sábado, junho 27, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sábado, junho 27, 2026
Início Site Página 1247

Operação Mocambo: MPE leva para a prisão mais oito pessoas, entre elas, servidor do Itertins

70a0dfde3bf42e2be016cb3be2e6bf9e-width-400O Ministério Público Estadual (MPE) cumpriu na manhã desta terça-feira, 15, mandados de prisão preventiva, expedidos pelo juízo da comarca de Paranã contra envolvidos no esquema criminoso de grilagem de terras naquela região. As prisões foram efetuadas em Palmas, Ipueiras, Paranã e Porangatu (GO). Dos oito mandados de prisão, seis foram cumpridos até o momento. Já se encontram presos na cadeia de Palmeirópolis o servidor do Itertins Luís Carlos Arvelos, Arnaldo da Silva Rocha, Pretextato Ferreira Júnior, Sebastião Rocha de Oliveira Neto, Neilson Barbosa e Aparecido de Paula Rêgo.

Esta é a segunda fase da Operação Mocambo e desta vez, outras nove pessoas são acusadas de fraudar documentos, promover sobreposição de área rural, invadir imóvel alheio, tentativa de regularização fundiária junto ao Itertins e obtenção de licença ambiental junto ao Naturatins, de forma indevida. As investigações foram comandadas pela Divisão de Investigação do Ministério Público (DIMP), Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), juntamente com a Promotoria de Justiça de Paranã. Com a ação desta terça-feira, a operação já levou pra cadeia, até o momento,15 pessoas.

Os autos apresentam provas suficientes e demostram que a ação criminosa teve auxílio de oficial/tabelião do cartório de notas e de servidores do Itertins, que fraudavam documentos de compra/venda e forjavam memorial descritivo de área. Diante de tais fatos, o coordenador do Gaeco, Promotor de Justiça Marcelo Ulisses Sampaio, e o Promotor de Justiça de Paranã, Lissandro Aniello Alves Pedro, sustentam que a prisão preventiva é necessária para não colocar em risco as investigações, vez que estão desaparecendo provas, a exemplo do estranho furto ocorrido no Cartório de Registros de Imóveis de Paranã, onde sequer havia backup dos documentos.

Denúncia Criminal

Uma nova denúncia criminal, em desfavor de dez pessoas, foi ajuizada pelo Ministério Público Estadual no último dia 26. Desta vez, os acusados são Arnaldo da Silva Rocha, Pretextato Ferreira Júnior, Joverci Cirino dos Santos, Leandro Nunes Lustosa Pereira de Paula (Oficial do Cartório de Registro de Imóveis, reincidente na operação passada), Lindberg Alves de Oliveira, Luis Carlos de Arvelos (funcionário do Itertins), Sebastião Rocha de Oliveira Neto, Romes Carlos de Carvalho, Neilson Barbosa de Sena e Aparecido de Paula Rêgo.

Em julho de 2013, Joverci Cirino dos Santos foi procurado por Pretextato Ferreira Júnior e Lindberg Alves de Oliveira. Com a promessa de receber R$ 30 mil, Joverci assinou documentos que o colocariam como posseiro de uma área da Fazenda Pedra Preta, para posterior venda a terceiros. Com a colaboração de Leandro, Oficial do Cartório, foi forjada uma Escritura Particular de Direitos Hereditários de Posse, que obteve reconhecimento de firma. Tal documento teve como testemunhas duas funcionárias do cartório. De forma fictícia, Joverci era então proprietário de mais de 670 alqueires de terra. Passada esta fase, Luis Carlos, servidor do Itertins, forjou o memorial descritivo da área, atribuindo limites e confrontações, para conferir ar de legalidade às transações.

