sexta-feira, junho 26, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, junho 26, 2026
Início Site Página 1257

Avenida Paulista reúne manifestantes de tendências diversas

971911-sp16082015-dsc_9189A manifestação em São Paulo se estende por toda a Avenida Paulista, com maior concentração na região do Museu de Arte (Masp).

Segurada por centenas de pessoas, uma grande bandeira com as cores do Brasil foi estendida pela avenida. A maior parte dos manifestantes veste camisa nas cores verde e amarelo ou usa a bandeira do Brasil nas costas. Há também muitas faixas que demonstram apoio ao juiz Sérgio Moro [da Operação Lava Jato]. Mais cedo, próximo ao Masp, os manifestantes cantaram o Hino Nacional.

Embora todos os manifestantes peçam a saída da presidenta, a forma como isso poderia ocorrer dividiu os movimentos. Um deles, por exemplo, é o da União Nacionalista Democrática. Com carro de som posicionado em frente ao prédio da TV Gazeta, eles pedem intervenção militar. O ato teve início com os manifestantes se ajoelhando sob a imensa bandeira com as cores do país colocada no chão. Um padre puxou a oração do Pai Nosso e o grupo rezou. Depois disso, diversos hinos foram tocados, entre eles, o da Independência do Brasil.

Líder do movimento, Antonio Ribas Paiva disse que não defende os militares no poder, como ocorreu no país em 1964, mas um período de transição. “Os militares [depois do golpe de Estado de 1964] deveriam ter devolvido o poder que a sociedade lhes outorgou mais aprimorado, com o mecanismo de defesa de interesse público. Mas não foi isso o que ocorreu. Hoje, toda classe política está comprometida”, disse Paiva.

Já o movimento Vem pra Rua defende o impeachment da presidenta. O porta-voz, Rogerio Chequer, disse que existe um relatório no Ministério Público de Contas, do Tribunal de Contas da União, que “caracteriza ações que configuram crime de responsabilidade”. Para ele, esse seria o meio para viabilizar legalmente o impeachment.

Sobre denúncias de corrupção contra outras figuras políticas, o Vem pra Rua “exige investigação de todos que têm indício de participação nos esquemas de corrupção”.

“Os presidentes da Câmara e do Senado já estão mencionados em atos que exigem investigação”, disse o porta-voz.

Segundo Chequer, que é empresário, “o país não aguenta mais aumento de impostos. As empresas estão sufocadas”.

Edição: Lílian Beraldo
Camila Boehm e Elaine Patricia Cruz – Repórteres da Agência Brasil

Educadores em greve fecham TO-050 e queimam pneus durante protesto

11879035_1461765070814875_4356079831113635417_o_746822.400x378Em greve há mais de dois meses, os professores da rede estadual de ensino fizeram protesto na manhã desta quinta-feira, 13. Os educadores fecharam a TO-050 e queimaram pneus, na entrada do Bairro Aureny IV, Região sul da capital. A greve foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, mas a categoria segue em paralisação.

O protesto tem como objetivo chamar a atenção do governo que não recebe o sindicato para negociar. Os trabalhadores reivindicam  o pagamento do retroativo das progressões de 2013, das progressões de 2014 e 2015, além de reajuste com base no custo aluno (Fundeb 13,01%), além eleição direta para diretores de escola sem pré-seleção de candidatos, o enquadramento dos administrativos e equiparação salarial de professor normalista (Prono) ao de professor da educação básica (Proeb).

Greve ilegal
Na última segunda-feira (10), a greve dos professores da rede estadual foi considerada ilegal e abusiva pelo Tribunal de Justiça do Tocantins. Conforme a decisão liminar, o movimento grevista não observou o quantitativo mínimo de 30% da prestação dos serviços educacionais durante a paralisação.  A decisão determina também o retorno dos profissionais às atividades e uma multa diária de R$ 20 mil, limitada a R$ 200 mil, a ser aplicada ao SINTET. Além disto, a decisão concede a possibilidade de corte de ponto nos vencimentos dos servidores pelos dias paralisados.

