sexta-feira, junho 26, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, junho 26, 2026
Início Site Página 1253

Marcelo Miranda discute demandas empresariais com representantes da categoria

1000A convite do governador Marcelo Miranda, líderes empresariais estiveram nesta quarta-feira, 26, no Palácio Araguaia, para tratar de vários pontos que dizem respeito à categoria nas Medidas de Governança, anunciadas esta semana pelo Governo. Realizada no gabinete do chefe do Executivo estadual, a reunião contou com a presença de representantes dos segmentos econômicos comercial, industrial, automotivo, prestação de serviços e outros.  

Após ouvir os representantes de todos os segmentos presentes, Marcelo Miranda determinou ao secretário da Fazenda, Paulo Afonso, que considere as recomendações feitas pelos empresários antes de fechar qualquer proposta relacionada a ajustes na alíquota de impostos.

“Podem sair daqui hoje com a certeza de que suas colocações serão ponderadas e avaliadas”, disse o governador. “O apoio de todos os setores que representam é indispensável. Se tomarmos atitudes erradas, queremos ser corrigidos. Estamos abertos ao diálogo, como sempre estivemos”, acrescentou.

O secretário da Fazenda, Paulo Afonso Teixeira, explicou que o Governo compartilhou as preocupações com a importância do equilíbrio das contas e essa reunião foi importante na definição das medidas relacionadas aos tributos. “Vamos construir uma proposta a partir de discussões, para que possamos contar com o apoio e aprovação na Assembleia Legislativa, onde será analisada e votada pelos deputados”, explicou.

Apoio

Os empresários disseram entender o momento econômico pelo qual o Brasil e o Estado atravessam e manifestaram apoio na busca de soluções para melhorar o cenário atual, apresentando sugestões. Dentre elas, uma campanha para aumentar a arrecadação de impostos e a intensificação da fiscalização nas fronteiras.

“Estamos felizes por atender a este chamado do governador. Temos saudades das suas gestões anteriores, quando tivemos boas oportunidades”, disse Fátima de Jesus, presidente da Associação dos Supermercados. “Conte conosco, queremos expressar o nosso apoio”, declarou Klever Coelho, da Transrio.

“Foi fundamental essa reunião. Com essa recepção do governador foi possível esclarecer que não serão tomadas medidas que não estão previstas nos estados circunvizinhos e nas demais unidades da federação”, comentou o presidente do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Pedro Ferreira.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Fabiano do Vale, elogiou a iniciativa do governador Marcelo Miranda de reunir a categoria para discutir medidas que envolvem diretamente o segmento empresarial, como o reajuste de alíquotas de alguns produtos e serviços. “Foi bom o governador nos convocar para discutir essas medidas. Queremos apoiar, estar junto doGoverno e fazer com que as coisas funcionem”.

O presidente da Federação do Comércio do Estado do Tocantins (Fecomércio), Itelvino Pisoni, também elogiou a postura do governador. “O encontro foi excelente, o governador abriu as portas para discutir não só esses pontos em questão, mas também em outras ocasiões”, explicou, afirmando que ainda esta semana o grupo deve se reunir com o secretário da Fazenda, Paulo Afonso, para discutir e chegar a um denominador comum em torno das demandas da classe empresarial.

Presentes

Também estiveram presentes à reunião, Pedro Ferreira, presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins; Luciano Rosa, presidente Associação Automotiva do Tocantins; Davi Gouveia, presidente Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Antônio Lopes, presidente da Associação dos Atacadistas do Tocantins; Ademar Andrade, presidente das Empresas Prestadoras de Serviços Contábeis; e Karielo Coelho, diretor da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa).

Jarbas Coutinho/Governo do Estado

Cooperlota não cumpre promessa feita na câmara

IMG_4831Em sessão realizada na Câmara em 11 de agosto, o presidente da Cooperlota, Davi Pereira, se comprometeu perante aos vereadores que   daria uma resposta em 5 dias   se era possível captar recurso junto a instituição bancaria para financiar frota de 50 micro-ônibus novos ou não.

Os veículos já deveriam estar em circulação desde o dia 1 de março, mas até isso não aconteceu. Uma das desculpas que a cooperativa vem dano a imprensa é de que só terá uma resposta concreta com relação ao financiamento dos 50 novos ônibus do transporte complementar na próxima quarta-feira, 2 de setembro.

Enquanto isso não acontece, a prefeitura de Araguaína vem subsidiando os custos com aluguéis de ônibus em péssimas condições de   transportar os   passageiros no perímetro urbano   de Araguína.

