terça-feira, junho 23, 2026

55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, junho 23, 2026
Início Site Página 1284

GOVERNO APRESENTA PROPOSTA PARA PAGAMENTO DA DATA-BASE

dsc08703_400_266Terminou por volta de 19 horas desta segunda-feira, 25, a primeira reunião entre o Governo do Estado e as entidades classistas dos servidores públicos para discussão do pagamento da data-base. A diretoria do SISEPE-TO participou de toda a reunião que aconteceu no auditório da Escola de Gestão Fazendária (EGEFAZ) e contou com a representação de cerca de 20 entidades, entre Sindicatos e Associações dos Militares. Os representantes ainda terão uma reunião conjunta para avaliar minuciosamente a proposta, no entanto, já nos primeiros pronunciamentos após a reunião, eles classificaram a proposta como totalmente desrespeitosa com as categorias.

Segundo o secretário da Administração, Geferson Barros, a única proposta que o Governo do Estado tem condições de apresentar aos servidores é a seguinte: pagar a data-base em 03 parcelas, sendo a primeira, com o percentual de 1% e inclusão na folha de maio com recebimento em junho deste ano. As demais parcelas seriam pagas somente em 2016.A segunda parcela seria na folha de janeiro/16, com recebimento em fevereiro, percentual de 3,3407% e a terceira parcela, na folha de maio/16, com recebimento em junho, percentual de 4%, totalizando, assim, o índice de 8.3407% que é o total apurado pelo INPC dos últimos 12 meses.

“Infelizmente, é a única proposta que podemos fazer, diante do cenário de desorganização administrativa, desequilíbrio nos gastos com pessoal e grave evolução das despesas financeiras do Estado”, argumentou o secretário Geferson Barros. Mais uma vez, o Governo alegou incapacidade financeira para cumprir com os direitos dos servidores efetivos e pediu que os servidores, de todas as categorias, sejam “compreensivos” com o momento financeiro difícil pelo qual o Estado passa.

PROGRESSÕES

Junto com a proposta da data-base, o Governo também apresentou proposta para pagamento das progressões: conceder as progressões a todos os servidores que preencheram os requisitos no ano de 2014, com imediata inclusão em folha de pagamento (recebimento em junho). No entanto, essa proposta não contempla o pagamento dos retroativos. Na proposta feita pelo Governo, os retroativos serão objeto de uma nova negociação entre o Governo e cada Sindicato representante da categoria, individualmente.

Quanto às progressões de 2015, a proposta autoriza que os procedimentos previstos nos Planos de Carreira sejam realizados, mas somente para “identificação dos servidores aptos à evolução funcional no ano de 2015”. Não há nenhuma previsão para editar os atos das progressões dos servidores no exercício financeiro de 2015.

No final desta reportagem, você pode fazer o download da proposta, na íntegra.

POSIÇÃO DOS SERVIDORES

Os presidentes das entidades classistas dos servidores saíram indignados da reunião e se reunirão já na manhã desta terça-feira, 26 de maio, para discutir o posicionamento das categorias diante da proposta apresentada pelo Governo.

A reunião será na sede do SISEPE-TO, em Palmas, às 9 horas. Logo após, as entidades classistas vão se posicionar oficialmente sobre os rumos da negociação da data-base.(Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo)

Arquivos:
PROPOSTA DA DATA-BASE [ ]

Governo apresenta proposta de concessão de progressões a servidores públicos

O Governo do Tocantins apresentou, nesta segunda-feira, 25, uma proposta para o pagamento da progressão funcional do ano de 2014 para os servidores públicos estaduais. A proposta prevê a inclusão imediata dos incrementos remuneratórios na folha de pagamento para os servidores que tiverem preenchido os requisitos para evolução funcional no ano de 2014, a partir deste mês.

O objetivo do Governo é permitir aos servidores a garantia de seus direitos, dentro dos limites financeiros e visando ao equilíbrio das contas públicas. Assim, a gestão se compromete a conceder a progressão salarial do quadro geral, Polícia Civil, Saúde, Educação, Militares, assim como a primeira parcela da data-base de 2015, com incremento imediato, na folha de pagamento do mês vigente. Tal incremento resulta em um impacto financeiro mensal de R$ 11.958.174,84 (um total de R$ 110.409.076,11 de impacto em 2015). Já os retroativos serão negociados individualmente, com cada categoria.

