sábado, junho 27, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sábado, junho 27, 2026
Início Site Página 1244

Prefeito Jessé e governador Marcelo Miranda discutem parceria entre município e estado

12025333_881071175304443_1447146959_nNa manhã desta terça-feira, 22, em audiência no Palácio Araguaia o prefeito Jessé, juntamente presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso, reuniram-se com o governador Marcelo Miranda para tratar de parceria entre o município de Campos Lindo e estado.

Para o prefeito de Campos Lindos, Jessé, o volume de repasses do FPM de setembro deste ano foi 40%, valor inferior ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, as despesas aumentaram: “Para superar a crise estamos buscando parcerias com o governo do estado. Fui bem recebido pelo governador Marcelo Miranda no palácio, e ele me garantiu que o estado será parceiro do município de Campos Lindos e muitas obras virão pela frente”. Disse Jessé.

O deputado Osires Damaso destacou a audiência com o governador Marcelo Miranda: “O governador nos recebeu muito bem e o prefeito Jessé saiu satisfeito porque ficou aberta a possibilidade de um trabalho em parceria, o que demonstra que o Governo está no caminho certo e Campos Lindos continuará crescendo com a parceria entre estado e município”. Disse Osires.

“Precisamos estar integrados no mesmo propósito, que é levar políticas públicas efetivas aos cidadãos tocantinenses. Estamos à disposição para discutir ações que atendam aos anseios da população e de todos os municípios, incluído Campos Lindos”. Destacou o governador.

Governo prevê queda de 2,44% no PIB e inflação de 9,29% em 2015

img_708x350$2015_08_25_14_02_00_262120O governo federal prevê, para este ano, uma queda maior do PIB (Produto Interno Bruto, soma dos bens e riquezas produzidos em um país) do que anteriormente. Em lugar da retração de 1,49%, a equipe econômica trabalha com uma possível contração de 2,44%. A previsão de inflação para 2015 também foi alterada de 9% para 9,29%.

As mudanças estão no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do quarto bimestre, divulgado hoje (22) pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O relatório, publicado a cada dois meses, traz atualização das previsões de arrecadação, gastos e metas do governo, além de revisão das projeções para os principais indicadores econômicos.

O documento é encaminhado ao Congresso Nacional e passa a servir de base para o acompanhamento da execução do Orçamento.

As projeções do mercado financeiro para os indicadores econômicos em 2015 são mais pessimistas que as do governo. Analistas e investidores preveem queda de 2,7% do PIB e inflação em 9,34% ao fim deste ano. As previsões estão no mais recente boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central junto a instituições financeiras do país.

Edição: Armando Cardoso
Mariana Branco – Repórter da Agência Brasil          

Governador Marcelo Miranda recebe prefeitos no Palácio Araguaia

fotos Elizeu Oliveira (92) (1)eeeO governador Marcelo Miranda recebeu nesta terça-feira, 22, em seu gabinete, um grupo de 11 prefeitos tocantinenses. Na ocasião o governador reforçou a importância da relação institucional entre o Governo do Estado e os municípios, no sentido de estabelecer uma agenda positiva para atender às demandas da população.

 “Precisamos estar integrados no mesmo propósito, que é levar políticas públicas efetivas aos cidadãos tocantinenses. Estamos à disposição para discutir ações que atendam aos anseios da população”, destacou o governador.

 Para o prefeito de Dois Irmãos, Francisco Carlos Tozzatti (Chicão), o resultado da reunião foi bastante positivo. “O governador, como sempre, foi muito transparente e disposto a contribuir no que for possível”, comentou. Na avaliação do prefeito, todas as esferas de governo passam por um momento de retração da economia, mas os gestores não podem deixar de prestar os serviços básicos e indispensáveis à população.

 “O volume de repasses (do FPM) de setembro deste ano é 40% inferior ao mesmo período do ano passado. Isso é uma coisa irreal, uma vez que todas as despesas aumentaram”, concluiu o prefeito.

