domingo, junho 28, 2026

55.3 F
Nova Iorque
domingo, junho 28, 2026
Início Site Página 1230

Prefeitura de Araguaína promove 5ª Copa Tocantins de Handebol

Mais de 250 atletas dos estados do Tocantins, Pará e Maranhão participaram do evento que aconteceu no último final de semana

754cbcd8-cb70-46a5-ab2c-1f75e1948e17A secretaria  de esporte , em parceria com a Federação Tocantinense de Handebol, promoveu no último final de semana, dias 7 e 8, a 5ª Copa Tocantins de Handebol Masculino e Feminino. Com 18 times inscritos, o campeonato faz parte das comemorações do aniversário de 57 anos de Araguaína.

Com 12 times masculinos e 6 femininos inscritos na competição, três estados contavam com representantes. Além do Tocantins, havia times do Maranhão e Pará participando da Copa. Ao todo foram mais de 250 atletas participantes (jogadores e comissão técnica).

O estudante Douglas Alves Miranda veio de Buriti do Tocantins (TO) e falou da escassez de times na região onde mora. “Na minha cidade não tem campeonatos de handebol, na cidade próxima, Augustinópolis (TO), tem uns dois times, de vez em quando organizamos um campeonato. Esse campeonato que fomos convidados é uma boa iniciativa, já que ajuda a divulgar um esporte que não é muito conhecido por aqui, mas que é muito bacana de praticar, o campeonato ajuda a expandir a atividade”, destacou.

Para a estudante Ane Caroline, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Araguaína, a copa tem outro objetivo além da competição esportiva. “É um evento para socializar com as outras equipes que vem de longe para participar, essa interação entre os jogadores é muito importante, dá para fazer muitas amizades durante a competição”, explicou a estudante.

Vencedores

A competição juvenil masculina teve como campeão o time da cidade de Buriti do Tocantins, o segundo lugar ficou para Araguaína, e o terceiro colocado foi Wanderlândia.

A competição feminina também teve o time de Buriti do Tocantins como campeão, em segundo Darcinópolis e Wanderlândia na terceira colocação. 

Programação esportiva
A programação esportiva do aniversário de Araguaína segue na próxima sexta-feira, 13, com a final da Copa Araguaína de Futebol Sete Society, no Campo Beira Cimba, a partir das 19 horas.

Dia 14, três eventos preencherão o sábado do aniversário da cidade: a Corrida Sesi de Rua, às 8 horas, com saída do Centro de Atividades do Trabalhador (CAT), no Setor Cimba; o Campeonato Interestadual de Dama, das 8 às 18 horas, no Ginásio do Bairro São João; e o Campeonato de Kart, às 16 horas, na Praça do Automóvel, em frente do Detran.

Nos dias 21 e 22, sábado e domingo, acontecerá a Copa de Vôlei de Areia, das 8 às 18 horas, no Parque das Águas. Ainda no domingo 22, às 8 horas, no Setor Coimbra, será a Prova de Ciclismo, com saída da Avenida Brasil. No mesmo dia, às 16 horas, a pista da Praça do Esporte e da Cultura (PEC), no Setor Araguaína Sul, será palco para o 2º Campeonato de Skate de Araguaína.

No próximo final de semana, dias 28 e 29, será a vez dos amantes do tênis de mesa e do voleibol contarem com eventos específicos. Nos dois dias, das 8 às 18 horas, o Campeonato Estadual de Tênis de Mesa será realizado na AABB. No mesmo horário, no Ginásio do Bairro São João, acontecerá a 1ª Copa UFT de Voleibol Masculino e Feminino.

Guerra/Sesi vence a 6a etapa do Estadual de Judô e reassume a liderança do Ranking

Associação conquista a etapa com recorde de inscritos e volta ao topo do ranking estadual, que entra em suas últimas semanas antes da decisão do campeão de 2015.

