sábado, junho 27, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sábado, junho 27, 2026
Início Site Página 1240

Transexual Thalita Zampirolli vira funkeira

Thalita Zampirolli (Foto: Divulgação/Rafael Antonio)

Eliane Santosdo EGO, no Rio

Ela, que até então fazia como trabalhos como modelo, vai investir na nova carreira, com direito a dançarinos e tudo.

Thalita Zampirolli (Foto: Divulgação/Rafael Antonio)
Thalita Zampirolli (Foto: Divulgação/Rafael Antonio)

Thalita Zampirolli está mudando de carreira. A modelo transexual, que ficou famosa após ser clicada com Romário, agora vai virar funkeira. Ela está fazendo aulas de canto, dança, tem bailarinos a seu dispor e um DJ para acompanhá-la nas apresentações.

“A Música sempre esteve presente na minha vida e essa ligação me fez investir na carreira musical, não deixando de lado, claro, minha vida como modelo. Escolhi o funk melody,  pois é o ritmo que gosto e me identifico. Espero que todos os meus fãs gostem e apoiem esse meu novo projeto, pois tenho dedicado às aulas de canto e investido na produção do show para levar ao público muita alegria, diversão,  dança e entretenimento. A primeira música de trabalho é ‘No Quadradim’, que já foi aceita por todos que ouvem e tem tudo pra ser um sucesso.Um refrão que promete pegar, que diz ‘joga o bumbum para o lado e para o outro e começa a mexer no quadradim”, diz.

A capixaba Thalita Zampirolli nasceu Júlio Campos na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. A vida da morena de corpo escultural não interessava a ninguém, até ela ser flagrada, em dezembro de 2013, deixando uma  boate no Rio de mãos dadas com o ex-jogador e deputado federal (PSB-RJ), Romário.

  •  

Thalita Zampirolli (Foto: Divulgação/Rafael Antonio)

Thalita Zampirolli (Foto: Divulgação/Rafael Antonio)

 

 

Peixe que anda, rã de olho azul e macaco que espirra: 211 novas espécies são descobertas no Himalaia

Estudo da WWF mostra que região leste de cordilheira é marcada por grande biodiversidade, porém ameaçada por aquecimento global e desmatamento.

raA primeira imagem que vem à cabeça quando alguém fala na Cordilheira do Himalaia é a de picos gelados, incluindo a montanha mais alta do mundo, o Monte Everest.

Pouca gente sabe que a região é uma mais ricas do mundo em termos de biodiversidade. E o número de descobertas de novas espécies não para de crescer: um relatório divulgado nesta terça-feira pelo WWF, afirma que, desde 2009, 133 tipos de planta, 26 peixes e 10 tipos de anfíbios foram encontrados na região leste da Cordilheira, que engloba Índia, Nepal Butão, Mianmar e Tibete.

 O "peixe andarilho" pode sobreviver fora d'água por até quatro dias  (Foto: WWF)O “peixe andarilho” pode sobreviver fora d’água por até quatro dias (Foto: WWF)

Entre eles estão uma rã de olhos azuis, uma cobra suicida e um peixe que anda. E há mamíferos também, incluindo um macaco que espirra toda vez que chove.

Tal biodiversidade se deve justamente à presença das montanhas, que criou diversos habitats isolados e com algumas espécies de fauna e flora que não podem ser encontradas em outros lugares do mundo.

Porém, o relatório do WWF alerta que a região está ameaçada pelas mudanças climáticas e pelo avanço humano: a entidade estima que apenas 25% dos habitats originais ainda estão intactos.

“As novas descobertas alertam para a necessidade de protegermos esses ecossistemas, ou poderemos perder para sempre riquezas naturais únicas”, afirma Heather Sohl, diretora da ONG no Reino Unido.

Uma rara imagem do macaco que “espirra” (Foto: WWF)

E algumas desses riquezas são bem incomuns. O macaco rhinopithecus strykeri, por exemplo, espirra todas as vezes em que chove por terem narizes com as narinas apontadas para cima. A água cai e provoca uma reação do sistema respiratório, forçando o animal a proteger-se colocando a cabeça entre as pernas.