 O prefeito de Caseara, Renato Almeida, também compartilhou da mesma opinião e destacou que a reunião foi uma oportunidade de dividir com o governador as dificuldades que atravessam os respectivos municípios. “Foi uma conversa muito boa, que pode resultar em parcerias com os municípios. O governador se mostrou solidário com as nossas dificuldades”, declarou.

 Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso, que acompanhou o grupo de prefeitos, a reunião marcou um relacionamento mais estreito entre os prefeitos desses municípios e o Governo. “O governador nos recebeu muito bem e os prefeitos saíram satisfeitos, porque ficou aberta a possibilidade de um trabalho de parceria, o que demonstra que o Governo está no caminho certo”, disse Osires.

 Participantes

 Além do secretário de Estado da Articulação Política, Paulo Sidnei, participaram da audiência os prefeitos de Campos Lindos, Jessé Pires Caetano; Piraquê, João Batista Sobrinho; Carmolândia, Sebastião Barros; Dois Irmãos, Francisco Carlos Tozzatti; Goianorte, Luciano Pereira de Oliveira; Barrolância, Leila de Sousa Araújo rocha; Araguanã, Alan Brasil Alves de Sousa; Caseara, Renato de Almeida; Araguaçu, Luziano Pereira Rocha; Juarina, Antônio Pereira da Silva; e de Filadélfia, Edenilson da Silva e Sousa.

Jarbas Coutinho / Governo do Tocantins

 

Atletas da DPE-TO participam dos Jogos dos Servidores do Tocantins

capture-20150922-132556A delegação dos atletas da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins foi a mais animada a marcar presença na abertura da 13ª edição dos Jogos dos Servidores Públicos do Tocantins, na Escolinha do Cruzeiro, em Palmas, com representantes nas modalidades de voleibol masculino e feminino, futebol 7 society, xadrez, natação, corrida e tênis de mesa.

O governador Marcelo Miranda abriu oficialmente os Jogos e, em sua mensagem aos atletas, destacou que o evento promove um intercâmbio social e esportivo, incentiva a prática de hábitos saudáveis e momentos de lazer e confraternização no seio do funcionalismo público. Na ocasião, ele homenageou o servidor público e ex-jogador de futebol Gilberto Sousa pela dedicação ao esporte tocantinense. Marcaram presença na abertura dos Jogos, a superintendente de Administração e Finanças e a diretora de Gestão de Pessoas e Folha de Pagamento, Mounira Hawat e Monique Mendonça, respectivamente, ambas também inscritas nos Jogos.

“A realização da 13ª edição dos Jogos dos Servidores Públicos além de incentivar a prática esportiva trouxe, a todos os seus participantes, inúmeros benefícios. A união de time e a diversão são alguns deles. Sem dúvida, a DPE-TO está muito bem representada, com atletas arrojados e comprometidos. Os treinos são feitos com técnica e excelente preparação. Estamos ansiosos pelo início dos jogos! O companheirismo entre os amigos-atletas, a confiança nos bons resultados e, ao final, a brincadeira que é tudo isso, são nossos combustíveis para uma excelente partida”, conta a servidora Ludne Nabila de Oliveira.

De acordo com a Diretora de Gestão de Pessoas, Monique Mendonça,  cerca de 60 servidores estão inscritos nos Jogos e a expectativa são as melhores. “As equipes das modalidades coletivas se organizaram, compraram equipamentos, estão treinando regularmente, e tanto as equipes das modalidades individuais quanto as coletivas estão muito empolgadas, e isso contribui com o fortalecimento institucional, integração, lazer e qualidade de vida dos servidores”, destaca Monique. Ainda segundo ela, as equipes contam com o apoio do Sisdep – Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado Tocantins.

