sexta-feira, junho 26, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, junho 26, 2026
Início Site Página 1266

Em Araguaína, Justiça arquiva inquérito policial para apurar ameaça aberto há três anos sem conclusão

forumdearaguaina_350_233 (1)Em decisão nesta terça-feira (21/07) o juiz da 1ª Vara Criminal de Araguaína, Francisco Vieira Filho, determinou o arquivamento de um inquérito policial instaurado em 2012 e jamais concluído.

Aberto em novembro de 2012, o inquérito buscava para apurar o delito de ameaça supostamente praticado por Rosilino Araújo de Oliveira durante distribuição de terras em assentamento situado na Fazenda Chapahalls, em Araguaína.

As vítimas (Antônio Marcio de Assunção, Evangelista Alves da Rocha, Jomar Machado de Araújo, Gilmas Nascimento da Silva Barros, Silas Rodrigues Ramos, Edivaldo da Silva Ribeiro e Selismar Rodrigues Ramos) também possuíam glebas de terra no assentamento e disputavam com o acusado a posse da sede da fazenda.

O Código de Processo Penal estabelece o prazo de 30 dias para se concluir e relatar inquéritos de réus soltos, mas o juiz ressaltou que neste inquérito as diligências necessárias ao esclarecimento dos fatos apontados no Termo Circunstanciado de Ocorrência não vinham sendo realizadas pela autoridade investigativa. Ele concluiu que a fase administrativa do procedimento vinha se arrastando “sem a perspectiva de um fim”, apesar das sucessivas intimações para que a autoridade responsável pelas investigações adotasse as providências necessárias.

“Além disso, já existe uma autoridade policial vinculada a este procedimento, e esta, apesar de intimada a concluir e relatar o IP quedou inerte. Assim, é descabido que este juízo interfira na distribuição interna de atribuições das autoridades investigativas vinculadas à SSP, pois este é um ato típico de gestão da qual o Poder Judiciário, em homenagem à separação dos poderes, não participa”, anotou o juiz ao decidir pelo arquivamento.

O magistrado também se baseou nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da inafastabilidade da jurisdição e da razoável duração do processo, bem como em tratado internacional do qual o Estado Brasileiro é signatário (Pacto de San Jose da Costa Rica) para o arquivamento por “carência de justa causa para a manutenção de sua tramitação, ou melhor, sua paralisação”.

Confira a decisão

Marcelo Miranda participa do 11º Fórum de Governadores da Amazônia Legal em Manaus

Fórum de governadores da AmazôniaGovernadores, senadores, ministros, deputados federais e estaduais, secretários de Meio Ambiente, de Planejamento, da Fazenda, além de entidades de classe, reúnem-se durante esta sexta-feira, 24, em Manaus (AM), na 11ª Reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O governador Marcelo Miranda representa o Tocantins, juntamente com a secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luzimeire Carreira, e a subsecretária do Planejamento e Orçamento, Regina Martins.

Realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus, o evento já conta com a presença da maioria dos governadores quem compõem o bloco da Amazônia Legal. Eles devem discutir temas comuns aos estados amazônicos nas áreas ambiental, tributária, de desenvolvimento econômico, saúde e educação. Participam do evento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o ministro chefe de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.

Na abertura, haverá espaço para palavra do governador do Amazonas, José Melo, e dos demais chefes de Executivos e o ministro Mangabeira Unger. Também estarão presentes os governadores do Acre, Sebastião Viana; do Maranhão, Flávio Dino; do Mato Grosso, Pedro Taques; do Pará, Simão Jatene; de Rondônia, Confúcio Moura; do Tocantins, Marcelo Miranda; a governadora de Roraima, Suely Campos, e o vice-governador do Amapá, Papaléo Paes. Também participam do Fórum, a presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia de Oliveira Falcón, e senadores e deputados estaduais e federais.

A programação do 11º Fórum de Governadores da Amazônia Legal segue até 16 horas, com a assinatura da Carta de Manaus, documento com propostas e encaminhamentos para os temas discutidos, que será compartilhado entre os Estados da região e encaminhado ao governo federal.

 

Mais uma carreta de boi é apreendida pela PRF

A carreta com 54 bois saiu do estado Pará com destino a Bahia. Proprietário foi multado em R$ 19.000,00 pelo FISCO estadual, por não de pagamento de ICMS.