 Pódio associações - CopiaNeste sábado, a escola Santa Rita de Cássia, na região sul de Palmas, recebeu a 6a e última etapa do Campeonato Tocantinense de Judô. Foram 206 inscrições de seis academias de Palmas e Paraíso, contando ainda com atletas de Araguaína e Xambioá, pólos vinculados a associações da capital.

 Com 93 inscrições, a AD Guerra/Sesi acabou levando a etapa, com 32 medalhas de ouro, seguida pela Palmas Judô, com 23. Em terceiro ficou o Sesc, com 15 ouros, Kodokan de Paraíso com 13, Dom Bosco com 3 e Blindados com 1. Ausente do estado neste fim de semana, o técnico Daniel Iglesias (Guerra/Sesi) acompanhou de longe o desempenho dos seus alunos e ficou surpreso com o volume da participação: «Acho que esse número de inscritos de uma só academia deve ter sido um recorde nos estaduais. E só foi possível por causa das parcerias que temos que nos ajudam a aliviar os custos. Portanto agradecemos ao nosso grande patroninador, SESI, além da Wizard, Personal Trainer Fitness, Real Defense Segurança e Turim Palace Hotel»

 «A competitividade deste ano está clara nos próprios resultados de cada etapa. Foram três etapas vencidas por nós (Guerra/Sesi) e três vencidas pela Palmas Judô», contou Fred Guerra, técnico da equipe vencedora. «Essa disputa sadia faz com que todos treinem, se esforcem e participem mais, o que desenvolve a modalidade, traz novos competidores e fortalece a federação. Tem sido um ano positivo para todos, mas que ainda não acabou».

 INTERIOR DO ESTADO

A sexta etapa foi marcada pela expressiva participação de atletas do interior. Foram 30 inscrições de Paraíso, 29 de Xambioá e 1 de Araguaína. Para Tibério Alan, gestor do pólo Guerra/Sesi de Xambioá, esse tipo de experiência é muito importante para seus pupilos. «Eles aprendem muito sobre dedicação, planejamento, espírito de equipe, superação de limites. Foi um ano de grande aprendizado para todos nós. Por isso gostaria de agradecer à Prefeita de Xambioá, Silvia Machado, ao SESI, ao STUDIO de Treinamento Funcional Ação e Movimento, do proprietário Emerson Barros, à Câmara dos Vereadores de Xambioá, ao Verdurão e Adega Dantas e aos colaboradores Fabiano Duarte Silva e Heloisio Barbosa. Sem toda essa turma, a gente jamais conseguiria participar de maneira tão marcante», agradeceu Tibério.

 RANKING TOCANTINENSE

Mesmo com a vitória na última etapa do circuito estadual, a associação campeã ainda não é conhecida. Isso porque resta uma sequência de competições fora do Tocantins antes do fechamento das pontuações. Serão pelo menos cinco eventos até o final de novembro: Campeonato Brasileiro Master, Jogos Escolares da Juventude, Copa Internacional de Fortaleza, Circuito Interestadual GO/TO/DF e Seletiva Nacional para a Seleção de Base. Ou seja, assim como tem sido ao longo do ano, continuamos no «tudo pode acontecer»…

 (Ascom ADG)

Homicídios de mulheres negras aumentam 54% em 10 anos, mostra estudo

Número de homicídios passou de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013 Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil
Número de homicídios passou de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013 Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil
Número de homicídios passou de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013 Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil

Os homicídios de mulheres negras aumentaram 54% em dez anos no Brasil, passando de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013. Enquanto, no mesmo período, o número de homicídios de mulheres brancas caiu 9,8%, saindo de 1.747 em 2003 para 1.576 em 2013. É o que aponta o Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres no Brasil, estudo elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), divulgado hoje (9).

Em 2013, 13 mulheres foram mortas por dia no país, em média, um total de 4.762 homicídios.

