terça-feira, junho 23, 2026

55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, junho 23, 2026
Início Site Página 1289

Secretária de ação social e trabalho, Cleomar Ribeiro pode ser exonerada pelo Prefeito, Ronaldo Dimas

Cleomar Ribeiro de Oliveira_Ação SocialO prefeito da cidade de Araguaína, Ronaldo Dimas, pode anunciar a exoneração da secretária  de ação social do município  de Araguaína, Cleomar Ribeiro,   ainda neste  mês de  maio, informou à uma fonte ligada a prefeitura  de Araguaína  ao omelhordaamazonia  na tarde  desta  quinta –feira, 14  de maio.

 Se realmente se confirmar a exoneração da secretária Cleomar Ribeiro, há quem diga que a motivação pode ter sido por causa de uma ação civil pública (ACP) em desfavor do Prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas Nogueira Pereira, e da Secretária Municipal de Trabalho e Ação Social, Cleomar Ribeiro de Oliveira. No documento, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas pede o afastamento do prefeito e da secretária.

Entre os nomes mais cotados que surgem para assumir a pasta seria da primeira-dama Nil  Dimas,  que  também pode  assumir a secretaria  de  habitação  do município  de  Araguaína no  lugar  de Geraldo Silva.  

 

Primeira Sessão Solene em comemoração ao aniversário de Palmas

DSC_8806A primeira Sessão Solene em comemoração ao aniversário de Palmas da Assembleia Legislativa (AL) foi solicitada pela deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP). Com o apoio do presidente da AL, Osires Damaso (DEM), e de demais deputados, a solenidade ocorre na manhã desta quinta-feira, 14, no Plenário da Casa. A Capital do Tocantins fará 26 anos no próximo dia 20 de maio.

Sessão solene homenageia aniversário de Palmas

26214A programação do aniversário de 26 anos da criação de Palmas contou com uma homenagem na Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, dia 14. A solenidade começou às 8h30, com o ato simbólico de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Tocantins e de Palmas. O ato simbólico foi feito pelo presidente da Casa, deputado Osires Damaso (DEM), pelo secretário de Articulação Política, Paulo Sidnei, e pelo prefeito da capital, Carlos Amastha (PP).

Em seguida, uma sessão solene foi realizada no plenário da Casa para homenagear, com a entrega de diplomas, ex-prefeitos, vereadores e pioneiros da capital. Solicitado pela deputada Valderez Castelo Branco (PP), o evento relembrou momentos importantes da criação da cidade e homenageou seus protagonistas.

A programação também contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Secretaria Municipal da Educação (Semed), da Orquestra Sanfônica dos alunos da rede municipal de ensino e do Coral do Município, além da exibição de um documentário sobre a criação da capital. (Penaforte Diaz)

Araguaína e mais 10 cidades recebem serviços de melhorias na rede elétrica

Desligamento programado 1Entre os dias 16 e 22 de maio, as cidades de Angico, Araguaína, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Bernardo Sayão, Cachoeirinha, Colmeia, Guaraí, Itacajá, Palmeirante e Tocantinópolis, na região norte do Estado, passarão por serviços de melhorias na rede elétrica. As intervenções acontecem nos períodos da manhã e tarde e incluem divisão de circuito e ampliações de redes de alta e baixa tensão. Para maior segurança dos eletricistas e dos usuários as redes serão desligadas durante os serviços.

A Energisa recomenda que os consumidores considerem as instalações elétricas energizadas, por caso os serviços terminem antes do tempo, a energia será restabelecida imediatamente. Em caso de dúvidas, o cliente pode ligar gratuitamente para o 0800 721 3330.

Angico

Dia: 16 de maio

Locais: Ruas Do Comércio, Nova, Da Feira, Da Matriz, Da Cachoeira, Da Mangueira, Juca Dias, Chico Maior, Santa Catarina, Do Campo, “F”, João José de Sousa, Antônio Patrício e Da Igreja e Avenidas Tocantins e Perimetral

Horário: 7 às 12h30

Serviços: Divisão de circuito

Araguaína

Dia: 16 de maio

Locais: Avenidas Santos Dumont e Castelo Branco e Ruas 13 de Maio, Tomaz Batista, Castelo Branco e Adevaldo de Moraes.

