terça-feira, junho 23, 2026

55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, junho 23, 2026
Início Site Página 1286

Fraudneis assume interinamente Secretaria do Trabalho e Ação Social

Credito Leila Mel-Ascom (R275) (1)O vice-prefeito de Araguaína, Fraudneis Fiomare Rosa, foi nomeado como o novo secretário interino do Trabalho e Ação Social. A portaria foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, dia 18. A nomeação do vice é resultado do plano da Prefeitura, que tem como objetivo economizar os gastos e despesas com pessoal, em decorrência da crise do governo federal em reduzir o orçamento.

O novo nomeado da pasta faz parte das mudanças anunciadas pelo prefeito Ronaldo Dimas no início desta semana. Essa é a primeira fase do projeto de fusão das secretarias da Cultura e da Educação, bem como a Habitação e a Secretaria do Trabalho e Ação Social.

Nessa semana, o Executivo encaminha o projeto de lei para a Câmara Municipal para realizar as mudanças necessárias da Lei, já que a previsão inicial é de obter uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão mensal, visando assim ampliar as ações da Prefeitura, concretizar os projetos de urbanização e promover mais eventos sociais em nossa cidade

Fraudneis Fiomare assumiu o cargo de prefeito de Araguaína por duas vezes nesta gestão. A primeira foi no mês de janeiro de 2014 e a segunda em fevereiro deste ano.

Perfil

Fraudneis Fiomare Rosa nasceu em Araguaína em 23 de abril de 1975. É casado e pai de duas filhas. Formado em Recursos Humanos e pós-graduando em Gestão e Auditoria na Administração Pública. Começou sua vida pública em 1994, através de movimentos estudantis

De 1997 a 2006, Fraudneis foi assessor parlamentar do vereador Elenil da Penha. A partir de 2007, assumiu o cargo de diretor administrativo da Câmara de Vereadores de Araguaína. Candidatou-se a vereador em Araguaína em 2012, porém renunciou a disputa para assumir como candidato a vice-prefeito. A partir de agora, passa a responder pela Secretaria do Trabalho e Ação Social. 

anigif

MPE apura irregularidades na licitação para construção de Ponte em Porto Nacional

85dfa12ab41f1f9abe7b6238d90506e9-width-400O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 9ª Promotoria de Justiça da Capital, instaurou procedimento preparatório para apuração da legalidade da licitação para a construção da ponte sobre o Rio Tocantins, entre Porto Nacional e Fátima.

Na portaria, o Promotor de Justiça Edson Azambuja questiona o processo de licitação que reabilitou a empresa Rivoli do Brasil S.P.A, publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 04 de maio. Ele lembra que o consórcio formado pela Rivoli com as empresas Ensa e Construsam motivou 69 ações ajuizadas pelo MPE, das quais 59 consistem em ações de improbidade administrativa e outras 10, ações de ressarcimento de dano ao erário.

“Considerando que a Administração Pública deve obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, enviamos oficio ao Secretário da Infraestrutura do Estado do Tocantins para que apresente a cópia integral do processo licitatório e das atas das sessões de licitação realizadas até o presente momento”, afirmou o promotor que deu prazo de 10 dias para o secretário.

Ainda devem ser entregues, a lista de presença das empresas concorrentes junto com os documentos de credenciamento e habilitação das empresas com recursos eventualmente apresentados pelos licitantes, bem como respectivas manifestações e decisões;

A obra

A Ponte sobre o Rio Tocantins fica na rodovia TO – 070, ligando o município de Porto Nacional à cidade de Fátima. A obra, que inclui a implantação das estruturas de acesso à ponte e serviços de terraplenagem e pavimentação, tem extensão de 1.488 metros e valor estimado de R$150 milhões de reais. 

Estudantes de Araguaína participam de blitz educativa do Detran-TO

A ação aconteceu em apoio ao Movimento Maio Amarelo - Núcleo DetranCerca de 300 veículos foram abordados durante blitz educativa que aconteceu nesta terça-feira, 19, na cidade de Araguaína, região norte do Tocantins, a 368 km de Palmas. Durante as atividades foram entregues adesivos e panfletos com informações sobre o Movimento Maio Amarelo.

