sábado, junho 27, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sábado, junho 27, 2026
Início Site Página 1246

Seguem abertas inscrições para 1º Torneio Araguaína de Pesca Esportiva

Os interessados em participar podem acessar o site da Prefeitura para fazer a sua inscrição e verificar o regulamento

Crédito Marcos Filho - Ascom (R546a) (1)Estão abertas as inscrições para o 1º Torneio Araguaína de Pesca Esportiva, que será realizado de 25 a 27 deste mês, no Povoado Garimpinho, situado às margens do Rio Araguaia. Os interessados em participar podem se inscrever acessando o site www.araguaina.to.gov.br/pesca e verificar o regulamento do torneio ou no próprio local, no dia do Torneio. Segundo a organização, são esperados 150 participantes de todo o Brasil, divididos em 50 equipes, e a média de público pode chegar a mil pessoas.

 Qualquer pessoa pode participar, desde que esteja com a embarcação regularizada e iluminada. O pescador também precisa estar de porte da carteirinha de pesca, que é fácil de ser retirada. Um link no site do evento dá acesso à página oficial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde o piloto do barco também poderá tirar a carteira de motorista, a RAIS Amador, necessária para competir no evento.

 A primeira edição do torneio conta com a parceria da Companhia Independente de Polícia Militar Rodoviária e Ambiental (CIPRA), Corpo de Bombeiros, Instituto Araguaia-Tocantins, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Ibama, Sebrae, ONG Natura-Ativa e Polícia Militar. “Acredito muito no potencial do Garimpinho, ambientalmente responsável e voltada para o turismo de pesca esportiva”, afirma o prefeito Ronaldo Dimas, assegurando que os comerciantes do local estão sendo capacitados para acolher aos turistas.

Regulamento
O regulamento do torneio especifica que cada equipe deve ter em seus barcos ou lanchas, no máximo, três pessoas. Uma dessas poderá ser um guia oficial, contratado no torneio. O guia será cadastrado pela Prefeitura junto à comunidade local e deverá conhecer muito bem a região, bastante rochosa, que vai desde a Cachoeira Boca Feia até o Rio Andorinhas, em uma área de 20 km.

 O torneio está aberto à participação de todos e se configura na modalidade arremesso. Todo pescado deve ser solto, após a conferência de peso e medida pela comissão de arbitragem.

Premiação
A premiação, ao todo, será de R$ 17.500, em dinheiro, nas cinco categorias: maior caranha, maior pacu, maior piau, maior peixe de couro e maior tucunaré.  Serão R$ 2.000 para o primeiro lugar, R$ 1.000 para o segundo e R$ 500 para o terceiro. No cais, constará uma bancada de julgamento, onde será verificado e registrado o tamanho e o peso da espécie. Após o cadastro, será devolvido o peixe ao rio.

Programação
A abertura oficial do Torneio Araguaína de Pesca Esportiva acontece no dia 25, às 16h, com a leitura do regulamento, aferição dos barcos, conferência dos equipamentos de segurança, verificação da documentação das equipes e apresentação dos árbitros e fiscais. Duas horas depois, às 18h, a comissão organizadora vai liberar o início da pesca. No sábado, dia 26, às 20h, acontece o show com a dupla Carlos Henrique & Fabiano, no cais do povoado.

 No dia seguinte, domingo, dia 27, às 10h, a comissão dará por encerrado o torneio de pesca. Ao meio-dia, acontece a cerimônia de premiação, quando serão anunciados os campeões de cada categoria. Durante o torneio, em parceria com a ONG Natura-Ativa, a Prefeitura realiza uma oficina de reciclagem e fará também a distribuição de mudas nativas e frutíferas na comunidade.

Garimpinho
O povoado de Garimpinho está localizado a 145 km a oeste de Araguaína, que contabiliza em média 800 famílias, entre ribeirinhos do vilarejo e moradores da zona rural. Localizado às margens do Rio Araguaia, região rochosa, um ambiente favorável para pesca esportiva, fauna rica, flora em abundância, praias exuberantes com belas paisagens, propícias ao turismo ecológico e facilidade de acesso pela rodovia estadual. Por esses motivos, o Garimpinho tem atraído turistas de várias regiões do País.

