sexta-feira, junho 26, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, junho 26, 2026
Início Site Página 1262

Dimas se reúne com mototaxistas para tratar de assuntos da categoria

Encontro discutiu sobre a organização e readequação dos pontos de mototáxis na cidade

Crédito Marcos Filho - Ascom (R438A)O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 5, com representantes da Cooperativa de Mototáxi da cidade (Coopermotos), e com o presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), Gustavo Fidalgo; sendo acompanhada pelo vereador Xeroso (PR). Durante o encontro, foi discutido sobre a organização, readequação e criação de novos pontos de mototáxis na cidade, além da fiscalização dos que atuam ilegalmente.

Dimas apresentou aos profissionais que prestam o serviço de transporte individual o projeto da reforma e adequação do Mercado Municipal de Araguaína, explicando como ficarão os pontos de táxi, mototáxi, charretes e de ônibus intermunicipal.

Durante a exposição, os mototaxistas solicitaram ao prefeito a organização, readequação e a criação de novos pontos, para melhorar os serviços de transporte para a população, um total de 14. Dimas verificou todos os pontos e encaminhou a solicitação para o presidente da AMTT, para que fosse feita uma análise de cada um deles.

Fiscalização e melhorias no trânsito

O prefeito esclareceu aos mototaxistas que a atual gestão vem trabalhando para melhorar o trânsito na cidade e também atuar de forma mais eficaz na fiscalização. “As ações estão sendo encaminhadas e estão sendo feitas. Não estamos parados”, pontuou. Dimas citou a reconstrução das ruas do centro para os bairros mais afastados; além da sinalização vertical, horizontal e semafórica que foi revitalizada nos últimos meses e que vai continuar.

Sobre a fiscalização de mototaxistas clandestinos, Gustavo Fidalgo informou aos presentes que no prazo de até 20 dias o pátio da agência estará pronto para receber veículos apreendidos e terá vigilância armada no local. “Quando o pátio estiver pronto, vamos falar com a Polícia Civil e a Militar, para que possamos fazer fiscalizações na cidade e coibir os mototaxistas ilegais”, comentou.

Fidalgo também informou que a previsão dos novos agentes de trânsito do município é que até outubro já estarão atuando na cidade. O presidente da Coopermotos, Marizon Arruda da Luz, e o fiscal da cooperativa, Dorivan Lopes, disseram que iriam repassar essas informações aos outros associados.

 

Vereadores dão ultimato a Dimas: Ou diminui espaço de Elenil ou vai ter “racha”

IMG_4847Vereadores de Araguaína retonaram do recesso nesta segunda-feira, 03. O clima está tenso entre os parlamentares que compõem a base do prefeito Ronaldo Dimas na câmara. Um dos principais motivos seria o constante veto do executivo aos projetos apresentados pelos  parlamentares ao executivo municipal e também seria o  espaço que o grupo do deputado Elenil Penha vem ocupando na atual gestão. Isso estaria irritado bastante os aliados de Dimas no parlamento municipal.

Na sessão desta terça-feira, 04, por diversas vezes suspenderam os trabalhos para reunirem-se as portas fechadas. Um assessor jurídico do prefeito, Tiago Alencar, foi chamado as pressas para explicar aos vereadores o porquê  de tantos  vetos nos projetos  dos  vereadores apesar  de todos  eles terem sido apresentados com o parecer jurídico  do procurador  da Câmara Municipal, André Moura .

Quem também ouviu poucas e boas dos “insatisfeitos”                foi líder do prefeito na câmara, vereador Luzimar Coelho (PRTB), e o secretário de governo Gideon Soares (PMDB). Os “insatisfeitos” mandaram um  recado direto para o prefeito: “Ou diminui o espaço político do grupo  do  Elenil  ou  vai  ter  racha  na base nos próximos dias.”

O  que o omelhordaamazônia pôde apurar  entre  alguns parlamentares  da base do prefeito  é que hoje o deputado Elenil está com um arsenal de pré-candidatos a vereadores e todos bem aparelhados pela máquina pública municipal; entre eles Geraldo Silva; Gideon Soares; Cleúdo Negão; Fraudneis; e vários outros.  Isso está causando preocupação aos vereadores que estão  na linha de frente sob  fogo  cruzado  da oposição.  Isso traz desgastes constantes aos vereadores. Já os nomes  citados   só estão na  tranquilidade esperando a hora  de  disputar as eleições  sem ter  desgaste com opinião pública, por isso eles querem mais “atenção”  do poder  executivo   municipal.  

