terça-feira, junho 23, 2026

55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, junho 23, 2026
Início Site Página 1290

MPE recomenda ao Comando-Geral da PM que reforce quantitativo de viaturas e de policiais em Gurupi

816f8d421984898b81b3334bf578bf20-width-400O Ministério Público Estadual (MPE) expediu recomendação ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, orientando que disponibilize oito viaturas e promova a lotação de 60 policiais no 4º Batalhão da Polícia Militar, que tem sede no município de Gurupi.

Segundo a recomendação, o número de viaturas e de policiais do 4º Batalhão é insuficiente para atender às necessidades locais, ao mesmo tempo em que a criminalidade é crescente no município e que cabe ao poder público adotar medidas que a garantam a segurança da população.

O documento expõe, ainda, que ficou comprovada, em inquérito civil público instaurado pelo MPE em 2014, uma desproporcionalidade entre Palmas e Gurupi no que se refere à frota de veículos e ao quantitativo de pessoal da PM. Assim, aponta o remanejamento como possível forma de promover o equilíbrio entre as unidades da Polícia Militar.

A recomendação foi expedida nesta quarta-feira, 13, e estabelece prazo de 15 dias para que o comandante-geral da Polícia Militar preste informações quanto às medidas adotadas em favor de seu cumprimento. É frisado que a inobservância dos termos da recomendação pode acarretar em medidas judiciais, que visem à responsabilização do gestor.

O pedido de providências é assinado por três promotores de Justiça da Comarca de Gurupi, Pedro Evandro de Vicente Rufato, Jacqueline Orofino da Silva Zago de Oliveira e Marcelo Lima Nunes.

Caminhoneiro é preso com mais de 50 quilos de maconha

IMG-20150513-WA0014Na noite desta terça-feira, 12, por volta das 23h, na Unidade da PRF em Palmeiras do Tocantins, foi abordado o autocarga da marca VOLVO FH 460 tracionando um Semi reboque da marca RANDON, ambos com placas do Paraná, carregado de fécula de mandioca. O conjunto era conduzido por M. A. P., 38 anos. Durante fiscalização no interior da cabine do veículo, os agentes da PRF encontraram 52 tabletes, com aproximadamente 52kgs, sendo que a maior parte encontrava-se debaixo da cama do motorista.

Durante entrevista, o condutor informou aos policiais que ao parar para abastecer em Campo Grande/MS, foi abordado por um indivíduo desconhecido que lhe ofereceu R$ 5000,00 (cinco mil reais) para transportar o entorpecente até a cidade de São Luis/MA.

A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Federal em Araguaína/TO.

Sindicato Rural apresenta programação da Expoara 2015

IMG_4664Com o tema A Força do Agronegócio aconteceu na noite de ontem, 12, no tatersal do Parque de Exposições Dair José Lourenço, o lançamento oficial da 47ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara 2014). Produtores, sócios, políticos, empresários e parceiros estiveram prestigiando o evento de lançamento, que este ano deve gerar mais de três mil trabalhos diretos e indiretos com mais de 120 expositores.

O deputado estadual, Olhynto Neto (PSDB), presente no lançamento destacou que a Feira é um local de conhecimento. “Nasci e cresci participando da Expora é um evento que faz parte da minha vida. Como deputado estadual, hoje apoio com emenda parlamentar, por que acredito que a Feira é um local de grandes negócios e oportunidades para o produtor rural”, destacou.

O deputado estadual, Jorge Frederico (SD) destacou que, a Expoara é a maior em negócios no Tocantins. “Não tenho dúvidas que este ano, a Expoara continue gerando grandes negócios, fazendo jus ao nome, a maior do Estado”, disse.

O representante da deputada estadual, Valderez Castelo Branco (PP), Mané Mudanças disse que a deputada não pode participar por causa de um compromisso pessoal, mas que apoia a Expoara. “A deputada acredita no potencial da Feira e apoia esse evento que é de todo o povo do Tocantins”.

Elenil da Penha (PMDB) citou que realizou um investimento de R$ 200 mil para o evento, através de emenda parlamentar. “Mesmo em momentos de dificuldades que estamos vivendo, não podemos deixar de apoiar um evento dessa magnitude. São momentos de injetar na economia do Estado, Araguaína é uma cidade polo e a Expoara é o oxigênio dos negócios”. Considerou.