Horário: 14 às 18 horas

Serviços: Manutenção na rede de baixa tensão

Dia: 17 de maio

Locais: Avenidas Tiradentes e Prefeito João de Sousa Lima e Ruas Perimetral, Caramuru, Paranaguá, Fernando de Noronha, Coronel Fleury, Líbano, Anhanguera, Dos Garimpeiros, Dos Médicos, 1, Havaí, Dos Fazendeiros e Guatemala.

Horário: 8 ás 12h30

Serviços: Manutenção na rede de baixa tensão

Augustinópolis

Dia: 19 de maio

Locais: Povoado de Itaúba

Horário: 13h30 às 18 horas

Serviços: Manutenção nas redes de alta e baixa tensão

Axixá do Tocantins

Dia: 18 de maio

Locais: Avenidas Elza Leal, Tocantins, Vila Nova e Santa Rita e ruas 13 de Maio, 2, 21 de Abril, Alagoas, Maranhão, Sergipe, Tocantins e Povoado Taboa

Horário: 13h30 às 18 horas

Serviços: Manutenção na rede de baixa tensão

Bernardo Sayão

Dia: 22 de maio

Locais: Avenida Miguel Andrade Batista e Terceira Avenida, ruas 2, 3, 5, Ângelo Antônio da Silva, Da Câmara Municipal, Ernestinho Marcelino Alves e Principal União

Horário: 7h30 às 11h30

Serviços: Manutenção na rede de baixa tensão

Cachoeirinha

Dia: 17 de maio

Locais: Ruas 21 De Abril, Cônego João Lima, Dos Professores, 24 de Outubro, Bandeirantes e Avenidas Tocantins e Da Bandeira

Horário: 7 às 12h30

Serviços: Divisão de circuito

Colmeia

Dia: 16 de maio

Locais: Avenidas José Alexo e Longuinho V. Júnior e ruas Genésio Barbosa, Pedro Mendes, Acer Faustino e Antônio Bento.

Horário: 8 às 12h30

Serviços: Ampliação das redes de alta e baixa tensão

Guaraí

Dia: 17 de maio

Locais: Avenidas Bernardo Sayão e Presidente Vargas e ruas 9, A, Mato Grosso, Paranoá, Piauí, Santos Dumont e Tra. Bom Jesus

Horário: 8 às 12 horas

Serviços: Manutenção na rede de baixa tensão

Itacajá

Dia:16 de maio

Locais: Povoado Marajá

Horário: 8h30 às 12h30

Serviços: Manutenção na rede de baixa tensão

Palmeirante

Dia: 19 de maio

Locais: Povoado Paciência

Horário: 8h30 às 11 horas

Serviços: Manutenção na rede de alta tensão

Tocantinópolis

Dia: 16 de maio

Locais: Avenida Nossa Senhora de Fátima e ruas 15 de Novembro, Araguaia, Estrela, Pe. Giuliano Moretti e Tra. Pedro Brito

Horário: 8 às 12 horas

Serviços: Manutenção na rede de baixa tensão

Dia: 19 de maio

Locais: Avenida Nossa Senhora De Fatima, Conjunto Moisés Avelino, Pça. Deputado Darci Marinho e ruas 21 de Abril, Cidade Alta, Da Cachoerinha, Darcy Marinho, Do Ouro, Dom Orione, Esmeralda, Estrela, Goiás, Nova Vida, Padre João, Prof. Virgílio, Tra. Do Ouro e Tra. Duque de Caxias

Horário: 7 às 12h30

Acusado de matar o cabo Dione em Araguaína é preso pela PM

2ee934aa55Oliveira é o principal suspeito de ser o autor dos disparos de arma de fogo que resultaram na morte do cabo do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Tocantins, Dionedith Macedo de Oliveira, de 36 anos.

