sexta-feira, junho 26, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, junho 26, 2026
Início Site Página 1256

Economistas veem queda do PIB também em 2016 e pioram projeção de recessão deste ano

Economistas de instituições financeiras pioraram ainda mais suas previsões de desempenho da economia brasileira

637x325Economistas de instituições financeiras pioraram ainda mais suas previsões de desempenho da economia brasileira e a agora estimam recuo de 2,01 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano e de 0,15 por cento em 2016, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Focus do Banco Central.

Na semana passada, a mediana das estimativas era de uma queda de 1,97 do PIB em 2015 e de estabilidade no ano que vem.

Os economistas também fizeram um leve ajuste na projeção de inflação em 2016, para 5,44 por cento (ante 5,43 por cento), mas repetiram a previsão de 9,32 por cento para este ano, depois de 17 semanas seguidas de aumento.

Nesse contexto, os analistas passaram a projetar que os juros básicos devem fechar o ano que vem a nível mais baixo do que o previamente estimado. Segundo o Focus, a mediana das estimativas para a Selic no final de 2016 foi a 11,88 por cento, comparado a 12 por cento no levantamento anterior.

Para este ano, economistas não mudaram suas previsões para a política monetária, ainda esperando que a taxa básica de juros termine no atual patamar, de 14,25 por cento.

Nos mercados de juros futuros, investidores chegaram a apostar firmemente em nova alta da Selic em setembro, diante da grave crise política que atravessa o país e do recente salto do dólar em relação ao real. Mas essas apostas perderam força e o mercado de DIs fechou a sessão passada mostrando posições majoritárias de manutenção da taxa.

Na sexta-feira, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, reiterou que manter a Selic no atual patamar por período “suficientemente prolongado” é necessário para garantir a convergência da inflação à meta.

Fonte: Reuters

ANS suspende comercialização de 73 planos de saúde de 15 operadoras

Medida é resultado do 14º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento e protege diretamente mais de 3 milhões de beneficiários

imagesA partir da próxima quinta-feira (20/08), 73 planos de saúde de 15 operadoras terão a comercialização suspensa por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A medida é resultado do 14º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que avalia as reclamações de consumidores relativas ao não cumprimento dos prazos máximos de atendimento e demais queixas de natureza assistencial, como negativas indevidas de cobertura. Mais de 3 milhões de beneficiários serão diretamente protegidos, uma vez que as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos consumidores.

Paralelamente à suspensão, 52 planos de saúde que estavam com a comercialização interrompida poderão voltar a ser comercializados, já que comprovaram melhoria no atendimento ao cidadão.

Lista de planos com comercialização suspensa e de planos reativados.

Confira apresentação.

“A suspensão da comercialização de planos de saúde é uma das medidas preventivas aplicadas pela ANS para induzir as operadoras a melhorar a qualidade do atendimento prestado aos beneficiários de planos de saúde”, explica o diretor-presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão. “Este acompanhamento junto às operadoras de planos de saúde é permanente e contínuo, e a divulgação dos dados apurados é feita pela ANS a cada três meses”, completa Abrahão.

Desde o início do Programa de Monitoramento, 1.140 planos de 155 operadoras já tiveram as vendas suspensas e outros 976 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.

Das 15 operadoras com planos suspensos nesta etapa, 11 constavam na lista de suspensão do período anterior. Das quatro que não estavam na última lista, duas terão a comercialização de planos suspensa pela primeira vez. Além de interromper a venda, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.

Reclamações – Neste ciclo de monitoramento, que compreende o período de 19/03 a 18/06 de 2015, a ANS recebeu 21.273 reclamações de beneficiários pelos seus canais de relacionamento. Todas foram tratadas pela mediação de conflitos, sendo que 6.509 eram relacionadas a temas não assistenciais (contratos e reajuste, por exemplo) e 14.276 referentes a cobertura assistencial. Destas últimas, 11.867 foram consideradas pelo Programa de Monitoramento.

Foram excluídas as reclamações sobre planos de operadoras em portabilidade de carências ou em liquidação extrajudicial, que já não podem mais ser comercializados, uma vez que as empresas estão em processo de saída ordenada do mercado. No universo analisado, 87% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP).

