sexta-feira, junho 26, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, junho 26, 2026
Início Site Página 1263

Tocantins assina termo de adesão ao programa Mulher, Viver sem Violência

Assinatura pacto estadual mulher viver sem violênciaO governador Marcelo Miranda assinou nesta segunda-feira, 3, o termo de adesão ao programa Mulher, Viver sem Violência, que prevê, entre outras ações, a construção da Casa da Mulher Brasileira, em Palmas. Na ocasião, também foram entregues mobílias para Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram). Além disso, foi entregue à ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Menicucci, o  Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.  

 Durante o evento, Marcelo Miranda destacou a importância do apoio recebido do governo federal, especialmente no tocante às políticas de garantia ao direito da mulher tocantinense. “Neste momento em que estamos nos dirigindo especialmente às mulheres, o nosso trabalho é para garantir que elas não sejam vítimas de atos de discriminação, de repreensão e de violência”, ressaltou.

 O termo de adesão foi pactuado entre os governos estadual e federal, Tribunal de Justiça (TJ), Defensoria Pública Estadual (DPE), Ministério Público Estadual (MPE) e a Prefeitura de Palmas, com foco na prestação integrada de atendimento à mulher vítima de violência. Na ocasião, o prefeito da Capital, Carlos Amastha, fez a entrega simbólica do terreno para construção da Casa da Mulher Brasileira.

 Tolerância Zero

A ministra Eleonora Menicucci destacou que a meta do governo federal é tolerância zero a atos de violência contra mulher e ressaltou que a mulher tocantinense vive um momento importante. “Com a Casa da Mulher Brasileira serão colocadas em prática as diretrizes da Lei Maria da Penha, universalizado o acesso às estratégias de combate à violência, além de acabarmos com a via crucisdas vítimas de violência em busca de atendimento”, apontou.

 Para garantir celeridade no desenvolvimento das obras em Palmas, a ministra declarou que visitará a Capital mensalmente. “A assinatura do termo de adesão feita aqui entre gestores federais, estaduais e municipais não é um ato meramente simbólico. É um ato real, concreto. Acreditem”, enfatizou a ministra, ao lembrar que é necessário garantir que todas as mulheres “sejam donas dos seus destinos”.

 

A secretária de Estado de Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga, ressaltou a importância de um diálogo integrado entre as instituições públicas no enfrentamento da violência. “A Casa da Mulher é um espaço de gestão compartilhada entre Governo do Estado, prefeituras, Ministério Público, Defensoria e Judiciário. Esse equipamento traz para nós a necessidade de aprofundar o diálogo entre as diferentes instituições que compõem a rede de atendimento às mulheres em situação de violência”, disse.

 Centro de Referência

Por meio do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, os prefeitos dos municípios de Gurupi e Tocantinópolis,Laurez Moreira e Fabion Gomes de Souza, respectivamente, receberam mobílias e equipamentos para as unidades dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), tais como geladeiras, televisores, máquinas fotográficas e computadores, entre outros itens. Também está prevista a entrega dos equipamentos para outros três municípios.

 O Cram funciona como porta de entrada especializada para a inclusão da mulher em situação de risco na rede de atendimento. “Os centros vão auxiliar a Casa da Mulher Brasileira. Os municípios vão receber as mulheres e, se necessário, as encaminham para a Casa”, apontou a secretária Gleidy Braga.

 Pacto Estadual

O governador Marcelo Miranda e a vice-governadora Claudia Lelis entregaram à ministra Eleonora Menicucci o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O documento foi elaborado pela vice-governadora, conforme as propostas do Pacto Nacional, e prevê a seguridade da difusão dos direitos e o estímulo à participação e incorporação de gênero nas políticas culturais, de inclusão, valorização e empoderamento das mulheres.

 Presenças

Também estiveram presentes no evento a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu; a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Aparecida Gonçalves; a deputada federal Josi Nunes; o prefeito de Palmas, Carlos Amastha; o defensor público-geral, Marlon Costa Luz Amorim; o procurador-geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo; a deputada federal e membro da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher Dulce Miranda; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes; secretários de Estado, líderes políticos estaduais e municipais, dentre outros.