No CRAS I, Nil Dimas participa do Projeto Viva “Virtudes e Valores”

O projeto será desenvolvido no CRAS e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Crédito Marcos Filho - Ascom (R481e)A primeira-dama da Prefeitura de Araguaína, Nil Dimas, acompanhada dos secretários municipais da Habitação, Geraldo Silva, e do Trabalho e Ação Social, José da Guia, participou do lançamento do projeto Viva Virtudes e Valores, na noite desta quarta-feira, 25, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS I), localizado no Setor Céu Azul. Hoje o projeto continua, às 18h, no CRAS II, no Setor no CRAS II, localizado na Rua 2, Conjunto Patrocínio.

O Projeto Viva está sendo desenvolvido nos CRAS e também nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Na programação, os alunos atendidos pela unidade puderam fazer parte de uma programação diferenciada em homenagem ao Dia dos Pais. Os familiares assistiram a apresentações de atividades oferecidas pelos Centros, como capoeira, balé, violão e karatê; brincadeiras com os pais, peças teatrais e também participaram de um jantar servido pela equipe do CRAS.

De acordo com a primeira-dama, Nil Dimas, o projeto pretende resgatar os valores e potencializar as virtudes das famílias araguainenses, tendo o CRAS como um importante instrumento para contribuir com essa transformação. “Nossa ideia é resgatar a potencialidade e os valores que são gerados no vínculo familiar, pois todos nós temos valores familiares, e também pretendemos proporcionar uma maior ressocialização entre a comunidade, orientando os pais a educarem bem os filhos”, explicou ela, reforçando a necessidade do aconchego, ajuda e solidariedade. “O CRAS está aberto para todos os lares, com cursos profissionalizantes, palestras, leituras e atividades que aproximam os pais dos filhos”, lembrou.

O carateca Eduardo dos Santos, de 13 anos, é uma dessas crianças que vê no CRAS um instrumento transformador da realidade. No Karatê do CRAS, onde está há apenas um ano, ele conquistou seis medalhas, sendo cinco de ouro e uma de prata. “Para mim, fazer parte dessa história é motivo de orgulho”, disse.

Programação

Hoje, dia 26 – Às 18h no CRAS II, no Conjunto Patrocínio;

Amanhã, dia 27 – Às 18h no SCFV Costa Esmeralda;

Sexta-feira, dia 28 – Às 18h no SCFV Novo Horizonte.

Araguaína recebe espetáculo solo ‘Boi’

Crédito Divulgação (R482f)O espetáculo solo ‘Boi’ desembarca neste domingo, 30, em Araguaína, onde fica até segunda-feira, 31. Toda a programação será realizado no Espaço Cultural ArtPalco. A apresentação teatral será gratuita e conta com o apoio da Prefeitura. A peça inicia no domingo, a partir das 20h, e na segunda, o espetáculo será apresentado a partir das 17h. 

Na terça-feira, 1º de setembro, das 10 às 13h, será realizado o workshop “O ator contemporâneo”, com 25 vagas para amadores e profissionais, que tenham idade igual ou acima de 18 anos. As inscrições podem ser feitas através do telefone (63) 3421-4022. 

O grupo Sertão Teatro Infinito Cia é originário de Goiânia (GO) e o espetáculo solo “Boi” leva a direção Hugo Rodas. A apresentação e a oficina é resultado faz parte do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2015.

 O monólogo “Boi” foi escrito especialmente para o ator Guido Campos Correa pelo dramaturgo Miguel Jorge, tem a direção do uruguaio Hugo Rodas e faz parte de uma trilogia de solos com o tema Sertão. Trata-se da estória de Zé Argemiro, que, entre suas brincadeiras de menino da roça, tem como favorita a de montar na garupa do boi Dourado. Diferentemente da vida normal que levam os outros meninos da sua idade, Argemiro prefere a companhia dos bois, com os quais passa horas conversando, mergulhando, inclusive, em sentimentos de profunda dor e tristeza, quando algum deles morre. O enredo desencadeia no ator principal uma inesperada reação.

 Principal

O ator principal do monólogo, Guido Campos Correa atua há mais de 20 anos, participou das novelas “O Rei do Gado”, de Bendito Ruy Barbosa, e “Que Rei Sou Eu?”, de Cassiano Gabus Mendes, e dos longas “Lula o Filho do Brasil” de Fábio Barreto, “Carandiru”, de Hector Babenco, “O Tronco”, de João Batista de Andrade, “Outras Histórias”, de Pedro Bial, e “Terra de Deus”, de Iberê Cavalcanti.