A greve da educação no Tocantins foi deflagrada ainda no inicio de junho.

Valderez é aplaudida durante participação em Reunião sobre Liberdade Religiosa

Valderez_Reunião_BrasiliaA deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) participou na tarde desta quarta-feira, 11, em Brasília, de uma Reunião da Frente Parlamentar Mista para a Liberdade Religiosa. Em seu discurso, a parlamentar agradeceu ao presidente da AL, Osires Damaso (DEM), pela oportunidade de participar da solenidade. Ela destacou também que a reunião foi de extrema importância por mostrar a relevância de se debater um assunto de interesse público.

 

“Foi uma discussão democrática sobre a tolerância e respeito entre as crenças em uma sociedade diversificada. Em uma democracia o cidadão tem a garantia de poder assumir sua religiosidade, assim como é dever de todos o de respeitar aqueles que optaram por uma religião diferente”, afirmou.

Valderez reforçou ainda que a Frente Parlamentar tem como objetivo proteger e promover a liberdade religiosa e não a promoção de uma única religião. “Cada pessoa tem o direito de professar sua religião e a sua livre escolha. Esse é o objetivo desta frente. Acima de tudo devemos respeitar todas as pessoas”, completou a parlamentar

Após o seu discurso, Valderez foi aplaudida pelo público presente e, logo após, convidada para compor a mesa de honra da Reunião.

Antes de encerrar os trabalhos, por iniciativa do coordenador da Frente, foi deliberado, por unanimidade, que a realização da 1ª atividade da Frente Parlamentar Mista para a Liberdade Religiosa ocorrerá no Tocantins. A Deputada Valderez ficou encarregada de, juntamente com o Deputado Moroni Torgan e o Presidente da AL, Osires Damaso, de definir a data do evento.

O evento também contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Atualmente, a frente é composta por 208 deputados federais e 12 senadores. Ela é coordenada pelo deputado federal Moroni Torgan (DEM-CE).

Liberdade religiosa

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (ABLIRC), Samuel Luz, o tema liberdade religiosa tem sido um assunto recorrente nas discussões da sociedade brasileira. Desta forma torna-se indispensável à conscientização da população.

“Embora muitos institutos de pesquisa ao redor do mundo, como o Pew Research Center (centro de Pesquisas sobre religião e vida pública sediado nos EUA), apontem o Brasil com o menor índice de intolerância religiosa dentre as 25 nações mais populosas do mundo, ainda ocorre muita intolerância por motivação religiosa”, analisou.

Valderez_Reunião_Brasilia2

Corte no orçamento da Agricultura será de R$ 56,5 milhões

O novo orçamento do Ministério da Agricultura começa a se desenhar depois dos últimos cortes estabelecidos pela equipe econômica

637x325 (2)A secretaria-executiva da pasta fixou nesta segunda-feira (3/8) uma redução de 15%, equivalente a R$ 56,5 milhões, na contratação de bens e serviços e despesas com a concessão de diárias e passagens.

O corte promovido pela secretaria-executiva recaiu sobre todas as áreas do ministério – do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) ao gabinete da ministra Kátia Abreu. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ficou com o maior volume de recursos para gastos, de R$ 115,1 milhões. A Secretaria de Defesa Agropecuária e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também mantiveram orçamentos consideráveis, o primeiro com R$ 48,9 milhões e o segundo com R$ 67,042 milhões.

A ministra Kátia Abreu tem enfatizado que a defesa agropecuária é prioridade de sua gestão. Esse ajuste terá impacto principalmente sobre os serviços de apoio administrativo e operacional, locação de imóveis e veículos, terceirização, serviços de consultoria, auditoria externa, serviço de cópias e reprodução de documentos, serviços de limpeza e conservação, vigilância ostensiva e diárias e passagens.

Os ajustes, por enquanto, chegaram apenas aos gastos de custeio, mas devem alcançar programas e investimentos do ministério. A exceção deverá ser a defesa agropecuária, que, segundo a ministra, não sofrerá cortes.

