Um levantamento divulgado nesta quinta-feira, 30, pelo site Congresso em Foco mostra que o deputado federal Lázaro Botelho (PP) faz parte dos 8% de parlamentares do Brasil que, em 2015, participaram de todas as Sessões deliberativas da Câmara Federal. Atualmente são 513 deputados representando todos os Estados e o Distrito Federal no Congresso. No primeiro semestre do ano foram realizadas 67 sessões.
De acordo com Lázaro a assiduidade é apenas um reflexo do seu compromisso com os eleitores tocantinenses. “É a nossa obrigação participar das Sessões. Estamos aqui para representar o povo do nosso Estado da melhor maneira possível. Vamos continuar com a seriedade no nosso trabalho para que possamos continuar levando a maior quantidade de recursos possível para o Tocantins”, completou.
O deputado tocantinense, que também é presidente do Diretório Estadual do PP, está no seu terceiro mandato na Câmara Federal. Ainda do Partido Progressista, figuram na lista Afonso Hamm (PP-RS), Conceição Sampaio (PP-AM), Dimas Fabiano (PP-MG), Hissa Abrahão (PPS-AM) e Odelmo Leão (PP-MG). Do Tocantins, o deputado federal Carlos Gaguim (PMDB) também está na lista.
A ZPE foi criada em 1989 por decreto do então presidente da republica, José Sarney, com a finalidade de atrair investimentos estrangeiros; reduzir desequilíbrios regionais; fortalecer o Balanço de Pagamentos; promover a difusão tecnológica; criar empregos; promover o desenvolvimento econômico e social da cidade de Araguaína e região, mas ela até hoje nunca entrou em funcionamento.
As empresas instaladas nas ZPE´s estão isentas de tributos, entre eles o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), os Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Além disso, as empresas também podem manter em bancos estrangeiros o recurso proveniente da venda para o mercado externo. Os incentivos valem por 20 anos.
Araguaína se encontra em uma região estratégica, bem no centro do Brasil, na divisa de dois rios, o Tocantins e Araguaia. Além disso, conta com a Ferrovia Norte-Sul, que está a menos de 15 quilômetros do pátio da ZPE . Em tese isso facilitaria as importações dos produtos industrializados para outros países.
De acordo com informações, o grupo Umuarama é detentor de 80% e o governo do estado dos outros 20 % da Zona de Processamento de Exportação. Para que ela voltasse a funcionar seriam necessários investimentos de pelo menos 20 milhões. Com 20 anos sem funcionar, quanto a cidade de Araguaína deixou de arrecadar e quantos empregos deixou de ser gerados? Até quando ela vai ficar abandonada? Essa é a pergunta que a população de Araguaína vem fazendo às autoridades responsáveis .
A Câmara Municipal de Araguaína de acordo com o Art. 105 do Regimento Interno, realiza nesta segunda feira 3 de agosto a partir das 14h a primeira Sessão Ordinária deste segundo semestre. Na pauta projetos do Executivo Municipal, indicações ao governador do estado, além de requerimentos solicitando ao prefeito, diversas obras para comunidade.
Ainda de acordo com o Regimento Interno são realizadas oito sessões ordinárias por mês, sendo duas por semana, com inicio sempre na 1ª segunda feira de cada mês, as demais nas segundas feiras e terças feiras subseqüentes.
Nesta quinta-feira, 30, por volta das 17h45min., a Polícia Rodoviária Federal, em Guaraí/TO, durante fiscalização de rotina na BR 153 km 329, abordou o veículo VW/GOLF, placas de Brasília/DF conduzido por J. C. L. M., de 36 anos, tendo como passageiros F. A. A. M., 39 anos e J. R. R. L., 28 anos, momento em que localizaram no interior do veículo, diversos documentos de identidades(28), comprovantes de residência e de rendimentos, prontos para aplicarem golpes no Estado do Tocantins conforme declaração de um dos envolvidos.
Fato que chamou atenção dos Agentes da PRF, foram os diversos documentos com a mesma foto de dois dos envolvidos. Dentre os outros materiais apreendidos haviam cartões de crédito, folhas de cheque de 5 bancos nacionais, 25 unidades de Taxas pagas para emissão de cartão de crédito, diversas chaves de residências e outros documentos e extratos de consultas a diversos cadastros.
Dos três envolvidos, um fugiu no início da abordagem. Houve o apoio da PM durante as buscas, porém o mesmo não foi localizado.
Os dois detidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Guaraí e deverão responder por ESTELIONATO/FRAUDE, FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO PARTICULAR, FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO PÚBLICO e ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA (respectivamente, Artigos 171, 298, 297 e 298 do Código Penal Brasileiro).