Em seguida, Joverci registra uma procuração dando poderes a Pretextato para negociar, vender, transferir, entre outras ações. Entram aí os corretores de imóveis Romes Carlos de Carvalho e Neilson Barbosa Sena, que, tendo conhecimento dos fatos, propõem a venda do imóvel a Arnaldo da Silva Rocha. Também ciente, Arnaldo participa do esquema e celebra o Contrato de Compra e Venda do Imóvel Rural ao preço de R$ 601 mil. Mais uma vez, outro contrato de compra e venda é simulado, desta vez, de Arnaldo para o seu filho Sebastião Rocha de Oliveira Neto. Com o contrato em mãos, Sebastião procura o Itertins requisitando medição e demarcação com a finalidade de obter a regularização fundiária. Todo o trâmite dentro do órgão do estado tinha anuência de Luis Carlos. A farsa só não foi concluída porque houve protesto apresentado pelo real proprietário da área.

Prisão preventiva e mandado de busca e apreensão

Dos nomes citados na denúncia criminal, acima relacionados, o mandado de prisão preventiva não abrangeu apenas Joverci Cirino e Leandro Nunes, por não apresentarem risco às investigações.

Na semana passada, o MPE cumpriu ainda mandado de busca e apreensão na Fazenda Pedra Preta, local ocupado por Arnaldo e Sebastião, os quais teriam, inclusive, realizado construções na área, à qual deram a denominação de Fazenda Anta Branca. Na ocasião, foram apreendidas armas e motosserras.

Investigações

O GAECO e a DIMP continuam com as investigações no Itertins e Cartório de Registros de Imóveis de Paranã, onde já foram constatadas fraudes absurdas, tais como a venda de uma mesma gleba de terra por cinco vezes. Outra fraude corriqueira é a de aumentar os limites de terra, geralmente adquiridas de posseiros que não possuem documentos. Assim, uma área de 20 alqueires goianos é transformada em 2000 alqueires. A transação com a venda da área fictícia resulta em ganhos milionários aos envolvidos.

Campanha dos 3 bichos segue em Araguaína

O público-alvo são alunos na faixa etária de 5 a 14 anos da rede pública de ensino da cidade

 

Crédito Marcos Filho - Ascom (R535c)Os alunos com idade entre 5 e 14 anos do Colégio Estadual Pré-Universitário, em Araguaína, receberam na manhã de hoje a equipe multiprofissional da saúde municipal para continuidade da Campanha dos 3 Bichos, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. Nesta quarta, dia 16, a equipe estará realizando atendimentos na Escola Municipal Luzia Machado, no Centro.

 A pesquisa, realizada na rede pública de ensino de Araguaína, tem como objetivos reduzir a carga parasitária de Geo-helmintíases (verminoses), por meio do tratamento preventivo e identificar casos suspeitos de hanseníase por meio do “método do espelho” (preenchimento de formulários), além de realizar uma busca ativa para casos de tuberculose.

 O procedimento inicia quando o aluno leva para casa formulários em que o pai assina para autorizar a medicação, caso o filho tenha os sintomas de alguma das três doenças. A medicação da verminose é feita de forma preventiva. Para diminuir as lombrigas, os alunos mastigam um remédio, uma capsula com gosto de banana.

 Se o aluno estiver com tosse ou sinais estranhos pelo corpo, ele é examinado por uma equipe formada por médico, enfermeiros e agentes de saúde. Todas as fichas são analisadas pelos profissionais da saúde e, caso haja casos suspeitos, o aluno é encaminhado à unidade básica de saúde para tratamento.

 No 6º ano do colégio, apenas um pai de aluno autorizou que ele recebesse a dose do remédio contra Geo-helmintíases, foi o adolescente Luís Henrique Moreira, do 6º ano do Ensino Fundamental. “É a primeira vez que participo e hoje tomei remédio contra verminoses. O meu pai me apoiou por achar bom para a saúde”, disse o estudante.

 Resistência

Para a enfermeira responsável pela ação na escola, Marly Aparecida Costa, a campanha é importante para um diagnóstico precoce e deve atender cerca de 11 mil alunos. “Se der alguma alteração, todos são avaliados precocemente, evitando a morbidade ocasionadas pelas doenças, proporcionando um tratamento mais eficaz e evitando até a morte”, afirmou a enfermeira, acrescentando que na manhã desta terça não foram encontrados nenhum caso de tuberculose, porém foram identificados cinco suspeitos de hanseníase.

