sexta-feira, junho 26, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, junho 26, 2026
Início Site Página 1268

Justiça atende pedidos do MPE e determina que Estado mantenha funcionamento regular do Hospital Regional de Dianópolis

a5b1a64d07cdcf82f973c5e00cb8f4c2-width-400O Estado do Tocantins foi notificado oficialmente nesta segunda-feira, 20, sobre a decisão judicial que atendeu aos pedidos do Ministério Público Estadual (MPE), realizados por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Dianópolis, e determinou uma série de medidas para regularizar o atendimento no Hospital Regional de Dianópolis (HRD).

A decisão estabelece prazo de 30 dias para que passe a ser mantida no hospital, durante 24 horas do dia e ao longo de todo o mês, uma equipe composta por um clínico geral, um pediatra, um cirurgião e um anestesiologista, além de enfermeiros, técnicos e equipe de manejo de pacientes críticos.

Também é determinado que o Estado regularize o atendimento da unidade de saúde, implante um laboratório de análises clínicas e apresente um planejamento estratégico com relação à manutenção dos medicamentos, dos insumos hospitalares e da alimentação necessária ao funcionamento da unidade hospitalar.

Foi decidido, ainda, que duas ambulâncias devem ser mantidas em funcionamento e que o Governo do Estado execute a reforma das áreas do hospital que não estiverem em condições seguras para pacientes e servidores.

Em caso de descumprimento da decisão judicial, foi estipulada uma multa diária no valor de R$ 5 mil.

Entenda

Uma Ação Civil Pública foi ajuizada pelo MPE no dia 27 de abril deste ano, em virtude da situação precária em que se encontra o Hospital Regional de Dianópolis. A iniciativa decorreu de denúncias realizadas pela população, pela coordenação técnica do hospital, pelo Conselho Regional de Enfermagem e pelo Conselho Tutelar, relacionadas aos transtornos enfrentados em razão da falta de médicos, da precariedade no atendimento e das condições da estrutura física da unidade.

O Conselho Tutelar denunciou que, em dois dias do mês de abril, não havia médico no hospital e que, inclusive, foi afixado comunicado sobre a ausência de profissionais na porta de entrada da unidade.

Já a coordenação técnica do Hospital Regional de Dianópolis relatou que uma reforma inacabada tem causado transtornos, já que algumas áreas estão interditadas. Também denunciou a insuficiência de médicos, ausência de especialista em ortopedia, cirurgia geral, pediatria e obstetrícia, além da falta de medicamentos, insumos e alimentos para pacientes, acompanhantes e servidores.

Outro problema apontado pela coordenação é a falta de enfermeiros no centro cirúrgicos e no pronto-socorro em alguns períodos de funcionamento. Além de ser em número insuficiente, estes profissionais estariam atuando como auxiliares de cirurgia e como maqueiros, conduta que está em desacordo com a legislação.

João Lino Cavalcante

 

Cunha explica porque despachou 11 pedidos de impeachment contra Dilma Roussefff

Antonio Cruz/ Agência Brasil
Antonio Cruz/ Agência Brasil
Antonio Cruz/ Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), explicou hoje (20) que o despacho de 11 pedidos de impeachment da presidenta Dilma Rousseff aos seus autores foi para que eles adequem juridicamente os documentos antes de serem apreciados pela Mesa Diretora.

Na sexta-feira (17), após anunciar seu rompimento político com o governo, Cunha desengavetou os pedidos, segundo ele, para organizar os documentos que foram protocolados na Câmara nos últimos meses.

“Eu pedi a atualização deles porque o direito não preclui, ou seja, se eu simplesmente arquivo, no outro dia apresenta-se pedido igual, preenchendo os requisitos. Então, eu não preciso me ater aos procedimentos processuais. Para isso, dá-se um prazo e notifica-se para que eles cumpram ou não. Se não cumprirem, serão arquivados de pronto. Quem cumprir, vamos analisar o mérito”, disse.

Um dos requerimentos é de autoria do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). Em ofício datado da última sexta-feira (17), Cunha abriu um prazo de dez dias para Bolsonaro “emendar a denúncia” que formulou contra a presidente da República, “adequando-a aos requisitos da Legislação e do regimento interno da Câmara dos Deputados”.

Questionado se é comum a devolução dos pedidos para que sejam corrigidos os erros, Cunha argumentou que fez o que entendeu que deveria ser feito. Além dos pedidos de impeachment, Cunha também autorizou a criação de quatro Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), cujos requerimentos estavam aguardando uma deliberação da presidência da Casa.