O peixe que anda também provocou fascínio nos cientistas. Ele pode respirar fora d’água por até quatro dias e pode se arrastar pelo chão por pelo menos 400 m entre um lago e outro.

Já uma espécie de víbora chama a atenção tanto pelos padrões geométricos de suas escamas quanto pela prática de se matar usando o próprio veneno quando ameaçada – algo que surpreendeu os cientistas.

A víbora do Himalaia comete suicídio quando ameaçada  (Foto: WWF)A víbora do Himalaia comete suicídio quando ameaçada (Foto: WWF)

 

Divulgado resultado parcial das eleições para conselheiros tutelares

No prazo de recursos, os candidatos que se sentirem prejudicados devem acionar a Comissão Especial Eleitoral em até cinco dias úteis

 Eleição-do-Conselho-TutelarApós as eleições unificadas para escolha dos novos conselheiros tutelares no último domingo, 4, a Comissão Especial Eleitoral, supervisionada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), divulgou o resultado parcial das eleições em Araguaína. Dos 41 candidatos que concorreram às eleições, um total de 10 ocuparão vagas de titulares e 10 de suplentes.

 Agora, eles devem ainda aguardar o prazo recursal de cinco dias úteis. “O resultado final do pleito eleitoral está previsto para o próximo dia 16”, adiantou a membro da Comissão Especial Eleitoral e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Abnair dos Reis, acrescentando que um número expressivo de votantes compareceu às urnas. “Um total de 39.063 eleitores votaram nas eleições do conselho, quase 40% do eleitorado de Araguaína, que atualmente é de 98.967 eleitores”, informou.

 Durante as eleições, o Cartório Eleitoral disponibilizou nove pontos de votação, que foram fiscalizados pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os cidadãos do Município puderam exercer o voto direto e secreto, podendo escolher até três nomes para ocupar uma das vagas disponíveis no certame.

 Posse

A posse dos conselheiros eleitos deve acontecer no dia 10 de janeiro de 2016 e o mandato será de quatro anos, sendo de 2016 até 2020. Os novos conselheiros irão atender crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, que tenham o direito violado quanto à educação, cultura, esporte, convivência familiar, como abandono pelos pais, maus tratos e trabalho infantil. Na cidade, há dois polos, sendo que em cada unidade atuam cinco conselheiros titulares e cinco suplentes.

Candidatos Eleitos (Resultado Parcial)

Conselheiros Titulares

Larissa Dias – 1.511 votos (1º colocado)

Renata Rego – 1.424 (2º colocado)

Adriana Morais – 1.226 (3º colocado)

Raimundo Cardoso – 1.205 (4º colocado)

Fabiane Cristina  – 1.133 (5º colocado)

Cláudia Serrat – 1.123 (6º colocado)

Wilton Sousa – 1.043 (7º colocado)

Cici Marinho – 1.038 (8º colocado)

Álvaro Otávio – 1.021 (9º colocado)

Malba Martins – 1.009 (10º colocado)

 

Conselheiros Suplentes

Fernando de Jesus – 856 votos (1º suplente)

Paulo José – 855 (2º suplente)

Esquerdinha – 825 (3º suplente)

Leia Mota – 821 (4º suplente)

Silvia Lunard – 820 (5º suplente)

Andrey – 813 (6º suplente)

Samira – 812 (7º suplente)

Senhor Smith – 810 (8º suplente)

Edgar Pedra – 808 (9º suplente)

 

Valdemir – 736 (10º suplente)

 

Governo do Tocantins se empenha em captar e aplicar recursos federais

capture-20151006-103958Os recursos oriundos do orçamento do Governo Federal destinados ao custeio de projetos nos estados são vitais para o funcionamento de setores como: educação, saúde, infraestrutura, segurança e saneamento. O comprometimento da gestão com a correta aplicação e prestação de contas desses recursos é o que garante aos estados o direito de constantemente apresentar novos projetos aos ministérios.