 Ainda segundo a enfermeira Marly, a maior dificuldade é a autorização dos pais, embora eles tenham sido comunicados via bilhetes. “Muitos não entenderam o Termo de Recusa ou assinaram o Termo e os Formulários”, informou a enfermeira coordenadora da ação no colégio. “Pelas regras da campanha, só podemos entregar o remédio ou examinar o aluno se o pai autorizar preenchendo os três formulários”, arrematou.

Nossos canais

PRF Apreende 20 kg de Maconha

A PRF, durante fiscalização de rotina na Unidade Operacional da PRF em Guaraí na BR 153, foi abordado por volta das 11hs 40 min de hoje, um ônibus de transporte interestadual de passageiros que saiu de Peixoto de Azevedo/MT, com destino à cidade de Imperatriz/MA. durante revista foi encontrada, no interior do bagageiro, uma mala de viagem contendo 20,5 kg de maconha, distribuída em 26 tabletes. A droga estava com o servente de pedreiro, A. da S.S de 18 anos. O jovem que não prestou mais informações aos policiais, saiu de Goiânia/GO com destino a São Luís/MA. O caso foi encaminhado para a central de flagrantes em Guaraí.

Governador Marcelo Miranda afirma que pequenos negócios fortalecem economia do Estado

fotos Elizeu Oliveira (147)O Governo do Estado e uma dezena de organizações uniram-se na manhã desta terça-feira, 15, em apoio ao movimento “Compre do Pequeno Negócio”. A ação faz parte de uma campanha, de iniciativa do Sebrae/Tocantins, que incentiva a aquisição de produtos dos micros e pequenos empreendedores. Durante a solenidade de assinatura do Termo de Adesão, no auditório do Palácio Araguaia, o governador Marcelo Miranda destacou a importância de valorizar e fomentar os pequenos negócios, especialmente diante do cenário econômico atual.

Segundo o governador, mais do que apenas fazer parte deste movimento, a adesão é por acreditar na força dos pequenos negócios tocantinenses e brasileiros. “Os pequenos negócios geram empregos, aquecem a economia e melhoram a vida das nossas cidades”, ressaltou o governador ao destacar que “o estado empreendedor que estamos construindo valoriza e reconhece a luta dos pequenos empresários.”

Para Marcelo Miranda, o momento é de trabalhar integrado, numa engrenagem onde uma instituição apoia a outra. “Temos que fazer uma aliança entre as organizações públicas e privadas para que o Tocantins possa fortalecer a atuação dos pequenos negócios. É tempo de conversar, agir e articular parcerias estratégicas para superarmos, com planejamento e muito trabalho, os obstáculos que virão pela frente.”

De acordo com o superintendente do Sebrae/Tocantins, Omar Hennemann, investir no pequeno empreendedor beneficiará, consequentemente, os médios e grandes empresários.  “Na cadeia produtiva, os grandes empreendimentos têm nos pequenos os seus fornecedores. No Tocantins 99,2% das empresas são representados pelos pequenos negócios; 70% dos empregos com carteira assinada são oriundos dos pequenos empresários. Por isso, o objetivo maior dessa Campanha é conscientizar que, ao comprar dos pequenos, a economia do Tocantins será fortalecida”, explicou Omar Hennemann

Conforme o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Pedro Ferreira, no atual momento de dificuldades por que passa o país, o dinheiro que movimenta a economia vem deste grupo.  “Percebemos que dentro do pequeno negócio há uma considerável movimentação. E esse dinheiro faz a diferença”, comentou Pedro Ferreira que elogiou o apoio do governador Marcelo Miranda. “A sua participação no movimento prova o seu  empenho em buscar alternativas para o Estado vencer essa crise. O governador encontrou o Tocantins em um momento difícil e tem abraçado todas as causas que podem melhorar e desenvolver o estado”, declarou.

