sábado, junho 27, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sábado, junho 27, 2026
Início Site Página 1243

Rap invade Espaço Jovem e contagia plateia

RapTO -fecoarte e 9 salão do livro fotos MANOEL JUNIORNa noite desta quinta-feira, 24, o Rap tomou conta do Espaço Jovem do 9º Salão do Livro. O agito foi comandado por Markim Dazantiga e pela banda RapTO. As atrações contagiaram o público com músicas autorais.

Markim Dazantiga foi o primeiro a subir ao palco e realizou o show de lançamento do CD “A Nossa Cara”, gravado em julho em Palmas. O cantor é um dos pioneiros da cultura de rua em Palmas e  participou pela terceira vez do Salão do Livro. A apresentação contou com a participação do Dj Léo e da representante da rima feminina Mina Tai.

Já a banda RapTO, participou pela primeira vez do Salão do Livro. Segundo o vocalista da banda Tato, a banda ficou muito contente em participar do evento. “É muito legal ver que o Salão do Livro contribui para empoderar a literatura marginal, a cidade está crescendo e movimento de rua aumentando”, afirmou. A banda que tem o Rap como essência, percorreu ainda o samba e o reggae durante o show, o que segundo Tato é uma estratégia para fugir dos estereótipos.

Fernanda Veloso/Governo do Tocantins

Lançamento da coleção de biojoias Xambiart é realizado durante desfile na 11ª Fecoarte

fecaort e 9 salao do livro fotos manoel junior (2) (1)Na noite desta quinta-feira, 24, os arcos de entrada da 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins (Fecoarte) serviram de cenário para o desfile de lançamento da coleção de biojóias Xambiart, uma realização do Sebrae, que contou com o apoio da Secretaria da Educação (Seduc) e da Secretaria Estadual da Cultura (Secult) .

Artesãos do Bico do Papagaio trouxeram quinze diferentes modelos de biojoias, além de objetos decorativos, que refletem a identidade cultural das comunidades e foram apresentados em vitrines vivas para visitantes e artesãos que prestigiaram o desfile.

Criadas, produzidas e confeccionados pela Cooperativa dos artesãos de Xambioá (Xambioart), as biojoias são feitas com sementes como jarina, considerada o marfim da Amazônia, babaçu, açaí, coco, entre outros materiais, como a madeira. Uma das artesãs que desenvolvem esse trabalho, Elisangela Ribeiro Amâncio, afirma que os materiais utilizados são encontrados na própria região em que vivem. “Utilizamos sementes e materiais da Amazônia e do nosso cerrado, além de peças que agreguem valor ao nosso artesanato, como o capim dourado”, explicou.

As peças de beleza única são resultado de capacitações e consultorias realizadas pelo Sebrae junto à cooperativa. A coordenadora da carteira de artesanato do Sebrae, Celina Soares, afirma que a Fecoarte é uma oportunidade para geração de renda para os artesãos. ”Acredito muito em exposições como a Fecoarte, pois é um espaço que promove uma maior visibilidade dos produtos”.

A coordenadora de economia criativa da Secult, Gilceia Medeiros, diz que o apoio da Secretaria é essencial para a valorização do artesanato produzido no Estado. “Essa é mais uma parceria proveitosa entre Secretaria da Cultura e Sebrae É muito importante parcerias como essa para a divulgação dos trabalhos de artesãos do nosso Estado, pois temos uma diversidade imensa de materiais e de peças produzidas que precisam ser vistas”, ressaltou.

A artesã Ronilda Martins diz estar muito feliz com o desfile e com a exposição das peças na Fecoarte. “Para a gente isso aqui é muito importante. Já adquirimos vários clientes e temos várias encomendas de pessoas de vários lugares que visitaram nosso estande aqui na Feira e conheceram nosso trabalho

Marina Bitar/Governo do Tocantins

Operação Sétimo Mandamento combate roubos a bancos e agências dos Correios

imagePalmas/TO – A Polícia Federal desencadeou, na manhã desta quinta-feira (24), a Operação Sétimo Mandamento visando desarticular organização criminosa especializada em roubos a bancos e agências dos Correios.

