domingo, junho 28, 2026

55.3 F
Nova Iorque
domingo, junho 28, 2026
Início Site Página 1228

POPULAÇÃO DE XAMBIOÁ COMEMORA SEUS 57 ANOS

Xambioá Comemora com celebrações religiosas, apresentações artísticas e manifestações esportivas seus 57 Anos de Emancipação Política

 capa (2)As comemorações dos 57 anos do Aniversário de Xambioá tiveram três dias de festas que proporcionaram à população atos de civismo e religiosidade, com a participação de todas as religiões juntas celebrando as festividades e homenagem ao Município de Xambioá.

Os eventos comemorativos tiveram início na quinta-feira dia 12 de Novembro com a realização de um culto evangélico na Igreja Assembleia de Deus que contou com a presença de pastores de diversas denominações evangélicas. A prefeita Silvia Machado participou do culto acompanhada dos secretários municipais e da população local, que juntos iniciaram a comemorar o aniversário do Município com orações, preces e agradecimentos no Culto de Ação de Graça pela história do Município.

Na sexta-feira foi realizada na Alameda Thiago Dias a I Noite da Cultura Cristã em Xambioá, onde todas as igrejas fizeram apresentações de números artísticos e culturais com foco na história do Município e na evangelização das pessoas. Participaram com apresentações de teatros, coreografias, músicas, louvores, dramatizações, a prefeita Sílvia Machado esteve presente na festa acompanhada dos secretariado e representantes do Legislativo Municipal.

Na manhã de 14 de novembro, data do Aniversário de Xambioá foi celebrada uma missa na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, para agradecer pelos 57 anos de emancipação política do  Município de Xambioá. Estavam presentes na missa muitos fiéis católicos, a Prefeita Silvia Machado,o corpo de secretários e figuras históricas do Município de Xambioá como o Primeiro Prefeito, o Senhor Sebastião Gomes e o  Ex Vice Prefeito Antenos Bandeira Neres, ambos católicos praticantes.

Após a celebração da Santa Missa, foi realizada a II Maratona da Cidade com o tema de combate às drogas em nossa cidade, participaram, centenas de atletas entre elas a Prefeita Silvia Machado. Também foi realizada a II Maratona dos Idosos onde concorreram 70 idosos perfazendo uma trajetória previamente definida pela equipe organizadora da maratona, composta de membros da secretaria de esportes e secretaria de turismo e cultura.

No período da tarde, foi realizado apresentações do Moto Show, que fizeram acrobacias com motocicletas na Avenida Araguaia animando a tarde do Aniversário da Cidade com os motoqueiros que apoiados pela prefeitura de Xambioá trouxerem alegria e descontração para os presentes no evento.

A noite do Aniversário de Xambioá foi marcada pela Realização da I Mostra Cultural com artistas da Terra, na Alameda Thiago Dias. As escolas da rede pública e privada apresentaram números artísticos que mostraram em suas introduções a história do Município de Xambioá. Foram realizadas apresentações que mostraram a importância do garimpo e das quebradeiras de coco, dos barqueiros e da cultura do carnaval, marcas de nossa terra.

IMG-20151116-WA0033

Na I Mostra Cultural com Artistas da Terra, com a participação das escolas e artistas locais e jovens cristãos. A cultura regional pode ser vista pelo público que acompanhou a realização dos eventos em comemoração aos 57 anos de emancipação política de nossa cidade. A prefeita Silvia Machado esteve presente em todos os eventos participando da organização e da execução das atividades. No evento a grandiosidade das apresentações mostrou o gigante cultural que é nosso município, assim como nas apresentações cristãs. Todos os artistas, como o músico Lucivaldo Show, deram sua contribuição para a realização desse importante momento de nossa história cultural. Para finalizar as festividades de comemoração do Aniversário de Xambioá a população contou com a irreverência do cantor Neymar do Arrocha que agitou a Alameda Thiago Dias.

