sexta-feira, junho 26, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, junho 26, 2026
Início Site Página 1258

“Aluguel de 16 mil por mês e multas no trânsito traz benefícios para população”. Diz membros da prefeitura na Câmara

capture-20150812-071443O Secretário de Saúde do Município de Araguaína, Dr. Jean, e Secretário Executivo Lucas Moreira, participaram de audiência pública da saúde na câmara nesta segunda-feira, 10, fazendo prestação de contas referentes ao 1º quadrimestre de 2015.

Questionado pelo vereador Batista Capixaba sobre o aluguel do prédio onde funciona  a Secretaria de Saúde, o Dr. Jean respondeu que o prédio pertence ao  Alangardes Ferreira Moreira, que é pai do Secretario Executivo de Saúde Lucas Moreira, e que o valor do aluguel equivale a R$ 16.000 (dezesseis mil reais mensais).  Ele disse: “Acho que não tem nada de mais nisso. Só porque é do pai do Secretário Executivo não pode ser alugado? Para nós o que importa é o preço e se ele atende as nossas necessidades  e da população”.

Já na sessão desta terça-feira, quem esteve presente na Câmara foi o Dr. Gustavo Fidalgo – Presidente da Agência Municipal de Trânsito – AMTT, para falar sobre o protesto de condutores insatisfeitos com a quantidade de multas aplicadas pelos radares e por agentes de trânsito. Ele desse que “essas multas vêm para educar os condutores infratores, além disso, o número de acidentes no trânsito do município tem diminuído”. 

Já o morador de Araguaína Antônio dos Santos, que acompanhou as duas sessões, disse  que viu muito cinismo   na  reposta  dos representantes  do poder  executivo: “Que benefícios traz para população essa  fábrica de multas  que  se estalou  na  cidade e o aluguel  do prédio  do próprio pai  do  secretário executivo Lucas Moreira?Isso é  bom para o povo ou bom para o bolso deles?”  Pergunta  seu Antônio.     

Dimas anuncia novo líder na Câmara de Vereadores

Gipão assume a liderança e Xeroso, a vice-liderança. Ambos são do mesmo partido do prefeito, o Partido da República (PR)

Crédito Marcos Filho - Ascom (453a)O prefeito Ronaldo Dimas anunciou na manhã de hoje, dia 11, Aldair da Costa Sousa, o Gipão, como seu líder na Câmara Municipal. A vice liderança ficou com Edmondes de Jesus Matos, o Xeroso. A reunião com 12 vereadores da base teve quase duas horas de duração e aconteceu na Prefeitura, na Rua 25 de Dezembro. Ambos são do Partido da República (PR), o mesmo partido do prefeito.

Gipão é o quarto líder de governo, sendo sucessor de Terciliano Gomes, Divino Betânia Jr e Luzimar Coelho. Ao final da reunião, Gipão falou que a alternância da liderança é uma forma do prefeito prestigiar os vereadores da base. Segundo ele, a missão agora é reduzir os problemas. “Queremos que nossos representantes da bancada estadual e federal possam ser a ponte do Município com o Executivo no sentido de trazer recursos para atender a demanda de Araguaína”, pontuou o novo líder.

Atuações
O prefeito agradeceu ao ex-líder, Luzimar Coelho, e caracterizou seu trabalho como “brilhante” e “positivo”. “O Gipão entra com a responsabilidade de dar sequência ao trabalho realizado até agora. Temos ainda projetos importantes que serão levados à Câmara e a participação dele junto aos demais vai ser importante”, finalizou Dimas. 

Presidente do TCE apresenta projeto a Osires Damaso

26416
Presidente da AL recebe projeto do TCE visando criar incentivos para aposentadoria Foto: Ises Oliveira

Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, o deputado Osires Damaso (DEM) recebeu a visita do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Manoel Pires dos Santos, na sala da presidência na manhã desta terça-feira, dia 11.

Na pauta está a tramitação de um projeto de lei do TCE que institui o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI). O documento foi entregue oficialmente à vice-presidente da Casa, deputada Luana Ribeiro (PR), na tarde da última sexta-feira, dia 7.

Manoel Pires solicitou atenção especial à matéria porque, segundo ele, faz parte da proposta de valorização dos servidores e membros da instituição com maior tempo de serviço.

Conforme o documento, na prática o “PAI pretende obter, a curto prazo, a redução da despesa com a folha de pagamento de pessoal, em ordem a alcançar-se o indispensável reequilíbrio das contas públicas submetidas à gestão fiscal desta Casa”.

