípios para legislar sobre meio ambiente (RE 586224, tema 145); restrição dos direitos de férias dos servidores (RE 593448, tema 221); tempo máximo de espera de clientes em filas de bancos (RE 610221, tema 272) e disciplina das atribuições das guardas municipais (RE 608588, tema 656). “Nesses casos, assim como no presente recurso extraordinário, o que está em jogo é, como reconheceu o ministro Luiz Fux no julgamento pelo Plenário Virtual do tema 656, a própria higidez do Pacto Federativo”, lembrou.

A manifestação do relator foi acompanhada, por maioria, em deliberação no Plenário Virtual. Com o reconhecimento da repercussão geral, o mérito do recurso será analisado pelo STF e a decisão a ser tomada no caso deve ser adotada pelos demais tribunais nos processos que tratam da mesma matéria.

EC/CR

 

Processos relacionados
RE 738481

Andressa Suita posta foto de biquíni e fã brinca: ‘Perdeu, Gusttavo Lima’

Andressa Suita (Foto: Reprodução/Instagram)

A modelo, que está solteira após terminar noivado com o sertanejo, recebeu muitos elogios por causa da boa forma.

A

Andressa Suita (Foto: Reprodução/Instagram)
Andressa Suita (Foto: Reprodução/Instagram)

ndressa Suita postou uma foto de um ensaio que fez de biquíni e recebeu uma chuva de elogios por causa de sua boa forma no Instagram, nesta quinta-feira, 8. A modelo foi chamada de “linda”, “diva” e “maravilhosa” em vários comentários e, em um deles, uma seguidora não perdeu a piada e brincou: “Perdeu, playboy (ou não). @gusttavolima”.

Os parentêses colocados se justificam. Pouco depois que anunciou o fim de seu noivado oficialmente, Gusttavo Lima postou uma foto suspeita, em que aparecia de chamego com uma mulher, e suas fãs identificaram-na como Andressa, por causa do brinco que ela usava. Recentemente, a modelo negou a volta e afirmou que a foto era antiga. Hummm…

Juliana Maselli do EGO, no Rio

Audiências de conciliação da Justiça Federal resultam em R$ 146 mil após acordos

SONY DSCUma iniciativa da Justiça Federal no Tocantins promoveu 86 audiências de conciliação em cinco dias de atendimento, distribuídos entre o final do mês de setembro e o início de outubro. Foram 49 acordos que resultaram em R$ 146,5 mil. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (08) pela Seção Judiciária do Tocantins (SJTO). Quase 100% das audiências foram de danos morais e materiais do Juizado Especial Federal envolvendo a Caixa Econômica Federal (CEF).

 Segundo a supervisora do Núcleo de Conciliação da SJTO, Daty Manuela, o balanço das conciliações foi positivo, pois o objetivo da Justiça Federal é evitar os litígios, ou seja, os conflitos e disputas entre duas ou mais partes submetidas às decisões dos juízes, por meio das ações judiciais. “Na maioria das 37 audiências em que não houve acordo, foi porque a Caixa não apresentou proposta”, ressaltou.

 O funcionário público do município de Palmas, Wesley Maia, saiu satisfeito após conseguir um acordo com a CEF. Ele conta que foram feitos descontos indevidos em sua folha de pagamento e por isso procurou a Justiça Federal. “Em 2010, quitei um financiamento que tinha junto à Caixa e em janeiro de 2015 descontaram três parcelas” explicou. Na audiência de conciliação, ficou acordado que o funcionário público irá receber da CEF o valor descontado em dobro, além de R$ 2 mil por danos morais. “Foi a coisa mais rápida do mundo”, comemorou Maia.  

 Nos próximos dias a SJTO irá divulgar a programação da Semana Nacional de Conciliação que acontecerá no mês de novembro. (Samuel Daltan

PRF realiza Operação do Feriado de Nossa Senhora Aparecida

Nacionalmente a Polícia Rodoviária Federal inicia ás 00:00h desta sexta-feira (09) a Operação Nossa Senhora Aparecida, que seguirá até a meia-noite de segunda-feira (12).

 prf-to (1)Durante o período que contempla o feriado o efetivo será reforçado, policiais rodoviários federais estarão posicionados em pontos estratégicos dos 1372 Km de rodovias federais que cortam o Estado do Tocantins. Tais pontos foram definidos a partir do levantamento dos dias, locais e horários de maior incidência de acidentes graves. O foco da fiscalização se mantém, em ações preventivas para a redução dos índices de acidentes nas rodovias federais.

