segunda-feira, junho 22, 2026

55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 1307

Secretário apresenta cenário fiscal do Tocantins em 2014

26114A depreciação das condições fiscais do Tocantins foi o tema dos comentários na audiência pública realizada, durante reunião da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle na tarde desta quarta-feira, dia 8. O encontro serviria para apresentação regimental do terceiro quadrimestre de 2014 mas, diante do cenário exposto, o foco mudou para o presente e o futuro do Tocantins.

O secretário do Planejamento, David Torres, informou que, no ano passado, o Tocantins fechou suas contas desenquadrado da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A despesa com pessoal encerrou o ano com 50,93% da Receita Corrente Líquida (RCL), quando, por lei, o limite é de 49%.

Quando o secretário detalhou os números relativos aos gastos com Saúde e Educação, o excesso do peso da folha de pagamento sobre o orçamento em geral ficou mais claro. A saúde pública fechou 2014 com 21% da RCL, oriundos de recursos ordinários do Tesouro do Estado, ou seja, sem a ajuda de transferências do governo federal. Desses, 18% são gastos com pessoal. Com a educação pública, o Tocantins consumiu, com a ajuda de transferências federais, 66% dos recursos com folha. 

Torres explicou que há uma distorção que prejudica estados e municípios: a LRF impõe o limite de 49% da RCL para gasto com pessoal, ao passo que a legislação sobre o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) os obriga a gastar, no mínimo, 60% dos recursos educacionais com pessoal. Essa assimetria tende, ainda de acordo com o secretário, a elevar o índice da despesa com a folha para cima e desfavorece em especial os pequenos municípios que são mais dependentes de transferências.

Sobre o endividamento público, polemizaram os deputados Paulo Mourão (PT) e Eduardo Siqueira Campos (PTB). Mourão detalhou números que mostram que, desde 2009, a dívida do Estado triplicou de tamanho. Eduardo alegou que há anos a União deixou de financiar obras de infraestrutura via parcerias com ministérios e que a forma que o Estado encontrou para manter os investimentos foi junto aos bancos oficiais do Brasil e o BNDES.

Independente da forma, todos concordaram que, frente ao cenário, é inviável manter a tendência da última década em que a despesa bruta cresceu 358%, e a receita 131%, segundo os números apresentados por David Torres.

Para Paulo Mourão, “não podemos continuar isso. Nós estamos salvando o futuro do Estado, inclusive dos funcionários públicos”. Eduardo alertou que “vai chegar um momento em que o Tocantins não vai conseguir quitar seus débitos”. E o deputado Zé Roberto (PT) comentou que “não é preciso ser especialista para saber que [o cenário] é inviável. Temos que chamar os servidores para discutir”.

O secretário encerrou seu pronunciamento com dados positivos que mostram que o Tocantins, desde sua criação, melhorou seus indicadores sociais tanto em relação a si mesmo quanto aos demais estados da região norte, ou mesmo do País. Um exemplo citado foi o do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que dobrou desde 1991, de 0,3 para 0,6 (quanto mais próximo de 1 melhor), embora ainda esteja abaixo da média nacional, de 0,69 (números de 2010, do IBGE, segundo Torres). (Glauber Barros)

Jovem é condenado a 21 anos de reclusão pelo assassinato de professor em Colinas do Tocantins

afcf162bd2ac6104c324db232fc2f142-width-400Acatando os argumentos de acusação sustentados pelo Promotor de Justiça Adriano Zizza Romero, o Tribunal de Juri condenou, nesta terça-feira, 7, o acusado Adolfo da Costa Rosa Júnior por homicídio triplamente qualificado e pelo crime de ocultação de cadáver, referente ao assassinato do professor Raimundo Coelho Pimentel, ocorrido em 25 de dezembro de 2012, na cidade de Colinas do Tocantins. O juiz Océlio Nobre da Silva estipulou a pena em 21 anos de reclusão.

Segundo a condenação, o homicídio se configura como triplamente qualificado pela futilidade do motivo, pela torpeza e pela utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima.

Na época do assassinato, Adolfo da Costa Rosa Júnior, conhecido como ¿Júnior ou Juninho¿, tinha 19 anos. Acompanhado de dois adolescentes, de 17 e 16 anos, ele agrediu Raimundo Coelho Pimentel com um objeto cortante, além de desferir-lhe socos, chutes e pauladas, causando lesões profundas, que levaram a vítima a óbito. O caso repercutiu na imprensa estadual.

