sábado, junho 27, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sábado, junho 27, 2026
Início Site Página 1233

MPE pede cumprimento de sentença que obriga município de Araguaína a ofertar vagas em creches

5492e4c736d9605e58c18e0d50600262-width-400O não cumprimento de decisão judicial que obriga o município de Araguaína a garantir a matrícula de todas as crianças de zero a cinco anos que necessitam de vagas em creches e pré-escolas da cidade, levou o Ministério Público Estadual (MPE) a requerer o cumprimento da sentença. O pedido foi ajuizado na última terça-feira, 27, pelo Promotor de Justiça Sidney Fiori, titular da 9ª Promotoria de Justiça de Araguaína.

A decisão judicial é de janeiro de 2014 e atende ao pedido constante em Ação Civil Pública (ACP) proposta no ano de 2010, motivada pelo grande déficit de vagas na educação infantil. Na época, a maior deficiência encontrava-se na faixa etária de 0 a 1 ano, pois existiam no município cerca de 2.710 crianças residentes, de modo que a rede escolar devia atender, pelo menos, a 50% dessa população, conforme previsto no Plano Nacional de Educação. Na decisão, a Justiça determinou que fossem criadas 1.355 vagas no prazo de um ano.

Segundo o Promotor de Justiça, a situação agravou-se ainda mais, pois um estudo realizado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotoria de Justiça (Caopij) demonstrou que, atualmente, a carência é de 7 mil vagas. “O não cumprimento evidencia negligência consciente e voluntária por parte do Município-executado com o Poder Judiciário, pois o mesmo insiste em não cumprir as obrigações fixadas em sede de sentença, restando, tão só, a via executória para impor o cumprimento da ordem judicial”, expôs Fiori.

Diante da situação exposta, o Pedido de Cumprimento de Sentença requer que o município, na pessoa do Prefeito, apresente Projeto ou Plano de Ação para disponibilizar e ampliar vagas nas creches, de acordo com a demanda atual; além da aplicação de outras medidas que o Juízo entender necessárias para que sejam efetivamente concretizados os dispositivos da sentença; entre outros.

Incêndio devasta uma das principais terras indígenas do Maranhão

Há mais de dois meses em chamas, a Terra Indígena Arariboia, que abriga o povo Guajajara e um grupo de índios isolados Awá-Guajá, é palco de um drama de dimensões gigantescas. O fogo consumiu quase a metade do território e já atingiu algumas aldeias

TI_Arariboia_3478_241015Um dos maiores incêndios florestais dentro de uma terra indígena já registrados no Brasil está consumindo um dos últimos remanescentes de floresta amazônica do Maranhão e ameaçando a sobrevivência de povos indígenas, incluindo grupos isolados. A Terra Indígena (TI) Arariboia, de 413 mil hectares, já teve mais de 45% de seu território transformado em cinzas, apesar do trabalho incessante de 250 homens que atuam para conter uma linha de fogo que chegou a ter 100 quilômetros de extensão.

A TI é a casa de 12 mil pessoas da etnia Guajajara e de cerca de 80 índios isolados do povo Awá-Guajá. Em sobrevoo realizado pelo Greenpeace no dia 24 de outubro sobre os principais focos de calor da TI Arariboia foi possível verificar o avanço do fogo sobre as aldeias e sobre as áreas de floresta densa que se localizam no coração do território, onde vivem os Awá Guajá, que estão cercados pelas chamas. O incêndio florestal já consumiu cerca de 190 mil dos 413 mil hectares que constituem a TI, o equivalente a cerca de 190 mil campos de futebol.

Veja a galeria de fotos:

Acompanhada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e a convite de lideranças Guajajara, a equipe do Greenpeace também esteve por terra dentro da TI Arariboia e pôde avaliar melhor o tamanho do estrago produzido pelo incêndio. “Foi chocante constatar a dimensão gigantesca da destruição e perceber que os Guajajara e Awá-Guajá são as grandes vítimas dessa tragédia”, afirma Danicley de Aguiar, da Campanha da Amazônia do Greenpeace. “Além da erradicação do fogo, a maior preocupação é garantir a sobrevivência desses povos. Muitas roças foram destruídas e o acesso à caça deve ficar comprometido, por isso os índios poderão ter sérias dificuldades para conseguir alimentos. Depois que o fogo for controlado, será necessário que o governo acompanhe de perto essa situação”, completa ele.

