domingo, junho 28, 2026

55.3 F
Nova Iorque
domingo, junho 28, 2026
Início Site Página 1232

MPE pede afastamento do prefeito Ronaldo Dimas

images

Irregularidades no contrato de prestação de serviço de transporte coletivo em Araguaína levam o Ministério Público Estadual (MPE) a ajuizar Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra o prefeito Ronaldo Dimas; o presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), Gustavo Fidalgo e Vicente; o Secretário Municipal de Planejamento, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Bruno Rangel; a Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Município (Coorperlota), além do empresário David Pereira da Silva.

A  Ação, foi ajuizada pelo Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas nesta terça-feira, 03, aponta uma série de irregularidades no processo de contratação da Cooperlota e também questiona a qualidade dos serviços prestados à população.

A ação ressalta que nunca houve qualquer procedimento licitatório para a prestação de serviços de transporte coletivo na modalidade convencional no município, os quais vinham sendo executados há vários anos pela Viação Lontra, empresa que prestou o serviço na cidade até abril de 2015, quando se encerrou o contrato com a municipalidade.

Além disso, o Município de Araguaína abriu procedimento licitatório na modalidade complementar, ainda em setembro de 2014, tendo como vencedora a Cooperlota.

Na modalidade convencional, os serviços foram contratados mediante dispensa de licitação, sob alegação de urgência na realização dos serviços, tendo sido beneficiada a mesma Coooperativa. O contrato, com início em 11 de junho de 2015, tinha vigência de seis meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

O Promotor de Justiça acredita não haver sequer o caráter de urgência utilizado como argumento, tendo em vista que, estranhamente, a concessionária beneficiada em ambas as modalidades (Cooperlota) tem como presidente o senhor David Pereira da Silva, que também é representante da Federação Nacional do Transporte Alternativo (Fenatral), responsável pela realização do estudo técnico com a finalidade embasar a contratação do serviço de transporte público de Araguaína.

Descumprimento do contrato e falta de capacidade técnica

Pelo contrato, a Cooperlota deveria ter iniciado os serviços no mês de junho, no entanto, até o presente momento, não cumpriu o acordo sob alegação de que os micro-ônibus não foram entregues, por atraso na fábrica, revelando que a vencedora não dispunha de veículos para o transporte público e não possuía a capacidade técnica exigida para o procedimento.

O descumprimento do referido contrato tem obrigado o próprio Município a executar o serviço, mediante contratação irregular e ilegal de frota precária. “Verifica-se que a municipalidade compactuou, mesmo que de maneira omissiva, para o caos que vive o transporte coletivo de Araguaína, não somente no que diz respeito aos absurdos que permeiam o processo de escolha da Cooperlota, como também quanto às péssimas condições a que estão submetidos os usuários do transporte coletivo municipal, vítimas de um serviço sucateado e totalmente ineficiente”, expôs Alzemiro.

Dos pedidos

Diante das diversas irregularidades, a Ação do MPE requer o afastamento liminar dos requeridos dos cargos ocupados, a extinção do contrato de locação em vigor, a não celebração do contrato irregular do Município com a Cooperlota, entre outros pedidos. 

 

Vice-prefeito de Santa Fé do Araguaia é alvo de ação do MPE por residir fora do município

5492e4c736d9605e58c18e0d50600262-width-400O Ministério Público Estadual (MPE) está questionando, em Ação Civil Pública (ACP) ajuizada nesta terça-feira, 3, o fato de o vice-prefeito de Santa Fé do Araguaia, Oídio Gonçalves de Oliveira, ter residido fora do município para o qual foi eleito durante os dois primeiros anos de seu mandato eletivo.

Segundo o Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas, autor da ACP, Oliveira residia na cidade de Campo Verde, no Estado de Mato Grosso, onde, inclusive, exercia atividade remunerada. Enquanto isso, recebia mensalmente o salário de vice-prefeito de Santa Fé do Araguaia, prática que configura improbidade administrativa. Cerca de R$ 60 mil lhe foram pagos indevidamente.