As duas parcelas restantes da data-base, totalizando 3,3047% e 4%, cada uma (totalizando 8,34% de revisão geral anual), serão concedidas em janeiro e maio de 2016, respectivamente, totalizando um impacto de R$ 14.914.039,06 mensais (R$ 166.297.073,83 de impacto em 2016).

 

Para ter direito ao benefício, as pastas devem identificar os servidores aptos à progressão em 2015, segundo procedimentos previstos em cada Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). A proposta foi elaborada pela Comissão de Análise de Impacto Financeiro, que ressalta que a concessão de quaisquer benefícios acima dos limites traçados torna-se inviável, por comprometer irremediavelmente as finanças públicas, inviabilizando o pagamento dos subsídios e salários dos servidores.

Tabela 1 – Impacto financeiro da progressão por quadro/categoria e proposta de implemento imediato percentual da Data-Base imediato

QUADRO

IMPACTO MENSAL

IMPACTO 2015

Geral

R$ 1.645.481,79

R$ 15.352.345,10

Polícia Civil

R$ 765.081,92

R$ 7.138.214,31

Saúde

R$ 2.494.547,56

R$ 23.274.128,73

Educação

R$ 881.671,57

R$ 7.053.372,56

Militares

R$ 4.139.700,33

R$ 38.635.332,13

Data-base 2015 (1%)

R$ 2.031.691,67

R$ 18.955.683,28

Subtotal 1

R$ 11.958.174,84

R$ 110.409.076,11

Implemento janeiro 2016 (3,3407%)

R$ 6.787.272,37

R$ 90.474.340,65

Implemento maio 2016 (4%)

R$ 8.126.766,69

R$ 75.822.733,18

Subtotal 2 (2016)

R$ 14.914.039,06

R$ 166.297.073,83

 

 

 

Tabela 2 – Revisão geral anual (data-base) 2015

 

PARCELA 1 (imediata)

PARCELA 1 (janeiro/16)

PARCELA 1 (maio/16)

1%

3,3407%

4%

R$ 2.031.691,67

R$ 6.787.272,37

R$ 8.126.766,69

 

Justiça atende pedido de agência tocantinense e suspende contratos com empresas goianas

Justiça atende pedido de agência tocantinense e suspende contratos com empresas goianas

 capture-20150318-184718O juiz Vandré Marques e Silva, da 1ª Vara de Feitos das Fazendas e Registros Públicos, atendeu pedido de antecipação de tutela da agência tocantinense Public Propaganda & Marketing em ação declaratória de invalidade de atos administrativos e, assim, suspendeu os contratos do governo do Estado com as agências de publicidade goianas Ginga Rara e Casa Brasil. Juntos, os contratos são de quase R$ 7 milhões por ano.

 Assinados por meio da Secom (Secretaria de Comunicação do Estado), os contratos tiveram como base licitação realizada em 2012, na qual oito empresas foram escolhidas para aplicar cerca de R$ 30 milhões anuais em publicidade. Esses oito contratos foram prorrogados em 2013 e 2014, mas, neste ano, o governo optou por prorrogar apenas os contratos da Ginga Rara, quarta colocada naquele certame, e da Casa Brasil, oitava (última) colocada da licitação.

 Na ação, o advogado da Public, Leandro Manzano, assinalou que o governo, em nenhum momento, cumpriu o requisito obrigatório do ato administrativo “Motivação”. Ao expedir a decisão, o magistrado levou em conta o argumento. “No caso em apreço, conforme restou amplamente demonstrado, a prorrogação dos contratos pela terceira vez somente com 02 (duas) das 08 (oito) empresas contratadas pela Administração, através do Diário Oficial nº 4.360, de 23 de abril de 2015, p. 15, sem que tenha sido expressada qualquer motivação, foge da finalidade administrativa (interesse público), o que enseja a decretação da nulidade do ato”, destacou o magistrado na decisão. A Public foi a primeira colocada da licitação de 2012.