A mediação de conflitos agiliza a solução de problemas do beneficiário de planos de saúde. Com a notificação, as operadoras são comunicadas diretamente pelo portal da ANS, em espaço próprio, onde acompanham as demandas. O prazo máximo para a adoção das medidas necessárias à solução da reclamação é de até 5 dias úteis em casos assistenciais e de até 10 dias úteis para não assistenciais. A contagem do prazo começa no primeiro dia útil seguinte à data da notificação. É importante esclarecer que os prazos da mediação de conflitos não comprometem o tempo máximo de atendimento que deve ser cumprido pela operadora.

Panorama do 14º ciclo

  • 15 operadoras com planos suspensos
  • 73 planos com comercialização suspensa
  • 3.054.217 de consumidores diretamente protegidos
  • 52 planos reativados
  • 10 operadoras com reativação total de planos (20 produtos)
  • 5 operadoras com reativação parcial de planos (32 produtos)

Histórico do Monitoramento da Garantia de Atendimento

Ciclo

Período

Total de Reclamações

Operadoras com planos suspensos no período

Planos suspensos no período

1º Ciclo

19/12/2011

a

18/03/2012

2.981

0

0

2º Ciclo

19/03/2012

a

18/06/2012

4.682

37

268

3º Ciclo

19/06/2012

a

18/09/2012

10.144

38

301

4º Ciclo

19/09/2012

a

18/12/2012

13.600

29

225

5º Ciclo

19/12/2012

a

18/03/2013

13.648

0

0

6º Ciclo

19/03/2013

a

18/06/2013

17.417

26

246

7º Ciclo

19/06/2013

a

18/09/2013

15.158

41

150

8º Ciclo

19/09/2013

a

18/12/2013

17.599

47

111

9º Ciclo

19/12/2013

a

18/03/2014

13.079

36

161

10º Ciclo

19/03/2014

a

18/06/2014

13.009

28

123

11º Ciclo

19/06/2014

a

18/09/2014

12.031

16

65

12º Ciclo

19/09/2014

a

18/12/2014

13.921

11

70

13º Ciclo

19/12/2014

a

18/03/2015

10.007

22

87

14º Ciclo

19/03/2015

a

18/06/2015

11.867

15

73

 

Por Silvia Cavichioli, da ANS
Atendimento à imprensa

Governo confirma taxa de desmatamento

Com a revisão dos dados preliminares, o índice de queda no desmatamento ficou abaixo do que havia sido divulgado em novembro, passando de 18% para 15%

Deforestation and Water Crisis Banner in the AmazonNesta sexta-feira os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, apresentaram o resultado consolidado do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes), referente ao período de agosto de 2013 a julho de 2014. O número sofreu uma pequena variação em relação à estimativa divulgada em novembro do ano passado, a taxa oficial ficou em 5.012 km², que corresponde a uma redução de 15% em relação ao período anterior (2012-2013).

Durante a coletiva a ministra afirmou que a meta é chegar à taxa de desmatamento de 3.915 km² na Amazônia até 2020. Mas o fato é que, diante da crise climática que já estamos vivenciando, todo o desmatamento deveria ser evitado. O Brasil já desmatou o suficiente e hoje dispõe de áreas já abertas o suficiente para até dobrar a produção agrícola sem precisar cortar mais florestas. Inclusive, parte do setor produtivo já mostrou ser possível produzir sem destruir florestas, vide a Moratória da Soja e o Compromisso Público da Pecuária. Agora, deveríamos estar preocupados em como acabar de vez com o desmatamento.

Apesar da queda no desmatamento, a destruição de florestas ainda é o principal fator de emissões degases do efeito estufa no Brasil e o governo brasileiro vem dando pistas que zerar o desmatamento não está entre suas prioridades. Ainda no ano passado, em reunião da ONU, o governo brasileiro se negou a assinar a declaração de Nova Iorque, documento que pede o fim do desmatamento em escala mundial. E há alguns meses, em encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a presidenta Dilma Rousseff se comprometeu, sem qualquer constrangimento, que trabalharia para tentar cumprir o Código Florestal, que ainda permite desmatamento. Enquanto isso, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), cuja versão final foi publicada nessa semana, prevê dentre suas metas acabar com o desmatamento até 2020.