No próximo dia 06 de agosto, a partir das 15h, ocorrerá na Assembleia Legislativa (AL) uma Audiência Pública para discutir a atual situação da Cultura no Tocantins. Solicitada pela deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP), a audiência servirá para debater temas de interesse da classe artística e para reunir artistas, representantes classistas, políticos, imprensa e participantes de todo o Estado
De acordo com Valderez é de extrema importância o debate sobre a cultura tocantinense e também a participação da população nas discussões. “É uma audiência para aquele que é cantor, cantora, poeta, poetisa, dançarino, enfim, para toda a classe artística do Tocantins. Queremos ouvir dos próprios artistas as necessidades e os anseios dos 139 municípios para fortalecer e valorizar ainda mais as manifestações culturais do nosso Estado”, concluiu.
A parlamentar destacou ainda, que a Audiência servirá como base para saber a atual situação da Cultura e também para traçar metas para trabalhar em torno do que precisa ser melhorado. A audiência conta com o total apoio da Secretaria de Cultura do Estado.
Secult
O secretário de Estado da Cultura Melck Aquino, lembrou que uma das premissas do Governador Marcelo Miranda é aproximar a gestão estadual da população e que a Audiência convocada pela deputada estadual Valderez vem ao encontro desse objetivo. “Já estamos percorrendo o Tocantins com a Caravana da Cultura para ouvir as demandas da classe, poder discutir tudo isso na casa de leis do nosso Estado é um grande passo para a construção democrática de políticas públicas”, afirmou.
Para o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marcelo Lopes, a ação vem proporcionar aos agentes culturais de todos os segmentos a exposição de suas ideias, num processo público e transparente. “Nada melhor do que o próprio artista para falar das suas necessidades e do seu ponto de vista em relação ao cenário cultural do Tocantins”, afirmou.
Texto: Ascom Valderez Castelo Branco com informações de Fernanda Veloso/Secult
Município de Araguaína possui 34 escolas na zona urbana, 16 na zona rural e 26 creches
O período de férias escolares está chegando ao fim. A expectativa agora é o retorno das aulas. Nesta sexta-feira, 31, os professores e coordenadores da rede municipal de ensino discutirão questões administrativas, normativas e orientações para estudo e planejamento das ações para o próximo semestre letivo. E nesta segunda-feira, 3, todas as escolas e creches municipais de Araguaína retornam suas atividades, a partir das 7h.
O calendário escolar e os resultados dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade na Educação Infantil de Araguaína também serão vistos no primeiro dia de trabalho das equipes. Todas as unidades escolares estão sendo preparadas para receber novamente cerca de 18 mil alunos que estão matriculados na rede municipal.São 34 escolas na zona urbana, 16 na rural e 26 creches. Um total de 970 professores e 90 coordenadores atuando nas unidades.
Dois secretários da administração do prefeito Ronaldo Dimas que estavam envolvidos com o programa habitacional do município de Araguaína- Fraudneis de ação social e Geraldo de habitação, ambos ligados ao deputado estadual Elenil da Penha-, devem deixar as pastas nas próximas horas . Informou uma fonte ligada a prefeitura ao omelhordaamazonia na manhã desta quinta- feira.
Um dos principais motivos da saída dos secretários seria a grande insatisfação da população com os trabalhos dos dois e também a polêmica que o secretário Fraudneis se envolveu com o Xeroso e o vice-prefeito . Os dois devem entregar os cargos. Geraldo volta para câmara e Fraudneis vai ocupar o cargo de vice- prefeito no qual foi eleito.
Luiz Carlos Oliveira Ferro Júnior, empresário araguainense suspeito de matar um comerciante de 82 anos a tiros, foi preso pela polícia maranhanse na tarde desta terça-feira (28). Luiz Carlos é popularmente conhecido na cidade como Júnior Ferro.
O assassinato do idoso Ovídio Alves Ferreira ocorreu no início do mês passado. A vítima foi alvejada com seis tiros e o principal suspeito é Junior Ferro, que desde então encontrava-se foragido.
A prisão do suspeito ocorreu durante operação numa fazenda no município de Fortuna (MA), aproximadamente 600 Km de Araguaína. Junior Ferro foi preso junto com outros dois homens, Adriano Leal Camargo e Murilo Lesandro Amaral. Os três são acusados de homicídio e pistolagem.
Conforme a Polícia Civil do Maranhão, com eles foram apreendidos armas e munições. Adriano portava um revólver calibre 38 com seis balas e Murilo portava uma pistola 380 com dois carregadores e 56 munições além de 2 mil reais em espécie.
Segundo a Polícia, Junior e Adriano foram ao Maranhão a mando de Murilo para executar algumas pessoas das cidades de Fortuna, Colinas do Maranhão, Tuntun e Balsas. A polícia informou que no celular de Júnior continha fotos de pessoas que seriam executadas. E que ele seria o responsável pelo levantamento dos alvos.
Histórico
O senhor Ovídio Alves Ferreira, 82 anos, era proprietário de um bar no Bairro Senador. Na noite do dia 05 de junho, após uma discussão com um cliente por causa de troco, ele foi alvejado com seis tiros e morreu no local. Segundo a PM, o suspeito pelo crime foi identificado como Luiz Carlos Oliveira Ferro Junior. Ele foi ex-sócio fundador de uma escola privada em Araguaína.
