segunda-feira, junho 22, 2026

55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 1308

Governo anuncia retomada da normalidade nos serviços da Polícia Civil

Foto 1 - Policiais Civis decidem pelo fim da greve da categoria - Foto Carlos Magno SecomO Governo do Estado do Tocantins recebeu com alegria a decisão soberana da Assembleia Geral dos Policiais Civis que decidiram, na tarde desta segunda-feira, 6, colocar fim ao movimento grevista e, retornarem imediatamente aos seus postos de trabalho nas delegacias, unidades prisionais e demais repartições que integram o complexo da Segurança Pública.

 O secretário de Estado da Administração, Geferson Barros, ressaltou a abertura do diálogo franco e o compromisso da atual gestão com os todos os servidores públicos, aí se incluindo os policiais civis. Conforme o secretário, com o fim da greve a administração estadual se compromete a retomar as conversações dos benefícios concedidos à categoria, ressaltando sempre que a capacidade financeira do Estado e a legalidade dos atos a serem praticados serão as norteadoras para o firmamento de qualquer acordo.

 O Governo apresentou ao Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) ainda no período da manhã desta segunda-feira, como se dará a retomada dos serviços, manifestando-se que levará em consideração o que preconiza a Lei nº 1.654, de 6 de janeiro de 2006, que trata do Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Tocantins.

 Assim, tendo em vista o que determina a norma legal em vigor, o Governo deixa claro que não haverá abono das faltas dos servidores que não retornaram as suas atividades normais a partir do dia 10 de março, data posterior à notificação da decisão de ilegalidade da greve proferida pela Justiça. Vale ressaltar que a Portaria Conjunta nº 001, de 13 de março de 2015, permitiu aos policiais que se encontravam no movimento paredista, apresentarem comunicação por escrito de retorno a suas atividades, a fim de garantir que o corte de ponto, bem como abertura de procedimento administrativo por abandono de cargo fossem evitados.

 O Governo deixou claro ainda ao representante legal do Sinpol que será apurada a veracidade de cada declaração de retorno e/ou não paralisação de atividades apresentada pelos agentes, sendo, cada documento, passível das sanções legais e administrativas previstas na norma em vigor.

 O documento apresentado pelo Governo ao sindicato especifica ainda que aqueles que tiveram seu ponto cortado, porém não participaram do movimento paredista após sua declaração de ilegalidade, terão os valores salariais devidamente devolvidos na folha de pagamento do próximo mês, e não haverá a aplicação de qualquer sanção administrativa. Ainda conforme o documento governamental, os servidores que retornarem efetivamente aos seus locais de trabalho até o dia 9 de abril de 2015, não sofrerão abertura de processo administrativo por abandono de cargo.

 Os representantes do Governo informaram ainda sobre a devolução das armas aos policiais e definiram que, conforme Portaria Conjunta nº 002, de 24 de março de 2015, a realocação será feita nas unidades policiais civis da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e unidades prisionais da Secretaria da Defesa e Proteção Social (Sedeps), com a possibilidade de sublocação aos policiais civis atendendo a conveniência e oportunidade.

 Progressões

O Governo do Tocantins apresentou proposta à categoria referente aos valores retroativos de progressão funcional concedidos em 2014 com efeitos financeiros apenas para 2015, beneficiando 549 servidores. Pela proposta, ficou definido que o pagamento se dará em até 12 parcelas, a partir de maio deste ano.

 Na contraproposta, o Governo afirma ainda que não existirá a incorporação salarial das progressões, previstas a partir de 2015,  tendo em vista a incapacidade financeira atual para implemento das mesmas junto com o pagamento dos retroativos.

“Cheguei aos dois anos de mandato com a cabeça erguida: denunciei o executivo municipal e sou um dos campeões de requerimentos e indicações apresentados na Câmara”, diz Capixaba

capture-20150320-075258“As funções principais de um vereador é fiscalizar a administração do prefeito e fazer as leis do município. O vereador não tem poder de fazer obras ou interferir no serviço municipal, mas pode cobrar melhorias reivindicadas pela população com a elaboração de leis e desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito. Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local”. Diz Capixaba  ao omelhordaamazônia ao  fazer  balanço do seu mandato. 