Também participando do lançamento, o presidente da Câmara Municipal, Marcus Marcelo (PR) falou da Lei Cavalgada, aprovada recentemente pela Casa de leis. “Agora a maior Cavalgada do Estado está no calendário oficial de festas do município. Estamos felizes de ter contribuído para essa conquista”, destacou.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Araguaína (SRA), Roberto Paulino, a feira deve ser um sucesso em negócios. “Na edição anterior foi movimentado R$ 53 milhões de reais, este ano queremos movimentar em torno de R$ 55 milhões. Com as grandes parcerias que fechamos com instituições financeiras como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia estamos confiantes”, destacou.

O presidente ainda falou dos eventos da programação como; provas de Team Roping (Provas de laço); Arraiá Pet; Fazendinha Cheiro de Roça; Expo genética shows. “Trazemos várias atrações nacionais, como Aline Barros e Fernando & Sorocaba para garantir aos pecuaristas e comunidade em geral muita diversão, por que a Expoara também é cultura, valorizamos as raízes da terra”, garantiu.

Dentre as principais atrações da Feira, está a IX Tropeada da integração Nossa Senhora Aparecida, Cavalgada, palestras, torneio leiteiro, leilões, pega de garrote, rodeios e as atrações musicais. Representantes da Prefeitura Municipal de Araguaína, Governo do Estado, Senar/Faet, Sebrae, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Bancos e outras instituições também prestigiaram a solenidade de lançamento.

Programação Expoara 2015 – FORÇA DO AGRONEGÓCIO 

 

DE 4 A 14 DE JUNHO

 

Dia 23 de maio (sábado)

Shopping Vale do Boi (Durante todo o dia na Fazenda Vale do Boi)

Saída da VIII Tropeada da Integração (Do Parque de Exposições de Augustinópolis)

Dia 30 de maio (sábado)

2º Shopping Essência do Leite (Durante todo o dia nos currais)

 Fazendinha (de 4 a 14 de junho com exposição de minis animais)

Dia 4 de junho (Quinta-feira)         

– Leilão Tabapuã Peso pesado (Chácara Mutema)

17h – Team Roping – Prova de Laço (arena)          

Dia 5 de junho (sexta-feira)

19h – Abertura da II Expoara Genética

Palestra: Entendendo DEPs genômicas na pratica com Fabyano Fonseca e Silva, do Dep. De Zootecnia – UFV de Viçosa

Palestra: Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas (PMGZ) com Vanessa Barbosa – ABCZ – Goiânia.

Palestra: Criador de Sucesso com Rodrigo Rochael Guerra no stand do Sebrae

22h – Show nacional gospel  com a cantora Aline Barros   

Dia 6 de junho (sábado)

08h – Chegada da IX Tropeada da Integração

12h – 16º Leilão Integração do Nelore (Tatersal)

22 – Abertura Oficial da Expoara

23h- Show Fernando e Sorocaba      

Dia 7 de junho (domingo)   

08h – XXVIII Cavalgada de Araguaína (Saída dos cavaleiros e amazonas – (BR-153, próximo ao antigo Posto Paulista)

12h – Churrasco-show (Tatersal)

18h – Noite Cristã: Terço (palco)

19h30 – Missa e Show Padre Jô (palco)       

Dia 8 de junho: (segunda)

08h – Abertura da 10ª Semana Tecnológica (stand de palestras do SEBRAE)

17h – Abertura do XIII Torneio Leiteiro

 1º ordenha: ( baia do leite)

19h– Team Penning (arena)

Dia 9 de junho (terça – feira)

7h – 2ª ordenha Torneio Leiteiro ( baia do leite)

14h – 1º Leilão Girolando Fazenda Majú e Gado de corte (Tatersal)

17h – 3ª ordenha Torneio Leiteiro (baia do leite)

19:30h- Arraia pet desfile de raças (pista de marcha)

22h – IV Festival Talentos da Terra (palco – entrada franca)

21h – Concurso Garota Expoara 2015 (palco – entrada franca )   

Dia 10 de junho (quarta-feira)

7h – 4ª ordenha Torneio Leiteiro (baia do leite)

17h – 5ª ordenha Torneio Leiteiro (baia do leite)

18h – Prova de Marcha de Equinos (pista de marcha)

19h – Pega do Garrote (arena)

23h – Show Gustavo Lima     

Dia 11 de junho (quinta-feira)

14h – Expoara Pet Grooming ( Tatersal)

18h – Prova de Marcha de Muares (pista de marcha)

21h – Abertura do Rodeio Profissional comandado pela Companhia Ítalo Todde (arena)

23h – Show D’ Paulo e Paulino

Dia 12 de junho (sexta-feira)

8h – VIII Dia do Leite 2015 (Tatersal)

14h – Julgamento de Raças Leiteiras (pista de marcha)