Agetec recebe representantes de instituições para renegociação do Proeducar

Em reunião nesta terça-feira, 04, o presidente da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Agetec), George Brito recebeu o prefeito de Guaraí, Francisco Júlio Sobrinho e o diretor da Faculdade Guaraí (FAG), Luiz Carlos Duarte. 

Na pauta do encontro foi apresentado um entendimento de contas nos valores dos débitos entre a FAG e a  Fundação de Desenvolvimento Educacional de Guaraí (Fundeg) e Instituto Educacional Santa Catarina (IESC /FAG), relativos a Programa de Crédito Educativo do Governo do Estado do Tocantins (Proeducar).

Entre um dos motivos do acordo estão as mudanças ocorridas na instituição, já que de 2004 a 2011, a Faculdade Guaraí teve com mantenedora a Fundeg. E posteriormente, no período de 2011 a 2015, o IESC.

De acordo com o presidente da Agetec, o Governo do Estado estuda a possibilidade de lançar o edital do Proeducar ainda no 2º semestre/2015. “Por essa razão temos que negociar com as instituições de ensino que oferecem cursos por meio do Proeducar. Após esses acordos retornaremos com o programa”, destaca George Brito.

O presidente George Brito também explicou que a Agência firmou convênio com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para inscrever o nome dos estudantes inadimplentes no SPC e Serasa. “Essa é uma forma de levantarmos recursos para atender novos alunos do Proeducar”.

Renegociação

Durante esta gestão a Agetec busca a renegociação da dívida remanescente do Proeducar junto às instituições de ensino superiores privadas e credenciadas, que atualmente somam 17, a exemplo do Ceulp/Ulbra, Católica, Unirg, Itpac, Unirg, Itop, Faculdade Dom Orione,  Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas (Fiesc) e a Faculdade de Guaraí (FAG).

Proeducar

O Proeducar já beneficiou no Tocantins 5.355 alunos, que tiveram a oportunidade de receber financiamento de até 85% do valor da mensalidade dos cursos de graduação. Os estudantes carentes matriculados nas instituições particulares de ensino superior, só começam a pagar a dívida, após se formarem. Os alunos também podem pagar o beneficio por meio de serviços prestados ao Estado.

Decisão inédita da justiça tocantinense reconhece papel do MPE em investigação criminal

5492e4c736d9605e58c18e0d50600262-width-400Os pedidos do Ministério Público Estadual (MPE) foram atendidos pela Desembargadora Ângela Prudente, que expediu liminar reformando a decisão do Juiz da 1ª Vara Criminal em Araguaína, que arquivou um inquérito policial que investiga delito de lesão corporal supostamente cometido por Osiel Ferreira de Sousa em setembro de 2013, no município de Araguaína.

A liminar é inédita e reconhece o direito constitucional do Ministério Público de se manifestar nos autos. “Esta decisão não poderia permanecer, pois não houve nenhuma manifestação do titular da ação penal nesse sentido, havendo ainda diligências a serem realizadas, sendo vedado ao magistrado determinar de ofício o arquivamento da investigação”, avaliou o Promotor de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, autor do pedido que resultou na decisão da Desembargadora.

Agora o processo retorna imediatamente à 1ª Delegacia Regional da Policial Civil de Araguaína, para que redistribua o feito à delegacia com atribuições para atuar no caso, a fim de que sejam realizadas as diligências requeridas pelo representante do Ministério Público.

Entenda

Em abril deste ano, o Juíz da 1ª Vara Criminal de Araguaína proferiu despacho determinando a retificação da classe dos autos, alterando-a para inquérito policial, bem como a intimação da autoridade policial com atribuições para investigar o crime narrado, para oferecer relatório final em 1º de junho de 2015.

De acordo com o Promotor de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, no dia 22 de julho o Ministério Público foi surpreendido com o arquivamento, de ofício, do procedimento apuratório. Diante dos fatos, o MPE ajuizou correição parcial para que fosse determinada a suspensão da decisão que arquivou os autos nº 5014731-65.2013.827.2706, a fim de que a investigação tivesse continuidade.