 Comportamentos como: ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, não uso do cinto de segurança, o não uso do capacete e embriaguez ao volante serão alguns dos alvos das fiscalizações dos agentes da PRF, haverá restrição para veículos de carga de maior porte, que nos dias e horários de maior movimento, não poderão transitar, independentemente de estarem carregados e possuírem Autorização Especial de Trânsito (AET), essa medida tem como objetivo garantir a fluidez e segurança do trânsito nos horários de maior movimento, horários e dias da restrição, abaixo:

DATA

HORÁRIO

Dia 09/10/15

das 16:00h ás 24:00h

Dia 10/10/15

das 06:00h ás 12:00h

Dia 12/10/15

das 16:00h ás 24:00h

 A PRF recomenda ainda, que os motoristas tomem alguns cuidados especiais, como, ter um planejamento da viagem sabendo as distâncias que ira percorrer, condições do tempo, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. Não esquecer documentação pessoal e do veículo. É importante também, que se providencie uma checagem das condições do veículo, verificando faróis; pneus afim de saber se estão calibrados e em bom estado. Não esquecendo de verificar a presença e estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes do veículo.

 O condutor do veículo deverá programar paradas para descanso. Também, recomenda-se que seja observando às placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. E não esquecer de por o cinto de segurança, equipamento obrigatório para todos os ocupantes do veículo.

O mais importante, é que o condutor possa dedicar toda atenção ao volante durante a viagem, assim colaborando para sua segurança e dos demais.

 

Rodada define classificados do voleibol nos Jogos dos Servidores Públicos

Time voleibol Meio Ambiente e Recursos HídricosAs equipes de voleibol feminino da Seduc, Meio Ambiente e Lacen/Vigilância venceram seus últimos confrontos da fase classificatória dos Jogos dos Servidores Públicos do Tocantins, disputados na noite desta terça-feira, 6, e garantiram vaga na 2ª fase da competição.

 Seduc e Meio Ambiente classificaram como primeiro e segundo colocados da Chave I, respectivamente. Lacen / Vigilância ficou em primeiro na Chave II. A outra vaga será definida na rodada desta quinta-feira, 8, entre Secom e ATS, ambas com uma vitória e uma derrota.

 PM e Defensoria Pública, já classificados, se enfrentam para definir as posições da Chave III. Seplan e SSP, também classificadas, decidem o primeiro e o segundo lugares da Chave IV. A rodada desta quinta-feira, 8, a última da fase classificatória, será no Clube da Caixa, a partir das 19h10.

 Os Jogos dos Servidores são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SEEL), com o objetivo de integrar os servidores públicos lotados em Palmas, incentivar a prática esportiva e promover o bem estar social.

 VOLEIBOL FEMININO

 RESULTADOS

TERÇA-FEIRA, 06 DE OUTUBRO

Seduc 2 x 0 TJ

Meio Ambiente 2 x 0 Mulheres da Saúde

Naturatins 0 x 2 Lacen / Vigilância

 PRÓXIMOS JOGOS

LOCAL: CLUBE DA CAIXA

QUINTA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO

19h10 Secom x ATS

20h PM x Defensoria Pública

20h50 Seplan SSP

Governo aproxima empresários de Gurupi da empresa Belo Monte responsável por obra de grande porte na região

07-10-2015 Reuião Linhão Belo Monte - DivulgaçãoEmpresários de Gurupi e região, assim como representantes de entidades e instituições voltadas ao setor empresarial, participaram na noite desta terça-feira, 6, de reunião com representantes da Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE). O evento, promovido pelo Governo do Tocantins – por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) – foi realizado na sede da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Gurupi. A empresa é a responsável pela implantação da Linha de Transmissão Xingu (PA) / Estreito (MG), empreendimento de grande porte a ser implementado para escoar a energia gerada na Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte. 

 Na reunião, o gerente de Linhas de Transmissão da empresa, Anderson Menezes, apresentou o que vem a ser o empreendimento do linhão, as perspectivas de investimentos e os desafios da instalação. A expectativa é de que sejam gerados até 400 postos de trabalho diretos na região de Gurupi. “Viemos informar que a empresa vai estar instalada na região, que Gurupi foi o local selecionado para implantarmos  um canteiro de obras, falar do consumo que virá. O que a gente espera é que isso venha a trazer um aquecimento à economia do município”, adiantou. 

 Ainda de acordo com Anderson Menezes, para que as obras se iniciem falta a emissão da Licença de Instalação. “A estimativa é que entre outubro e novembro o Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente] esteja emitindo essa licença. Com isso, a gente começa a obra de imediato”, informou. Uma vez com a licença, a empresa estima que a conclusão se dará em aproximadamente 21 meses.