 Oficina

O workshop ‘O Ator Contemporâneo’ pretende discutir a prática do teatro/dança contemporânea com técnicas somáticas (consciência e reestruturação corporal) para a criação de cenas teatrais/coreográficas através da improvisação, aprofundando a investigação de cada ator/bailarino na experimentação a estímulos diversos, discutindo assuntos e práticas cênicas atingindo desde o não-ator ao ator-artista.

Mulheres criticam critérios adotados pela prefeitura em sorteios de casas populares na cidade de Araguaína

Dezenas de mulheres de famílias cobram dos vereadores investigação no sorteio de casas do programa ‘Minha Casa Minha Vida’

FB_IMG_1440525361838Na tarde desta terça-feira, 25, durante sessão ordinária na câmara Municipal de Araguaína, a líder do grupo de mulheres “União Faz a Força”,Jakellinny Lorranni Cardoso Silva, usou a tribuna livre da Casa para denunciar possíveis   irregularidades cometidas pela Secretaria   de Habitação   durante os   sorteios da casa no estádio Mirandão.

De acordo com Jakelline, o grupo de mulheres “União Faz a Força” foi criado justamente para fiscalizar irregularidades nesta etapa de sorteio devido às inúmeras irregularidades que ocorreram no passado em outros sorteios de casas. Assim foi possível flagrar Geraldo Silva e Fraudneis cometendo irregularidades. Durante o sorteio os secretários da habitação anunciaram que 225 casas já foram sorteadas, mas na realidade sortearão apenas 113 casas entre as pessoas, sem critério, pois tinha até mesmo pessoas com nome duplicado na lista, isso gerou grande prejuízo para as famílias que realmente precisam   de moradia em virtude ter ficado de fora   do sorteio, e elas defenderam a suspensão   do novo sorteio de 500 casas que está previsto para acontecer nos próximos dias.

O líder do prefeito, vereador Gipão, e Divino Bethânia preferiram ignorar o apelo da líder e de dezenas de mulheres que culpam Fraudneis e Geraldo Silva de terem cometido falhas no momento   do   sorteio e também atribuiu responsabilidade a Caixa Econômica: “No meu ponto de vista a Caixa Econômica tem responsabilidade. Acho que ela tem que participar mais do processo seletivo. Já o vereador Bethânia Junior jogou a culpa nas pessoas mal intencionadas que prestam informações erronias à Secretaria   de Habitação.

O vereador Rosewelt reagiu com indignação e disparou contra a gestão de Ronaldo Dimas: “São dezenas de denuncias contra a distribuição de casas e o prefeito não toma providencias. São mulheres de família que precisam de casa e estão ficando fora do programa enquanto que os que não precisam estão sendo contemplados. Dentre vários casos vou citar dois: o da dona Lindalva que tem 10 filhos e da dona Socorro que mora na beira de um córrego em área de risco não foram contempladas. Isso é uma vergonha para gestão do prefeito Ronaldo Dimas. Com essa palavra ele foi ovacionado pela multidão que estava presente na Câmara Municipal de Araguaína na tarde desta segunda-feira.

O secretário de habitação do município de Araguaína, Geraldo Silva, compareceu na Câmara e defendeu os critérios adotados nos sorteios e negou que tenha havido irregularidades   no momento dos   sorteios de casas pela Secretária de Habitação.

11056609_868005409944353_5506848858692020661_n

Gracyanne diz que provoca Belo para que role sexo no banheiro do avião

Belo e Gracyanne Barbosa em ensaio do Paparazzo (Foto: Roberto Teixeira / Paparazzo)

Nos bastidores do Paparazzo, cantor se declara e fala da atração pela mulher: ‘Tenho um tesão imenso’; até em bastidor de TV eles já transaram.

 

Belo e Gracyanne Barbosa em ensaio do Paparazzo (Foto: Roberto Teixeira / Paparazzo)
Belo e Gracyanne Barbosa em ensaio do Paparazzo (Foto: Roberto Teixeira / Paparazzo)

Gracyanne Barbosa e o marido, o cantor Belo, posaram para o Paparazzo em um ensaio sensual fitness, que vai ao ar nesta sexta-feira, 28. Nos bastidores, a modelo não teve papas na língua ao revelar suas fantasias sexuais com o marido.