Nesta edição, segundo a Flacso, o estudo foca a violência de gênero e revela que, no Brasil, 55,3% desses crimes aconteceram no ambiente doméstico, sendo 33,2% cometidos pelos parceiros ou ex-parceiros das vítimas. Com base em dados de 2013 do Ministério da Saúde, ele aponta ainda que 50,3% das mortes violentas de mulheres são cometidas por familiares.

Sobre a idade das vítimas, o Mapa da Violência aponta baixa incidência até os 10 anos de idade, crescimento até os 18 e 19 anos, e a partir dessa idade, uma tendência de lento declínio até a velhice.

O país tem taxa de 4,8 homicídios para cada 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde que avaliaram um grupo de 83 países, informou a Flacso.

O Mapa da Violência é um trabalho desenvolvido pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz que, desde 1998, já divulgou 27 estudos. Todos eles, segundo a Flacso, trabalharam a distribuição por sexo das violências, sejam suicídios, homicídios ou acidentes de transporte, mas em 2012, dada a relevância do tema e as diversas solicitações nesse sentido, foi elaborado o primeiro mapa especificamente focado nas questões de gênero.

Homicídios de Mulheres no Brasil

De 1980 a 2013, foram vítimas de assassinato 106.093 mulheres. Entre 2003 e 2013, o número de vítimas do sexo feminino passou de 3.937 para 4.762, incremento de 21,0% na década.

Segundo o Mapa da Violência, diversos estados evidenciaram “pesado crescimento” na década, como Roraima, onde as taxas de homicídios femininos cresceram 343,9%, ou Paraíba, onde mais que triplicaram (229,2%). Entre 2006, ano da promulgação da Lei Maria da Penha, e 2013, apenas em cinco estados registraram quedas nas taxas: Rondônia, Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

Vitória, Maceió, João Pessoa e Fortaleza encabeçam as capitais com taxas mais elevadas no ano de 2013, acima de 10 homicídios por 100 mil mulheres. No outro extremo, São Paulo e Rio de Janeiro são as capitais com as menores taxas.

O lançamento da pesquisa conta com o apoio do escritório no Brasil da ONU Mulheres, da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

O estudo completo sobre homicídio de mulheres no Brasil está disponível no site do Mapa da Violência.

Edição: José Romildo

COMEMORAÇÃO DOS 57 ANOS DE XAMBIOÁ TEM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

xambioáA Prefeitura Municipal de Xambioá divulgou neste Sábado (07/11) a Programação do Aniversário da Cidade que neste ano comemora 57 anos de emancipação política, com apresentações que valorizam a cultura local e a História do Município de Xambioá.

As comemorações terão início na quinta-feira (12/11) com um culto evangélico dirigido na Igreja Assembleia de Deus CiadSeta de Xambioá, onde estão convidados pastores para juntos consagrarem a Ação de Graças pela passagem do aniversário do Município de Xambioá, que possui em sua história a contribuição da classe evangélica, o culto terá início ás 19 h , no Templo Sede da Igreja.

Na Sexta-Feira (13/11) serão realizadas no Anfiteatro Élia Neves na Alameda Thiago Dias, no centro da cidade apresentações culturais cristãs, com exibição de peças de teatro, números de coreografias, músicas e demais números artísticos da cultura cristã, nesta noite serão exibidos as apresentações todas as denominações religiosas cristãs de Xambioá. As apresentações terão início também às 19  h.

No Sábado, data do aniversário da Cidade (14/11) as festividades terão início ainda pela manhã, onde será realizada a às 07 h, a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo Santo Padroeiro do Município de Xambioá, após a celebração da Santa Missa, sairá em largada por um circuito programado pela Secretaria Municipal de Esportes. Os 200 primeiros inscritos receberão camisetas para participarem da maratona.

Pela tarde do Dia 14 de Novembro às 16 h30, serão realizadas na Avenida Araguaia apresentações de acrobacias com motocicletas da equipe Moto Show, com entrada franqueada para a plateia. A partir das 19 h, serão realizadas na Alameda Thiago Dias as apresentações de artistas locais, com o intuito de conceder à população a oportunidade de contemplar nossos artistas da terra.