O crime aconteceu por volta das 4 horas da madrugada do dia 28 de abril, de 2013, em frente a uma loja de conveniência, localizada no Setor Entroncamento, em Araguaína. Na ocasião, por meio de um vídeo de uma câmera de segurança de uma loja de produtos agropecuários, é possível ver o exato momento em que um homem se aproxima de um grupo de pessoas, onde também se encontrava o cabo Dione e efetua vários disparos contra o policial militar.

De acordo com o delegado Reginaldo, Adriano da Hora que é apontado como o autor do crime, fugiu para Goiânia logo após o homicídio do policial e passou a residir na cidade sem levantar suspeitas. Todavia, em março de 2013 ele tentou assaltar um estabelecimento comercial, juntamente com alguns comparsas, mas houve confronto com a polícia goiana e Oliveira foi baleado e levado ao hospital, onde passou por cirurgia, sendo, em seguida, recolhido ao presídio.

Ao efetuar o levantamento da vida pregressa do suspeito, a polícia de Goiás descobriu que havia contra ele um mandado de prisão preventiva por homicídio, expedido pela  Comarca de Araguaína. Com base nisso, os policiais civis goianos entraram em contato com a Polícia Civil do Tocantins e com o juiz do município tocantinense, o qual solicitou à Polinter que fosse até o Estado vizinho a fim de recambiar Adriano para o Tocantins.

Com autorização do delegado geral Roger Knewitz, equipes da Polinter comandadas pelo delegado Reginaldo de Menezes, deslocaram-se até Goiânia e efetuaram a transferência de Oliveira para Araguaína, onde ele deverá responder pelo crime que lhe é imputado. (Fonte: SSP-TO)

Obama manterá sanções contra quem “ameaça a estabilidade” no Iêmen

lainfo.es-30614-obama-reutersDe acordo com as declarações do presidente dos EUA, Barack Obama, o Ministério das Finanças norte-americano poderá congelar todos os ativos que estão sob a jurisdição dos EUA e que, segundo Washington, impedem o processo de paz no Iêmen.

A declaração de Obama estende a Ordem Executiva que ele emitiu em 16 de maio de 2012 para lidar com a ameaça representada pelas ações e políticas de membros do governo do Iêmen e outros.

 

Na quarta-feira, 13 de maio, Barack Obama assinou um decreto que prorroga o período de sanções aplicadas a todos que, de acordo com Washington, “ameaçam a paz, segurança e estabilidade no Iêmen”. O aviso correspondente foi enviado ao Congresso dos Estados Unidos.

O decreto permite ao Ministério das Finanças congelar qualquer ativo que esteja sob a jurisdição de Washington que, segundo governo, possa entravar a pacificação do Iêmen.

 “As ações e medidas dos membros do governo iemenita e de pessoas que ameaçam a paz, segurança e estabilidade no país, continuam apresentando ameaça extrema à segurança nacional e à política externa dos Estados Unidos. […] Eu estendo por um ano o estado de emergência nacional declarado na Ordem Executiva 13611”, lê-se no documento.

Algumas das medidas mencionadas incluem obstruir a implementação do acordo de 23 de novembro de 2011 entre o governo do Iêmen e a oposição do país para uma transição pacífica de poder.

Desde agosto de 2014, os rebeldes xiitas houthis protestam contra o governo do presidente iemenita Hadi, que agora já fugiu o país. Os EUA e os aliados classificam os acontecimentos no país como um golpe do Estado e estavam prontos para fazer tudo para retornar Hadi ao poder (não tendo em conta o fato de que o seu mandato já acabou).

Uma coalizão de países árabes lideradas pela Arábia Saudita e apoiada pelos EUA lançaram a operação Tempestade Decisiva (Decisive Storm) em finais de março e começaram a bombardear posições houthis no Iêmen. No dia 21 de abril a coalizão anunciou uma mudança da tática da sua intervenção no Iêmen. Dois dias depois começou a operação chamada Restaurando a Esperança.

