domingo, junho 28, 2026

55.3 F
Nova Iorque
domingo, junho 28, 2026
Início Site Página 1227

Aviação russa destrói 500 caminhões-tanque de terroristas na Síria

aviacao_russaO Estado-Maior russo informou hoje (18) que as Forças Aeroespaciais da Rússia destruíram 500 caminhões-tanque que estavam em poder de terroristas na Síria, o que diminui a capacidade de exportação ilegal de combustíveis.

Segundo o general Kartapolov, centenas de caminhões-tanque transportam milhares de toneladas do petróleo para transformação no Iraque. De acordo com o general russo, essa é uma das principais fontes de financiamento dos terroristas.

“Nos últimos anos, o EIIS (a antiga sigla do grupo Estado Islâmico) e outros grupos extremistas organizaram no território controlado o chamado ‘oleoduto móvel’”, afirmou Kartapolov.

Durante o briefing para imprensa, foram apresentadas fotos que mostram como centenas de caminhões-tanque estão prontos para formar uma coluna e entrar em movimento.

“Só nos primeiros dias, a aviação destruiu cerca de 500 caminhões-tanque. O fato reduziu significativamente as possibilidades dos militantes de exportar petróleo ilegalmente, consequentemente os lucros do contrabando de petróleo”, concluiu o general russo.

Câmara mantém veto ao reajuste dos aposentados pelo percentual do mínimo

985514-aaa_dsc_9240-004A Câmara dos Deputados manteve hoje (18) o veto ao reajuste dos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) pelo mesmo percentual aplicado ao salário mínimo. Foram 211 votos contrários ao veto e 160 a favor. Para que o veto fosse derrubado seriam necessários 257 votos.

Como o veto foi mantido pelos deputados, não houve necessidade de votação entre os senadores. De acordo com dados apresentados pelo governo, estender as correções para aposentadorias representaria gasto adicional de R$ 300 milhões em 2016

Ao sancionar o projeto de lei de conversão da Medida Provisória 672/15, convertendo-a na Lei 13.152/15, a presidenta Dilma Rousseff vetou a extensão da atual política de valorização do salário mínimo às aposentadorias e pensões maiores que um mínimo. Para o salário mínimo, a regra vigente foi prorrogada até 2019.

Dessa forma, aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo continuarão contando apenas com a reposição da inflação, sem nenhum ganho real.

O salário mínimo é reajustado pela variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes mais o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior.

O reajuste aprovado pela Câmara foi ratificado pelo plenário do Senado em julho deste ano. Na oportunidade, a discussão da medida provisória gerou debates acalorados no plenário do Senado. O governo não queria a aprovação do texto com a emenda da Câmara, que estendia aos aposentados o direito ao mesmo reajuste do salário mínimo concedido aos trabalhadores, alegando que causará impacto sobre as contas da Previdência.

Antes da votação no Senado, o líder do governo na Casa, Delcídio Amaral (PT-MS), criticou a emenda aprovada pela Câmara. Segundo Delcídio informou à época, a aprovação de emendas como essa, que têm impacto nos gastos públicos, “coloca por terra” o esforço do ajuste fiscal que tem sido feito.

 Edição: Armando Cardoso

Da Agência Brasil

Prefeitura inicia revisão do Plano Diretor de Araguaína

Com o objetivo de contar com o cidadão nas discussões e propostas da revisão, serão realizadas consultas públicas setoriais, câmaras temáticas e audiência pública

DCIM101MEDIAA Prefeitura de Araguaína já iniciou os trabalhos para a revisão do Plano Diretor do Município. Uma comissão, composta por representantes municipais, sociedade civil organizada e instituições, será criada para discutir e apresentar novas propostas para o plano. O estudo para rever o documento já está em elaboração por uma equipe técnica da Prefeitura.

Na próxima sexta-feira, 20, será apresentada a Minuta do Plano Diretor. No dia 26, às 17 horas, no auditório da Prefeitura, no Centro, será realizada a primeira reunião sobre a revisão do plano.

Com os evidentes avanços, especialmente na infraestrutura urbana do Município de Araguaína, acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e pelo crescimento econômico, torna-se indispensável que o Município conte com um instrumento norteador de longo prazo para o desenvolvimento e expansão urbana, para uma melhor utilização do espaço de forma sustentável.

Revisão
O Plano Diretor, além de garantir a construção da cidade de forma organizada e planejada, será elaborado com vistas à gestão democrática, buscando apoio nas instituições e na iniciativa popular. O Estatuto das Cidades prevê a revisão do plano a cada 10 anos.