Adesão

Assinaram o Termo de Adesão, representantes de entidades como a Federação da Indústria do Tocantins (Fieto), Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Faculdade Católica do Tocantins, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Banco do Amazônia, dentre outras. A solenidade contou com a presença da vice-governadora Cláudia Lelis, secretários de Estado e empresários locais.

Deputado Jorge Frederico pede a ANATEL que fiscalize empresas de telefonia no estado

Deputado Jorge Frederico quer o Procon fiscalizando o transporte urbano de Araguaína

 

Deputado Jorge Frederico quer o Procon fiscalizando o transporte urbano de Araguaína
Deputado Jorge Frederico quer o Procon fiscalizando o transporte urbano de Araguaína

Durante a sessão desta terça-feira, 15, na Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Jorge Frederico (SD), apresentou um requerimento a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações onde pede que sejam intensificados os trabalhos de fiscalização às empresas prestadoras de serviços telefônicos, fixo e móvel, em todo o estado do Tocantins.

Frederico destacou que as empresas prestam um péssimo serviço, deixando por muitas vezes seus clientes sem a menor condição de uso. “É recorrente em todo o Tocantins o mau funcionamento dos telefones celulares, sem falar no serviço de internet oferecido pela empresa OI, que vende uma velocidade de navegação e entrega outro, muito menor”, afirmou o parlamentar.

As empresas de telefonia móvel e fixa são campeãs de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. O requerimento do Deputado Jorge Frederico será também encaminhado ao PROCON Tocantins.

 

Ascom

Presidente do PP Mulher no Tocantins, Valderez se reúne com lideres progressistas em Brasília

Mulheres_Progressistas_BrasíliaA presidente regional do PP Mulher, deputada estadual Valderez Castelo Branco, participou na última quinta-feira, 10, em Brasília da apresentação do planejamento estratégico e as metas do PP Mulher Nacional para ampliar a participação feminina no Partido.

Ao lado da nova presidente nacional do Movimento Mulher Progressista, deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM), da 1ª vice-presidente nacional, deputada federal Iracema Portella (PP-PI), da 2ª Vice-presidente Elizabeth Tiscoski, e das demais coordenadoras estaduais do movimento feminino, a primeira reunião serviu para fortalecer ainda mais o Partido Progressista em todo o Brasil.

 Também prestigiaram o encontro o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, a presidente da Fundação Milton Campos, senadora Ana Amélia (PP-RS), o tesoureiro geral do PP, Sr. Aldo Rosa, que expôs o plano nacional de filiação do partido, os deputados federais Lázaro Botelho (PP-TO), Espiridião Amin (PP-SC), Beto Rosado (PP-RN), Ezequiel Fonseca (PP-MT) e o presidente nacional do PP Afro, Bruno Teté.

TOCANTINENSES MANDAM BEM NA COPA IMPERATRIZENSE DE JUDÔ

Pódio associações ImperatrizenseLíderes da corrida pela conquista do Ranking Tocantinense 2015, Palmas Judô Clube e AD Guerra/SESI mostraram que não estão na briga por acaso. Encararam a estrada para participar da 8ª Copa Imperatrizense de Judô e se saíram muito bem no maior torneio do Sul do Maranhão, reunindo mais de 300 atletas do Maranhão, Tocantins e Pará.

Mesmo entre as cerca de 15 associações inscritas, o pódio teve as duas agremiações de Palmas entre as quatro melhores classificadas no quadro de medalhas. PJC foi a vice-campeã com 10 ouros, 13 pratas e 8 bronzes, enquanto AD Guerra/SESI foi a quarta colocada, com 5 ouros, 12 pratas e 7 bronzes. A participação tocantinense teve ainda um ouro para o SESC e um bronze para o Dom Bosco. A associação realizadora do evento, Judô Mazzili, gentilmente optou por não entrar na disputa das associações.

