terça-feira, junho 23, 2026

55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, junho 23, 2026
Início Site Página 1282

Transporte clandestino: rápido, mas perigoso e ilegal em Araguaína e em qualquer cidade do Brasil

capture-20150601-140101O omelhordaamazônia estreia hoje uma reportagem especial para a leitura neste início de semana. Para começar, um raio-X do transporte clandestino  da  cidade  de Araguaína.

Uma frota de dezenas de carros clandestinos disputa passageiros com ônibus em várias rotas do centro da cidade e bairros de Araguaína. A regra de trânsito, seja ela qual for, é ignorada. Durante três dias da última semana, o omelhordaamazônia acompanhou a movimentação de passageiros nos veículos clandestinos e ônibus que fazem o transporte de passageiro e ouviu reclamações das pessoas quanto aos perigos e a péssima qualidade dos serviços prestados atualmente na cidade de Araguaína.

Depoimento de usuária

“Está muito confusa a identificação dos ônibus, além disso, eles levam muito tempo para passar nas rotas. E muitas rotas deixaram de existir, por isso, optamos pelo  transporte clandestino. Anteriormente havia uma empresa de transporte coletivo, mas  era muito ruim. Depois chagaram esses  ônibus locados pela prefeitura  que, para mim, não  melhorou  nada. São ônibus velhos, sem  conforto nenhum e além  disso  houve mudanças  nas rotas  que se tornou  uma verdadeira bagunça. Estou  me sentido perdida nesta  cidade, por isso estou utilizando os serviços   dos clandestinos mesmo  sabendo  dos riscos  que estou  correndo.  Espero que as autoridades tomem providências.” Desabafou  dona Regina ao omelhordaamazônia  nessa  sexta-feira.”

Os perigos da viagem clandestina

– Não há como saber se o carro foi revisado e está em boas condições.
– Não há como saber se o motorista está com a CNH em dia.
– Em caso de acidente, o passageiro não terá direito a seguro, do mesmo modo, não  se sabe  se os motoristas são treinados e se tem seguro para os passageiros .
-Os carros podem andar na velocidade que preferirem, colocando em risco a segurança dos passageiros.

O dever de fiscalizar

O dever de fiscalizar os transporte irregulares seria da prefeitura municipal  através Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Araguaína (AMTT). Mas durante os três dias em que a reportagem ficou nas ruas da cidade, nenhum fiscal de transito foi visto fazendo o trabalho.  Além  disso, todos os ônibus  que os passageiros  reclamam das  condições foram contratados pela (AMTT). De acordo com especialistas em  transporte público o  transporte clandestino é rápido, mas perigoso e ilegal em Araguaína e em qualquer cidade do Brasil. O que a população espera é que a prefeitura encontrem  soluções  para esses problemas antes  que  vidas  sejam ceifadas.

PM em Araguaína localiza arma de fogo em poder de dois menores

capture-20150601-134311Ao realizarem patrulhamento próximo à Vila Couto Magalhães, em Araguaína, no último sábado, 30/05, policiais militares abordaram um rapaz de 17 anos e uma garota de 14 anos, os quais chamaram a atenção dos militares pelo comportamento estranho ao avistarem a viatura.

Eles foram submetidos à busca pessoal, quando foi localizado um revólver calibre 32 nº 1122669, com cinco munições intactas e vários objetos produtos de roubo como uma motocicleta Titan 150 preta,um celular Samsung, um celular Blu branco, um celular Samsung preto, um celular Iphone branco, um carregador de celular. Foi localizado também uma pequena porção de uma substância semelhante à maconha.

Os dois abordados foram conduzidos para a Delegacia de Policia Civil de Plantão, onde eles afirmaram que praticaram o roubo no Setor Rodoviário. Posteriormente compareceram duas vítimas no Distrito Policial, que reconheceram os dois indivíduos como sendo autores do roubo.

Aplicação de medidas socioeducativas e investimentos na Educação são cobrados em Audiência Pública

26251 (1)A audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira, 29, na Assembleia Legislativa teve como principal foco a PEC 171/93, que propõe redução da maioridade penal. Foram abordadas questões sobre as vantagens e desvantagens da mudança na legislação, cobrados mais investimentos em Educação por parte do Estado, além da aplicação das medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O debate foi coordenado pelo deputado Ricardo Ayres (PSB) e contou com a participação do deputado Paulo Mourão (PT), deputado federal, César Hallun, da Juíza da Infância e Juventude, Silvana Parfenilk, que na ocasião representou o presidente do Tribunal de Justiça, do subsecretário da Segurança Pública, Abizair Paniago, de estudantes universitários, de membros do Ministério Público, bem como de entidades e de órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Em seu pronunciamento a Juíza da Infância e Juventude, Silvana Parfenilk, foi totalmente contrária à redução da maioridade penal. Munida de números estatísticos, ela defendeu que o encarceramento do adolescente infrator não vai resolver o problema da criminalidade. Segundo ela, dados da UNICEF apontam que menores de 18 anos são responsáveis por apenas 1% dos crimes hediondos e homicídios, portanto, não é cabível colocar um jovem com menos de 18 anos no sistema penitenciário comum. A magistrada ressaltou que neste sistema comum há 70% de reincidência ao crime, enquanto no sistema de ressocialização apenas 20% voltam a criminalidade.

