domingo, junho 28, 2026

55.3 F
Nova Iorque
domingo, junho 28, 2026
Início Site Página 1231

Previsão do tempo: final de semana será chuvoso em grande parte do país

Nordeste tem pouca possibilidade de chuva entre o litoral de AL e BA.
Chove nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

capture-20151107-091603O final de semana será de pancadas de chuva em grande parte do país, segundo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe). Nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte há pancadas de chuva no sábado (7) e no domingo (8).

Já na região Nordeste a chance de chuva é pequena e está localizada entre o litoral de Alagoas e da Bahia. Na região Norte, além das pancadas de chuva é esperado céu nublado.

Veja a previsão por região para este fim de semana:

Capital

Mínima

Máxima

São Paulo

18°C

25°C

Rio de Janeiro

25°C

28°C

Brasília

20°C

33°C

Cuiabá

23°C

35°C

Maceió

23°C

30°C

Recife

25°C

29°C

Rio Branco

22°C

27°C

Porto Velho

21°C

31°C

Curitiba

15°C

19°C

Porto Alegre

17°C

23°C

Sudeste
Em partes de Minas Gerais, demais áreas do centro-sul do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba Paulista a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva localizadas. No leste e Litoral Norte do Espírito Santo, muitas nuvens. Nas demais áreas da região, sol e poucas nuvens.

Sul
Em grande parte do Paraná e Santa Catarina haverá pancadas de chuva. No leste do Rio Grande do Sul, nebulosidade variável e possibilidade de chuva. Nas demais áreas da região, sol e poucas nuvens.

Norte
No sul do Tocantins, leste de Roraima e grande parte do Pará a previsão é de possibilidade de chuva. No leste e norte do Pará, grande parte do Amapá e demais áreas do Tocantins, sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região, tempo nublado com pancadas de chuva e descargas elétricas localizadas.

Nordeste
No litoral de Alagoas, Sergipe, Litoral norte e leste da Bahia haverá possibilidade de chuva. No interior da região, predomínio de sol. Nas demais áreas da região, tempo parcialmente nublado.

Centro-Oeste
No oeste e sul de Mato Grosso, sul de Goiás e em Mato Grosso Sul a previsão é de nublado com pancadas de chuva. Nas demais áreas da região, pancadas de chuva isoladas à tarde.

Secretaria da Fazenda realiza leilão de veículos e equipamentos oficiais

20140526143000_dsc_0007Será realizado na próxima terça-feira, 10, a partir das 9 horas, um leilão de veículos e equipamentos oficiais. O evento acontecerá no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, na Quadra 304 Sul, ao lado da feira coberta. Caminhonetes, tratores, motocicletas, ônibus, entre outros, fazem parte dos bens a serem leiloados.

Os interessados poderão conferir pessoalmente os lotes em horário de expediente, no pátio do Anexo II da Secretaria da Fazenda, Quadra 412 Sul, Avenida NS-10, s/n, Palmas. De acordo com o presidente da Comissão de Leilão, George Artur Sarmento, o objetivo é renovar a frota oficial do Estado.

No dia do leilão, os arrematantes deverão portar duas folhas de cheque, que serão destinadas à caução do pagamento do lance e outra para caução de pagamento da comissão do leiloeiro e custas. A retirada dos cheques dados em caução deve ocorrer até 24 horas após o certame, com a realização do depósito ou transferência bancária na conta indicada no edital.

O edital com a relação completa e os valores dos veículos e equipamentos está disponível nos siteswww.sgl.to.gov.br ou www.sefaz.to.gov.br. Mais informações pelo telefone 3218-1241.

Marinalva Cavalcante / Governo do Tocantins

O que a presidente Dilma e o prefeito Dimas tem em comum?

1717537yyNa política   todos mandatários têm   seus pontos altos e baixos. Dois exemplos claros disso são: a presidente   Dilma   e o prefeito da cidade de Araguaína, Ronaldo Dimas. Ambos passam por momentos difíceis em suas gestões.

A presidente sofre com pedidos de Impeachment pela oposição . Já o prefeito Ronaldo Dimas convive com pedido de afastamento do mandato pelo MPE, que pode ser aceito pelo juiz  Sérgio Paiva, responsável pelo afastamento do ex-prefeito   Valuar no mandato passado por   duas vezes, que por sua vez conseguiu voltar ao mandato sobre efeito de liminar.