Dentre os vários destaques das delegações, Weliton Simões, Jhonny Magalhães e Adson Viana (PJC) foram campeões no sub21 e no adulto, enquanto Fred Guerra e Roniedson Andrade (ambos da AD Guerra/SESI) tiveram a mesma performance, com ouro na classe máster, prata no adulto e bronze no semi-absoluto.

O atleta maranhense Ítalo Mazzili (Judô Mazzili) foi eleito o atleta mais técnico da competição, após conquistar o ouro nas classes sub18, sub21 e semi-absoluto.

Para viajar, a Palmas Judô angariou fundos através de uma rifa, enquanto AD Guerra/SESI contou com o patrocínio do Turim Palace Hotel e do SESI Tocantins, além do apoio da Personal Trainer Fitness e Real Defense Segurança.

 PRÓXIMO COMPROMISSO

Todos agora de olho na quinta etapa do Ranking Estadual, que será o Fest Sesc, de 25 a 27/09, em Palmas. Além da competição, destaque para o seminário teórico e prático com o Sensei Sadao Fleming, grande autoridade nacional que ministrará ainda uma palestra sobre história e filosofia do Judô, válida para o curso de faixas pretas e graduações superiores a ser finalizado em dezembro próximo.

(Ascom ADG)

Votação para escolha de conselheiros tutelares será dia 4 de outubro

Este ano, a população elegerá os membros titulares e suplentes, que irão defender, até 2020, os direitos das crianças

voto No próximo dia 4 de outubro, das 8 às 17 horas, a comunidade araguainense estará escolhendo seus novos conselheiros tutelares para o mandato 2016/2020. A escolha se dará através de eleição dos candidatos por voto direto, secreto e facultativo dos cidadãos do Município, conduzida pela Comissão Especial Eleitoral, supervisionada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e fiscalizada pelo Ministério Público e Tribunal Regional Eleitoral.

 Em Araguaína, 41 candidatos estão na disputa por 20 vagas para serem membros dos dois conselhos tutelares da cidade. Para participar da escolha, os candidatos com inscrições homologadas tiveram que realizar prova de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 A votação acontece em nove escolas e, após o processo de apuração, serão escolhidos 10 membros titulares e 10 suplentes, sendo que serão distribuídos 5 titulares e 5 suplentes para cada conselho. Esse será o primeiro processo unificado para escolha de conselheiros tutelares em todo o território nacional. A posse dos conselheiros eleitos deve acontecer no dia 10 de janeiro de 2016, em todo o País.  

 Conselho

Para ser conselheiro, o candidato deve ser morador da cidade há, pelo menos, dois anos; votar no município; ter idade superior a 21 anos; 2º grau completo; e não possuir antecedentes criminais.

Os novos conselheiros irão atuar nos conselhos tutelares atendendo crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, que tenham o direito violado quanto à educação, cultura, esporte, convivência familiar, como abandono pelos pais, maus tratos e trabalho infantil.

 Os eleitos terão mandato de quatro anos, a contar da primeira quinzena de janeiro do próximo ano.

 Votação

Quanto à votação, o processo é semelhante ao de uma eleição para prefeito. Pode votar apenas quem tem mais de 16 anos, possui título de eleitor e mora na cidade. Os eleitores devem comparecer em um dos locais de votação, que pertencem à sua seção eleitoral, com documento oficial com foto (RG ou Carteira de Habilitação) e Título de Eleitor.

 O eleitor deverá votar em apenas um candidato. “Apesar de ser facultativo, é importante a participação de toda a população nesse processo que escolherá os representantes de nossos conselhos tutelares”, explicou a presidente do CMDCA, Abnair Reis.