A prefeita da cidade, Márcia Aparecida Costa Bento, também é parte na Ação Civil Pública, haja vista que facilitar ou contribuir para terceiros se apropriem de verba pública também caracteriza improbidade administrativa.

A denúncia da irregularidade foi feita ao MPE por um grupo de vereadores. Notificado, o vice-prefeito compareceu para prestar depoimento, ocasião em que confessou que, desde antes da sua eleição, residia e trabalhava como gerente em uma fazenda em Campo Verde. Disse, inclusive, que a prefeita de Santa Fé do Araguaia tinha conhecimento dos fatos e até o estimulou a permanecer morando fora do município.

Oídio Gonçalves de Oliveira só passou a residir em Santa Fé do Araguaia em fevereiro de 2015, após a repercussão negativa de sua permanente ausência do município.

 

Pedidos
A irregularidade levou a Promotoria de Justiça a pedir a concessão de liminar que afaste Márcia Aparecida Costa Bento e Oídio Gonçalves de Oliveira dos cargos de prefeita e vice-prefeito, respectivamente. Também é pedido na ACP são pedidos a suspensão dos direitos políticos dos dois requeridos e o ressarcimento dos valores pagos indevidamente (acrescidos de juros e correção monetária).

 

Tem início a segunda fase do recadastramento para servidores de 128 municípios

capture-20151103-154753Começou nesta terça, 3, a segunda fase do recadastramento dos servidores públicos lotados em 128 municípios do Estado. As Delegacias Regionais de Educação (DREs) das cidades pólo – Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Pedro Afonso e Tocantinópolis – atenderão aos servidores até o dia 1º de dezembro para a coleta biométrica e apresentação de documentos comprobatórios de informações alteradas no formulário online. Quem não finalizar o recadastramento terá o seu salário suspenso a partir de janeiro de 2016, até a regularização das informações.

Para maiores informações sobre qual DRE procurar, o servidor poderá utilizar ferramenta de busca no siterecadastramento2015.secad.to.gov.br. Basta marcar a cidade de lotação e o servidor receberá orientações sobre a data de apresentação e o endereço da DRE a qual deverá se dirigir. Outras informações poderão ser obtidas nos Recursos Humanos de seu órgão de lotação.

O recadastramento é obrigatório a todos os servidores públicos ativos, civis e militares, efetivos ou não. Para os licenciados, foi exigida apenas a conclusão da primeira etapa, online.

Dos 52.072 servidores do Estado, 8,6% não preencheram o formulário. Neste caso, a Secad orienta o comparecimento presencial, nas DREs ou nos RHs dos órgãos de lotação, para concluir primeira e segunda etapas.

Vale lembrar que para os servidores de Palmas, Porto Nacional, Miracema, Paraíso e cidades circunvizinhas, a segunda etapa o recadastramento teve início no dia 26 de outubro.

 Seleucia Fontes / Governo do Estado

Cemitério São Lázaro recebe milhares de araguainenses no Dia de Finados

Movidos pela saudade e lembrança, entes e amigos prestam homenagens. Prefeitura orienta sobre retirada de recipientes que possam acumular água

 Credito Leila Mel - Ascom (R635A)A Prefeitura de Araguaína, por meio da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc), deu suporte necessário às mais de 40 mil pessoas que visitaram o Cemitério São Lázaro na última segunda-feira, 2, Dia de Finados. Foi um dia de saudade, parentes e amigos prestaram homenagens àqueles que já se foram.  

A Prefeitura orienta ainda que as pessoas retirem os vasos de plantas e flores no prazo máximo de 30 dias para evitar a disseminação do mosquito da dengue, devido ao período chuvoso e acúmulo de água nos recipientes.

Suporte
“Nossa equipe de suporte tem mais de 40 pessoas, além disso, foram disponibilizados médicos para dar apoio e viatura de polícia para a segurança”, apontou a superintendente da Funamc, Cleidimar Melo. A Secretaria da Saúde disponibilizou duas equipes médicas para, caso haja necessidade, dar atendimento de emergência aos visitantes. Quatro tendas e seis banheiros químicos também foram instalados no local para a comunidade.