A Prefeita de Xambioá, Silvia Machado ressaltou que o desenvolvimento do Município é fruto de muitas lutas e muitas parcerias entre o povo, destacou a importância de valorizarmos as manifestações culturais e a arte de nossa terra

Governador promove mais de 1500 policiais militares

12232940_889711547782847_6291498262106654982_o
Ulisses Holanda

Em uma atmosfera de alegria e confraternização, mais de 1500 policiais militares, entre oficiais e praças, foram promovidos neste domingo, 15, em solenidade no Espaço Cultural, na Capital, a qual também comemorou a Proclamação da República.   Na ocasião, o governador do Estado do Tocantins, Marcelo de Carvalho Miranda, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos e o secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres formalizaram a entrega das insígnias aos militares recém-promovidos através dos atos de número 2.383 a 2.387, e portarias número 602, 608, 617, 618, 619, 620, 621, 622, 626, 634 e 643 de 2015, publicadas no Diário Oficial do Estado do Tocantins número 4.498.   Durante seu discurso, o cormandante geral da PM, coronel Glauber de Oliveira Santos expressou sua emoção ressaltando o valor do policial militar por sua abnegação e valentia ao arriscar diariamente sua vida para proteger a sociedade. “Agradeço ao governador Marcelo Miranda por reconhecer o valor de cada um aqui presente, uma vez que através de grande esforço materializou as promoções dentro dos critérios legais. Todos podemos respirar aliviados pois a atual gestão permanecerá firme em obedecer à lei em todas as circunstâncias. Os militares aqui hoje foram promovidos por seus próprios méritos e por seu grande valor”, declarou o comandante.   Em suas palavras o governador Marcelo Miranda refletiu sobre a importância da data, a Proclamação da República, onde o povo brasileiro conquistou a vitória instituindo a forma republicana federativa presidencialista, derrubando a monarquia, em 1889. Ele ressaltou também que a data entrou para a história tocantinense onde militares foram promovidos como resultado do esforço e do cumprimento à lei por parte do Estado. “Este momento representa, acima de tudo, o reconhecimento do mérito e da habilitação de cada um dos policiais militares promovidos. É a constatação de que estamos buscando retomar o tempo perdido e seguido rumo a novos tempos. Com o comandante geral, coronel Glauber, à frente da Polícia Militar do Estado do Tocantins podemos ter a certeza da unificação de ações conjuntas em prol da entidade”, afirmou o governador.   O evento contou com as presenças da primeira dama do Estado e Deputada Federal Dulce de Carvalho Miranda, da vice-governadora Cláudia Lelis, do secretário-chefe da Casa Militar coronel da Polícia Militar Raimundo Bonfim, do procurador geral do Ministério Público doutor Clenan Renault, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado Desembargador Ronaldo Eurípedes, dentre outros secretários de estado e autoridades militares.   Ao final da cerimônia, o governador recebeu das mãos do comandante geral da PM uma placa como forma de homenagem pelo trabalho e esforços dedicados à Polícia Militar ao longo de sua história. A primeira dama e Deputada Federal Dulce Miranda também foi homenageada com um buquê de flores entregue pela 3ª sargento da PM Fleidina Tragino de Sousa. Ao ser encerrada a solenidade todos os militares e convidados comemoraram as promoções com uma salva de palmas.

Aline Brabo / Governo do Tocantins

Presidenta pede união do Brics para redução dos riscos da economia global

984977-15112015-br0v9952-editarA presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (16) o compromisso do grupo do Brics, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, a trabalhar pela redução dos riscos “que a economia global continua a enfrentar”. O encontro dos líderes do bloco antecedeu o início da décima Cúpula do G20, que reúne as 20 principais economias avançadas e emergentes do mundo e vai até amanhã (16).

A presidenta ressaltou que, no âmbito do G20, o Brics deve trabalhar para que os países priorizem os investimentos em infraestrutura, a redução da volatilidade dos mercados globais, a necessidade de reforma das instituições financeiras e o combate à pobreza e às desigualdades como temas importante para os países em desenvolvimento.

Dilma destacou que o grupo do Brics teve resultados “muito expressivos” em 2015 com a concretização do Novo Banco de Desenvolvimento e do Arranjo Contingente de Reservas, que, segundo ela, deve impulsionar a ampliação da agenda de cooperação e a consolidação da parceria econômica do bloco.

A presidenta ressaltou ainda que o Brics “continuará a ser uma força positiva para a retomada do crescimento global nos próximos anos” e reiterou o empenho de tornar realidade os compromissos da reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI), assumidos em 2010, “em prol de uma governança econômico-financeira global mais equilibrada e representativa, com maior participação dos países emergentes e em desenvolvimento”.