Prefeita de Bandeirantes não paga o piso e educadores entram em greve

bandeirantes_106957.400x378 (1)O SINTET Regional de Colinas informa que os profissionais em Educação do município de Bandeirantes decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.

De acordo com o SINTET, a prefeita municipal Coraci Lima Marques se nega a cumprir a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) 2015 e o retroativo.

O sindicato comunica ainda que as atividades serão suspensas a partir da próxima sexta-feira, dia 07 de agosto, data em que vence o prazo legal da notificação à prefeitura.

A categoria espera que o executivo municipal de Bandeirantes entre em negociação com os educadores e atenda as reivindicações em questão.

 Confira a pauta:

1.                Pagamento do Piso Salarial Nacional de 2015;

2.                Retroativo do Piso Salarial Nacional a partir de 1º de Janeiro do corrente ano.

3.                Reformulação do Plano de Cargo, Carreira e Salário para os professores;

4.                Criação ou enquadramento dos administrativos no Plano de Cargo, Carreira e Salário da Educação.

Paquistão executa jovem condenado à morte na adolescência

capture-20150804-102409A justiça paquistanesa executou esta terça-feira um prisioneiro condenado à pena de morte quando tinha apenas 14 anos, por alegadamente ter assassinado uma criança de sete anos.

Apesar do protesto de grupos de direitos humanos, da ONU e a União Europeia a pena foi aplicada embora prevaleça a dúvida sobre o crime de que foi acusado.

Hussain, simbolo de oposição ao regresso da pena capital no país, foi condenado à morte em 2004 por um tribunal que trata os casos de terrorismo. Apelos sucessivos de clemência em 2006 e 2007 à presidência doPaquistão não surtiram efeito.

A União Europeia também pediu recentemente a suspensão da
execução. A Amnistia Internacional descreveu todo o processo como uma “farsa”.

O Paquistão executou mais de 150 dos 8.000 detidos que aguardam no corredor da morte.

http://pt.euronews.com/

Geólogos descobrem túnel de animais extintos na região amazônica

Pesquisadores descobrem primeira toca de preguiças gigantes da região amazônica Serviço Geológico Brasileiro
Pesquisadores descobrem primeira toca de preguiças gigantes da região amazônica Serviço Geológico Brasileiro
Pesquisadores descobrem primeira toca de preguiças gigantes da região amazônica Serviço Geológico Brasileiro

A primeira toca de preguiças gigantes da região amazônica, extintas há milhares de anos na América do Sul, foi descoberta no último mês por pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil. A caverna já era conhecida por moradores da região de Ponta do Abunã, em Rondônia, mas não havia sido classificada como paleotoca, ou seja, cavada por animais extintos.

De acordo com o geólogo Amilcar Adamy, responsável pela descoberta, a paleotoca existe há pelo menos 10 mil anos e tem no mínimo 100 metros de extensão. A toca tem marcas de garra que indicam que foi escavada por espécies de grande porte. “Não temos na fauna atual da região nenhum animal capaz desse tipo de escavação”, explica.

A primeira visita dos geólogos ao local foi em 2010. Segundo Adamy, desde o primeiro momento a estrutura da toca despertou o interesse dos pesquisadores pelo formato circular e semicircular de grandes dimensões, pelos numerosos túneis interligados e por conter uma extensão indefinida, mas faltavam informações para classificar a caverna. “É possível ficar em pé lá dentro e circular livremente, somente em algumas partes é preciso se abaixar para passar”, destaca.

Após contato com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Estadual Paulista, responsáveis pelas descobertas de dezenas de paleotocas nas regiões Sul e Sudeste, a equipe técnica do Serviço Geológico voltou a campo em meados de julho para analisar o local. “Com esse subsídio, pudemos fazer a constatação de que a caverna não era resultante de processos naturais ou da ação do homem”, disse Adamy.

Serão feitos estudos complementares na região para buscar novas tocas, além de detalhar a paleotoca descoberta e determinar sua extensão total. Também serão feitas escavações de pequeno porte em busca de evidencias fósseis dos antigos moradores do local.

A pesquisa na região faz parte do Projeto Geodiversidade de Rondônia, que busca identificar sítios geoturísticos que podem contribuir com o desenvolvimento econômico do estado ao favorecer o turismo em bases sustentáveis. Segundo Adamy, ainda não há previsão de data para a abertura da caverna à visitação.