Nesta terça-feira (4/8), o Ministério do Planejamento determinou mais limites para ministérios e para o empenho de emendas individuais. Pela portaria do Planejamento, o Ministério da Agricultura terá R$ 293,3 milhões para despesas obrigatórias com benefícios a servidores. Esse é um dos limites mais elevados da Esplanada, atrás apenas dos ministérios da Fazenda (R$ 382,7 milhões), da Educação (R$ 2 bilhões), da Previdência Social (R$ 418,9 milhões), da Saúde (R$ 946,2 milhões) e da Defesa (R$ 4,17 bilhões).

Nos limites para as emendas individuais, a Agricultura ficou com autorização para empenhar R$ 119,24 milhões – o terceiro maior entre os ministérios, sendo superado apenas por Saúde (R$ 1,45 bilhão) e por Cidades (R$ 538,7 milhões). Esses dados constam no Diário Oficial desta terça-feira.

Fonte: Estadão Conteúdo

Ciclista de Araguaína participa da Copa Norte Nordeste

Aurélio Machado segue na seleção tocantinense para Teresina (PI), no próximo dia 20 de agosto 

Credito Divulgação (R456a)O ciclista araguainense Aurélio Machado foi convidado para integrar a seleção tocantinense de ciclismo para disputar a Copa Norte Nordeste, que acontece em Teresina (PI), de 20 a 22 de agosto. No ano passado, Machado consagrou-se o campeão da prova, em Macapá (AP). À época, ele foi o 1º lugar na terceira etapa e o 3º colocado na segunda etapa, ambas colocações na categoria Master B1. 

Este ano, na seleção, o Tocantins vai enviar 14 ciclistas para participar do evento na capital piauiense, mas somente dois atletas são de Araguaína: ele, na categoria Master B1, e Maycon Douglas, na Juvenil.

O atleta foi destaque no Campeonato Brasileiro Master 2015, realizado em Juiz de Fora (MG), depois de ficar na 16ª colocação. As pedaladas de Aurélio o conduziram a ser reconhecido como um dos 20 melhores do Brasil nas provas de estrada (90km) e contrarrelógio (13km) do Campeonato.

Aurélio Machado conta com o apoio da Prefeitura e de empresas privadas. “Quero representar bem a cidade que sempre me acolheu e me deu forças para atingir meus próprios sonhos sobre minha bike e fazer bonito representando também o Tocantins”, afirmou, acrescentando que a prova vale dez pontos no ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

 

Governo propõe mudanças no PCCR dos auditores fiscais

26432A Mesa Diretora encaminhou para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) a medida provisória que altera o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos auditores fiscais da Receita Estadual. De acordo com o Governo do Estado, a medida reposiciona os servidores da terceira para a quarta classe da tabela, mas sem acréscimos de valores nos subsídios.

“A delicada situação econômico-financeira em que o Estado se encontra inviabiliza, no momento, a concretização da promoção”, afirma o governador Marcelo Miranda (PMDB) em mensagem enviada à Assembleia. O texto informa ainda que a proposta conta com o apoio da categoria e representa o resultado de acordo entre os auditores e o Governo do Estado.

 

 

Juizado Especial Federal em Araguaína julga mais de 2.400 processos e cumpre meta do CNJ

mouranetd9e78358aaaca9e54d1367d87f05a266Nos sete primeiros meses deste ano, 2.463 processos foram julgados pelo Juizado Especial Federal (JEF), adjunto da Subseção Judiciária de Araguaína (TO), responsável pelo atendimento da população de 52 municípios tocantinenses. Com os números positivos, a Subseção segue cumprindo meta definida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de julgar um número maior de processos que os distribuídos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (12) pela Subseção.    

Segundo o juiz federal Marco Frattezi, titular da Subseção Judiciária, a alta produtividade é fruto do esforço de todos os servidores da Subseção Judiciária de Araguaína que mesmo com o grande volume de serviço e a greve do Judiciário conseguiram cumprir com suas atividades de forma satisfatória e atender às necessidades da população. “Falar sobre esse assunto é um reconhecimento do esforço de todos”, pontuou o Juiz Federal. A ideia é que os trabalhos continuem em ritmo adequado à demanda para que no final do ano a meta do CNJ seja cumprida.