Com o apoio da Secretaria de Representação do Estado em Brasília (SRE), o Governo do Tocantins tem priorizado o cuidado com a gestão dos recursos federais destinados ao Estado. Diariamente, uma equipe trabalha no monitoramento de novos editais lançados, acompanhamento das prestações de contas e orientação dos gestores em relação as normas de aplicação dos recursos.

De janeiro setembro deste ano foram enviados para 19 órgãos da administração estadual, 74 programas relativos a 19 instituições federais. Até o momento, os órgãos apresentaram 35 propostas que estão sendo analisadas e 2 já possuem convênios em execução. As Secretarias do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária; Esporte, Lazer e Juventude e Defesa e Proteção Social foram as mais efetivas na captação de recursos.

“Tivemos um começo de ano muito difícil. A gestão anterior perdeu o prazo para a apresentação de propostas, haviam convênios em iminência de devolução de recursos e casos com graves problemas na prestação de contas”, esclareceu o secretário de Representação, Renato de Assunção.  “Fizemos um intenso trabalho técnico e político para evitar que em um momento de crise o Estado perdesse recursos e agora diariamente buscamos garantir que o Tocantins seja beneficiado pelas verbas do Governo Federal”, afirmou.  

A equipe também atua no monitoramento do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), onde é possível identificar bens de diversos órgãos disponíveis para doação. As doações efetivadas, até o momento, beneficiarão delegacias da capital e interior e postos do Sine, com mobiliários e equipamentos eletrônicos.

Economicidade e eficiência

Uma das determinações do governador, Marcelo Miranda, para a pasta é que o trabalho seja realizado com economicidade e eficiência. Desde o início do ano a equipe foi reduzida em mais de 50% em relação a gestão anterior e está formada quase em totalidade por servidores efetivos. São apenas 6 servidores em cargos de confiança, sendo que dois deles são auxilares de serviços gerais, restando na área técnica apenas 4 servidores comissionados. A Secretaria funciona em área comercial próximo ao centro administrativo do Governo Federal e atingiu redução com custeio da pasta em mais de 40%. 

OAB cria nova taxa e fica sem moral pra criticar governo, aponta Ohofugi

Walter_Ohofugi_foto

A taxa de R$ 3,6 mil que a atual diretoria da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) criou para fornecer cópia da lista de advogados aptos a votar na eleição de novembro é uma prova concreta da semelhança entre a diretoria da Ordem e o governo do Estado. “A OAB acerta ao anunciar que vai ingressar na Justiça contra o governo do Estado por causa do pacotaço de aumento de impostos. Porém, a diretoria não tem qualquer moral, já que a taxa de R$ 3,6 mil pela lista é absurda. Deveriam cobrar pelas cópias das folhas e só”, destacou, nesta terça-feira, 6 de outubro, o pré-candidato a presidente da seccional Tocantins da OAB, Walter Ohofugi.

Segundo o pré-candidato, a OAB tem que dar exemplo dentro de casa para, a partir disso, poder fazer os grandes questionamentos que a sociedade precisa. “A eficientização e otimização dos recursos, aliados as boas práticas administrativas como a transparência, implicará em uma gestão eficiente com reflexo nas taxas justas. Os exemplos dos prejuízos gerados com o Baile do Rubi, Corrida do Advogado e a festa junina enquanto existem salas de apoio a advogados no interior fechadas externam esse modo de gerir deficiente”, salientou Ohofugi.

O pré-candidato lamentou, ainda, que enquanto a atual diretoria tem esse comportamento dúbio, outra pré-candidatura anuncia ser financiada pelos políticos. “Na OAB, além da nossa proposta, que é de um grupo de advogados independentes, temos pré-candidatura da atual gestão, de advogado que tem a Ordem como um modo de apoio para exercer sua profissão e por último de uma pré-candidatura chapa branca, que jamais vai ter como questionar qualquer ação da administração estadual ou de qualquer outra entidade”, disse Ohofugi.