 

Mapa mostra focos de calor no interior da TI Arariboia dos dias 19 a 25 de outubro. Em pontilhado é possível ver a rota realizada pelo Greenpeace, que esteve na área entre os dias 24 e 25 de outubro. Os dados foram compilados pelo Greenpeace via dados de sensor de satélite NPP-VIIRS (Fonte: http://www.inpe.br/queimadas)

Em meio à forte fumaça que tomava conta da aeronave, Sonia Guajajara, liderança da Apib e moradora da TI Arariboia, observava incrédula o incêndio pela janela do avião: “O que vai ser do meu povo, a vida não vai ser fácil, vamos sofrer muito sem nossa floresta”, disse ela. Segundo Sônia, os Guajajara identificaram os focos de incêndio logo no início do mês de setembro e, por meio de alguns brigadistas indígenas, informaram os coordenadores das brigadas do Prevfogo, braço do Ibama especializado na prevenção e combate incêndios, na região. “Não é aceitável que os órgãos competentes, como a Funai e o Ibama, não tenham percebido o aumento dos focos de incêndio dentro da terra e tenham demorado tanto para tomar as providências necessárias para combater o fogo que se espalhava pelas aldeias”, complementou Sônia.

Os brigadistas indígenas, chamados “guardiões”, estão na vanguarda das iniciativas de proteção do território Guajajara. Desde o início do incêndio, eles se apresentaram aos órgãos do estado como uma força auxiliar para o combate, mas foram rejeitados pelo Ibama sob o argumento de que não teriam experiência de combate a incêndios e não faziam parte das brigadas do programa Prevfogo.

Madeireiros estão sendo acusados pela propagação do fogo, que seria uma represália às ações de monitoramento autônomo do território realizadas pelos índios para impedir a extração de madeira ilegal. Junto com outras terras indígenas do Maranhão, a Arariboia sofre com a invasão e o roubo de madeira de maneira sistemática. A falta de uma política eficaz de proteção das terras indígenas permite que isso aconteça e aumenta o risco de incêndios como esses: a degradação causada pela atividade madeireira ilegal torna a floresta vulnerável ao fogo.

Em outubro, o Governo do Maranhão declarou situação de emergência em 11 terras indígenas no estado. Além da Araribóia a situação se estende às terras indígenas Geralda Toco Preto, Canabrava Guajajara, Governador, Krikati, Lagoa Comprida, Bacurizinho, Urucu, Juruá, Porquinhos e Kanela. Segundo as lideranças indígenas do Maranhão, porém, há registros também de focos de incêndio em outras terras além das citadas no decreto, como é o caso da Alto Turiaçu, do povo Ka’apor.

Com a ajuda de seis soldados do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, cerca de 48 índios Guajajara trabalham atualmente na extinção dos focos de incêndio no centro da TI Araribóia. “Mesmo com todas as dificuldades de logística e comunicação, os guardiões têm sido muito efetivos no combate aos focos de calor que ameaçam o povo Awá-Guajá, se confirmando como um exemplo de bravura e solidariedade”, assinala Danicley de Aguiar.

Preocupada com as consequências dessa tragédia social e ambiental, Sônia Guajajara clama por maior integração entre os órgãos de Estado responsáveis por extinguir o incêndio na Terra Indígena. “Não há espaço para falhas, pois estas podem significar a destruição de toda a floresta e assim comprometer a vida dos povos Guajajara e Awá-Guajá.  “Não vamos abrir mão de defender nossas florestas e nossos irmãos” conclui ela.