Completando dois anos de  mandato, o vereador de Araguaína, Batista Capixaba, avalia como positiva as ações realizadas por ele como parlamentar. Ao omelhordamazônia, ele comentou que vem enfrentando dificuldades por sempre ter defendido os interesses do povo de Araguaína, mas que  continuará até  as últimas  consequências para  que todos  tenham uma cidade melhor para   viver. “O sonho de ver nossa cidade oferecendo qualidade de vida para nossa população nos tem dado forças para continuar lutando contra as coisas ruins que já existem e outras  que queiram  se estalar por aqui  em   nossa  cidade ”  destaca capixaba

Uns dos vários Projetos apresentados por Capixaba na Câmara municipal 

Foi aprovado na Câmara o Projeto de autoria do Vereador Batista Capixaba que visa beneficiar com exame de “vista” alunos da rede Municipal de Ensino e as famílias que  não têm condições de pagar uma consulta com especialistas , visto que com o passar  do tempo, sem atendimento , o problema pode se tornar irreversível, até porque muitas vezes a criança relata aos pais a dificuldade de enxergar, a professora também percebe, mas o problema não é resolvido por falta de condições financeiras. Uma consulta particular chega a custar até 300 reais.

Ações fiscalizadoras de Batista Capixaba 

Foi de autoria do vereador Batista Capixaba a denuncia que levou o MPE – através  Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas, da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína-, a   mover a ação que ocasionou a suspensão da cobrança do IPTU 2014 com  aumento de  até 3.000%.

Outra denuncia feita por Batista foi a que, o promotor Alzemiro Wilson Freitas, que assinou a Ação, que   pediu a responsabilização e o afastamento do prefeito Ronaldo Dimas e dos secretários Municipais. Todos estariam envolvidos em “fraude licitatória” para direcionar a contratação do ISDG. 

 Na Câmara o Vereador Batista Capixaba tem cobrado as  promessas de campanha  feitas pelo Prefeito Ronaldo Dimas

Capixaba tem cobrado na câmara ao prefeito Ronaldo Dimas o cumprimento das promessas feitas por ele durante sua campanha eleitoral, como a Implantação do Sistema de vídeo monitoramento do projeto Araguaína Conectada, no qual foi anunciado e celebrado um convenio entre a Prefeitura de Araguaína e o Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), garantiu R$ 1 milhão de apoio ao início da primeira etapa do projeto. Mas, segundo Capixaba  até hoje  o projeto não foi concretizado.

Batista cobra mais outras promessas  do prefeito: “ A partir do dia 1º de março deveria ter começado a circular 45 ônibus com ar-condicionado, bilhetagem eletrônica e centros de monitoramento. Esses 45 veículos deveriam está  percorrendo nove rotas e duas linhas rurais para atender os usuários do transporte coletivo de Araguaína. Entretanto, isso  não aconteceu até o momento .  Também estão sendo cobradas as construções  das 50 praças; os parques  Cimba, São Miguel e  Jardim  das Flores; três  clínicas  do povo; o 0800  da saúde e a construção da  Avenida  Via Norte;  as  ciclovias  Rodo- shop – próximo da Rodoviária-;  Revitalização da Feirinha;  a duplicação  da Avenida Filadélfia,   além    de  políticas  voltadas para   aumentos   de  salários  dos  funcionários públicos municipais o  PCCS”, lembrou  Batista.  

Mercado espera inflação de 8,2% e retração no PIB de 1,01% em 2015

downloadInvestidores e analistas dos mercado financeiro já estimam para 2015 inflação de 8,2%, pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O IPCA é calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final.

A estimativa está no boletim Focus divulgado semanalmente pelo Banco Central. A projeção para o crescimento da economia também se mantém pessimista. A nova expectativa mostra retração de 1,01%. Esse resultado se dará, de acordo com a publicação, em razão da retração prevista de 2,64% na produção industrial.

A taxa de câmbio estimada para dezembro de 2015 ficará em R$ 3,25. A taxa básica da economia (Selic), prevista para o mesmo período, foi mantida em 13,25% ao ano. Os preços administrados, fixados ou controlados pelo governo, como a gasolina e eletricidade, terão um reajuste de 13% na perspectiva do mercado financeiro.