 O juiz observou, ainda, que a apresentação da “Motivação” é imprescindível para que o ato administrativo tenha transparência. “Nos atos discricionários, como ora ocorre, sempre poderá haver algum subjetivismo e, desse modo, mais necessária é a motivação para, em nome da transparência, da impessoalidade e da moralidade, permitir-se a sindicabilidade da congruência entre sua justificativa e a vontade externada pela Administração Pública”, frisa trecho da decisão.

 Para o advogado Leandro Manzano, a decisão comprova que o ato do governo foi irregular. “Restou caracterizada a ilegalidade na prorrogação dos contratos da quarta e última colocada no procedimento licitatório, uma vez que não houve a devida motivação apta a demonstrar as razões de fato e de direito em que culminaram na prática do ato administrativo”, afirmou Manzano, ao comentar a decisão.

Mercado

Para o diretor de Criação da Public, Marcelo Silva, a decisão da Justiça pode ser um marco para que o governo reflita sobre as suas ações. Segundo ele, quando optou por renovar contratos da quarta e da última colocada, ambas empresas de Goiás, o governo prejudicou o mercado local. “As empresas de fora recolhem menos impostos para o Estado, não geram empregos aqui e, principalmente, não usam fornecedores locais”, ponderou Silva.

 

 

Cinco vereadores deixam a Base do Dimas: “A partir de hoje somos independentes. Se quiser apoio, vai ter que negociar”

IMG_4178Descontentes com os rumos que a política do prefeito Ronaldo Dimas tomou, cinco  vereadores anunciaram   na  tarde desta segunda-feira, 25 , que deixaram a base e anunciaram posição  de independência   na  câmara municipal.  Entre eles estaria  o vereador Xeroso (PR),Luciano Santana (PR), Terciliano Gomes (SD) ,Alcivan (PP)e Rejane  (DEM).

Entre os  motivos da revolta apontados por alguns  vereadores seria os  privilégios  que  determinados  políticos estariam   recebendo. Entres eles,  o vereador Divino Bethânia Jr ,  Luzimar  Coelho  e o  mais  beneficiados  de todos,   o deputado  estadual Elenil da Penha.  

Outros nomes,  também da base do prefeito estariam insatisfeitos.  Entretanto, pensam que é muito cedo para  romper  com o prefeito Ronaldo  Dimas. Por isso,  preferem  esperar mais um pouco  para anunciar o rompimento: “  Dimas  vai  ficar  sozinho  no palanque  com Luzimar, Divino Bethânia e Elenil, pois apenas esses nomes são conhecidos com lideranças por Ronaldo Dimas.”    Disse  a fonte ligada aos vereadores.

De biquíni, Carla Diaz capricha na pose ao dar ‘bom dia’ na web

Atriz posou de perfil, com um mar azul ao fundo, em foto publicada no Instagram nesta segunda-feira (25). “Como ela é linda”, elogiou um fã

carladiazCarla Diaz deu um ‘bom dia’ generoso a seus fãs no Instagram nesta segunda-feira (25). Na foto, a atriz caprichava na pose ao posar de biquíni e óculos escuros na praia. “Uma ótima semana para vocês”, escreveu ela na legenda, usando a hashtag “bom dia”.

Os fãs logo responderam a postagem nos comentários. “Bom dia, meu amor”, disse um seguidor. “Todo elogio a você é pouco”, opinou outro. “Como ela é linda… O seu brilho refletindo ao brilho intenso do sol”, filosofou mais um.

POR QUEM ONLINE – FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

SERVIDORES ESTADUAIS PARALISAM ATIVIDADES EM PALMAS E NO INTERIOR

img_1506_400_300Indignados com o atraso no pagamento das progressões, os servidores públicos estaduais do Quadro Geral, Unitins, Adapec, Ruraltins, Naturatins e administrativos da SEFAZ estão fazendo um dia de paralisação nesta segunda-feira, dia 25. O protesto acontece em todos os órgãos estaduais de Palmas e no interior do Estado e é organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO). Mais de 6 mil servidores têm direito a receber as progressões. Todos os que têm direito, pararam.

