segunda-feira, junho 22, 2026

55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 1306

Após revista, PM repassa comando do Barra da Grota para Polícia Civil

Foto 1 - IMG-20150410-WA0014A Polícia Militar do Tocantins (PM-TO) realizou a transição para a Polícia Civil dos trabalhos nas unidades prisionais do Estado. Na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota e Casa de Prisão Provisória, ambas em Araguaína, região norte do Tocantins, os civis já reassumiram os postos nesta sexta-feira, 10. Antes da entrega, a PM fez uma operação pente fino que começou às 5 horas da manhã, com um efetivo de 90 homens.

 Durante a operação, todas as celas foram devidamente revistadas e cinco armas artesanais feitas com pedaços de ferro foram encontradas. Mesmo com a revista, a visita dos familiares aos detentos, prevista para esta sexta, aconteceu normalmente. A PM continuará apoiando as escoltas de presos até a normalização total dos serviços. Participaram da ação integrantes do Corpo de Bombeiros e da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe).

 Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, os militares cumpriram a missão de zelar pela ordem pública. “Devolvemos o presídio Barra da Grota sem alterações, missão cumprida”, afirmou.

 A volta gradual dos guardas penitenciários a seus postos foi iniciada na última quarta-feira, 8, quando a PM deixou também a Unidade Penal Luz do Amanhã, município de Cariri. As outras 40 unidades do Estado já estão sob responsabilidade dos agentes penitenciários, com exceção da Casa de Prisão Provisória de Palmas.

 A secretária de Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga, afirmou que os agentes prisionais retomaram todas as atividades e inclusive já receberam as armas.  “A parceria com a PM durante o período de paralisação da categoria foi importante.  Quero agradecer o trabalho da PM, que assegurou os direitos dos detentos e principalmente dos familiares com relação as visitas”, afirmou.

 A Sedesp ressaltou que todos os procedimentos estão sendo tomados para a normalização dos serviços e que a transição aconteceu de forma serena preservando a integridade física e moral de todos os envolvidos.

Após o encerramento da paralisação dos policiais civis, os representantes das diferentes áreas da segurança pública do Estado se reuniram para avaliar conjuntamente as ações efetivadas nas unidades.

Cerca de um terço dos contribuintes entregou declaração do Imposto de Renda

download (1)A 21 dias do fim do prazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF),  um terço dos contribuintes já acertou as contas com o Fisco. Ao todo, 8.890.789 declarações foram encaminhadas à Receita Federal até as 17h de hoje (9). O número representa 32,33% do total de 27,5 milhões de declarações que a Receita espera receber até o dia 30 deste mês, quando termina o prazo de entrega.

Este ano, os contribuintes com certificação digital podem fazer a declaração pré-preenchida na página da Receita na internet, na área do e-CAC. Isso também pode ser feito por um representante do contribuinte que tenha certificação digital e procuração eletrônica registrada no órgão.

No ano passado, 26.883.633 de contribuintes enviaram a declaração do IRPF até o fim do prazo. O número ficou aquém do esperado pela Receita na ocasião, 27 milhões de formulários. Em 2013, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento.

Quanto antes o contribuinte entregar a declaração, com os dados corretos à Receita, mais cedo receberá o valor correspondente à restituição. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo é R$ 165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita. Basta o usuário clicar em cada ponto para obter mais detalhes. O prazo de entrega vai até 30 de abril.

No mês passado, a Receita Federal lançou uma série de 11 vídeos no site Youtube para tirar dúvidas sobre o preenchimento e a entrega do Imposto de Renda. Chamada de TV Receita Responde, a série tem como objetivo explicar de forma simples os principais assuntos relacionados à declaração do IRPF.

Com a participação de Cuba, Cúpula das Américas reúne líderes no Panamá

0,,18363054_403,00Os chefes de Estado e de Governo de 35 países vão participar nesta sexta-feira (10) da 7ª Cúpula das Américas – a primeira conferência hemisférica em que os líderes dos Estados Unidos e de Cuba sentarão à mesma mesa, desde a ruptura das relações diplomáticas há mais de 50 anos. 

