sábado, junho 27, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sábado, junho 27, 2026
Início Site Página 1242

ITPAC/2º BPM vence e segue 100% na competição

Itpac 2º BPMAraguaína (TO) – O time do Itpac/2º BPM mantém 100% de aproveitamento na competição, a equipe araguainense bateu o time do Osmiki Futsal por 7 a 1, válido pela terceira rodada do Campeonato Estadual Série Ouro de Futsal, a partida foi realizada no Ginásio da FAHESA/ITPAC, que recebeu um bom público.

Jogando de forma mais organizada e sempre apostando na individualidade de seus jogadores, o ITPAC/2ºBPM abriu o placar logo no primeiro minuto, com Willyan Bruno. Logo em seguida, o time do Osmiki chegou ao gol de empate, com Olaires Tranqueira, aos 1min40.

A equipe do professor Normando Barbosa (ITPAC/2ºBPM) não se intimidou com o empate e continuou pressionando o adversário. O segundo gol saiu aos 5min18, com Marcos Franco. A equipe representante de Guaraí tentou novamente o empate, mas errava nas finalizações.

O ITPAC/2ºBPM era mais eficiente nos ataques, tanto que aos 9min46 Uillian Dias marcou o terceiro gol, dando mais tranquilidade ao time.  Com o domínio da primeira etapa, a agremiação araguainense chegou ao quarto gol, com Diogo Barbosa, aos 13min15, decretando o placar final do primeiro tempo.

Na segunda etapa os araguainenses continuaram soberanos.

Aos 31 minutos, Willyan Bruno dominou na entrada da área e ampliou a vantagem. Pouco tempo depois foi a vez de Sebastião Filho, marcar o sexto gol, aos 33min44.

O time do ITPAC/2ºBPM tinha total domínio das ações na partida, não deixava a equipe do Osmiki crescer, e a equipe araguainense ainda chegou ao sétimo gol, com Alberto, aos 38min33, finalizando o jogo em 7 a 1.

Aline Riscado faz carão e exibe tanquinho em selfie

Aline Riscado (Foto: Reprodução/Instagram)

‘Bora secar, Brasil’, escreveu a modelo na legenda da imagem compartilhada nesta segunda-feira, 28.

Aline Riscado (Foto: Reprodução/Instagram)
Aline Riscado (Foto: Reprodução/Instagram)

Na noite desta segunda-feira, 28, Aline Riscado fez carão na hora de tirar uma selfie e exibir sua barriga tanquinho. Na imagem compartilhada no Instagram, a modelo usa apenas top, que direito a um generoso decote e a deixar de fora a tatuagem de dragão que a gata tem nas costelas. “Bora secar, Brasil”, escreveu ela na legenda.

Recentemente, em conversa com o EGO, ela contou que já foi mais fininha ainda: “Minha cintura já foi mais fininha devido ao balé. Hoje em dia mantenho com dieta, exercícios físicos e alimentação saudável, mas no final de semana não abro mão de comer um brigadeiro. E sempre que tenho tempo faço drenagem, que ajuda na retenção de líquido”, disse ela, que em 2016 serámadrinha de bateria da Acadêmicos do Tucuruvi, escola de samba de São Paulo.
Bárbara Vieirado EGO, em São Paulo

MPE solicita cronograma de obras em setores de Araguaina

5492e4c736d9605e58c18e0d50600262-width-400Reclamações e denúncias constantes de moradores de dois setores de  Araguaína motivaram o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína, a enviar oficios à prefeitura da Cidade e ao Governo Estadual, pedindo informações sobre contratos, projetos e  os planejamentos de obras nos setores Itaipu e  Vila Santiago.

Segundo o Promotor de Justiça  Alzemiro Freitas algumas obras de manutenção e/ou de construção de melhoramentos estão se arrastando por longo tempo nesses bairros,  dificultando o acesso de moradores e, por vezes, inviabilizando   o trânsito de carros,motos, bicicletas e até de pedestres. “A nossa preocupação é que, com o período de chuvas se aproximando, a situação destes setores fiquem ainda pior”, disse. O promotor cita nos oficios que em alguns locais as obras foram interrompidas sem qualquer justificativa. 

Sobre o setor Vila Santiago, o Promotor  concedeu prazo de 10 dias ao município para que apresente o projeto arquitetônico ou  plano de organização de melhorias das vias públicas, que deve ser executado antes do início do período chuvoso, indicando locais e ações em ordem cronológica de realização, bem como o nome das empresas citadas.