23-07-2015 54 bois sem pagto de icms (1)A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na manhã desta quarta-feira, 23, por volta das 9h30min., na Unidade Operacional da PRF em Araguaína/TO, um autocarga SCANIA/R e Semi reboqueplacas do Tocantins, carregada com 54 animais do tipo bovino macho.

Durante fiscalização, agentes da PRF suspeitaram da Nota Fiscal apresentada e comprovante de pagamento do ICMS. Foi acionada a Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins – SEFAZ/TO, que confirmou a ausência de pagamento de impostos. O proprietário foi multado pela SEFAZ/TO em R$ 19.000,00 (dezenove mil reais).

Houve também informações alteradas quanto a idade dos animais. A Guia de Trânsito de Animais – GTA, constava que os animais tinham idade de 12 a 24 meses, porém toda a carga era de bois erados. Assim, foi acionada também a ADAPEC/Tque ficou responsável pela carga.

 

Operação Leite Derramado prende suspeitos de organização criminosa com atuação em diversos Estados

224731_300Uma operação, denominada Leite Derramado, foi realizada pela 2° Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Paraíso do Tocantins e resultou na prisão do casal Márcio Osterer e Jane Zeferino Osterer, de Porto Nacional. Eles estão relacionados a uma organização criminosa, especializada em golpes contra proprietários de gado leiteiro, com atuação em diversos Estados. Até o momento, essa organização gerou prejuízos de aproximadamente R$ 540 mil nos estados de Santa Catarina, Goiás, Tocantins, São Paulo e existem indícios de vítimas também no Estado do Pará.

De acordo com o delegado Cassiano Oyama, responsável pela operação, o casal era responsável pela logística de transporte, venda e ocultação do gado que era conseguido através de golpes aplicados por Valter Luiz Rodrigues de Araújo e Amarildo (vulgo Mineiro), que estão foragidos. Parte desse gado foi vendida pelo casal para um frigorífico, outra para moradores de assentamentos no Tocantins e uma quantidade foi localizada na propriedade do casal. 

Segundo o delegado, a polícia civil teve conhecimento da atuação dessa organização quando uma vítima de Paraíso procurou a delegacia informando que Valter Luiz e Amarildo estiveram em sua propriedade se apresentando como compradores e conseguiram fechar uma tratativa de R$ 140 mil por 41 cabeças de gado. “Eles teriam pago, à vista, R$ 40 mil e o restante seria pago com cheques de Porangatu-GO, com prazo de 20 dias. No entanto, esses cheques seriam roubados”, esclareceu Cassiano Oyama.

Diante dessas informações, a Polícia Civil (PC) do Tocantins entrou em contato com a PC de Porangatu (GO) e foram informados que a dupla havia aplicado outro golpe em uma fazenda de Indiara (GO), cujo proprietário é de Santa Catarina. Dessa vez, o prejuízo foi de 91 cabeças de gado, representando aproximadamente R$ 250 mil. Os cheques utilizados no esquema também são do município de Porangatu (GO).

Ainda foi identificada uma vítima da cidade de Abreulândia (TO), com um prejuízo de 20 cabeças de gado, totalizando o valor de R$ 150 mil. Neste último caso, Valter Luiz e Amarildo fizeram o primeiro contato com a vítima durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), ocorrida em maio. O delegado suspeita que a organização tenha feito outros contatos com possíveis vítimas durante a Feira.

O delegado Cassiano Oyama solicita que, quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro de Valter e Amarildo, entre em contato com a 2º DPC, através do telefone (63) 3602 1998. A esposa de Amarildo, Renata Alessandra Herculano Paiva, é suspeita de estar envolvida com esquema e também está foragida.

Cláudia Santos

 

Turquia bombardeia posições do Estado Islâmico na Síria

© REUTERS/ Murad Seze

 

© REUTERS/ Murad Seze
© REUTERS/ Murad Seze

O governador da província de Kilis no sudeste da Turquia, Tapsyz Turk, confirmou que os bombardeios que se iniciaram por parte do exército turco contra posições do Estado islâmico na Síria. Segundo ele, os o os ataques começaram após a confirmação da morte de tropas turcas na fronteira turco-síria.

“Abriram fogo contra os nossos soldados no território da Síria controlado pelo Estado Islâmico. Morreu um soldado morto e dois sargentos ficaram feridos. Eles foram levados para o hospital, e seu estado é satisfatório. Atualmente, as Forças Armadas turcas realizam bombardeios contra as posições do Estado Islâmico no território sírio”, disse Turk, citado pela mídia local.