 

Na câmara, o líder do prefeito comunica a saída do secretário Fraudneis da Secretaria de Trabalho e Ação Social

IMG_4851Assim como o portal omelhordaamazônia tinha adiantado na semana passada a possível saída  do  vice-prefeito Fraudneis Fiomare ( PMDB) da Secretaria   de Trabalho e Ação Social  do município,hoje durante a sessão ordinária   na  câmara municipal,  o líder  do prefeito  –  vereador Luzimar Coelho –,   comunicou  que o  vice-prefeito entregou o cargo ao prefeito Ronaldo Dimas .

Especula-se que a possível saída do vice- prefeito teria sido motivada pela polêmica em  que  ele se envolveu com  vereadores . Ainda não se sabe quem poderá assumir o seu cargo, até porque o prefeito Ronaldo Dimas planeja unificar várias   secretarias,  entre  elas a Secreta de Trabalho e  Ação  Social .

Na sua página no facebook   se  despediu  dizendo  deixa a Secretaria  com a sensação  de  dever  cumprido e vai se dedicar ao  cargo  de vice-prefeito: “Na manhã desta segunda-feira, 03, chegou ao fim mais um importante ciclo em minha vida. Ciente de ter cumprido com ética, transparência e responsabilidade o meu papel, entreguei o cargo de Secretário Municipal Interino do Trabalho e Ação Social de Araguaína e decidi me dedicar exclusivamente ao cargo de vice-prefeito”.

27 Motocicletas são recolhidas durante fiscalização em Araguaína

IMG-20150802-WA0026A Polícia Rodoviária Federal, durante fiscalização direcionada a veículos de duas rodas recolheu neste sábado e domingo (01 e 02/08), 27 motocicletas na BR 153 em Araguaína/TO.

A maioria dos motociclistas estavam com documentação atrasada e alguns inabilitados. Agentes da PRF flagraram ainda seis motociclistas dirigindo alcoolizados. Quatro foram presos.

Os veículos foram encaminhados ao Pátio da PRF em Araguaína e os 04 motociclistas embriagado foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil em Araguaína/TO

Começam hoje inscrições para o Fies

portaria-prouniComeçam hoje (3) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ao todo, serão ofertadas 61,5 mil vagas. O período de inscrição vai até o dia 6, pela internet. A partir desta edição, passam a valer as novas regrasdo Fies. Os juros passarão dos atuais 3,4% para 6,5% e os estudantes pagarão parte da mensalidade, de acordo com a renda. Como contrapartida, os participantes do Fies terão um desconto de 5% nas mensalidades.

Para concorrer, os estudantes precisam ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São aceitas todas as edições do Enem a partir de 2010. O candidato também tem que ter tirado nota maior que 0 na redação. Além disso, precisa ter renda familiar por pessoa de até 2,5 salários mínimos por mês, ou seja, R$ 1.970.

A oferta de vagas vai priorizar cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluído o Distrito Federal. Os cursos das áreas de engenharia e saúde e a formação de professores também serão priorizados, assim como aqueles com conceitos 4 e 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), que vai até 5.

Com as novas normas, os financiamentos não serão concedidos por ordem de inscrição, mas por concorrência. Dessa forma, os candidados não precisam ter pressa para acessar o sistema. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 10 de agosto, em chamada única.

Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição na internet e completar o processo no estabelecimento de ensino e na instituição financeira. Quem não for pré-selecionado passa a integrar a lista de espera.

Renovações

Além das novas inscrições, os estudantes que já têm o financiamento devem fazer o aditamento dos contratos. O prazo começa dia 10 e, para esses estudantes, vai até o dia 31 de outubro. As renovações devem ser feitas a cada seis meses.

Os estudantes que, por alguma razão, não renovaram os contratos no prazo estipulado no semestre passado terão a chance de fazê-lo também a partir do dia 10. O prazo para que os estudantes fizessem o aditamento dos contratos vigentes no primeiro semestre terminou no último dia 20, após ser prorrogado mais de uma vez. Segundo o MEC, menos de 100 mil estudantes não renovaram o financiamento no primeiro semestre.

O Fies é um programa do governo que oferece financiamento em instituições privadas de ensino superior com juros mais baixos. Atualmente, cerca de 2,1 milhões de contratos estão ativos.

Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil

 

info_novas_regras_fies

Polícia Federal prende José Dirceu em nova fase da Operação Lava Jato

O ex-ministro José Dirceu foi preso hoje (3) em Brasília, pela Polícia Federal, na 17ª fase da Operação Lava Jato (José Cruz/Agência Brasil)José Cruz/Agência Brasil
O ex-ministro José Dirceu foi preso hoje (3) em Brasília, pela Polícia Federal, na 17ª fase da Operação Lava Jato (José Cruz/Agência Brasil)José Cruz/Agência Brasil
O ex-ministro José Dirceu foi preso hoje (3) em Brasília, pela Polícia Federal, na 17ª fase da Operação Lava Jato (José Cruz/Agência Brasil)José Cruz/Agência Brasil

O ex-ministro José Dirceu foi preso hoje (3) em Brasília, pela Polícia Federal, na 17ª fase da Operação Lava Jato.

O ex-ministro encontra-se na sede da Polícia Federal, em Brasília.

A 17ª Fase da Operação Lava Jato, denominada Pixuleco, em alusão ao termo utilizado pelos acusados para denominar a propina recebida em contratos, foi deflagrada hoje pela Polícia Federal

Cerca de 200 Policiais Federais cumprem 40 mandados judiciais, sendo 26 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva, cinco mandados de prisão temporária e seis mandados de condução coercitiva, em Brasília e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Foram decretadas ainda, a partir de representação da autoridade policial que preside os inquéritos policiais, medidas de sequestro de imóveis e bloqueio de ativos financeiros.

A atual fase da operação se concentra no cumprimento de medidas cautelares em relação a pagadores e recebedores de vantagens indevidas. Entre os crimes investigados estão corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) onde permanecerão à disposição do juízo da 13ª Vara da Justiça Federal.

* Matéria atualizada às 8h47, para inclusão de informações.

Edição: José Romildo
Da Agência Brasil
 

Mulher é presa com 30k de maconha dentro de uma mala em um ônibus que viajava para Palmas

capture-20150802-080923A Polícia Militar apreendeu cerca de 30 quilos de maconha que era transportada em uma mala dentro de um ônibus da empresa Hélios que viajava de Itumbiara-GO com destino a Palmas-TO. A apreensão aconteceu nesta manhã de sábado, dia 1º de agosto, na cidade de Porto Nacional-TO. A mala pertencia a uma mulher de 26 anos, a qual informou que foi até Goiânia-GO para buscar a droga na 5ª feira à noite e ao chegar na rodoviária ligou para o endereço, onde em seguida pegou o entorpecente em um táxi, e ao retornar à rodoviária trocou de condução por duas vezes para tentar despistar a Polícia. A PM em Porto Nacional foi acionada através de denúncia anônima feita pelo telefone 190. Em seguida a guarnição se deslocou até o anel viário e abordou o ônibus em frente ao Fórum da cidade. A autora e a droga foram levadas para a Central de Flagrantes de Porto Nacional.

Ascom/PMTO

Diretor da OIT defende espaço para amamentação em locais de trabalho

1348241354O diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, disse hoje (1º) que “faz sentido econômico” garantir que as mães disponham de tempo e espaço para amamentação dos filhos no emprego.

Em declarações à Rádio ONU, Guy Ryder afirmou que assegurar a proteção adequada, tempo e espaço para a amamentação no trabalho “não só é a coisa certa a ser feita”, mas também “faz sentido econômico”.

Para Guy Ryder, as mulheres que têm benefícios no local de trabalho valorizam seus empregadores, “o que conduz à satisfação no emprego e lealdade”.

A mensagem do diretor da OIT foi feita no momento em que se inicia a Semana Mundial da Amamentação, que começou hoje, sob o tema “Amamentação e Trabalho”. Segundo Ryder, a amamentação no emprego é fundamental para o aumento das taxas de aleitamento materno.

Ele lembrou que muitos países têm “relevantes legislações nacionais” sobre a criação de espaços para amamentação no local de trabalho ou próximo dele. Ryder ressaltou que a maioria dos cerca de 830 milhões de mulheres que trabalham no mundo não tem proteção adequada na maternidade. Dessas, quase 80% estão na África e na Ásia.