Para a servidora Wennyscarla de Jesus Morais é uma excelente oportunidade de interação entre os servidores. “Há uma união e alegria entre todos. A abertura dos Jogos foi ótima, conheci servidores que nunca havia visto e isso é muito importante. Participar da corrida vai ser muito divertido, embora não esteja treinando muito, mas vamos ver no que vai dar. Será que consigo uma colocação boa? Tomara que mais servidores participem e venham fazer parte dessa brincadeira ‘séria'”, brinca.

Estreia

A primeira participação dos atletas da DPE-TO é nesta terça-feira, 22. Duas Equipes vão estar em quadra: a de voleibol feminino e a de futebol 7 society masculino. A equipe feminina enfrenta o time Vôlei da Saúde, às 19h20, na Escola Municipal Luiz Gonzaga – 503 Norte. Já o time de futebol joga contra o TRE/MPOG na Asleto – Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. (Veja os horários dos demais jogos abaixo).

De acordo com a servidora Denise Vieira Maranhão, técnica dos times masculino e feminino de voleibol, os atletas estão comprometidos, animados e com muito entrosamento. “Muito mais do que treinar para os jogos, eles abraçaram o espírito esportivo, comparecendo aos treinos, pensando coletivo. Claro que estamos treinando para ganhar, mas nesse período de preparação já ganhamos muito”, ressalta. A técnica conta ainda que, além dos servidores inscritos nos Jogos, há aqueles que não estão inscritos e estão aproveitando os treinos para retomar e até aprender os fundamentos do voleibol, e há a expectativa de que após os Jogos os treinos continuem. “Uma forma saudável de interação, traz benefícios para saúde e para as relações de trabalho”, ressalta a técnica.

Jogos

Os Jogos dos Servidores é uma realização do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes, Lazer e Juventude. Com as inscrições de 1.507 atletas foram arrecadados mais de 2.500 kg de alimentos não perecíveis, dos quais foram formadas 230 cestas básicas, que serão doadas para entidades carentes da Capital.

No sábado,19,  após a abertura, aconteceu a rodada de estreia de futebol sete society (master e aberto), e voleibol feminino, também marcada, foi adiada após pedido formal das equipes, devido ao vento forte do sábado pela manhã. As competições devem durar um mês e serão disputadas sete modalidades: corrida de rua, futsal, natação, tênis de mesa, voleibol, xadrez e futebol 7 society.

Nas modalidades coletivas serão realizadas 143 partidas, sendo 79 jogos no futebol 7 society aberto; 10 no futebol 7 society master; 19 no voleibol feminino; 15 no voleibol masculino; 18 no futsal masculino; e dois no futsal feminino.

Mais informações pelo link http://esporte.to.gov.br/eventos/xiii-jogos-dos-servidores-publicos/   

Tabelas

Confira as tabelas da 1ª fase das modalidades coletivas da 13ª edição dos Jogos dos Servidores Públicos do Tocantins:

Vôlei Feminino – Chave III

1º Jogo: DPE X Vôlei Saúde

Quando: 22/09/2015 – às 19h20

Local: Escola Municipal Luiz Gonzaga – 503 Norte

2º Jogo: DPE X PM

Quando: 06/10/2015 – às 19h20

Local: Escola Municipal Luiz Gonzaga – 503 Norte

 

Vôlei Masculino – Chave III

1º Jogo: DPE X Seplan

Quando: 01/10/2015 – às 21h

Local: Escola Municipal Luiz Gonzaga – 503 Norte

2º Jogo: DPE X TCE

Quando: 08/10/2015 – às 21h

Local: Escola Municipal Luiz Gonzaga – 503 Norte

 

Futebol 7 Society Aberto – Chave VI

1º Jogo: DPE X TRE/MPOG

Quando: 22/09/2015 – às 19h20

Local: Asleto

2º Jogo: DPE X Setas

Quando: 26/09/2015 – 9h

Local: Escolinha do Cruzeiro – 606 Norte

 

Texto: Rose Dayanne – Com informações da Secom TO 

Alcir Raineri toma posse para novo mandato no Conselho Superior do Ministério Público

O Procurador de Justiça Alcir Raineri Filho foi empossado para mandato de dois anos como membro do Conselho Superior do Ministério Público, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça realizada nesta segunda-feira, 21.

