terça-feira, junho 23, 2026

55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, junho 23, 2026
Início Site Página 1291

Rússia convoca Grécia para ser sexto integrante de banco dos BRICS

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, agradeceu ao vice-ministro de Finanças russo, Sergei Storchak, pelo convite e afirmou que a Grécia está interessada na proposta. A expectativa é de que o banco seja uma das mais poderosas instituições financeiras a financiar projetos de infraestrutura nos países do BRICS e nas economias emergentes.

624415O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, conversou por telefone nesta segunda-feira com o vice-ministro de Finanças da Rússia, Sergei Storchak. Durante a ligação, Storchak convidou a Grécia a se tornar o sexto integrante do novo Banco de Desenvolvimento dos países do BRICS. A informação foi publicada no site do partido grego Syriza.
“O primeiro-ministro agradeceu a Storchak e disse que estava felizmente surpreso com o convite para a Grécia se tornar o sexto país a integrar o Banco de Desenvolvimento do BRICS. Tsipras respondeu que a Grécia está interessada na proposta e prometeu examiná-la minuciosamente. Ele terá uma chance de discutir o convite com os outros líderes do BRICS durante o Fórum Econômico Internacional de 2015, em São Petersburgo”, diz o comunicado.

No dia 15 de julho do ano passado, em Fortaleza, os países integrantes do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) assinaram um acordo de US$ 100 bilhões para estabelecer o Novo Banco de Desenvolvimento. A Rússia vai contribuir com US$ 18 bilhões, assim como Brasil e Índia. A China deve entrar com a maior fatia — US$ 41 bilhões. A África do Sul investirá US$ 5 bilhões.

O BRICS, grupo de economias emergentes, foi estabelecido em 2010, quando a África do Sul se juntou ao bloco. Os países do BRICS constituem cerca de 40% da população mundial e têm uma economia combinada estimada em US$ 16 trilhões.

http://br.sputniknews.com/

Para ONU, redução da maioridade penal poderá agravar violência no país

afcf162bd2ac6104c324db232fc2f142-width-400A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou hoje um comunicado expondo sua posição contrária à redução da maioridade penal no Brasil. Tramita no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 171/1993) que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos de idade. Para a entidade, a medida, se aprovada, poderá agravar o problema da violência no país, “com graves consequências no presente e no futuro”.

“Encarcerar jovens de 16 e 17 anos em presídios superlotados será expô-los à influência direta de facções do crime organizado”, diz a nota. A ONU explica que a proporção de adolescentes que atentam contra a vida alheia é pequeno. Dos 21 milhões de jovens no Brasil, 0,013% deles cometeram atos contra a vida.

“Uma solução efetiva para os atos de violência cometidos por jovens passa pela análise das causas e pela adoção de uma abordagem integral em relação ao problema da violência”, explica a organização. Para ela, são inúmeras as evidências de que a origem da criminalidade grave está em situações anteriores de violência e negligência.

“Essas situações são muitas vezes agravadas pela ausência do apoio às famílias e pela falta de acesso destas aos benefícios das políticas públicas de educação, trabalho e emprego, saúde, habitação, assistência social, lazer, cultura, cidadania e acesso à Justiça que, potencialmente, deveriam estar disponíveis a todo e qualquer cidadão, em todas as fases do ciclo de vida”, explica a ONU em seu comunicado.

No final de março, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da PEC 171/1993 sob a ótica dos critérios de constitucionalidade, legalidade e técnica legislativa. Agora, o tema passará por uma comissão especial, instalada no dia 8 de abril, que avaliará o mérito da proposta.

A comissão terá até 40 sessões para debater o assunto e produzir um relatório, que será votado pelo colegiado e posteriormente pelo plenário da Câmara, em dois turnos de votação. Se aprovada pelos deputados, a proposta será encaminhada ao Senado. Para aprovação de uma PEC, são necessários os votos de pelos menos 308 deputados.

Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura
 

Câmara debate problemas da segurança pública

IMG_4647

 

Câmara debate problemas da segurança pública

IMG_4647Câmara discutiu na tarde desta segunda-feira, requerimento  que trata dos problemas da segurança pública,  de autoria do vereador Ferreirinha com a participação dos promotores  de justiça, Dr. Benedito  de Oliveira Guedes,   Juiz   de direito, António Dantas  de Oliveira e o secretário de  segurança pública  do estado    do  Tocantins, Dr. Cesar  Roberto Simani  de Freitas;    entre outros.