As novas CPIs vão investigar os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a empreiteiras investigadas na Operação lava Jato, supostas irregularidades nos fundos de pensão das estatais, maus-tratos contra animais e crimes cibernéticos no país. “A gente [Câmara] tinha feito requerimento para não ter sessão [hoje] e na quinta-feira terminaram as CPIs. Eu não ia deixar vagos os dias como fiz das outras vezes,  temos que aproveitar o tempo”, justificou.

 Edição: Jorge Wamburg

Fernanda D’avila sobre críticas ao corpo: ‘Impossível dizer que não ligo’

Fernanda D'avila (Foto: Rogério Tonello / MF Models assessoria)

A bailarina do ‘Domingão do Faustão’ posou sensual e disse que responde os comentários negativos que recebe na web por causa do físico sarado.

 

Fernanda D'avila (Foto: Rogério Tonello / MF Models assessoria)
Fernanda D’avila (Foto: Rogério Tonello / MF Models assessoria)

Fernanda D’avila, bailarina do “Domingão do Faustão”, posou em clima sexy e falou sobre as críticas que recebe pelo físico supersarado. “Eu me preocupo sim com os comentários. Impossível dizer que não ligo. Eu gosto dos elogios e das críticas, mas desde que as pessoas mantenham o respeito. Pode expressar a opinião respeitando”, afirmou a morena, que conta com mais de 600 mil seguidores no Instagram.

Conhecida como a musa da cinturinha fina, Fernanda disse ainda que costuma responder os comentários negativos, mas não confronta quem a desrespeita: “Alguns eu concordo, outros eu discordo, mas acho importante a opinião do povo, desde que eu seja respeitada”. A musa fitnessdisse ainda que as fotos enganam e que pessoalmente não é tão musculosa como aparenta.

“Eu não escondo de ninguém que sou magrinha, mas muitas pessoas acham que eu sou forte e falam que estou passando do ponto ou exagerando. Quem me conhece pessoalmente sabe que eu tenho a estrutura de uma mulher magra, porém definida. Como me conheço bem e consigo achar as melhores poses na hora de fotografar para o meu corpo ficar maior e mais forte, muitas pessoas confundem. Eu tenho 55 kg, 1,69m, 63cm de cintura, 90cm de quadril e 94cm de busto”, revelou.

Para manter as medidas impecáveis ela tem que driblar uma de suas maiores tentações, o chocolate. “Eu consigo matar a vontade de comer o doce com barrinha de proteína sabor brownie. Com isso, eu mato a vontade, mas sem descuidar do corpo”, entregou.

Recentemente Fernanda posou para o Paparazzo e falou sobre as aventuras na cama com o marido, o diretor artístico Marcos Jr. Há quatro anos, quando viajaram para Cancun, no México, onde fizeram um casamento dos sonhos na praia, os dois se hospedaram em um hotel de frente para o mar. “Transamos na varanda do hotel. Mas não corríamos o risco de sermos descobertos  porque a praia era deserta”, disse ela.

Priscila Bessado EGO, no Rio

Fernanda D'avila (Foto: Rogério Tonello / MF Models assessoria)Fernanda D’avila (Foto: Rogério Tonello / MF Models assessoria)

 

Rompimento de Cunha não compromete relação com o Congresso, diz Padilha

Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil

Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, adotou um tom comedido sobre orompimento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, com o governo federal. Para ele, a decisão de Cunha, a quem chamou de “um dos mais brilhantes parlamentares da Casa”, não afeta a relação do governo com o Congresso.

“As relações serão normais entre os dois Poderes. Penso que em todas as pessoas que chegam aonde chegou o presidente Cunha, está implícita a responsabilidade dos chefes de Poder. Os interesses da nação se sobrepõem aos interesses conflitantes entre um e outro Poder”, disse o ministro, hoje (20), em Brasília.

Padilha, que integra o núcleo de articulação política do governo, disse que respeita a opinião do presidente da Câmara e negou qualquer envolvimento do governo com as investigações da Operação Lava Jato que envolveram o nome de Cunha. Ele deu como exemplo a citação de pessoas ligadas ao governo como prova de que não há influência no trabalho da Polícia Federal ou do Ministério Público.