Nove mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos por cerca de 40 policiais federais nos Estados da Bahia, Goiás, Tocantins, Pará e Distrito Federal.

Os investigados respondem pelos roubos às agências dos Correios das cidades tocantinenses de Araguaína, Marianópolis, Cariri, Barrolândia e Sandolândia, além do Cartório Eleitoral de Porto Nacional. Eles também respondem pela tentativa de roubo à agência do Banco do Brasil da cidade de Riachão/MA, além de homicídios a comparsas e tentativas de homicídio a policiais militares de Riachão/MA.

Os envolvidos responderão pelos crimes de roubo, tentativa de roubo, homicídio, tentativa de homicídio e associação criminosa, cujas penas somadas, caso condenados, podem individualmente chegar a 53 anos de reclusão.

A Polícia Federal continuará com as investigações no intuito de recuperar os valores e objetos subtraídos pela organização criminosa.

Às 10:30, será divulgado balanço parcial dos trabalhos e no início do período da tarde será realizada uma entrevista coletiva na Superintendência Regional da PF em Palmas/TO, localizada na Quadra 302 Norte, QI 1, Lote 2.

 O nome da operação faz menção ao SÉTIMO MANDAMENTO previsto na doutrina cristã que diz: “Não furtarás, não roubarás”.

2º Encontro do Solidariedade reúne lideranças de todo o Estado e fortalece o partido para as próximas eleições

silvio-santosUma grande festa repleta de pessoas que ainda acreditam na política. Foi assim que o presidente nacional do Solidariedade deputado federal Paulinho da Força resumiu o encontro do partido, na tarde desta quinta, 24, no auditório da Assembleia para comemorar os dois anos de fundação do Solidariedade.

O anfitrião do evento, deputado Vilmar, fez questão de ressaltar que o Solidariedade é um partido de todos, onde as decisões são tomadas em conjunto com os seus quatro deputados estaduais e com os líderes do partido. Em suas falas, os deputados Amélio Cayres, Jorge Frederico e Wanderlei Barbosa reforçaram a fala de Vilmar e enfatizaram também que o partido está pronto para ter candidaturas próprias na maioria dos municípios tocantinenses.

O vice-presidente nacional do Solidariedade, Eduardo Gomes, falou que o partido está cada dia mais consolidado e o encontro no Tocantins comprovava isso. Ele ainda comentou sobre o resultado das últimas eleições e da gratidão dos mais de 200 mil votos que recebeu. “O maior legado que um homem pode ter é carinho e o respeito das pessoas e tenho orgulho de cultivar isso com os tocantinenses”, comentou.

Os deputados Osires Damaso, Mauro Carlesse, Valderez Castelo Branco e Luana Ribeiro prestigiaram o evento. Presidentes de partido também estiveram presentes, como o ex-deputado Sargento Aragão (PEN), Júlio Fidélix (PRTB), Homero Júnior (PRP) e Max Fleury (PSDC). Prefeitos de diversos municípios, acompanhados de vereadores, lideranças políticas e representantes do Solidariedade nas comissões provisórias também vieram ao encontro o Solidariedade.

Além de comemorar os anos de fundação do partido, o encontro serviu para realizar filiações e lançar candidaturas em diversos municípios para as próximas eleições.

1º Festival Gastronômico Chambari Show lota Praça das Bandeiras

 Crédito Marcos Filho Ascom (R559a) (1)O festival faz parte do Movimento Nacional Compre do Pequeno Negócio e teve como principal objetivo dar visibilidade a uma das comidas tradicionais do Tocantins, além de valorizar a cultura e a gastronomia regional. O preparo dos pratos foi acompanhado pela Vigilância Sanitária Municipal e o evento contou também com a presença de membros do Rotary e da Aciara.

