terça-feira, junho 23, 2026

55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, junho 23, 2026
Início Site Página 1288

Ex-presidente do Egito é condenado à morte

Este sábado, 16 de maio, a justiça do Egito condenou o ex-presidente Mohamed Morsi à pena de morte junto com outros 35 membros do movimento islâmico Irmandade Muçulmana. A decisão final pode ser tomada em 2 de junho.

823717O Tribunal Penal do Cairo anunciou o veredicto de pena de morte por traição e espionagem para um Estado estrangeiro, bem como por fuga em massa da prisão durante a revolução em janeiro de 2011.

A decisão significa que, de acordo com o tribunal, os réus são culpados, mas de acordo com a lei egípcia, todas as sentenças de morte no país devem primeiro ser aprovadas ou rejeitadas pelo Mufti Supremo, só depois o tribunal tomará a decisão final, informou a agência noticiosa russa RIA Novosti.

Segundo anteriormente declarou o promotor que investiga o caso, Imad al-Sharawi, durante o tempo em que esteve no poder, Morsi e uma série de altos membros do movimento islâmico, o primeiro passou documentos secretos estrangeiros de importância nacional. Além disso, de acordo com a acusação, o arguido cooperou com os grupos extremistas, cujo objetivo era desestabilizar a situação no Egito.

Sobre o caso de fuga da prisão, estamos falando sobre os eventos do início de 2011, quando Morsi era vice-chefe da Irmandade Muçulmana. A investigação divulgou que Morsi esteve envolvido em tumultos na prisão de Wadi Al-Natrun, que ocorreram no início de 2011 e durante os quais ele escapou junto com outros detidos.

O caso do ex-presidente incluía ainda outros 130 acusados, incluindo 70 representantes do Hamas. No entanto, a maioria dos acusados, de acordo com os serviços de segurança egípcios, está fora do país.

 http://br.sputniknews.com/

Marzola pode agregar apoio de mega grupo político para disputar as eleições em 2016

capture-20140612-121751-772x470Faltando pouco mais de um ano para as eleições para prefeitos e vereadores, as especulações são sobre quem pode ser candidato a prefeito de Araguaína. Júnior Marzola é apontado pela população e lideranças políticas como “a bola da vez”, isso porque tem muita pessoas que dizem que ele se  encaixa no perfil técnico e político para administrar uma  cidade .

De acordo com informações de bastidores, Júnior pode capitanear dezenas de empresários de vários seguimentos da sociedade araguaínense e vários sindicatos  e associações  de  bairros, entre outras.

Já na área política, com a ida de Valderez para base  do Governo Marcelo Miranda e  do Dimas para a de Kátia Abreu,  sobrou espaço  do tamanho  do oceano pacífico para Júnior  navegar. Ou seja, Marzola já teria conseguido o apoio de grandes líderes políticos como: o senador Vicentinho Alves; Sandoval Cardoso; Eduardo Siqueira;  Osires Damaso; Eduardo Gomes; Deputada Federal   Dorinha; Valuar Barros  e outros  nomes  de peso  da política tocantinense e araguaínence, para disputar as eleições em 2016.

Lideranças ligadas a Júnior estão bastante otimistas: “Não tenho  dúvida  de que  Júnior Marzola  vai  alçar voo bem alto rumo a prefeitura de Araguaína.  Ele é um  homem bem preparado; conhece  bem os problemas  de Araguaína; tramita bem   nos órgãos do estado e de Brasília , visto que ele já  foi deputado  federal e  secretário  de estado.  Araguaína tendo ele como candidato,  só  tem a ganhar.” Destacou  Sebastião.  

Tomaram posse os novos membros do diretório do PRTB de Araguaína

IMG_4671Tomaram posse na manhã desta sexta-feira, 16, em evento realizado no plenário da câmara municipal, os novos membros do diretório do PRTB municipal e da microrregião de Araguaína. O vereador Abraão é o novo presidente municipal e Luzimar coelho, da microrregião que abrange 22 municípios em torno de Araguaína.

O vereador Luzimar Coelho destacou a importância do partido na região: “É um novo momento para o (PRTB).Ele possui dois vereadores eleitos no momento na cidade de Araguaína. Vamos trabalhar para estruturá-lo em 22 municípios, visando as eleições de 2016 para que possamos eleger o maior números possível de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos.” Disse ele.

Estiveram presentes no evento o presidente estadual do Júlio Cezar Fidelix; o prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas; vereadores Marcus Marcelo e Gipão; além de lideranças políticas e militâncias do partido nas cidades.