 

 

Tocantins abre discussão sobre política de Assistência Social durante Conferência em Palmas

20151029095306_IMG_2278 (1)Trabalhadores, gestores, usuários, conselheiros e poder público começaram na manhã desta quinta-feira, 29, a X Conferência Estadual da Assistência Social que acontece no auditório Cuíca na Universidade Federal do Tocantins  (UFT). Na ocasião, mais de 170 delegados de 138 municípios do Estado participam do evento de abertura.

A abertura contou com a participação da Banda Sinfônica Estudantil do Tocantins e também com a presença de representantes de várias entidades. Representando o governador Marcelo Miranda, a vice-governadora Claudia Lelis  falou da importância da execução do direito básico da população e do compromisso do governo com a melhoria de vida e ampliação da assistência à população. “Temos  a preocupação de proporcionar à população tocantinense uma vida melhor para todos com política de resgate da autoestima, da geração de emprego, de renda e de oportunidade para nossa preocupação”, disse.

Claudia Lelis ressaltou ainda a importância do trabalho de todos os profissionais da área para o atendimento e proteção social à população dos municípios.

A secretária de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia Amaral, falou dos desafios e do comprometimento do governo com a Assistência Social. “Estamos trabalhando para garantir à população uma política de assistência social voltada para as necessidades dos cidadãos”, frisou.

O secretário Adjunto de Assistência Social do Ministério de Combate á fome, José Dirceu Galão frisou a transformação do assistencialismo para políticas permanentes públicas de assistência social. “A profissionalização da Assistência social mudou a cara do assistencialismo no País”, pontuou.

A principal discussão da Conferência é sobre a consolidação do Sistema Unificado de Assistência Social (Suas)  para os próximos 10 anos. As propostas definidas pelos grupos de trabalho serão encaminhadas para a etapa nacional que acontecerá em dezembro na capital federal. Para o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Amilson Rodrigues Silva, os dois dias de discussão serão cruciais para o avanço da área. “Reunimos para solidificar as demandas que vêm da base, para que possamos, de fato, ter a garantia dos direitos efetivados”, disse.

Juri condena mais um acusado pela morte de Isabel, em Xambioá

65824b222d71a5a51e856c3e18f30b38-width-400Na última terça-feira, 27, foi a juri popular Ronaldo Espíndola Silva, um dos acusados de assassinar a professora Isabel Barbosa Pereira, em 2009, na cidade de Xambioá – crime que repercutiu em todo o Estado. O conselho de sentença acatou as teses de homicídio triplamente qualificado sustentadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) e condenou Silva a 15 anos de reclusão.

Ronaldo Espíndola Silva também foi julgado pelo estupro de Isabel, sendo condenado a sete anos de reclusão, a serem cumpridos inicialmente em regime fechado.

No julgamento, os promotores de justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida e Caleb de Melo Filho sustentaram que o homicídio teve como agravantes as circunstâncias em que foi praticado, ou seja, com utilização de meio cruel, sem que houvesse possibilidade de defesa da vítima e o fato de que seu autor participou visando a obtenção de pagamento.

Isabel foi assassinada na noite de 28 de junho de 2009, em um terreno baldio. Depois de estuprada e morta, seu corpo foi deixado nu e completamente exposto.

Como os processos foram desmembrados, os participantes dos crimes estão sendo julgados em separado. O primeiro julgamento ocorreu em 12 de junho deste ano, quando foram condenados os réus Anderson de Araújo Sousa, Wagner Mendes da Silva, Roseli Francisco Alves da Silva e Sérgio Mendes da Silva.

Ainda existem réus a serem julgados, cujos processos se encontram em grau de recurso da decisão de pronúncia, aguardando manifestação por parte do Tribunal de Justiça do Estado.