A última vez em que isso ocorreu foi em uma reunião regional em 1956 – também na Cidade do Panamá. Três anos depois, a Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, derrubou a ditadura de Fulgencio Batista. Em 1962, os EUA romperam relações com o novo governo comunista de Cuba e expulsaram a ilha caribenha da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A 7ª Cúpula das Américas deverá marcar o fim do último resquício da Guerra Fria na região, e o governo panamenho declarou feriado para esvaziar as ruas e garantir a segurança dos participantes. O evento terá a presença do líder cubano, Raúl Castro, e do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama – que em dezembro deu um passo histórico ao reconhecer o fracasso de meio século de políticas norte-americanas para tentar isolar Cuba. No momento em que os EUA estão dialogando com os cubanos para acabar com décadas de confronto (uma iniciativa aplaudida pelos governos regionais), há um novo foco de discussão: a Venezuela.

Os chanceleres que se reuniram nessa quinta-feira (9) para negociar a declaração conjunta dos presidentes não conseguiram chegar a um consenso: a ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodriguez, queria incluir no documento condenação às sanções norte-americanas a sete altos funcionários venezuelanos.

Em março, Obama anunciou que ia bloquear as contas e os bens desse grupo de venezuelanos nos EUA, por considerar que estavam envolvidos em atos de corrupção ou de violações de direitos humanos.  Para justificar essa punição, Obama declarou a Venezuela uma “ameaça à segurança” norte-americana.

 A declaração de Obama foi duramente criticada na região e citada pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para obter do Congresso poderes especiais: ele poderá governar por decreto, até o fim do ano, para conter a “ameaça” norte-americana.

Nos últimos dias, altos funcionários norte-americanos moderaram o tom das críticas e asseguraram que a Venezuela de fato “não representa uma ameaça”. Maduro também disse que quer ter uma boa relação com os EUA, mas a chanceler venezuelana cobrou uma retificação, ou seja, a suspensão das sanções.

Ao mesmo tempo, um grupo de 25 ex-presidentes da América Latina e da Espanha  (entre eles o costarriquenho Oscar Arias, vencedor do Prêmio Nobel da Paz, o mexicano Felipe Calderón e o espanhol José Maria Aznar) apresentaram nessa quinta-feira a Declaração do Panamá, criticando a violação de direitos humanos na Venezuela. O documento pede a imediata libertação de presos políticos, como o líder oposicionista Leopoldo López e o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma. Ambos foram acusados por Maduro de conspirar para derrubá-lo.

Na véspera da cúpula, houve polêmica entre governistas e oposicionistas, tanto venezuelanos quanto cubanos. A normalização das relações entre os EUA e Cuba depende de uma série de medidas – algumas das quais precisam passar pelo crivo da oposição republicana para aprovação no Congresso.

 Uma das principais reivindicações de Castro é a exclusão de Cuba da lista norte-americana de países que patrocinam o terrorismo. Os cubanos também querem a suspensão do bloqueio econômico e financeiro e uma indenização pelos danos sofridos no passado.

 Além da Cúpula das Américas, estão sendo realizados no Panamá fóruns paralelos de empresários, reitores de universidades e representantes da sociedade.

No Paparazzo, Francine lembra das carícias com Max sob o edredom

‘Ele usava uma bermuda de velcro que dificultava’, conta Fran, que é contra o sexo no ‘BBB’: ‘Inaceitável’.

francineemaxPara Francine Piaia, sexo dentro do  “BBB” é uma coisa “inaceitável”, mesmo com os novos tempos, seis anos após a participação deles no reality. Durante o ensaio para o Paparazzo que fizeram juntos, Fran justificou seu ponto de vista.