Centenas de faixas foram colocadas em frente aos órgãos públicos, sinalizando a realização do protesto e explicando os motivos que levaram os servidores a adotar esta medida. As faixas também cobram que o Governo do Estado cumpra a lei e pague as progressões. “Não estamos reivindicando um benefício. Não estamos reivindicando aumento de salário. Estamos reivindicando apenas aquilo que foi conquistado com muita luta e está garantido na lei, ou seja, um direito adquirido. Não existe impedimento para que o Governo não conceda nossas progressões”, argumentou o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro.

Pinheiro também questionou a alegação do Governo de que falta dinheiro para cumprir com os direitos dos servidores efetivos. “Não acreditamos nesse argumento porque todos os dias o Diário Oficial está cheio de nomeações, além dos contratos temporários que são mais 11 mil. Sobra dinheiro para gastar com esses servidores e falta para cumprir com os direitos adquiridos dos servidores efetivos? É um discurso incoerente. O Governo está mais uma vez invertendo as prioridades”, criticou o presidente do SISEPE-TO.

Até o final da manhã, o Governo ainda não tinha chamado o SISEPE-TO para discutir sobre o pagamento das progressões. Há uma reunião agendada para o final da tarde desta segunda, 25, mas o assunto discutido será a data-base. Sobre as progressões dos servidores representados pelo SISEPE-TO, o Governo do Estado ainda não emitiu nenhum posicionamento.

FOTOS
Desde o início da manhã, o Sindicato vem recebendo fotos feitas pelos próprios servidores e que ilustram a dimensão do protesto. As fotos recebidas são de órgãos estaduais diversos localizados em Araguaína, Gurupi, Taguatinga, Ponte Alta, Axixá, Colinas, Rio Sono e também em Palmas. Os membros da Diretoria do SISEPE-TO estão acompanhando a mobilização de perto, visitando os órgãos e conversando com os servidores.

A paralisação se estenderá até o final do dia e é uma deliberação dos próprios servidores, tomada durante Assembleia Geral da categoria realizada em 28 de março. No dia 17 de abril, eles já haviam feito um protesto. Naquela ocasião, os servidores se vestiram de preto, mas não chegaram a parar as atividades. Neste dia 25, os serviços sofreram interrupção e o objetivo é sensibilizar o Governo a respeito da insatisfação da categoria. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo)

Espanha/Eleições: PP e PSOE perdem mais de 3 milhões de votos

capture-20150525-101701Para Pablo Iglésias, secretário-geral do Podemos, os resultados das eleições municipais e autonómicas de domingo em Espanha “representam o início do fim do bipartidarismo” no país.

Os dois maiores partidos, o PP e o PSOE, que têm alternado entre si o poder, perderam em conjunto mais de 3,17 milhões de votos em todo o país.

“É uma noite mágica em Espanha. Provavelmente estes são os primeiros dias da mudança. Depois das eleições europeias eu disse que a mudança era possível em Espanha. Agora é uma realidade. Acho que esta primavera de mudança vai nos levar à vitória nas eleições de novembro contra o PP”, disse Pablo Iglésias.

Em Madrid a candidata apoiada pelo Podemos, Manuela Carmena, ficou a cerca de 30 mil votos de Esperanza Aguirre, a candidata do PP, partido que dominou a capital espanhola durante 24 anos e que perdeu agora a maioria absoluta.

O PP fica assim dependente de um não-entendimento entre a plataforma Ahora Madrid, que inclui o Podemos, e o PSOE.

Em Barcelona repete-se o cenário. Ada Colau da plataforma Barcelona en Comú, que também integra integra o Podemos, ganhou as municipais.

“A coisa mais importante a assinalar é que esta foi a vitória de David contra Golias. Esta candidatura permitiu no espaço de poucos meses que a câmara de Barcelona fosse conquistada pelo povo da cidade”, afirmou a nova presidente da câmara da capital catalã.