No setor externo, melhorou a estimativa para o déficit em conta-corrente: passou para US$ 77 bilhões, com a melhora na projeção do saldo na balança comercial, agora em US$ 4,02 bilhões. Os investimentos estrangeiros diretos esperados chegarão a US$ 56 bilhões.

Daniel Lima – Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo
 

Paloma Bernardi medita de biquíni: ‘Em tuas mãos entrego meu espírito’

Paloma Bernardi (Foto: Reprodução/ Instagram)
Paloma Bernardi (Foto: Reprodução/ Instagram)
Paloma Bernardi (Foto: Reprodução/ Instagram)

Atriz está em Nova Jerusalém, em Pernambuco, para encenar a peça ‘Paixão de Cristo’, em que vive Maria, mãe de Jesus.

Paloma Bernardi está em Nova Jerusalém, em Pernambuco, para encenar a peça “Paixão de Cristo”, em que vive Maria, mãe de Jesus. No início da tarde desta quinta-feira, 2, a atriz divulgou no Instagram uma imagem em que aparece de biquíni meditando. “Em tuas mãos eu entrego meu espírito”, escreveu ela na legenda. Amém, Paloma!

Católica, Paloma chegou a se emocionar durante um ensaio para a peça. Ela não segurou a emoção em cena e caiu no choro. “Você viu o que aconteceu? Isso foi surreal, não sei o que aconteceu comigo”, disse ela ao EGO. “Eu estava ali totalmente técnica fazendo um ensaio frio mesmo pegando marcações de palco, completamente fria. Mas quando colocaram Jesus no meu colo, é como se tivesse parado o mundo, veio uma emoção profunda e eu já não sei o que estava acontecendo ali. Foi uma emoção de dez segundos que depois cai em si e disse: calma, vamos voltar porque eu tenho que falar meu texto, foi quando veio a atriz novamente. Porque se no ensaio foi assim, essa emoção, sem roupa e sem público. Imagina isso tudo na hora. Esse espetáculo só pode ser feito a flor da pele não tem outra maneira, não tem técnica, não tem artifícios, não tem bagagem e ensinamento maior que eu possa ter tido em minha vida que supra isso daqui. É um momento único. Acho que cada apresentação será de muita emoção, muito abençoada, a flora da pele”, disse Paloma ainda com os olhos em lágrimas após o ensaio.

 

 

Jovem que portava arma de fogo em bar é preso pela PM em Araguaína

capture-20150402-180302Manoel Fernandes Batista Silva, 20 anos, foi preso pela Polícia Militar (PM) na madrugada desta quarta-feira, 1º, em Araguaína, acusado por porte ilegal de arma de fogo. Com o indivíduo a PM apreendeu um revólver calibre 38, com seis munições.

Uma equipe da PM realizava patrulhamento de rotina na Rua 1º de Janeiro, no Bairro São João, e durante abordagens em um bar localizou com Manoel Fernandes a arma de fogo. O jovem foi preso e encaminhado à Delegacia de Policia Civil de Plantão para os procedimentos necessários.

Líderes chegam a acordo sobre programa nuclear iraniano

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif e sua colega da União Europeia, Federica Mogherini fizeram um comunicado conjunto, em Lausanne, sobre os resultados das negociações.

 646278Principal oficial para política externa da União Europeia, Mogherini afirmou que todas sanções impostas pela UE e pelos EUA relacionada ao tema nuclear serão retiradas.

“A União Europeia encerrará a implementação de todas sanções econômicas e financeiras relacionadas ao tema nuclear, e os Estados Unidos terminarão a aplicação de sanções financeiras relacionadas ao tema nuclear”, disse Mogherini durante a coletiva.