26fc12a5c6423e0f849592fde37af36f-width-400Ao ser reconduzido ao cargo, Alcir Raineri se disse feliz em poder dar continuidade ao trabalho que vem realizando no órgão colegiado e agradeceu aos colegas do Colégio de Procuradores pelos votos que lhe proporcionaram o novo mandato. Ele foi eleito em agosto, por aclamação.

“Eu me entrego a essa missão com muita humildade”, disse o empossado, destacando a oportunidade de continuar no Conselho Superior do Ministério Público em um momento delicado para o país e para as instituições públicas, no qual o Ministério Público terá que se posicionar sobre diversos fatos.

Ao saudarem Alcir Raineri Filho, os membros do Colégio de Procuradores de Justiça destacaram seu preparo para o cargo e seu perfil conciliador e humanista. O presidente do Colégio, Clenan Renaut de Melo Pereira, destacou que, em diversas ocasiões, Alcir Raineri atuou como orientador nas decisões do Conselho Superior do Ministério Público, devido às suas ponderações.
Integrantes
O Conselho Superior tem como membros natos o Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, e o Corregedor-Geral do Ministério Público, João Rodrigues Filho. Conta, ainda, com três membros eleitos pelos promotores de justiça e pelo Colégio de Procuradores, alternadamente, hoje representados pelos procuradores Alcir Raineri Filho, José Demóstenes de Abreu e Marco Antônio Alves Bezerra.

Samba carioca agitou Palco Livro nesta segunda-feira

Sururu na Roda -fecoart e 9 salão do livro  fotos MANOEL JUNIORSamba e segunda-feira foram a combinação perfeita nesse dia 21 de setembro. O Palco Livro recebeu o grupo Sururu na Roda, que tirou os tocantinenses para dançar com o legítimo samba carioca. O Show integrou a programação do 9º Salão do Livro com o tema “Regionalismo e Desenvolvimento: Na terra do Sol, a vida se transforma através da leitura”.

O grupo que completa em outubro, 15 anos de trajetória, trouxe pro Tocantins um show com muitos clássicos do samba e um mix da MPB, músicas autorais também estavam no repertório da banda, que mesmo com parte dos instrumentos extraviados no percurso até Palmas realizou uma apresentação de tirar o folego.

“Nosso show é pra vocês, estamos muito felizes em estar aqui mesmo com todas as diversidades” ressaltou a vocalista do grupo Nilze Carvalho, que em 2014 foi eleito melhor grupo de samba pelo 25º Prêmio da Música Brasileira.

A jornalista Mariana Reis, ressaltou a qualidade da atração nacional. “Foi um show muito bacana. Uma atração que representa a nova geração do samba e proporcionou um show intimista e com muita interação”, concluiu.

Na noite dessa terça-feira a atração do Palco Livro é a cantora Mônica Soares. O show começa as 22h no Centro de Convenções Parque do Povo.

                                      Fernanda Veloso/Governo do Tocantins          

Beneficiários do Bolsa Família devem fazer monitoramento semestral

Em Araguaína, são mais de nove mil pessoas beneficiadas pelo programa e devem fazer a atualização de seu benefício nas unidades básicas de saúde da cidade

 Bolsa-Família-como-funciona-e-a-quem-se-destinaA Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, orienta aos beneficiários do Programa Bolsa Família para procurarem as unidades básicas de saúde para fazer o monitoramento semestral obrigatório. Em Araguaína, são 9.983 famílias beneficiadas pelo programa, dessas todas que possuem crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos têm de realizar o monitoramento.

 Os beneficiários devem procurar as UBS o mais breve possível. Os que não realizarem esse monitoramento poderão ter o seu benefício bloqueado. O prazo é até o dia 24 de dezembro, no entanto é importante que não deixem para o prazo limite.