 

Dilma dá posse a dez ministros e pede dedicação da equipe para governar até 2018

978684-05102015dsc_9533A presidenta Dilma Rousseff deu posse hoje (5) a dez ministros que passaram a integrar o governo ou trocaram de pasta na reforma anunciada na última semana. Na solenidade, Dilma pediu aos novos e atuais membros da equipe que trabalhem com dedicação para ajudá-la em seu mandato. “Recomendo muita dedicação, pois temos um Brasil para governar até 2018.”

Em discurso, Dilma voltou a afirmar que a reforma dará mais qualidade à gestão dos gastos públicos e que é um ato típico de um governo de coalizão, que precisa reorganizar forças internas. Segundo a presidenta, as mudanças são importantes para que o Brasil possa reequilibrar as contas públicas e voltar a crescer.

“Todos queremos um Estado mais preparado para realizar o reequilíbrio fiscal necessário, imprescindível para a retomada do crescimento. Estamos empenhados nesse reequilíbrio das contas, na redução da inflação e na recuperação da confiança dos investidores”, disse  a presidenta. “Estamos mobilizados com o propósito único de fazer, o mais rápido possível, a travessia para uma nova etapa de nosso desenvolvimento, baseada na geração de empregos e oportunidades para os brasileiros e brasileiras.”

As mudanças na equipe ministerial, que teve oito das 39 pastas extintas, foram anunciadas junto com um pacote de medidas administrativas para reduzir gastos do governo, como o corte de 30 secretarias nacionais e de 3 mil cargos comissionados, a redução de 10% nos salários dos ministros, limite de gastos com passagens aéreas, diárias e telefonia e revisão dos contratos de aluguel e prestação de serviços.

“Trata-se de um conjunto de ações que se iniciam agora, mas que terão novos desdobramentos. Buscamos atender a exigência justa de um Estado mais eficiente, mais focado e mais capacitado para garantir a parcimônia de seus gastos”, destacou Dilma.

Na cerimônia coletiva, no Palácio do Planalto, dez ministros foram empossados: Ricardo Berzoini, que vai comandar a Secretaria de Governo; Miguel Rossetto, o Ministério do Trabalho e Previdência Social; Nilma Lino Gomes, o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; Marcelo Castro, o Ministério da Saúde; Aloizio Mercadante, que volta para o Ministério da Educação; Jaques Wagner, que assumiu a Casa Civil; Aldo Rebelo, o Ministério da Defesa; Celso Pansera, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Helder Barbalho, o Ministério dos Portos e André Figueiredo, o das Comunicações.

As solenidades de transmissão de cargo ocorrerão ao longo da semana.

Também foram empossados o chefe da Casa Militar, que vai substituir o extinto Gabinete de Segurança Institucional, general Marcos Antonio Amaro dos Santos; e os secretários especiais da Previdência, Carlos Gabas; do Trabalho, José Lopez Feijóo; das Mulheres, Eleonora Menicucci; da Igualdade Racial, Ronaldo Barrros; e dos Direitos Humanos, Rogério Sottili.

Aos ministros que deixaram o governo hoje, a presidenta fez um agradecimento pelo trabalho e desejou sucesso em novas iniciativas. “Mais uma vez agradeço imensamente aos companheiros e amigos que deixam o meu governo. Foi uma honra para mim tê-los na minha equipe. Sei que todos vocês têm forte compromisso com o Brasil e com o futuro do país, por isso estou certa que qualquer que seja a tarefa que venham a exercer, continuarão dedicados a fazer o melhor para construir um país mais justo e mais desenvolvido”.

Edição: Nádia Franco
Luana Lourenço – Repórter da Agência Brasil
 

Rússia prevê queda de 5 mi t na safra de grãos de 2015

637x325A Rússia espera colher 100 milhões de toneladas de grãos em peso líquido este ano, uma queda de 5 milhões ante o nível próximo de recorde do ano passado, disse o primeiro-ministro do país, Dmitry Medvedev, em uma reunião do governo na quinta-feira.

A Rússia é um dos maiores exportadores de trigo do mundo para clientes no Oriente Médio e Norte da África.