Edição: Graça Adjuto

A primeira toca de preguiças gigantes da região amazônica, extintas há milhares de anos na América do Sul, foi descoberta no último mês por pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil. A caverna já era conhecida por moradores da região de Ponta do Abunã, em Rondônia, mas não havia sido classificada como paleotoca, ou seja, cavada por animais extintos.

De acordo com o geólogo Amilcar Adamy, responsável pela descoberta, a paleotoca existe há pelo menos 10 mil anos e tem no mínimo 100 metros de extensão. A toca tem marcas de garra que indicam que foi escavada por espécies de grande porte. “Não temos na fauna atual da região nenhum animal capaz desse tipo de escavação”, explica.

A primeira visita dos geólogos ao local foi em 2010. Segundo Adamy, desde o primeiro momento a estrutura da toca despertou o interesse dos pesquisadores pelo formato circular e semicircular de grandes dimensões, pelos numerosos túneis interligados e por conter uma extensão indefinida, mas faltavam informações para classificar a caverna. “É possível ficar em pé lá dentro e circular livremente, somente em algumas partes é preciso se abaixar para passar”, destaca.

Após contato com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Estadual Paulista, responsáveis pelas descobertas de dezenas de paleotocas nas regiões Sul e Sudeste, a equipe técnica do Serviço Geológico voltou a campo em meados de julho para analisar o local. “Com esse subsídio, pudemos fazer a constatação de que a caverna não era resultante de processos naturais ou da ação do homem”, disse Adamy.

Serão feitos estudos complementares na região para buscar novas tocas, além de detalhar a paleotoca descoberta e determinar sua extensão total. Também serão feitas escavações de pequeno porte em busca de evidencias fósseis dos antigos moradores do local.

A pesquisa na região faz parte do Projeto Geodiversidade de Rondônia, que busca identificar sítios geoturísticos que podem contribuir com o desenvolvimento econômico do estado ao favorecer o turismo em bases sustentáveis. Segundo Adamy, ainda não há previsão de data para a abertura da caverna à visitação.

Edição: Graça Adjuto

Povo Ka’apor protesta no Maranhão contra atentados

Indígenas fecham BR-316 e pedem justiça por morte de liderança que atuava contra a exploração ilegal de madeira em TI

 Durante a manhã e parte da tarde da última quinta-feira (30), um protesto de índios do povo Ka’apor interditou a rodovia federal BR-316 entre os municípios de Araguanã e Nova Olinda, no Maranhão. Moradores da Terra Indígena (TI) Alto Turiaçu, os manifestantes pediam principalmente pela prisão dos suspeitos de assassinar Eusébio Ka’apor, uma das principais lideranças indígenas no combate contra a exploração ilegal de madeira e o desmatamento na região, em 16 de abril deste ano.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o bloqueio foi encerrado de maneira pacífica, depois que representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foram ao local para negociar. De acordo com os membros da etnia e agentes do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a morte de Eusébio, líder da aldeia Ximborendá, nunca foi investigada apropriadamente e os inquéritos sobre o assassinato estão paralisados. A Polícia Civil e o Ministério Público Federal, no entanto, negam a omissão nas investigações.

Eusébio foi encontrado com um tiro nas costas no Povoado do Pedro, entre os municípios de Centro do Guilherme e Santa Luzia do Paruá (MA). Até o momento, nenhum dos madeireiros apontados como suspeitos nos depoimentos foi intimado a depor. “Um dos filhos de Eusébio está recebendo ameaças constantes, estamos com medo do que pode acontecer com ele e com a gente, porque nada foi feito para intimidar os madeireiros e as comunidades ficam vulneráveis à ação dos pistoleiros”, diz um indígena em reportagem publicada no portal do CIMI.

Segundo a organização indigenista, essa não é a primeira vez que os ka’apor sofrem retaliação por expulsar madeireiros ilegais de seu território em 2015. No último dia 27, outra liderança Ka’apor, foi alvo de um atentado quando visitava uma das áreas de proteção criadas na TI para impedir a exploração de madeira, principal causa de conflitos na região nos últimos 25 anos.