Para o vereador Ferreirina (PMDB), algumas soluções para diminuir o índice de criminalidade em Araguaína seria que fossem realizadas blitz  em pontos estratégicos,  que instalassem um  sistema de   monitoramento  com câmara  de alta resolução, que fizessem  também limpeza dos lotes baldios;   entre outras ações. 

 De acordo  com promotor de justiça Ricardo Alves Peres, para  que  essas medidas  sejam tomadas, é  preciso investimentos.  E ele defendeu que, deve ser criada uma comissão para levar as reivindicações ao governado Marcelo Miranda para que eles achem uma solução junto com a sociedade araguaínense.

 Já o vereador Bethânia Júnior aponta que o problema enfrentado para  que a polícia  desenvolvam  um trabalho melhor são  as condições de  trafegabilidade  das  vias públicas  de Araguaína  e  matagais  que tomam quanta  dos lotes baldios  nos  bairros de Araguaína  .  

Em audiência pública, Marcelo Castro afirma que reforma política é inadiável

26194Em audiência pública realizada no plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira, dia 11, o relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI), discorreu sobre seu relatório ao público tocantinense. Entre os temas mais polêmicos, o sistema eleitoral brasileiro, que atualmente adota o modelo de representação proporcional, quando o candidato é eleito pelo quociente partidário, foi questionado. Castro defende combinar os sistemas eleitorais majoritário distrital e o proporcional de lista fechada. Nele, metade (50%) dos candidatos seria eleita em cada um desses sistemas, um modelo adotado na Alemanha.

No entanto, o parlamentar adiantou que a ideia do voto distrital puro tem crescido muito no Congresso. É chamado também de “distritão”, pois nele os candidatos mais votados, independentemente do partido, serão os eleitos. Os argumentos dos apoiadores do sistema é que o atual prestigia o partido político em detrimento da vontade da maioria. “O importante é a necessidade de debater o assunto porque a reforma política é inadiável”, alerta Marcelo Castro.

O deputado se posicionou a favor do fim do financiamento privado de campanhas e também da abolição das coligações nas eleições que, para ele, fragilizam os partidos e comprometem a governabilidade. Em relação ao problema da fidelidade partidária, Castro defende uma espécie de “janela”, momento em que o deputado pode mudar de partido após ter cumprido o mandato.

Solicitada pelo parlamentar Nilton Franco (PMDB) e coordenada pela deputada federal Josi Nunes (PMDB), a audiência pública contou com as participações da deputada federal Dulce Miranda (PMDB), do secretário da Articulação Política, Paulo Sidnei, do presidente da OAB, Epitácio Brandão, além de líderes políticos e comunitários do Estado. (Penaforte Diaz)

Dilma homenageia pracinhas brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial

959114-planalto-1805Quatro soldados brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial foram condecorados hoje (8) pela presidenta Dilma Rousseff com as insígnias da Ordem Nacional do Mérito. A cerimônia, no Palácio do Planalto, marcou os 70 anos do Dia da Vitória, comemorados nesta sexta-feira em vários países. Ao discursar, a presidenta falou da honra em homenagear os “heróis” que ajudaram na luta “contra a discriminação e violência”. Dilma lembrou que a participação do Brasil na guerra era vista com ceticismo. Mas, com o envio dos soldados brasileiros, “mostramos a confiança em nós mesmos, pois assim construiremos um Brasil melhor”, destacou a presidenta.

A atual presença de militares brasileiros nas missões de paz patrocinadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), fórum criado após o fim da guerra, foi ressaltada por Dilma. “Queremos um mundo regido por normas e instituições democráticas, onde prevaleça a responsabilidade compartilhada, onde as sementes de liberdade floresçam”, disse. Foram condecorados os ex-combatentes Nestor da Silva, João Rodrigues Filho, Roberto Paulo Timponi e Melchisedech Afonso de Carvalho.

A presidenta Dilma Rousseff participa da cerimônia de comemoração dos 70 anos do Dia da Vitória, no Palácio do Planalto. A data (8 de maio) marca o fim da Segunda Guerra Mundial (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A presidenta Dilma Rousseff participa da cerimônia de comemoração dos 70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial. A data, 8 de maio, e conhecida como o Dia da VitóriaMarcelo Camargo/Agência Brasil

 

Em 1942, após o ataque de submarinos alemães a navios brasileiros, o Brasil decidiu entrar na guerra do lado dos aliados (Estados Unidos, França e Inglaterra), e enviou 25.334 soldados para combater em território italiano. Eles ficaram conhecidos como os Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Nos combates contra os países do Eixo, formado pela Alemanha, Itália e Japão, 443 militares brasileiros morreram.