Gabriela Pugliesi mostra corpão em mar transparente nas Maldivas

GABRIELA PUGLIESE APROVEITA O DIA DE SOL NAS ILHAS MALDIVAS (FOTO: REPRODUÇÃO / INSTAGRAM)

A musa fitness postou a foto no Instagram, nesta quinta-feira (29)

GABRIELA PUGLIESE APROVEITA O DIA DE SOL NAS ILHAS MALDIVAS (FOTO: REPRODUÇÃO / INSTAGRAM)
GABRIELA PUGLIESE APROVEITA O DIA DE SOL NAS ILHAS MALDIVAS (FOTO: REPRODUÇÃO / INSTAGRAM)

Gabriela Pugliesi está nas Ilhas Maldivas com um amigo para passar o seu aniversário de 30 anos, no dia 30, e postou uma foto nesta quinta-feira (29) de dar inveja em qualquer um. A musa fitness aparece de biquíni, exibindo o corpão, num cenário paradisíado. “Peace Of Mind (Paz de Espírito)”, escreveu na legenda.

Nos comentários, recebeu só elogios: “Tão maravilhosa quanto o lugar”, “inspiração da vida” e “que corpaço”

por Redação Marie Claire

Governador agradece homenagem e destaca papel dos empresários no fomento à economia do Tocantins

IMG-20151028-WA0008O reconhecimento por ter colaborado com o comércio e a indústria de Araguaína, no norte do estado, rendeu uma homenagem ao governador Marcelo Miranda na noite desta quarta-feira, 28. O troféu foi uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – Aciara, entregue durante solenidade de comemoração dos 40 anos da Instituição, no Tatersal do Parque de Exposição Agropecuária de Araguaína. Dizendo estar honrado e agradecido, o governador destacou que a homenagem reforça o seu compromisso com os setores do comércio e da indústria do Estado.

“Uma Instituição que tem contribuído para que Araguaína mantenha seu papel relevante no processo de desenvolvimento do nosso estado e do nosso país. A força de homens e mulheres empreendedores, que se juntam ao poder público em torno do propósito de fazer de Araguaína uma cidade melhor. Isso fortalece ainda mais o comércio, a indústria e fomenta a economia do Tocantins”, declarou Marcelo Miranda.

Em suas palavras, o governador reforçou o empenho do Governo do Estado em buscar medidas que contribuam com o desenvolvimento econômico do Tocantins. “Temos trabalhado muito para que o Tocantins possa superar esse momento de instabilidade econômica que o país inteiro atravessa. Estamos empenhados em buscar soluções para mudar esse cenário. A ideia é transformar os entraves em alicerces que nos farão contemplar novos horizontes. Com criatividade, responsabilidade e muito empenho, retomaremos o crescimento da nossa economia”, enfatizou o governador ao destacar que este é um momento que requer o trabalho integrado de todos os segmentos. “Precisamos da força e do apoio de instituições como a Aciara. Juntos, buscaremos soluções, adotaremos as medidas necessárias para que o comércio e a indústria de Araguaína sejam exemplos de sucesso para o Tocantins e para o país”, ressaltou.

Para o presidente da Associação, Manoel de Assis Silva, o momento é de celebrar, mas também de agradecer aos parceiros. “A palavra é gratidão. Temos que reconhecer os parceiros, as pessoas que sempre nos ajudaram nesses 40 anos e contribuíram para a Aciara se tornar o que é hoje”, declarou ao elogiar a postura do governador. “Gostamos do seu jeito, do seu diálogo. Vamos juntos construir um estado melhor.”

Palestra

A solenidade de celebração das quatro décadas de existência da Associação foi prestigiada por empresários associados e vários convidados, que na ocasião assistiram a palestra show “Exemplo de superação e mensagem de fé”, do maestro João Carlos Martins.

João Carlos Martins ocupa um lugar ímpar no cenário musical brasileiro, tendo sido considerado um dos maiores interpretes de Bach do século XX pela crítica internacional.

Na oportunidade o maestro elogiou o governador pela simpatia e sobretudo pelo carinho que as pessoas têm por ele não só aqui no estado, mas fora,  como foi possivel presenciar durante evento em São Paulo.

Aciara

A Associação foi fundada em 25 de novembro de 1975 por um grupo de empresários liderados por Benedito Ferreira, com a missão de representar e defender a classe empresarial araguainense.