“A floresta e seus povos estão sendo constantemente ameaçados pela extração de madeira ilegal, o primeiro passo para a destruição total da floresta” afirma Marina Lacôrte, da Campanha da Amazônia do Greenpeace.  “Se esses conflitos são tão comuns é porque a atividade madeireira está completamente fora de controle, o que faz com que a madeira ilegal chegue facilmente aos mercados com documentação oficial. O governo não pode continuar ignorando essa situação”, complementa.

Desmatamento

Com cerca de 531 mil hectares, a TI Alto Turiaçu é o maior remanescente florestal do que um dia foi a Amazônia Maranhense. Só em 2013 1.113 hectares de floresta desapareceram do mapa. Em termos de degradação, os dados absolutos para o período de 2007-2013 chegou a 5.733 hectares. A área desmatada total chega a 30% do território indígena, segundo estimativas do Greenpeace.

Além de o território ser um direito destes povos  a criação de Terras Indígenas e Unidades de Conservação são os mecanismos mais eficientes para garantir a conservação da floresta e mitigar as consequências das mudanças climáticas, como vem sendo mostrado por diversos estudos. Apesar disto, o Degrad (Mapeamento da Degradação Florestal na Amazônia Brasileira), que detecta indícios de degradação e é utilizado como suporte à fiscalização e controle deste processo, aponta que quase 26% da degradação ocorreu dentro de TIs entre 2006 e 2007. Ou seja, neste período foram perdidos 2,630 milhões de hectares de floresta Amazônica que, em tese, deveriam ser protegidas. 

 

Lava Jato: 17ª fase da operação cumpre 40 mandados de busca, apreensão e prisão

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu está entre aqueles que tiveram prisão preventiva decretada

downloadA Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta segunda-feira, 3 de agosto, novos mandados de prisão preventiva e temporária, de condução coercitiva e de busca e apreensão que foram deferidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba, depois de pedido da PF e da Força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF). A operação envolve pessoas físicas e jurídicas identificadas como responsáveis por participar do grande esquema criminoso na Petrobras.

Destacam-se, dentre as medidas sob execução, as prisões preventivas de José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro de Estado da Casa Civil, Fernando Antônio Guimarães Hourneaux de Moura (lobista) e Celso Araripe D’Oliveira (gerente da Petrobras) e as prisões temporárias de Luiz Eduardo de Oliveira e Silva (irmão de José Dirceu e seu sócio na JD Consultoria), Roberto Marques (ex-assessor de José Dirceu), Olavo Hourneaux de Moura Filho, Pablo Alejandro Kipersmit e Júlio Cesar dos Santos.

Provas colhidas no curso da Operação Lava Jato evidenciaram que José Dirceu continuou a integrar organização criminosa e a se beneficiar da prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no período em que estava sendo processado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Penal 470. Já Fernando Moura, segundo as informações obtidas até o momento, participou como operador financeiro para favorecer grandes empresas em contratos milionários junto à diretoria de Serviços da Petrobras.

Para o aprofundamento das investigações que culminaram na execução dessa nova fase da Lava Jato, foram essenciais as informações e documentos obtidos pelo MPF mediante acordo de colaboração premiada celebrado com o operador financeiro Milton Pascowitch. Segundo os procuradores da Força-tarefa Lava Jato, a colaboração premiada é um bom ponto de partida das investigações, mas jamais suficiente para, sozinha, condenar alguém.

Por ter atuado diretamente nos crimes sob apuração, Pascowitch pôde revelar detalhes e permitir o avanço das apurações, com o dimensionamento da responsabilidade dos demais agentes que participaram desses ilícitos. 

 Assessoria de Comunicação – Ascom

Rita Ora mostra corpão em iate com amigos e faz gesto obsceno para paparazzi

ro2Cantora e compositora deixou parte dos seios à mostra, mas amiga de topless também atraiu flashes durante passeio na Espanha

Rita Ora decidiu cair na farra com amigos em um raro momento de folga. A cantora e compositora britânica de 24 anos mostrou o corpão durante um passeio de iate na região de
Formentera, na Espanha. Uma amiga dela, inclusive, ainda ficou beeem à vontade e tirou a parte de cima do traje de banho.

A bordo da embarcação, Ora escolheu um biquininho preto e branco que deixou até parte dos seios dela expostos. Com direito a ajeitadinha, tatuagens expostas e muitas risadas, ela ainda se divertiu diante das lentes dos paparazzi, mostrando o dedo do meio.

POR POPQUEM – FOTOS: AKM-GSI

Últimas notícias