No caso dela e de Max Porto, que namoraram durante o programa, ela acha que transar na casa mais vigiada do Brasil seria impróprio para seus fãs. “Acho errado. Tem muita criança que vê o programa. Na época eu tinha muitos fãs de 10 e 12 anos”, disse ela, que também acha que o ato é prejudicial a imagem de um ex-BBB. “Depois que sai, ferra a imagem. Tem gente que também fica com dois na casa. Vejo pelas críticas das pessoas que elas acham isso um absurdo.”
Já Max encara com naturalidade o sexo no “BBB”. “Desde a primeira edição já havia rolado entre a Xaiane e o Kleber Bambam. Sempre teve esse tipo de interação entre as pessoas, não tem muito o que falar. Em edições recentes, casais perderam o pudor. É totalmente natural. Só que existe sabotagem dentro do ‘BBB’, em que a própria pessoa acha que está na casa dela mas na verdade está em um ambiente hostil, no qual é julgada o tempo todo. Eu tinha o cuidado de não expor a Fran, que na época era uma moça, uma menina”, disse Max.

No entanto, se não rolou sexo entre eles durante o confinamento, Fran não evitou carinhos mais calientes entre eles. Principalmente embaixo do edredom, onde as câmeras não podiam focar suas lentes. “Eu e ele tivemos muito agarramento, mas Max tinha a preocupação de me respeitar. Lembro que ele usava uma bermuda de velcro que dificultava muito. Lembro até hoje dela. Era branca e preta. Embaixo do edredom eu falava para ele: ‘Por que você usa essa bosta dessa bermuda de velcro?’. Ela era selada e nem a mão ia! (risos)”, lembrou Fran.
Luciana Tecidiodo EGO, no Rio

Programa de recuperação de créditos fiscais tramita na Assembleia

26119O projeto de lei que institui o Programa de Recuperação de Créditos Fiscais (REFIS) foi encaminhado na manhã desta quinta-feira, dia 9, à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa. De autoria do Executivo, a proposta tem por finalidade ampliar o programa de recuperação de créditos tributários relativos aos fatos ocorridos até o dia 31 de dezembro de 2014.

A medida também se refere ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), além de Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA), entre outras contribuições.

O Programa de Recuperação Fiscal (Refis) é destinado a promover a regularização de créditos do tesouro estadual decorrentes de débitos de pessoas jurídicas, relativos a tributos e contribuições administrados pela Fazenda Pública. (Penaforte Diaz)

Temer diz que terá autonomia na articulação política

downloadO vice-presidente Michel Temer, que assumiu nesta semana a articulação política do governo, encontrou-se na tarde de hoje (9) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sede do Instituto Lula, na capital paulista. A reunião, a portas fechadas, durou cerca de uma hora e meia.

Depois da reunião, Temer disse aos jornalistas que terá autonomia na nova função, o que lhe permitirá, inclusive, nomear pessoas. Ele ressaltou, porém, que isso será sempre acertado antes com a presidenta Dilma Rousseff. “Tenho autonomia para fazer todos os levantamentos, todos os estudos. E não é apenas esse ponto. Mas o diálogo com o Congresso é o que me cabe, e o farei com muito prazer”, acrescentou.

Temer negou que haja “ingovernabilidade” hoje no país. “Evidentemente, o Executivo não governa sozinho. Governa com o Congresso Nacional. Então, para bem governar o Executivo, é preciso ter o apoio político e legislativo do Congresso. E, para isso, é [preciso] diálogo. E é o que temos feito e vamos fazer ao longo do tempo”, reforçou.

O vice-presidente disse aos jornalistas que o tema de sua conversa com Lula foi a reforma política. Segundo ele, há pouco tempo, os relatores da Comissão de Reforma Política do Congresso pediram sua ajuda. Ele explicou que, embora a reforma seja competência do Congresso Nacional, atendendo ao pedido dos relatores, ele decidiu visitar e conversar com presidentes de partidos políticos e também ex-presidentes da República “para enfatizar a tese da reforma política”.

“Encontrei nele [Lula] um entusiasmado pela reforma política e disposto a, se for o caso, ir a Brasília para conversar sobre o assunto”, afirmou Temer, que pretende conversar também com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, embora ainda não saiba quando será o encontro.

“Já falei com o presidente do PSDB, [senador] Aécio Neves [MG], e tenho falado com o Rui Falcão, presidente do PT. É um gesto simbólico, com visitas, para auxiliar a tese de que é fundamental fazer uma reforma. Qual será ela? O Congresso é que vai decidir. Mas estaremos dando uma satisfação à opinião pública, se conseguirmos fazê-la”, acrescentou.

