sexta-feira, junho 26, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, junho 26, 2026
Início Site Página 1254

Judô Guerra/Sesi de Xambioá estreia no Tocantinense faturando onze medalhas

Xambioá no TO 2015-4Essa já foi a 4ª etapa do Tocantinense de Judô 2015, mas para o recém-criado pólo de judô da AD Guerra/Sesi de Xambioá, cidade no extremo norte do Tocantins, a cerca de 550km da capital, essa foi apenas a primeira competição oficial. Controlando o nervosismo e determinados a fazer um bom papel, a equipe conquistou duas medalhas de ouro, duas de prata e 7 de bronze, com destaque para Raimundo Davi, ouro na categoria Sub18 até 73kg. “A gente fica nervoso antes da luta, mas depois que começa esquece de tudo e vai em frente. Foi muito legal a sensação de ganhar minhas lutas e subir no alto do pódio”, contou o xambioaense. Outro que levou o ouro foi Tibério Alan, gestor do projeto junto à escola estadual José Bonifácio. Foi ao pódio do Master A até 73kg. “Foi bom demais esse desempenho de toda a equipe. Acaba sendo um incentivo para continuarmos firmes nos treinos, principalmente sabendo que ajudamos nossa equipe Judô Guerra/Sesi na luta pela conquista do Ranking Estadual, que está muito apertado”, contou Tibério. A equipe aproveitou a oportunidade para trazer alguns atletas que ainda não competem para que treinassem com os mais experientes e dessem apoio as colegas que estreariam no “shiai-jô”, a área de competição do judô. Realizaram dois treinos técnicos e já se sentem mais preparados para o dia que chegar a vez deles. Guerra/Sesi Araguaína Ainda do norte do estado, os araguainenses Melissa Silva e Felipe Oliveira também ajudaram a equipe. Enquanto ele foi bronze no Sênior até 66kg, ela levou três ouros no super-ligeiro do sub18, sub21 e sênior. Ambos são alunos do professor César “Shina” Fernandes, mais um pólo da associação. Na contagem final, os judocas do norte tocantinense ajudaram a equipe Guerra/Sesi a atingir um total de 28 ouros, 20 pratas e 18 bronzes, sendo superados apenas pela Palmas Judô Clube. Os xambioaenses viajaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Xambioá-TO, Cras – Xambioá-TO, Secretaria Municipal de Esporte e Juventude De Xambioá-TO, SESI, Studio de Treinamento Funcional Ação e Movimento, Vereador Eudo e Vereador Albertino. Próxima etapa O próximo desafio já está marcado e será em dose dupla, no dia 25/09, novamente em Palmas. Pela manhã serão as finais dos Jogos Escolares do Tocantins e de tarde a 5ª etapa do Ranking Estadual. E ainda com um bônus super-especial: na manhã seguinte, haverá uma palestra sobre história e filosofia do Judô com o Sensei Sadao Flemming, um dos grande nomes do judô nacional, válida inclusive como curso para o exame de faixas pretas do final do ano. Não dá para perder! (Ascom ADG)

Estudantes de Araguaína poderão receber quase mil reais para estagiar na Justiça Federal

20150115181155_568c7a7a063a04cc654e2b81d49e084eA Subseção Judiciária de Araguaína (TO) iniciou nesta segunda-feira (24) as inscrições da seleção para a formação de cadastro reserva de estagiários do curso de direito. A remuneração mensal oferecida para 2015 é de R$ 971,00 e poderão participar somente estudantes de duas instituições de ensino conveniadas com a Justiça Federal: Faculdade Católica Dom Orione e Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). As inscrições encerram no dia 31 de agosto e o edital está disponível no site www.jfto.jus.br, na sessão “avisos”.