 Programação

Durante o evento, Dimas cumprimentou as cozinheiras e degustou o famoso chambari. Em seguida, o grupo Artpalco apresentou uma peça teatral com o tema ‘Empreendedorismo’ o Stúdio em Cena fez uma apresentação de dança. Em seguida, as 20 cozinheiras, que também são empreendedoras individuais, foram apresentadas ao público e receberam das autoridades do Município os certificados do curso de Empreendedorismo e troféus de participação no festival. Depois, a noite foi ao som do MPB de Tim Morais e forró da Banda Nocaute.

 No festival, Dimas afirmou que há 30 anos conhece chambari e pelo menos uma vez por semana faz o prato em casa. O prefeito destacou que a comida faz parte do dia a dia do araguainense.  “As pessoas amam chambari, que tornou-se patrimônio de nossa cidade e referência alimentar para boa parte do Tocantins, principalmente para a região norte. Além disso, muitos araguainenses vivem economicamente da iguaria, sem falar que é muito saboroso”, elogiou o gestor.

 O secretário do Desenvolvimento Econômico, Joaquim Quinta Neto, assegurou que a Prefeitura de Araguaína aderiu ao movimento “Compre do Pequeno Negócio” a fim de valorizar, potencializar, evidenciar e apoiar ainda mais os autônomos, seja ele do campo ou da cidade. “Ao contrário do que muitos pensam, o prato não está restrito à classe economicamente menos favorecida, mas está presente nas mesas de muitos empresários da cidade”, revelou, acrescentando que o negócio do chambari movimenta a economia.

 “A cultura local assimilou bem essa iguaria, é de grande aceitação e está enraizado na cultura local. O chambari é um alimento de baixo custo e de alto valor nutritivo”, destacou.

 Microempreendedores

O prato de chambari degustado pelo prefeito e a primeira-dama foi o da cozinheira Cristiane Goulart. Há apenas quatro anos no Mercado Municipal, ela veio de Goiânia e conheceu o prato através de seu irmão. “Um dia ele chegou em Goiânia, fez o prato, comi, gostei e fiquei no pé dele até ele me ensinar”, lembra a cozinheira Cristiane, que antes fazia pratos finos e deixou a capital goiana para servir comida tão popular em Araguaína, 24 horas por dia, de segunda a segunda.

 Assim como Cristiane, é Maria do Socorro Freitas. De cozinheira e auxiliar de cozinha dos outros para dona do próprio negócio, ‘Mariazinha’, como é conhecida, está desde 2003 no Mercado Municipal. “Sempre tive o sonho de ter meu próprio box e viver do chambari. Com esse trabalho, construí uma casa, consegui criar três filhos e emprego outras cinco mulheres”, disse.

 Josué Almeida aprovou a iguaria com farinha de puba, pimenta e cheiro verde. “Tá muito gostoso, bem temperado, melhor que isso, só mais outra ‘pratada’ para dar ‘sustância’”, disse o pedreiro que prestigiou o 1º Festival Gastronômico.

 Segundo a gerente regional do Sebrae, Ilma Lopes, a crise motiva o microempreendedor e a pequena empresa a sair da mesmice e inovar. “Hoje saímos do quadrado para mostrar à população que o chambari é do nosso Estado, da nossa cidade, além de movimentar a economia da região”, disse. “Um total de 52% da folha de pagamento de todo o Brasil é feito pelos pequenos. No Tocantins, 37% do Produto Interno Bruto é gerado pela microempresa. Portanto, precisamos valorizar essas microempresas, que tanto faz, gera empregos e arrecada para o País”, finalizou.

 Chambari

Feito do osso da perna e da mão do gado, o chambari, patrimônio imaterial do Estado, é apreciado em várias barracas espalhadas pela cidade. Em Araguaína, é possível encontrar o alimento no Mercado Municipal e Feirinha. O chambari faz parte da iconografia e do imaginário tocantinense, ganhando força após a apresentação do prato em rede nacional. Na cidade, o prato é comumente consumido com farinha de puba.