A programação do Aniversário de Xambioá foi amplamente debatida com o secretariado com vistas a promover uma melhor comemoração dos 57 anos de emancipação política do Município, promulgada pela Lei 2118 de 14 de Novembro de 1958.

A Prefeita Silvia Machado, com vistas na promoção do Desenvolvimento Cultural do Município solicitou ainda que as escolas preparassem apresentações artísticas e culturais para que sejam mostrados os talentos da cidade. Além das escolas haverá uma apresentação da Escola de Judô SESI/Guerra que tem alunos em destaque em Xambioá.

 

Estudo mostra efeitos do aquecimento global em grandes cidades costeiras

b95ed41816b1a957673e69cf4b6056b5Investigadores norte-americanos consideraram que o efeito das alterações climáticas pode levar ao desaparecimento, a longo prazo, de grandes cidades como Xangai, Bombaim e Hong Kong, mesmo se o aquecimento global for limitado a 2 graus Celsius (°C).

O estudo do instituto Climate Central, divulgado no domingo (8) à noite e três semanas antes da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 21), indica que com mais 2ºC, o nível da água do mar continuará a subir e pode encobrir territórios onde vivem atualmente 280 milhões de pessoas.

Se o aumento na temperatura for de 4ºC, o fenômeno vai ameaçar 600 milhões de habitantes. “Um aquecimento de 2ºC representa uma ameaça à existência, a longo prazo, muitas grandes cidades e regiões costeiras”, disse Ben Strauss, um dos autores do estudo.

Mas as medidas tomadas para reduzir rápida e drasticamente as emissões de gases de efeito de estufa, que alteram o clima, podem fazer a diferença: “Ainda temos diante de nós um amplo leque de escolhas”, acrescentou o pesquisador.

Se as emissões de gases de efeito de estufa continuarem a aumentar, levando a um aquecimento de 4ºC, o nível das águas subirá, em média, 8,9 metros, mostra o estudo.

Com um aquecimento de 3ºC, o nível da água do mar subirá 6,4 metros, cobrindo áreas com mais de 400 milhões de habitantes.

Com 2ºC, o mar subiria 4,7 metros e duas vezes menos pessoas seriam afetadas. Com uma elevação de 1,5°C na temperatura – objetivo exigido pelas nações mais vulneráveis como os pequenos Estados insulares, as águas subiriam 2,9 metros e a população afetada ficaria em torno de 137 milhões de pessoas.

A China será o país mais afetado: com 4ºC, a subida das águas afetará uma área onde vivem atualmente 145 milhões de pessoas, de acordo com este estudo que não avalia a evolução demográfica, nem a construção de infraestruturas, como diques.

Outros países serão particularmente afetados: Índia, Bangladesh, Vietnã, Indonésia, Japão, Estados Unidos, Filipinas, Egito, Brasil, Tailândia, Birmânia e Holanda. Entre as principais cidades contam-se Hong Kong, Calcutá, Dacca, Jacarta, Xangai, Bombaim, Hanói, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Nova Iorque e Tóquio.

Na site do Climate Central é possível ver imagens com projeções do impacto da elevação do nível do mar em várias cidades costeiras, inclusive o Rio de Janeiro.

As projeções levam em consideração a dilatação do oceano quando aquecido, o degelo de geleiras e a degradação das calotas polares da Groelândia e da Antártida, irreversível a partir de um determinado ponto.

Essa elevação será diferente em cada uma das regiões. “Na maioria dos casos, ela pode traduzir-se num centímetro por século, mas os deltas e as zonas urbanas” são mais vulneráveis, especificamente, porque estão menos protegidos pelos sedimentos.

O estudo baseia-se em dados de satélites sobre o nível dos oceânicos.