No estudo, serão analisados o parcelamento, as edificações, bem como disciplinada a utilização do solo urbano. Dentre os pontos que serão discutidos com a população e reavaliados estão o Código Ambiental; o Código de Posturas e Edificações; o zoneamento urbano; as políticas de uso e ocupação do solo da cidade; as diretrizes de parcelamento do solo, entre outros.

Consultas públicas
Para contar com a efetiva participação da sociedade, desde a elaboração da proposta, serão realizadas consultas públicas setoriais, câmaras temáticas de discussão e audiência pública, garantindo um processo transparente e participativo para o desenvolvimento da cidade de forma ordenada e sustentável.

A população também terá acesso às informações sobre o Plano Diretor e um espaço para envio de contribuições, sugestões e dúvidas, por meio de um site que será criado especificamente para a participação de todos.

Conselho
Também será criado o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, composto por 28 entidades membros efetivos; sendo representantes titulares e suplentes do Executivo Municipal, da Câmara Municipal, do setor empresarial, de universidades, de entidades de profissionais liberais, de movimentos sociais, do terceiro setor e outras entidades representativas da comunidade local.

O conselho, de caráter deliberativo, vai debater e definir, junto com a população, as prioridades e os projetos estratégicos do Município, além de apoiar o processo de elaboração dos estudos.

Crédito/Fotos: Marcos Filho/Ascom

Conselheiros tutelares eleitos passam por capacitação

1500d6e8-076a-4bba-a06a-177f939cacceCurso tem 60 horas e ocorre no auditório do Ministério Público Estadual, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Os 20 conselheiros tutelares que passaram na eleição para exercer o cargo nas duas unidades do Conselho Tutelar, em Araguaína, participam de uma capacitação até a próxima quarta-feira, 25 de novembro. A nomeação dos conselheiros eleitos foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 17; a posse será em janeiro de 2016, para o quadriênio 2016/2019.
 
A capacitação está sendo no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Na segunda e na terça-feira, os conselheiros tiveram orientações sobre relacionamento interpessoal, autoconhecimento e gestão de equipes; ética, postura e valores profissionais; limite de atuação do conselheiro tutelar, entre outros assuntos pertinentes ao cargo.
 
Até a próxima semana, serão abordados outros temas durante a capacitação, como o Estatuto da Criança e do Adolescente; rotinas, técnicas e métodos práticos de abordagem e intervenção do conselheiro tutelar; formas de violência contra a criança, relações de poder, o trabalho infantil e a violência sexual; e a inclusão e a inserção social do adolescente em conflito com a Lei.
 
A capacitação também abrange os conselheiros eleitos nos municípios de Aragominas, Araguanã, Nova Olinda, Babaçulândia, Barra do Ouro e Wanderlândia.
 
Conselheiro
A função de conselheiro tutelar é de dedicação exclusiva, sendo incompatível com o exercício de outra função pública ou privada. A jornada de trabalho de conselheiro tutelar é de das 8 às 18 horas, nos dias úteis, com plantões nos fins de semana e feriados, de acordo com o disposto na Lei Municipal nº 2777 e no Regimento Interno do Conselho Tutelar. O conselheiro tutelar faz jus ao recebimento pecuniário mensal no valor de R$ 2.184,90.
 
Contatos
Presidente do CMDCA: Abnair Reis – 3411-1257 / 9224-9669
Coordenador curso: Rogério Cogo – 9244-8616 (Claro)/ 9955-8616 (Vivo)/ 8127-3717 (Tim)  
 
Programação do curso
18/11 (quarta-feira)
8h às 12h: ECA – Política de Atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente.
14h às 18h: O Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente: Abordagem Prática.
19/11 (quinta-feira)
8h às 12h: O que se espera de um Conselheiro Tutelar? Atribuições, competências e o fazer diário do ConselheiroTutelar.
14h às 18h: Rotinas, técnicas e métodos práticos de abordagem e intervenção do Conselheiro Tutelar.
20/11 (sexta-feira)
8h às 12h: O Conselheiro Tutelar e sua articulação com o Sistema de Saúde: Apresentação de questões relevantes, importantes serviços e programas de saúde e a articulação com o CAPS.
14h às 18h: Formas de violência contra a criança, relações de poder, o trabalho infantil e a violência sexual: o papel do Conselheiro Tutelar no enfrentamento destas questões através de medidas de prevenção.
23/11 (segunda-feira)
8h às 12h: O Conselheiro Tutelar e sua articulação com a Educação: Apresentação de questões relevantes, serviços e programas existentes e a aproximação/articulação do Conselheiro Tutelar com as escolas.
14h às 18h: Práticas restaurativas no âmbito do Conselho Tutelar.
24/11 (terça-feira)
8h às 12h: O Conselheiro Tutelar e a Assistência Social: Apresentação de questões relevantes, serviços e programas existentes da Assistência Social e a articulação do Conselheiro Tutelar com os CRAS e CREAS.
14h às 18h: A inclusão e a inserção social do adolescente em conflito com a Lei: atribuições do Conselheiro Tutelar.
25/11 (quarta-feira)
8h às 12h: Workshop de Encerramento – presença dos Secretários de Educação, Assistência  Social, Saúde e Administração.
 