Para especialistas, o que   Dilma e Dimas tem mais em comum é que: ambos são mineiros e sofrem com pedidos de afastamento, um pelo Congresso e outro pelo MPE. Além disso os dois gestores têm tomado medidas antipopulares. O resultado disso é a popularidade baixa   dos dois perante a população.

Aberto o IV Congresso Internacional em Direitos Humanos do TJTO

tjt_6132_350_233“Os desafios dos Direitos Humanos no Século XXI” foi tema da conferência proferida por Eduardo Vera-Cruz Pinto, membro do Conselho Superior da Magistratura Portuguesa, na abertura do IV Congresso de Direitos Humanos nesta quarta-feira (4/11), proferida no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. Centenas de profissionais e estudantes da área jurídica lotaram compareceram à abertura do evento. A programação continua nesta quinta e sexta-feira (5 e 6/11), no mesmo local, a partir das 08h, com palestrantes de Portugal Itália, Jamaica, Chile, Inglaterra e Brasil.

O Congresso faz parte do IV Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, realizado pelo TJTO, por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins. O curso é destinado a servidores e magistrados, docentes e profissionais atuantes no sistema de Justiça no âmbito da Prestação Jurisdicional e dos Direitos Humanos.

Homenagem

O antropólogo Darcy Ribeiro foi homenageado pelo Congresso pelo seu comprometimento com as políticas educacionais de forma inovadora, criando a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), instituindo o ensino público em período integral nos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), entre outras obras, além de ter publicado diversos livros.

ISO 9001:2008

Durante o evento o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes, entregou oficialmente ao Diretor Geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, o certificado ISO 9001, que é o selo de qualidade mais solicitado por companhias de diferentes ramos em todo o mundo. A Escola Superior da Magistratura Tocantinense é a primeira escola da magistratura do Brasil a receber essa certificação.

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra que presidiu a abertura do IV Congresso Internacional de Direitos Humanos o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes; o diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, desembargador Marco Villas Boas; o reitor da Universidade Federal do Tocantins, professor doutor Márcio da Silveira; o corregedor geral de Justiça, desembargador Eurípedes Lamounier.

Presentes também a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e Ouvidora Judiciária, desembargadora Ângela Prudente; o presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura, desembargador Antônio Rulli Júnior; o defensor público geral do Estado, Marlon Costa Luz Amorim; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Tocantins, Rubens Dário Lima Câmara; o coordenador do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, professor doutor Tarsis Barreto; e o autor da conferência magna, professor doutor  Eduardo Vera-Cruz Pinto.

Perfil

Eduardo Vera-Cruz Pinto é licenciado em Direito na Universidade Católica Portuguesa, sendo mestre e doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Entre 2007 e 2014 exerceu o cargo de Diretor da Faculdade de Direito de Lisboa. É Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É membro do Conselho Superior da Magistratura (portuguesa), membro da Information Systems Governance European – Portugal e presidente do Instituto de Direito Brasileiro (IDB).

Programação

A programação completa do IV Congresso Internacional em Direitos Humanos você acessa em  http://wwa.tjto.jus.br/esmat/index.php?option=com_content&view=article&id=2041&Itemid=486

 

Mari Gonzalez no Paparazzo: ‘Só tive um único homem em minha vida’

Nos bastidores do ensaio, a panicat de 21 anos contou que começou a namorar aos 13: ‘Ainda brincava de boneca’, disse ela, solteira há dois meses.

Luisa Girãodo EGO, no Rio

ebgvftgu
Mari Gonzalez no ensaio que fez para o Paparazzo. Foi a primeira vez que a baiana posou para fotos sensuais (Foto: Roberto Teixeira / Paparazzo)
 Mari Gonzalez, do programa “Pânico”, diz que sofre preconceito por trabalhar com a sua sensualidade. Por ser uma panicat, a baiana de 21 anos costuma gravar usando trajes minúsculos. “As pessoas confundem. Só porque ficamos de biquíni acham que somos piranhas. Mas garanto que tem muita mulher que faz pior e não trabalha de biquíni”, contou ela, nos bastidores de seu primeiro ensaio sensual, para o Paparazzo.