Terça-feira de noite começou o cessar-fogo de cinco dias entre a Arábia Saudita, seus aliados e o Iêmen. O cessar fogo foi organizado para permitir o trabalho de organizações humanitárias no Iêmen, bem como a evacuação de civis das áreas mais violentas do conflito. Apesar disso, durante toda a terça-feira, as forças da coalizão atacaram com fogo de artilharia os subúrbios da capital iemenita. Segundo informações disponíveis, mais de 70 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas.

http://br.sputniknews.com/

 

Câmara aprova MP que altera regras para concessão de pensão por morte

32ba72919af031dc11062f2b1af8cf35O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje (13), por 277 votos a favor, 178 contra e uma abstenção, o texto base da Medida Provisória (MP) 664/14, que altera as regras para a concessão de pensão por morte, seguro-defeso e auxílio-doença. Os deputados devem iniciar agora a votação dos destaques.

Eles deputados aprovaram o texto do relator da MP na comissão mista do Congresso que analisou a medida, Carlos Zarattini (PT-SP), que modificou a medida originalmente encaminhada pelo governo.

Pelo texto aprovado, no caso da pensão por morte, a MP exige o tempo mínimo de dois anos de casamento ou união estável e pelo menos 18 meses de contribuição para que o cônjuge ou companheiro tenha direito ao benefício. Em seu relatório, Zarattini também alterou a proposta original que estabelecia uma cota familiar e dava direito a 50% da pensão para o cônjuge e mais 10% para cada dependente, até no máximo de cinco. No texto do relator, o pagamento da pensão voltou a deixar a pensão integral.

Em relação ao auxílio-doença, o texto mantém a obrigação de a empresa pagar ao seu empregado o salário durante os primeiros 30 dias de afastamento, o dobro do que previa a legislação anterior à MP. “Nós buscamos dar, por um lado, as garantias de que os trabalhadores não perderão seus benefícios e, ao mesmo tempo, garantir a sustentabilidade da Previdência Social”, disse Zarattini ao defender a aprovação da MP.

No começo da sessão, Cunha não admitiu a parte do parecer do relator que acrescentava o desconto de 8% do seguro-desemprego e do seguro-defeso para fins de consideração do tempo de recebimento do benefício para aposentadoria, por considerar matéria estranha ao tema original.

A sessão que aprovou a MP foi marcada pela presença, na galeria do Plenário, de manifestantes ligados à Força Sindical contrários à medida. Desde o final da manhã, eles protestavam contra a medida provisória, por considerarem que ela retira direitos previdenciários. A manifestação contagiou os discursos dos parlamentares contrários à MP. “A gente não vai se calar, a gente não vai se curvar. Nós votaremos contra as MPs 665 e a 664 que são totalmente contrárias aos nossos princípios”, discursou o deputado André Figueiredo (PDT-CE).

Plenário aprova por 277 votos a 178 o texto-base do relatório do deputado Carlos Zarattini da MP que altera regras da pensão por morte. Na foto, tumulto causado por protesto contra a MP (Wilson Dias/Agência Brasil)

Após o protesto das centrais sindicais, em que os manifestantes que estavam nas galerias deram as costas para o Plenário tirando as calças, as galerias foram esvaziadas por ordem do presidente da Câmara, Eduardo CunhaWilson Dias/Agência Brasil

Com bandeiras e faixas, os manifestantes gritavam palavras de ordem cada vez que um integrante da base aliada se pronunciava a favor da matéria, principalmente a alteração que prevê o fim da vitaliciedade da pensão para as pessoas com menos de 44 anos. “Eu queria chamar aqui a responsabilidade dos sindicalistas. Não acho que há qualquer justificativa para um homem ou mulher de 20 anos ter pensão vitalicia. Diferente é quando temos idades maiores, ela [a pensão por morte] permanece a partir dos 44 anos, não há perda de direitos, eles estão mantidos. Esse grito aqui não representa nada”, discursou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Após o resultado da votação, foram repetidas palavras de ordem contra o governo e contra as alterações nas regras da pensão por morte. Alguns dos manifestantes chegaram a tirar as calças, dando as costas para o Plenário, mostando as nádegas – gesto conhecido como “bundalelê”. Após o episódio, por ordem do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, as galerias foram esvaziadas.

Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli

Negros são 2,5 vezes mais vítimas de armas de fogo do que brancos no Brasil

30112010-30.11.2010mca1776_1Maioria na população brasileira, os negros também são as principais vítimas das mortes provocadas por arma de fogo no país, conforme levantamento mais recente do Mapa da Violência 2015, que será divulgado hoje (14), em Brasília. Das 39.686 vítimas de disparo de qualquer tipo de arma de fogo, em 2012, 28.946 eram negros e 10.632, brancos – a diferença nos números mostra que as vítimas desse tipo de morte foram 2,5 vezes mais de negros do que de brancos. Para cada grupo de 100 mil habitantes, a taxa de vítimas da cor branca ficou em 11,8 óbitos, enquanto a de negros registrou 28,5 mortes para cada 100 mil habitantes, diferença de 142%.

O levantamento usa dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, que registra as declarações de óbito expedidas em todo o país. Para o determinar o recorte racial das vítimas de armas de fogo, o estudo considera as opções dadas pelos entrevistados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – branca, preta, parda, amarela ou indígena – na elaboração dos censos demográficos. Enquanto a série histórica doMapa da Violência compreende o intervalado entre 1980 e 2012, a classificação das mortes por arma de fogo conforme a cor da pele é feita desde 2002.

Na comparação por unidades da Federação, Alagoas e Paraíba destacam-se pela “seletividade racial” nos homicídios por arma de fogo. Nesses locais, a diferença superou 1.000%. “Para cada branco vítima de arma de fogo nesses estados, morrem proporcionalmente mais de 10 negros, vítimas de homicídio intencional”, informa trecho do levantamento. “Não preocupa só a trágica seletividade de negros e de jovens nesses homicídios, incomoda muito mais verificar a tendência crescente dessa seletividade ao longo dos últimos anos”, destaca o documento. Das 27 unidades federativas, de acordo com o Mapa da Violência 2015, apenas no Paraná o número de brancos vítimas de armas de fogo é maior do que o de negros.

Para o autor do Mapa da Violência, Julio Jacobo Waiselfisz, a prevalência das mortes violentas da população negra está relacionada à falta de políticas públicas de proteção dessa parcela da população e ao recrudescimento das políticas de desarmamento. “[A morte de jovens negros] está associada a várias coisas, à falta de políticas públicas de proteção da população, que são direcionadas  aqueles setores mais ricos que são, majoritariamente, brancos. Ali tem mais policiamento, mais proteção, enquanto nos bairro nos bairros das periferias urbanas não têm segurança pública nem privada. É um salve-se quem puder”, disse o sociólogo à Agência Brasil.

Conforme mostra o Mapa da Violência, enquanto as taxas de homicídios de brancos por arma de fogo caíram de 14,5 para 11,8 em 100 mil brancos, entre 2003 e 2012, os números em relação aos negros no mesmo período subiram de 24,9 para 28,5. “Com esse ritmo marcadamente diferencial, a vitimização negra do país, que em 2003 era de 72,5%, em poucos anos duplica: em 2012 já é de 142%”, destaca o levantamento, elaborado pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.

“São jovens pobre, negros, da periferia urbanas, sujeitos ao arbítrio das polícias, das balas perdidas entre traficantes ou a eles mesmos, em uma das poucas alternativas de trabalho e ocupação que é o próprio tráfico de drogas. Há uma constelação de fatores que está levando que nossa juventude, a juventude negra seja um material de consumo dessa chacina”, disse o sociólogo.

Ivan Richard – Repórter da Agência Brasil Edição: Talita Cavalcante

Nanda Costa não se importa em tirar a roupa para personagem

nanda
NANDA COSTA POSA PARA REVISTA ‘STATUS’ (FOTO: ANDRÉ NICOLAU/REVISTA STATUS)

Longe das novelas desde “Império”, Nanda Costa posou para a edição de aniversário da revista “Status”. A atriz contou que não tem vergonha de gravar sequências com pouco figurino:

– Não tenho problema em tirar a roupa, desde que esteja em um personagem. Em um ensaio, eu fantasio em cima, como uma fotonovela. Até atrapalho um pouco, porque fico inquieta.