Steven Nerem, da Universidade do Colorado (EUA) analisou a metodologia do estudo e concluiu que existem “alguns erros em locais”, mas considerou ser “o melhor que se pode fazer com os dados públicos disponíveis”.

Jean-Pascal van Ypersele, do grupo internacional de peritos sobre o clima (GIEC), afirmou tratar-se de “um estudo sólido”.

Para o oceanógrafo Ben Marzeion, da Universidade de Bremen (Alemanha), os dados apresentados no estudo “podem representar um incrível fardo para muitas gerações futuras”.

A temperatura do planeta subiu, desde a Revolução Industrial, 0,8ºC, um ritmo inédito provocado pela emissão de gases de efeito estufa.

A comunidade internacional fixou o objetivo de manter a alta da temperatura abaixo dos 2ºC e deve se reunir em 30 de novembro, em Paris, para tentar concluir um acordo universal que permita alcançar essa meta.

Vilarejo que restou após rompimento de barragens lembra cidade fantasma

Mariana (MG) - Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais (Corpo de Bombeiros/MG - Divulgação)Corpo de Bombeiros/MG - Divulgação
Mariana (MG) - Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais (Corpo de Bombeiros/MG - Divulgação)Corpo de Bombeiros/MG - Divulgação
Mariana (MG) – Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais (Corpo de Bombeiros/MG – Divulgação)Corpo de Bombeiros/MG – Divulgação

Poucas ruas e casas do distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), resistiram ao rompimento de duas barragens da mineradora Samarco na última quinta-feira (5). Em meio ao cenário de muita lama, barro e destruição, o que restou lembra uma cidade fantasma. É possível escutar, em meio à desolação, apenas o canto dos pássaros e o barulho das máquinas que abrem acesso para as equipes de resgate.

Na parte alta da comunidade, uma das poucas casas com movimentação é a de Edirleia Marques, 38 anos, e Marcílio Ferreira, 41 anos. A dona de casa e o operador de máquinas moravam na região com os dois filhos, de 10 e 2 anos, e tem voltado ao local desde sexta-feira (6) para auxiliar bombeiros e homens da Defesa Civil e do Exército nas buscas.

A antiga moradia do casal agora funciona como um ponto de apoio para as equipes que trabalham em Bento Rodrigues. Numa rápida volta pela residência, é possível ver um velotrol e um cavalinho de madeira do filho caçula. Na sala, o sofá e a televisão permanecem no mesmo lugar onde foram deixados, assim como a mesa de seis lugares da família.

Há pelo menos três dias, Edirleia e Marcílio ajudam os homens do resgate a se localizar no que restou da comunidade. Na memória de cada um, permanece fresca a lembrança de onde viviam vizinhos e moradores do distrito que seguem desaparecidos. “É ruim ir embora. A gente quer acreditar que está tudo como antes. Ainda me sinto confortável aqui”, contou Edirleia.

No momento em que a lama atingiu Bento Rodrigues, os filhos do casal estavam em casa. A mãe estava na parte mais baixa da comunidade, devastada pela lama e pelo barro, mas voltou correndo para retirar a família do local. “Meu filho mais novo me pergunta muito sobre a casa. Já o mais velho, que sempre foi calado, não fala muito. Mas ele viu a coisa toda. Viu as casas sumindo, as pessoas correndo”, lembrou a mãe.

Apesar do trauma, marido e mulher garantem que estarão de volta à casa nos próximos dias para auxiliar as equipes de resgate – e também numa tentativa de se apegar ao local onde nasceram, cresceram, se conheceram e começaram uma família. De mãos dadas, eles caminhavam pelas ruas e observavam em silêncio a devastação que tomou conta do local.

“Vamos voltar sempre que possível. Quero estar aqui de novo no dia seguinte. É muito difícil sair de um lugar onde a gente se sentia tão bem”, disse Marcílio, em um dos poucos momentos em que conversou com a equipe de reportagem.