IMG_4667

Ao retornar ao PSB, Amastha vê na sigla mesmos ideais e planos para desenvolvimento de Palmas e Tocantins

Amastha 1Ao se filiar ao PSB na tarde desta sexta-feira, 15, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, afirmou que pesaram no seu retorno o fato de a sigla e seus integrantes terem os mesmos ideais, planos e projetos para que a Capital tocantinense siga seu rumo de crescimento. 

Em seu pronunciamento durante o evento, na Assembleia Legislativa, Amastha disse que discutiu com os líderes do partido projetos como o BRT, a construção da avenida da orla e o IPTU progressivo, instrumento para acabar com a especulação imobiliária da Capital. “Não se discutiu cargos. Falamos de projetos, de obras e benefícios para os palmenses. São os mesmos sonhos, ideiais e projetos que temos para Palmas”, disse. 

Num auditório completamente lotado, Amastha foi aclamado por militantes do partido, e foi prestigiado por oito presidentes de siglas do Estado, entre metropolitanos e estaduais. Prefeitos e vereadores da Capital e interior também compareceram ao evento. 

Ainda em seu pronunciamento, o prefeito (agora o 15º prefeito do partido no Estado) fez questão de reforçar que manterá a parceria com o governo federal. “Quando decidi voltar ao PSB me disseram que eu não poderia pelo fato de o partido ser oposição à presidente Dilma [Rousseff]. Ora, o PSB participou do governo Lula, ajudou a construir o projeto. E a nossa relação com a presidente Dilma segue sem nenhuma mudança, pois somos parceiros em obra e benefícios para Palmas.” 

Amastha se emocionou ao falar do PP, partido pelo qual venceu as eleições em Palmas. Fez um agradecimento especial ao presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira, e do diretório estadual, Lázaro Botelho. “Esse partido me deu tudo na vida política”, disse, ao tentar conter o choro. Em seguida, pediu para que o vereador Major Negreiros, em nome do partido, pudesse abençoar sua saída da sigla. 

Crescendo com qualidade 

A filiação do prefeito, também, foi muito elogiada e comemorada pela direção nacional. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, ressaltou que o partido continua crescendo e com qualidade, agregando pessoas que têm um pensamento socialista e trabalham pelo desenvolvimento econômico com avanço social.

Segundo ele, Amastha vem melhorando a vida da população palmense, fazendo uma administração que traz alegrias para as pessoas. “Aqui quero revelar que não é toda pessoa que quer entrar no PSB que nós deixamos. Recentemente, fiu procurado por um prefeito de uma capital, tão bonita e bem maior que Palmas, que queria entrar no PSB e nós não deixamos. Eu dei um jeito de mandar avisar para ele que não queríamos”, ressaltou o presidente, ao destacar que para não constranger e não humilhar as pessoas não iria revelar o nome do prefeito.

Já o secretário-geral do partido, o ex-governador do Espirito Santo Renato Casagrande, destacou que Amastha apenas faz o retorno a velha à casa. Ele ressaltou que o PSB, neste momento em que política nacional está em imenso descrédito, jamais vai falhar em se apresentar como uma alternativa concreta, com projetos sérios. A exemplo das demais pessoas que discursaram, Casagrande enalteceu o legado deixado pelo ex-presidente nacional do partido, Eduardo Campos, morto em acidente aéreo durante a última campanha eleitoral presidencial.

Tocantins

Prefeito de Gurupi e presidente estadual do PSB, Laurez Moreira deu às boas vindas ao prefeito e disse que, com os quadros que a sigla possui, é possível buscar uma mudança no Estado. “Acredito em cada um dos militantes que estão aqui. Seja muito bem vindo as trincheiras do PSB”, salientou Laurez. 

Outras lideranças do partido e de outras siglas, como o senador Ataídes de Oliveira, presente no evento, também enalteceram o retorno de Amastha ao PSB. 

 

Derval diz que tem “plena convicção” de que o partido está pacificado

e38e1ffdd0e75b4d47e687e4a6b48871

O novo presidente regional do PMDB, Derval de Paiva, disse que tem “plena convicção” de que o partido desta vez está pacificado. “Estou absolutamente certo disso, e nem espero nenhuma surpresa pela frente”, assegurou Derval no final desta sexta-feira, 15, quando foi eleito pela convenção estadual convocada pela comissão interventora que vinha dirigindo o PMDB do Estado desde junho do ano passado.

Ele se disse contente com o resultado do acordo que antecedeu a convenção, que também é fruto de uma articulação sua nas últimas semanas. “Precisava de fazer, era importante fazer e não foi fácil”, resumiu Derval.

O presidente lembrou que o PMDB entrou na crise após “uma campanha sofrida e tumultuada” de 2014, e que levou à vitória do governador Marcelo Miranda. “O Estado precisava dessa solução no PMDB porque o quadro que está aí não é para brincadeira”, avaliou, sobre a crise que atravessa o Tocantins. Para Derval, a conjuntura, que colocava em choque as duas principais forças políticas do Estado – Marcelo Miranda e a ministra da Agricultura, Kátia Abreu – mostrou também a importância de um partido político.