Em funcionamento há mais de 59 anos, o Cemitério São Lázaro tem cerca de 37 mil túmulos registrados. Outros três cemitérios em Araguaína, localizados nos bairros Monte Sinai, Novo Horizonte e Barros, receberam ações da Prefeitura.

Homenagens
Através de um cartaz, colocado na entrada do cemitério, funcionários prestavam homenagem a Sinomar Gonçalves Gouveia, falecido no mês passado vítima de um infarto. Sinomar foi construtor do Cemitério Municipal São Lázaro por 35 anos, sendo por 10 anos administrador do local.

Iramar Cardoso de Sousa, ator, foi visitar o irmão falecido há 29 anos. “A visita traz a lembrança, a saudade, faz um bom tempo que eu não vinha, meu pai faleceu recentemente, então voltei a visitar meu irmão”, explicou Iramar.

Adriano Nascimento, vendedor, estava visitando os túmulos da tia, do avô e do primo, sepultados lado a lado. “Visito pela tradição, não é a tristeza que me move, é mais a saudade, a lembrança dos momentos bons que foram vivenciados”, destacou Adriano.

Já para Elival de Oliveira, motorista, todos deveriam visitar os entes falecidos.  “Venho ao cemitério no dia de finados há exatos 25 anos, acho que as pessoas têm obrigação de visitar os parentes que já se foram, para que eles não caiam no esquecimento”, destacou Elival. Afirmou ainda que fica das 6 da manhã até às 6 da tarde prestando homenagem ao pai falecido em 1990 e à tia falecida em 1991.

Várias igrejas marcaram presença no local, grupos distribuíam panfletos, livros, água e palavras de conforto e esperança aos visitantes.

Renda extra
O Dia de Finados também é fonte de renda extra para muitos. Como é o caso da Lairene Barros, florista, que comercializava no local pela primeira vez e comentou sobre o movimento no local. “O movimento está muito bom”, comentou a florista. A Rua Belo Horizonte, em frente do cemitério, estava repleta de vendedores de flores, velas e comida.

 

O demônio do capitalismo

RICARDO GONDIM 3Não sei se faço uma analogia, propositalmente, sarcástica ou se penso em um espírito contrário ao de Weber. O que o capitalismo produziu – e ainda produz – é coisa do diabo. Ele cria um império mundial. E a primeira coisa que chama a atenção em Weber foi ele ter pensado, não apenas no capitalismo como fenômeno que tangenciou e, de certo modo, se alimentou da ética protestante, mas como um espírito que forjou uma ideia de império.

Jung Mo Sung escreveu: Não raro, esquecemos que os Impérios formam, não só estruturas políticas e econômicas, mas também realidades culturais, intelectuais e econômicas.

Fica claro em qualquer olhar retrospectivo que os impérios precisavam de um espírito para se montaram. Eles procuravam se viabilizar pelo poder hegemônico seja pelo recurso militar, econômico, ideológico – e até mesmo teológico – e isso só acontece se houver um espírito por detrás.

Esse espírito, que criou ambições imperiais, deixa claro que tanto economia, cultura, domínio territorial ou imposição religiosa se tornam vitais em qualquer ambição universalizante. Por espírito, entendo a força que os impérios precisam para conquistar – e manter dominados – mentes e corações.

Mo Sung afirma: Na medida em que os europeus e norte-americanos conseguiram se impor no mundo como aqueles que possuem o “ser”, ele se impuseram como modelos de desejo e conseguiram impor o seu padrão de consumo para quase todos os países do mundo. Assim, foi solucionado o problema da criação e expansão do mercado consumidor mundial.

Nesta luta, pouco importa o nome que se dá. Os extremos da dialética são perigosos, pois visam: a) solapar a individualidade em nome de índices de crescimento; b) transformar a violência ostensiva numa violência tolerável, para que as mortes seja tratadas como aceitáveis em nome de um bem maior.