Mari também revelou um pouco de sua intimidade: “Só tive um único homem em minha vida, que é meu ex-namorado (Cauê Marinho). A gente começou a namorar quando eu tinha 13 anos e terminamos há dois meses. Ainda brincava de boneca quando comecei a namorar”.

Mari disse que até se envolveu com outras pessoas depois do término, mas não conseguiu chegar aos finalmentes. “Sexo tem que ser com amor. Não vale a pena dar por dar”.

Making of Mari Gonzalez posando para o Paparazzo (Foto: Roberto Teixeira / Paparazzo)
Mari Gonzalez posa para o Paparazzo (Foto: Roberto Teixeira / Paparazzo)

Resultado do julgamento das contas de Dilma deve sair antes do fim do ano

O presidente do Senado, Renan Calheiros, informou já ter encaminhado à Comissão Mista do Orçamento a defesa do Governo Dilma Rousseff contra o entendimento do Tribunal de Contas da União a respeito das chamadas “pedaladas fiscais”.

 1717537As “pedaladas fiscais” consistiram no atraso dos repasses da União para bancos públicos do dinheiro de benefícios sociais e previdenciários, o que, no entender do Tribunal de Contas da União, contrariou a legislação.

Depois de receber das mãos do ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, o documento com a defesa do Governo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse já ter encaminhado o documento à Comissão Mista do Orçamento, formada por deputados e senadores.

“A Comissão do Orçamento tem prazos que serão seguidos, mas esse gesto do Governo de ter antecipado o prazo do contraditório é bom porque colabora para o resultado final”, diz o presidente do Senado.

 O relator do caso na Comissão, Senador Acir Gurgacz, tem um prazo de 40 dias para apresentar um relatório preliminar. Depois o documento é analisado e votado pela Comissão Mista do Orçamento e encaminhado para o Plenário do Congresso, que vai tomar a decisão final sobre o caso.

Todo processo no Congresso Nacional pode levar mais de 70 dias para ser concluído, mas a presidente da Comissão, a Senadora Rose de Freitas (PMDB-ES),  acredita que a análise das contas deve ter um parecer final até 17 de dezembro.

“São 40 dias a partir de hoje, que eu acho que o relator, pelo que eu conversei com ele, não irá usar”, comenta a senadora. “Depois serão 15 dias para as emendas, e mais 15 dias para ele apresentar um novo relatório e votação final. Aí encaminhamos ao Renan Calheiros, que hoje, ficou assegurado, votará até 17 de dezembro.”

O ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, ao entregar a defesa das contas do Governo, disse que está à disposição para dar os esclarecimentos necessários, e ressaltou que o Governo tem a segurança de que aquilo que foi feito vinha respeitando as orientações oficiais, e essa vai ser a posição sustentada pelo Governo.

“Muita gente perde na primeira instância, ganha na segunda e confirma a vitória na terceira”, compara o Ministro Wagner. “Então, eu não acho nada de anormal que o relatório prévio, que tem todos os seus méritos e é o juízo de valor feito pelos ministros do Tribunal de Contas da União, possa ser interpretado. Eu não sei o que vai sair ainda da Comissão e do Congresso. É óbvio que eu tenha a expectativa de que as nossas razões sejam acolhidas e que as contas da Presidenta Dilma sejam aprovadas. Eu não vejo por que macular um julgamento ou outro, todos os dois têm legitimidade.”

Segundo o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, o debate é se há elementos para rejeitar ou não as contas do Governo. Adams afirma que do ponto de vista técnico não há motivos para a rejeição das contas, o que não impede o Governo de aperfeiçoar a gestão dos recursos públicos daqui para a frente.

 “O próprio TCU divulgou um parecer em que contradiz parcialmente a questão da apuração de estatísticas fiscais, que é objeto da reprovação do parecer do Tribunal de Contas”, diz Luís Inácio Adams. “Portanto, não há nem conformidade nesse ponto. O que nós tentamos trazer fundamentalmente ao Congresso Nacional, à Comissão Mista do Orçamento, é essa compreensão técnica desses conjuntos de elementos, que em última análise não são justificadores de qualquer reprovação. Evidentemente, nós sempre dissemos que isso não implica que não possam ser aperfeiçoadas as práticas da administração.”