 A empresa chinesa Sepco 1, contratada para executar este trecho da obra, já está com imóvel locado para se instalar em Gurupi. Na reunião, Hormy Henrique Silva Filho, representando a empreiteira,  pontuou que, no decorrer do trabalho, será dada preferência às empresas locais para aquisição de insumos e contratação de serviços.  Segundo adiantou, entre outros, haverá grande demanda por insumos na área de construção civil, como fornecimento de concreto e ferragens; locação de equipamentos e de veículos; alimentação e estadia para da equipe; mão-de-obra, entre outros. 

 Diretor do Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Eremilson Leite, avaliou como positivo o encontro com os empresários foi muito positivo. “O empresário, que é uma parte interessada, compareceu, superando as nossas expectativas. A apresentação da empresa foi feita de forma muito clara, todos tiraram suas dúvidas. Então, nós acreditamos realmente que a aproximação da Belo Monte com o empresário local vai fazer um grande diferencial para a economia regional”, avaliou.

 A confirmação da instalação do canteiro de obras foi comemorada pelo prefeito de Gurupi, Laurez Moreira. “Nesse momento em que o País  está vivendo,  é interessante que você atraia empresas que tragam empregos para o Tocantins. Nós estamos vivendo um momento bom para a nossa cidade”, considerou, reforçando que enquanto o Brasil está tendo notícias ruins, o povo de Gurupi “só tem recebido boas notícias”.

 Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Adailton Fonseca disse que o empreendimento na cidade representa uma oportunidade de aquecer a economia, gerar renda, emprego e melhorar a qualidade de vida da população. “Esse evento serviu para afinar, aproximar a empresa do empresariado local, do comerciante, da indústria, que vai fornecer subsídios para essa empresa trabalhar na região.  Se o empresário de Gurupi estiver atento às oportunidades, vai aproveitar muito bem essa situação”, frisou.

 Também estiveram presentes no evento o presidente da Federação do Fecomercio Tocantins, Itelvino Pizoni; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig), Jaime Xavier; e o vereador Dr. Macedo, representando o Legislativo municipal, entre outros.

 Sobre a obra 

O traçado da linha de transmissão vai atravessar 65 municípios nos estados do Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.  No Tocantins, a previsão de investimentos é de R$ 610 milhões, e geração de cerca de 1.800 empregos diretos. O linhão atravessará, no Estado, as cidades de Juarina, Couto Magalhães, Pequiseiro, Goianorte, Dois Irmãos, Abreulândia, Divinópolis, Barrolândia, Monte Santo, Paraíso, Chapada de Areia, Pium, Cristalândia, Santa Rita, Crixás, Aliança, Dueré, Cariri, Formoso do Araguaia, Figueirópolis, Alvorada e Talismã.

 Além de Gurupi, outro canteiro de obras será instalado no Estado, em Paraíso do Tocantins. Logo mais, às 20 horas, a Sedetur promove reunião semelhante à desta terça-feira, desta vez, com os empresários de Paraíso e região. O evento será realizado na sede da Associação Comercial e Industrial do município (Acip)

Prefeitura promove várias ações durante Outubro Rosa

Campanha terá palestras educativas, caminhadas e atividades nas unidades básicas de saúde de Araguaína

Outubro Rosa - Web-01Um mês de conscientização e de sensibilização para as mulheres, destacando a importância de se prevenir contra o câncer de mama. O mês de outubro é dedicado à luta contra essa doença, com a promoção do Movimento Outubro Rosa, criado para conscientizar sobre os fatores de risco, de proteção e das medidas de detecção precoce relacionadas ao câncer de mama.

 O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população já que sendo o tipo mais frequente no mundo. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. O Brasil registra 57 mil novos casos de câncer de mama todos os anos.

 Em Araguaína, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, também promove o movimento com várias ações tanto nas unidades básicas de saúde, como em diversos pontos e lugares da cidade.

 Atividades

A Secretaria Municipal da Saúde realizará palestras educativas e disponibilidade de um profissional para atender a demanda de mulheres à procura do exame físico das mamas. Nesta quarta-feira, 7, durante todo o dia, será promovido o Dia “Rosa” na UBS Albeny Soares de Paula, St. Couto Magalhães.

  A programação segue na sexta-feira, 9, com o Dia Rosa em duas unidades básicas de saúde, a do Araguaína Sul e a do Setor Barros. As atividades do movimento serão realizadas durante o horário de atendimento das UBS.