“As eleições municipais na cidade de Barcelona foram as mais disputadas da história. A candidatura de esquerda de Barcelona en Comú ganhou as eleições, no entanto, no novo conselho municipal haverá sete partidos políticos”, sublinhou Francisco Fuentes, da Euronews, em Barcelona.

http://pt.euronews.com/

Secretário da Defesa dos EUA diz que exército iraquiano não quer lutar contra o EI

© REUTERS

O secretário da Defesa dos EUA, Aston Carter, afirmou que o exército iraquiano abandonou a cidade de Ramadi na semana passada por falta de vontade de lutar contra o Estado Islâmico (EI).

 
© REUTERS
© REUTERS

Carter criticou duramente as Forças Armadas do Iraque por estas terem abandonado Ramadi ao Estado Islâmico, assim como equipamento avaliado em milhões de dólares, apesar de o número dos soldados iraquianos superar o número de jihadistas em 10 vezes. 

“O que aparentemente aconteceu foi o que as forças iraquianas não mostraram vontade de combater. Elas tinham superioridade em número em relação ao adversário mas, apesar disso, falharam, elas simplesmente se retiraram do lugar”, divulgo ele numa entrevista ao CNN.

“Podemos proporcionar treinamento a eles [iraquianos], podemos dar equipamento a eles, mas obviamente não podemos dar-lhes a vontade de lutar”, acrescentou Carter frisando que ele espera que o apoio e treinamento estadunidense possa no futuro trazer frutos e desenvolver tal vontade.  

Os EUA investiram na política de treinar e armar o exército iraquiano desde a retirada das suas tropas em 2011. 

As declarações do secretário da Defesa dos EUA já geraram críticas dos oficiais iraquianos e de alguns especialistas militares. 

Assim, o premiê iraquiano Haider al-Abadi disse à emissora BBC que ficou surpreendido com esses comentários. ¨

“[O senhor Carter] deu grande apoiou ao Iraque e estou certo que lhe forneceram informação errada”, opina ele.

Abadi também insistiu que Ramadi pode ser retomada “daqui a alguns dias”.       

Entretanto Hakim Al-Zamili, presidente do comité de defesa e segurança do Parlamento iraquiano, foi mais duro nas suas críticas, chamando as declarações de Carter de “irrealistas e infundadas”. 

“Os EUA falharam em proporcionar bom equipamento, armas e apoio aéreo”, disse à agência Associated Press, acrescentando que os “EUA tentam desviar as culpas”. 

Lembramos que muitos políticos acham que o Estado Islâmico é produto dos estadunidenses. Por exemplo, o presidente da Síria numa entrevista manifestou que “O EI foi criado no Iraque, em 2006, sob a supervisão dos norte-americanos. O EI veio do Iraque para a Síria porque o caos é contagioso”. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas do Irã, general Hassan Firuzabadi, acusou por sua vez os Estados Unidos de fornecerem armas ao Estado islâmico.

Ao mesmo tempo, Ivan Eland, um analista militar, explicou à RT as razões da derrota do exército iraquiano:

O exército iraquiano é dominado por xiitas e eles lutavam na área habitada por sunitas [a província de Anbar, onde fica a cidade de Ramadi] – e eles não querem morrer defendendo os sunitas”, opina.

 

Porém, ele frisa que “a raiz do problema remonta à invasão dos EUA [em 2003] que desmembrou o exército iraquiano”. 

Entretanto, a situação no que toca ao avanço do Estado islâmico é cada vez mais preocupante. Além de Ramadi, os terroristas conseguiram tomar o controle da cidade de Palmira, na Síria.

O senador americano John McCain recentemente ridiculizou o presidente Obama por este dizer que o maior problema neste momento são as mudanças climatéricas, enquanto Washington não tem estratégia de combate contra o EI. Ao mesmo tempo, alguns observadores dizem que o Estado Islâmico neste momento controla 50% do território sírio e um terço do Iraque.

http://br.sputniknews.com/

Justiça atende pedido do MPE e suspende decreto que reajusta salários de secretários municipais de Piraquê

dd46c903083025aff9830edd0b694e73-width-400A Juíza da 1ª Escrivania Cível de Wanderlândia, Wanessa Lorena Martins de Sousa Motta, atendeu ao requerimento do Ministério Público Estadual (MPE) e expediu liminar suspendendo o decreto legislativo que reajustou os salários dos secretários municipais de Piraquê em 75%.