Suas exportações têm sido restringidas este ano por um imposto de exportação do trigo, o qual o governo concordou em reduzir a partir de 1º de outubro.

“No geral, a colheita não será ruim, entretanto… é improvável que chegue ao nível do ano passado e está claro o motivo –houve problemas com a seca em 11 regiões”, disse Medvedev.

Ano passado a Rússia colheu a segunda maior safra na história pós-soviética, de 105 milhões de toneladas.

Seus produtores já colheram 94,9 milhões de toneladas de grãos antes de secá-los e limpá-los, em 88 por cento da área total, de acordo com dados do Ministério da Agricultura.

Rússia continua incursão na Síria

capture-20151006-065431Continua a incursão e os bombardeamentos russos naSíria. Esta segunda-feira, a comunidade internacional fez críticas à Rússia. Para além da NATO também o Secretário de Estado dos Estados Unidos criticou a violação do espaço aéreo turco, por aviões de combate russos.

Apesar das críticas a Rússia continua a sua cruzada aérea contra os jihadistas ao lado do presidente Bashar al-Assad e estará a preparar-se para enviar um contingente terrestre para o país.

Moscovo tem já efetivos na Síria, parte deles estão numa base aérea russa localizada em Latakia. Os restantes na base naval de Tartus.

Esta segunda-feira, o chefe de Estado turco reuniu-se com o Presidente do Conselho Europeu para conseguir o apoio da Europa para a criação de zonas tampão e exclusão aérea, na fronteira com a Síria, para acabar com a crise dos refugiados.

Turquia já avisou a Rússia que não permitirá qualquer violação do seu espaço aéreo e que adotará todas as medidas para impedi-lo.

Adams entrega pedido de suspeição de Nardes no processo de contas de 2014

650x375_luis-inacio-adams_1567592O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, entregou hoje (5), no Tribunal de Contas da União (TCU), o pedido de arguição de suspeição do relator das contas de 2014 do governo federal, ministro Augusto Nardes. Adams chegou por volta das 18h para entregar o pedido ao presidente do tribunal, ministro Aroldo Cedraz. A análise das contas do governo está marcada para a próxima quarta-feira (7).

Ontem (4), Adams criticou Nardes por, supostamente, ter revelado seu voto à imprensa indicando a rejeição das contas de 2014 do governo federal. Em entrevista coletiva, ao lado dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do Planejamento, Nelson Barbosa, Adams informou que pediria a suspeição de Nardes no processo. Um pedido de suspeição, se aceito, significa o afastamento do relator do processo, sob a alegação de que ele não agiria de forma imparcial.

“A Lei Orgânica da Magistratura diz que é vedado ao magistrado manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre o processo pendente. Ele [Nardes] não só fala do processo como também antecipa o que vai fazer. Essa prática reiterada constrange o restante do tribunal em busca de apoio. Deixa de ser magistrado e vira político. Este processo está eivado de politização”, afirmou o advogado da União.

Horas depois, Augusto Nardes manifestou-se em nota publicada no site do TCU. O ministro negou ter divulgado seu voto à imprensa e repudiou as declarações de Adams.

“[Nardes] esclarece, em relação à sessão prevista para 7 de outubro, que não antecipou sua opinião final acerca da apreciação dessas contas. Apenas disponibilizou, na quinta-feira passada, minuta de relatório e do parecer prévio aos demais ministros, uma vez que o Regimento Interno do TCU exige que a distribuição dessas peças aos seus pares se faça em até cinco dias antes da data da sessão”, diz a nota do tribunal.

Existem algumas hipóteses sobre o caminho do pedido da AGU. Uma delas é que Cedraz sorteie um relator para analisar o pedido, outra é que a questão seja levada para a própria sessão de apreciação das contas, como uma preliminar. Há ainda a possibilidade de o presidente do tribunal enviar o pedido para o ministro Nardes se manifestar a respeito.