18h – Premiação do Torneio Leiteiro (pista de marcha)

20h – Show Defesa e Ataque c/ Cães

21h – Rodeio Mirim em carneiros (arena)

22h – Rodeio Profissional e atrações nacionais de arena (arena)

23h – Show Diogo Ferrari

Dia 13 de junho (sábado)

20h – Premiação da XXVII Cavalgada 2015 (arena)

21h – Rodeio Mirim (arena)

22h – Rodeio Profissional e atrações nacionais de arena (arena)

23h – Show Eduardo Costa

11ª noite da Expoara

Dia 14 de junho (sábado)     

22h – Encerramento do Rodeio Profissional e da Expoara 2015 (arena)

23h – Show Edy Brito e Samuel

 

Câmara aprova desafetação de área pública

IMG_4649Câmara aprovou com a maioria de votos a favor  dos vereadores  , na tarde desta terça-feira, 12, o projeto de autoria do executivo municipal, que requer a desafetação de área pública com extensão de 72.593, destinada como remanescente da área reservada para clube integrante do loteamento Araguaína Sul, situado na Avenida Rio Negro. O projeto recebeu parecer favorável do jurídico da câmara municipal de Araguaína.

O vereador Rosewelt falou da preocupação em recuperar a área devastada: “Minha preocupação é de que os moradores sejam remanejados de suas casas, pois no local residem várias famílias e o projeto não é bem claro a respeito dessa questão.” Disse ele ao omelhordaamazonia na  tarde desta  terça- feira.

IMG_4648

Governador Marcelo Miranda e ministra da Agricultura Kátia Abreu lançam Matopiba no Tocantins

Matopiba - Foto 3 Elizeu OliveiraHoje, o governador Marcelo Miranda e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, dão um importante passo para o desenvolvimento do agronegócio do Tocantins com o lançamento oficial da Região Matopiba e do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Região aqui no Estado.

 O Matopiba é considerado a nova fronteira agrícola brasileira e abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. No último dia 06, a presidente Dilma Rousseff criou, por meio de decreto, o plano para alavancar o desenvolvimento dessa região.

 As ações previstas no plano visam desenvolver infraestrutura para redução de custos de armazenagem, de estradas, ferrovias, hidrovias, portos, energia e aumentar a competitividade da região nos mercados nacional e internacional. Além de fortalecer e desenvolver a classe média do campo, promovendo a qualificação profissional, assistência técnica e extensão rural. Os instrumentos dizem respeito às imperfeições de mercado que colocam um limite à ascensão social dos agricultores da região.

 A região conta com uma área de cerca de 73 milhões de hectares, 38% pertencentes ao Estado do Tocantins. O Matobiba é responsável por 9,7% da produção de grãos prevista para o país na safra 2014/2015 e o Tocantins é grande destaque na capacidade de expansão.

 A produção de grãos, na região, é a mais marcante nos quatro Estados, e deve crescer 4,37% nesta safra em comparação com a safra 2013/2014, saltando de 7,322 milhões de hectares para 7,642 milhões de hectares, conforme as estimativas da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). O salto é de 18,107 milhões para 19,539 milhões de toneladas.

 O lançamento acontece neste momento, no auditório do Tribunal de Justiça, em Palmas.

Liminar atende pedido do MPE e garante regularização de neurocirurgias no Hospital Regional de Araguaína

cbf597dee32213499fc1d110aecc25c1-width-400O Ministério Público Estadual (MPE) obteve êxito em Ação Civil Pública ajuizada nesta segunda-feira, 11, com o objetivo de garantir a continuidade do tratamento dos pacientes internados no Hospital Regional de Araguaína (HRA) que aguardam cirurgias neurológicas. O Poder Judiciário atendeu pedido do MPE e concedeu decisão liminar determinando que o Governo do Estado regularize a oferta dos serviços de neurocirurgia na Unidade.

Na ação, a Promotora de Justiça Araína Cesárea dos Santos D’Alessandro, titular da 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, relata a situação em que se encontram alguns pacientes do maior hospital do norte do Tocantins. Atualmente, existe uma demanda reprimida de 20 pacientes internados e que aguardam procedimentos na área de neurologia.

A investigação teve início em setembro de 2014, após relatos de demora na realização de neurocirurgias no HRA. Na época, o MPE solicitou informações à Secretaria Estadual da Saúde, que comunicou a existência de casos de pacientes que aguardavam há mais de três meses para serem operados.

