O Ministério da Saúde declarou hoje (11) emergência em saúde pública de importância nacional para dar maior agilidade às investigações sobre o aumento de casos de microcefalia em recém-nascidos em Pernambuco registrados desde agosto desse ano. Durante entrevista, o ministro Marcelo Castro informou que o número de casos no estado não passava de dez por ano, mas nos últimos quatro meses, 141 casos foram confirmados em 44 municípios.
“A microcefalia é uma anomalia congênita que se manifesta antes do nascimento e prejudica o desenvolvimento do cérebro dos bebês”, disse o ministro. Castro explicou que os bebês com o problema nascem com perímetro cefálico menor que o normal, superior a 33 cm. “As sequelas são graves e associadas caso a caso”, explicou. Em 90% dos casos, as microcefalias estão associadas com retardo mental.
O diretor do Departamento de Vigilância Epidemológica do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, disse que o ministério está acompanhando a situação desde o dia 22 de outubro, quando foi notificada pela secretaria de saúde do estado e dos municípios. Ele informou que uma esquipe de resposta rápida às emergências em saúde pública está em campo, fazendo investigações epidemiológicas, como revisão de prontuários e outros registros de atendimento médico da gestante e do recém-nascido, além de exames laboratoriais e de imagem.
Maierovitch afirmou que ainda não é possível determinar a causa do aumento de casos da doença, que pode ser causada por substância químicas, agentes biológicos, como bactérias, vírus e radiação. “Nenhuma hipótese está sendo descartada”, disse o especialista.
A recomendação do Ministério da Saúde é que as gestantes não usem medicamentos não prescritos e que façam um pré-natal qualificado e todos os exames previstos, além de relatarem aos médicos qualquer alteração que perceberem durante a gestação.
“Combinamos com o estado de Pernambuco de fechar semanalmente boletins com o balanço da situação”, disse o diretor. Segundo Maierovitch, o ministério também está apurando ocorrências da doença nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte com base em relatos de profissionais de saúde dos estados, mas as secretarias estaduais de saúde ainda não têm os números organizados.
A situação já foi comunicada à Organização Mundial de Saúde e à Organização Pan-Americana de Saúde, conforme protocolos internacionais de notificação de doença.






Prefeitos e representantes da Associação Tocantinense de Municípios – ATM, se reuniram nesta quinta-feira, 05, com o secretário Estadual de Saúde, Samuel Bonilha, para cobrar novamente o recebimento dos repasses constitucionais da saúde que o Estado deve transferir aos municípios mensalmente. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Estadual de Saúde – SESAU.
A Organizações das Nações Unidas (ONU) anunciou hoje (11) um acordo mundial para vigilância de voos civis por satélite. O acordo foi acertado em Genebra, na Suíça, durante a Conferência Mundial de Radiocomunicações. De acordo com a ONU, a iniciativa poderá prevenir novos desaparecimentos misteriosos de aviões, como foi o caso do voo MH370, da Malaysia Airlines, em março de 2014.
O Brasil exportou em outubro 138,7 mil toneladas de carne, com faturamento de US$ 557,3 milhões. Este é o melhor resultado mensal de 2015, segundo levantamento divulgado hoje (11) pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

Em reunião realizada nesta terça-feira, 10, em Brasília (DF), o governador Marcelo Miranda, junto aos governadores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Distrito Federal discutiram o aprofundamento e o aprimoramento do Estatuto do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central e elegeram o governador de Goiás, Marconi Perillo, como presidente da entidade. O 5º encontro do Fórum de Governadores Brasil Central está sendo realizado na residência oficial do Governo do Distrito Federal (GDF), em Águas Claras (DF).

A BR 153, no município de Colinas do Tocantins continua bloqueada parcialmente no Km 242. A passagem está sendo liberada somente para ambulâncias, automóveis e ônibus, até momento não há previsão de liberação.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou a ocorrência de 48 