 Na próxima terça-feira, 13, a partir das 8 horas, terá a Visita aos comércios da Avenida Cônego João Lima. Nesse mesmo dia, também será realizado o Dia “Rosa” na UBS Avany Galdino da Silva, St. Araguaína Sul.

 No dia seguinte, quarta, 14, terá visita ao comércio da Avenida Cônego João Lima; e outra palestra na Prefeitura, Centro; a partir das 8 horas. Durante o dia, nas UBS do Bairro de Fátima e do St. Cimba terá o Dia Rosa.

 No dia 17, sábado, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), está programada a Vitrine Rosa, as lojas parceiras do Movimento vão enfeitar as vitrines com o tema.

 Confira a programação completa logo abaixo.

 Sobre o câncer de mama

A doença está relacionada a fatores de risco ambientais/comportamentais, reprodutivos/hormonais e genéticos/hereditários. Esses últimos são responsáveis por 5% a 10% do total de casos.

 Estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção.

 Programação

Dia 7 – quarta-feira

Ação extra: Dia “Rosa” na UBS Albeny Soares de Paula, Av. C, nº 1035, St. Couto Magalhães.

 Dia 9 – sexta-feira

Ação extra: Dia “Rosa” nas UBS do Araguaína Sul, Rua dos Pinheiros c/ rua Bacuri, s/nº e  UBS Barros, Av. Bernardo Sayão, nº 1082.

 Dia 13 – terça-feira

8h –  Visitas no comércio, Av. Cônego João Lima.

Ação extra: Dia “Rosa” na UBS Avany Galdino da Silva, Av. São Francisco, esq. Com a Rua Guaíba, St. Araguaína Sul.

 Dia 14 – quarta-feira

8h – Visitas no comércio, Av. Cônego João Lima;

8h30 – Palestra “Educação em Saúde”, Prefeitura, Av. José de Brito;

Ação extra: Dia “Rosa” nas UBS Bairro de Fátima, Rua Padre Anchieta, s/nº; e UBS Manoel Maria Dias de Brito; Rua dos Ingaxixixes, Qd. 28, Lt. 01, St. Cimba.

 Dia 15 – quinta-feira

8h – Visitas no comércio, Av. Cônego João Lima;

Ação extra: Dia “Rosa”, UBS JK; Av. Bernardo Sayão, s/nº.

 Dia 16 – sexta-feira

8h – Visitas no comércio, Av. Cônego João Lima;

Ação extra: Dia “Rosa”, UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito, Rua A esq. c/ Rua L, Vila Aliança; e UBS Dr. Dantas, Residencial Costa Esmeralda.

  Dia 17 – sábado

8h – Vitrine Rosa: lojas com o tema Outubro Rosa.

  Dia 19 – segunda-feira

Ação extra: Dia “Rosa”, UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho, Rua dos Macucos, St. Maracanã.

 Dia 21 – quarta-feira

8h – Palestra “Educação em Saúde”, Secretaria da Educação;

Ação extra: Dia “Rosa”, UBS José de Sousa Rezende, Rua São João Batista, Lt. 02, Qd. 01 D, St. Alto Bonito; e UBS José Ronaldo Pereira da Costa, Rua 09, Qd 01, Lt 01, St. Dom Orione.

 Dia 23 – sexta-feira

Ação extra: Dia “Rosa”, UBS Manoel dos Reis Lima, Rua das Hortências, nº 46, St. Jardim das Flores;

8h – Centro de Convivência do Idoso Forró Rosa.

 Dia 26 – segunda-feira

Ação extra: Dia “Rosa”, UBS Nova Araguaína, Rua 19, s/nº.

 Dia 27 – terça-feira

Ação extra: Dia “Rosa”, UBS Novo Horizonte, Av. Araguaia, s/nº próx. ao Colégio Est. Manoel Gomes.

 Dia 28 – quarta-feira

8h – palestra “Educação em Saúde”, Secretaria do Trabalho e Ação Social;

Ação extra: Dia “Rosa”, UBS Palmeiras do Norte, Rua das Camélias, nº 1055; e UBS Senador Benedito Vicente Ferreira, Rua 07, nº 07, St. José Ferreira.

Dia 30 – sexta-feira

Ação extra: Dia “Rosa”, UBS Ponte, Rua Joaquim Caboclo, s/nº;  e  UBS Couto Magalhães, Av. Perimetral, s/nº, St. Couto Magalhães.