O Conselho de Segurança da ONU e vários países impuseram uma série de sanções ao Irã, acusando o país de desenvolver armas nucleares sob um suposto programa civil — alegação seguidamente negada por Teerã. 
O mesmo tempo, o ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Mohammed Zarif, disse o país continuaria a enriquecer urânio dentro de um programa nuclear pacífico e nos moldes do acordo a que se chegou nesta quinta-feira — cuja redação estará finalizada até 30 de junho. Teerã poderá vender urânio enriquecido em troca de urânio natural, completou Zarif. Segundo o ministro, contudo, ainda há diferenças entre o Irã e os Estados Unidos.
Mogherini alertou que o armazenamento de urânio do Irã será limitado. Segundo o acordo, apenas a instalação de enriquecimento de Natanz continuará operando. A base de Fordow será convertida em um local de física nuclear. A diplomata da UE ressaltou ainda que as soluções encontradas nas negociações dos últimos dias servirão de base para um futuro acordo entre o P5+1 e Teerã.

Zarif também declarou que todas resoluções do Conselho de Segurança da ONU serão invalidadas sob o futuro acordo nuclear e disse ainda que serão criados mecanismos para verificar que o acordo será implementado.

Comando de greve se reúne com Dulce Miranda e governo deve formalizar proposta segunda-feira, 5 de março

Comando e Dulce MirandaO comando de greve da Polícia Civil se reuniu, no final da noite desta quarta-feire governo deve formalizar pra, 1º de abril, com a primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda. Da reunião, ficou acertado um novo encontro para a próxima segunda-feira, 5 de março, após o feriadão de Páscoa. Provavelmente, nesse próximo encontro o governo do Estado deve formalizar uma proposta aos policiais civis, que estão em greve desde o dia 25 de fevereiro.

No dia 6 de março, o Sinpol-TO (Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins), vai convocar uma assembleia geral da categoria para avaliação da proposta a ser feita pelo governo do Estado.

“A atenção que a deputada Dulce Miranda deu a nós foi de muita consideração e respeito. Ela é uma pessoa aberta ao dialogo, entendeu a nossa reivindicação e está disposta a contribuir resolver o impasse”, ressaltou o presidente do Sinpol, Moisemar Marinho.

Os policiais entraram em greve para reivindicar o cumprimento da lei n.º 2.851/2014, que faz o alinhamento da carreira de cerca de 1,3 mil policiais civis, deixando apenas um nível na corporação. A lei, resultado de oito anos de lutas e negociações da categoria com o governo do Estado, teve seus efeitos suspensos por decreto do governador Marcelo Miranda.

Em solenidade, PGJ destaca necessidade de fortalecimento da Segurança Pública no Estado

11cc8ede7cceeb11e06564ba40bb96d7-width-400O Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, prestigiou na manhã desta quarta-feira, 1º, a solenidade de lançamento do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário Estadual e de Divisas, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e a entrega de 97 novas viaturas à Polícia Militar. Diversas autoridades civis e militares participaram do evento, que aconteceu na sede do Comando-Geral da Polícia Militar, em Palmas.

Por ocasião da solenidade, o PGJ ressaltou a necessidade de reforços nos investimentos da área da segurança pública a fim de garantir proteção à população tocantinense e combater o crime. “A Polícia deve estar bem equipada e dispor de estrutura adequada para o benefício e o bem-estar do cidadão”, enfatizou Clenan Renaut.

Durante o evento, o Ministério Público do Tocantins foi destaque no discurso do Governador Marcelo Miranda, que atribuiu como necessária a atuação da Instituição na fiscalização do cumprimento das leis.

Batalhões

O Batalhão de Polícia Militar Rodoviário Estadual e de Divisas ((BPMRED) e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) foram instituídos por meio do Decreto nº 5.210, de 27 de março de 2015. O primeiro tem por finalidade realizar ações de segurança pública e de trânsito rodoviário em todo o território tocantinense. Já o BPMA atuará no exercício da atividade de polícia administrativa, preventiva e repressiva, em conjunto com os órgãos de proteção do meio ambiente, compreendendo ações de fiscalização, bem como averiguação e autuação de infrações. 