A atriz contou ainda que leva uma vida simples e não se importa com o título de símbolo sexual:

– Na rua eu escuto ‘nossa, como ela é pequenininha, achei que fosse um mulherão’. Então não fico presa a esse padrão, mesmo que achem e me coloquem neste lugar.

Nanda diz que prefere preservar sua vida pessoal:

– Eu entendo o assédio quando se faz uma novela, como o que eu tive com a Morena, de “Salve Jorge” , e isso te mostra como as pessoas realmente confundem a personagem com o ator. Se ficar só nessa diferença, acho muito legal. Agora, quando a curiosidade é absurda em cima da sua vida, quando isso fica maior que a arte, isso me deixa incomodada.

http://kogut.oglobo.globo.com/

 

Educadores discutem texto-base do Plano Estadual da Educação

capture-20150514-065113Cerca de 400 educadores tocantinenses estão discutindo, nesta quarta-feira, 13, o texto-base do Plano Estadual da Educação (PEE), que irá vigorar no Tocantins nos próximos 10 anos. Os delegados que participam das discussões foram escolhidos durante audiências públicas realizadas nas 13 Diretorias Regionais de Educação.

A divisão dos delegados foi feita conforme a estrutura base do documento,  que conta com sete eixos, sendo que o primeiro e o segundo traçam as metas e diretrizes para a educação básica; o terceiro trata da diversidade contemplando a educação do campo, educação de jovens e adultos, educação indígena, educação prisional, educação ambiental e educação em direitos humanos. O quarto eixo versa sobre a educação profissional, superior e tecnológica; o eixo quinto, sobre a formação, valorização e carreira; o sexto sobre gestão democrática e qualidade da educação; e o sétimo eixo, sobre financiamento da educação.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Educação, Cicinato Mendes da Silva, a participação democrática dos educadores na elaboração do documento é a grande novidade que vai solidificar as bases da educação tocantinense.  “O debate tem sido muito enriquecedor e esse é um processo de discussão democrática, um processo inovador, que leva em consideração as contribuições dos municípios, dos profissionais das escolas publicas”, ressaltou.

Projeções

A pedagoga e especialista em atendimento educacional especializado, Simone Elpídia da Silva, é professora da Sala de Recurso Multifuncional da Escola Paroquial Cristo Rei, no município de Tocantinópolis, participando do eixo da diversidade. Para ela, existem alguns desafios a serem superados e que estão sendo contemplados no PEE. “São várias as propostas novas, dentre elas, a garantia de expansão das salas de recursos multiprofissionais, o apoio com equipamentos e recursos para o desenvolvimento do nosso trabalho, assim como a expansão de políticas que atendam às especificidades dos diferentes públicos”, disse.

Participando do eixo da educação profissional, superior e tecnológica, Ítalo Costa Silveira, diretor de uma unidade escolar no município de Tocantinópolis, afirmou que existe uma grande expectativa com relação à educação profissional. “A meta é aumentar o número de vagas, melhorar a qualidade do curso ao longo dos próximos 10 anos”, apontou.

Já Marta Maria Pereira dos Santos, diretora da Escola Paroquial Luiz Augusto, de Araguaína, destacou o desejo de que o PEE possa ser cumprido na íntegra, ampliando o aprendizado na educação básica, que é o eixo do qual ela participa. “Estamos analisando as estratégias que vieram para nós, fizemos as mudanças necessárias, esperamos que amanhã, na plenária, elas sejam respeitadas e sejam votadas para serem colocadas em prática. O ensino integral é uma grande necessidade do nosso Estado, e precisamos que as escolas tenham estrutura física necessária para atender essas demandas, para que ocorra a inclusão na educação básica”, explicou.

Audiência

A audiência acontece na próxima quinta-feira, em Palmas, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Na ocasião, será feito o debate geral em torno dos textos de cada um dos eixos do documento, ainda com a possibilidade de inclusão de novas informações. Por fim, o documento será enviado para ser votado na Assembleia Legislativa.

Últimas notícias