Com a finalidade de combater a criminalidade no Estado, em especial o tráfico de drogas, a Polícia Civil, deflagrou mais uma operação por intermédio da 11ª Delegacia Regional de Polícia de Pedro Afonso, na região Centro Norte do Estado. A operação, denominada Renascimento II, teve início na manhã desta quarta-feira, 29, e já resultou na prisão, de 13 pessoas envolvidas com o comércio ilegal de substâncias entorpecentes, naquele município. Conforme o delegado, Wlademir Costa Oliveira, responsável pela operação, foram mais de oito meses de investigações realizadas por Policiais Civis de Pedro Afonso, as quais indicavam um grande número de pessoas com possível envolvimento com a venda ilícita de entorpecentes, na cidade. “A operação Renascimento II é o desdobramento da primeira fase da mesma operação, deflagrada em dezembro de 2013. Naquela época, também efetuamos a prisão de várias pessoas por tráfico de drogas, em Pedro Afonso”, esclareceu. O delegado também destacou que um dos presos na operação, o Gilberto do Bonfim Nascimento, conhecido como Zezão, é considerado um dos traficantes mais atuantes da região, sendo responsável por liderar o tráfico de drogas em Pedro Afonso e também arregimentar pessoas para fazer a distribuição das drogas. “O Zezão é um elemento de alta periculosidade e, de acordo com os nossos levantamentos, era responsável por movimentar mais R$ 50 mil reais, por mês, com a venda de entorpecentes em nossa cidade. Sua prisão representa uma grande vitória para a sociedade e, com certeza, significará uma grande baixa no tráfico de drogas e nos demais crimes que são praticados em decorrência desse tipo de ilícito”, pontuou. Foram presos, mediante o cumprimento de mandado de prisão temporária de 30 dias, Maxuel Gama de Souza, 24 anos, Mateus Noleto Lobo, 23 anos, Lucas Noleto Lobo, 20 anos, Gleison Almeida Pereira, vulgo “Faísca”, 30 anos, Carlos Renato Villa de Melo Oliveira, vulgo “Paulista”, 29 anos, Mauricéia Pereira Guimarães, também conhecida como “Célia”, 40 anos, Clésio Soares Vila Nova, 19 anos, Rene dos Santos Carvalho, 19 anos, Marcos Vinícius Ferreira da Silva, vulgo “Piloto”, 19 anos, Edna Pinheiro da Silva, 26 anos, Cristina Vieira Sales, 20 anos, Francisco Machado de Oliveira, 38 anos, também conhecido como “Romarinho”, além de Gilberto do Bonfim Pereira, vulgo “Zezão”, de 35 anos, apontado como o chefe do tráfico de drogas, em Pedro Afonso e municípios vizinhos. Todos os presos são acusados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Após serem ouvidos, os homens serão colocados à disposição do Sistema Prisional, e as três mulheres recolhidas à carceragem da Cadeia Pública de Pedro Afonso, onde ficarão à disposição da Justiça. A operação Renascimento II foi coordenada pelo delegado regional de Pedro Afonso, Wlademir Costa Oliveira, e contou com o apoio dos delegados Clecyws Antôniode Castro Alves, Regional de Miracema do Tocantins, e Marco Aurélio Barbosa, de Itacajá, além de 26 policiais civis das cidades de Pedro Afonso, Itacajá, Guaraí, Miracema do Tocantins e Palmas. Duas equipes do Grupo de Operações Táticas Especiais – GOTE, comandadas pelo delegado Rildo Barreira, foram deslocadas da capital e também colaboraram para que a operação obtivesse êxito total.
O lutador de muay thai, Luiz Carlos Crispim, de Palmas, conquistou o título no Pan-Americano Aberto de Artes Marcais da União Internacional de Artes Marciais da América (UIAMA), categoria 61 kg. A luta, contra o carioca Alexandre Sabbag, aconteceu no Rio de Janeiro, nesse domingo, 26. Crispim venceu dois dos três rounds disputados.
Crispim visitou o secretário Estadual do Esporte, Lazer e Juventude, Salim Milhomem, na tarde desta quarta-feira, 29, para falar da conquista do cinturão e agradecer o apoio do Governo do Estado. “Cada vez que o atleta recebe um incentivo se sente valorizado”, frisou.
Crispim pratica esportes de lutas há quase 20 anos, com especializações em muay thai, kick boxing e karatê. A rotina de treinamentos é pesada. “São seis horas diárias, três pela manhã e a outra metade à noite. Crispim é muito disciplinado”, contou o treinador Jeferson Pereira.
Agora, o lutador almeja o Mundial na Europa. “Meu sonho é competir na Europa. Tem disputa na Itália e na Espanha. Só que dependo de apoio. Espero contar com outros patrocinadores”, ressaltou.
Informações foto:
1- Secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Salim Milhomem, com o lutador Crispim/Ascom
2- Crispim, com cinturão, após conquista no Rio de Janeiro/Divulgação
Investigações apontam incompatibilidade entre a renda declarada e o patrimônio identificado durante as apurações
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 1ª Divisão Especializada...