Segundo o governador, o Estado Islâmico sofreu perdas por conta dos bombardeios.

Na última segunda-feira, houve um ataque terrorista em frente ao centro cultural Suruci, localizado na fronteira com a Síria, que matou 32 pessoas e deixou mais de 100 feridos. A bomba explodiu em frente ao Centro Cultural, onde se reuniam os curdos turcos e os membros de organizações da juventude que estavam prontos para ir para a Síria ajudar a reconstruir a cidade Kobane, afetada por ataques do Estado islâmico. 

As autoridades turcas conferiram a responsabilidade do ataque a militantes do Estado Islâmico. 

 http://br.sputniknews.com/

Quase 3 mil jihadistas do Estado Islâmico foram mortos na Síria em dez meses

11jun2014---imagem-divulgada-pela-grupo-jihadista-estado-islamico-do-Pelo menos 2.927 membros do grupo Estado Islâmico (EI) e quase 200 civis morreram em dez meses na Síria desde o início dos bombardeios da coligação liderada pelos Estados Unidos, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

A organização não governamental (ONG) ressaltou que a maioria dos jihadistas eram estrangeiros e morreram nos ataques realizados pela aliança internacional contra os alvos do EI nas províncias sírias de Al Raqa, Deir Al Zur, Al Hasaka, Alepo, Homs e Hama.

Entre as baixas contabilizadas figuram os nomes de importantes líderes jihadistas, mortos na segunda-feira (13), como Abu Osama Al Iraquí e Amer Al Rafidan.

Além do grupo EI, os bombardeios da coligação internacional também têm como alvo a Frente Al Nusra, ramo sírio da Al Qaeda, que neste período perdeu 115 de seus combatentes, incluindo vários dirigentes, em ataques contra as suas bases a oeste de Alepo e no norte de Idleb.

Mohsen Fadli, dirigente militar da Al Nusra, foi um dos mortos no dia 8 de julho, confirmaram os Estados Unidos nessa quarta-feira (22).

Os números do OSDH apontam para 173 civis mortos, entre os quais 53 menores e 35 mulheres. Os ataques ocorridos entre 30 de abril e 1º de maio, em Bir Mahali, no enclave curdo sírio, foi um dos mais graves, por terem causado a morte de pelo menos 64 civis.

A organização divulgou ainda a existência de centenas de feridos, na maioria militantes do grupo EI, e destacou que o número de mortos poderá ser superior ao divulgado devido à dificuldade de acesso a certas áreas do país.O grupo radical sunita proclamou há um ano um califado na Síria e no Iraque, onde tem conquistado extensas partes do território.

Edição: Maria Claudia

Equipe econômica amplia corte no Orçamento para R$ 79,4 bilhões

968764-economia--5 (1)A arrecadação abaixo das expectativas fez o governo ampliar em R$ 8,6 bilhões o contingenciamento (bloqueio) de despesas não obrigatórias no Orçamento deste ano. Segundo o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, divulgado hoje (22) pelo Ministério do Planejamento, o corte passou de R$ 69,9 bilhões para R$ 79,4 bilhões.

O novo contingenciamento foi insuficiente para impedir que a equipe econômica reduzisse para 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) a meta de superávit primário para este ano. O superávit primário é a economia para pagar os juros da dívida pública.

Sem o corte adicional, o governo teria de reduzir a zero a meta de esforço fiscal ou até encerrar o ano com resultado primário negativo. Para chegar ao novo valor contingenciado, a equipe econômica diminuiu a estimativa de receita líquida em R$ 46,7 bilhões e aumentou a previsão de despesas obrigatórias em R$ 11,4 bilhões.

Segundo o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o governo está empenhado em garantir a disciplina fiscal e o controle da dívida pública. “Há um contingenciamento adicional, uma ação bastante significativa, revelando compromisso com a disciplina fiscal do governo, o que é essencial para o relançamento da economia”, disse.

Edição: Aécio Amado
Wellton Máximo e Mariana Branco – Repórteres da Agência Brasil

 

 

MPE denuncia cinco membros da organização criminosa Comando Vermelho por incêndio de ônibus coletivo em Palmas

O Ministério Público Estadual (MPE) ofereceu denúncia em desfavor de Samuel Victor Teixeira de Sousa Neto, Marlon Pereira de Sousa Barbosa, Ricardo José Gonçalves, Nataniel Silva de Oliveira e Werlison da Silva Martins pelo atentado a um ônibus coletivo na capital, em maio deste ano.