A Meta 01 sugere aos magistrados “julgar mais processos que os distribuídos no ano corrente” e faz parte de um conjunto de diretrizes aprovadas para o ano de 2015 pelo CNJ. (Samuel Daltan)

Campanha nacional de vacinação contra a pólio começa neste sábado (15)

Ministério da Saúde distribui 16 milhões de doses para vacinar 12,7 milhões de crianças contra a paralisia infantil. Haverá atualização de outras vacinas da infância  

vacinaçãoPara proteger as crianças contra paralisia infantil, o Zé Gotinha entra em ação mais uma vez a partir deste sábado (15), dia D de mobilização. Em parceria com estados e municípios, o Ministério da Saúde realiza a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Até o dia 31 deste mês, a meta é imunizar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Isso representa 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças.

Confira aqui a apresentação

A ida ao posto de saúde também será a oportunidade para colocar a vacinação das crianças  em dia. Por isso, paralelamente à campanha contra poliomielite, o Ministério da Saúde promove uma mobilização para atualizar o esquema vacinal dos menores de cinco anos. Os profissionais de saúde vão avaliar a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso.

Durante a apresentação da Campanha nesta terça-feira (11), o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, convocou pais e responsáveis a levar seus filhos menores de cinco anos a um posto de vacinação. “É extremamente importante seguir a orientação da Organização Mundial da Saúde e vacinar o máximo possível de crianças. Vamos aproveitar também para colocar a caderneta das crianças em dia com a atualização de outras vacinas”, reforçou Chioro. O ministro destacou o esforço do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a vacinação para todas as crianças brasileiras, inclusive aquelas que vivem em regiões remotas, como áreas indígenas e população tradicional.

As doses atrasadas serão aplicadas e agendadas, de acordo com a situação de cada criança. Aquelas que nunca foram vacinadas contra a poliomielite, não receberão as gotinhas na campanha. As crianças que estão iniciando o esquema vacinal devem ser imunizadas com vacina inativada poliomielite (VIP injetável), aplicada aos dois e quatro meses de vida. Já aos seis meses, a criança deve receber uma dose da vacina oral e outra de reforço aos 15 meses. (confiram tabela abaixo). Para isso, pais ou responsáveis devem  levar o cartão de vacinação aos postos de saúde.

A vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.  

VACINAÇÃO INCOMPLETA – Com a campanha de atualização, o Ministério da Saúde busca aumentar a cobertura vacinal e diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas, além de reduzir as taxas de abandono. As vacinas oferecidas protegem contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.  A campanha nacional conta com uma infraestrutura composta por mais de 100 mil postos espalhados por todo o país, 350 mil profissionais de saúde e 42 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais).

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, Carla Domingues, ressaltou a importância da vacinação. Segundo ela, é importante que o Brasil mantenha as altas taxas de cobertura para não correr o risco da reintrodução da doença. “O nosso país tem um grande fluxo de turistas e de comércio, por isso é fundamental que as nossas crianças continuem a ser vacinadas. Temos de garantir boas coberturas vacinais tanto na rotina, como na campanha”, explicou a coordenadora.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA – A mobilização da população já começou. Com o slogan “Você é o protetor do seu filho”, a campanha publicitária já está sendo veiculada desde domingo (9). As peças mostram a responsabilidade dos pais de levar as crianças para serem vacinadas. Até o dia 31 de agosto, as mensagens serão veiculadas na TV aberta e fechada, rádio, internet, redes sociais e aplicativos de mobile.

POLIOMIELITE – O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. Em três países – Nigéria, Paquistão e Afeganistão – a poliomielite é endêmica. Nos outros seis (Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia) os casos registrados da doença foram decorrentes de importação do poliovírus selvagem. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

O Brasil é referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS) garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde, de todo o país, 17 vacinas que integram o Calendário Nacional e combatem mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias.