Na mensagem, reproduzida no site da Rádio ONU, o diretor da OIT explicou que as mulheres com trabalho precário enfrentam mais obstáculos para continuar amamentando seus filhos. Ele afirmou que as mães de países mais pobres “recebem menos proteção e precisam de apoio e serviços em casa, no local de trabalho e na comunidade”.

Para Guy Ryder, é “hora de mobilizar governos, empregadores e associações de trabalhadores para que eles atuem de forma organizada nas áreas de saúde, nutrição e igualdade de gênero”, de modo a “garantir quue as mulheres amamentem durante o trabalho”.

Da Agência Lusa

Guarda Costeira da Itália resgata 780 imigrantes no Mediterrâneo

im00464-765x510Um grupo de 780 imigrantes foi resgatado neste sábado (1º) e cinco corpos foram retirados das águas do mar Mediterrâneo, perto da costa da Líbia, em operações de resgate coordenadas pela Guarda Costeira italiana.

De acordo com autoridades locais, os imigrantes foram resgatados quando navegavam para a Itália e encontravam-se em situação de perigo. Eles viajavam a bordo de quatro lanchas e uma barcaça e foram resgatados a 30 milhas (cerca de 55 quilômetros) da costa da Líbia.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) informou que, desde o início do ano, mais de 150 mil migrantes chegaram à Europa através do Mediterrâneo. Nesse período, quase duas mil pessoas morreram durante a travessia.

Os números foram divulgados pela OIM no mesmo momento em que as Nações Unidas exigem “uma resposta coletiva e consequente da Europa”  diante do drama dos migrantes.

Entre os destinos mais frequentes estão a Grécia e a Itália, países que, desde janeiro, já recolheram 77 mil e 75 mil pessoas, respetivamente.

Edição: Armando de Araújo Cardoso

3º PASSEIO CICLÍSTICO ECOLÓGICO SERÁ REALIZADO EM XAMBIOÁ

12-3Parceria entre Prefeitura Municipal de Xambioá e Instituto Xambioá garantirão realização de 3º Passeio Ciclístico Ecológico no Município.

A Prefeitura Municipal de Xambioá em parceria com o Instituto Xambioá irão realizar neste Sábado (01/08) o 3º Passeio Ciclístico Ecológico de Xambioá, a organização do evento foi partilhada entre componentes do Instituto Xambioá e Prefeitura Municipal de Xambioá.

Ao todo espera-se que cerca de 300 participantes façam parte do passeio ciclístico que passará por algumas ruas da cidade de Xambioá saindo da concentração inicial da Praça Pereirão, situada na entrada da cidade.

Será distribuída água e haverá apoio aos participantes do circuito. Além disso as cem primeiras inscrições receberão uma camiseta.

Com o intuito de promover conscientização ambiental serão distribuídas mudas de plantas da nossa flora para que sejam replantadas a fim de reflorestarem o cerrado e o bioma amazônico.

A finalização do passeio de dará na Avenida Araguaia, próximo à orla da cidade.

A Prefeita Silvia Machado acredita no poder das parcerias por reconhecer o potencial de desenvolvimento dos trabalhos desenvolvidos por instituições que trabalham em rede pelas melhorias da localidade.

São apoiadores da realização do evento o Governo do Estado do Tocantins, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Recursos Hídricos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Organização das Mulheres Amigas do Bem de Palmas.

O evento terá início às 17h00min na Praça Pereirão, sitidas na entrada da cidade. As inscrições serão realizadas no local.

Ciclista de Araguaína participa de campeonato nacional de ciclismo

O evento acontece neste final de semana em Juiz de Fora (MG)

Credito Divulgação (R431a)O ciclista araguainense Aurélio Machado vai disputar o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro Master 2015, que será realizado em Juiz de Fora (MG), neste final de semana. Além de representar Araguaína, Aurélio pode conquistar pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Na prova de contrarrelógio, no primeiro dia, os competidores devem percorrer sobre suas bikes um total de 13km. Já no domingo, durante a prova de estrada, os semifinalistas terão que pedalar 90km.

“Treinei bastante para esta prova. O treinamento foi duro. Sei que vou enfrentar atletas de todo Brasil, mas quero e pretendo fazer bonito”, disse Aurélio, que também conta com o patrocínio de empresas privadas.

 

Últimas notícias