Edição: Graça Adjuto
Paula Laboissière – Enviada Especial da Agência Brasil

“Não sei o que é mais visível no Dimas: se a arrogância, o cinismo ou a careca”, diz Capixaba.

capture-20150303-072526-781x470O vereador Batista Capixaba saiu do quase anonimato na Câmara para assumir de vez   a posição de um dos mais ferrenhos opositores à administração do prefeito Ronaldo Dimas. 

 Desde o início do mandato, Ronaldo Dimas não teve mais paz, pois Batista Capixaba tem conseguido mexer na casa de maribondos, provocando e tirando o sono do prefeito a cada sessão na Câmara, além de já ter tentado liquidar a administração Dimas através de denúncias no Ministério Público várias vezes.

 E pelo jeito, Batista pretende intensificar daqui para frente a sua oposição ao chefe do poder executivo “Vou cutucar a manga até ela cair, pois ninguém mais aguenta essa administração cínica, isolada e indiferente aos anseios da população”, garante Capixaba. 

 Mas Batista não está sozinho na tarefa de “derrubar a manga”. Ele e mais quatro vereadores formam o chamado bloco de oposição, mas nenhum deles chama mais a atenção que Capixaba, que já chegou até a ser agredido por um grupo de vereadores aliados do prefeito, numa cerimônia de suposto lançamento de obras que aconteceu no setor Itaipu recentemente.

 E a polêmica continua. Esta semana, o vereador reproduziu no seu discurso na Câmara a matéria “Um “analfabeto” que entendia de povo fez mais que um doutor que entende de concreto e ferro”, publicada por um site local que fazia comparação entre Dimas e Valuar, destacando principalmente as qualidades do ex-prefeito Valuar Barros e a indiferença de Ronaldo Dimas com a população.

 Após o discurso, Capixaba chegou a dizer que Valuar foi um homem comprometido com o povo, enquanto que Ronaldo Dimas nem sabe mais o que significa a palavra “povo”.  Além disso, Capixaba afirmou que a administração de Ronaldo Dimas é cínica e, em tom de ironia, chegou até fazer referência à “careca” do prefeito. 

“Não sei o que é mais visível no Ronaldo Dimas: se a arrogância, o cinismo ou a careca”, ironiza Capixaba.

 A suposta arrogância de Ronaldo Dimas estaria relacionada à derrubada do outdoor do Sindicato da educação, Sintet, recentemente em Araguaína. “Além de caloteiro, Ronaldo Dimas é ditador. Ele mandou destruir o outdoor do Sintet. É uma vergonha ter um prefeito que não respeita a democracia”, diz Capixaba.  

 Capixaba diz que espera que a população de Araguaína faça uma revolução de consciência e exija do atual gestor mais transparência nos recursos gastos em obras e em negócios suspeitos de superfaturamento e lavagem de dinheiro através de contratação de laranjas. “As coisas acontecem naquele prédio de luxo de forma obscura. É necessário que a população saiba com clareza como a coisa pública é gerida por esse senhor que  se isolou do povo mas que toda vez que aparece nas  fotos e na televisão  mostra uma  cara de sorriso, como se tudo  estivesse bem”, afirmou.

 Batista também arrisca a dar palpite com relação ao futuro político de Ronaldo Dimas. “No ano que vem ele vai querer abraçar o povo novamente, mas não vai adianta nada, será o mesmo que derramar lágrimas no escuro, mesmo que chore ninguém vai ver nem sentir dor dele nas urnas”, palpitou Capixaba.

 Por: ASCOM 

Lidiane Moreira e Marcelo Pereira vencem corrida de rua dos Jogos dos Servidores

IMG_5849A jornalista Lidiane Moreira, da Secretaria de Comunicação do Estado, e Marcelo Pereira, da Guarda Metropolitana de Palmas, são os campeões da corrida de rua da 13ª  edição dos Jogos dos Servidores Públicos do Tocantins. A prova, de 3,3 km, foi disputada na tarde deste sábado, na Praça dos Girassóis, em Palmas.

