A convite do governador Marcelo Miranda, líderes empresariais estiveram nesta quarta-feira, 26, no Palácio Araguaia, para tratar de vários pontos que dizem respeito à categoria nas Medidas de Governança, anunciadas esta semana pelo Governo. Realizada no gabinete do chefe do Executivo estadual, a reunião contou com a presença de representantes dos segmentos econômicos comercial, industrial, automotivo, prestação de serviços e outros.
Após ouvir os representantes de todos os segmentos presentes, Marcelo Miranda determinou ao secretário da Fazenda, Paulo Afonso, que considere as recomendações feitas pelos empresários antes de fechar qualquer proposta relacionada a ajustes na alíquota de impostos.
“Podem sair daqui hoje com a certeza de que suas colocações serão ponderadas e avaliadas”, disse o governador. “O apoio de todos os setores que representam é indispensável. Se tomarmos atitudes erradas, queremos ser corrigidos. Estamos abertos ao diálogo, como sempre estivemos”, acrescentou.
O secretário da Fazenda, Paulo Afonso Teixeira, explicou que o Governo compartilhou as preocupações com a importância do equilíbrio das contas e essa reunião foi importante na definição das medidas relacionadas aos tributos. “Vamos construir uma proposta a partir de discussões, para que possamos contar com o apoio e aprovação na Assembleia Legislativa, onde será analisada e votada pelos deputados”, explicou.
Apoio
Os empresários disseram entender o momento econômico pelo qual o Brasil e o Estado atravessam e manifestaram apoio na busca de soluções para melhorar o cenário atual, apresentando sugestões. Dentre elas, uma campanha para aumentar a arrecadação de impostos e a intensificação da fiscalização nas fronteiras.
“Estamos felizes por atender a este chamado do governador. Temos saudades das suas gestões anteriores, quando tivemos boas oportunidades”, disse Fátima de Jesus, presidente da Associação dos Supermercados. “Conte conosco, queremos expressar o nosso apoio”, declarou Klever Coelho, da Transrio.
“Foi fundamental essa reunião. Com essa recepção do governador foi possível esclarecer que não serão tomadas medidas que não estão previstas nos estados circunvizinhos e nas demais unidades da federação”, comentou o presidente do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Pedro Ferreira.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Fabiano do Vale, elogiou a iniciativa do governador Marcelo Miranda de reunir a categoria para discutir medidas que envolvem diretamente o segmento empresarial, como o reajuste de alíquotas de alguns produtos e serviços. “Foi bom o governador nos convocar para discutir essas medidas. Queremos apoiar, estar junto doGoverno e fazer com que as coisas funcionem”.
O presidente da Federação do Comércio do Estado do Tocantins (Fecomércio), Itelvino Pisoni, também elogiou a postura do governador. “O encontro foi excelente, o governador abriu as portas para discutir não só esses pontos em questão, mas também em outras ocasiões”, explicou, afirmando que ainda esta semana o grupo deve se reunir com o secretário da Fazenda, Paulo Afonso, para discutir e chegar a um denominador comum em torno das demandas da classe empresarial.
Presentes
Também estiveram presentes à reunião, Pedro Ferreira, presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins; Luciano Rosa, presidente Associação Automotiva do Tocantins; Davi Gouveia, presidente Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Antônio Lopes, presidente da Associação dos Atacadistas do Tocantins; Ademar Andrade, presidente das Empresas Prestadoras de Serviços Contábeis; e Karielo Coelho, diretor da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa).
Jarbas Coutinho/Governo do Estado





Em sessão realizada na Câmara em 11 de agosto, o presidente da Cooperlota, Davi Pereira, se comprometeu perante aos vereadores que daria uma resposta em 5 dias se era possível captar recurso junto a instituição bancaria para financiar frota de 50 micro-ônibus novos ou não.
A primeira-dama da Prefeitura de Araguaína, Nil Dimas, acompanhada dos secretários municipais da Habitação, Geraldo Silva, e do Trabalho e Ação Social, José da Guia, participou do lançamento do projeto Viva Virtudes e Valores, na noite desta quarta-feira, 25, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS I), localizado no Setor Céu Azul. Hoje o projeto continua, às 18h, no CRAS II, no Setor no CRAS II, localizado na Rua 2, Conjunto Patrocínio.
O espetáculo solo ‘Boi’ desembarca neste domingo, 30, em Araguaína, onde fica até segunda-feira, 31. Toda a programação será realizado no Espaço Cultural ArtPalco. A apresentação teatral será gratuita e conta com o apoio da Prefeitura. A peça inicia no domingo, a partir das 20h, e na segunda, o espetáculo será apresentado a partir das 17h. 
Na tarde desta terça-feira, 25, durante sessão ordinária na câmara Municipal de Araguaína, a líder do grupo de mulheres “União Faz a Força”,Jakellinny Lorranni Cardoso Silva, usou a tribuna livre da Casa para denunciar possíveis irregularidades cometidas pela Secretaria de Habitação durante os sorteios da casa no estádio Mirandão.



O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça em Defesa do Patrimônio Público de Araguaína, expediu nesta segunda-feira, 24, recomendação administrativa ao Prefeito Ronaldo Dimas e aos Secretários Municipais de Infraestrutura e da Administração, Simão Moura e Nahim Halum, para que executem obras, orientadas por um plano de saneamento básico, com a finalidade de evitar prejuízos ao erário.
O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO), Gedeon Pitaluga, esteve em Tocantinópolis nesta segunda, 24, para declarar o seu apoio à pré-candidatura do advogado Giovane Moura à presidência da subseção no município. Gedeon se reuniu com um grupo de advogados compromissados com a classe jurídica. Juntos reforçaram a relevância das eleições e a necessidade da alternância de poder, bem como do engajamento de profissionais comprometidos com a Ordem.
A deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) fez uma visita in loco na manhã desta segunda-feira, 24, ao Hospital Regional de Gurupi (HRG) junto com o Comitê Gestor da Saúde. A parlamentar, que é presidente do Comitê, cumpre agenda de visitas aos hospitais definida em maio deste ano. Na ocasião, os membros visitaram as dependências do HRG e depois receberam informações da equipe técnica do hospital.
O governo federal pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) um novo prazo para explicar a prestação de contas da presidenta Dilma Rousseff referente a 2014. O pedido foi confirmado pelo ministro Augusto Nardes, relator do processo, que esteve na tarde de hoje (24) em São Paulo.