A Promotora de Justiça solicita que o Estado apresente, em juízo, a relação nominal de todos os pacientes que aguardam a realização dessas cirurgias, mas que não estão internados no HRA. Esses pacientes estão cadastrados no Sistema de Regulação Oficial do Sistema Único de Saúde (SUS). Também foram determinadas medidas, inclusive de ofício, que assegurem a observância das tutelas específicas ou resultado prático equivalente, nos termos do art. 11 da Lei n° 7.347/85, o art. 84 do CDC e o art. 461 do CPC, assim como eventuais medidas cautelares incidentais cabíveis.

O Estado tem cinco dias, contados a partir da intimação à Secretaria da Saúde, para que adote as providências para cumprimento da decisão liminar em relação a cada um dos pacientes nominados. A multa diária, em caso de descumprimento, foi estipulada no valor de R5 50 mil e limitada a R$ 1 milhão, sem prejuízo das demais sanções legais cabíveis, inclusive de ordem criminal ao Secretário Estadual de Saúde, uma vez que ele é o responsável pela execução da política de saúde e, por consequência, o cumprimento de ordem judicial vinculada à pasta respectiva.

Kênia Borges é empossada subsecretária de Comunicação do Estado

Foto 2 - Posse Sub-secretaria de Comunicação Kênia Borges - Foto Carlos MagnoA publicitária Kênia Borges tomou posse na tarde desta terça-feira, 12, como subsecretária da Comunicação do Governo do Estado, na vaga que vinha sendo ocupada pelo jornalista Melck Aquino, que agora responde pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). No ato de posse, o secretário da Comunicação Social, Rogério Silva, destacou o profissionalismo e competência da subsecretária.

 Kênia Borges é uma das pioneiras na área de comunicação no Tocantins, com vasta experiência. “É uma pessoa que vem agregar valores, por conhecer, como poucos, nosso Estado e dominar bem a comunicação institucional. É uma honra tê-la na equipe”, reconheceu Rogério Silva.

 Para o secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres, o Governo do Estado recebe a publicitária com muita satisfação. “Além de notável competência, Kênia Borges é uma companheira para todas as horas. Ela tem qualidades que, somadas às do secretário Rogério Silva, serão fundamentais para a nobre missão de comunicar as ações do Governo”, destacou.

 Durante a posse, Kênia agradeceu o convite feito pelo Governo Marcelo Miranda e disse que sua atuação será pautada na transparência. “Acredito que é a marca desse Governo, trabalhar de forma clara e com muita objetividade. Os desafios serão muitos, mas a vontade de superá-los e mostrar bons resultados será maior ainda”, disse.

 Perfil

Kênia de Moura Borges é publicitária por formação, com especialização em Administração Pública. Natural de Ituiutaba, Minas Gerais, está no Tocantins há 15 anos, onde já trabalhou como chefe de Gabinete na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Palmas, além de atuar em empresas privadas do setor de comunicação. Kênia também já atuou nos mercados publicitários de Goiânia e Brasília, desenvolvendo campanhas de sucesso para o Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia, além de campanhas publicitárias para empresas privadas.

 

Olyntho pede informações sobre temas tratados pela CPI da Saneatins

Impossibilitado de agir na CPI da Saneatins em virtude da decisão da Justiça de suspender os trabalhos da comissão, o deputado Olyntho Neto (PSDB) obteve a aprovação de requerimentos de urgência no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, dia 12, sobre os trabalhos da CPI. Entre as matérias, o parlamentar solicita à presidência da Casa cópia integral de todos os autos da CPI Saneatins/Odebrecht Ambiental realizados no Parlamento.

26201O deputado também requer informações ao prefeito de Araguaína e ao presidente da Odebrecht Ambiental sobre a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Lontra. Ao governo estadual ele solicita esclarecimentos sobre reajuste tarifário do serviço de saneamento no Tocantins e sobre a participação do Estado na estrutura capital da Odebrecht/Ambiental.

Para Olyntho, os trabalhos realizados na CPI devem continuar porque são de relevância para a coletividade tocantinense, possuem como objetivo a defesa dos consumidores dos serviços de água e esgoto do Estado do Tocantins e fiscalizam o erário público estadual. Ele cobra ainda esclarecimentos ao Banco do Brasil e, ao Executivo estadual, informações sobre o financiamento Pró-Estado I e II. 

Dois requerimentos da deputada Luana Ribeiro (PR) foram também aprovados em regime de urgência. Eles solicitam informações sobre a terceirização da saúde nos hospitais estaduais ao secretário estadual da Saúde, Samuel Bonilha. Luana pede ainda o encaminhamento do relatório de despesas, receitas e número de atendimentos dos 19 hospitais estaduais ao seu gabinete.