 Marcelo Pereira completou a corrida em 11min11. Lidiane Moreira fez em 13min36. “É gratificante saber que a gente está contribuindo para incentivar outras pessoas, que, como eu, saiu do sedentarismo graças a essas provas”, disse o campeão. “É bom ver que cada vez mais tem pessoas adeptas da corrida de rua. O esporte tem esse poder de dar mais motivação no dia-a-dia e, também, na rotina de trabalho”, destacou a servidora campeã.   

 Completaram o pódio masculino Rony Clay Lopes (Corpo de Bombeiros), Igor Nunes da Silva (22º Batalhão de Infantaria), Joel Teixeira (22º Batalhão de Infantaria) e Daniel Barbosa (CEMEI).

 O pódio feminino foi formado por jornalistas e policiais militares. Márcia Regina dos Santos (PM) terminou em segundo lugar, Zuleide Noleto Brito (PM) em terceiro, Fabíola Casado (Assembleia Legislativa) em quarto e Alcione Luz (Secretaria de Comunicação do Estado) em quinto.

 A corrida é uma das sete modalidades em disputa nos Jogos dos Servidores Públicos do Tocantins, evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude. Este ano, mais de 1500 atletas se inscreveram na competição.

 RESULTADOS DA CORRIDA DE RUA

 MASCULINO

1º – Marcelo Pereira (Guarda Metropolitano) – 11min11

2º Rony Clay Lopes (Bombeiros) – 11min16

3º Igor Nunes da Silva (22º Batalhão de Infantaria) – 11min38

4º Joel Teixeira (22º Batalhão de Infantaria) – 12min05

5º Daniel Barbosa (CEMEI) – 12min15

 FEMININO

1º Lidiane Moreira (Secom) – 13min36

2º Márcia Regina dos Santos (PM) – 13min56

3º Zuleide Noleto Brito (PM) – 15min07

4º Fabíola Casado (Assembleia Legislativa) – 15min40

5º – Alcione Luz (Secom) – 16min10

 Informações foto: Largada e pódio dos cinco primeiros colocados

Referendo na Bolívia poderá levar a mais uma reeleição de Evo Morales

O Parlamento da Bolívia aprovou a realização de um referendo que poderá permitir ao Presidente Evo Morales concorrer a um quarto mandato consecutivo, para o período de 2020 a 2025. O especialista Diogo Dario analisa o Governo Morales e as chances de mais uma reeleição “dessa figura quase mítica”.

2685088O referendo está convocado para 21 de fevereiro de 2016. Então, os bolivianos vão ter que responder à pergunta: “Você está de acordo com a reforma do Artigo 168 da Constituição Política do Estado para que a presidenta ou presidente e a vice-presidenta ou vice-presidente do Estado possam ser reeleitas ou reeleitos por duas vezes de maneira contínua?” 

De origem indígena, Evo Morales assumiu a Presidência da Bolívia em 2006, após vencer a eleição com 54% dos votos. Em seguida, saiu mais uma vez vitorioso, com 64%, confirmando-se na Presidência no período de 2010-2015. Depois, para o período 2015-2020, venceu com 60% dos votos.

Em entrevista exclusiva à Rádio Sputnik, o professor  de Relações Internacionais Diogo Dario considera que Evo Morales tem uma popularidade e um poder de articulação política muito grandes, por ter conseguido unir durante todo esse tempo na Presidência da Bolívia a tradição indígena com o movimento de trabalhadores.

“Em 2014 Evo não só se elegeu mas conseguiu fazer com que seu partido conseguisse dois terços da Câmara dos Deputados e do Senado, de forma que ele tem uma margem de manobra para fazer alterações constitucionais de forma muito extensa.”

Segundo Diogo Dario, hoje a oposição está claramente enfraquecida diante das sucessivas reeleições de Morales, e não consegue se articular para mudar o quadro político no país.