O Brasil tem condições e deve fazer mais. Por isso, assumir um compromisso realmente audacioso de Desmatamento Zero é fundamental para o clima e para o nosso próprio futuro. Como disse recentemente o presidente Obama, “somos a primeira geração a experimentar os efeitos das mudanças climáticas e a última que pode fazer algo a respeito”.

Faça parte do movimento pelo Desmatamento Zero no Brasil. Assine a petição por uma lei que garanta a proteção das florestas e junte-se a mais de 1,2 milhões de brasileiros.

Confira o resultado da 1ª etapa do Circuito Noturno de Corrida de Rua

Primeiro colocado da corrida noturnaO atleta Noel dos Reis (Taguatinga/DF) foi o vencedor da 1ª etapa do Circuito Noturno de Corrida de Rua – 7 km, disputado na noite do último sábado, em Palmas, num percurso de 7 quilômetros. Os outros quatro classificados na sequência são todos atletas do Tocantins. Na segunda colocação chegou Renato Gomes Batista, em terceiro Athila Telles, em quarto Vagner Silva do Carmo e em quinto lugar Marcos Antônio Lopes.

Na categoria feminina a vencedora foi Vânia Maria Gomes, com o tempo de 28m10s. A segunda colocada, Elaine Cristina Pereira, registrou 28m10s, e a terceira colocada, Eliete Teodório de Moraes, completou o pódio com tempo de 29m23s.

  A corrida teve a participação de 300 atletas. O Circuito Noturno de Corrida de Rua terá cinco etapas, entre os meses de agosto e dezembro deste ano, passando por vários pontos arquitetônicos e históricos de Palmas.

 A 1ª Etapa do Circuito Noturno de Corrida de Rua, organizado pela Federação de Atletismo do Estado do Tocantins, também conta com apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, com empréstimo de materiais e apoio técnico.

  Geral masculino

1º Noel dos Reis Alves (DF) – 21m542s

2º Renato Gomes Batista 22m16s

3º Athila Cavalcante Teles – 22m38s

4º VAGNER SILVA DO CARMO – 22m49s

5º Marcos Antonio Lopes – 23m51s

Geral feminino

1º Vânia Maria Gomes – 28m10s

2º Elaine Cristina Pereira – 28m10s

3º Eliete Teodório de Moraes – 29m23s

4º Claudia Resende Alves de Souza – 29m34s

5º Ilza Ana Barbosa Ferreira -29m55s

  Tocantinense feminino

1º Osione de Abreu Reis 29m56s

2º Maria José Viana – 31m22s

3º Elivanir Barbosa Borges – 31m40s

  Tocantinense masculino

1º Jorge Ribeiro Barros Filho – 23m54s

2º Leandro Santos – 24m19s

3º Cassius Clay Nascimento – 24m26s

 
Crédito fotos: Washington Luiz 

campos

PRF recolhe 33 Motocicletas durante fiscalização em Araguaína neste final de semana

capture-20150817-105839A Polícia Rodoviária Federal, realizou operação de  fiscalização direcionada a veículos de duas rodas recolheu neste sábado e domingo (15 e 16/08), 33 motocicletas na BR 153 em Araguaína/TO.

A maioria dos motociclistas estavam com documentação atrasada e alguns inabilitados. Agentes da PRF flagraram ainda seis motociclistas dirigindo alcoolizados, com índice abaixo para prisão, de forma que ninguém foi preso. 219 testes de etilômetros foram realizados em condutores.

Os veículos foram encaminhados ao Pátio da PRF em Araguaína. Também foi recolhido 25 CRLV para regularização de infrações diversas no veículos. Maior partes do CRLV retidos ocorreu no Posto PRF de Palmeiras do Tocantins.

FGTS e redução da maioridade penal terão prioridade na Câmara nesta semana

plenario_da_camaraAs discussões do projeto que modifica as regras de correção dos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a votação, em segundo turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC 171/93), que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos são os temas prioritários da semana na Câmara dos Deputados. Também constam das atividades da Casa depoimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras e reuniões para apresentação e discussão de planos de trabalho de outras CPIS.