 Resumo da programação
Dia 25
16h – Abertura oficial do torneio
18h – Início da pesca
20h – Show da dupla Carlos Henrique e Fabiano

 Dia 27
10h – Encerramento e cerimônia de premiação

Natalia Casassola usa fio-dental em dia de praia no Rio

5
Natalia Casassola (Foto: Divulgação)

Ex-BBB esteve na Barra da Tijuca, Zona Oeste carioca, nesta sexta-feira, 18.

O inverno ainda não acabou, mas no Rio parece que já é verão. Com os termômetros marcando quase 40ºC, quem pode se refresca nas praias. Foi o caso de Natalia Casassola, que mergulhou no mar da praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, nesta sexta-feira, 18. A ex-BBB de 30 anos exibiu toda sua boa forma em um biquíni fio-dental.

Ela, aliás, posou recentemente para um ensaio sensual do Paparazzo, já viu?

do EGO, no Rio

Grupo de Ohofugi elogia edital e cobra fiscalização da comissão eleitoral‏

Célio Henrique Magalhães Rocha e Luiz Renato Provenzano, Jander RodriguesIntegrantes do grupo que respalda o pré-candidato Walter Ohofugi a presidente da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins), os advogados Luiz Renato Provenzano e Jander Araújo Rodrigues elogiaram o edital de convocação das eleições e escolha das pessoas que integram a comissão eleitoral que verificará o cumprimento das normas eleitorais. A comissão é composta pelos advogados Hugo Barbosa Moura, Eduardo Mantoan, David Dantas Silva, Valdiram Câmara Gomes e Marcos André Cordeiro dos Santos.

A única ressalva, segundo Jander Rodrigues, “é que a atual diretoria da seccional perdeu a oportunidade de transmitir maior democracia e transparência com a escolha dos membros da Comissão, o que ocorreria com a possibilidade dos grupos postulantes indicarem componentes para compô-la, afinal trata-se de uma eleição classista”.

Provenzano observou, porém, que a comissão terá muito trabalho para fiscalizar as eleições e garantir a lisura total do pleito, pois há pré-candidatos encaminhando uma campanha milionária, com gastos de valores nunca antes vistos na disputa classista.

“Já temos pré-candidatos que dizem abertamente que vão gastar R$ 1 milhão. Isso precisa ser visto com cuidado. O abuso de poder econômico não pode interferir na disputa”, salientou Provenzano.

Conforme Provenzano, a OAB é uma entidade que tem, por dever institucional e por papel constitucional, defender a sociedade à luz da lei. “Por isso é imprescindível que o nosso processo eleitoral seja limpo e não tenhamos o dinheiro e nem forças políticas-partidárias interferindo na disputa”, destacou.

 
Legenda: Advogados apoiadores de Ohofugi em reunião. Da esquerda para a direita: Célio Henrique Magalhães Rocha, Luiz Renato Provenzano  e Jander Rodrigues
 
 
Assessoria de Comunicação

Ciclo de palestras contra as drogas visita 34 escolas e instituições

Nesta sexta, dia 18, fechando o cronograma, o circuito segue para a Igreja Batista, com uma programação diferenciada, com apresentação de bandas de música e espetáculo teatral

Crédito Marcos Filho - Ascom (R542a)Durante toda essa semana acontece o ‘3º Circuito de Palestras Araguaína Contra as Drogas’, promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Antidrogas (CMAD), em parceria com a Prefeitura. Ao todo, serão visitadas 34 escolas, estaduais e municipais, e instituições cujas palestras são coordenadas por cinco conselheiros. Nesta sexta-feira, dia 18, uma palestra será realizada na Igreja Batista com apresentações musicais e teatrais, a partir das 9h.

 Hoje, o ciclo de palestras aconteceu em três escolas no Município, entre as quais o Colégio de Aplicação, no Setor Couto. Lá, um grupo de 400 jovens aproximadamente ouviram as orientações do padre Dionízio Bazílio, responsável pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Em suas palestras, o pároco falou sobre a importância da conscientização dos jovens e de seu engajamento nas comunidades religiosas e sua integração familiar para prevenção de drogas dentro da escola.

 Destacou também que a entrada de muitos adolescentes no mundo das drogas se deve às influências negativas estabelecidas pela internet. “O jovem não é só futuro, ele já é o presente. Se a classe da juventude estiver corrompida, como será a sociedade amanhã?”, questionou o pároco, destacando que é possível uma nova humanidade a partir dos jovens.