O processo de seleção ocorrerá por meio de prova escrita no dia 26 de setembro de 2015, sendo que o local será definido posteriormente e enviado no e-mail dos candidatos. Aos portadores de necessidades especiais, serão reservadas 10% das vagas do cadastro de reserva de estágio que vierem a surgir ou forem criadas no prazo de validade da seleção. Os aprovados serão convocados de acordo com a necessidade da Subseção Judiciária de Araguaína.

Além da remuneração, os estudantes que forem convocados para o estágio também irão receber auxílio-transporte por dia útil de R$7,00. A carga horária será de 4h diárias e 20h semanais, respeitando o horário de expediente da Justiça Federal, entre 8h e 19h, e definida de acordo com o horário acadêmico do candidato.

As inscrições estão sendo realizadas na sede da Subseção Judiciária de Araguaína, situada à Av. Neief Murad, nº1080, Setor Jardim Goiás, na Supervisão da Seção de Suporte Administrativo e Operacional (SESAP), no horário de 08h as 11h e de 13h as 18h. Os documentos necessários, bem como outras informações, estão disponíveis no edital. O telefone para contato é (63) 2112-8200. (Samuel Daltan)

Regional dos Jogos Estudantis movimenta alunos em Palmas

350Palmas sediou, no sábado, 22, mais uma fase da competição municipal da 25ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Pela manhã, no complexo da Arno 51, os alunos de 15 a 17 anos, competiram nas diversas modalidades do atletismo, tanto no feminino, quanto no masculino. Durante a competição, foram disputadas provas de corrida, arremesso de peso e lançamento de dardo. No período da tarde, foi a vez das turmas do Futsal Masculino e Vôlei de Praia Masculino garantirem vaga para a final regional da competição.

No Colégio da Polícia Militar (CPM), quatro equipes de futsal masculino disputaram as primeiras colocações na competição. A Escola Municipal Antônio Gonçalves, o Colégio Dom Bosco, o Centro de Ensino Médio de Taquaralto e a Escola Estadual Liberdade, disputaram vagas na próxima etapa. Para a disputa acirrada, o professor Ricardo Leal contou que os alunos se prepararam e estão confiantes na vitória. “Nossos alunos se prepararam. Não tanto como esperávamos, por conta da greve, mesmo assim mantiveram o foco e a confiança na vitória”, disse o técnico da equipe da Escola Liberdade.

Capitão do time de futsal da mesma escola, o aluno do 1º ano, Silas da Luz Gomes afirmou que é a primeira vez que os colegas foram classificados para a segunda fase do Jets. Para ele, a equipe já é vitoriosa por ter conseguido ter um melhor desempenho neste ano. “Queremos muito levar esse título para a Liberdade, fazer história, pois é a primeira vez que chegamos à segunda fase. Competições como essa nos motivam a permanecer na escola e sempre buscar um melhor resultado”, afirmou.

Na praça da Quadra 906 Sul, cinco equipes participaram do vôlei de praia masculino: Escola Estadual São José, Centro de Ensino Médio (CEM) Tiradentes, Escola Municipal Antônio Gonçalves e Colégio Militar. Os competidores, também de 15 a 17 anos, disputaram vagas na fase regional da competição.

Conforme a professora das turmas de 1º e 2º ano do Colégio da Polícia Militar, Thays Alves Pereira, os estudantes tiveram um mês de preparação intensa para o jogo. “Antes, treinávamos em quadra, sempre para manter os alunos dispostos para a competição. No último mês, tivemos uma preparação específica, na praia, sempre dispostos a conquistar o título campeão”, explicou.

Douglas Bastos, aluno do 1º ano do CPM, ressaltou o desejo de chegar à final do campeonato. “É o sentimento de todos da equipe: viemos para ganhar. Estamos com uma equipe forte e uma expectativa muito boa de vitória no Jets”, completou. 

Thaís Ramalho / Governo do Tocantins

Governador Marcelo Miranda reúne secretários para discutir Plano Plurianual 2016/2019

(Foto: Divulgação/TRE-TO)
(Foto: Divulgação/TRE-TO)
(Foto: Divulgação/TRE-TO)

O governador Marcelo Miranda se reúne nesta segunda-feira, 24, com seu secretariado, para discutir as linhas gerais de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016/ 2019. A reunião será realizada às 15 horas, na sala de reuniões do Palácio Araguaia.