Damaso se mostrou disposto a colaborar, no sentido de submeter aos demais parlamentares a apreciação de acordo com o regimento da Casa. (Penaforte Diaz)

Andressa Suita posa de biquíni e mostra abdômen definido

Andressa Suita (Foto: Divulgação/Michele Silva)
Noiva de Gusttavo Lima mostra o corpão em forma em fotos de nova linha de moda praia.

 

Andressa Suita (Foto: Divulgação/Michele Silva)
Andressa Suita (Foto: Divulgação/Michele Silva)

Andressa Suita mostrou o abdômen definido ao posar para fotos da nova campanha da marca Feriado Nacional. Para os cliques, a noiva do cantor sertanejo Gusttavo Lima esteve em luxuoso hotel na praia da Ferradura em Buzios, no Rio de Janeiro.

Andressa posou com diversos modelos de biquíni, deixando suas curvas à mostra. Em um dos cliques, a modelo aparece com um modelito branco dentro de uma piscina.

Em outro, Andressa aparece sentada em uma pedra e, mesmo assim, segue com o abdômen trincado.

do EGO, em São Paulo

Andressa Suita (Foto: Divulgação/Michele Silva)
Andressa Suita (Foto: Divulgação/Michele Silva)


Polícia civil de Colinas prende integrantes de uma quadrilha especializada em assaltos a bancos

226949_300Foram presos em Colinas do Tocantins, os irmãos Edesio Correia da Silva, 29 anos e Oleci Correia da Silva, 36, ambos suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em  roubos a bancos, já que investigações da polícia apontam para ações do bando na região e em Estados vizinhos. “Apuramos que a dupla estava na cidade fazendo levantamento para os comparsas e planejavam roubar a agência do Banco do Brasil daquela cidade”, esclareceu a delegada regional de Colinas, Olodes Maria. Em poder dos suspeitos foram apreendidas uma pistola calibre 380 e vinte e quatro munições, também de calibre 380; dois carregadores; dois coletes aprova de balas e um veículo VW gol que era utilizado para realizar o levantamento dos locais onde os crimes seriam praticados. De acordo com a delegada Olodes Maria, os presos possuíam mandados de prisões por pratica de roubos, tanto do Estado do Tocantins quanto do Maranhão e ambos apresentaram documentos falsos quando foram abordados por policiais, sendo presos, em flagrante, por uso de documentos falsos, posse ilegal de arma de fogo e munições. Outras prisões Outras prisões foram efetuadas ao longo da semana, pela 7ª Delegacia Regional de Policia de Colinas do Tocantins (DRPC), que tem intensificado as ações de investigações e repressão à criminalidade, especialmente crimes de trafico de drogas e roubos. A operação policial teve inicio no município de Brasilandia (TO), e culminou com as prisões, em flagrante, de José Neto de Sousa 34 anos; Valdeci da Conceição, 38; Michelle da Soledade Sousa, 29; Alksandro Gomes da Silva, 33 e Uemerson Gomes de Oliveira, 30. Também foram presos Emerson Rodrigues dos Reis, 41, pela pratica de roubos diversos e Aparecida Sousa Silva, 26. Além da suspeita de praticar roubos, Aparecida também é suspeita pelo crime de homicídio. A polícia ainda montou uma campana próxima a faculdade de Colinas para monitorar um ponto de vendas de drogas, o que resultou nas prisões, em flagrante, de Thiago Sardinha Santos Silva, 22 anos e Nelciley Moreira dos Santos, 33. Com eles foram apreendidos aproximadamente 200 gramas de cocaína. As diligencias continurão e novas prisões deverão ocorrer nos próximos dias. Até o momento, 11 pessoas foram presas por envolvimento com crimes de trafico de drogas, homicídios e roubos. Com exceção das mulheres, que foram encaminhadas para a cadeia feminina de Babaçulândia (TO), todos os outros presos estão na cadeia pública local, à disposição da justiça.

Produção do mel deve crescer 10% no Tocantins

Foto1 - Apicultores fotos Joatan Silva (43)Em plena colheita da safra 2015 os apicultores do Tocantins estão otimistas. A expectativa é de aumento na produção de mel em 10% com relação ao ano passado. Mesmo não tendo o número oficial da produção de 2014, divulgado pela Federação Tocantinense de Apicultura (Fetoapi), o setor já está comemorando, com base naabundante oferta de alimentos, garantida pelo vigor da florada das árvores, tais como ipê, sucupira, pequi, assa-peixe.

Mesma opinião é sustentada pela médica veterinária e diretora de Políticas para a Pecuária da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Erika Jardim. Segundo ela, o aumento também é resultado das capacitações assistências técnicas e atividades realizados pela Câmara Setorial da Apicultura, que tem como objetivo fortalecer a cadeia do mel. “Um dos tripés da apicultura é uma boa alimentação e essa boa florada é fundamental, porque é de onde as abelhas retiram o pólen e o néctar para a produção do mel”, explica. “A estimativa é para crescer 10% na produção total, que atualmente é de 210 toneladas ao ano”, afirma Érika Jardim.