 

            Weberson Dias

 

PRF Desmonta posto de revenda de combustível ilegal

capture-20150924-120621A PRF, durante ronda no último dia 22, no município de Nova Rosalandia/TO, flagrou três homens retirando combustível de uma carreta e armazenando em um depósito clandestino, foram apreendidos 600 L de combustíveis veículares, como oléo diesel, álcool e derivados. Os homens foram presos em flagrante , enquadrados por adquirir, distribuir e revender combustível ilegalmente, configurando crimes contra a ordem econômica e ambiental, sendo encaminhados logo em seguida para unidade de polícia civil de Paraíso para os demais procedimentos.

Vereador Luzimar Coelho quer a presença de diretores da Odebrecht na câmara para prestar esclarecimentos à população

IMG_4851-611x470O vereador Luzimar Coelho (PRTB), cobrou do presidente da câmara, vereador Marcus Marcelo, urgência no agendamento da audiência na câmara com os diretores da Odebrecht na Câmara municipal para atender uma solicitação sua através de requerimento apresentando na Casa de Leis no dia 26 /02 de 2015.

De acordo com o vereador Luzimar, a população de Araguaína vem sofrendo com as cobranças de taxas altíssimas de água e esgoto e isso precisa ser esclarecido pela diretoria da região, e completou: “O povo não aguenta mais tantas taxas que vêm sendo cobradas por essa empresa”. Disse ele.

O vereador Marcus Marcelo afirmou que já fez vários convites para que os diretores da Odebrecht vão até a câmara para tratar de assuntos relacionados aos serviços prestados pela empresa no município de Araguaína e nunca foi atendido, no entanto continuará tentando.

Vice-governadora participa do lançamento de projetos sociais na unidade de tratamento penal Barra da Grota

Araguaina - Barra da Grota, foto Manoel Lima (45)O projeto Mão de Obra Carcerária em Regime Fechado para fabricação de roupas intimas é um dos 11 projetos que serão implantados na  unidade de tratamento penal Barra da Grota, em Araguaína. O objetivo destes projetos, firmados através de parceria público-privada entre o Governo do Estado, o Poder Judiciário e a empresa Umanizzare, que administra a unidade, é a remissão de pena e profissionalização dos detentos.

A inauguração da fábrica, que fica dentro da unidade penal, foi inaugurada nesta quarta-feira, 23,  pelo juiz de execuções penais de Araguaína, Antônio Dantas, com a presença da vice-governadora, Claudia Lelis, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e entidades civis, além da secretária de Estado de Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga.

O juiz Antônio Dantas destacou que a instalação dos projetos sociais é um sonho realizado. “A ressocialização do preso é fundamental para a sociedade. O detento precisa pagar por seu crime com dignidade e com esses projetos a ressocialização dos presos é possível”, disse o juiz. O mesmo objetivo é compartilhado pelo diretor da unidade Barra da Grota, Jean Carlos Teixeira, que lembrou que a oportunidade de uma nova profissão para os presos evita a ociosidade e promove uma transformação no ambiente dentro da unidade prisional.

Durante seu pronunciamento, a vice-governadora lembrou que todos merecem uma segunda chance e que essa parceria irá contribuir com a redução de penas, além de promover a profissionalização dos detentos.“É nosso dever enquanto gestores públicos auxiliar esses detentos que estão cumprindo pena e precisam do apoio do Estado, de uma atividade para quando voltarem ao convívio social. Esse é um Governo de mudança, de transformação, e por isso tenho certeza que todos os 11 projetos sociais irão contribuir com o desenvolvimento social do preso, para elevação da autoestima, e principalmente irá devolvê-lo a sociedade com uma profissão, onde ele poderá ajudar a sua família. O governador Marcelo Miranda e toda nossa equipe de trabalho acreditam na transformação dos homens e mulheres presos no sistema prisional do Estado. O ser humano é prioridade neste Governo”, finalizou a vice-governadora.

O detento Lourival Gonçalves, preso há três anos, já aprendeu uma profissão dentro da unidade. Ele começou a tecer tapetes confeccionados com barbante e a atividade e o bom comportamento irão reduzir sua pena, que é de 31 anos. “Neste projeto encontramos uma oportunidade de mudar e isso transforma nossa vida aqui dentro”, disse Lourival.   