 Já as gestantes não precisam procurar órgãos administrativos do Município para atualizarem seu cadastro. A atualização quanto à gestação é realizado junto ao acompanhamento na própria unidade de saúde.

Bolsa Família

O Programa Bolsa Família do Governo Federal tem o intuito de transferir renda para famílias em situações de pobreza e extrema pobreza. Para garantir o recebimento do incentivo, a família cadastrada deve estar ciente da sua responsabilidade na busca da melhoria das suas condições de saúde e nutrição. Dessa forma, a família deve realizar um monitoramento semestral na unidade de saúde mais próxima da sua residência.

Ministério da Saúde seleciona projetos de plantas medicinais e fitoterápicos

60nwyt63d1su2zoylk3uy82x7Com o objetivo de ofertar, no Sistema Único de Saúde (SUS), plantas medicinais e fitoterápicos com segurança, eficácia e qualidade, o Ministério da Saúde vem implementando uma série de ações. Entre elas está o lançamento do edital nº 2 que prevê a realização de um processo seletivo para apoiar secretarias municipais e estaduais de saúde na estruturação de projetos de assistência farmacêutica em plantas medicinais e fitoterápicos no SUS. Para a ação está previsto o investimento de R$ 4 milhões, que serão distribuídos entre os projetos selecionados. Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 27 de setembro para o endereço www.saude.gov.br/fitoterapicos. Os projetos escolhidos serão divulgados a partir da primeira quinzena de outubro.

Os gestores interessados poderão inscrever seus projetos em três modalidades: para Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos com propostas no valor entre R$ 50 mil e R$ 300 mil. Para Arranjos Produtivos Locais, com valores que podem  variar de R$ 400 mil a R$ 1 milhão e para projetos de desenvolvimento e registro de fitoterápicos da Relação Nacional de Medicamentos (Rename) por laboratórios oficiais públicos com valores de R$ 1 milhão a R$ 1,5 milhão.

O Ministério da Saúde também dá assistência na elaboração desses projetos. Para isso, elaborou um curso online com orientações técnicas que auxiliem estados e municípios na elaboração das propostas. O curso pode ser acessado gratuitamente por meio do preenchimento de formulário de inscrição na página do Programa.

“Com esta ação, o objetivo é dar continuidade às seleções de projetos que impulsionem a produção de fitoterápicos, porque entendemos a importância desta produção para o país. Quando o Ministério da Saúde apoia um Arranjo Produtivo Local, por exemplo, ele está apoiando o desenvolvimento de toda uma cadeira produtiva e isso é uma grande conquista para todo o programa”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Adriano Massuda.

POLÍTICA NACIONAL – Em 2006 foi publicada a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, cujas diretrizes foram detalhadas no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos de 2008. No Plano Plurianual – PPA 2012-2015 do Governo Federal –, foi destinado recurso específico para apoio ao uso de plantas medicinais e fitoterápicos no âmbito do SUS. Desde 2012, são 66 projetos apoiados, totalizando investimento superior a R$ 26 milhões.

Esses projetos visam a fortalecer a cadeia produtiva nos municípios, estados e DF, especialmente a oferta de fitoterápicos aos usuários do SUS. Os 66 projetos, que já receberam recursos federais, encontram-se em todas as regiões do país e foram estruturados a partir dos editais do Ministério da Saúde. São 28 iniciativas de arranjo produtivo local, 36 de assistência farmacêutica e duas de desenvolvimento e registro sanitário de medicamentos fitoterápicos da Rename por laboratórios oficiais públicos.

Agência Saúde

Vantagens da madeira tratada sobre a madeira nativa

Madeira cultivada tratada destaca-se pela sustentabilidade frente às madeiras nativas

637x325O Brasil tem em sua cultura o hábito de não valorizar a madeira e isso acontece, muitas vezes, por motivos errôneos. Muitas pessoas pensam que ao utilizar madeira as florestas tropicais estão sendo destruídas. Isso acontece porque extrações ilegais ainda ocorrem. No entanto, o que os brasileiros precisam saber é que a cada dia aumenta a utilização de madeiras provenientes de florestas plantadas, uma opção sustentável capaz de suprir as necessidades comerciais de forma benéfica para o meio ambiente e para a sociedade.