De acordo com a responsável pelas campanhas educativas da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Araguaína, Cleide de Sousa Morais, a ação contou com a participação de alunos do Centro de Ensino Médio Paulo Freire.

“Realizamos uma palestra para orientar os alunos sobre a conduta que eles deveriam adotar durante a blitz educativa, e também para levarmos informações sobre o Movimento Maio Amarelo”, explicou. 

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) apoia o movimento mundial Maio Amarelo, e desenvolve ações em todo o Estado em prol da segurança no trânsito.

Maio Amarelo

O objetivo do Movimento, que iniciou em 2014, é desenvolver uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária.

Além do Brasil, mais 18 países apoiam e desenvolvem ações de conscientização, como é o caso dos Estados Unidos, México, Argentina, Espanha, Austrália, Índia e Angola.

Para mais informações sobre o Movimento Maio Amarelo acesse o site www.maioamarelo.com.br.

 

Requerimento do Vereador Marcus Marcelo solicita ao Prefeito a descentralização do cartão SUS

IMG_4585Na tarde desta segunda-feira foi aprovado em sessão ordinária um requerimento de autoria do Vereador Marcus Marcelo solicitando ao Prefeito verificar a possibilidade de descentralizar as inscrições do Cartão SUS da Secretaria municipal de Saúde e distribuir nas 18 (dezoito) unidades básicas de saúde do nosso município.

O objetivo desse requerimento é propiciar mais agilidade e eficiência para aqueles que necessitam do referido cartão.

Segundo Marcus Marcelo “A descentralização trará mais facilidades para os usuários do cartão SUS.” 

 

Jornalista investigativo é encontrado decapitado em Minas Gerais

Evany Metzker tinha o blog Coruja do Vale, onde denunciava uma série de crimes. Ele estava desaparecido há 5 dias

jornalista-evanyO corpo do jornalista Evany José Metzker, de 67 anos, foi encontrado decapitado nesta segunda-feira (18) em uma estrada da zona rural de Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. De acordo com o jornal Extra, Metzker era um conhecido jornalista investigativo da região e estava na cidade há três meses para uma série de reportagens. Ele estava desaparecido desde a última quarta-feira (13).

O repórter mantinha o blog Coruja do Vale, onde denunciavairregularidades na política e na polícia. De acordo com o jornal Estado de Minas, atualmente Metzker investigava uma quadrilha de prostituição de adolescentes que agia em Catuji.

O corpo do jornalista foi encontrado com sinais de violência física e com as mãos amarradas, conforme o Extra. A cabeça do repórter foi encontrada em uma vala, muito dilacerada, a 100 metros do corpo. A perícia constatou que o corpo, em estado de decomposição, estava ali há cerca de cinco dias.

A Polícia Civil trabalha com duas linhas de investigação, segundo oEstado de Minas: queima de arquivo ou passional, provocado por vingança, diante da suspeita de envolvimento da vítima com uma pessoa da cidade. Documentos, a carteira do jornalista, relógio e a aliança foram encontrados próximo ao corpo.

“Não levamos em consideração o latrocínio, porque além de achar os pertences dele, quem o executou também não fez questão de ocultar o crime, uma vez que ele foi encontrado em um lugar onde as pessoas circulam e o corpo não estava enterrado”, disse ao G1 a delegada responsável pelo caso, Fabrícia Noronha.

José Metzker morava em Medina, também na região do Vale do Jequitinhonha. O corpo foi entregue à família e levado para a cidade onde, de acordo com o G1, foi sepultado. O material de trabalho do jornalista deve ser analisado pela Polícia Civil durante as investigações.

Na segunda-feira, antes do corpo ser identificado, o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais divulgou um comunicado em que afirma: “Crimes dessa natureza são um atentado contra a liberdade de expressão e o direito à informação”.

PT do Tocantins expulsa prefeitos de Riachinho e Esperantina por infidelidade partidária

Fransergio1Em reunião ocorrida na noite desta segunda-feira, 18 de maio, a Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) do Tocantins, julgou e decidiu pela expulsão dos prefeitos Fransergio Alves Rocha do município de Riachinho e Albino Xavier do município de Esperantina.