 Segundo o conselheiro José Beniro, durante as palestras ele tem observado jovens com um comportamento não normal. “A droga é um caminho sem volta e acredito que vamos conseguir mostrar que o objetivo na vida desses jovens deve ser outro, que não o das drogas”, disse.

 Consciência

Graciele Ramos já está consciente. A estudante do 2º ano tem um posicionamento formado sobre o uso de drogas. “Não se trata de falta de informação, pois desde a 5ª série nós assistimos na escola palestras com essa temática”, revelou.

 Quem já sabe os malefícios do vício é o aluno José Henrique de Sousa. Para ele, descobrir que a pessoa é um dependente químico deve ser rebatido com amor. “Quando vemos que alguém adentrou no mundo das drogas, não devemos nos afastar dela, mas aproximá-la e trazê-la para o lado do bem”, acredita o estudante.

Projetos de Valderez que declaram Casa do Idoso e CCABA como utilidade pública

Dep. Valderez - Créditos - Koró RochaA deputada estadual Valderez Castelo (PP) votou na manhã desta quinta-feira, 17, a favor da aprovação do Projeto de Lei (PL) que autoriza o Executivo a doar um terreno para a Associação dos Falcêmicos do Estado do Tocantins (Afeto). Como relatora do PL nas Comissões, a parlamentar já havia dado parecer favorável à matéria.

 Ainda durante a Sessão, os projetos de Valderez que declaram de utilidade pública estadual a Casa do Idoso Sagrado Coração de Jesus e o Conselho Consultivo das Associações de Bairros (CCABA), ambos de Araguaína, também foram aprovados. Na ocasião, a deputada reforçou a importância dos projetos aprovados e destacou a necessidade de trabalhar pela melhoria na qualidade de vida dos tocantinenses.

 “A Afeto terá agora um local específico para desenvolver o lindo trabalho que vem desenvolvendo para os Falcêmicos do Estado. Recebemos os agradecimentos da diretora de Políticas Públicas da Afeto Maria Verônica e da assistente social Maria Verônica pela relatoria e pelo voto favorável. Tudo que for para contribuir para o cidadão tocantinense estaremos à disposição”, disse.

 Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a cada ano nascem no Brasil cerca de 2500 crianças portadoras de Doença Falciforme. Vinte por cento delas não vão atingir cinco anos de idade, por complicações diretamente relacionadas à anemia falciforme. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado representam papel fundamental na redução da morbidade e mortalidade destas crianças. A triagem neonatal para Hemoglobinopatias é hoje obrigatória no Brasil e vemos a necessidade de uma maior integração com os agentes de saúde para orientar os casos a serem diagnosticados.

 Utilidade Pública

Já a Casa do Idoso Sagrado Coração e o CCABA, oficialmente declarados como de utilidade pública, poderão receber recursos estaduais.

Corpo de Glaydon José de Freitas será velado nesta quinta-feira em Paraíso

264c7caf06e44b2b3be88aaa34b052e0-width-400O corpo do Promotor de Justiça Glaydon José de Freitas será velado nesta quinta-feira,17, a partir das 20h30, no espaço Señor Eventos, localizado na rua Araguaia, 212, próximo à Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins. O sepultamento está previsto para a sexta-feira, 18, às 17h, no cemitério Bom Jesus.

Glaydon José de Freitas faleceu nesta quarta-feira, 16 de setembro, aos 55 anos de idade. Glaydon era membro do MPE  desde 1991 e estava na capital paulista realizando tratamento. O Promotor de Justiça deixa esposa e três filhos.

Procon é chamado para fiscalizar transporte coletivo de Araguaína

Deputado Jorge Frederico quer o Procon fiscalizando o transporte urbano de Araguaína
Deputado Jorge Frederico quer o Procon fiscalizando o transporte urbano de Araguaína
Deputado Jorge Frederico quer o Procon fiscalizando o transporte urbano de Araguaína

Nesta sexta-feira, dia 16, o deputado Jorge Frederico (SD) apresentou um requerimento que solicita ao Procon a fiscalização da qualidade do transporte público coletivo de Araguaína. A matéria visa apurar a precariedade do serviço que, segundo o parlamentar, é de péssima qualidade. “São ônibus sucateados, lotados, sem as menores condições de transportar pessoas com o mínimo de dignidade”, afirmou Frederico.