Parfenilk defende a rigorosa aplicação das medidas socioeducativas para reinserção do jovem na sociedade. “Quem conhece o sistema de ressocialização é contrário à redução da maioridade penal, pois nele todas as medidas de punição são adotadas, com acompanhamento adequado para que esse jovem infrator não retorne ao crime. O Estado não pode abandonar um jovem que está em processo de desenvolvimento, que é vulnerável porque foi excluído em sua infância de todo tipo de ação social e de educação que é uma obrigação do Estado”, enfatizou a Juíza.

O subsecretário Abizair Paniago, também contrário à redução da maioridade, ressaltou que a maioria dos brasileiros não conhece o sistema penitenciário e por manipulação da mídia quer a mudança na legislação. “Não é viável fazer essa mudança, sem investimentos em educação, segurança pública e trabalho. A prisão desses jovens não vai acabar com a violência, nem com a criminalidade, pois o sistema carcerário já está superlotado, essa mudança só ocasionaria mais problema e tiraria o pouco que se aplica na educação para suprir essa demanda, o que futuramente seria um caos”, frisou Abizair.

Já o deputado César Hallun (PRTB) disse que embora antes fosse a favor da redução da maioridade penal mudou de opinião quando começou a conhecer mais profundamente o assunto e aproveitou a audiência para apresentar 18 razões contra a maioridade. Ele defendeu que já existe lei que prevê punição para os menores, mas que falta aplicação e é da opinião de que o encarceramento no sistema comum não vai diminuir a violência e de que educar é melhor do que punir, já que em outros países, em que a experiência da maioridade foi adotada, não houve nenhuma redução do crime. 

Por sua vez, Ricardo Ayres que mediou o debate e também é contrário a PEC, reforçou que a participação de jovens e de conhecedores de causa, a exemplo dos que  defendem a ressocialização, e dos que conhecem o sistema penitenciário, enriquece o debate.

“O sistema penitenciário não tem cumprido a sua função social de controle, reinserção e reeducação dos agentes de violência. Ao contrário tem demonstrado ser uma escola do crime. Também temos que levar em conta que o adolescente infrator não é apenas praticante do crime, mas vítima do sistema e por isso deve ser tratado com cautela, para que as mudanças no nosso país sejam benéficas e não prejudiciais a sociedade. Vale ressaltar que homicídios de crianças e adolescentes brasileiros cresceram nas últimas décadas em cerca de 340% entre 1980 a 2010. De 1981 a 2010, mais de 176 mil foram mortos e só em  2010, o número foi de  8.686 crianças e adolescentes assassinadas, ou seja, 24 por dia. (Maisa Medeiros)

Caças russos afastam destróier dos EUA para águas neutras do mar Negro

© flickr.com/ Official U.S. Navy Page

Caças russos Su-24 do Frota do mar Negro forçaram o destróier USS Ross a afastar-se para águas neutras na parte oriental do mar Negro, porque a tripulação do navio agiu de forma provocatória, disse à agência russa RIA Novosti uma fonte nas estruturas da defesa da Crimeia.

© flickr.com/ Official U.S. Navy Page
© flickr.com/ Official U.S. Navy Page

Segundo a fonte, após a saída do porto romeno de Constança o navio americano foi em direção às águas da Rússia. 

“A tripulação se comportou de forma provocatória e agressiva, o que suscitou a preocupação dos operadores das estações de monitoramento e das tripulações dos navios da Frota do mar Negro. Os Su-24 demonstraram à tripulação americana a prontidão de coibir a invasão e defender os interesses do país. O destróier mudou de direção e se afastou para águas neutras na parte oriental do mar Negro”, disse a fonte.

Ele acrescentou que, provavelmente, os militares norte-americanos ainda não se esqueceram do incidente de abril de 2014, quando um caça Su-24 neutralizou de fato todos os equipamentos de última geração do destróier da Marinha estadunidense Donald Cook, incluindo os sistemas de defesa antimísseis. 