Temer contou que o ex-presidente Lula lhe disse que “talvez ele se saia bem” na função de articulador do governo. “Acho que a presidenta [Dilma Rousseff] me solicitou essa tarefa em face da minha relação de muito tempo com o Congresso Nacional. O fato de ter sido três vezes presidente da Câmara [dos Deputados] e ter 24 anos [de exercício] no Parlamento ajuda nesse diálogo, além do diálogo institucional com os governadores e prefeitos. Ela resolveu passar essas tarefas para a Vice-Presidência. E eu tenho tentado cumpri-las com muita tranquilidade.”

Sobre a presidência do PMDB, Temer admitiu que pode deixar o cargo. “Vou examinar isso na semana que vem. Já tenho conversado sobre isso.”

Lula não falou com a imprensa após o encontro com Temer. 

Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco
 

Veículos roubados são recuperados pela PM nas cidades de Araguaína, Gurupi e Angico

capture-20150409-192040A Polícia Militar do Tocantins, por meio de um trabalho coordenado entre o Serviço de Inteligência e as equipes especializadas operacionais, tem obtido resultados satisfatórios na recuperação de veículos produto de furto ou roubo. Só em Araguaína, região Norte do Estado, a PM localizou/recuperou três veículos, sendo duas motocicletas e um carro de passeio. No município de Angico, na região do Bico do Papagaio, foi localizada uma caminonete, já em Gurupi, outra motocicleta. As ocorrências aconteceram entre domingo, 5, e quarta-feira, 8. 

Araguaína

Na cidade, a Polícia Militar recuperou uma motocicleta modelo Biz que havia sido roubada no domingo,5. Douglas da Silva Ribeiro, 22 anos, encontrado com o veículo roubado foi preso em flagrante. 

Uma guarnição da PM realizava patrulhamento na Rua Cantinho do Vovô, no setor Vila Goiás, quando avistou o jovem com a motocicleta em atitude suspeita. No momento da abordagem, o indivíduo portava o documento do veículo, o qual levou os policiais a perceber que as características do veículo eram semelhantes à de um veículo roubado, que a PM já tinha conhecimento.

Através do Sistema Integrado de Operações (Siop) os policiais checaram o endereço da proprietária da moto. Uma equipe se deslocou ao local onde a vítima informou. Lá o suspeito a abordou e anunciou o roubo, com uma arma de fogo tipo revólver.

Diante da confirmação que o veículo havia sido roubado, e o reconhecimento do autor do crime, todos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil, de plantão.

Ainda em Araguaína, outro veículo foi localizado na Avenida Filadélfia, no bairro São João, através de ligação anônima. Os policiais verificaram que uma motocicleta modelo Biz, com placa do município de Campos Lindos-TO, havia sido furtada. O veículo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi entregue à proprietária, que já havia registrado boletim de ocorrência.

Outra ocorrência em Araguaína, foi a localização, pela PM, de um veículo de passeio, na Avenida Bernardo Sayão, no setor Entrocamento. O carro, que tinha placa de Goiânia-GO, tinha registro de roubo, conforme o Sistema da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O veículo foi conduzido até a delegacia de plantão, onde foi entregue à autoridade competente para os procedimentos cabíveis.

Angico

Na mesma semana, policiais militares da cidade de Angico localizaram um veículo camionete com placa de Araguaína-TO que havia sido furtado na mema cidade. 

Uma ligação para o 190 alertou os policiais militares de Angico sobre o furto do veículo, e que possivelmente estaria na região, na TO-134. Diante das informações recebidas, a guarnição da PM realizou diligências no sentido de localizar a camionete. O automóvel foi encontrado abandonado nas proximidades do município.

Depois da confirmação de que se tratava de produto de roubo, o veículo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Tocantinópolis-TO, para realização do exame pericial. Sendo apresentado à autoridade policial, para em seguida ser entregue a proprietária, que reside em Araguaína.