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto na Constituição Federal. Ele estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população.

A intenção do governador Marcelo Miranda é realizar um planejamento participativo, por meio de encontros regionais em cidades que representam todas as regiões do Estado ao exemplo do Bico do Papagaio, norte, sudeste, sul, nordeste, noroeste, centro-oeste, centro e Jalapão.

A elaboração do documento envolverá as secretarias de Estado de Planejamento e Orçamento; de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação; de Desenvolvimento Econômico e Turismo; da Segurança Pública; do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária; da Educação; da Saúde; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; da Defesa e Proteção Social; da Comunicação; da Cultura; além do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Polícia Militar, da Agência Tocantinense de Saneamento, entre outros.

Governo anuncia corte de dez ministérios

Porto-União-da-Vitória-receberá-Dilma-Rousseff-amanhã-16_06_2014O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou hoje (24) que o governo vai reduzir o número de ministérios do governo, baixando de 39 para 29 o total de pastas. A medida faz parte de um pacote de reforma administrativa apresentado hoje (24) a ministros durante a reunião da coordenação política com a presidenta Dilma Rousseff.

Os ministérios que serão extintos serão definidos até o fim de setembro por uma equipe do governo. “Nosso objetivo é chegar a uma meta de dez [ministérios]. Existem várias propostas possíveis para atingir essa meta. Precisamos ouvir todos os envolvidos, não tem nenhum ministério inicialmente apontado para ser extinto”, disse Barbosa.

“Esse é um processo que envolve todo o governo federal, todos os órgãos e autarquias, envolve também uma melhor governança de empresas estatais, é um processo que precisa ser construído a várias mãos, deve ser feito com participação dos diversos ministérios, dos diversos órgãos e estatais do governo”, acrescentou. A definição dos ministérios que serão extintos vai levar em conta critérios de gestão e políticos, como o atendimento a partidos da base aliada do governo, que comandam algumas pastas.

A reforma também inclui cortes em estruturas internas de órgãos, ministérios e autarquias – com a redução de secretarias, por exemplo; a diminuição dos cargos comissionados no governo, os chamados DAS; o aperfeiçoamento de contratos da União com prestadoras de serviços, entre eles de limpeza e transporte; e a venda de imóveis da União e a regularização de terrenos.

Atualmente, o governo tem 22 mil cargos comissionados. Segundo Barbosa, 74% são ocupados por funcionários públicos, mas cerca de 6 mil não são do quadro.

O ministro não apresentou a estimativa da economia do governo com as medidas, mas disse que a reforma é necessária para a nova realidade orçamentária do país e vai melhorar a produtividade do governo. “Com o melhor funcionamento da máquina, você vai aumentar a produtividade do governo. É vital e crucial aumentar a produtividade dentro do governo”, disse.

Desde a campanha presidencial de 2014, a oposição cobra redução de ministérios. Há inclusive propostas em tramitação no Congresso Nacional para obrigar o governo a enxugar a máquina. Segundo Barbosa, Dilma decidiu fazer a reforma agora no momento em que o governo prepara a proposta de lei orçamentária e o Plano Plurianual, que traça os gastos e prioridades do governo de 2016 e 2019.

“A presidenta Dilma sempre foi, é e continua sendo muito focada em gestão pública. Durante a campanha não se colocou contra uma reforma administrativa, o que ela sempre apontou era qual a reforma administrativa, qual deve ser a reestruturação, que ministérios podem ser juntados, que ministérios podem ser recriados ou extintos. Nesse espírito que estamos apresentando a reforma”, explicou.