Além disso, a fonte observou que aviões e navios da Frota do mar Negro estão monitorando constantemente as águas territoriais da Rússia e, se for necessário, prevenirão quaisquer incursões. De acordo com fontes abertas, o navio de guerra Ross está equipado com sistema de controle de informações de combate Aegis, lançadores de mísseis de cruzeiro Tomahawk, mísseis antiaéreos RIM-156 SM-2 ou mísseis antissubmarinos RUM-139 VL-Asroc. O navio pode transportar um helicóptero Sikorsky SH-60 Seahawk.

http://br.sputniknews.com/

Deputados vão ao STF contra emenda que trata das doações de empresas a partidos

32ba72919af031dc11062f2b1af8cf35Um grupo de mais 60 deputados, de seis partidos, entrou hoje (30) no Supremo Tribunal Federal (STF) com um mandado de segurança contra a decisão da Câmara que, na votação da reforma política, no artigo que trata do financiamento de campanha, votado esta semana, primeiro rejeitou e depois aprovou o financiamento empresarial de partidos.

No documento, os parlamentares dizem que é inconstitucional a forma como a Emenda Aglutinativa 28 foi processada por violar o Artigo 60, Parágrafo 5º, da Constituição.  “A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa”.

Os deputados pedem que seja imediatamente suspensa até o julgamento final de mérito do mandado de segurança a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 182/2007, “preservando-se o direito líquido e certo dos impetrantes em não ter que participar de deliberação sobre proposição conduzida de forma evidentemente inconstitucional”. 

“No mérito, requer-se a procedência da ação e concessão em definitivo da segurança para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 182/2007 seja arquivada”, diz a ainda o documento

 

Da Agência Brasil Edição: Aécio Amado

TJ confirma afastamento de secretária de Ação Social de Araguaína proposto pelo MPE

Cleomar Ribeiro de Oliveira_Ação SocialO Tribunal de Justiça do Estado negou recurso interposto pela secretária de Trabalho e Ação Social de Araguaína, Cleomar Ribeiro de Oliveira, decidindo mantê-la afastada do cargo, sendo ressaltada a suspensão de seus vencimentos e que a mesma não deve assumir qualquer cargo em comissão até o final do processo judicial. O pedido de afastamento foi proposto pelo Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas, por meio de Ação Civil Pública ajuizada em 27 de abril, na qual é alegado que a gestora acumulava cargos públicos indevidamente.

Após o ajuizamento da Ação Civil Pública, a juíza de primeira instância concedeu a liminar requerida pelo Ministério Público Estadual, determinando, em 12 de maio, o afastamento de Cleomar Ribeiro da Secretaria de Trabalho e Ação Social. Ela recorreu ao TJ, mas a desembargadora Jacqueline Adorno negou seu pedido, em decisão proferida no último dia 26.

A Ação Civil Pública proposta pelo Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas resultou de investigações, nas quais ficou comprovado, por meio de documentos, que Cleomar Ribeiro de Oliveira estava acumulando, desde o início de 2015, o cargo comissionado de secretária e um cargo efetivo de professora, em evidente incompatibilidade de horários.

Foi levantado, ainda, que a prática de acumulação indevida de cargos pela requerida já vinha sendo praticada desde antes, sempre com incompatibilidade de carga horária. Em 2013, ela teve dois cargos comissionados, sendo um de Secretária de Trabalho e Ação Social e um de gerente do ¿É pra Já¿. Ainda chegou a acumular, durante alguns dias, um terceiro cargo, de professora, lotada na Escola Marechal Rondon.

“É possível verificar que entre os dias 1º a 14 de janeiro de 2013, a senhora Cleomar Ribeiro de Oliveira acumulou indevidamente os cargos de gerente do ‘É pra Já’, professora da Educação Básica e Secretária Municipal de Trabalho e Ação Social”, comentou o Promotor de Justiça.

Legalidade
A Constituição Federal proíbe, como regra, a acumulação remunerada de cargos, empregos e funções públicas. Excepcionalmente, é possível a acumulação remunerada desde que haja compatibilidade de horários e que se acumule apenas dois cargos de professor; ou um cargo de professor com outro técnico ou científico; ou dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde. A compatibilidade de horários a que se refere o texto da Constituição Federal não pode exceder a jornada de 12 horas dia, ou 60 horas semanais.

 

Ex-governador Sandoval será o primeiro líder político a visitar Junior Marzola em Araguaína

wZuWl4u-Entre as várias lideranças políticas que articulam a pré-candidatura do pecuarista Junior Marzola que devem vir à Araguaína está o ex-governador Sandoval Cardoso, que deve ser o primeiro a chegar à cidade, no dia 09 de junho de 2015.

A pré-candidatura deve congestionar o tráfego aéreo no aeroporto de Araguaína, isso porque depois do ex-governado Sandoval Cardoso, várias outras lideranças devem desembarcar  na  cidade  até o mês  de agosto. Inclusive lideranças políticas nacionais.