A motivação da expulsão é a infidelidade partidária, infração prevista na Resolução nº 13/2014, que dispõe sobre a atuação do partido concernente à infidelidade. Estes prefeitos não seguiram as orientações do partido nas eleições de 2014, apoiando candidaturas opositoras à decisão do PT, homologada em Convenção Estadual. Nesta ocasião, estes prefeitos, manifestaram apoio a candidatos a Deputado Estadual e Federal, além de Governador e Senador da coligação de oposição.

Atualmente, o PT está avaliando mais doze processos disciplinares contra vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e outras lideranças, pelo mesmo motivo.

Com a expulsão destes, o PT conta agora com quatro prefeitos no Estado: Assilon Soares Filho (Arapoema), Ezequiel Guimarães (Couto Magalhães), José Santana (Colinas), José Rodrigues da Silva (Aliança do Tocantins).

O Presidente Estadual do PT do Tocantins, Júlio César Brasil, lembra que o partido tem princípios que norteiam as condutas de seus membros. “O Partido vive um momento em que o seu rumo está sendo rediscutido. Para continuarmos fazendo as mudanças que o Brasil precisa, o PT precisa valorizar a sua história, sua origem. E, a fidelidade é um dos princípios indispensáveis”. Afirma o presidente. 

Eduardo Siqueira reforça defesa permanente de sua honra e estranha não ter sido ouvido em sindicância

Eduardo Siqueira diz que decisão judicial não impediu Governo de realizar promoções de Policiais Militares

O deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (PTB) iniciou seu discurso em um tom mais duro na manhã desta terça-feira, 19, durante sessão da Assembleia Legislativa. A divulgação de uma sindicância no Igeprev (Instituto de Gestão Previdenciária do Estado), durante do período de 2011 a 2014, realizada atual gestão do Governo do Estado e citando Eduardo Siqueira, foi o motivo que o levou a questionar o documento.

Segundo o Parlamentar, jamais fará “cara de paisagem” quando sua honra for atacada por quem quer seja. Eduardo alegou que foi citado em uma sindicância e teve suspostas atitudes questionadas pelos membros do atual Governo sem  nunca ter sido ouvido. “A divulgação de uma sindicância ontem me causou surpresa, pois não fui ouvido, nunca recebi um ofício, nada!”, afirmou. “Talvez a sindicância não seja o local para se apontar o contraditório, mas logo no início a sindicância alega que se utiliza da prova indireta, por meio do raciocínio lógico-dedutivo”, relatou.

Eduardo Siqueira reafirmou que nunca foi consultado sobre qualquer aplicação do Igeprev e rechaçou a afirmação de omissão na presidência do Conselho de Administração. “O Conselho sempre teve um presidente comandando as reuniões na forma como determina o estatuto do Igeprev”, destacou.

“Vou acompanhar, vou responder sempre que for citado e não vou pecar pela omissão”, discursou o deputado.

O Parlamentar afirmou ainda que vive na região onde hoje é o Estado do Tocantins há 50 anos e se chegou até esse estágio na vida pública sem nenhuma condenação é porque tem consciência do que faz e honra seu nome e o povo que representa.

O deputado também citou o fato da presidenta Dilma Rousseff, enquanto presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, ter dirigido a reunião que definiu a compra da refinaria de Pasadena, e ainda ter assinado a ata e homologado a decisão do Conselho, e mesmo assim, foi eximida de qualquer culpa pelo Tribunal de Contas da União, por este entender que a decisão do negócio foi um ato de gestão da Presidência da Petrobrás. Eduardo Siqueira utilizou este fato para comparar a atuação do Conselho do Igeprev com as decisões da gestão do órgão sobre as aplicações de seus recursos. Ainda assim, Eduardo Siqueira deixou claro que as atas do Conselho comprovam que o órgão jamais foi consultado sobre as aplicações.

Credibilidade

Eduardo também questionou a credibilidade da atual gestão à frente do Igeprev, cujos membros possuem condenação e bloqueio de bens. O Parlamentar também destacou que a sindicância omitiu informações acerca de aplicações que já tiveram condenações referentes às gestões anteriores do governador Marcelo Miranda. 