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, disse que a presidenta “nunca resistiu” à ideia de cortar ministérios, apenas decidiu que o momento é apropriado, após a aprovação das medidas de ajuste fiscal no Congresso Nacional. “É uma questão apenas de timing, ela esteve sempre de acordo, senão não estaria fazendo o que está propondo agora”.

Nelson Barbosa lembra que as medidas da reforma administrativa dependem de projetos de lei, decretos ou portarias para entrarem em vigor. 

Edição: Denise Griesinger

Pará tem campanha de combate ao escalpelamento

CC_JamilleComeça hoje (24) e vai até sexta-feira (28), no Pará, uma campanha de combate ao escalpelamento – vítimas têm cabelos, orelhas e outras partes do rosto arrancados quando os cabelos se enroscam no eixo dos motores das embarcações que fazem o transporte pelos rios da Amazônia. A mobilização quer alertar a população ribeirinha sobre os riscos desse acidente.

Entre as ações da campanha, a promotora de Justiça Suely Catete, da Comissão de Erradicação dos Acidentes com Escalpelamento no Pará, destaca o trabalho direcionado aos barqueiros, para incentivar a cobertura do eixo do motor das pequenas embarcações.

Segundo ela, a Marinha fornece essas coberturas de forma gratuita. “Só que, infelizmente, muitos não aceitam ou aceitam e depois retiram porque acham que dificulta a retirada de água nas pequenas embarcações.

O escalpelamento ocorre quando o eixo de um barco, em rotação, enrosca os cabelos de uma pessoa, arrancando-os bruscamente. Em muitos casos, além de ter os cabelos arrancados, a vítima sofre lesões nas orelhas e sobrancelhas. Segundo a promotora, só no primeiro semestre de 2015 o Pará registrou seis acidentes como esse.

“A última ou a penúltima vítima foi uma criança, a avó estava sentada perto do motor e resolveu deitar a cabeça da criança com o cabelo solto. Aí achou que nunca ia acontecer. Esse é o grande problema: as pessoas acham que nunca vai acontecer”, disse Suely.

Há quatro anos, a assistente social Maria Cristina dos Santos apoia uma organização não governamental que atende a ribeirinhos vítimas de acidentes com motor, a Orvam. Para ela, o maior problema enfrentado pelas mulheres escalpeladas é o preconceito.

“Às vezes, os familiares abandonam essas mulheres, essas crianças. Há maridos que abandonaram suas mulheres, namorados que abandonaram as namoradas. Aquela mulher já passou por uma situação tão delicada e ainda foi abandonada pela família, que não teve estrutura emocional para superar junto com a mulher esse problema. isso é o mais dolorido”.

Edição: Graça Adjuto
Graziele Bezerra – Repórter do Radiojornalismo          

Coreias recomeçam negociações no meio de ‘provocações’

O diálogo entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul recomeçou hoje na zona desmilitarizada, em Panmunjeom, comunica o canal televisivo sul-coreano YTN.

1911041
© AFP 2015/ JUNG YEON-JE

As negociações entre altos representantes dos dois países começaram ontem e visam baixar o nível de confrontação. O diálogo durou mais de dez horas, as partes decidiram fazer um intervalo para estudar as posições um do outro. 

Por parte da Coreia do Sul, a delegação é chefiada pelo secretário presidencial para a Defesa e ministro da Unificação. A delegação norte-coreana é liderada pelo chefe da direção política das Forças Armadas da Coreia do Norte e chefe do departamento da unificação do Comité Central do Partido dos Trabalhadores.

As negociações se realizam à porta fechada. A única informação que foi divulgada é que a delegação da Coreia do Norte nega as acusações de que o país tenha estado envolvido nas explosões na zona desmilitarizada, onde morreram dois militares sul-coreanos.