Ao todo, 70 milhões de pessoas perderam a vida no período da guerra, entre 1939 e 1945. Além do elevado número de mortos, a 2ª Guerra Mundial ficou marcada como a primeira vez em que foi utilizado um artefato nuclear. Embora 8 de maio seja considerada a data oficial do fim do conflito, o bombardeio atômico dos Estados Unidos na cidade japonesa de Hiroshima, no dia 6 de agosto de 1945, acabou de vez com o conflito. A explosão atômica matou, em segundos, 140 mil pessoas.

A presidenta Dilma Rousseff participa da cerimônia de comemoração dos 70 anos do Dia da Vitória, no Palácio do Planalto. A data (8 de maio) marca o fim da Segunda Guerra Mundial (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A presidenta Dilma Rousseff abraça um pracinha da Força Expedicionária Brasileira, durante cerimônia comemorativa dos 70 anos do Dia da Vitória, no Palácio do PlanaltoMarcelo Camargo/Agência Brasil

 

Inicialmente, estava prevista para o dia de hoje a participação da presidenta em uma cerimônia no Rio de Janeiro. Mas, de acordo com o Palácio do Planalto, os próprios pracinhas solicitaram que essa celebração, e as dos próximos anos, fossem transferidas para Brasília, por ser a capital federal. Eles pediram também a construção de um monumento em memória da FEB. Solicitação que, segundo o Planalto, deixou a presidenta “sensibilizada”. Outro motivo informado para que Dilma permanecesse em Brasília é a série de reuniões que ela tem feito para anunciar, nas próximas semanas, um plano de investimentos em infraestrutura.

Pagamento dos servidores estaduais estará disponível nesta sexta-feira

pagamento servidoresO pagamento dos salários do Estado vai estar disponível na conta dos servidores públicos a partir da zero hora deste sábado, 9. O Governo do Tocantins informou que a antecipação é excepcional e só ocorrerá neste mês porque a primeira parcela do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que é repassada todo dia dez de cada mês, foi liberada nesta sexta-feira, já que a data cai no domingo.

O Governo vai pagar os cerca de 47 mil servidores públicos estaduais dois dias antes do anunciado, desde quando o Estado alterou a data de pagamento dos salários, em janeiro deste ano. A medida foi necessária porque gestão anterior não pagou os salários de dezembro ainda no ano passado, deixando a folha para a atual gestão.

O pagamento antes do Dia das Mães é um estímulo para o comércio local, já que a data é considerada a segunda melhor época de vendas no ano, perdendo apenas para o período natalino. Com a antecipação do pagamento serão injetados na economia local R$ 269.276.037,91. Nos próximos meses a previsão é de que os pagamentos do funcionalismo estadual continue sendo feito no dia dez de cada mês.

 

Dia D da vacinação contra gripe será neste sábado, 9, em Araguaína

Cerca de duas mil pessoas já foram imunizadas contra a Influenza; campanha segue até o dia 22 de maio

 dose vacina influenza Será realizado neste sábado, 9, o Dia D da vacinação contra a Influenza em Araguaína. Além das 18 unidades básicas de saúde que estarão abertas para imunizar a população contra a doença, estarão disponíveis mais dois pontos volantes, um na Praça das Nações, no centro da cidade, e outro no Residencial Costa Esmeralda. Cerca de duas mil pessoas já foram imunizadas até este momento.

 O Dia D começa a partir das 8 horas e segue até as 17 horas. Mas a campanha de vacinação segue até o dia 22 de maio. O objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população.

 O Ministério da Saúde disponibilizou para Araguaína 33 mil doses da vacina contra influenza. Este ano, a meta da Prefeitura é vacinar, no mínimo, 80% de crianças entre 6 meses de idade e menores de 5 anos, gestantes, idosos com mais de 60 anos, trabalhador da saúde, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis, público-alvo da campanha.

 Contágio

A influenza é uma doença caracterizada por uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão do vírus da influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

 

Tramita na CCJ projeto que estipula aumento salarial do governador

26188Os projetos de autoria do deputado José Bonifácio (PR) que propõem aumento nos subsídios do governador, do vice-governador e dos secretários de Estado foram encaminhados na sessão desta quinta-feira, dia 7, à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). As propostas fixam os subsídios em R$ 29.000,00 para governador, R$ 22.000,00 para o vice e R$ 19.000,00 para secretário de Estado.