Edição: Lílian Beraldo
Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil
 

ACIARA e Poder Judiciário se unem pela conciliação como forma de resolução de conflitos

SONY DSCOs empresários que tiverem conflitos com consumidores ou fornecedores em função da falta de pagamento das compras ou qualquer outra demanda poderá resolver os conflitos por meio da conciliação. É o que propôs a juíza e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, Drª. Umbelina Lopes Pereira, durante palestra para associados da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA, no dia 12. 
Segundo a juíza, na fase do atendimento pré-processual, não há custo nenhum para as partes envolvidas. “Muitos casos podem ser resolvidos sem precisar chegar até a Justiça. Essa é uma forma de buscar acordos e reduzir o número de processos parados”, afirmou Drª. Umbelina.
De acordo com o presidente da ACIARA, Manoel de Assis Silva, esta é a chance do empresário resolver diversas demandas com agilidade. “É preciso haver boa vontade das partes envolvidas e a consciência que este é um caminho totalmente legal do ponto de vista jurídico e com ganhos mútuos”. “Sem contar que é possível evitar a já conhecida morosidade da Justiça para resolver pequenas e grandes demandas”, completa o assessor jurídico da associação, Roger Kuhn.
 
O intuito é fechar uma parceria entre o CEJUSC e a ACIARA para incentivar o empresariado a buscar a conciliação como forma de solução de qualquer tipo de conflito. Entre os dias 23 e 27 de novembro, o Judiciário promoverá a Semana Nacional da Conciliação, oportunidade ideal para quem quiser resolver as demandas. “Precisamos criar uma cultura pacificadora em nossa sociedade, para que as pessoas evitem disputas litigiosas e busquem os acordos. Na vara da Família, por exemplo, todas as conciliações deram certo”, informou a juíza. 
 
A ideia da iniciativa é também incentivar as mediações extrajudiciais por meio de cortes de conciliação, como a 5ª Corte de Conciliação e Arbitragem, em funcionamento do prédio da ACIARA. Os interessados em participar da Semana Nacional de Conciliação podem entrar em contato pelo telefone (63) 3414-6649 (CEJUSC) ou procurar o Dr. Roger Kuhn, para mais esclarecimentos.

AGORA E LEI. XEROSO APROVA PROJETO DA PRAÇA DO AUTOMÓVEL

timthumb-1-300x274Uma das reivindicações mais cobradas pela população de Araguaína vira realidade e já pode ser comemorada principalmente pelos vendedores autônomos de automóveis (corretores).

Esta semana, o vereador Edimones Matos Galdino, o Xeroso, aprovou a Lei que cria a Praça Pública do Automóvel, com amplo espaço para  comercialização de veículos, localizada no setor Residencial  Camargo,  na Avenida Filadélfia, em frente ao Detran.

A Lei, nº 064/2014,  de autoria do vereador Xeroso,  vai trazer várias melhorias à população, dentre elas, a criação de novas vagas de estacionamento na cidade e mais espaço para a prática de lazer, dentre outros benefícios.

Antes, o comércio de veículos era feito na praça das Nações, centro da cidade, o que gerava certo transtorno para população que sofria com falta de estacionamento no local.

Para o vereador  Xeroso, a lei, já sancionada pelo prefeito Ronaldo Dimas,  chega em boa hora e representa avanços, além de facilitar a vida dos corretores e compradores de carros. “ É uma lei que traz avanços, progressista e de caráter social relevante. Agora, com um espaço amplo e organizado melhoram  as condições de trabalho dos corretores e também das pessoas que vão comprar um carro na Praça do Automóvel”, disse Xeroso.    

MPE firma acordo com Ministério do Desenvolvimento Agrário para reforçar fiscalização de gestores municipais

00fbd31b59e670fbc7183a2494b5e09a-width-400O Procurador-Geral de Justiça do Tocantins, Clenan Renaut de Melo Pereira, foi um dos seis primeiros procuradores a assinar o Termo de Acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) visando garantir a proteção dos bens, valores e direitos relativos ao maquinário doado às prefeituras municipais para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A assinatura aconteceu durante a reunião ordinária de novembro do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), na última quarta-feira,11, em Brasília. Na abertura do evento, o titular do MDA, ministro Patrus Ananias, solicitou o apoio do CNPG para que fosse estendido aos MPs estaduais o termo de cooperação técnica firmado em setembro com a entidade.

A parceria deve reforçar a fiscalização do uso dado pelos gestores municipais ao maquinário do programa, com trânsito livre de informações ou documentos, os quais poderão ser obtidos pelo MP, para eventual responsabilização civil, administrativa e criminal dos agentes de infrações cometidas no uso dessas máquinas e equipamentos.

O acordo prevê ainda o fornecimento de informações ao MDA para aplicação de medidas administrativas de responsabilidade dessa pasta. Os membros do Ministério Público também poderão realizar diligências para apurar irregularidades nas dependências das entidades que tenham sob a sua guarda esse tipo de maquinário, observadas as competências estadual e federal.