No documento entregue à Comissão Mista do Orçamento o Governo também informou que o valor do débito a bancos públicos e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço referente às operações financeiras das chamadas “pedaladas fiscais” é de R$ 57 bilhões, dívida que deve ser quitada até dezembro deste ano.

http://br.sputniknews.com/

Governador recebe presidente da Fieto e representantes de Araguaína

fotos Elizeu Oliveira (23)O governador Marcelo Miranda recebeu na manhã desta quinta-feira, 5, no Palácio Araguaia, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Pires, empresários e deputados estaduais representantes de Araguaína.  O objetivo da reunião foi estabelecer um canal entre a classe empresarial e o Governo, no sentido de discutir as questões que envolvem o setor.

 O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Afonso, disse que a reunião foi importante para discutir as questões que envolvem, não só a classe empresarial, mas também do Estado, dos municípios e as alternativas que podem ser adotadas para melhor atender as demandas de cada setor. “Foi bastante positiva e permitiu emitir e ouvir opiniões para as mais diversas demandas do Estado”, disse.

 Para o presidente da Fieto, Roberto Pires, a reunião foi positiva, uma vez que permitiu discutir os assuntos que envolvem a classe empresarial, principalmente a competitividade das empresas tocantinenses. “O governador entendeu as nossas demandas e determinou a sua equipe que realize estudos para melhorar a competitividades das nossas empresas. Somos um estado pequeno e é importante que os incentivos sejam atrativos”, explicou.

 O vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), Márcio Parente, reforçou a opinião de Roberto Pires e destacou a flexibilidade do governador em discutir as questões que envolvem o setor produtivo de uma forma geral. “O mais importante é que o governador deixou as portas abertas para discutir as demandas da categoria”, frisou.

 O deputado estadual Elenil da Penha ressaltou o caráter democrático da reunião, que contou com a presença de representantes de diversos segmentos empresariais de Araguaína, e a disposição do governo em discutir e avaliar as mais diversas sugestões dos empresários. “O governador se dispôs a analisar as melhores alternativas para incentivar a atração de empresas para o nosso Estado”, destacou.

 Também participaram da reunião o secretário de Estado do Governo, Herbert Brito; o secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Simoni; o procurador-geral do Estado, Sérgio do Valle; além dos deputados estaduais Olintho Neto, Elenil da Penha, Walderez Castelo Branco e Jorge Frederico.

Jarbas Coutinho / Governo do Tocantins

 

III Festival Gastronômico do Peixe premia restaurantes da Capital

ENTREGA DO PREMIO FESTIVAL GASTRONOMICO DO PEIXEFomentar o turismo, a consciência ambiental e a culinária do peixe, esses foram os objetivos da Semana do Peixe, que premiou na noite de ontem, 04, os vencedores do III Festival Gastronômico do Peixe, realizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em parceria com a Universidade Federal do Tocantins e a Embrapa. Em sua 3ª edição, o Festival da Semana do Peixe de Palmas aconteceu em nove restaurantes da Capital que, no período de 14 a 18 de outubro ofereceram aos clientes pratos especialmente preparados para o evento, utilizando o que nossos rios têm de melhor: Pirarucu, Surubim e Tambaqui. Foram premiados três restaurantes em diferentes categorias: O Restaurante Quadra Contemporânea recebeu a maior nota quando se fez a média ponderada das notas dos jurados com a nota do público, o Restaurante Expresso Sushi JK obteve a maior nota por voto popular e o Restaurante Choupana do Lago teve a maior nota no atendimento, considerado pelo público.

 Segundo o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura, Amilton Rodrigues, durante a Semana do Peixe foram ministradas palestras, oficinas e concursos de redação e pela terceira vez o festival gastronômico. “Nossa proposta é estimular o consumo e a produção do pescado no Estado e os restaurantes foram nossos grandes parceiros para alcançar esse objetivo”, destacou.

 Vencedor do festival, na categoria voto popular, o chef do Expresso Sushi JK, embaixador da gastronomia do Tocantins e também vencedor do prêmio Dólmã, Thiago Siintani, destacou que essa ação permitiu que a população conhecesse mais os peixes nativos. “Há um grande consumo de espécies de pescado que não são da nossa região, como o salmão. Mas o festival mostrou que o nosso tambaqui, pirarucu e surubim podem ser tão saborosos quanto e serem aplicados nas mais diversas culinárias”.