A executiva
O fechamento da crise no partido só foi possível depois de intervenção do presidente nacional e vice-presidente da República, Michel Temer.

A deputada federal Josi Nunes foi eleita a primeira vice-presidente, o deputado federal Carlos Gaguim, o segundo vice-presidente, e a deputada federal Dulce Miranda, a terceira vice. Paulo Lima será o secretário-geral do partido, e Lázaro Quirino, o secretário adjunto. O primeiro tesoureiro é Eurípedes Martins e o segundo, o deputado estadual Nilton Franco.

O PMDB regional do Tocantins elegeu ainda os 70 membros para o diretório estadual, responsáveis pela eleição da executiva, com 13 membros.

Acerto com Temer
O presidente nacional da sigla e vice-presidente da República, Michel Temer, chamou o governador Marcelo Miranda a Brasília para um jantar esta semana, quando pacificou o assunto. Na quarta-feira, 13, Derval se sentou com Kátia e fecharam o acordo. Os grupos de Marcelo e Kátia dividiram por igual as cadeiras do diretório, da executiva e o número de delegados.

Confira como ficou definida a executiva regional do PMDB:

Presidente: Derval de Paiva
1ª-vice: Josi Nunes
2º-vice: Carlos Gaguim
3ª-vice: Dulce Miranda
1º-secretário: Paulo Lima
Secretário adjunto: Lázaro Quirino
1º Tesoureiro: Eurípedes Martins
2º Tesoureiro: Nilton Franco

Vogais

Kátia Abreu
Osvaldo Reis
Dito Farias
Leomar Quintanilha

Delegados à Convenção Nacional

Kátia Abreu
Carlos Gaguim
Paulo Lima
Moisés Avelino
Osvaldo Reis
Leomar Quintanilha 

.clebertoledo.

Prazo para posse de aprovados em concurso da Unitins encerra na segunda-feira (18)

Unitins - fachadaO prazo para a posse dos aprovados no concurso público do Quadro Técnico-Administrativo da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), convocados em segunda chamada, encerra nesta segunda-feira, dia 18 de maio. Foram chamados no Diário Oficial do Tocantins, no último dia 17 de abril, os 34 aprovados no certame realizado em 2014 que não estiveram presentes na primeira convocação.

Para garantir a vaga do concurso público, o aprovado precisa apresentar os documentos exigidos – conforme edital de convocação – e entrar em exercício no máximo em 15 dias. Quem não cumprir essas exigências ou não pedir prorrogação do prazo de posse perde o direito à vaga.

A documentação deve ser entregue na sede administrativa da Unitins, em Palmas, na quadra 108 Sul.

Veja aqui os documentos necessários para a posse, os procedimentos para o ato e os nomes dos convocados.

 

Gideon Soares deve deixar o PMDB nos próximos dias

11219104_664960786941906_2007592207641094231_nO suplente de vereador do (PMDB) e secretário de governo na gestão de Ronaldo Dimas, Gideon Soares, deve deixar o partido nos próximos dias e filiar-se ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) de Araguaína informou ao omelhordaamazonia uma fonte da ligada ao partido.

O partido deve passar por uma reformulação e atrair novos membros. A legenda tinha como presidente na cidade Ademar  Nogueira,  que morreu recentemente . O presidente estadual do partido no Tocantins, Júlio Cezar Fidelix da Cruz, indicou o vereador Abraão  para presidir o partido na cidade de Araguaína.

Os membros do partido de Araguaína irão se reunir neste sábado, 16, para discutirem as diretrizes da legenda rumo a 2016.   E deve visualizar as principais metas da legenda que serão trabalhadas na reeleição do prefeito Ronaldo Dimas nos próximos anos e eleger o maior número de vereadores. O partido hoje conta com dois vereadores eleitos, Abraão e Luzimar Coelho, ambos pertencem à base do prefeito Ronaldo Dimas.

Além do secretário de governo e suplente de vereador, Gideon Soares, que obteve 1.253 votos  . O partido deve ser bem  reforçado por  lideranças ligadas à atual  gestão , visto que o vereador Luzimar Coelho  é o líder do prefeito  na  Câmara Municipal   de  Araguaína.

Amastha volta às origens e se filia ao PSB nesta sexta-feira

carlos_amastha-e1394890655748O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, se filia, nesta sexta-feira, 15 de maio, ao PSB (Partido Socialista Brasileiro). A filiação ocorrerá às 14 horas, na Assembleia Legislativa, em meio ao Encontro de Gestores Municipais do partido.