Relato do crime

O homicídio aconteceu em um imóvel em construção, situado no Setor Jardim Campo Clube. Segundo depoimentos de pessoas que viram o ocorrido, constantes na denúncia criminal, a agressão foi causada por motivo fútil: uma discussão durante a realização de um programa sexual entre a vítima e um dos adolescentes. Adolfo da Costa Rosa Júnior, juntamente com os adolescentes, ocultou o cadáver na TO-335 (Rodovia Transcolinas), na altura do Km 105, no município de Bandeirantes do Tocantins.

Serviço Florestal Brasileiro assume CAR e novo Código Florestal

O engenheiro florestal e agrônomo Raimundo Deusdará Filho é o novo diretor-geral do SFB, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA)

capture-20150408-035553O engenheiro florestal e agrônomo Raimundo Deusdará Filho assinou, na tarde desta terça-feira, 7/4, o termo de posse como diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Ele assume o órgão, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a missão de concluir a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em todo o território nacional e implementar o novo Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/2012) em articulação com os estados.

No discurso de posse, Raimundo Deusdará Filho enumerou como desafios a retomada do programa federal de manejo florestal comunitário, em parceria com os movimentos sociais e os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social (MDS); a inserção das atividades florestais na assistência técnica e extensão rural; e, ainda, a intensificação das ações de fomento e recuperação do cerrado. “Será prioridade, também, a implementação de outros dispositivos do novo Código Florestal, como o manejo florestal, manejo e uso do fogo, e reposição florestal”, destacou.

OUSADIA

Durante a solenidade, a ministra do MMA, Izabella Teixeira, desafiou o novo dirigente do SFB, servidor de carreira da pasta ambiental, a inovar com ousadia e coragem, “a incrementar e reformular o novo; a sociedade precisa evoluir e temos de dar novos passos, pois precisamos de instituições fortes”. Citou ainda o CAR como tarefa essencial, lembrando que o Cadastro é, hoje, “uma unanimidade em todos os setores do país”, inclusive entre aqueles que, no início, resistiram à sua adoção.

O senador pelo PT do Acre, Jorge Viana, disse que o SFB “estava precisando de um recomeço”, tendo por base o novo Código Florestal, instrumento capaz de “colocar um fim ao passivo ambiental, estabelecendo um grau rígido de proteção das nossas florestas”, argumentou.

 Links: 

Falta de higiene, medicamentos e materiais causam proliferação de bactérias no HGPP

capture-20150408-031045Durante reunião realizada no Ministério Público Estadual (MPE) nesta terça-feira, 7, a coordenação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Geral Público de Palmas (HGPP) informou que apenas 21% dos profissionais ligados à assistência costumam lavar as mãos durante o trato com os pacientes, segundo foi constatado em pesquisa interna. A falta dessa higiene facilita as infecções hospitalares, inclusive a proliferação de bactérias como a Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC), que ocasionou mortes e o recente fechamento de oito leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no HGPP. A Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery cobrou providências.

Nesse sentido, a Promotora de Justiça requisitou cópia da pesquisa interna que constatou o descumprimento do protocolo de controle de infecção hospitalar no HGPP, bem como da Circular que foi encaminhada aos chefes dos serviços ligados à assistência, a qual solicitava uma mudança de hábito no que se refere à higienização das mãos e a outros protocolos básicos.

Responsabilização
Segundo alertou a Promotora de Justiça, o ato de higienização das mãos faz parte dos protocolos de controle de infecção hospitalar e os profissionais que descumprem essa norma podem ser responsabilizados nas esferas administrativa, civil e até mesmo na criminal, se a omissão acarretar a morte de paciente.

“O profissional que não cumprir esse protocolo fica passível de ser responsabilizado por homicídio culposo por negligência, conforme prevê o Código Penal. Já a direção do hospital deve dar os encaminhamentos no que se refere à abertura de processos disciplinares para apurar a falha em âmbito administrativo, enquanto infração funcional”, considerou Maria Roseli.

Presente à reunião, a diretora-geral do HGPP, Renata Duran, informou que não tem conhecimento de retorno, por parte das chefias, no que se refere à orientação constante na Circular, bem como que desconhece que a omissão referente à higienização das mãos tenha gerado qualquer processo disciplinar. Além dela, participaram da reunião, enquanto representantes do HGPP, o diretor técnico, Jales de Alcântara Paniago, e a coordenadora da CCIH, Loiziana Barbosa Bacelar Miranda.