 

O evento contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal juntamente com a Superintendência Federal da Pesca. Para o gerente regional, Vandeir Silva, participar desse evento é de suma importância, pois a Caixa tem papel importante no desenvolvimento social. “O evento traz para o Tocantins desenvolvimento e uma consciência muito grande para a população em termos de saúde e principalmente turismo que é um dos responsáveis por impulsionar negócios para o nosso Estado”, finalizou. 

Miguel Vinícius é candidato a presidente da subseção da OAB em Araguaína

Registro candidatura (1)O advogado Miguel Vinícius Santos concorrerá à presidência da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB em Araguaína. O registro da candidatura aconteceu no último dia 20 de outubro, na sede da entidade, em Palmas. A chapa 1201 é composta, ainda, pela candidata à vice-presidência, Drª. Priscila Francisco Silva, pelos secretários Drª. Amanda Mendes Santos e Dr. Loriney da Silveira Moraes e pelo tesoureiro Dr. Emerson Cotini. Nas eleições para a seccional da OAB no Tocantins, o advogado e os integrantes da chapa apoiam a candidata Ester Nogueira.

Aos 63 anos, 33 deles dedicados à advocacia, sendo 26 somente em Araguaína, Dr. Miguel Vinícius é um profissional reconhecido em todo o Estado, não só pelas causas defendidas, mas pelo engajamento em várias reivindicações emanadas da sociedade. O projeto de assumir a presidência da subseção da OAB já é antigo, segundo conta o advogado. “Vamos trabalhar para desenvolver um trabalho que dê visibilidade, respeito e admiração a todos os advogados de Araguaína. Sou um profissional totalmente livre de amarras, porque não dependo do governo e nem sou empregado de ninguém”, enfatiza.

Para o candidato, uma vez eleito, o trabalho será em favor de toda advocacia, mas com especial atenção aos recém-ingressados. “Queremos proporcionar todo o apoio necessário ao jovem advogado, que está entrando agora neste competitivo mercado de trabalho tendo contra si espinhos de toda sorte”, afirma Dr. Miguel.

Principais propostas

O projeto de gestão de Dr. Miguel Vinícius contempla diversas áreas de interesse da advocacia, com destaque para o diálogo permanente junto ao Poder Judiciário; criação da Procuradoria das Prerrogativas Profissionais dos Advogados; criação da OAB Social para inserir o advogado no dia a dia da população; luta por melhores condições de atendimento a cidadãos em cadeias, presídios e casas de prisão provisória, entre outros. “Nossas propostas são bastante amplas e convidamos os colegas profissionais para conhecer nosso projeto, que com certeza possibilitará mais reconhecimento e respeito à atuação das advogadas e advogados de Araguaína”.

 

— 

Singular comunicação

Prefeitura nos bairros: trator passa por cima de quatro casas na periferia de Araguaína

Quatro casas são demolidas pela prefeitura de Araguaína do Parque Bom Viver

IMG_4927A prefeitura de Araguína demoliu na tarde desta sexta-feira, 16, quatro casas localizadas no Parque Bom Viver, região próxima ao Setor Barros. Segundo moradores, os agentes do DEMUPE (Departamento Municipal de Posturas e Edificações) chegaram com a polícia e tratores e foram imediatamente autorizando as demolições sem nenhum tipo de notificação prévia sobre alegação de que os imóveis estavam sendo construídos em áreas que pertencem ao município de Araguaína.

Os moradores questionam: “O que leva um órgão público tomar uma decisão extrema como essas contra famílias pobres da periferia de Araguaína? Truculência; despreparo; ou falta de Deus no coração do administrador do município de Araguaína?”.

De acordo com moradores, a área já está ocupada a mais de 20 anos por dezenas de famílias, entretanto só agora na gestão do prefeito Ronaldo que alguns deles tiveram imóveis demolidos. E completou: “Por mais que nas casas que foram demolidas pela prefeitura não havia ninguém morando nelas, os proprietários foram prejudicados por causa do dinheiro investido na sua edificação. Eles não derrubaram paredes somente, mas também o sonho de nossas famílias de ter uma moradia própria”, disse índio que teve a casa demolida.

Últimas notícias