Nesse demônio, que energiza os impérios e habita o desejo antiquíssimo de pasteurizar a consciência, existe ilusão, entorpecimento, alienação.  Na ressaca do final do século XX sobreviveu esse processo. O mercado se impôs com uma única e inexterminável ilusão: ele suprirá o desejo humano de viver satisfeito, em segurança e em progresso contínuo.

Li, estarrecido, o vaticínio de Stefan Sweig de que esse processo fará surgir messias, sebastiões, salvadores da pátria. Todos miniaturas dos tiranos que já existiram.

O grande inquisidor de Dostoiewski provou com cruel dialética que a maior parte dos homens verdadeiramente teme a liberdade dos problemas em face da complexidade e responsabilidade da vida, a grande massa anseia uma mecanização do mundo por meio de um sistema definitivo, que sirva para todos e dispense todo trabalho de pensar. Este anelo messiânico de libertar de todos os problemas a vida constitui o verdadeiro fermento que prepara o terreno para todos os profetas sociais e religiosos: em todos os tempos, quando os ideais de uma geração perderam o ardor e as cores, basta apenas que se erga um homem sugestivo e declare peremptoriamente que ele e só ele achou ou descobriu a nova fórmula e imediatamente a confiança de milhares se volta para o pretenso redentor do povo e do mundo. Em todos os tempos uma ideologia nova (e esta é sua significação metafísica) cria a princípio um novo idealismo sobre a terra. É que todo aquele que dá uma nova ilusão de unidade e de pureza à humanidade, primeiramente faz surgirem nela as mais sagradas forças: o espírito de sacrifício de entusiasmo. Milhões de indivíduos, como que encantados, acham-se prontos a se deixar dominar, fecundar e até violentar e quanto mais deles exige um tal enunciador e prometedor, tanto mais eles se entregam ao mesmo. O que ainda na véspera era seu maior prazer, sua liberdade, por amor desse sistema homens abandonam para melhor se deixarem conduzir por ele. Realizam-se muitíssimas vezes as velhas palavras de Tácito, “ruere in servitium”, a saber, que num ardente devaneio de solidariedade, os povos se lançam na servidão e ainda exaltam o flagelo com que são açoitados[1]

Bertolt Brecht também foi incisivo sobre o absurdo da rapinagem do capital, que rouba sem ser percebido: O que é o arrombamento de um banco comparado à fundação de um banco?”. O que é o assassinato de um homem comparado à contratação de um homem? Mo Sung elabora sobre a frase de Brecht: Essas perguntas são quase sempre entendidas de forma moral, como a comparação de vários tipos de crimes. Entretanto, o mais importante é que essas perguntas nos lembram o poder do que é considerado normal e que, por esse motivo, é aceito sem discussão… 

O discurso dos Estados Unidos para legitimar a invasão e destruição do Iraque ilustra bem como age o demônio do império. Mo Sung tece sobre ele: De como os esforços humanos para imitar a onipotência divina, a onipotência não pode ser mantida indefinidamente.  Essas imagens de onipotência desconstroem, destroem as pessoas e seus projetos, mas não conseguem reconstruir nada de maneira duradoura.

Em um país devastado de cima para baixo, com bombardeios que prometiam ser cirúrgicos, o império tentou impor uma nova ordem social, política e econômica sem perceber – ou de caso pensado – valendo-se dos métodos draconianos que dizia combater. Para fazer valer uma ideia de liberdade, que na verdade não existia e nem participaria do futuro, foi um exército opressor.

Os impérios dependem de forças que esmagam. Esse poder degenera em tirania. Assim, as religiões que abraçam o demônio que alimenta o império, quando almejam se criar teocracias, forçam o dogmatismo, que também desemboca em tirania. Elas são co-assassinas com os tiranos.

Os idealismos que vingaram no começo do século XXI parecem não confiar noutro poder senão o da força –  bruta, ostensiva ou sutil. Dou a palavra, novamente, a Stefan Sweig: Toda ideia, seja qual for, desde a hora em que lança mão do terrorismo no intuito de uniformizar e regulamentar convicções… já não é mais ideal, mas sim brutalidade. Mesmo a mais pura das verdades, quando imposta com violência a outros, torna-se pecado contra o espírito.