 Gurupi

Policiais militares do 4º Batalhão, localizaram em Gurupi uma motocicleta modelo Biz, com placa de Araguaçu – TO. O veículo foi encontrado durante patrulhamento no setor Jardim dos Buritis, dentro de uma residência abandonada, e estava com registro de roubo. A motocicleta foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil, para os procedimentos legais.

por Núcleo de Comunicação PM

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Acadêmicos de Sistema de Informação trabalham no desenvolvimento de mais um Drone

Novo Drone - 31.03.2015 - Vivianni Asevedo (6) (1)Um terceiro Veículo Aéreo não Tripulado (Vant), também chamado de Drone, está sendo construído por acadêmicos do curso Sistema de Informação da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). O projeto é construído no laboratório de Hardware, no Campus I, em Palmas. Os Drones estão cada vez mais presentes na vida do brasileiro, e no Tocantins a Unitins é pioneira. 

Centradas no desenvolvimento de soluções com Robótica Móvel Autônoma, aplicadas aos setores de Segurança Civil, Controle Ambiental e Agricultura de Precisão, buscando suprir demandas levantadas no Tocantins, as atividades fazem parte do grupo de pesquisa em Inteligência Computacional, Automação e Robótica (Ícaro), coordenado pelo professor Igor Yepes.

Os acadêmicos Bruno Santos Moraes e João Paulo Paiva pretendem utilizar a tecnologia desenvolvida a serviço do Corpo de Bombeiros do Tocantins, com o intuito de auxiliar nas ações de controle ambiental e em missões de monitoramente e inspeção, onde o acesso humano direto seja de alta periculosidade. 

“O professor Igor trouxe a ideia de trabalhar com Vant, e nós já estávamos dispostos a trabalhar em algum projeto de pesquisa, entramos no curso e queríamos trabalhar mesmo, trabalhar em alguma coisa legal, fazermos algo divertido. E tem sido muito bom fazer parte desse projeto, é uma satisfação muito grande. Não há outra forma de expressar”, explica o acadêmico João Paulo Paiva.

Sobre o terceiro drone, o professor Igor Yepes afirma que “com esse drone podemos fazer uma missão planejada por georreferenciamento, pois ele já possui um GPS funcional, e podemos simplesmente, usando o Google Map, definir o ponto por onde você queira que ele passe e a altitude que você quer que ele alcance naquele determinado ponto, daí você pode traçar toda uma missão”.

No caso do uso pelos Bombeiros, eles podem escolher uma área para ser varrida pelo drone sem ninguém precisar ficar controlando, pois ele vai sozinho. No caso do uso na agricultura, ele pode fazer todo o mapeamento de uma fazenda, uma lavoura, e o drone pode passar filmando ou realizando alguma atividade desejada.

Novo visual

Em parceria com a Air Soluções Inteligentes, que possui uma impressora 3D, o professor informa que está sendo feito um desenho para confeccionar a carenagem do drone e, assim, proteger da chuva, poeira, além de conferir ao drone uma aparência melhor.

Agricultura de precisão

O professor e pesquisador, Expedito Cardoso, diretor de Pesquisa Agropecuária da Unitins, destaca a importância dessa tecnologia. Cardoso, que já realizou trabalhos de imageamento utilizando uma câmera fotográfica, sabe bem o quanto um drone pode auxiliar nas atividades de imageamento para controle pragas e doenças, para nutrição de plantas, por exemplo.

“Além do baixo custo de intervenção, o feedback é muito mais rápido do que utilizando imagens de satélite, por exemplo, e tudo em tempo real, ao alcance do produtor ou pesquisador, uma vez que o drone pode dá maior dinâmica. Com a utilização do drone as possibilidades são ilimitadas. É preciso incluir essa ferramenta nos nossos projetos e pesquisas”, afirma Cardoso.

Drone ou Vant?

Drone é um apelido informal para todo e qualquer objeto voador não tripulado. De origem inglesa, a palavra significa “zangão” ou “zumbido”, sendo uma associação ao som realizado pelo aparelho durante um voo rasante. 

Os drones no Brasil são classificados e regulados de acordo com sua finalidade. Para lazer, esporte, hobby ou competição, mesmo sendo um mini-helicóptero, uma réplica de um jato, ou um helicóptero de quatro hélices (quadcopters), são vistos como aeromodelos.