Consumidor

Um outro termo de cooperação foi assinado pelo PGJ do Tocantins, desta vez com o Ministério Público Federal (MPF), tem como objetivo compartilhar informações relativas a condutas reiteradas de prestadores de serviços públicos regulados que atentem contra os direitos dos consumidores e a livre concorrência.

São objeto do acordo todas as condutas irregulares identificadas em procedimentos administrativos instaurados no âmbito das Promotorias de Justiça com atribuição para a defesa do consumidor no MPE, e cuja cessação demande a adoção de medidas administrativas ou regulatórias por parte de agências reguladoras ou outros órgãos públicos federais. Para isso, caberá ao Ministério Público tocantinense encaminhar informações à 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, que será a responsável por adotar medidas objetivando a correção das falhas identificadas.

Homenagem

Uma homenagem ao ex-membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Gilberto Valente Martins também marcou a reunião. Gilberto integrou o CNJ como representante do Ministério Público.

Durante a reunião, os participantes ainda abordaram temas como os laboratórios de lavagem de dinheiro, o pacote do governo federal (teto e PEC 62/2015), além de debaterem sobre a ação penal de agentes políticos por prerrogativa de foro, renovação do convênio Disque 100, o coronograma de reuniões do CNPG para 2016, entre outros.

Dimas discute plano de carreira dos servidores com lideranças sindicais

Projeto deve ficar pronto ainda em novembro para votação na Câmara Municipal

4fd9aaed-c1f7-4628-978e-7ce577251346 O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, reuniu-se na noite de ontem, 11, no gabinete, com representantes do Sindicado dos Servidores Públicos de Araguaína (Sisepar). A reunião foi para discutir o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR), que deverá ser levado para votação na Câmara Municipal de Araguaína ainda este mês.

 O plano de carreira é um compromisso do prefeito Ronaldo Dimas com o servidor público municipal. Durante a reunião, os secretários apresentaram o PCCR aos representantes dos servidores, que apontaram sugestões que serão inseridas no documento. Entre as definições do plano estão a progressão salarial a cada três anos e que, após avaliação, os servidores avançarão por níveis, quanto maior a qualificação profissional, maior será o salário.
 Segundo o presidente do Sisepar, Carlos Guimarães, a reunião teve saldo positivo. “A reunião foi muito proveitosa, 99% daquilo que a gente vinha correndo atrás, tentando conseguir para o servidor, foi alcançado. Estabelecer uma meta pro nosso plano de carreira é uma conquista muito grande, agora sabemos que irá sair do papel, que vai para a Câmara para ser aprovado”, destacou o presidente.
 Para o prefeito Ronaldo Dimas, houve um grande avanço com a reunião. “Depois que diversos estudos foram realizados, definimos os parâmetros para a efetivação, realização do projeto. Acredito que até o final deste mês esteja pronto para envio para a Câmara”, explicou Dimas.
 Estavam presentes na reunião, além do prefeito e do presidente do Sisepar, outras quatro lideranças sindicais; o secretário da Educação, Jocirley de Oliveira; o secretário da Administração, Nahim Hanna Halum Filho; e a superintendente municipal de Relações Humanas, Rejane Mourão.

 

Grande final da 1ª Copa Araguaína de Futebol Sete Society nesta sexta, 13

Campeonato faz parte da programação de aniversário da cidade; mais de 400 jogadores participaram em 64 times

a176adcf-aaf1-4f68-bd4f-d17ecd9d052e Nesta sexta-feira, 13, a partir das 19 horas, será realizada a grande final da 1ª Copa Araguaína de Futebol Sete Society, no Campo Beira Cimba. A competição faz parte da programação de 57 anos de Araguaína. Ao todo, foram 64 times inscritos e 448 atletas participantes; o campeonato começou ainda no mês de setembro. Uma média de 500 pessoas por noite prestigiaram as partidas durante todo o campeonato.

 
Os times finalistas foram Maloca, Imaculada, Boca Júnior e Simão Ferramentas. Disputando o terceiro lugar, a primeira partida será entre Maloca x Imaculada. E na briga do título de campeão, Boca Junior x Simão Ferramentas.
 
Uma equipe de plantão da Secretaria da Saúde, composta por um médico e um enfermeiro, estará fazendo atendimentos de urgência em campo, caso haja necessidade.
 
Premiação
A premiação é de R$ 10 mil, sendo que R$ 5 mil são para o primeiro lugar, R$ 2.500 para o segundo, R$ 1.500 para o 3º, 500 para 4º, além de R$ 250 para o melhor goleiro e R$ 250 para o artilheiro da competição. Todos ganham troféus.
 