Ao contrário do pensamento popular, o setor madeireiro tem um ciclo sustentável, é regido por normas e legislações que visam preservar o meio ambiente e evolui muito em tecnologia e em qualidade. Essas características estão mudando o pensamento e a forma de fazer a construção civil no Brasil. Novos sistemas construtivos, como as estruturas industrializadas de telhados e em Wood Frame, assim como as estruturas de MLC (Madeira Laminada Colada), estão conquistando arquitetos e engenheiros e têm sido cada vez mais vistos pelas ruas brasileiras.

Contudo, ainda existe um preconceito muito grande por parte do mercado nacional. “A cultura brasileira ainda considera que somente as madeiras nativas são adequadas e possuem qualidade aceitável para uso em sistemas construtivos e isso faz com que outras matérias-primas, como o eucalipto e o pinus tratado, não sejam valorizados”, acredita Flavio C. Geraldo, gerente de mercado da Arch Proteção de Madeiras. No entanto, ele explica que do ponto de vista das características físicas e mecânicas, as madeiras cultivadas não devem nada às nativas e do ponto de vista da durabilidade, o tratamento preservativo da madeira faz com que o pinus e o eucalipto apresentem resistência similar ou superior às nativas em relação ao ataque de organismos deterioradores.

Mas as vantagens da madeira tratada não param por aí, além de serem mecanicamente resistentes, os produtos aplicados tornam a madeira protegida também das intempéries. “Com o tratamento, a madeira fica mais resistente ao contato com o ambiente e aos organismos xilófagos, em especial os fungos apodrecedores e insetos, como cupins e brocas”, explica Flavio. Ou seja, ela pode ser usada em estruturas e ao ar livre, sofrendo ações do vento, sol, chuva sem perder qualidade estrutural e estética. Mas o ponto de destaque é a sustentabilidade. Flavio explica que a madeira tratada é proveniente de florestas plantadas, um recurso natural renovável e de ciclo curto, cuja utilização reduz drasticamente a demanda por madeiras obtidas das florestas tropicais nativas.

Países desenvolvidos, como os Estados Unidos, já perceberam essa vantagem e boa parte das construções é feita com madeira tratada. “O país norte-americano produz cerca de 21 milhões de metros cúbicos de madeira tratada, enquanto no Brasil esse valor não ultrapassa os 2 milhões”, salienta Flavio. Ele completa dizendo que lá, pelo menos, 15,7 milhões de metros cúbicos são destinados para a construção civil; já no Brasil, no máximo, 10% são empregados nessa finalidade. “Mas o potencial para utilizar a madeira cultivada tratada na construção civil brasileira é maior que isso. O país tem madeira cultivada disponível, formas de tratamento e normas que as regularizam, o que precisamos agora é trabalhar o mercado que ainda está muito voltado para o uso de madeira nativa”, acredita Flavio.

Tecnologias

No mercado, já existem formas e produtos de tratamento para tornar a madeira cultivada com mais qualidade e durabilidade que as nativas. A Arch Proteção de Madeiras disponibiliza, para o mercado, as tecnologias mais recentes em proteção para madeira, que vão desde o preservativo até aditivos que aprimoram seu efeito.

A linha Tanalith-CCA, tecnicamente denominado Arseniato de Cobre Cromatado, é o produto preservativo mais utilizado no Brasil e amplamente utilizado no mundo, de eficácia comprovada há muitas décadas. A Arch disponibiliza também o Tanalith – E, como alternativa inovadora, livre de metais pesados contaminantes, utilizado com sucesso há mais de 15 anos no mercado global, em especial para o tratamento de madeiras destinadas a sistemas construtivos.