A proposta foi recebida com cautela pelos parlamentares Amélio Cayres (SD), Zé Roberto (PT) e Nilton Franco (PMDB), que, na ausência do líder do Governo, Paulo Mourão (PT), ressaltou ser desfavorável a atual situação econômica do Estado a esses aumentos salariais. “O governador faz planos de economia para que o Estado saia dessa crise financeira deixada pelos governos anteriores e não prevê mudanças salariais agora”, defendeu Franco.

Amélio Cayres acompanhou a posição dos parlamentares contrários ao projeto. De acordo com ele, no final do ano passado uma proposta semelhante foi apresentada e retirada sob a alegação de que o Estado estava quebrado. “Não acho viável propor um projeto como esse, que vai onerar ainda mais a folha de pagamento”, argumentou. Ao usar a tribuna para defender seu projeto, Bonifácio rebateu as críticas, afirmando que tal proposta está dentro de sua competência legal e que não vê problema em aumentar o salário do governador, já que ele ganha menos do que um deputado estadual.

Eduardo Siqueira Campos (PTB) também afirmou não ver problema nos projetos de Bonifácio. ”O chefe do Executivo não se manifestou contrário ou favorável à proposta. Se aprovada nesta Casa de Leis, vai caber a ele analisar a viabilidade de uma melhor remuneração aos seus servidores. Não vejo motivo de tanta insatisfação por parte de alguns pares, já que a gestão estadual no decorrer deste ano nomeou mais de dois mil contratados e publicou no último dia 10 de abril a concessão de 70 funções gratificadas”, enfatizou. (Maisa Medeiros)

Professor Doutor David Normando estimula alunos da FACIT para prática da Pesquisa Científica

SONY DSCA palestra com o renomado pesquisador, professor e Doutor, David Normando, aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências do Tocantins, Unidade II, na noite da última quinta-feira, 07. Mais de 50 pessoas entre professores e alunos dos cursos de Administração de Empresas, Análise e Desenvolvimento de Sistema e Odontologia participaram da explanação da temática “Como fazer uma pesquisa científica”.

Normando, que já publicou 85 artigos científicos e dois livros, abordou os caminhos da pesquisa, os formatos, as estruturas, as possibilidades de campos de estudos e o dia a dia da rotina de um pesquisador.

“É preciso mostrar a importância da pesquisa científica elencando as possibilidades do contexto regional”, pontua David. Para ele, os fatores culturais podem ser trabalhados em pesquisas bem sucedidas e direcionadas, como, por exemplo, a vasta característica das comunidades indígenas, que permite ao pesquisador adequar um trabalho em qualquer área – humanas, exatas e da saúde. “Descobrir a potencialidade de alunos para a pesquisa é o primeiro passo que precisa ser dado ainda na graduação com a iniciação científica”. O professor relatou que o Brasil tem a segunda maior produção científica do mundo na área de Odontologia e que as instituições que investem em Mestrado e Doutorado ganham muito em qualidade e captação de recursos.

Estímulo

Jayrson Sousa, professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, disse que é preciso investir na pesquisa em função da rapidez com que o processo tecnológico se modifica. “Para termos acesso a novas formas de tecnologia, a pesquisas e os trabalhos científicos são fundamentais e pudemos constatar isso com as explicações do professor”, pontuou Jayrson.

“Todos precisamos ter consciência da necessidade do tripé Ensino-Pesquisa- Extensão. Não existe ensino sem pesquisa”, completou a Professora Doutora de Odontologia, Fernanda Villibor.

Iniciação científica

Aos alunos que tiveram o contato diferenciado com as diversas práticas e produção de conhecimento contínuo da Faculdade, o recado foi bem dado. Isabela Maia, estudante do 1º período de odontologia, sentiu isso na FACIT. “Aqui na faculdade, há um incentivo grande para que publiquemos nossos trabalhos desde cedo. Agora no segundo semestre já vou dar início à pesquisa para a produção do meu primeiro artigo”, conta.

Já Flavielly Dias, aluna de pós-graduação, já teve experiências com trabalhos acadêmicos, mas sentiu a necessidade de aprimorar os conhecimentos. “Durante a produção de um artigo, várias dúvidas surgem e tive a oportunidade de esclarecer praticamente todas elas com esta palestra”.

E até mesmo para quem se forma pensando no mercado, a pesquisa representa novos horizontes. “Vi aqui um novo leque de atuação profissional dentro do ensino e pesquisa acadêmica”, comentou José Adriano Jodas, acadêmico do sexto período de Administração.

Crédito das fotos: Cárita Bezerra / Ricardo Sottero

Últimas notícias