Confira os locais de votação:

Escola Estadual Professora Silvandira Lima- Rua 10, Vila Couto Magalhães;

Escola Estadual Marechal Rondon – Praça Marechal Rondon, nº 522, Setor Neblina;

Escola Paroquial Luiz Augusto – Rua Humberto de Campos B. São João;

Escola Estadual Manoel Gomes da Cunha – Setor Novo Horizonte;

Escola Estadual Campos Brasil – Rua da Liberdade, Bairro de Fátima;

Escola Estadual Guilherme Dourado – Rua Rodoviária nº461 Centro;

Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes – Rua Gonçalves Ledo B. São João;

Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira – Av. Lontra – Bairro JK;

Colégio Estadual Castelo Branco – Rua 06, s/n – Vila Aliança.

 

Dimas chega a 2 anos e 9 mês de gestão sem ter avanços na regularização fundiária do município

20130702194056_coletiva_1_A informalidade urbana ocorre quase na totalidade das cidades brasileiras. Embora não exclusivamente, a irregularidade é, em sua maior parte, associada a ocupações de populares de baixa renda, que historicamente não teve acesso à produção formal de habitação, e, como consequência, é impedida de concretizar no quadro da legalidade e exercer plenamente sua cidadania.

Morar irregularmente significa estar em condição de insegurança permanente; por esse motivo, além de um direito social, podemos dizer que a moradia regular é condição para a realização integral de outros direitos constitucionais, como o trabalho, o lazer, a educação e a Saúde.

Em Araguaína a maioria dos imóveis estão em situação irregular. O prefeito Ronaldo Dimas se comprometeu a fazer a regularização durante a sua campanha caso vencesses as eleições, mas até esse momento não foi feito nada.Os moradores continuam na espera desse beneficio prometido.

É necessário esclarecer que a definição de quem pode promover a regularização fundiária não retira as responsabilidades do loteador responsável pelo parcelamento irregular do solo.

Desta maneira, o poder público, na forma do artigo 38, §2º da Lei n° 6.766/79, deve notificar o loteador, que responderá por crime contra a Administração Pública, em razão do artigo 50 da Lei n° 6.766/79 e ainda administrativamente.

Além desses, há também outros atores que, embora não sejam legitimados, podem ou devem estar envolvidos no processo de regularização, como as concessionárias de serviços públicos, os cartórios de registro de imóveis, o ministério público e a defensoria pública.

Ohofugi garante nomes sobrando para montagem da chapa e diz que vai priorizar o interior

Walter OhofugiIniciando uma semana decisiva para a montagem final da chapa para concorrer à presidência da OAB, o pré-candidato Walter Ohofugi garantiu, nesta segunda-feira, 14, que pela primeira vez os advogados do Interior serão valorizados na composição de uma chapa. “Estamos priorizando no conselho estadual nomes do interior do Estado, deixando advogados da capital nas suplências, assegurando assim maior representatividade e mais legitimidade à nova gestão”, explicou Ohofugi.

 O pré-candidato também informou que há mais nomes no grupo interessados em disputar do que cargos na chapa. “Alguns estão abrindo mão em nome da mudança que iremos promover. O grupo vai permanecer unido porque não administramos vaidades e sim propostas. Segundo ele, também não há promessas de cargos, nem barganhas na composição e que todos reconheceram a importância de abrir mais espaços para os advogados do interior no conselho estadual.

 Esta nova atitude vai garantir maior freqüência nas reuniões do conselho. “Quando o titular do interior não puder comparecer, teremos o suplente da Capital. Hoje os titulares do conselho são, em sua maioria, moradores da Capital, e quando faltam às sessões, prejudica o andamento dos trabalhos. Além disso, será criado um link direto entre a futura Diretoria e o Interior” , explicou Ohofugi.

 O edital convocando para as eleições deve ser publicado nos próximos dias pela Comissão Eleitoral e o processo de afunilamento para composição das chapas deve movimentar todas as candidaturas esta semana. “Agora vamos saber quem está verdadeiramente na disputa para mudar a OAB, ou quem está apenas pretendendo negociar cargos”, finalizou.

Assessoria de Comunicação

Últimas notícias