Já o Tanalith Extra é um aditivo hidrófugo eficaz que pode ser usado com o Tanalith- E para proporcionar uma proteção adicional contra as intempéries. A madeira tratada com Tanalith Extra fica com as mesmas propriedades protetoras e preservadoras que a tratada com Tanalith- E, mas com aditivo hidrorrepelente.

Outro aditivo disponível é o Tanatone, um corante castanho que também pode ser adicionado ao Tanalith- E durante o processo preservativo, o que elimina a necessidade de aplicação de tinta durante a instalação. Tanatone – aditivo para tratamento de madeira – é perfeito para madeira serrada para vedações e paisagismo, podendo ser usado em madeiras de revestimento e pisos para decks, por exemplo.

Para saber mais sobre o Tanalith® Extra e Tanatone®, acesse: http://www.archtimberprotection.com/pt-pt/tanalith/tanatone/

Sobre a Arch Proteção de Madeiras:

A Arch Proteção de Madeiras, uma empresa do Grupo Lonza, possui experiência global acumulada de mais de 70 anos na fabricação e comercialização de produtos destinados à proteção de madeiras. Atua fortemente na América do Norte, Europa, Oriente Médio, África e Região Ásia-Pacífico. Na América do Sul tem presença marcante no Brasil, Chile, Uruguai, Colômbia, Peru e Argentina. Pioneira na introdução de produtos inovadores, livres de metais pesados contaminantes, hoje realidade na maioria dos países em que atua.

Fonte: Malinovski Florestal

PM e Detran realizam blitz educativa com participação de alunos do Colégio Militar de Palmas

233182_1000A Polícia Militar do Tocantins e o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran – TO) realizaram na tarde desta segunda-feira, 21, uma blitz educativa na quadra 208 Norte, em frente ao Colégio Militar de Palmas. A ação faz parte da programação da “Semana Nacional do Trânsito”, que acontece de 18 a 25 de setembro, e tem como tema: “Seja você a mudança”.

A iniciativa contou com apoio de agentes da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTM), do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Tocantins – Dertins. Participaram ainda da ação cerda de 43 alunos do Colégio Militar. Os motoristas que passaram pelo local receberam panfletos informativos com dados sobre a violência no trânsito e dicas sobre segurança no trânsito.

A aluna Ifta Rodrigues Moraes, 15 anos, do 2º ano do curso de Rede de Computadores, considerou a iniciativa interessante, principalmente porque leva o motorista a refletir um pouco mais sobre o trânsito e como ele pode contribuir para melhorar. Mesma opinião do empresário Natalício Júnior, 37 anos, “muito bacana esse tipo de ação, leva o motorista a pensar que o trânsito deve ser responsabilidade de todos, menos violência é preciso, não estamos em uma pista de corrida, estamos nos locomovendo de um lugar para outro”.

Os dados sobre a violência no trânsito assustam, no Brasil os acidentes de trânsito matam tanto quanto arma de fogo, são aproximadamente 50 mil acidentes por ano. No Tocantins não é diferente, em 2014 mais de sete mil pessoas foram vítimas do trânsito, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran.

“Com essa simples atitude na blitz educativa a gente faz a pessoa pensar, nem que seja por um momento, ela passa a refletir sobre atitudes que podem melhorar e fazer a diferença para um trânsito mais seguro” destacou o aluno Pedro Vitor Pinheiro Brito, 17 anos, do 2º ano do curso de Música.

O advogado Rafael Nishimura, 38 anos, que também passou pela blitz, disse que iniciativa é importante para a difusão da ideia de conscientização, tão necessária no trânsito: “ver os alunos participando dessa ação e passando a mensagem de um trânsito melhor é muito gratificante, cada um precisa fazer a sua parte”.

 Sobre a Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, e ocorre todos os anos de 18 a 25 de setembro. O seu propósito é conscientizar a sociedade sobre os valores, posturas e atitudes, importantes para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos e a paz no trânsito

Luana Barros – Governo do Tocantins.

Últimas notícias