Velocidade e embriaguez estão entre as principais causas de acidente de trânsito

Foto 1 - Simulação de Acidente na AV. Teotonio Segurado - Crédito Ascom Detran-TODespreparo do condutor, embriaguez, velocidade, uso irregular ou ausência do cinto de segurança ou capacete por parte do motociclista estão entre as principais causas de acidentes de trânsito. Segundo os dados do Hospital Geral de Palmas (HGP), o setor de ortopedia atende uma média de 300 pessoas por mês, sendo que um número significativo dos pacientes são vítimas de acidente de trânsito.

 De acordo com o gerente de fiscalização e segurança do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), Geraldo Magela, a combinação velocidade e embriaguez é a principal causa de acidentes no trânsito. “No aspecto do comportamento do condutor, temos a questão do uso do álcool. O condutor não está tendo responsabilidade na hora de conduzir o veículo”, alertou.

 O gerente de fiscalização destacou que nos períodos de feriado, o número de acidentes é mais elevado e passou orientações básicas para os condutores. “Antes de fazer uma viagem é importante fazer um planejamento, buscar informações da via pela qual irá trafegar e verificar as condições do veículo. Sem contar que o cuidado precisa se intensificar com as condições adversas, como o período de chuvas”, afirmou.

 Quando o assunto é infrações de trânsito no Estado, aparecem ainda atitudes causadoras de acidentes e que deixam mais vulneráveis as vidas de condutores e passageiros, como dirigir com velocidade acima da permitida, dirigir falando ao celular, não usar o cinto de segurança e transitar pela contramão.

 As vítimas de acidentes de trânsito sofrem, principalmente, fraturas nos membros inferiores, por isso, os números de atendimentos no HGP, nos setores da ortopedia, cirurgia geral, e em alguns casos, os da neurocirurgia têm se mostrado bem significativos.

 Cuidados

 A direção defensiva é apresentada como a principal forma de se evitar acidentes. Baseado na noção de que em todo acidente sempre está presente uma falha humana relacionada ou a negligência, ou a imprudência, ou a imperícia, ou seja, falta de técnica necessária para conduzir um veículo, a direção defensiva pretende que o motorista que a emprega seja um elemento ativo na alteração ou na eliminação dos fatores que possam causar acidentes.

 Ainda de acordo com Geraldo Magela, o condutor de um veículo deve estar atento às normas previstas por lei.  “Crianças com menos de sete anos não podem ser carregadas na garupa de motocicletas, e o uso do bebê conforto também é uma obrigatoriedade na hora de carregar uma criança”, explicou.

MPE recebe resposta do Governo do Estado sobre nomeações e gastos com pessoal

e931e82962c519f34839dcd09f933100-width-400O Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, recebeu na tarde desta terça-feira, 31, resposta do Governo do Estado ao ofício que solicitou esclarecimentos acerca das nomeações de servidores em cargos comissionados e de confiança. No documento encaminhado ao PGJ, o Governador Marcelo Miranda apresentou o número de nomeações, além da dinâmica no provimento de cargos em comissão.

Segundo informado, as nomeações aos cargos comissionados e funções de confiança foram feitas em virtude da nova organização estrutural do Governo e são necessárias ao desempenho das atividades que o Estado realiza na prestação de diversos serviços públicos.

O documento traz a informação de que mais de 500 cargos de chefia são ocupados por servidores efetivos, entre outros esclarecimentos. De acordo com o que foi informado no ofício, o Poder Executivo Estadual encaminhou aos Secretários de Estado e demais autoridades a Recomendação nº 01/2015, do Ministério Público Estadual, que trata das providências para o controle de despesa com pessoal, reiterando o compromisso de lutar para cumprir o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ciente das informações prestadas, o PGJ informou que irá fiscalizar permanentemente os gastos do Governo do Estado com pessoal. “O Ministério Público Estadual continuará vigilante quanto às nomeações publicadas no Diário Oficial do Estado e ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal”, informou Clenan Renaut.

A resposta do Executivo irá compor Procedimento Preparatório que fiscaliza o cumprimento da Lei Complementar nº 101/2000, a qual estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.

Entenda

Em janeiro deste ano, o Ministério Público, por meio do Procurador-Geral de Justiça, expediu a Recomendação nº 01/2015 e instaurou Procedimento Preparatório para averiguar o cumprimento da Lei Complementar nº 101/2000.

Últimas notícias