Slavoj Zizek cunhou o termo “pós-humano” para as pessoas que sofrem a lenta agonia do zumbismo da informatização, da automanipulação biogenética e da imbecilização publicitária. Ele pergunta: E se a utopia – o sonho pervertido da passagem do hardware para o software de uma subjetividade que flutua livremente entre encarnações diferentes – e a distopia – o pesadelo de seres humanos que se transformam voluntariamente em seres programados – forem apenas os lados positivo e negativo da mesma fantasia ideológica? E se for apenas e exatamente essa perspectiva tecnológica que nos faz enfrentar inteiramente a dimensão mais radical de nossa finitude?

É preciso desbancar o demônio que vingou no mundo pós-Muro de Berlim. Não há esperança sem que o espírito que fortalece o capitalismo seja exorcizado.

Outro espírito habita a mensagem do Evangelho. Ele faz um  benfazejo convite para que olhemos a vida na perspectiva do ressurreto. Badiou, sendo comunista, viu no texto, principalmente, o paulino, que não há formas e fórmulas capazes de arrolhar o espírito humano. E esse espírito precisa ser redivivo. Insisto com Zweig: Até ao momento atual nunca se conseguiu impor ditatorialmente à humanidade inteira uma só religião, uma só filosofia, uma só concepção político-social e jamais se logrará  isso, pois o espírito saberá sempre defender-se contra toda servidão, sempre recusará pensar de acordo com formas prescritas, deixar-se aplanar, afrouxar, reduzir e igualar a outros.

Que adianta se ganhar o mundo inteiro, se a vida se perde? (Mateus 16.25-26). Resistência tem a ver com a inversão da subjetividade, onde os que eram considerados não sujeitos ou não pessoas (na linguagem da teologia da libertação) tornam-se os verdadeiros sujeitos da história. A subjetividade dominante do fetichismo da riqueza é exposta como fraude sempre que denunciamos o demônio especializado em abençoar 1% dos homens (e menos mulheres) a ponto deles se tornarem os donos de metade de toda a riqueza do planeta. Ao que parece, “ganhar o mundo todo” não é caminho de resgatar a verdadeira subjetividade de bilhões de pessoas. Quem incentiva a ganhar, ganhar, ganhar, é um demônio. Outro Espírito nos convida a priorizar a gentileza, a valorizar a diversidade, a preferir a justiça e a gostar da simplicidade.

Soli Deo Gloria

Ricardo Gondim

 

Procuradoria da República no Tocantins consegue suspensão de pagamento para obras do BRT em Palmas

A prefeitura de Palmas apresentou números superestimados para a demanda atual de usuários do transporte público
 

20140925142325_brtA Justiça Federal no Tocantins adotou integralmente os argumentos da Procuradoria da República no Tocantins (PR/TO) e determinou a suspensão de qualquer repasse de recursos para BRT (Bus Rapid Transit) de Palmas.

Para o judiciário, o administrador não está totalmente livre para decidir, estando a decisão vinculada à existência de demanda de passageiros compatível com as estabelecidas pela União, por intermédio do Ministério das Cidades, e o questionamento da PR/TO refere-se a aspectos técnicos do processo, pois peritos da 5º Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, em Brasília, após análise de dados, discordaram do número de usuários do transporte coletivo apresentado pela Prefeitura de Palmas.

A suspensão do pagamento deve durar até a realização de prova pericial para esclarecimento das questões técnicas envolvidas, principalmente sobre a demanda de passageiros e a compatibilidade dos custos previstos para a realização das obras. O descumprimento da decisão judicial acarretará pagamento de multa correspondente ao dobro de cada valor liberado.

 Veja aqui a íntegra da decisão.