A vice-governadora e as demais autoridades visitaram as instalações da fábrica, conversaram com os detentos e viram de perto as peças produzidas por eles. Das mãos de um detendo, Claudia Lelis ganhou presentes confeccionados dentro da unidade.

  Barra da Grota 

A Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG) localizada a cerca de 7 km de Araguaína, na região norte do Tocantins, é um presídio de segurança máxima, e abriga presos provisórios e condenados de alta periculosidade.

Inaugurada em 2005, a unidade com capacidade para 450 presos tem um moderno sistema de segurança com câmeras e microcâmeras, sensores visuais e auditivos. Em 2011, passou a ser gerida, em regime de cogestão plena, pela Umanizzare, que administra, também em regime de cogestão, a Casa de Prisão Provisória de Palmas. O Estado possui atualmente 3.073 presos divididos em  43 unidades prisionais, deste número de detentos, 170 são mulheres, em Barra da Grota são 334 detentos.

Conheça os projetos sociais

Projeto Mão de Obra Carcerária em Regime Fechado –  Produção de roupas íntimas

Sete Notas para a Liberdade – Aulas de violão e teclado no interior do presídio.

Projeto Remição pela Leitura – Leituras dirigidas e resenhas para remissão de pena

Projeto Plantando a Liberdade  –  Horta dentro da unidade prisional.

Remição de pena pelo Artesanato – Produção de artesanato para venda em feiras e bazares

Projeto Cinema em Ação – Formação por meio da vídeo-educação, exibição nos refeitórios.

Acordes para Vida – Canto que Liberta –  Trabalho por meio de músicas com mensagens educativas.

Projeto CREIA  – Centro de Ressocialização Ecumênico de inter-religioso para acolhida de pessoas em risco social.  Apoio a estadia de familiares, assistência psicológica, social, pastoral e de enfermaria.

Projeto Ritmos de Paz – Aulas de música ministradas por membros da banda de música da Polícia Militar.

Projeto Histórias de Vida –  Projeto idealizado pela Universidade Católica Dom Orione com foco na coleta de histórias dos reeducandos para posterior lançamento de livro.

Projeto Juiz Presente e Audiência de Informação e Requerimento – Visa acelerar os processos de desburocratizar o sistema com audiências realizadas dentro da unidade Prisional.

Fotos: Manoel Lima



Tocantinenses conquistam medalhas de ouro em Torneio Centro-Oeste de Natação

Thiana Tiller campeã no Centro-Oeste de Natação (2)A delegação tocantinense de natação conquistou 12 medalhas no XXVI Torneio Centro-Oeste de Clubes Infantil, Juvenil, Júnior e Sênior de Natação, realizado no Parque Aquático da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, MT. Foram quatro medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze. As provas ocorreram entre 18 e 20 deste mês. 

 Entre os nadadores destaque para Thiana Tiller, campeã em três provas. Ela faturou medalha de ouro nos 100 e 200m peito, e, também, nos 50m livres. Thiana ainda ganhou o Troféu de Melhor Índice Técnico e o Troféu Eficiência.

 Os outros tocantinenses medalhistas foram: Renne Rychard Velasco (ouro nos 200m peito e bronze nos 100 m peito), José Hamilton Santos (prata nos 400 m livres e prata nos 1.500 m livres), Jader Gabriel (prata nos 100 m costas), Oseias David (bronze nos 50 m livres e bronze nos 200 livres) e Gabriel Ribeiro (bronze nos 100 e 200 m livres).

 Os resultados deixaram o presidente da Federação Aquática do Tocantins impressionado. “Os atletas superaram a nossa meta de conquistar entre 8 e 9 medalhas. Foi emocionante”, frisou Luiz Roberto.

 A delegação tocantinense, composta por 15 atletas e dois integrantes da comissão técnica, viajou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude.