Esquema sequencial de vacinação contra a poliomielite

 Idade

Qual a vacina

2 meses

Vacina inativada poliomielite – VIP

4 meses

VIP (injetável)

6 meses

Vacina oral poliomielite – VOP

15 meses

VOP (reforço)

 

PRF Iniciou cobrança de estadia de veículos em seus pátios em todo o país

Com a publicação da Portaria 1.070/2015, do Ministério da Justiça, instituindo os preços públicos para os serviços prestados pela PRF, iniciou a cobrança de estadia dos veículos retidos em pátios pertencentes à Polícia Rodoviária Federal a partir de 07 de Agosto de 2015.

Um valor diário está sendo cobrado durante a permanência dos veículos nos postos da PRF: motocicletas removidas ao pátio custarão ao proprietário R$ 23,03 por dia, enquanto os carros até 3,5 toneladas deverão desembolsar R$ 38,50 por dia estacionado. Já para os veículos de grande porte, acima de 3,5 toneladas, a diária será de R$ 140,72.

O pagamento é realizado através de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), emitida por qualquer agente da PRF ou pelo próprio interessado no serviço, através do site www.tesouro.fazenda.gov.br.

Anteriormente nenhum valor era cobrado pela estadia dos veículos nos pátios, o que gerava custas ao Estado e demandava os policiais pelo zelo de bens particulares. Além disso o acúmulo de veículos, muitas vezes sucata, compromete a saúde das pessoas que trabalham e utilizam os serviços prestados pela PRF diuturnamente, devido aos veículos recolhidos se tornarem focos de transmissão de doenças e locais propícios para abrigo de animais peçonhentos. A cobrança é uma tentativa de desestimular o usuário a abandonar seu veículo nos pátios da PRF, impelindo-o a providenciar a regularização e retirada o mais rápido possível.

Parentes de passageiros do MH370 rejeitam conclusão sobre destroços de avião

destrocos_-_04873266-primeiraUm grupo de parentes das vítimas do voo MH370, da Malaysia Airlines, disse hoje (12) que rejeita a declaração do governo  de que os destroços encontrados em uma ilha do Oceano Índico pertencem ao avião desaparecido. Eles afirmam que aguardam uma análise mais “conclusiva”.

O grupo Voice 370 também reiterou as suspeitas quanto à forma como o governo malaio tratou do desaparecimento do avião desde o ano passado e pediu uma análise de autoridades imparciais sobre os destroços do aparelho.

O avião desapareceu sobre o Oceano Índico em 8 de março de 2014, 40 minutos depois de decolar de Kuala Lumpur com destino a Pequim, com 239 pessoas a bordo, a maioria de nacionalidade chinesa.

Após 17 meses de espera por provas materiais do avião, na semana passada o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, anunciou que uma equipe de peritos internacionais confirmou que a parte da asa encontrada na Ilha de Reunião pertencia ao Boeing 777 acidentado.

Em Pequim, parentes das vítimas do acidente manifestaram desconfiança e irritação com o anúncio feito pela Malásia e reuniram-se em frente aos escritórios da Malaysia Airlines para pedir explicações.

“Uma semana depois, outros peritos não concordam com a declaração da Malásia”, afirmou o Voice 370 em comunicado. A maioria das famílias recusa aceitar o veredito da Malásia e ainda aguarda análise mais definitiva e conclusiva”, acrescentou.

O comunicado do Voice 370 lembra que as famílias estão apreensivas com o tratamento dado ao incidente pelas autoridades da Malásia desde o primeiro dia. “Isto levou as famílias a terem dúvidas sobre os seus conhecimentos, capacidades e intenções”, adiantou.

As autoridades francesas, que também fazem investigações, não confirmaram que a peça pertence à asa do avião e disseram apenas que havia uma probabilidade elevada.

“Nós, as famílias daqueles que estavam a bordo do MH370, gostaríamos de pedir que todos os destroços sejam analisados em um local adequado e com pessoal e equipamentos próprios, incluindo o governo francês ou autoridades” de outras nações mais avançadas, disse o Voice 370.

Da Agência Lusa

 

Últimas notícias