Mpf.mp.br

 

MPE ingressa com ação judicial para forçar município de Praia Norte a pagar salários de servidores em atraso

741930a0ea6ecf942478fc67b2a73a74-width-400 Ministério Público Estadual (MPE) ingressou com Ação Civil Pública (ACP) contra o município de Praia Norte visando forçar a administração local a pagar os salários de servidores públicos dos quadros da Saúde e da Educação, referentes aos meses de setembro e outubro, que estão em atraso.

Na ACP, ajuizada na quarta-feira, 28, o Promotor de Justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida pede que seja concedida liminar obrigando a administração a quitar o débito no prazo de dois dias e, se houver o descumprimento dessa decisão, que sejam bloqueadas judicialmente verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do Fundo de Saúde (FUS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a fim de garantir o pagamento dos servidores.

A Promotoria de Justiça alega não ser pertinente a justificativa da ausência de recursos financeiros, já que inúmeros outros municípios estão passando por dificuldades sem, por isso, atrasar o pagamento do seu pessoal. Também destaca que nos meses de setembro e outubro, nos quais não foram pagos os salários, o município recebeu cerca de R$ 1.123.000,00 em transferências da União e do Estado, referentes aos repasses de fundos e das parcelas de impostos.

O Promotor de Justiça informa na ACP que colheu, anteriormente, depoimento do secretário de finanças do município, o qual se comprometeu a regularizar o pagamento dos servidores. Porém, os atrasos persistem. Também cita que diversos funcionários do município procuraram a Promotoria de Justiça e relataram que estão com contas de água, energia e telefone em atraso, além de terem seus nomes inseridos na lista de inadimplentes dos serviços de proteção ao crédito, em decorrência do não recebimento de salários.

MELHORIAS NO CEMITÉRIO DE XAMBIOÁ É DESTAQUE NO DIA DE FINADOS

Durante o Dia de Finados, o Cemitério São João Paulo II, em Xambioá, recebeu milhares de pessoas

 IMG-20151102-WA0018Durante todo o Dia de Finados, o Cemitério São João Paulo II, em Xambioá, recebeu milhares de pessoas que puderam reverenciar o descanso dos seus entes queridos com a dignidade necessária aos seres humanos. A infraestrutura do local foi melhorada com a implantação de tanques para condicionamento de água, para higienização dos jazigos e limpeza do ambiente, além de outros serviços como a instalação de lâmpadas elétricas para que a comunidade possa sentir-se mais seguras no interior do campo santo durante as visitas aos túmulos e demais atividades e ainda da caiação dos túmulos.

Foram realizadas celebrações na Capela do Cemitério construída para que fiéis pudessem se acomodar nos momentos de culto. A iluminação, com potentes luminárias que foram instaladas no interior do Cemitério, era um anseio de populares que se viam em total situação de desconforto por causa da insegurança que era presente no local.

O muro do local, construído nos primeiros anos da atual administração aumentou aos visitantes o alívio de familiares em saber que seus entes queridos estão repousando em um local que tem a qualidade necessária e aos moradores das proximidades a sensação de segurança pelo fato de terem agora mais dificuldade de acesso dos usuários de entorpecentes se refugiarem no local, bem como de delinquentes se abrigarem no interior do cemitério para fugirem de perseguições.

Populares que compareceram ao local agradeceram a Prefeita Silvia Machado pela iniciativa de reformar o cemitério e dar uma atenção especial aos falecidos e familiares de pessoas sepultadas no campo santo.

A administração pública municipal tem realizado grandes feitos para o resgate da cidadania da população de Xambioá, fazendo com que as pessoas sintam-se confortáveis em residir no município.  

 

Prefeitura pede mudança de nomenclatura da Marginal Neblina

A mudança é uma homenagem ao senador João Ribeiro, pela sua dedicação a Araguaína

 Credito Marcos Filho-Ascom (R614A)A Prefeitura de Araguaína encaminhou na última semana para a Câmara de Vereadores da cidade um projeto de lei que pretende mudar o nome da Avenida Neblina para Avenida Senador João Ribeiro (in memoriam). A mudança é apontada devido ao empenho do senador em prol da cidade. Atualmente, o projeto em homenagem encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça e entra em pauta nesta terça-feira, 3.