A decisão da juíza é resultado de uma uma Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa ajuizada pelo Promotor de Justiça Sidney Fiori, no último dia 8, contra os nove secretários municipais de Piraquê.

A magistrada determina que o município se abstenha de efetuar o pagamento dos subsídios dos secretários municipais no valor de R$ 3,5 mil, fixados pelo Projeto de Resolução nº 004/2012 e pelo Decreto Legislativo nº 016/2012. Com a liminar, a prefeitura deve voltar a pagar os subsídios conforme a norma anterior, que fixava o valor em R$ 2 mil. Em caso de descumprimento, o Executivo fica sujeito à aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil.

Para Sidney Fiori, “Felizmente, a sociedade tem se manifestado, cada vez mais, contrariamente aos atos irregulares e ilícitos praticados na administração pública, procurando, através dos legitimados pelo ordenamento jurídico, oferecer combate rigoroso à improbidade administrativa”.

Estima- se que cada secretário municipal tenha recebido R$ 43.500,00 de janeiro de 2013 até maio deste ano, quando a ação foi ajuizada, totalizando um prejuízo de mais de R$ 391,5 mil.

A juíza entendeu que os subsídios de prefeito, vice-prefeito e secretários municipais devem ser fixados por lei de iniciativa da Câmara Municipal, como regulam os princípios estabelecidos nas constituições Federal e Estadual. Mas, segundo a Ação, o aumento foi concedido por meio de um projeto de resolução. “Ocorre que estes deveriam ser fixados mediante Lei pela referida Casa Legislativa Municipal, o que já mostra, em uma primeira análise, a ilegalidade na elaboração do ato administrativo¿, anotou a magistrada.

Após a notificação, o prefeito de Piraquê, João Batista Nepomuceno, tem cinco dias para adotar as providências necessárias para passar a constar na folha de pagamento dos secretários municipais o valor dos subsídios correspondente ao ato normativo anterior ao decreto suspenso pela decisão.

PM prende integrante de quadrilha autora de roubo, sequestro e tentativa de homicídio em Pium

capture-20150525-090310Ronesvan de Oliveira, vulgo “Quati”, 20 anos, foi preso em flagrante na nesta sexta-feira (22) em Pium, por Policiais Militares do 8º Batalhão, após praticar uma sequência de crimes como roubo, sequestro, porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio.

No dia 21/05, a Polícia Militar foi acionada a respeito do sequestro de um empresário, que rendido em sua residência por quatro indivíduos armados, os quais amarraram o filho do empresário e sua namorada, deixando-os presos em um cômodo enquanto conduziram o empresário para um matagal fora da cidade, levando valores em dinheiro, duas TVs de 50 polegadas, uma caminhonete e uma moto, além de vários outros objetos.

Os criminosos faziam ameaças à vítima, na tentativa de obter mais dinheiro.  No entanto, durante um descuido a vítima conseguiu fugir pelo mato. Ao mesmo tempo, policiais de Paraíso, Pium e outras cidades próximas já estavam promovendo buscas ao empresário, que foi localizado juntamente com a moto e a caminhonete roubadas.

Os autores conseguiram fugir e abandonaram uma moto Honda Bros, cor laranja, a qual havia sido roubada nessa mesma noite, em Paraiso. Na fuga, já por volta das 6 horas do dia 22/05, Ronesvan de Oliveira, o “Quatí”, rendeu um policial militar à paisana, o qual estava de folga, e roubou a arma e a motocicleta do militar, efetuando dois disparos na direção do mesmo, sem acertá-lo.

Todavia, minutos depois o acusado foi capturado, próximo a Campo Maior, município de Pium, por duas guarnições de policiais militares de Paraíso, de posse da motocicleta e da arma do militar e de um revólver calibre 38, cano longo, usado para a pratica dos crimes. As buscas aos demais partícipes continuam.

“Quatí” já é criminoso conhecido em Paraíso do Tocantins pela prática de delitos diversos e recentemente havia sido preso na posse de uma motocicleta roubada. O autor e o material aprendido foram apresentados na Central de Flagrantes de Paraíso.

Últimas notícias