Outra solicitação de urgência, feita pelo deputado Zé Roberto (PT), requer a realização de reunião pela CCJ às 15 horas do dia 12 de maio a fim de debater projetos de lei que tratam do reúso de água e energia solar no Estado. Ele ressaltou, porém, que a data da reunião fora transferida ao próximo dia 19 no mesmo horário. Jorge Frederico (SD) pede ao DNIT a iluminação e a construção de trevo na BR-153, e a reabertura do Ministério da Defesa do Tiro de Guerra, ambos em Araguaína.

Do presidente da Casa, deputado Osires Damaso (DEM), foi aprovada a propositura que marca audiência pública para o dia 21 de maio, com vistas a discutir o projeto de criação do cargo e da carreira de contador público na administração do governo estadual. É também solicitado o envio de votos de aplausos ao presidente da Associação Social Ágape (ASA), pastor Gean Carlos de Souza, pela inauguração da Casa dos Bebês em Paraíso do Tocantins. (Elpídio Lopes e Penaforte Diaz)

Quer fazer um casamento igual ao de Preta Gil? Custo pode ultrapassar os R$ 2 milhões

QUEM adianta para você detalhes exclusivos da cerimônia que será realizada no Rio de Janeiro, na terça-feira (12), e reúne números absolutamente impressionantes

Preta Gil Rodrigo Godoy se casam na noite desta terça-feira (12), no Rio de janeiro. A cerimônia, com 28 casais de padrinhos, acontece na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro do Rio de Janeiro. A festa, com 500 convidados, acontece na mansão de Lilibeth Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa.

Apaixonado, o casal não esconde a ansiedade para o dia. Em recente conversa com QUEM, ambos falaram sobre a admiração que possuem um pelo outro. “Preta é guerreira, batalhadora. Com ela não tem tempo ruim. É maravilhosa, é meu amor, é minha vida, é tudo”, disse o ex-personal trainer de 26 anos, que hoje desenvolve suas aptidões como designer. Ela também se derrete pelo futuro marido. “Ele é parceiro. Rodrigo me pegou pela mão e falou: ‘Vamos juntos, na alegria e na tristeza’”, analisou a cantora, de 40 anos.

QUEM apurou os números do casamento da filha de Gilberto Gil. Serão 2 mil bem-casados da Dona Conceição Bem-casados, de São Paulo. Quer mais? O casal escolheu2. 600 docinhos variados da Mariza Doces, também de São Paulo.

A lista de detalhes é extensa. Entre flores, cardápio de doces, salgados, pratos principais e decoração – que inclui peças de murano e lustres Baccarat –, se você quisesse fazer uma festa igualzinha, o valor estimado do total do evento – que dura mais de 12 horas – supera o de R$ 2 milhões. O custo foi confirmado por profissionais do mercado a partir de informações apuradas com os organizadores do casamento. E ainda nem conta o aluguel de um salão, já que essa despesa não entra nos números oficiais.

POR BEATRIZ BOURROUL, CAROLINA FARIAS, DANILO SARAIVA, ELBA KRISS, SONIA VIEIRA E VALMIR MORATELLI – FOTOS: REVISTA QUEM, DANILO SARAIVA E REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O convite dos padrinhos (Foto: Reprodução)
 

 

Filho é suspeito de matar a própria mãe

Foto: capturefacebook Stoff Vieira Costa
Foto: capturefacebook Stoff Vieira Costa
Foto: capturefacebook Stoff Vieira Costa

Araguaína -Uma mulher é encontrada morta dentro da residência em Araguaína. O suspeito do crime é o próprio filho de 27 anos, que se ausentou do local e   preso  pela PM.

A ocorrência foi registrada no início da noite dessa segunda-feira (11) na Rua Santa Cruz no Centro de Araguaína e a mulher foi identificada como Maria Tereza da Silva Almeida, 52 anos.  Já o suspeito trata-se do filho Luís Fernando Almeida (27 anos), um usuário de drogas.

O padrasto de Luís relatou à PM que saiu de casa por volta das 17h00 e a esposa ficou juntamente com o filho.  E cerca de 50 minutos depois retornou, mas já a encontrou morta. O filho dela, Luís Fernando, não se encontrava e havia levado roupas.

Segundo a PM, o filho suspeito de cometer o crime é usuário de drogas e tinha uma convivência “um pouco transtornada” com a família. O corpo da vitima foi encontrado no quarto de bruços, sangrando pelo nariz e ouvidos. No entanto, não foi localizado nenhum objeto que possa ter sido usado no crime. Havia hematomas nos olhos.

Por: Araguaína Notícias

 

Últimas notícias