Além de uma boa alimentação, outros cuidados fundamentais devem ser tomados para fomentar a apicultura, que são a organização da cadeia do mel trabalho, que vem sendo realizado pela Câmara Setorial e uma boa gestão da atividade, que se consegue com apicultores conscientes e capacitados para o trabalho. “É um trabalho que vem sendo construído, há dez anos, com a criação da Câmara, informando e orientando os produtores para disponibilizar alimentos naturais, cuidar para manter abelhas produtivas, realizar o manejo sanitário de forma adequada para manter as abelhas saudáveis, além do fomento à comercialização dos produtos com a construção das Casas de Mel”, explica a diretora.

Erika Jardim conta que para fomentar a comercialização foram construídas oito Casas de Mel, além de três entrepostos, em diversos municípios do Estado, com recursos no valor de mais de R$ 1,5 milhão, oriundos da Fundação Banco do Brasil. “Todo mel produzido no Tocantins é consumido aqui mesmo, e ainda não atende a demanda, necessitando importar de estados vizinhos”, revela.

Mercado

Os apicultores da Associação dos Produtores de Mel de Nova Olinda, município na região norte do Tocantins, esperam colher esse ano, em média, 20 toneladas de mel. Um aumento que pode chegar a 17% quando comparada a produção de 2014, que foi de 17 toneladas, segundo o presidente da Fetoapi e também presidente da Associação de Apicultores de Nova Olinda, Charles Dias da Silva. “A demanda pelo mel é maior que a oferta. O preço também aumentou, em 2014, o valor do mel no atacado era de R$ 7,00 o kg, esse ano está em R$ 10,00. A venda do mel embalado pode chegar até R$ 16,00 por kg”, explica Charles Dias enumerando os benefícios a favor do produtor.

Palmas

O apicultor Antônio José Marques Viana, que produz mel no Assentamento Entre Rios, município de Palmas, conta que com os cuidados tomados no manejo da produção, e com fartura de alimentos, devido à boa florada, conseguiu aumentar sua produção de mel. “A expectativa é de produzir meia tonelada a mais que o ano passado, quando colhi duas toneladas”.

De acordo com o presidente da Cooperativa de Apicultores do município de Palmas, Antonildo Alexandre de Medeiros o município conta com 72 apicultores. “A expectativa é para colher entre 15 a 18 toneladas, em 2014 foram produzidas 10 toneladas. O Assentamento Entre Rios, onde está concentrada a maior parte dos apicultores do município, com 30 produtores, deve contribuir com cerca de 10 toneladas”, argumenta.

Dados

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Tocantins produziu, em 2013, mais de 210 toneladas de mel. Atualmente são cerca de 1.300 apicultores, 52 associações, duas cooperativas e uma Federação.

 

MPE requisita informações sobre instituto de previdência municipal de Araguaína

5492e4c736d9605e58c18e0d50600262-width-400 (1)O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína, solicitou à administração municipal informações sobre os investimentos e movimentação financeira do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Araguaína (Impar).

O Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas encaminhou ofício ao Prefeito Municipal, Ronaldo Dimas, e ao presidente do Impar, Carlos Murad, solicitando que os documentos e as informações referentes aos períodos de janeiro a dezembro de 2014 e janeiro a julho de 2015 sejam encaminhados ao MPE em um prazo máximo de 10 dias.

“Recebemos denúncias e notícias sobre a existência de irregularidades no Instituto e o Ministério Público tem o dever de agir preventivamente, para garantir os direitos previdenciários dos servidores municipais”, comentou Alzemiro Freitas.

Entre os documentos solicitados estão o relatório financeiro detalhado, demonstrativos de pagamento efetuado aos dirigentes da entidade e membros do conselho, cópia das folhas de pagamento de diárias e passagens e relação das licitações realizadas.

A recusa em fornecer as informações e documentos solicitados ao MPE constitui crime, punido com pena de reclusão de até três anos, além de multa.

Assentamento Limeira recebe obras da Prefeitura de Xambioá

Projeto de Assentamento Limeira recebeu um conjunto de obras que beneficiam a população do Projeto de Assentamento Limeira

8a614b8b-a6e3-7917PPA Prefeita de Xambioá, Silvia Machado, entregou na manhã deste domingo (09/08) um conjunto de obras no Projeto de Assentamento Limeira, estavam presentes na solenidade de inauguração representantes do legislativo, executivo e muitos assentados dos PAs Caçador e Limeira.