 

 

Cursos: Sesau e Sírio Libanês oferecem 120 vagas

MrciaSeguem até o dia 30 de outubro as inscrições para cursos de especialização gratuitos oferecidos para profissionais de saúde da rede pública hospitalar do Estado. Os cursos estão sendo oferecidos através de parceria firmada entre a Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (Etsus) e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês em São Paulo.

São 80 vagas para a especialização em “Gestão de Risco e Segurança no Cuidado ao Paciente” e outras 40 vagas para a especialização em “Gestão da Vigilância Sanitária”, exclusivas a profissionais que tenham o perfil voltado para o trabalho em equipe, postura ética e colaborativa com as necessidades da sociedade, além de aprofundarem, de modo crítico e reflexivo, o conhecimento cientificamente produzido nas áreas de gestão, saúde e educação, e que sejam indicados, respectivamente, pelos hospitais sob gestão estadual, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas e diretorias de Vigilância Sanitária do Estado e municípios. Ambos os cursos têm carga horária de 360 horas/aula.

As inscrições dos profissionais com o perfil requerido pelos cursos serão realizadas em link disponibilizado pelo Instituto Sírio Libanês, cabendo à Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde e Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, a articulação com as unidades onde os profissionais indicados estão lotados. A previsão é de que até o dia 13 de novembro sejam divulgadas as listas de selecionados. A abertura dos cursos está programada para acontecer em 25 de novembro. Conforme a técnica da Etsus, Raimunda Fortaleza, 80% dos encontros dos cursos são presenciais e irão acontecer em Palmas.

Segundo a superintendente estadual de Educação na Saúde e Regulação do Trabalho, Márcia Valéria Santana, o curso de Gestão da Vigilância Sanitária tem vagas prioritariamente destinadas para técnicos da Vigilância Sanitária, enquanto a especialização em Gestão de Risco e Segurança do Paciente tem como público-alvo enfermeiros e farmacêuticos atuantes na rede pública hospitalar, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O secretário estadual de Saúde, Samuel Bonilha, informou que o principal propósito desses cursos é a qualificação dos serviços públicos através do aperfeiçoamento de profissionais de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (63) 3218-7243 ou pelo e-mail ges.etsus.@gmail.com .

Texto: Juliana Matos
Fotos: Maradona 

Polícia Civil fecha cassino clandestino no sudeste do Estado

240036_300Na tarde desta segunda-feira, 5, policiais civis da delegacia de Dianópolis, no sudeste do Estado, comandados pelo delegado regional Ibanez Ayres da Silva Filho e pelo delegado Afonso José de Azevedo Lyra Filho deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão e a um mandado de prisão preventiva, os quais resultaram na prisão de Aloysio de Araújo Costa Neto, de 35 anos e no fechamento de um cassino clandestino que o suspeito mantinha em um bar de sua propriedade, localizado no Centro da Dianópolis, no Sudeste do Estado. Conforme o delegado, as equipes da 8ª DRPC, com apoio de policiais militares deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão na residência de Aloysio e, também no bar de propriedade do suspeito, onde os policiais descobriram o funcionamento de cassino clandestino, nos fundos do imóvel. Logo em seguida, os policiais foram até a residência de Elizan Silva Gomes, 38, onde foram apreendidas duas espingardas de fabricação artesanal, calibres 22 e 28, além oito munições de calibre 28 e 33 de calibre 22. Ainda de acordo com o delegado, houve um roubo, na modalidade conhecida com “sapatinho”, a uma agência do Banco do Brasil de Luís Eduardo Magalhães-BA, onde os autores seqüestraram a família do gerente do banco até que o crime fosse executado. Como o núcleo de inteligência da 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) já estava monitorando os passos de Aloysio e Elizan, as informações foram repassadas à polícia da Bahia dando conta de que os mesmos estariam naquele município e que, provavelmente, teriam ligação com o roubo. De posse das informações da polícia civil de Dianópolis, os agentes da Bahia prenderam os dois suspeitos para averiguações e informaram os policiais civis do Tocantins, que se deslocaram até Luís Eduardo e cumpriram o mandado de prisão preventiva em aberto, contra Aloysio pela prática de roubo a uma lotérica, fato ocorrido no dia 4 de setembro em Ponte Alta do Bom Jesus. O indivíduo foi recambiado para Dianópolis, onde foi recolhido à Casa de Prisão Provisória (CPP) da cidade e permanecerá à disposição do Poder Judiciário. Ele também foi indiciado por exploração de jogos de azar, tipificado na lei de contravenções penais, já Elizan foi indiciado e responderá inquérito por posse ilegal de armas e munições.

Rogério Oliveira

Últimas notícias