A proposta de mudança nas regras de correção dos recursos do FGTS poderá ser o primeiro item da pauta de votações, embora na terça-feira (18), antes da ordem do dia, os líderes partidários vão se reunir com o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para debater a pauta de votações da semana. Há resistência à aprovação do projeto do FGTS por parte do governo e de vários setores, porque isso poderá aumentar a taxa de financiamento de imóveis nos programas habitacionais de baixa renda.

Em sessão extraordinária, na noite de terça-feira, o plenário da Câmara deverá votar o segundo turno da PEC que reduz a maioridade penal. O tema é polêmico e deverá levar à Casa muitos manifestantes contrários à medida para pressionar os deputados a rejeitar a PEC. Se for aprovada, a proposta será encaminhada à discussão e votação no Senado. Para a aprovação da proposta são necessários os votos favoráveis de, no mínimo, 308 deputados. A proposta permite o julgamento de infratores entre 16 e 18 anos por crimes hediondos, tais como estupro e latrocínio, homicídio doloso ou lesão corporal seguida de morte.

Outros projetos de lei também constam da pauta de votações do plenário da Câmara nesta semana, como o que concede isenção do Imposto de Renda à parte do dinheiro recebido de seguro de vida usada para o pagamento de plano ou seguro de saúde. Outro projeto que pode ser votado é o que estabelece diretrizes para os consórcios públicos de cooperação entre a União, os estados e os municípios para a compra e o uso de máquinas perfuratrizes de poços artesianos no semiárido.

A CPI da Petrobras marcou para esta semana os depoimentos de oito pessoas ligadas ao mercado de câmbio – setor que passou a ser investigado principalmente depois do depoimento da doleira Nelma Kodama. Os depoimentos estão marcados para terça e quarta-feira.

A CPI do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) marcou para as 14h de terça-feira (18) a votação de 18 requerimentos. A maioria deles é para solicitar do BNDES documentos como cópia de atas de reuniões dos conselhos de administração da instituição e cópias de documentos de informações discriminadas, relacionados ao financiamento para a construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

Na quinta-feira (20), às 10h, a CPI do BNDES recebe o presidente da instituição, Luciano Coutinho. O depoente foi convidado e aceitou comparecer à CPI para prestar os esclarecimentos solicitados pelos deputados que integram o colegiado.  A CPI dos Fundos de Pensão reúne-se nesta terça-feira, às 14h30, para definição do roteiro de trabalho e deliberação de requerimentos.

Ação da Deic Norte apreende quase três quilos de maconha em Araguaína

capture-20150816-191426Uma ação de combate ao tráfico de drogas, deflagrada por Policiais Civis da Delegacia Estadual de Investigações Criminais, Núcleo de Araguaína (Deic Norte), neste sábado, 15, resultou na prisão em flagrante de Marciana Rodrigues de Sousa, de 24 anos, e na apreensão de 2,8 quilos de maconha, balança de precisão, uma pequena quantia em dinheiro, além de outros objetos de origem ilícita.  Conforme o delegado José Anchieta, responsável pelo caso, há alguns dias, a Deic Norte recebeu uma denúncia anônima de que Marciana estaria utilizando sua própria residência para comercializar e armazenar entorpecentes. Com base na denúncia, os policiais civis iniciaram as investigações e constaram que, de fato, a mulher mantinha uma “boca de fumo” na própria casa onde residia. Na residência de Marciana, a polícia localizou e apreendeu dois tabletes de maconha, pesando aproximadamente um quilo cada, os quais estavam escondidos dentro do muro da residência e mais oito pedaços da mesma droga, pesando cerca de 100 gramas cada, além de dois potes com uma substância análoga ao Crack. De acordo com o delegado, as investigações da Deic apontaram que parte da droga seria encaminhada para dentro da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota. No interior do imóvel, os policiais civis também apreenderam dois menores de idade que auxiliavam Marciana Rodrigues na comercialização e armazenamento da droga. O delegado José Anchieta lembra que a Deic tem intensificado o comabte ao tráfico de drogas em Araguaína e o fechamento de mais uma boca de fumo, traz mais tranqüilidade à população da cidade, especialmente pela quantidade de drogas apreendidas que não mais chegará às mãos de usuários e presidiários. “Estamos agindo com firmeza e fechando o cerco contra o tráfico de drogas e a criminalidade em geral, em Araguaína a ação de hoje foi muito satisfatória porque demonstra o quanto a polícia civil está comprometida e empenhada em garantir a segurança da população da cidade”, concluiu. Todos foram encaminhados a Deic, onde Marciana Rodrigues foi autuada por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores, sendo encaminhada à cadeia feminina de Babaçulândia, onde ficará a disposição da Justiça. Também foram confeccionados dois Boletins de Ocorrência Circunstanciados (BOCs) para os adolescentes infratores, que foram entregues aos cuidados da Vara da Infância e da Juventude.  