A deputada Valderez Castelo Branco (PP) que, assim como Frederico, tem base política na cidade nortista subscreveu o requerimento.Em sua fala, a parlamentar esclareceu que o intuito é o de colaborar para a melhoria da qualidade de vida do cidadão araguainense. “Eu subscrevo este pedido para que juntos possamos ajudar e colaborar com a população de Araguaína”, disse Vaderez.

O deputado Elenil da Penha (PMDB), apesar de concordar com a precariedade do transporte, afirmou que as providências para correção dos problemas estão sendo viabilizadas pelo prefeito Ronaldo Dimas (PR).

Jorge Frederico apresentou outro requerimento que solicita à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sejam fiscalizadas as empresas prestadoras de serviços telefônicos, fixo e móvel, em todo o Estado do Tocantins. Frederico destacou que as empresas prestam um péssimo serviço, deixando, muitas vezes, seus clientes sem a menor condição de usá-los.

Ainda na mesma sessão, o deputado Zé Roberto (PT) fez uma exposição comparando os números econômicos e sociais dos governos do PSDB e do PT. Para ele, houve ganhos significativos nos governos petistas em relação aos comandados pelo peessedebistas. O parlamentar foi contestado pelos deputados Eduardo Siqueira Campos (PTB), Olyntho Neto (PSDB) e José Bonifácio (PR).

Eduardo disse que a população está acompanhando os desmandos do governo atual e que não precisaria de detalhá-los.  “Em relação à recriação da CPMF, a presidente Dilma deveria repatriar recursos sonegados que estão investidos no exterior em vez de penalizar os brasileiros”, criticou. Eduardo ainda discordou da crítica do colega em relação ao tucano Aécio Neves. Para o petebista, a biografia de Aécio não pode ser colocada como irrelevante por ele ser neto de Tancredo Neves e pela sua própria história.

Por outro lado, o líder do governo, deputado Paulo Mourão (PT), elogiou os governos Lula e Dilma por terem fortalecido as instituições como o Ministério Público e a Polícia Federal que investigam de forma independente. Mourão ainda disse que a questão de corrupção não é uma prática “desse ou daquele governo, é uma cultura na política e que tem que ser combatida”. (Elpídio Lopes)

 

Primeiras desovas de quelônios são identificadas em área monitorada pelo Naturatins

1000dssO monitoramento do período da desova das tartarugas da Amazônia e tracajás identificou, até esta quarta-feira, 16, 220 ovos que foram transferidos para base do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), montada na Praia da Gaivota, município de Araguacema. A ação faz parte do Projeto Quelônios e  está sendo implementada pelos técnicos do órgão da Área de Proteção Ambiental (APA) do Bananal/Cantão.

O supervisor de Gestão APA Ilha do Bananal/Cantão, Fábio Gamba, explicou que as saídas para campo ocorrem a cada dois dias com o objetivo de identificar possíveis lugares utilizados pelas fêmeas para depositarem seus ovos. “A desova que encontramos foi feita nos três últimos dias. A partir da base que montamos estamos supervisionando um raio de 40 km das praias que abrangem o município”, informou.

Em relação à transferência dos ovos que são retirados da cova original para a base, o supervisor explicou que é necessário para a preservação dos futuros filhotes. “Os ovos são relocados para evitar o saqueamento, principalmente de pessoas que frequentam as praias. Fazemos uma cova com as características naturais e depositamos os ovos até a sua eclosão”, finalizou Fábio Gamba.

As ações do plano de manejo e monitoramento serão realizadas até o final deste ano.

Projeto

As atividades iniciaram no último dia 10 com a construção da base. Após a identificação dos locais de desovas, a equipe realiza a transferência dos ovos em covas ameaçadas. Até o nascimento, a equipe monitora para que os filhotes possam ser reintroduzidos à natureza.

A ação, que abrange o monitoramento e acompanhamento desses animais nos rios do Estado, desde a desova até a introdução dos filhotes na natureza, contribui para recompor a espécie e, sobretudo, para que a tartaruga saísse, em 2003, da lista de animais em extinção.