Já ao Governo do Estado foi solicitado, também com o prazo de 10 dias, que apresente contratos, convênios ou parcerias realizadas, bem como o planejamento de obras para melhorias das vias públicas que integram o setor Itaipu e seus arredores (Setor Céu Azul e Alto Bonito). De acordo com o Promotor, neste caso é preciso considerar ainda que já existem verbas originárias da União  (em razão de 65% governo Federal e 35% Governo Estadual),  perfazendo um total de mais de R$ 9,8 milhões em obras que devem ser  executadas pela empresa CCBe e que o Governo do Estado deve apontar  onde estão esse valores e como serão aplicados.

Daianne Fernandes

Municípios protestam contra crise financeira e exigem justiça tributária, Pacto Federativo e correção de valores

lkkjhCentro e trinta e um municípios tocantinenses protestam contra o grave cenário econômico e político que aflige as gestões municipais, durante a Paralisação Geral das Prefeituras do Estado do Tocantins – manifesto encabeçado pela Associação Tocantinense de Municípios – ATM, que ocorre durante o decorrer desta semana. Representantes das cidades, os prefeitos exigem justiça tributária, compensações financeiras, desburocratização de projetos e convênios e correções dos valores referentes aos programas compartilhados entre os entes federativos.

O presidente da ATM e prefeito de Brasilândia, João Emídio de Miranda, acompanhado de 17 prefeitos, concedeu entrevista coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira, 28, considerado o dia “D” da paralisação, para justificar e esclarecer os motivos do manifesto. Emídio explicou o grave cenário econômico e político que aflige as gestões municipais.

“Considerado a principal receita de 125 municípios tocantinenses, o Fundo de Participação dos Municípios – FPM se deteriorou nos últimos anos na casa dos R$ 547 bilhões de reais, sendo que aqui no Tocantins a perca foi de cerca de 8 bilhões de reais”, disse, ao criticar o Governo Federal de promover incentivos utilizando os recursos compartilhados entre Estados e Municípios.

Desonerações e aumentos

 O presidente da ATM revelou que os municípios tocantinenses deixaram de receber R$ 1.745.448.925,00 de FPM com as desonerações de impostos ocorridas de 2008 a 2014, principalmente sobre aqueles tributos que compõem o fundo. “À época deram-se incentivos como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI sobre carros e produtos eletrônicos para aquecer a economia. Contudo, o IPI é um dos impostos que constituem o FPM, e a política favoreceu o crescimento econômico, mas fragilizou o equilíbrio das finanças municipais”, enfatizou.

Outro agravante apresentado pelo presidente da ATM refere-se ao aumento do salário mínimo e pisos salariais. Em 2016, a previsão de impacto total nas contas de todos os municípios do Tocantins com o aumento do salário mínimo será entorno de R$ 42 milhões de reais. O Piso Nacional do Magistério Público aumento 87,9% de 2010 até 2015, saindo da casa dos 1.024,00 para a casa dos 1.917,78. Tanto as receitas para o pagamento do aumento salarial quanto para a quitação dos piso não são indicadas pelas respectivas leis que elevam esses valores. “Ou seja, cria a obrigação para os Municípios mas não indicam a fonte de pagamento”, ironizou João Emídio.

Pacto Federativo

Presente na Coletiva de Imprensa, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, crítico o modelo de partilha dos recursos na federação. “Deveria ocorrer o inverso, ou seja, os Municípios é que deveriam repassar os recursos para o Estado e União para manutenção de suas máquinas, e assegurar para si o dinheiro para a manutenção e execução dos serviços públicos. Alias, tudo ocorre nos Municípios e somos nos prefeitos que recebemos toda a cobrança da população”, criticou. Atualmente, 60% das receitas fica com a União, enquanto os Estados recebem 25% e os Municípios apenas 15%.

Defasagem

Segundo o prefeito de Miranorte, Frederico Henrique de Melo, os valores repassados pela União para a execução de programas compartilhados encontram-se defasados. “Tenho uma população de cerca de 14 mil habitantes e só chega para o Município cerca de R$ 5 mil para a Farmácia Básica. O que dá para comprar com isso diante da demanda?” questionou o prefeito, ao lembrar ainda que o valor da merenda escolar por aluno/dia corresponde a R$ 0,30 centavos. “O que dá para comprar com isso?”, questionou mais uma vez o gestor de Miranorte.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Municípios – CNM, o Programa Saúde da Família – PSF custa em média R$ 30 mil ao mês ao Município. Contudo,  os cofres municipais recebem para o cumprimento do programa cerca de R$ 10 mil. A situação se complica ainda mais quando se trata dos investimentos em saúde e educação. Por lei, os Municípios deveriam investir cerca de 15% dos recursos na área da saúde, mas acabaram gastando em 2014 uma média de 23% das verbas. Na educação, os entes municipais deveriam investir 25% de recursos na área, mas acabaram investindo 29% em 2014, apontou a CNM.