O vice-chefe do grupo parlamentar do partido Rússia Unida, Franz Klintsevich, considera que é importante o fato de que as negociações decorrem sem intermediários:

“A Coreia do Norte é a que está menos interessada em que a escalação do conflito se transforme em confrontação militar. Do meu ponto de vista, o essencial é outra coisa. O principal é que a Coreia do Sul e o seu aliado principal, os EUA, entendam finalmente que quaisquer tentativas de mudar o regime na Coreia do Norte pela força conduzirão não só a uma grande guerra na península coreana mas também a cataclismos sérios em todo o mundo”.

Ao mesmo tempo, os militares da Coreia do Sul divulgaram a informação de que cerca de 50 submarinos norte-coreanos teriam rumado ao mar do Japão e mar Amarelo, mas a sua localização não é conhecida.

“Este é o maior número de submarinos da Coreia do Norte lançados ao mar depois da guerra,” diz a fonte militar da agência de notícias Yonhap.

Em comparação, a Coreia do Sul tem somente treze submarinos, mas no país há cerca 28 mil militantes norte-americanos e submarinos dos EUA.

Por enquanto, os vestígios dos submarinos “perdidos” ainda não foram encontrados.

Além disso, os militares sul-coreanos afirmam que a Coreia do Norte fortaleceu e dobrou a sua artilharia perto da zona desmilitarizada. 

É de lembrar que nesta sexta-feira (21), o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, ordenou que suas tropas estivessem prontas para o combate com os vizinhos do sul, após um intenso duelo de artilharia, sem baixas, na fronteira entre os dois países na última quinta-feira. Os norte-coreanos exigiram que Seul desmontasse até sábado (22) o sistema de altifalantes utilizado para fazer propaganda contra o seu governo. Já a Coreia do Sul, que acusou Pyongyang de iniciar o conflito ao disparar um foguete contra o seu território, disse que não pretendia respeitar o ultimato, garantindo que as emissões áudio contra Kim Jong-Un ao longo da fronteira iriam continuar.

http://br.sputniknews.com/

Dilma redefine o futuro do Programa Arpa

Decreto estabelece mecanismos de financiamento e a nova estratégia acertada com os doadores internacionais, ampliando os meios de aporte de recursos.

AC_1084Decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff, publicado na edição desta sexta-feira (21/08) no Diário Oficial da União, altera o Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). A decisão incorpora as inovações desenvolvidas para o programa nos seus últimos 12 anos, como a estrutura de gestão, os meios de financiamento e seus objetivos.

O novo decreto traz uma mensagem clara sobre os mecanismos de financiamento e a nova estratégia acertada com os doadores internacionais, ampliando os meios de aporte de recursos e garantindo a sustentabilidade financeira para os próximos 25 anos de duração do programa. Deixa claro o apoio à consolidação e manutenção de unidades de conservação de uso sustentável e de proteção integral, bem como amplia a participação social na gestão e avaliação do Arpa, reforçando a atratividade de sua aderência com políticas públicas para o futuro.

NOVOS INTEGRANTES 

A governança do Arpa permanece a cargo de um comitê com participação de representantes da União, agora incorporando os Ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão; dos estados da Amazônia participantes; da sociedade civil com relevância na região; e dos doadores. 

Deixa clara, ainda, a meta de se buscar, em 25 anos, o aporte de recursos nacionais para o alcance da sustentabilidade financeira, em alinhamento com a consolidação das unidades participantes, esforço a ser perseguido pelo governo federal e pelos governos estaduais parceiros. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) editará as normas complementares para acomodar as reformas em até 90 dias após a publicação do decreto.

SAIBA MAIS

O Arpa (Programa Áreas Protegidas da Amazônia) é um progra-ma do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), gerenciado financeiramente pelo Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) e financiado com recursos do Global Environment Facility (GEF) – por meio do Banco Mundial -, do governo da Alemanha – via Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KfW) – da Rede WWF e do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Foi lançado em 2002 para ser executado em três fases indepen-dentes e contínuas. É o maior programa de conservação de florestas tropicais do planeta e o mais expressivo ligado à temática das unidades de conservação no Brasil.