Se o drone tiver fins comerciais, de pesquisa ou experimento, por exemplo, passa a ser tratado como um Vant, mas, para isso, é necessário que possua uma carga útil embarcada, como uma câmara acoplada, ou uma encomenda a ser entregue, ainda que seja uma simples carta.

Eduardo elogia articulação de Dulce Miranda e assina emenda em conjunto com Paulo Mourão para beneficiar PM’s

Eduardo Siqueira diz que decisão judicial não impediu Governo de realizar promoções de Policiais Militares

DSC_2061O deputado Eduardo Siqueira Campos (PTB) utilizou a tribuna na sessão desta quarta-feira, 8, para destacar a atuação da deputada federal Dulce Miranda (PMDB) na negociação com os Policiais Civis. Para Eduardo Siqueira, a articulação da Primeira-Dama do Estado foi decisiva para o fim da paralisação e o retorno dos Policiais ao trabalho.

“É preciso elogiar a atuação da deputada Dulce Miranda pois sua articulação foi decisiva para o fim da greve da Polícia Civil”, declarou. Eduardo Siqueira relembrou ainda seu período enquanto Secretário do Governo Siqueira Campos, em que era chamado de “Primeiro-Ministro”. Segundo o deputado, ele encarava o apelido como algo positivo. “Todo Governo precisa de um interlocutor”. O Parlamentar relembrou também que foi o responsável por realizar negociações com as centrais sindicais na resolução de questões relativas aos servidores públicos. “A mesa de negociação é sempre o melhor caminho para a solução destes problemas”, afirmou.

Emenda conjunta

Ainda na sessão desta quarta-feira, o deputado Eduardo Siqueira Campos constatou que o Projeto de Lei Complementar 01, que tratava da Organização da Polícia Militar , trazia a “Progressão” como critério para ascensão de cargo aos oficiais administrativos e da saúde. Sabendo não ser possível adotar esse critério na carreira militar, Eduardo Siqueira articulou junto aos deputados e propôs, em conjunto com o líder do Governo Paulo Mourão (PT), uma Emenda de Redação, já no plenário, para que a matéria contemplasse o caráter da “Promoção”, como forma de graduação dos oficiais até o posto de Tenente-Coronel.

O líder do Governo reconheceu o trabalho de Eduardo Siqueira e afirmou que esta era mais uma prova de maturidade do Parlamento Estadual. O PLC 01 foi votado e aprovado em dois turnos com a emenda em questão. 

PTB desmente informação de que teria desistido da fusão com o DEM

PTB_MA1A presidenta nacional do PTB, deputada Cristiane Brasil (RJ), divulgou nota hoje (8) na qual informa que as negociações para fusão de seu partido com o DEM continuam em curso. Contrariando informação divulgada pelo líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), de que os representantes do PTB no Congresso Nacional rejeitaram dar prosseguimento à fusão, Cristiane disse que o que houve foi “um encontro das bancadas do PTB, no qual os parlamentares apresentaram seus pontos de vista relativos à negociação em curso”.

“Reforço que a negociação para a fusão das duas siglas está mantida nos termos até agora avalizados pela Executiva Nacional do PTB, e os prazos ajustados com o DEM serão mantidos”, diz a nota da presidenta do PTB.

O vice-presidente da legenda, deputado Benito Gama (BA), também reforçou que “essa questão da fusão é complexa, mas as conversas estão indo bem”. Segundo Gama, na reunião das bancadas alguns parlamentares se manifestaram contrários à fusão, mas eles não representam a maioria.

Mais cedo, Ronaldo Caiado tinha divulgado nota na qual informava sobre o fim das negociações. Caiado, que sempre se manifestou contrário à fusão, classificou como “uma lição de coerência” a decisão da bancada petebista de não se juntar ao DEM.

“O PTB, partido da base governista, não quer ser confundido com a oposição, após manter-se no governo do PT por 12 anos. Uma lição de coerência, de onde menos se espera, para dar uma chacoalhada no DEM oposicionista”, dizia a nota, informando ainda que os 25 deputados do PTB tinham votado contra a fusão. No entanto, a informação de Caiado foi desmentida pela cúpula do PTB.

Mariana Jungmann – Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro
 

Últimas notícias