Karla Almeida


A

Grupo do PMDB ligado ao prefeito Ronaldo Dimas perde o comando do partido

elenil2PMDB Indica membros que vão ficar sobre o comando do Partido na cidade de Araguaína durante os próximos quinze dias, até que governador Marcelo Miranda (PMDB), nomeie uma   comissão provisória   definitiva.

De acordo com informações extraoficial, os seguintes   nomes  que comandarão o partido na cidade de Araguaína : Issan; Fereirinha ; Rogério Vasconcelos, que são ligados ao governador Marcelo Miranda; e também Elenil e Geraldo Silva, ligados ao prefeito Ronaldo Dimas (PR). ,

PRF Recupera carros furtados

capture-20150928-135538Na última sexta, dia 25, a PRF durante fiscalização de rotina, na BR-153, km 699 no município de Cariri do Tocantins, abordou um veículo Toyota Corolla com placa de Goiás. O carro era conduzido por E. F. de 31 anos, que no ato da abordagem apresentou o CRLV com número de chassis diferente do que estava no veículo. Foi constatado que o chassis do veiculo não correspondia ao descrito no documento.

Certificou-se ainda que o número de chassis existente no veículo, correspondia a um outro veículo Toyota XEI, com ocorrência de roubo/furto na cidade de Brasília – DF, na data do dia 25/04/2014. Foi constatado também, sinal de adulteração no CRLV do veículo, correspondente a Unidade Federativa.

Questionado sobre a origem do veículo, o condutor afirmou que comprou o veiculo na cidade de Ceilandia DF, na praça da Biblia. Condutor e veículo foram encaminhados à central de flagrantes de Gurupi -TO.

1º Torneio de Pesca Esportiva é sucesso em Araguaína

Crédito Leila Mel Ascom (R567e) (1)A Praia do Garimpinho, no município de Araguaína, recebeu 20 competidores do Tocantins, Pará e Mato Grosso, neste final de semana, para participar do 1 º Torneio de Pesca Esportiva de Araguaína. A competição iniciou na sexta (25), às 18h, e só finalizou no domingo (27) com a premiação dos vencedores. A quantia de R$ 17.500, em dinheiro, foi distribuída para as cinco categorias de peixe: caranha, pacu, piau, peixe de couro e tucunaré.  Os primeiros colocados receberam a quantia de R$ 2.000, o segundo R$ 1.000 e o terceiro R$ 500.

Na noite de sábado (26), teve música ao vivo ao som do Forró Nocaute para os participantes e moradores da região.

Participantes
As equipes Pescol, Som da Viola, Pororoca e Pousada do Rio receberam as primeiras colocações do torneio. O maior tucunaré teve 47cm, o peixe de couro 96,5 cm, a caranha 75 cm, o pacu 35 cm e o piau 41 cm. “Tenho mais de 8 anos que participo de torneios de pesca e senti uma satisfação muito grande em pescar aqui. A diversidade dos peixes é enorme. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, diz o pescador André Alcazas da equipe Pescol que conquistou o 1º lugar nas modalidades peixe de couro e tucunaré.

O torneio também contou com a participação dos moradores locais e de uma competidora feminina. “Meu pai mora aqui há mais de 30 anos e é a primeira vez que tem um evento de grande porte como esse. Além de ter movimentado nossa pousada, o campeonato nos deu oportunidade de receber um prêmio. É alegria em dobro! Espero que esse seja só o primeiro e mais mulheres participem”, diz a pescadora Nilda Távora, ganhadora do 1º lugar na modalidade piau.

Semana do Peixe
A realização do 1º Torneio de Pesca Esportiva de Araguaína deu início à Semana do Peixe, que faz parte da Campanha Nacional de Incentivo ao Consumo de Pescado, promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. “É uma alegria termos Araguaína participando da Semana Nacional do Peixe. A região do Garimpinho é propícia para a pesca esportiva e a organização está de parabéns!”, comenta o superintendente federal do Ministério, Amilton Rodrigues de Araújo.

Sustentabilidade
Durante o torneio, todos os peixes pescados eram medidos, pesados e devolvidos ao Rio Araguaia. Também foram distribuídas mudas nativas e frutíferas para os turistas e para a comunidade.