Criado com o objetivo de expandir e fortalecer o Sistema Nacio-nal de Unidades de Conservação (SNUC) na Amazônia, o Arpa se propõe a proteger 60 milhões de hectares, assegurar recursos financeiros para a gestão destas áreas a curto/longo prazo e promover o desenvolvimento sustentável naquela região. Reconhecido internacionalmente, combina biologia da conservação com as melhores práticas de planejamento e gestão. 

As unidades de conservação apoiadas pelo programa são benefi-ciadas com bens, obras e contratação de serviços necessários para a realização de atividades de integração com as comunidades de entorno, formação de conselhos, planos de manejo, levantamentos fundiários, fiscalização e outras ações necessárias ao seu bom funcionamento.

O Programa Arpa encontra-se alinhado com as principais políticas e estratégias do governo brasileiro para a conservação da Amazônia, tais como:

– Plano Amazônia Sustentável (PAS), cuja integração com o Arpa acontece a partir da consulta e envolvimento de diversos setores das sociedades regional e nacional, além de permear os cinco eixos temáticos prioritários do PAS: produção sustentável com tecnologia avançada, novo padrão de financiamento, gestão ambiental e ordenamento territorial, inclusão social e cidadania e infra-estrutura para o desenvolvimento;

– Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM), cujas contribuições e interfaces com o Arpa estão na sintonia entre os objetivos e diretrizes gerais de ambos, incluindo as metas do PPCDAM de ordenamento fundiário e territorial da região, através da criação e consolidação de UCs;

– Plano Nacional de Áreas Protegidas (PNAP), com o qual o Arpa colabora para o cumprimento de diversas diretrizes, como a de assegurar a representatividade dos diversos ecossistemas e a de promover a articulação de diferentes segmentos da sociedade para qualificar as ações de conservação da biodiversidade;

– Plano Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), que tem no Programa Arpa importante apoio para sua consecução. Somente a criação de 13 UCs na Amazônia entre 2003 e 2007 com o apoio do Arpa evitará, até 2050, a emissão de 0,43 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera. Dessa forma, a expansão futura do SNUC na Fase II do Arpa e a melhoria na gestão das UCs poderão aumentar a contribuição do Programa para a redução das taxas de desmatamento na Amazônia Legal.

 

Por: Luciene de Assis – Editor: Marco Moreira

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)

MPE ajuíza ACP contra o Estado para que aumente o efetivo da Polícia Militar em Gurupi

db93fa03beee3216f391a9d0ac2921e9-width-400O reduzido efetivo policial no município de Gurupi levou o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Gurupi, a ajuizar uma Ação Civil Pública (ACP) em desfavor do Estado do Tocantins. A ACP requer, em caráter liminar, que o Estado providencie a lotação de, pelo menos, 48 policiais militares empregados exclusivamente no serviço operacional (nas ruas) da cidade. O prazo é de 30 dias, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil) reais.

Na Ação, o Promotor de Justiça, Roberto Freitas Garcia, ainda pede o imediato retorno de todos os policiais militares que estão cedidos a outros órgãos ou a serviço de autoridades, desde que estejam a desempenhar apenas funções burocráticas, estranhas à atividade-fim da Polícia Militar, e a disponibilização de duas viaturas para serem empregadas exclusivamente no policiamento ostensivo.

Também é solicitado ao Estado que providencie, no prazo de 60 dias, a publicação de edital para contratação de empresa para realizar concurso público para a Polícia Militar do Estado do Tocantins e que após o término do concurso público, o número de policiais lotados em Gurupi, que atualmente é de 228, seja elevado para 292, dos quais 196 deverão ser empregados no policiamento ostensivo ou operacional.