Representando a Defensoria Pública, o coordenador do Núcleo de Defesa da Saúde (Nusa), Arthur Luiz Pádua Marques, informou que, se comprovados danos aos pacientes decorrentes do descumprimento dos protocolos de controle de infecção hospitalar, irá ingressar com ações de reparação de danos referentes a cada caso.

Leitos e desabastecimento
Sobre o fechamento dos leitos de UTI, a diretora-geral do HGPP esclareceu que a medida é temporária, tratando-se de um procedimento voltado a evitar a disseminação geral da bactéria KPC. Na reunião, também foi tratado do desabastecimento de medicamentos e insumos voltados ao controle da infecção hospitalar. Sobre esse assunto, os representantes do MPE e Defensoria tomarão providências na Ação Civil Pública, ajuizada conjuntamente com o Ministério Público Federal, com vistas ao abastecimento de todos os hospitais da rede pública do Estado.

Autor: Flávio Herculano/Ascom MPE

Operação conjunta entre a PM de Tocantins e de Goiás resulta na localização de gado furtado em Talismã

capture-20150408-003954Nessa segunda-feira, 6, policiais militares da cidade de Alvorada-TO, área do 4º Batalhão de Polícia Militar, com apoio do serviço de inteligência do 3º Batalhão da PM do Estado de Goiás, situado em Porangatu, localizaram e apreenderam 42 cabeças de gado, furtadas da fazenda Retiro, município de Talismã – TO.

As vítimas tomaram conhecimento do furto ainda na manhã do último sábado, 4. Somente na tarde de segunda-feira, 6, noticiaram o fato à PM, após terem obtido informações referentes aos supostos autores do crime. As vítimas relataram aos militares que haviam encontrado informações de um disco de tacógrafo (inscrições no formulário impresso) deixado nas proximidades do embarque do gado, o qual continha os dados do veículo, do seu proprietário e da cidade de origem.

Diante dessas evidências, o comando da 3ª Companhia da PM, em Alvorada, deu início às diligências no sentido de localizar os suspeitos e o gado furtado. Assim, a partir das informações do caminhão, supostamente, utilizado para o transporte dos animais, conforme dados do tacógrafo, a PM do Tocantins solicitou apoio do serviço de inteligência do 3º BPM de Goiás, e manteve contato permanente com a Unidade no curso da operação.

Durante as diligências, o serviço de inteligência localizou inicialmente o proprietário do caminhão que transportou os animais, e a partir deste, identificou e conduziu à Delegacia de Polícia Civil de Porangatu, o comprador direto das 42 cabeças de gado e um terceiro envolvido, que havia comprado o gado em uma transação comercial de compra e venda subsequente. A PM de Porangatu identificou também, o suposto autor do furto que fez a contratação do transporte e venda dos animais, o suspeito ainda não foi localizado.

Ambos os compradores alegaram que desconheciam a origem ilícita do gado, inclusive, o primeiro negociador apresentou à Polícia Civil em Porangatu, os cheques correspondentes à transação comercial, preenchidos no valor de R$ 49.000,00, que seriam entregues para o suposto autor do furto, na cidade de Alvorada.

Os animais foram localizados nas cidades de Campinorte e São Miguel do Araguaia, ambas no estado de Goiás. Após as formalidades legais, o rebanho foi transportado para o município de Talismã e restituído aos respectivos proprietários. Os envolvidos, que foram identificados durante a ação, serão submetidos à investigação por parte da Polícia Civil.

Preservação ambiental é a aposta para manter o potencial turístico do Parque do Cantão

450Compreendido em uma área de mais de 90 mil hectares, o Parque Estadual do Cantão, localizado em Caseara, a 260 km de Palmas, chama atenção por sua diversidade em fauna e flora. O ponto de encontro entre os biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia atrai olhares não só dos moradores da região. Por ano, o Cantão chega a receber, aproximadamente, dois mil turistas. Para manter o potencial turístico do local, o Governo do Estado foca nos trabalhos de conservação e proteção ambiental.

Atualmente, o trabalho realizado pela equipe da Unidade de Conservação e Proteção Ambiental do Cantão, composta por técnicos, guarda-parques, administrativos e inspetores de recursos naturais, viabiliza o uso público do local. Todos os dias são feitos trabalhos de proteção e manejo, combate à caça e pesca predatória, cuidado com os acessos e as instalações ilegais, além do combate à extração de madeira ilegal.