Lista dos conselheiros eleitos
Titulares
Larissa Dias Carneiro
Renata Barbosa Rego
Adriana Morais da Silva Gomes
Raimundo Nonato Luz Cardoso
Aldeci Pereira Marinho
Malbatania Martins da Silva
Fernando de Jesus Da Silva Nogueira
Paulo Jose da Silva
Rozieldo Vieira Pimentel
Zulmira Bezerra (Samira)
 
Suplentes
Smith Veloso Leite
Edgar Martins Pedra
Valdemi Pereira da Silva
Mariene Machado da Silva
Marcio Gonçalves Quirino
Érika Wanessa Sousa Amaral
Anne Tamara Gomes Da Cunha
Renato Sousa Santos
Ivanildo Costa Silva
Ozailton Inacio da Silva

Crédito/Fotos: Marcos Filho/Ascom

MPF/TO requer devolução de valores milionários desviados durante construção de ponte entre Lajeado e Miracema

As empresas requeridas são responsáveis por várias obras em rodovias do Tocantins

ara1143O Ministério Público Federal no Tocantins entrou com uma ação civil pública (ACP) por improbidade administrativa contra as empresas CMT Engenharia Ltda, Egesa Engenharia S/A, seus sócios e servidores do Dertins (Departamento de Estradas e Rodagens do Tocantins) e do Ministério da Integração Nacional por superfaturamento na obra da ponte sobre o rio Tocantins entre os municípios de Lajeado e Miracema do Tocantins.

O consórcio CMT-Egesa realizou a obra licitada pela Concorrência 012/2009 da Secretaria de Infraestrutura do Tocantins entre dezembro de 2009 e novembro de 2011 e para isso recebeu o mondante de R$ 104.855.033,48 (cento e quatro milhões, oitocentos e cinquenta e cinco mil, trinta e três reais e quarenta e oito centavos). Entretanto, investigações realizadas pela Polícia Federal e Tribunal de Contas da União (TCU) identificaram que mais de 14 milhões foram pagos por serviços superfaturados.

Para a fraude de superfaturamento, foram incluídos no Projeto Básico da Ponte Lajeado-Miracema diversos serviços cujos valores não constavam dos sistemas referenciais de preço oficiais. Ainda que fosse legalmente possível tal prática, a empresa projetista deveria apresentar justificativas que respaldassem os preços unitários atribuídos aos serviços previstos no Projeto Básico por ela confeccionado. Com a ausência de tais justificativas, uma equipe de auditoria do TCU buscou comparação de preços em obras semelhantes e em tabelas de referência, constatando, ao final, que a empresa atribuiu valores a esses serviços de acordo com sua própria vontade e bem acima dos praticados no mercado, causandoo desvio de mais de 14 milhões dos cofres públicos. O mesmo foi constado por laudo pericial produzido por peritos da Polícia Federal.

Além do superfaturamento de serviços, investigações descobriram estreita relação entre funcionários do Dertins e sócios das duas empresas, sendo frequente as ligações telefônicas entre eles e até mesmo encontro nas residências. A troca de favores entre as empresas e funcionários públicos era constante, envolvendo até pagamento de propina e fraude nas medições da obra. Para o MPF/TO, a alta cúpula do Dertins atuava em conjunto com o consórcio CMT-Egesa para garantir que os interesses da empresa fossem prontamente atendidos pelo órgão, em detrimento do interesse público.

As empreiteiras CMT e Egesa são responsáveis por diversas obras de infraestrutura rodoviária no Tocantins. Entre os anos de 2000 e 2010 ambas foram responsáveis por 14 grandes obras no Estado, praticamente todas elas marcadas por graves irregularidades e prejuízos milionários aos cofres públicos.