Gisele França/Governo do Tocantins

 

Produtores trocam experiências sobre florestas plantadas

Encontro Estadual foi promovido pelo Sebrae em Araguaína

 DSC_0026O Sebrae Tocantins, juntamente com parceiros como Prefeitura de Araguaína, Sindicato Rural e Aciara, promoveu na noite desta terça-feira, 27, o Encontro Estadual sobre Florestas Plantadas, no Tatersal do Parque de Exposições. O principal objetivo do evento foi de disseminar o conhecimento sobre esta atividade econômica, apresentando casos de sucesso na cultura do eucalipto e da seringueira no Tocantins; sendo aproveitado o momento também para expor o Diagnóstico de Florestas Plantadas do Estado do Tocantins.

 Produtores de Araguaína e da região circunvizinha, além de caravanas dos municípios de Araguatins, Augustinópolis e Palmas, prestigiaram o encontro, a fim de tirarem suas dúvidas e fazer uma troca de conhecimento.

 O diretor de operações da EcoBrasil Florestas, Romeu Alberto Sobrinho, participou do encontro e comentou sobre a importância da oportunidade de discutir sobre florestas plantadas no Tocantins, estado privilegiado para este tipo de plantio. “O Tocantins tem uma posição privilegiada em relação aos outros Estados, porque primeiro a floresta independente maior do Brasil está aqui, isso atrai muito investidores; segundo porque a logística do Estado permite chegar ao porto de Itaqui de uma maneira fácil, ou pela rodovia ou pela ferrovia Norte Sul, que é muito mais barato”, pontuou.

 Sobrinho falou ainda sobre a procura pela madeira que vem aumentando nos últimos anos. “A procura pela madeira hoje começa a ser uma coisa muito importante, inclusive para a geração de energia, para a biomassa”, explicou.  “A nossa empresa é uma empresa de reflorestamento. Nós temos 117 mil hectares aqui no Estado do Tocantins. Já temos plantados 36 mil hectares, são plantios de dois até quase sete anos já, quase em época de corte alguns”, afirmou.

 

O analista técnico do Sebrae e gestor do evento, Francisco Gomes, comentou que o papel da instituição é de orientar, buscar informações para o produtor, trazer novas tecnologias para que o produtor possa levar para as suas propriedades. “Muitas vezes o produtor tem a propriedade, ele quer trabalhar só que não sabe os caminhos corretos de como chegar lá. Então, através do Sebrae, a gente está orientando, esclarecendo, abrindo o caminho para que ele consiga ou plantar eucalipto ou seringueira para aumentar a renda da propriedade. Eventos como esse vem ao encontro da necessidade dos produtores em obter mais conhecimento sobre este tipo de plantio”, afirmou.

 Diagnóstico

O palestrante José Fernando Canuto Benesi, da Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural (Abrabor), apresentou o Diagnóstico de Florestas Plantadas no Tocantins durante o encontro.

 De acordo com Canuto Benesi, pelo levantamento realizado, o Tocantins hoje conta com uma área efetivamente plantada de 131.049 hectares; sendo que desses 131 mil hectares, 126.430 hectares são para fins madeireiros, principalmente eucalipto e peca. “Fora essa área, nós temos aqueles cultivos, que não são para fins madeireiros, e que se destacam o plantio das seringueiras, que já tem mais de quatro mil hectares plantados”, explicou.

Ainda segundo o palestrante, o Tocantins é um Estado que tem uma aptidão florestal muito grande, devido à temperatura, luminosidade, ideal para o desenvolvimento da silvicultura de um modo geral.  Benesi comentou ainda sobre a instalação de uma unidade da Embrapa em Araguaína. “Vai ajudar e muito, até porque, o que falta muito hoje, em todas as áreas do agronegócio, mas principalmente nessa área de florestas, são pesquisas que possam dizer ao produtor com certeza como e onde deve plantar”, afirmou. 

 Serviço:              

Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO

Gabaritos do Enem já estão disponíveis na internet

isOs gabaritos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão disponíveis na internet, divulgados hoje (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As provas do Enem foram aplicadas no último final de semana, nos dias 24 e 25, e mais de 5,7 milhões de candidatos fizeram o exame. As provas digitalizadas estarão disponíveis na sexta-feira (30).