Turismo

Para quem visita o local, o Centro de Atendimento ao Turista possui exposições de fotografias e condutores ambientais habilitados a dar suporte aos visitantes e a expedir licenças de atividades de ecoturismo.

Para o analista em Turismo e Integração do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Marcelo Henrique Costa Rodrigues, o Estado dá condições para que o turismo aconteça no Cantão. “O parque tem ótimas condições: é belíssimo, está passando por reformas para melhor atender aos turistas, tem o cuidado com a proteção e a preservação ambiental. No geral, o horizonte do turismo é bastante extenso para este ano”, afirmou. 

Organizações não governamentais (ONGs) ligadas ao setor ambiental também dão suporte com relação à capacitação e incentivo ao turismo. É o caso da ONG Onça D’água, que através do Projeto Procantão, desenvolve atividades de capacitação e incentivo ao turismo. Exemplo disso é a construção de uma área de camping estruturada e a obra do Porto Turístico, previstos para serem entregues até junho deste ano.

Também estão sendo providenciadas duas cabanas de selva equipadas, manutenções e desenvolvimento de trilhas. A boa pedida para quem visita o Cantão é participar do Circuito Cega-Machado, composto por trilhas de 7,5 mil metros.  O Procantão também está fornecendo aos condutores três conjuntos completos de barcos, para serem utilizados dentro da unidade.

Ainda de acordo com Marcelo, a intenção é que o Circuito de Arvorismo já comece a ser operacionalizado neste ano. Para isso, é necessário que sejam atendidos todos os trâmites do processo de licitação.

“É preciso fazer licitação e concessão com uma empresa especializada para estar operando, com pessoas especializadas. Será mais uma novidade, mais um atrativo aos turistas”, explicou.

Reforma

O Parque Estadual do Cantão ainda passa por revitalizações, através do recurso de R$ 500 mil, proveniente da Medida Compensatória Ambiental. O píer, danificado por um incêndio criminoso ocorrido em 2012, é um dos pontos reformados.  O Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) também colabora com a pintura e a reforma do local.  No pacote de revitalização está ainda a entrega de uma Torre de Observação e a construção de uma loja de artesanatos.

Bolt anuncia que vai disputar o Mundial de Revezamentos

684505Criado no ano passado, o Mundial de Revezamentos deverá ganhar nova dimensão na sua segunda edição. Nesta terça-feira, o maior nome do atletismo mundial, Usain Bolt, anunciou que vai participar da competição que será novamente realizada em Nassau, nas Bahamas, nos dias 2 e 3 de maio.

 “Estou feliz de fazer parte do time jamaicano no Mundial de Revezamentos. Estou em forma, saudável e pronto para correr. Ouvi que o evento foi muito divertido no ano passado e que tem uma grande atmosfera. A Jamaica tem uma grande e longa tradição nos revezamentos e quando colocamos nossas cores sempre damos nosso melhor para deixar o nosso país orgulhoso”, disse o velocista que tem seis medalhas de ouro olímpicas e venceu os 100m, 200m e o revezamento 4x100m nas Olimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012. 

O Mundial de Revezamentos deste ano ganhou importância especial porque ele é válido como pré-olímpico. As equipes finalistas dos 4x100m e 4x400m, tanto no masculino quanto no feminino, vão garantir vaga nos Jogos Rio 2016. A competição nas Bahamas também tem provas de 4x800m e 4x200m, mas nada indica que as principais estrelas participarão delas.

No ano passado, a Jamaica ganhou no masculino com uma equipe formada por Nesta Carter, Nickel Ashmeade, Julian Forte e Yohan Blake. Com Bolt no time, a Jamaica quebrou o recorde mundial no revezamento 4x100m com o tempo de 36s84 nas Olimpíadas de Londres 2012.

fonte: Estadão Conteúdo

 

Frente Nacional de Prefeitos quer debater com Dilma, ministros e governadores

jose-fortunati-p

O presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), José Fortunati, disse que irá pedir à presidenta Dilma Rousseff a composição de uma mesa com representantes da FNP, governadores, ministros e a própria Dilma. Para ele, é importante travar um debate mais propositivo com o governo federal para levar mais soluções aos municípios.

“[Queremos] que os municípios não sejam tratados como primos pobres na fila”, disse Fortunati. “A nossa relação com o governo federal sempre foi boa, mas queremos um debate mais propositivo, para que possamos continuar atendendo as reivindicações importantes da sociedade dos municípios”. Fortunati falou durante a abertura do 3º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que teve início hoje (7) e vai até quinta-feira (9).