Edição: Nádia Franco

 

 

Governador decreta luto oficial em memória ao secretário de Estado do Turismo Eudoro Pedroza

imagesO corpo do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedroza, está sendo velado desde o início da manhã deste domingo, 4, no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Ele faleceu às 20h30 deste sábado, 3, após uma parada cardíaca. Eudoro Pedroza lutava contra um câncer no pulmão e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Anis Rassi, desde sexta-feira,  2.

O velório segue até às 17 horas, quando será levado ao Complexo Vale do Cerrado, local onde será cremado nesta segunda-feira, 5. Na próxima sexta-feira, 9, os amigos tocantinenses poderão se despedir numa cerimônia que será realizada às 19h30, na Catedral do Divino Espírito Santo, na praça dos Girassóis, em Palmas. Na ocasião, haverá missa e homenagens.

O amor de Eudoro Pedroza pelo Estado do Tocantins, aonde se estabeleceu ainda em 1982, é representado na decisão dos familiares que, em atenção ao desejo do secretário, vão espalhar aqui suas cinzas, mais especificamente nas dunas do Jalapão.

Luto

O falecimento do secretário é motivo de grande comoção. Autoridades políticas, amigos, servidores públicos e representantes de instituições têm se manifestado, por meio de notas e postagens nas redes sociais, lamentando o falecimento do secretário. No cemitério, em Goiânia, amigos e familiares de diversos estados estão reunidos para a despedida.

Em sinal de pesar, o governador Marcelo Miranda declarou luto oficial de três dias em todo o Tocantins. Em nota, ele enfatizou a perda não só do político e empresário, mas de um grande amigo. “Mais que um político extraordinário, Eudoro Pedroza foi um grande empresário e o melhor: tudo o que se pode esperar de um verdadeiro amigo. O PMDB perde um grande líder, um exímio mediador, sempre presente, atuante e respeitado na história política do Goiás e do Tocantins. Deixará saudades não apenas no coração dos que tiveram o mérito de conviver com ele. Suas conquistas, feitos, gestos e ações farão parte da história do Estado, do povo tocantinense. Aos familiares, todo o nosso apoio e o nosso mais profundo pesar”, disse o governador.

Muito querido entre os integrantes da equipe que comandava na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur),  ele foi homenageado também pelos servidores, que, em nota, lamentaram a perda e enfatizaram algumas de suas qualidades mais marcantes. “Um exemplo de generosidade, honestidade e humildade, deixa um legado de trabalho e dedicação ao povo do Tocantins. Cada um de nós, que tivemos a honra de com ele conviver e trabalhar, seguiremos com o compromisso e a certeza da continuidade deste legado, pois sabemos que este era o seu desejo. De todos nós, fica o agradecimento mais sincero e em nossos corações, a imensa saudade deste homem honrado e batalhador, que foi, é e sempre será um exemplo a ser seguido”, diz a nota da equipe.

Perfil

Nascido em Goiânia (GO), Eudoro Guilherme Zacharias Pedroza é graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (1965). Por 20 anos se dedicou à advocacia. Mudou-se para o Estado do Tocantins em 1982. Foi diretor, vice-presidente e presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás.

Também, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás, deputado estadual pelo Tocantins de 1991 a 1995, secretário de Governo do Estado do Tocantins,  secretário de Indústria e Comércio do Estado do Tocantins em 2006, conselheiro do Sebrae de Goiás e Tocantins, deputado federal em 1996, vice-presidente da Federação Nacional dos Distribuidores de Skol e presidente do Diretório Regional do PMDB do Tocantins.

Fundou várias Associações Comerciais, inclusive no então Norte Goiano, hoje Estado do Tocantins. Construiu o prédio da Associação Comercial e Industrial de Goiás, que leva o nome do seu pai, Santino Lyra Pedroza. Atualmente, é secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado do Tocantins.

Seu amor pelas comunidades da região do Jalapão, e os projetos sociais que realiza há mais de 10 anos, renderam a Eudoro Pedroza o Título de Cidadão Jalapoense. Muito querido pelos moradores, é frequentemente citados como Embaixador do Jalapão.

 

Últimas notícias