As notas individuais só poderão ser consultadas na primeira semana de janeiro, quando também deve ser lançado, segundo o Ministério da Educação, o edital com as vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para acesso a instituições públicas de ensino superior.

Mesmo com o gabarito em mãos o candidato ainda não consegue saber a nota que tirou, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. E o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

No primeiro dia das provas, os candidatos responderam a 90 questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, foram 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, além da redação, que teve como tema “A persistência da violência contra a mulher brasileira”.

Além da seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sisu, com a nota do Enem, o estudante de baixa renda pode tentar uma vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior.

O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado ainda como certificação do ensino médio.

Edição: Carolina Pimentel
Andreia Verdélio e Mariana Tokarnia – Repórteres da Agência Brasil

 

Governador prestigia solenidade em comemoração aos 40 anos da Aciara

A Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) comemora 40 anos com uma solenidade nesta quarta-feira, 28, no Tatersal de Araguaína. Agendado para 20 horas, o evento será prestigiado pelo governador Marcelo Miranda, que receberá homenagens da Associação, em decorrência dos serviços prestados à categoria.

 A Aciara, que atualmente tem como presidente Manoel de Assis Silva, foi fundada em 25 de novembro de 1975, no salão nobre do Colégio Santa Cruz, na cidade de Araguaína, ainda Estado de Goiás, por um grupo de empresários liderados por Benedito Ferreira. Tem como missão, representar e defender a classe empresarial araguainense.

 A solenidade de comemoração das quatro décadas de existência da Aciara contará, ainda, com a apresentação do maestro João Carlos Martins, considerado um dos maiores intérpretes de Bach do século XX.

Na Tribuna, Valderez parabeniza ACIARA e destaca Projetos desenvolvidos para os Servidores Públicos

Valderez_Créditos_Pedro_dos_Anjos (8)A deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) parabenizou na manhã desta quarta-feira, 28, na Tribuna da Assembleia Legislativa (AL), os servidores públicos do Estado pelo seu dia e também a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA), pela comemoração de seus 40 anos.

Em sua fala, Valderez destacou o trabalho dos servidores públicos que, com seus esforços, contribuem para o aprimoramento da esfera pública e pelo desenvolvimento do Tocantins. “Muitos possuem jornadas duplas, são pais, mães, filhos, avôs, avós e trabalham para sustentar suas casas. São batalhadores que contribuem para a construção de um lugar melhor para se viver com respeito, ética, profissionalismo, mas acima de tudo amor”, afirmou.

Na ocasião, a parlamentar relembrou as matérias de sua autoria que beneficiam os servidores públicos do Estado. Entre eles, Valderez mencionou o Projeto de Lei (PL) que pede a equiparação do pedido de prorrogação de licença maternidade entre mães adotivas e biológicas, propondo que todas tenham o direito aos 60 dias de licença. “Um avanço inestimável para as servidoras públicas que são mães no nosso Estado.

Valderez também propôs um anteprojeto de Lei que pede a disponibilização de um fonoaudiólogo para cuidar da voz dos nossos professores e outro anteprojeto que prevê a disponibilização de horário especial para aqueles servidores que, por orientação médica, precisem realizar atividade física.

ACIARA

Durante sua fala na Tribuna, Valderez destacou também o grande trabalho desenvolvido pela ACIARA, e a parabenizou pelos seus 40 anos. “Durante oito anos tive a oportunidade de trabalhar em parceria com a Associação. Por isso sei a importância socioeconômica e também social da ACIARA, para todos os araguainenses, fortalecendo a economia da nossa Araguaína, da região, como também a do Tocantins”, completou.

Nestes 40 anos, a ACIARA já teve 21 presidentes. Atualmente o presidente da Associação é o Sr. Manoel de A. Silva, que permanecerá no cargo durante o biênio 2014/2015. 

Últimas notícias