Iluminação
Depois de 30 anos sem iluminação nenhuma, a Prefeitura de Araguaína instalou 15 refletores de 1000 watts cada, distribuídos em quatro postes. Agora, os amantes de futebol podem praticar seu esporte favorito no período noturno.
 
Partidas

19h15: Maloca x Imaculada
20h: Boca Junior x Simão Ferramentas

Créditos/Fotos: Marcos Filho/Ascom

Operação conjunta das polícias civis do Tocantins, Pará e Maranhão cumpre 20 mandados de busca e de prisão nos três Estados

248859_300Foi deflagrada, na manhã desta quinta feira, 12, uma operação interestadual envolvendo Policiais Civis dos Estados do Tocantins (DEIC/Araguaína e GOTE), Pará (DRCO e GPE) e Maranhão (CISP e SEIC), onde foi dado cumprimento a diversos mandados de busca e apreensão e de prisão de suspeitos de integrar uma quadrilha interestadual especializada em roubo de cargas, que agia nas três unidades da federação. No Tocantins, foram cumpridos seis (6) mandados de busca e apreensão e três (3) de prisão, nas cidades de Araguaína, Colinas e Wanderlândia. Em Araguaína foram cumpridos dois (2) mandados de prisão temporária e quatro (4) mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de Ezequiel Alves Viana, de 33 anos de idade e Ivani Soares de Freitas, de 53 anos. Três (3) mandados de busca e de prisão foram cumpridos no Maranhão, sendo decretada a prisão de Jorge Marques Junqueira, Eduardo Pereira Vales e Rogério Silva de Brito, todos na cidade de Imperatriz. No Estado do Pará, foram cumpridos dois (2) mandados de busca e de prisão, resultando na prisão de Fabiano Lopes Moura, na cidade de Novo Repartimento e Lázaro Rodrigues Pinto, na cidade de Dom Eliseu. A operação é resultado de investigações as quais vinham sendo realizadas de forma integrada, entre as Polícias Civis dos estados do Pará, através da DRCO, Tocantins – DEIC Araguaína e Maranhão – SEIC, desde o mês de novembro do ano passado, quando a quadrilha realizou, no município de Rio Maria-PA, um roubo de uma carga de cigarros. Todos os presos e objetos apreendidos foram encaminhados para a sede da DRCO em Belém, capital paraense.

Vereador diz que Ronaldo Dimas engana pessoas simples, idosos e deficientes

IMG_3912-795x470Mais uma polêmica envolvendo o vereador de oposição Batista Capixaba e o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, que já ganhou o apelido de “Dimas Malvadeza”, pelas maldades administrativas que vem cometendo contra a população. Dessa vez o assunto é com relação à cobrança “indevida” do IPTU.

Para o vereador Capixaba, Ronaldo Dimas vem dando uma de “João em Braço” e metendo a mão no bolso de pessoas humildes, aposentados, idosos e portadores de deficiência física que, ingenuinamente, continuam pagando IPTU, o que é proibido por lei Municipal. “Com Ronaldo Dimas é assim: se colar, colou. E infelizmente está colando, mas isso é crime e dá cadeia, é apropriação indébita”, afirmou Capixaba.

Pela Lei Complementar nº 008/2013, Prefeitura não pode cobrar IPTU de idosos acima de e 65 anos de idade, aposentado por invalidez, pessoas cuja famílias tenham renda igual ou inferior a 2 salários mínimos. Na prática isso não vem acontecendo.

Segundo Capixaba, existem hoje no Município cerca de 20 mil pessoas que se encaixam nessas categorias, mas que continuam pagando IPTU, e muitas delas o prefeito já teria botado na justiça por falta de pagamento. “Dimas se aproveita da simplicidade e da ingenuidade dessas pessoas para arrancar dinheiro deles. E o pior é que elas não sabem onde reclamar. Na prefeitura velha não tem ninguém, só fantasmas; quando vão para o prédio de luxo onde o prefeito se esconde, essas pessoas ficam com medo de entrar, pois lá só ficam os ricos e poucos privilegiados do prefeito”, diz Batista.

Mas Capixaba quer acabar com isso e já apresentou projeto de lei que obriga o Município a mandar carta de isenção para as categorias beneficiadas avisando sobre a isenção do IPTU. “Isso é para impedir que o cinismo e a arrogância desse prefeito continuem metendo a mão no bolso de pessoas simples. Caso Ronaldo Dimas continue insistindo nessa maldade vou pedir ao Ministério Público que peça a cassação do mandato dele por improbidade administrativa”, ameaçou Capixaba.

Últimas notícias