De acordo com o Promotor de Justiça André Ramos Varanda, por volta das 23h do dia 14 de maio, na avenida Teotônio Segurado, Samuel e Marlon ameaçaram com arma de fogo e renderam o motorista do ônibus, da empresa Expresso Miracema. Após todos os passageiros deixarem o coletivo, os dois utilizaram combustível e atearam fogo ao veículo, que ficou completamente destruído.

Investigações da operação Canário, iniciadas para apurar a presença de organizações criminosas em território tocantinense, confirmaram que as ordem para o atentado ao ônibus partiu de dentro da Casa de Prisão Provisória de Palmas, a mando de Ricardo José Gonçalves, Nataniel Silva de Oliveira e Werlison da Silva Martins, supostamente membros da organização criminosa denominada Comando Vermelho.

A autoria do crime foi comprovada após depoimentos e análise de um bilhete manuscrito deixado pelos dois denunciados autores diretos do incêndio. Todos os acusados já se encontram recolhidos na Casa de Prisão Provisória de Palmas.

Desta maneira, o Ministério Público Estadual denunciou os cinco acusados pelos crimes previstos nos artigos 29 e 250 do Código Penal (causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem), e artigos 2º e 3º da Lei 12.850/2013 (que define as organizações criminosas). As penas variam de três a 15 anos de reclusão.

Ex-secretária de administração de Taipas é presa em operação Caça Fantasma da Polícia Civil

224351_300De acordo com o delegado responsável pela operação, Ibanez Aires da Silva Neto, foram seis meses de investigações, que tiveram inicio mediante solicitação do Ministério Público Estadual. “Trabalhamos seis meses, investigando todos os envolvidos e diante das provas obtidas, encaminhamos o pedido de prisão provisória de Ieda”. Durante as investigações, foi constatado que a ex-secretária Ieda Mudesto, na época responsável pela folha de pagamento da Prefeitura, desviava dinheiro público usando nomes de parentes e pessoas próximas, inclusive da própria mãe, Jozenilia Mudesto Damasceno, 52 anos e da irmã, Cintia Mudesto Rodrigues, 30 anos.                         Outras pessoas foram beneficiadas sendo incluídas na Folha de pagamento dos servidores da prefeitura de Taipas, sem nunca ter trabalhado. A ex-secretária usava nomes fictícios, porém vinculados a CPFs e contas bancárias dos envolvidos, a maioria parentes e amigos próximos.                         Durante as buscas, foi encontrada na casa de Raul Gomes Araújo, um dos beneficiados, grande quantidade de armas artesanais, utilizadas para caça, material de pesca predatória e munições. Na ocasião João José Araújo Filho, pai de Raul Gomes, se declarou proprietário dos objetos e autuado, em flagrante, por crimes ambientais e posse ilegal de arma de fogo e munições de uso permitido.                         Foram apreendidos nas residências dos envolvidos: computadores, anotações, agendas, pouco mais de dois mil reais e um veículo cobalt 2014.                         Tanto Ieda Mudesto, quanto as outras pessoas convocadas a prestarem depoimentos alegaram que só falaria diante da autoridade judicial. A ex-secretária foi encaminhada para a casa de prisão provisória de Dianópolis, onde aguardará transferência para a cadeia pública feminina de Brejinho de Nazaré, permanecendo à disposição da justiça.                         Participaram da operação, juntamente com suas equipes os Delegados George Luiz Martins Dias, Afonso José Azevedo de Lyra Filho e Wanderson Chaves de Queiroz. 

Juscelene Melo

Fluxo de dólares teve saldo negativo de US$ 2,363 bilhões em julho

capture-20150224-073539Mais dólares saíram do que entraram no país, neste mês, até o último dia 17, informou hoje (22), o Banco Central (BC). No período, o saldo negativo chegou a US$ 2,363 bilhões.

O fluxo financeiro (investimentos em títulos, remessas de lucros e dividendos ao exterior e investimento direto no país, entre outras operações) foi o responsável pelo déficit, com saldo negativo de US$ 4,149 bilhões.

Já o fluxo comercial (operações de câmbio relacionadas a exportações e importações) registrou saldo positivo de US$ 1,785 bilhão.

Edição: José Romildo

Últimas notícias