 Homenageado

Na década de 1980, João Ribeiro foi vereador e prefeito em Araguaína. Como deputado estadual, trabalhou na criação do Tocantins, tornando-se posteriormente deputado federal e senador pelo novo estado. Em vida, ajudou a criar a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), defendeu a construção da Ferrovia Norte Sul e as hidrelétricas dos rios Araguaia e Tocantins.

 Antes de falecer, em 18 de dezembro de 2013, João Ribeiro destinou emendas parlamentares importantes para Araguaína, foi o caso de recursos enviados para a construção da Via Lago, obras de infraestrutura urbana do Centro Expandido (etapa I) e a pavimentação com construção de guias, sarjetas, calçadas e drenagem pluvial no Araguaína Sul (etapas 5 e 6). 

 

Transporte complementar começa a operar em Araguaína

Serão 45 veículos, distribuídos em nove linhas que vão abranger toda a área urbana da cidade, além de duas rotas para zona rural

Crédito Marcos Filho - Ascom (R634D)O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, anunciou na manhã desta sexta-feira, 30, o início da operação do transporte complementar na cidade. A partir deste sábado, 31 de outubro, a Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Município de Araguaína (Cooperlota) estará com os veículos rodando a partir das seis horas da manhã.

“É uma vitória de toda a cidade. A gente sai de um transporte todo debilitado que acontecia para agora começar uma nova história”, destacou o prefeito. Dimas informou ainda que na próxima semana será feita a licitação para o transporte convencional. “Acredito que até o meio do ano que vem a gente deve estar com o sistema totalmente implantado, dando o conforto e segurança para a nossa população”, completou.

Dimas explicou ainda que nestes três primeiros dias o transporte pode gerar algum transtorno, porque algumas rotas são diferentes, mas informou que os pontos já vão ser sinalizados. “Também para não haver confusão, serão sinalizados os pontos de ônibus, cada um deles”, disse.

Inicialmente serão 30 carros; em média o tempo de espera será de 25 a 30 minutos em cada parada. A partir de terça-feira, 3 de novembro, o transporte complementar contará com a frota de 45 veículos.

Tarifa

No sábado o valor da tarifa ainda será de R$ 1,00. A partir de domingo, 1º de novembro, a tarifa volta ao preço normal: R$ 2,50 para quem não possui o Bilhete Eletrônico Municipal (BEM) e R$ 2,35 para os usuários portando o cartão.

Dimas explicou ainda que o cartão tem o local adequado para ser feito e cadastrado. “Com o cartão é possível fazer a integração. Uma hora e meia será o período que o usuário terá para andar por uma só passagem, ou seja, você pega o ônibus agora, desce em qualquer lugar, só não pode retornar na mesma linha, e durante 1h30 pode pegar qualquer outra linha em qualquer sentido”, esclareceu.

 

Apenas quem possui o cartão BEM poderá fazer integração. “Sem o cartão, não há como identificar o passageiro nos outros ônibus. Já temos mais de 10 mil cartões emitidos. O cidadão deve procurar e fazer o seu cartão para que tenha direito a esta integração”, completou Dimas.

Linhas e rotas

No site da Prefeitura estão disponíveis as linhas, rotas e os horários do transporte complementar (www.araguaina.to.gov.br). O usuário que tiver dúvidas, também pode entrar em contato com a Cooperativa pelo telefone: 3412-4258.

As rotas serão executadas sob o planejamento, direção, coordenação, controle e fiscalização da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT). A agência tem um telefone disponível para denúncias ou reclamações: 3412-7535.

 Veículos

Todos os ônibus terão ar condicionado, sistema GPS de localização, além do sistema de bilhetagem eletrônica. Ainda serão instalados dois centros de monitoramento, para acompanhar o andamento das linhas e a qualidade do serviço oferecido aos usuários.

Ressaltando que 10 veículos terão a capacidade para 40 pessoas sentadas e mais 40 em pé, para atender os bairros que tiver maior quantidade de usuários, como o Costa Esmeralda e o Novo Horizonte, em horários de pico. O restante da frota terá a capacidade para 25 pessoas sentadas e 30 em pé.