Com a filiação no PSB, o prefeito retorna às origem, já que ele foi filiado na sigla quando morava em Florianópolis. “Estou voltando para minha casa. O partido tem os ideais que eu tenho. Aqui no PSB vou defender as bandeiras históricas de Eduardo Campos e do seu avô Miguel Arraes”, destacou o prefeito Palmas, ao lembrar de duas figuras histórica do partido.

Políticos de gerações diferente, Campos e Arraes primavam pelo desenvolvimento do País com justiça social, comandando governos que melhoraram a educação e a distribuição de renda. Ambos foram governadores de Pernambuco.

Números

Prefeito mais bem avaliado do Tocantins, Amastha reforça o quadro de gestores municipais da sigla, que agora passa comanda 15 municípios no Estado e 442 no Brasil. No Tocantins a sigla possui, ainda, 12 vice-prefeitos, 117 vereadores e 10 mil filiados.

O prefeito agradeceu ao presidente estadual do PSB, Laurez Moreira, e ao presidente do partido em Palmas, Alan Barbiero, pela acolhida na sigla. “Fui muito bem recebido aqui e agora vamos construir uma bela história juntos. Nossa atitude é de verdade, verdadeira e sonhamos com a cidade cada vez melhor e com um Estado que cresça”, ponderou Carlos Mastha.

PP

O prefeito explica que a sua saída no PP não significou nenhuma ruptura política com o partido. “Conversei muito com o presidente Nacional, Ciro Nogueira, e expliquei as razões. Não tenho qualquer queixa do partido e agradeço ao comando estadual, do deputado federal Lázaro Botelho, pela oportunidade”, destacou Amastha, ao explicar que o PP segure na base do governo municipal.

Assessoria de Comunicação Política

MPE pede o afastamento do presidente da Câmara Municipal de Cristalândia

e3bae2a275cb3995a5b9d7152a92665f-width-400 (1)O Ministério Público Estadual (MPE) protocolou, nesta quarta-feira, 13, Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa em desfavor do presidente da Câmara de Vereadores de Cristalândia, Enilson Souza Luz, conhecido como “Rolete”. Na ação, a Promotora de Justiça Thaís Cairo Souza Lopes solicita ao Poder Judiciário o afastamento liminar do vereador, com o objetivo de preservar a regularidade processual.

Segundo a Promotora de Justiça, o vereador negou o pedido de um morador de Cristalândia que solicitou cópia da ata da sessão do dia 27 de abril. Após protocolar o pedido por escrito, o presidente da Casa não autorizou o fornecimento do documento e não apresentou qualquer justificativa.

“Requisitamos, via ofício, cópia da ata da sessão mencionada e qual não foi a surpresa ao constatar que, além de não ter sido enviada, foi encaminhada resposta na qual se visualiza a total confusão entre o público e o privado e o pior, a nítida afronta ao Princípio da Publicidade, que deve permear não só o Poder Legislativo, mas qualquer órgão público”, comentou Thaís Cairo.

A presidência da Câmara de Vereadores de Cristalândia respondeu o ofício do MPE afirmando que o cidadão que solicitou o documento “vem tentando prejudicar o andamento das atividades parlamentares” e que “a tal ata que o requerente, de forma sistêmica, requer, não consta nada de importante que venha beneficiar nosso município”

Para a Promotora de Justiça, as afirmações do vereador constituem conduta flagrantemente dolosa de sonegação de documento público, objetivando frustrar o acesso de cidadão ao registro de uma sessão do legislativo local, bem como uma afronta ao Ministério Público.

Além do afastamento liminar do presidente da Casa de Leis, o MPE solicita que seja determinada a entrega, em juízo, de cópia da ata da segunda sessão ordinária do mês de abril deste ano, a qual foi realizada em 07/04/15, ou a exibição do original

Atribui-se à causa o valor de R$ 466 mil, o que corresponde a 100 vezes o valor da remuneração recebida pelo demandado, que é de R$ 4.660,00.

Kátia Abreu e Marcelo Miranda podem ter fechado acordo sobre quem irá comandar o PMDB

images-cms-image-000367042A ministra de agricultura e pecuária do Brasil, Kátia Abreu,  pode  ter  chegado a um acordo  com o governador Marcelo Miranda sobre quem irá   comandar  a sigla  do PMDB  no Tocantins   nos próximos  anos,   informou  uma fonte  do partido ao omelhordaamazôna.

Derval  de Paiva  teria  sido  o nome  de consenso entre  as principais  lideranças  da legendada  e deve ser  o novo presidente  do partido PMDB.  Além disso, teria ficado  acertado entre Marcelo e Kátia  que cada um  indicará 50% nas  formações  dos  novos  diretórios do partido  no estado  do Tocantins.

Últimas notícias