A fim de garantir o ressarcimento ao Ministério da Integração Nacional dos valores pagos a mais pela obra, o MPF/TO requer a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis dos acusados na ACP, inclusive de dinheiro e ativos financeiros presentes em suas contas bancárias. Além disso, requer também, a condenação dos envolvidos pela prática do ato de improbidade administrativa presente nos artigos 9 a 11 da lei nº 8.429/92.

Matéria relacionada:

MPF/TO busca impedir que CMT Engenharia estabeleça novos contratos com o Estado do Tocantins, dentre eles um de R$ 150 milhões

Brasil se prepara para um verão de extremos

O aquecimento global e um fenômeno El Niño dos mais poderosos se juntam para criar uma estação com temperaturas infernais.

veraoO próximo verão promete ser um dos mais insuportáveis de todos os tempos no Brasil, com as temperaturas ultrapassando facilmente os 40ºC por vários dias seguidos nos locais tradicionalmente mais quentes, como Rio de Janeiro, Piauí e Tocantins. Segundo meteorologistas, os termômetros podem registrar calor até 4ºC acima da média.

E, diante de uma primavera que já teve dias de calor intenso em algumas regiões, muita gente já se prepara para o pior.

É que, pela primeira vez, se registra uma combinação inédita: a elevação da temperatura média do planeta por conta do aquecimento global e um fenômeno El Niño muito intenso.

De acordo com especialistas, o mundo já está 0,8ºC mais quente por conta do aquecimento global provocado pela ação humana. E tudo indica que 2015 deverá ser o ano mais quente já registrado.

Para piorar, a previsão para este ano é de que tenhamos um super El Niño, ou mesmo um El Niño monstro, como já vem sendo chamado; dos mais intensos já registrados.

O fenômeno está relacionado ao aquecimento das águas do Pacífico Sul e, em geral, à elevação das temperaturas globais. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o EL Niño deste ano pode ser tornar um dos quatro mais quentes dos últimos 65 anos.

“Podemos esperar um verão mais quente, com temperaturas até quatro graus Celsius acima da média”, diz o meteorologista José Antonio Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

“Isso ocorre por uma combinação de fatores: o aumento da temperatura por conta do aquecimento, as ilhas de calor das cidades e um El Niño intenso que estará em sua atividade máxima justamente em novembro, dezembro e janeiro.”

  •  

 Já no início de setembro, ainda no inverno, São Paulo registrou recordes de temperatura  (Foto: Fernanda Carvalho / Fotos Públicas)

Já no início de setembro, ainda no inverno, São Paulo registrou recordes de temperatura (Foto: Fernanda Carvalho / Fotos Públicas)

O climatologista Carlos Nobre, atualmente na presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), diz que já é possível saber que o próximo verão será seco em várias partes da Amazônia e também registrará menos chuvas do que a média no Nordeste. O Sul do país, por sua vez, será castigado por chuvas mais intensas. A grande incógnita para os especialistas é o que acontecerá no Sudeste.

“O verão terá temperaturas mais altas no Sudeste, isso podemos dizer, por conta da influência do El Niño. Mas não dá para saber ainda como será o regime de chuvas”, diz Nobre.

A estiagem registrada nos últimos dois anos – com graves consequências para os níveis dos reservatórios de água – pode agravar ainda mais o problema, se voltar a se repetir. Setembro foi de chuvas na região, mas, novamente, não há ainda como prever como será o próximo mês.

O Rio de Janeiro está entre as cidades com o verão mais quente do país, ao lado de Teresina, no Piauí, e Palmas, no Tocantins. E mesmo São Paulo, tradicionalmente mais frio, terá temperaturas mais altas.

“Na Europa, na onda de calor de 2003, mais de 30 mil mortes foram atribuídas ao calor”, lembra Nobre. “E as temperaturas foram de três graus acima da média. Claro, eles lá não tinham muitos locais com ar-condicionado, nem estão adaptados ao calor, mas, ainda assim.”

No Sul e no Sudeste, as cidades têm planos apenas para enchentes. No Nordeste, para a seca.

Mas, até agora, por incrível que pareça, nenhuma cidade brasileira tinha um plano emergencial para lidar com o calor. Pela primeira vez, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio – que reúne diferentes secretarias e órgãos municipais com o objetivo de responder à emergências de forma integrada – elabora um plano para ondas de calor intenso, como as que atingiram recentemente a Índia e o Paquistão, deixando milhares de mortos.