“Vários integrantes do Poder Executivo também sofrem acusações neste processo. O governo, efetivamente, não tem nenhuma influência no Ministério Público e na Polícia Federal, especificamente neste caso, a Lava Jato. É uma percepção pessoal dele, que a gente tem entendimento diferenciado”, disse o ministro. Padilha acrescentou que o governo vai “intensificar a harmonização das relações” com o Congresso Nacional após a retomada dos trabalhos legislativos, a partir de agosto.

Padilha e outros ministros participaram de reunião com a presidenta Dilma Rousseff, na manhã de hoje, para fazer um balanço do semestre. Além dele, estavam na reunião Aloizio Mercadante, da Casa Civil; Joaquim Levy, da Fazenda; José Eduardo Cardozo, da Justiça; Nelson Barbosa, do Planejamento, Orçamento e Gestão e Jaques Wagner, da Defesa.

Parlamentares também participaram do encontro, como o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS); o líder do governo no Congresso, o senador José Pimentel (PT-CE), e o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara.

Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil

Vice-prefeito detona vereadores da base em gravação

Fiomare_assume_prefeitura_de_araguiana_15dias_– “Não sei quem é mais bobo: quem acredita no Xeroso ou quem acredita no amigo do Xeroso, porque todo mundo sabe o quanto esse vereador mente e é aproveitador. Vereador é o seguinte – principalmente o Xeroso: você fala para ele, ‘ Vereador me ajuda a ganhar essa casa’. Ele diz ‘Vou ver o que eu faço’. Se você ganhou no sorteio, ele diz ‘Minha amiga, eu ganhei a casa para você’. Se não ganhou ele fala ‘ Minha amiga não deu para conseguir dessa vez’. Esse é o papel do Xeroso, ganhar voto dos bobos. Aproveitador. Infelizmente é isso que ele faz. Se estivesse falando pelo menos de um vereador que fizesse o papel de um vereador, mas um cara que só faz malandragem, que é malandro. Procura outro vereador para você seguir como exemplo.” Detonou em gravação divulgada nas redes sociais o vice-prefeito de Araguaína,  Fraudineis. 

O vereador Xeroso ‘abriu fogo’  contra o  vice- prefeito Fraudenis : “- Na verdade, o que você tem que fazer é uma reflexão de quem está fazendo política com as casas lá do Costa Esmeralda e do Construindo Sonhos. Vocês sabem quem está lá todos os dias dizendo que arrumou as casas para o povo. É o Fraudineis. É o candidato que ele apoiou para deputado que ganhou a eleição em cima das casas. Na verdade, isso é uma grande mentira, quem deu essas casas para o povo foi a presidente Dilma. Estão preocupados por que eu denunciei eles na tribuna da Câmara e eles foram lá no Costa Esmeralda e acharam mais de 200 casas fechadas, umas alugadas e outras sem nunca o dono ter mudado para lá. Isso porque eles deixaram de dar as casas para quem precisava e deram para quem não precisava em troca de votos.” Atacou Xeroso. 

Além do vereador Xeroso, outros parlamentares da base do prefeito Ronaldo Dimas na câmara também teriam sido vítima da ‘língua afiada’ do vice de Dimas. Entre eles: Abraão, Luzimar Coelho, Gipão, Luciano Santana e, nem o presidente da câmara Marcus Marcelo (PR), teria escapado da fúria do vice-prefeito “poderoso”. Em decisão audaciosa ele teria demitido uma importante liderança ligada ao presidente da câmara  e  coptado outra para o seu lado oferecendo aumento de salário para ela aderir o seu  grupo .

De acordo com uma fonte ligada a Câmara, os vereadores querem que o prefeito Ronaldo Dimas se pronuncie a cerca do assunto, visto que os ataques contra os vereadores partiu de uma pessoa que ocupa o cargo de vice-prefeito e de  secretário de ação social do município de Araguaína. Caso isso não aconteça, os parlamentares irão entender que o prefeito estaria apoiando as atitudes de Fraudneis. 

Dilma e Kátia: desmatamento não dá para engolir!

Em missão internacional para promover a produção nacional de commodities, presidente e ministra da agricultura deixam de fora o lado sombrio da agropecuária brasileira: o desmatamento da Amazônia

 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/12/1562866-estaremos-mais-proximas-do-que-nunca-diz-dilma-a-katia-abreu.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.
Alan Marques /Folha de são paulo

A presidente Dilma Rousseff e a ministra da agricultura, Kátia Abreu, visitaram hoje o pavilhão brasileiro da Expo 2015. A Feira Universal, que este ano acontece em Milão, de 1 de maio a 31 de outubro, tem como tema central a comida: “Nutrir o Planeta, Energia para Vida”.