Ao todo foram entregues cinco bueiros simples, um bueiro duplo, dois pontos de ônibus para os assentados esperarem os veículos, uma ponte dobre o córrego caçador, além da recuperação de mais de 80 km de estradas vicinais e ramais.

As obras entregues aos assentados fazem parte do projeto de desenvolvimento do Município de Xambioá empreendido pela gestão municipal, uma vez que as ações desenvolvidas nos assentamentos beneficiados com as benfeitorias foram de iniciativa do município com recursos próprios do tesouro municipal.

Se empenharam na realização das obras as secretaria de obras e a secretaria de transportes, estradas e rodagens. As duas secretarias receberam apoio das demais secretarias bem como a administração e finanças para que juntas pudessem unir forças para o desenvolvimento das atividades com maior possibilidade de sucesso.

No evento lideranças do assentamento realizaram um retrospecto da   luta pelo desenvolvimento da localidade, destacou-se a falta de estradas e a dificuldade encontrada pelos assentados para se deslocarem com a produção das propriedades rurais.

Os vereadores destacaram a importância das obras realizadas, concordando com as lideranças que antes da recuperação das estradas vicinais e das construções dos bueiros haviam muitas dificuldades em se locomoverem até o local.

A Prefeita Silvia Machado destacou que a realização das obras foi para atender as necessidades de desenvolvimento dos pequenos produtores rurais que há muito tempo almejavam as melhorias na qualidade da infraestrutura, os anseios das população local estão sendo atendidos no que diz respeito à realização de benfeitorias que possam garantir a sustentabilidade econômica dos assentados de Xambioá.

Nos descerramento da Placa de Inauguração da Ponte do PA Limeira a Prefeita emocionou os presentes com as palavras inspiradoras que propuseram a continuação da luta pelo desenvolvimento local.

Enviado por Luis Poeta

DEM devem reunir-se nos próximos dias para discutir os rumos da legenda do próximo ano

pageDireção do partido democratas ( DEM), de Araguaína, devem reunir-se nos próximos dias para discutir o rumo da legenda no próximo ano. Entre os assuntos a serem pautados estão a candidatura à prefeitura de Araguaína e cargos na câmara municipal.

O pecuarista Junior Marzola deve disputar as prévias dentro do partido para que seu nome seja indicado como pré-candidato da legenda à prefeitura de Araguína. Já para conseguir outros cargos na Câmara o partido deve contar com pré-candidatos a vereadores de renomes e os ex-secretários Clovis Junior e Héltinho Dantas.

 Na reunião, a vereadora Rejane deve confirmar a sua permanecia no partido e disputar a reeleição ou mesmo a outro cargo na chapa majoritária. Já o ex- vereador Mané Mudança deve sair do partido e filiar-se ao PP.

  

Governo recebe consultoras do PNUD Brasil para discutir Jogos Mundiais do Povos Indígenas

Foto 1 - Daniela Bandeira - Governo do TocantinsO I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), que acontece em outubro deste ano, é o primeiro evento de porte internacional realizado em Palmas e deve reunir atletas, pesquisadores, cientistas, pensadores, autoridades e turistas de diversos países. Com o objetivo de alinhar ações e levantar informações que ajudem na boa recepção desses visitantes, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), recebeu representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil).

“Nossa missão é fazer com que o esse evento tenha o menor impacto negativo para o município e Estado e que todos os atores do trade tenham a visão do tamanho do projeto e também a consciência de que esse evento é um divisor de águas para o Estado do Tocantins”, explica a representante do Comitê Nacional Executivo dos Jogos na área de hospitalidade do PNUD Brasil, Cinnara Bretas.

Ela explica que para a experiência ser positiva, os turistas precisam ter fácil acesso a informações sobre hospedagem, transporte, alimentação, atrativos turísticos e tudo que envolva o evento. Além disso, pontua que a equipe do PNUD está fazendo o trabalho de mapeamento de tudo o que Palmas e cidades do entorno – como Paraíso e Porto Nacional – podem oferecer a esses turistas. “O primeiro passo é colher essas informações e depois disponibilizá-las para os interessados”, informa. 

A expectativa é que a cidade receba cerca de 10 mil turistas, sendo a maioria de outros países. “Se esse turista gostar da experiência, ele volta e ainda divulga o Estado, e os jogos vão deixar esse legado positivo das informações turísticas. O turismo trabalha muito com informação. Esse mapeamento vai ajudar a saber o número de turistas que o Estado pode atender”, continua.

O superintendente do Desenvolvimento Turístico, James Possapp, destaca que o Governo do Estado está trabalhando para divulgar os atrativos do Tocantins. “Estamos buscando a reestruturação do nosso site, para que seja bilíngue, e a elaboração do material de divulgação e promocional, com informações sobre o turismo do Tocantins”, pontua.

Últimas notícias