“A falta de previsão é motivo para estarmos ainda mais preparados. Não podemos correr riscos, não podemos esperar duzentas pessoas morrerem para começarmos a agir”, afirma o diretor do Instituto Pereira Passos, Sérgio Besserman, que integra a força-tarefa da Prefeitura.

 Estiagem é fator complicador em meio às altas temperaturas  (Foto: Rafael Neddemeyer/Fotos Públicas)
Estiagem é fator complicador em meio às altas temperaturas (Foto: Rafael Neddemeyer/Fotos Públicas)

Leitos extras em hospitais, atendimento de emergência e campanhas públicas educativas incentivando a hidratação são algumas das medidas que fazem parte do plano de ação. As pessoas mais vulneráveis ao calor são os idosos e os bebês, cujos organismos têm menos capacidade de adaptação e defesa.

Segundo os especialistas, o maior problema do calor para a saúde não é o pico de temperatura mais elevada, mesmo que acima dos 40ºC. O grande risco é quando, ao longo de pelo menos três dias consecutivos, a temperatura máxima passa dos 36ºC e a mínima não cai abaixo dos 21ºC. Quando isso ocorre, o corpo não consegue se resfriar e tende ao superaquecimento, o que pode levar a paradas cardíacas e derrames.

 

Comissão Mista de Orçamento aprova déficit primário de R$ 119,9 bilhões em 2015

cmo (2)A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou agora há pouco o projeto (PLN 5/15) que autoriza o governo a fechar o ano de 2015 com déficit primário de até R$ 119,9 bilhões.

Esse valor substituirá a meta inicial da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015, de superávit primário de R$ 55,3 bilhões para a União e R$ 11 bilhões para os demais entes federados.

Solicitada pelo governo, a mudança decorreu da piora do cenário fiscal, com queda de receita e dificuldade para cortar despesas. O resultado primário da União até setembro foi deficitário em R$ 22,2 bilhões, o menor valor para o período, de acordo com série histórica iniciada em 1997. A votação na CMO foi nominal, por exigência da oposição.

Foi cancelada a eleição para a presidência da CDH da Câmara em razão de um impasse entre as candidaturas dos deputados Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) e Paulo Pimenta (PT-RS) (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Paulo Pimenta (PT-RS)informou que o Executivo quer negociar com Renan Calheiros a votação do texto na sessão de amanhãArquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O líder do governo na comissão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), informou que o Executivo quer negociar com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a votação do texto na sessão de amanhã (17). Cabe a Renan definir a pauta de votações do Congresso.

Relatório

O projeto foi relatado pelo deputado Hugo Leal (Pros-RJ), que teve de fazer mudanças na redação original, de modo a acompanhar as flutuações da receita e da despesa desde que o texto chegou ao Congresso, em julho.

Leal apresentou dois relatórios, ambos diferentes da proposta enviada pelo Executivo, que ainda apostava em superávit de R$ 5,8 bilhões para este ano.

O texto aprovado estabelece meta de déficit primário para a União de R$ 51,8 bilhões e superávit para os estados, Distrito Federal e municípios de R$ 2,9 bilhões, resultando em um déficit de R$ 48,9 bilhões para o setor público brasileiro.

Abatimento da meta

O relatório final permite que o Executivo reduza seu esforço fiscal para ampliar o déficit. De acordo com o texto, o governo poderá acrescentar à sua meta até R$ 68,1 bilhões, caso sejam frustradas as receitas com concessões de usinas hidroelétricas (R$ 11,05 bilhões), que serão leiloadas ainda neste ano, e sejam pagas dívidas do Tesouro Nacional com o BNDES, FGTS, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (R$ 57,01 bilhões).

Com o acréscimo autorizado, o déficit de R$ 51,8 bilhões pode chegar a R$ 119,9 bilhões. Qualquer valor entre esse intervalo coloca o governo dentro da meta de resultado primário.

* Com informações da Agência Câmara.

Edição: Armando Cardoso

Estado tem 5 dias para atender fila de espera por consultas urológicas em Araguaína

5492e4c736d9605e58c18e0d50600262-width-400A tendendo a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), a Justiça expediu liminar obrigando o Estado do Tocantins a regularizar a oferta de consultas médicas na área de urologia em Araguaína, cuja fila de espera inclui cerca de 700 nomes, de acordo com dados oficiais referentes ao mês de julho. Segundo a liminar, o Estado tem cinco dias, a contar da notificação, para prestar atendimento a todos os pacientes que aguardam consultas nessa especialidade – inclusive aos pacientes que aguardam consultas de retorno.