Dilma e Katia estão em missão internacional para vender o Brasil como grande produtor de commodities, com planos ambiciosos para aumentar a exportação de diversos produtos, especialmente grãos e carnes. O lado obscuro desta produção, que deve ficar de fora da ação propagandista do governo, é uma taxa significativa de desmatamento. Nos últimos anos cerca de meio milhão de hectares de floresta amazônica foram destruídos. Devido ao desmatamento, o Brasil está entre os seis países que mais emitem gases de efeito estufa e, na Amazônia, o principal vetor de destruição das florestas é justamente a pecuária, que ocupa mais de 60% das áreas desmatadas no bioma.

Apesar do cenário de destruição contínua da floresta, acabar com o desmatamento para enfrentar as mudanças climáticas, proteger os povos indígenas e a natureza não parece estar na agenda política do Estado brasileiro. Em declaração recente, a presidenta disse que seu governo pretende manter as políticas de combate ao desmatamento ilegal, o que, na prática, significa dizer que a presidente vai “tentar” cumprir a lei, e nada além disso.

“A ambição do Brasil de produzir a qualquer custo é uma das principais razões para o desmatamento de um campo de futebol por minuto de floresta amazônica a cada dia”, diz Adriana Charoux, da campanha Amazônia do Greenpeace Brasil. “Quando a presidente e a ministra da agricultura elogiam as possibilidades brasileiras de ampliar sua exportação, tendem a esconder a verdade inconveniente do desmatamento. Se querem fazer um favor para o Brasil e para o mundo, deveriam divulgar em seu ‘tour internacional’ o que vão fazer para tirar definitivamente o desmatamento do nosso prato. Afinal, desmatamento não tem nada a ver com o desenvolvimento do país”, continua Charoux.

Há diversas evidências de que o Brasil pode continuar a expandir sua produção de alimentos sem os atuais índices de degradação florestal e desmatamento. Vários especialistas afirmaram que, para tal, o Brasil deveria usar melhor suas enormes áreas já desmatadas. Estudos apontam que é possível liberar 69 milhões de hectares para a agricultura, dobrando a potencial produtivo do Brasil sem derrubar mais um palmo de floresta.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Katia Abreu, não parece convencida de que também é sua responsabilidade cortar a ligação perversa entre a produção e o desmatamento. O anúncio recente da abertura do mercado dos EUA para a carne bovina in natura brasileira, com meta de exportação de 100 mil toneladas por ano, foi bastante celebrado. Entretanto, em nenhum momento Kátia explicou para os americanos ou para os brasileiros como se daria este aumento da produção, sem promover mais destruição da floresta.

Se o Brasil assumisse de vez o Desmatamento Zero real, o país poderia reduzir em mais de 30% as suas emissões de gases de efeito estufa, protegendo as fontes de água doce e a biodiversidade ameaçada.

“O que precisamos é de uma verdadeira meta de desmatamento zero, já apoiado por mais de 1,2 milhões de cidadãos brasileiros e por iniciativas privadas como a Moratória da Soja e do Compromisso Público da Pecuária“, conclui Charoux.

A preservação das florestas, esta sim, é essencial para o futuro do Brasil. O desmatamento tem efeitos extremamente negativos no clima, alterando dinâmicas essenciais, como a formação de chuvas. Sem floresta não tem água e, sem água, não tem produção agropecuária.

 greenpeace

MPE recomenda gestão de qualidade na Ciretran de Araguaína

Constantes reclamações de moradores de Araguaína e região quanto aos serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) motivaram o Ministério Público Estadual (MPE) a expedir recomendação visando a normalização dos serviços de atendimento na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Araguaína, bem como do Posto de Atendimento do Detran localizado na unidade do “É pra já”.

A recomendação, assinada pelo Promotor de Justiça Alzemiro Wilson de Peres Freitas, da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína, aponta que os balcões de atendimento têm poucos atendentes, o que tem precarizado o serviço e gerado filas absurdas. Também seria constante a falta de materiais, como papel para a impressão de documentos, entre outros problemas.

“O sistema tem incontáveis falhas, ficando ‘fora do ar’ por longos períodos, sem nenhum tipo de aviso à população, o que redunda em prejuízos ao cidadão, principalmente àqueles que vêm de outros municípios”, afirmou o Promotor de Justiça. “São fatos que vêm se repetindo de longa data, a exemplo de muitos cidadãos que já pagaram o IPVA e até agora não receberam o documento”, complementou.