Resultado final
Tucunaré:
1º (47 cm) – Pescol
2º (45 cm) – Nova Olinda
3º (45 cm) – Som da Viola II

Peixe de couro:
1º (96,5 cm) – Pescol
2º (85 cm) – Via Tocantins

Caranha:
1º (75 cm) – Som da Viola II
2º (69 cm) – Via Tocantins
3º (65 cm) – Via Tocantins

Pacu:
1º (35 cm) – Pororoca
2º (30,5 cm) – Nova Olinda
3º (29 cm) – Som da Viola

Piau:
1º (41 cm) – Pousada do Rio
2º (40 cm) – Big Boy
3º (39 cm) – Som da Viola

Prefeito Eduardo Madruga é aplaudido durante a cavalgada

GEDSC DIGITAL CAMERAMilhares de pessoas acompanharam o desfile de cavaleiros e amazonas durante a cavalgada da cidade de Wanderlândia na manhã deste   domingo ,27 . No decorrer do percursos o prefeito Eduardo Madruga, juntamente com as comitivas, foi bastante aplaudido pela população.

Para o prefeito, nada melhor de que uma festa dessa envergadura para levantar a autoestima da população neste momento de crise e concluiu: “Vamos trabalhar para que nos próximos anos seja maior e melhor do que essa festa que realizamos hoje”.

GEDSC DIGITAL CAMERA

No final do churrasco que acontecia durante o desfile, teve costela-gaúcha, boi-no-rolete e show   da banda Mastruz com Leite. Várias autoridades políticas marcaram presença – entre elas o deputado federal Lázaro Botelho, Jorge Frederico ; prefeitos Bastim; Zé Pedro ; Franciel e Nonato.    

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERA

 

Luiz Tupiniquim e Léo Pinheiro animam público no palco Fecoarte

Fecoarte e Salão do Livro - Foto Emerson Silva (98)O palco Fecoarte contou com a presença de dois grandes músicos tocantinenses na programação desta sexta-feira, 25. Luiz Tupiniquim e Léo Pinheiro levaram som de qualidade a uma plateia animada.

Diretamente de Araguaína, Luiz Tupiniquim revisitou sucessos de grandes nomes da MPB, da música nordestina, do samba, do rock e da bossa nova e reviveu clássicos como Pra não Dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré, e Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Figura conhecida e reconhecida no meio artístico e cultural do Tocantins, sempre trabalhou e viveu da música. Entre uma música e outra, o artista também contou um pouco sobre a história dos ritmos brasileiros para o público que apreciava o show e disse estar feliz em subir aos palcos palmenses. “É um prazer estar aqui com vocês. Quero agradecer à Secretaria da Cultura por dar a dignidade e a valorização que os artistas tocantinenses merecem”, e declarou “Viva a música brasileira”.

Léo Pinheiro fechou a noite no palco Fecoarte relembrando sua infância e o início da sua carreira, com clássicos da música sertaneja. Nascido em Goiás, mas criado no Tocantins, na cidade de Paraíso, o artista cresceu ouvindo sertanejo em rádio e reviveu essas lembranças ao tocar o sertanejo romântico, mas com a influência da música nordestina.

O show do músico reuniu personalidades e grandes nomes da música tocantinense na plateia. Genésio Tocantins, Juraildes da Cruz, J. Bulhões, Manoel Braga, Josifran Melo, o homenageado do Salão do Livro, Tião Pinheiro, e a presidente da Redesat, Valéria Kurovski, foram alguns nomes que prestigiaram o cantor.

Marina Bitar/Governo do Tocantins

Deputado Lázaro Botelho solicita ao MEC criação de Universidade Federal para o Norte do Tocantins

ddddwO deputado federal Lázaro Botelho (PP-TO) reuniu-se nesta quinta-feira, 25, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, com o Secretário de Ensino Superior Dr. Jesualdo Pereira Farias, para tratar da proposta de criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

O parlamentar entregou a minuta elaborada por um grupo de professores e especialistas, onde fica demonstrada a importância e viabilidade da proposta, que vem recebendo grande apoio de toda a comunidade dos 42 municípios das microrregiões de Araguaína e do Bico do Papagaio.

 Lázaro esclareceu que a região norte do Tocantins apresenta características sociais, econômicas, culturais e geográficas que justificam a criação da UFNT e que as bases para isso já existem. “A criação da UFNT é muito viável, pois com o desmembramento dos campi da UFT de Tocantinópolis e Araguaína, a nova universidade já nasce com uma grande estrutura, que seria ampliada gradativamente com a criação de novos campi em outras cidades da região norte” Declarou o parlamentar tocantinense.

 O Secretário de Ensino Superior disse ao Deputado que a proposta é muito bem vinda e que poderá tornar-se realidade. Farias informou ainda que determinará a elaboração de estudos preliminares para melhor subsidiar as discussões a respeito da proposta trazida pelo Deputado.

 Acompanhado do Prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana (PT), Lázaro solicitou que fosse marcada uma nova reunião em outubro, para tratar do assunto, com as presenças dos técnicos do MEC e representantes do grupo de docentes da que preparou a minuta.

 

Últimas notícias