Já em Araguaína, o pecuarista e ex-secretário de agricultura do estado, Marzola, estaria abrindo ampla frente de conversas com vários partidos e lideranças, incluído o deputado federal César Halum; deputado estadual Olyntho Neto; o vereador Rosewelt; o secretário municipal Josué luz; Edmundo Galdino; além de outras lideranças e seguimentos da sociedade araguaínense.

Marzola2O portal omelhordaamazônia entrou em contato, na manhã desta sexta-feira, com líder do (DEM) em Araguaína- o pecuarista Junior Marzola. Ele confirmou que tem recebido sugestões de várias lideranças políticas e de pessoas da sociedade para que ele coloque seu nome na disputa pela prefeitura de Araguaína em 2016. Como resposta, ele disse que pretende ouvir melhor a sociedade nos próximos  messes e, se, no final chegarem ao consenso que ele é quem deve ser candidato, vai para disputa com força total. “Não serei candidato de mim mesmo, vou ouvir a sociedade,  discutir com os partidos políticos.   Se houver  consenso  entorno  do meu nome ,  vou para  disputa  com força  total  para  ganhar  as eleições  e   fazer a melhor  gestão  que essa  cidade  vai ter na sua história.  ”Disse  Marzola. 

PGJ orienta membros do MPE quanto ao prazo para municípios implantarem portais da transparência

077f0e7123bd0feeab4171a41e29077d-width-400O Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Clenan Renaut de Melo Pereira, encaminhou ofício aos Promotores de Justiça de todas as Comarcas do Estado comunicando o prazo de 180 dias para que os 139 municípios tocantinenses atendam à Lei de Acesso à Informação e implantem os portais municipais da transparência.

O prazo foi definido durante reunião realizada no dia 12 de maio, quando o Presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), prefeito João Emídio de Miranda, se comprometeu em adquirir um servidor de dados para atender às prefeituras, com custo estimado em R$ 150 mil. Também ficou definido que os gestores municipais irão instalar um software gratuito de gestão financeira, além de capacitar servidores para a execução dos sistemas.

Caso as prefeituras não se adaptem às normas legais, os repasses voluntários estaduais e federais podem ser suspensos, além de os municípios estarem sujeitos à aplicação de multa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e responsabilização por ato de improbidade administrativa, pelo MPE.

Recomendação

Em 31 de março deste ano, o Ministério Público Estadual expediu a Recomendação 001/2015/CPJ, que dispõe sobre a atuação dos membros da instituição quanto à exigência do cumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11).

Maria Melilo posa de biquíni e chama atenção com bumbum perfeito

Maria Melilo (Foto: Instagram / Reprodução)
Maria Melilo (Foto: Instagram / Reprodução)
Maria Melilo (Foto: Instagram / Reprodução)

Modelo e ex-BBB compartilhou imagem no Instagram, nesta quarta-feira, 27, com legenda filosófica: ‘Viva a vida intensamente.’

Maria Melilo deixou boa parte dos seus seguidores no Instagram de queixo caído ao postar uma foto de biquíni em seu Instagram, nesta quinta-feira, 27. Ainda que a boa forma da ex-BBB não seja novidade para ninguém, o que chamou atenção foram não só a “cinturinha de pilão” como também o bumbum perfeito da modelo – haja alimentação saudável e agachamento na academia! De quebra, Maria ainda terminou a postagem com uma mensagem filosófica: “Viva a vida intensamente.”

Em novembro de 2013, a ex-BBB comoveu os fãs e amigos ao revelar que possuía câncer no fígado. Vítima de um tipo raro de câncer, provavelmente causado pelo uso de anabolizantes, Maria fez uma cirurgia e lançou um livro falando sobre a experiência.

 

Câmara aprova o fim da reeleição para cargos executivos

961340-img20150527182196606942O plenário da Câmara aprovou há pouco  por 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção, o Artigo 3º do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) à proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma política. O dispositivo aprovado acaba com a releição para os cargos executivos. Todos os partidos orientaram pelo fim da reeleição

Como a reforma política está sendo tratada em PEC, o fim da releição precisa ainda ser aprovado em segundo turno na Câmara para depois ser apreciado, também em duas votações, pelo Senado.

A proposta aprovada não se aplica aos prefeitos eleitos pela primeira vez em 2012 e aos governadores também eleitos pela primeira vez em 2014, nem a quem os suceder nos seis meses anteriores ao pleito. Ela não cabe à presidente Dilma Rousseff,  porque, já reeleita, não poderá se candidatar em 2018.

Após a votação, o presidente da Câmara. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) encenrrou a sessão. Nesta quinta-feira, a partir das 12 horas, os deputados continuam a votar a reforma política.

Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil Edição: Aécio Amado

 

 

Últimas notícias