De acordo com o documento, o efetivo da Polícia Militar do Estado estaria muito abaixo do que determina a Lei nº 1.676/06, que prevê o quadro de cargos efetivos da PM/TO em 7.524 policiais, no entanto, a corporação teria, hoje, apenas cerca de cinco mil policiais. “Essa circunstância tem imposto aos militares uma jornada de trabalho desumana, pois frequentemente se veem obrigados a trabalhar em escalas de plantão de 12 x 24; 24 x 24 e 24 x 48 horas, quando o legalmente admitido é a designação de escala de plantão com jornada de 24 x 72 horas”, exemplificou o Promotor de Justiça.

Esclareceu, ainda, que a média de militares que prestam serviços apenas em Gurupi é bem inferior à verificada em outros municípios tocantinenses, particularmente na capital. Apontou também que o índice de criminalidade de Gurupi, entre os anos de 2011 e 2015, não fica nada a dever em relação a Palmas/TO, citando, como exemplo o número de 78 homicídios ocorridos em Gurupi nesse período, que compreende, proporcionalmente, quase o dobro do registrado na capital, no caso, de 124 homicídios.

O promotor ainda reforçou que o MPE já havia expedido uma recomendação ao Governo do Estado para que aumentasse o efetivo da Polícia Militar de Gurupi e encaminhasse mais viaturas para a cidade, mas a solicitação não foi acatada.

Daianne Fernandes

Ruas no bairro Itaipu em Araguaína são preparadas para receber obras de pavimentação

1000Há muito tempo, os moradores do bairro Itaipu, em Araguaína, sonham com o fim da poeira na seca e a lama no período chuvoso. Essa é uma realidade que está com dias contados para acabar. A segunda mais importante cidade do Tocantins, Araguaína, a 368 km de Palmas, vem recebendo importantes investimentos para a consolidação da sua infraestrutura viária e benfeitorias que fortalecem o desenvolvimento do município.

Apesar da difícil situação econômica pela qual passa o Estado, o Governo vem buscando atender às necessidades e às demandas da população tocantinense. No bairro Itaipu, o Governo está executando 84 mil m² em serviços de pavimentação urbana, drenagem pluvial, mobilidade, acessibilidade e sinalização viária. Os recursos, em torno de R$ 9,6 milhões, foram alocados em convênio com a Caixa Econômica Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

De acordo com o diretor de conservação rodoviária do Departamento de Estradas e Rodagem (Dertins), Manoel Lúcio Ruiz Filho, 17 % da obra no bairro já foi executada, desde a assinatura da Ordem de Serviço, no dia 1º de julho, pelo governador Marcelo Miranda.

Lourival Medrado, servidor do órgão na regional de Araguaína é quem fiscaliza a obra. Segundo ele, a previsão é de que em dez dias a empresa comece a etapa de pavimentação. Na fase atual, a empresa executora dos serviços está implantando a rede de drenagem em algumas ruas, em outras está fazendo terraplenagem e em paralelo, outras ruas já estão sendo cobertas com cascalho para compactação da base da rua.

“O governador Marcelo Miranda fica muito feliz em poder dar a sua parcela de contribuição para o desenvolvimento do município de Araguaína, as pessoas acreditaram em nós, fizemos o compromisso e agora estamos executando a obra, levando mais infraestrutura, qualidade de vida e mais benefícios à nossa população. Nosso trabalho já está dando resultados, estamos fazendo a nossa parte”, disse o secretário de Estado da Infraestrutura e presidente do Dertins, Sérgio Leão.

Investimentos

Ao todo, serão mais de 170 mil m² em pavimentação urbana, drenagem pluvial, mobilidade, acessibilidade e sinalização viária só na cidade de Araguaína. As obras somam mais de R$ 17 milhões em investimentos, sendo que cerca de 30% deste valor é contrapartida do Estado.

Quando a empresa terminar os trabalhos no bairro Itaipu, passará para o Setor Maracanã, onde serão pavimentados 90 mil m², que totalizam cerca de R$ 8 milhões em recursos. A previsão é que as obras sejam entregues num prazo de 18 meses, contados a partir da assinatura da Ordem de Serviços.

Luzinete Bispo / Governo do Tocantins

 

Últimas notícias