Suene Moraes / Governo do Tocantins

Governadores discutem ajuste fiscal para equilibrar contas e possível retorno da CPMF

1000A crise econômica que o Brasil atravessa e o possível retorno da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) – conhecido como imposto do cheque – têm movimentado a agenda política no País. Esta quarta-feira, 16, foi mais um dia de negociações capitaneadas, desta vez, por um grupo de governadores que se reuniu em Brasília para discutir sobre o pacote de ajuste fiscal já sinalizado pelo governo federal, como forma de equilibrar as contas da União.

O governador Marcelo Miranda participou dos encontros. Pela manhã, ele e outros governadores se reuniram na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, na Câmara dos Deputados, com a participação do presidente da casa, deputado federal Eduardo Cunha. À tarde, já na Presidência do Senado, os chefes de Estado reuniram-se com o presidente do Senado, Renan Calheiros. As discussões giraram em torno do cenário econômico no País.

Extinta em 2007, a volta da CPMF tem polarizado as conversas entre políticos e a sociedade. Pela proposta do Palácio do Planalto, o imposto voltaria a ser cobrado sobre uma alíquota de 0,20%. Já os estados defendem que, sendo aprovado o seu retorno, a alíquota seja de 0,38%. Ou seja, 20% ficariam com a União e o restante, os 18%, fossem repartidos entre estados (9%) e municípios (9%), obedecendo, por exemplo, o número populacional de estados e Municípios, como funcionam hoje o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Mesmo tendo sido esse o consenso entre os governadores, ainda não há nada definido, já que a proposta deverá seguir para o Congresso Nacional, que vai dar a decisão final. A posição dos governadores conta com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios. Pelos bastidores, percebe-se uma forte resistência do Congresso Nacional em aprovar a medida, já que isso acarretaria em aumento da carga tributária no País.

“É evidente que nenhum gestor, principalmente diante dessa crise que o Brasil atravessa, aprovaria aumento de impostos. Eu e os demais governadores, líderes de bancada, estamos mais uma vez discutindo as possibilidades de ajudar o País a sair dessa situação. E é bom que fique claro que a palavra final da aprovação do pacote do governo federal, e que prevê a volta da CPMF, não é dos governadores, não é do Marcelo Miranda, mas do Congresso Nacional, a quem cabe essa prerrogativa”, ressaltou o chefe do executivo tocantinense.

Partilha

A maioria dos governadores presentes fez um verdadeiro desabafo sobre a crise que seus Estados enfrentam. Eles argumentam que, com uma partilha justa, a receita gerada com a CPMF ajudaria, e muito, a sanar graves problemas que esses estados enfrentam com a previdência e saúde.

Participação

Participaram das reuniões os governadores Marcelo Miranda (TO), Wellington Dias (PI), Luiz Fernando Pezão (RJ), Rui Costa (BA), Renan Filho (AL), Camilo Santana (CE), Waldez Góes (AP), a vice-governadora do Acre, Nazaré Nambert, além de líderes de bancada e alguns congressistas interessados no assunto.

Dimas lança “pacote” de promessas no setor Oeste

20150916_100111O prefeito Ronaldo Dimas laçou na manhã desta quarta-feira, 16 de setembro, um “pacote” de promessas que incluirá pavimentação asfáltica de três bairros de Araguaína, entre eles o setor Oeste. O custo da obra gira em torno de 11 milhões de reais.

Nos momentos de crises onde o governo federal e do estado dizem não ter dinheiro, e cortam gastos. Por outro lado, o prefeito lança obras no valor de 11 milhões. Em meio a tamanha crise, ele terá que ‘fincar os joelhos no chão’ e fazer muitas promessas para que os santos o ajude na liberação dos recursos para conclusões   das obras.

Resta saber se, nesse momento de crise Dimas vai encontrar um santo desocupado para ouvir seus pedidos. Isso porque os recursos estão garantido através   do ‘Programa Pró-Tranporte’.do Governo Federal .

O prefeito Ronaldo Dimas, durante o lançamento   das obras dos setores, garante que elas serão concluídas: “ Os recursos para início dos serviços na região, está  orçados em R$ 11.784.021,35, foram garantidos através de um financiamento através da Caixa, por meio do FGTS, e Mistério das Cidades, através do Programa Pró-Transportes, com repasses no valor total de R$ 7.750.000,00. A obra conta também com contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 4.034.021,35”.

Últimas notícias