Comunidade

A moradora do setor Monte Sinai, Ivanilde Barros Xavier, comentou sobre a expectativa do início do transporte complementar em Araguaína. “Todos os dias pego dois ônibus; pego um no Monte Sinai, outro na praça para poder ir. Com o transporte complementar vai ficar mais fácil pra gente”, disse Ivanilde. “Vai melhorar muito a qualidade de vida”, completou.

Novas linhas

1- UFT Medicina Veterinária / Setor Monte Sinai

Bairros atendidos: Monte Sinai, Bairro de Fátima, Nova Araguaína, Oeste, Esplanada, Itatiaia, Beira Lago, Jardim América, Tecnorte, Dona Nélcia, Urbano, Vila Aliança, Senador, Centro, São João, Cimba, Imaculada Conceição, Brasil, Castelo Branco, Vila Couto, Barros, Costa Esmeralda.

2 – Residencial Costa Esmeralda / Setor Patrocínio

Bairros atendidos: Costa Esmeralda, Barros, Construindo Sonhos, Cidade Jardim, Bom Viver, Maracanã, Vila Norte, Bela Vista, Vila Couto, Castelo Branco, Setor Brasil, Setor Couto, Noroeste, Centro, Senador, São João, Santa Terezinha, Itaipu, Vila Ribeiro, Tocantins, Camargo, Patrocínio.

3 – Setor Maracanã / Xixebal

Bairros atendidos: Maracanã, Universitário, Vila Goiás, Vila Santiago, Setor Brasil, Cimba, São João, Centro, Rodoviário, George Yunes, Aeroviário, Bairro JK, Vila Azul, Nova Araguaína, Bairro de Fátima, Cidade Nova, Lago Azul, Xixebal.

4 – Setor Alto Bonito / UFT Campus Cimba

Bairros atendidos: Cimba, Brasil, Setor Couto, Itapuã, Noroeste, Centro, Alaska, Senador, Tecnorte, Santa Helena, Santa Mônica, Jardim das Palmeiras, Jardim Paulista, Eldorado, Vila Bragantina, Tiúba, Céu Azul, Vitória, Itaipu, Alto Bonito.

5 – Jardim dos Ipês / Bairro JK

Bairros atendidos: Jardim dos Ipês, Sonhos Dourados, Pedro Borges, José Ferreira, Entroncamento, Dom Orione, Itapuã, Urbanístico, Neblina, Rodoviário, Centro, Araguaína Sul, São João, George Yunes, Anhanguera, Martim Jorge, Cruzeiro, São Miguel, Oeste, Bairro Jk.

6 – Centro / Morada do Sol

Bairros atendidos: Centro, São João, Coimbra, Patrocínio, Jardim das Flores, Ana Maria, Morada do Sol, Raizal, Araguaína Sul, Tereza Hilário, Morada do Sol 2, Araguaína Sul 2.

7 –  Vila Azul / Jardim Paulista

Bairros atendidos: Vila Azul, Nova Araguaína, Bairro Jk, Pedra Alta, Vila Cearense, Vila Piauí, Entroncamento, Urbanístico, Rodoviário, Dom Orione, Anhanguera, George Yunes, Centro, Senador, Vila Aliança, São João, Urbano, Eldorado, Vila Bragantina, Jardim Paulista.

8 – Setor Urbanístico / Jardim Belo

Bairros atendidos: Urbanístico, Rodoviário, Neblina, Centro, São João, Araguaína Sul, Coimbra, Raizal, Patrocínio, Jardim das Flores, Tocantins, Jardim Siena, Jardim Belo.

9 – Povoado Novo Horizonte / Setor Santa Luzia (Detran)

Bairros atendidos: Novo Horizonte, Barra da Grota, Aeroviário, Rodoviário, George Yunes, Centro, Senador, Urbano, Vila Aliança, Eldorado, Santa Terezinha, São João, Santa Luzia.



— 

Últimas notícias