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, manifestou apoio à intenção de Fortunati. “Discutindo a sustentabilidade aqui, creio que a presidenta Dilma irá ratificar a disposição do governo federal de participar dessa discussão e desse pacto federativo”, disse Kassab, que já foi prefeito de São Paulo e fez parte da diretoria da FNP.

O evento reúne prefeitos de todo o país para discutir temas de gestão pública relacionadas ao desenvolvimento sustentável, como a crise hídrica, políticas públicas metropolitanas, mobilidade urbana e políticas públicas.

Um dos destaques da edição deste ano é a presença de dezenas de food trucks na praça de alimentação do encontro. A regulamentação da atividade será discutida em um dos seminários do evento.

Governo e Embrapa discutem avanços da psicultura e aquicultura no Tocantins

Foto 2 - gov com Carlos Magno - Chefe Geral -Zezinha Carvalho SecomAvanços tecnológicos no setor de psicultura e aquicultura foram tema de audiência do governador Marcelo Miranda nesta terça-feira, 7, com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – Pesca e Aquicultura. Na ocasião também foram discutidas parcerias entre o Executivo e a instituição de pesquisa.

 Participaram da audiência, o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Clemente Barros Neto, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Pedro Dias Correia, o chefe-geral da Embrapa, Carlos Magno, o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia do órgão, Alexandre Aires de Freitas, e o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Eric Arthur Bastos Routledge.

 Para o governador Marcelo Miranda, discutir o uso das tecnologias no setor da aquicultura significa integrar o Estado em uma realidade de desenvolvimento. “O nosso Estado está passando por importantes transformações no setor de aquicultura e estamos trabalhando para fortalecer a produção de peixes e sua chegada ao mercado consumidor”, ressaltou, ao apontar a importância de parcerias entre o Ruraltins e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) com a instituição.

 O chefe da Embrapa, Carlos Magno, lembrou que o Tocantins tem condições propícias para produção de peixes. “O que precisamos fazer é organizar ainda mais o setor. A parte mais fácil é a produção e agora temos que ir além e fazer com que o que produzimos saia do Estado. Temos que olhar para infraestrutura que garanta a industrialização”, apontou.

 Alinhado ao trabalho do Estado no fortalecimento do uso de tecnologias de baixo carbono, atualmente a Embrapa conta com 40 Unidades de Referência Tecnologica (URT) no Tocantins. “Dessas unidades, 36 são conduzidas por técnicos do Ruraltins”, apontou o chefe da Embrapa, ao destacar a importância das parcerias com o Estado no fortalecimento da agricultura familiar.

Presidente do Sindjor destaca mercado de trabalho e ética

26106 (2)A defesa do emprego e dos direitos do profissional de comunicação foi uma das questões abordadas pela presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins (Sindjor), Socorro Loureiro, em pronunciamento feito da tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira, dia 7.

Socorro foi um dos profissionais de comunicação homenageados na sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado a 7 de abril. “Fico feliz pelo reconhecimento desta Casa ao trabalho que os profissionais jornalistas executam diariamente”, agradeceu.

Ela afirmou que o sindicato não descansa a fim de garantir a defesa do trabalhador e promover a ética na produção da notícia. Entre as ações do sindicato, a presidente destaca a luta pelo restabelecimento da obrigatoriedade do diploma ao exercício da atividade jornalística e defendeu também a implantação do cargo de assessor de imprensa parlamentar na estrutura dos gabinetes parlamentares.

Outra reivindicação da presidente é a abertura de mais vagas para jornalistas em instituições governamentais, como o Tribunal de Justiça, a Câmara de Vereadores e prefeituras de maior porte em todo o Estado. Ela também solicitou medidas para colocar em prática a estruturação do quadro efetivo de servidores da Redesat e a realização de concurso público para a emissora.

Socorro Loureiro concluiu seu discurso agradecendo à bancada tocantinense da Câmara Federal o apoio e a intenção de voto à causa do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Conclamou também a mais unidade da categoria. “Aos companheiros, pedimos que façam a correta avaliação do importante momento em que vive nosso Estado, como também a reconstrução profissional de modo exemplar, com o cimento da ética, do bom e sadio jornalismo”, reforçou. (Penaforte Diaz)

Últimas notícias