 “A oposição tem fracassado diante das sucessivas reeleições de Evo Morales, tenta encontrar uma nova forma, uma forma de se articular para construir uma plataforma, uma agenda que apele não só às elites de Santa Cruz, que tradicionalmente votam nesses grupos que estão associados ao comércio do gás e petróleo, como para a vasta maioria da população indígena pobre, que tem nele hoje não só um grande representante político, mas uma figura quase mítica.”
Sobre o fato de que tantas alterações na Constituição da Bolívia poderiam significar que o presidente da República queira se perpetuar no poder, o Professor Dario explica que o Governo fez aprovar um referendo que está legalmente previsto na Constituição de 2009. “O que Morales fez diante da primeira vitória dele foi mobilizar a construção de uma nova Constituição, um processo de refundação”, diz Diogo Dario.

 

O especialista em Relações Internacionais chama atenção para o fato de que, se o resultado do referendo for favorável a Evo Morales, a oposição não tem um candidato à altura que possa ameaçar a reeleição do presidente.

“Para o cenário da oposição, o que é trágico é que na última tentativa eles tinham uma posição mais unificada, que perdeu a primeira eleição de forma mais disputada mas depois perdeu muito feio, em 2009, quando Evo conseguiu 62% dos votos, e ali a oposição entrou num processo de autofagia, de fragmentação de partidos. Na última eleição Evo Morales concorreu com vários candidatos, que conseguiram resultados insignificantes. E ele ganhou em distritos onde nunca tinha ganho nas eleições anteriores.”

Onda de lama de barragens deve chegar ao Espírito Santo na segunda-feira

983844-20151106091843 (2)
Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de MarianaCorpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação

A onda de lama que se desloca ao longo do Rio Doce em função do rompimento de duas barragens na região de Mariana (MG) deve chegar ao Espírito Santo na segunda-feira (9). A informação é do Serviço Geológico do Brasil, que monitora a situação. A onda de cheia deixou em estado de alerta municípios mineiros ao longo da calha do rio.

O boletim de monitoramento informa que a previsão é que a onda de cheia atinja Colatina na tarde de segunda-feira e Linhares, na noite de segunda para terça-feira (10), ambas no Espírito Santo. O Serviço Geológico do Brasil informa que a onda de cheia não vai causar, necessariamente, enchentes nos municípios.

Localizadas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, as barragens de Fundão e Santarém se romperam na tarde de quinta-feira (6), inundando a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que há pelo menos 13 desaparecidos e que uma pessoa morreu.

O Serviço Geológico do Brasil monitora continuamente o Sistema de Alerta da Bacia do Rio Doce que abrange o leste de Minas Gerais e do Espírito Santo. O objetivo é alertar 15 municípios da bacia quanto ao risco de ocorrência de enchentes. Os municípios são: Ponte Nova, Nova Era, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga, Governador Valadares, Tumiritinga, Resplendor, Galileia, Conselheiro Pena e Aimorés, no estado de Minas Gerais, e Baixo Guandu, Colatina e Linhares no Espírito Santo.

A prefeitura de Linhares divulgou um comunicado em que não menciona o risco de enchentes. Segundo a nota, não há risco de contaminação da bacia que abastece de água a cidade.

A prefeitura de Colatina informou que está monitorando a situação e a previsão é que ao longo da cidade o nível do Rio Doce seja elevado em cerca de 1,5 metros. Em nota, a prefeitura diz que não há razão para alardes sobre inundações no município.

A prefeitura de Governador Valadares, município que tem previsão de ser atingido pela onda de cheia na madrugada do domingo (8), também divulgou comunicado informando que a lama deverá passar pela calha do Rio Doce. A Defesa Civil local prevê que o rio permanecerá no seu leito, sem provocar inundação.

O último boletim de monitoramento foi divulgado no fim da tarde de ontem (6), e as informações serão atualizadas ao longo deste sábado (7).

Edição: Juliana Andrade
Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil
 

Últimas notícias