Segundo a recomendação, o diretor da Ciretran de Araguaína, Osvaldo Rodrigues, tem prazo de 10 dias para informar se o número de servidores é suficiente para a demanda de Araguaína e região. Também deve ser divulgada na imprensa em geral uma lista com os atendimentos e serviços prestados pelo órgão, bem como implantados mecanismos voltados à melhoria do atendimento.

Daianne Fernandes



Cunha autoriza criação de CPIs para investigar BNDES e fundos de pensão

447320519-eduardo-cunhaApós anunciar o rompimento político com o governo, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autorizou hoje (17) a criação de  quatro comissões parlamentares de inquérito (CPIs). Elas vão investigar os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), supostas irregularidades nos fundos de pensão das estatais, maus-tratos contra animais e crimes cibernéticos no país.

O foco da CPI do BNDES são os empréstimos concedidos a empreiteiras e outras empresas investigadas na Operação Lava Jato. Entre 2003 e junho de 2014, o banco concedeu financiamentos de R$ 2,4 bilhões a essas empresas. Também serão investigados os empréstimos para empresas do ramo de frigoríficos e em favor de empresas do grupo do empresário Eike Batista, além dos empréstimos concedidos a outros países como Angola e Cuba, cujas informações foram classificadas de secretas.

A CPI dos Fundos de Pensão, apesar de ter a criação autorizada, só poderá funcionar após encerramento dos trabalhos da CPI do Sistema Carcerário, previsto para o início de agosto. Pelo Regimento da Câmara, apenas cinco CPIs podem funcionar ao mesmo tempo. Além das quatro criadas hoje, atualmente funciona a CPI da Petrobras.

O alvo da CPI será a Fundação dos Economiários Federais (Funcef), a Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), a da Câmara dos Deputados e a do Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (Postalis).

Edição: Aécio Amado

Miá Mello posa sensual para revista e diz que já recebeu cantadas inusitadas

Miá Mello (Foto: Playboy/Divulgação)
‘Já recebi cantadas do tipo ‘quero cheirar seu chulé’, contou ela a Playboy.
Miá Mello (Foto: Playboy/Divulgação)
Miá Mello (Foto: Playboy/Divulgação)

Conhecida por sua veia cômica, Miá Mellomostrou seu lado sensual na revista “Playboy” de julho. Apenas com uma camisa social e calcinha, ela deixou o decote em evidência e falou que graças a sua personagem em “Acredita na peruca” as pessoas começaram a olhar ela com outros olhos: “Foi com a Stephanie que descobriram que eu sou gostosa!”, brinca. “Quando fui fazer a prova de roupas da personagem, tomei um susto. Fui para casa e ensaiei, vestida de Stephanie, até acostumar.”

O assédio nas ruas e nas redes sociais, ela diz encarar na boa. “Já recebi cantadas do tipo ‘quero cheirar seu chulé’ no Facebook. Tenho uma tática. Essas eu nunca curto. Vou educando meus seguidores”, conta, rindo.

 

Taís Araújo posa só de camisa em bastidor de ensaio fotográfico

Tais Araujo (Foto: Instagram / Reprodução)
Foto foi publicada no Instagram do fotografo J R Duran nesta quinta, 16.

 

Tais Araujo (Foto: Instagram / Reprodução)
Tais Araujo (Foto: Instagram / Reprodução)

Taís Araújo deu à luz Maria Antônia há sete meses e já está com tudo em cima. Nesta quinta-feira, 16, o fotógrafo J R Duran publicou, no Instagram, uma foto onde a atriz aparece sorridente eSensual usando só uma camisa e mostrando as pernas. “A verdadeira felicidade de trabalhar outra vez com @taisdeverdade e @w.eliodorio contida em um selfie real”, dizia a legenda.

 Recentemente, a atriz falou sobre a maternidade – ela também é mãe de João Vicente, de 3 anos.”Não estou vendo muita diferença entre ser mãe de menina e de menino. Ela é tranquila, calminha. Pensei que Deus não me mandaria outro filho quietinho já que o Jovi é tão tranquilo, mas tive sorte grande. Ela é mais adianta também, mas não sei se foi influência do irmão mais velho. Mas a licença maternidade parece que passou mais rápido”, brincou.

Últimas notícias