227864_1000

Foragido da Justiça é preso pela Deic Norte em Araguaína

227873_300Robson Soares do Espírito Santo, de 27 anos foi preso pela polícia civil, em Araguaína na noite deste sábado, 15. Robson possui condenação transitada em julgado, pela prática de tráfico de drogas e foi capturado, mediante cumprimento de mandado de prisão, quando estava em uma residência localizada no Setor Costa Esmeralda, naquela cidade. Segundo o delegado José Anchieta, responsável por coordenar a operação que prendeu o foragido, há cerca de alguns dias, policias da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic), começaram a investigar indícios de que um traficante foragido da Comarca de Palmas teria se estabelecido em Araguaína, onde teria passado a comercializar entorpecentes e participar de roubos e assaltos na região, o que ficou comprovado com as investigações da Deic. Após realizar buscas na casa do suspeito, os policiais civis encontraram e apreenderam 300 gramas de maconha prensada, um revólver calibre 38, seis munições do mesmo calibre e de .40, uma espingarda calibre 22, R$ 66,00, além de insumos para embalar e comercializar a droga. Conforme o delegado José Anchieta, Robson é considerado um elemento de alta periculosidade e sua prisão227874_300 vai colaborar com a redução dos índices de criminalidade em Araguaíana. “Esse indivíduo era foragido da Comarca de Palmas, onde já havia sido condenado por tráfico de drogas e, há algum tempo, tinha se organizado em Araguaína para traficar e praticar roubos e furtos, tendo, inclusive, sendo reconhecido por uma vítima, na noite de ontem, portanto, sua prisão é extremamente importante para a redução da criminalidade, especialmente porque se trata de uma pessoa bastante ativa na prática de atividades ilícitas”, enfatizou. Robson foi autuado por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e munição de uso restrito. Após os procedimentos cabíveis, o foragido foi encaminhado à Casa de Prisão Provisória de Araguaína, onde ficará à disposição da Justiça. A Deic de Araguaína contou com o suporte de equipes do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), que tem colaborado com diversas ações de combate à criminalidade em todo o Estado.

Rogério de Oliveira

Avião indonésio com 54 a bordo cai na ilha de Nova Guiné

capture-20150816-190427Um avião indonésio despenhou-se, com 54 pessoas a bordo, na ilha de Nova Guiné.

O aparelho pertencia à companhia aérea indonésia Trigana Airlines, que confirmou o acidente.

Segundo o diretor de operações da companhia, Beni Sumaryanto, a aeronave caíu na zona montanhosa da província de Oksibil. O ministro dos transportes indonésio, Suprasetyo, informou que foram encontrados destroços do avião.

A bordo viajavam cinco tripulantes e 49 passageiros, entre os quais dez crianças, de acordo com a Agência Nacional indonésia de Busca e Salvamento (Badan SAR Nasional).

O avião tinha perdido contacto com os controladores aéreos por volta das 14h55 de sábado (22h55 de Lisboa), 34 minutos depois de ter iniciado a ligação entre a capital da província de Papua, Jayapura, no litoral norte da Nova Guiné, e Oksibil, no centro da ilha.

As operações de busca foram interrompidas até que amanheça na Indonésia.

O aparelho da Trigana Airlines era um bimotor de médio porte ATR-42.

A Trigana é uma das companhias aéreas probidas de operar no espaço aéreo da União Europeia por razões de segurança.

Últimas notícias