A liminar destaca que a maioria dos pacientes que aguarda atendimento são idosos, muitos deles com suspeita de câncer. À medida que ocorrerem as consultas, já devem ser agendados os exames e as cirurgias que forem necessários.

A liminar também estabelece celeridade no atendimento aos novos pacientes que vierem a demandar por consultas urológicas. Nenhum paciente deve vir a esperar por mais de 45 dias, devendo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) apresentar à Justiça uma lista com a relação nominal de todas as pessoas que aguardam consultas, bem como das que esperam por exames e cirurgias nessa especialidade.

A decisão ainda orienta que os médicos especialistas em urologia cumpram plantões de forma presencial, durante o período diurno, no ambulatório de especialidades ou no hospital regional, atendendo aos pacientes agendados. Atualmente, eles ficam de sobreaviso, fora das unidades públicas de saúde, aguardando chamadas de urgência e emergência.

A medida beneficia pacientes da própria Araguaína e das cidades de Santa Fé do Araguaia, Muricilândia, Nova Olinda, Carmolândia, Araguanã e Aragominas, que têm Araguaína como referência na prestação de serviços de urologia.

Em caso de descumprimento dos termos da liminar, o Estado fica sujeito ao pagamento de multa diária no valor de R$ 1.500,00, até o limite de R$ 300.000,00.

A liminar, expedida pela juíza Milene de Carvalho Henrique, atende pedidos dispostos em uma Ação Civil Pública (ACP) proposta em 30 de outubro pela Promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, que vem apurando denúncias de falhas no atendimento a pacientes de urologia em Araguaína desde maio de 2014.

Moradores de vários bairros agradecem ao vereador Luzimar Coelho pela chegada de benefícios

IMG_4851-611x470‘’Graças a Deus que      nossas vidas têm mudado para melhor desde que o vereador Luzimar   Coelho foi eleito, pois o progresso tem chegado nas nossas regiões; as nossas ruas estão sendo pavimentadas e ele já está trabalhando na regularização fundiária dos nossos imóveis’’, diz morador do setor Palmas.

A população dos setores Palmas, Itaipú e Alto Bonito agradecem ao vereador Luzimar Coelho pelo trabalho em favor daquelas regiões que, por toda   vida ficaram esquecidas pelos poderes legislativo e executivo.

O vereador Luzimar   figura entres os parlamentares   na   câmara municipal de   Araguaína e está entre os que mais apresentou projetos e requerimentos voltados para melhorias de vida da população e dos seguimentos da sociedade de Araguaína   durante os seus primeiros anos de mandato de vereador. 

 

Durante solenidade, Lázaro defende que valorização da Polícia é o caminho para um Tocantins mais seguro

Lázario_PM_Créditos_Ulisses_HolandaO deputado federal Lázaro Botelho (PP) participou neste domingo, 15, em Palmas, da Solenidade de Proclamação da República e Promoção de Militares do Estado. Na ocasião, 1.530 PMs foram promovidos. Durante o evento, o parlamentar afirmou que a valorização da Polícia é um dos caminhos para um Tocantins cada vez mais seguro.

O deputado destacou também que estas promoções, junto com as alterações na legislação realizadas pelo governador, Marcelo Miranda (PMDB), possibilitarão aos militares a ascensão em suas carreiras. “Foram promovidos 462 oficiais e 1.068 praças, e mais sete tenentes-coronéis que assumiram o posto de coronel, a última patente. Um reconhecimento necessário e merecido”, disse.

Com as mudanças sancionadas por Miranda, alterando as Leis nº 2.575 e 2.578, na parte que trata especificamente das datas de ascensão na PM TO, as promoções serão realizadas, anualmente, nos dias 21 de abril e 15 de novembro.

Ao ressaltar a importância da organização em Lei das promoções dos militares, Lázaro destacou que essa garantia representa uma conquista não só dos militares, mas também de todas as suas famílias. “Estas promoções mostram o mérito e o reconhecimento desses profissionais que, com muita honra, coragem e seriedade, garantem a segurança dos tocantinenses”, completou.

Estavam presentes na Solenidade a vice-governadora, Claudia Lélis (PV), a deputada federal, Dulce Miranda (PMDB), a deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauber Santos, demais autoridades, imprensa e membros da sociedade civil.

Assessoria de Comunicação
 

 

Últimas notícias