 O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Valderez é conduzida ao cargo de presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequena Empresa

Frente_Parlamentar_Créditos_Ulisses_Holanda_A Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequena Empresa foi oficialmente instalada na tarde desta terça-feira, 22, na Assembleia Legislativa (AL). Na ocasião, a deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP), que solicitação a criação da Frente, foi conduzida ao cargo de presidente.

 Ao abrir a reunião, a deputada discorreu sobre a importância das micros e pequenas empresas para a economia. De acordo com a deputada que citou números do Sebrae do Tocantins, elas representam 37,3% do PIB estadual, 99,2% das empresas e empregam 77 mil pessoas com carteira assinada.

 “Esta Frente tem como principal objetivo ser um importante elo entre a sociedade, empresas, governantes, entidades representativas e as micro e pequenas empresas. Pretende-se criar um espaço para o debate e a articulação em favor do desenvolvimento dos pequenos negócios empresariais, formados pelas micro e pequenas empresas e pelos microempreendedores individuais”, afirmou Valderez.

 Durante seu discurso, a parlamentar reforçou a necessidade de uma Frente representativa do setor na AL, e destacou alguns pontos que podem ser trabalhados pelo grupo de deputados que fará parte da equipe de trabalho., sendo eles:

 Ø  Adequar a legislação às novas exigências do mercado;

Ø  Prestigiar as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais nas compras e contratos com o poder público;

Ø  Estudar políticas públicas que auxiliem o uso das novas tecnologias, com a oferta de capacitações;

Ø  Ter um olhar especial para os microempreendedores Rurais;

Ø  Levar o tema empreendedorismo para dentro de todas as escolas e faculdades do nosso Estado.

Ø  Ações de incentivo aos micro e pequenos empresários;

Ø  Debates em torno da desburocratização da abertura e fechamento das micro e pequenas empresas;

Ø  Audiências Públicas para esclarecimentos sobre compras governamentais, desonerações fiscais, fortalecimento econômico das micro e pequenas empresas e a Geração de Renda entre outros assuntos de interesse da Classe.

Ø  Fortalecimento das micro e pequenas empresas através de ações ou Projetos de Lei, que venham a reforçar o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia estadual e nacional.

Ø  Intermédio entre a classe empresarial e o Governo do Estado em questões que envolvam assuntos de interesse dos micro empresários.

  “É importante reforçar que estaremos em constante articulação com as entidades ligadas ao setor, como a Femicro, Sebrae, Fieto, Fecomércio, Senar, os Conselhos de Contabilidade, Administração, entre outros, para atingirmos nossos objetivos, promovermos reuniões regulares, realizarmos encontros, debates e também seminários”, completou Valderez.

 Reunião da frente

Por sugestão do deputado Amélio Cayres (SD), as reuniões estão previstas para as primeiras quintas-feiras de cada mês, às 15h. Mas Valderez ressalvou que, se houver necessidade, a frente pode se reunir extraordinariamente. Os deputados decidiram deliberar posteriormente sobre indicações para os cargos de vice-presidente e secretário da frente.

 Entidades representativas

Em nome da parlamentar, o presidente do Sebrae/TO, Omar Hennemann, parabenizou a AL pela a instalação da Frente. Ele aproveitou a oportunidade para discorrer sobre o “Movimento Compre do Pequeno Negócio”. Ele citou o dia 5 de outubro, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, como Dia D da campanha e que, no Tocantins, será antecipado para o dia 3, em razão da coincidência com a celebração da criação do Estado. Hennemann pediu ainda a adesão dos parlamentares ao movimento.

 Também compareceram ao lançamento os deputados, Amélio Cayres (SD), Mauro Carlesse (PTB), Olyntho Neto (PSDB), Rocha Miranda (PMDB), Jorge Frederico (SD), Amália Santana (PT), Zé Roberto (PT) e Elenil da Penha (PMDB). Participaram ainda representantes das entidades classistas Fieto, Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, Federação do Comérci e do Banco do Empreendedor, Federação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual (Femicro), Sescap, Basa, Banco do Brasil, secretarias estaduais da Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caixa Econômica Federal, Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Agetec), Sistema Nacional de Empregos (Sine), além da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM).

Últimas notícias