Análise do cenário político de Araguaína em 2016

contabilidade-gerencialAo contrário da maior parte das postagens deste portal, desta vez esta análise se dá ao cenário político que se apresenta neste momento em Araguaína, partindo do fato de que várias mudanças ocorreram depois das eleições para prefeito de 2012 e para governador em 2014. A análise também não apontará favoritos para vencer as eleições de 2016, e sim, quem pode liderar a corrida ao paço municipal. Logo, cabe a pergunta: Quem tem  forças políticas suficiente para disputar as eleições em 2016?Para responder a essa pergunta, é bom levar em conta o que está sendo divulgado nas mídias estadual, de que seriam dois grupos políticos, o do governador Marcelo Miranda e da ministra Kátia Abreu. Ambos do (PMDB).

Não podemos dizer que haverá uma real disputa entre os dois, até porque eles pertencem ao mesmo partido. Além disso, ganharam as eleições no mesmo palanque. De certo modo, para a população, a ministra Kátia não faz o perfil de oposição ao governador Marcelo Miranda. Ao contrário, a aliança entre os dois pode ser uma estratégia para que não surja alguém para conduzir o palanque de oposição no estado nas eleições para prefeito. Ou seja, “brigamos agora e nos juntamos mais na frente”.

Ainda neste ângulo, seria interessante ver a possibilidade de que o grupo ligado ao governador Marcelo Miranda, liderado por Paulo Sindney e Valderez, e o grupo da  ministra Kátia Abreu, liderado por Ronaldo Dimas, possivelmente estarão no mesmo palanque em Araguaína. Agora, quem seria o candidato dos três? Acredito que o pior que poderia acontecer é um indicar o vice e o outro, o prefeito nas próximas eleições.

 Outro ponto importante é que, ao colocar o nome do empresário Junior Marzola  (DEM)na disputa das eleições de  2016, intensifica-se  mais ainda a disputa, porque mostra que o grupo que disputou as eleições e perdeu  não está  “morto”   no processo político. Até porque o inicio ruim da gestão do atual governador Marcelo Mirando deixou a oposição mais viva do que nunca.  Desse modo, ela tem mais chances de conquistar várias prefeituras importantes do estado, incluído a de  Araguaína.  

Para concluir esta análise, entende-se que é chegada a hora certa da disputa. Não será a ministra Kátia Abreu ou seu filho, deputado federal Irajá Abreu, a desempenar o papel de oposição no estado, ou seja, consiga conquistar o eleitorado Siqueirista. Acredito que a oposição será conduzida por um desses líderes: senador Vicentinho, Eduardo Gomes, Eduardo Siqueira ou Sandoval Cardoso.   

Por: Geovane Oliveira

Obama proíbe uso de equipamentos militares pela polícia norte-americana

lainfo.es-30614-obama-reutersO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje (18) que vai proibir o uso de alguns equipamentos militares pela polícia norte-americana. Além disso, serão adotadas regras mais rigorosas para a compra de equipamentos militares no país. O anuncio foi feito hoje pelo presidente durante uma visita ao estado de New Jersey. O objetivo é coibir atitudes abusivas por parte da polícia.

Ao falar da medida de restringir o uso de equipamentos militares, Obama voltou a comentar sobre a importância de restaurar a confiança da comunidade nas forças policiais. “Um dos nossos objetivos é modificar como a polícia interage com as comunidades”, afirmou.

A decisão integra um plano de ações que visa a melhorar a relação entre as forças policiais e a população, após os incidentes ocorridos nos últimos meses em Ferguson, no estado do Mississippi, e Baltimore, estado de Maryland. As duas cidades foram os principais locais de protestos pela morte de dois jovens negros que morreram devido à violência policial.

A medida segue as diretrizes de um grupo de trabalho, criado em dezembro de 2014. A partir de agora a polícia norte-americana não deverá usar veículos blindados com armas de grande calibre ou lança-granadas.

Para outro tipo de equipamento, incluindo material antidistúrbios e alguns tipo de armas e munições, as condições de aquisição e de utilização passam a ser mais rigorosas e restritas.

Segundo a agência de logística do Pentágono (Departamento da Defesa norte-americano), o exército forneceu em 2013 às polícias locais norte-americanas material militar equivalente a US$ 450 milhões.

* Com informações da Agência Lusa

Últimas notícias