“Eu acho que para não entrar na rotina é importante fazer sexo em alguns lugares inusitados, inovar. No começo, nós até fazíamos mais. Eu acompanhava o Belo e rolava sexo no camarim. Já rolou até no camarim de uma emissora, mas depois ficamos morrendo de medo de ter câmera. Tudo é questão de fetiche”, contou Gracyanne.

Ao ser questionada sobre quando aconteceu a última experiência sexual inusitada, Gracy, sem pestanejar, entregou: “No banheiro de um avião, na nossa última viagem para Paris, no ano passado. Essas experiências rolam muito por convencimento meu, eu provoco (risos). Acho que pelo fato de ser artista, o Belo acha que as pessoas estão sempre olhando”.

Belo admite que não é fácil se segurar quando provocado pela mulher. E fala da relação para lá de quente que os dois conseguem manter após oito anos de relacionamento. “Fazemos sexo todos os dias que estamos juntos. Eu sou fissurado na minha mulher. Tenho um tesão imenso, coisa de louco. Sou extremamente apaixonado.”

‘Brinquedinhos complementam na cama’
Se em público Belo ainda toma alguns cuidados para realizar suas fantasias sexuais, entre quatro paredes ele deixa os pudores de lado. Em entrevista, o cantor confidenciou que gosta de usar alguns brinquedinhos na hora do sexo: “Usamos quando estamos empolgados. Acho que os brinquedinhos complementam na cama e ajudam o casal ao não cair na rotina.”

Gracy revelou, no entanto, que Belo nem sempre lidou com tanta facilidade assim com os tais brinquedinhos. “Ele era muito restrito. No começo da relação, ele era contra entrar em sexshop, contra vibrador. Tinha até uma espécie de ciúme, sabe? A primeira vez que ele viu meu vibrador ficou p… da vida. Disse que ele então não era o suficiente. Coisa de homem, né?”, contou a modelo, rindo.

Com o tempo, a coisa mudou e Gracyanne comemora: “Hoje ele viaja e traz coisas legais de sexshop, me mostra as novidades, se libertou e é uma delícia!”.

Lucas Pasin do EGO, no Rio

MPE recomenda ações preventivas antes das chuvas e planejamento em obras de saneamento em Araguaína

cb894ca197c9d9dc997ba150cd013a77-width-400 (1)O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça em Defesa do Patrimônio Público de Araguaína, expediu nesta segunda-feira, 24, recomendação administrativa ao Prefeito Ronaldo Dimas e aos Secretários Municipais de Infraestrutura e da Administração, Simão Moura e Nahim Halum, para que executem obras, orientadas por um plano de saneamento básico, com a finalidade de evitar prejuízos ao erário.

De acordo com o Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas, desde 2013 o município tem anunciado execução de obras do sistema de drenagem com recursos na ordem de R$ 43 milhões, resultado de convênio com o Estado e a União. No entanto, percebe-se que ainda não existe um plano de saneamento básico, que envolva abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, assim com determina a Lei nº 11.445/2007 (Lei Nacional de Saneamento Básico).

O Promotor de Justiça ressalta, ainda, que os alagamentos em Araguaína são previsíveis nos períodos de chuva e que isso causa danos materiais e morais aos moradores. “A elaboração e implementação de um Plano Preventivo de Defesa Civil adequado à realidade do Município é importante instrumento de gestão do risco, possibilitando aos gestores públicos a adoção de medidas preventivas, bem como a antecipação de circunstâncias como deslizamento de encostas e sobretudo inundações”, disse Alzemiro.

A recomendação estipulou o prazo de 30 dias para que a Administração encaminhe informações sobre as providências tomadas, devendo realizar um levantamento de todas as áreas passíveis de acúmulo de água pluvial; licencie e implante galerias de água pluviais; construa meios-fios nas ruas já asfaltadas; desenvolva um programa de educação político-social visando à sensibilização dos cidadãos, entre outras.

Gedeon Pitaluga visita Tocantinópolis e declara apoio a Giovane Moura

Gedeon Pitaluga_Tocantinópolis (1)O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO), Gedeon Pitaluga, esteve em Tocantinópolis nesta segunda, 24, para declarar o seu apoio à pré-candidatura do advogado Giovane Moura à presidência da subseção no município. Gedeon se reuniu com um grupo de advogados compromissados com a classe jurídica. Juntos reforçaram a relevância das eleições e a necessidade da alternância de poder, bem como do engajamento de profissionais comprometidos com a Ordem.

Ao apoiar a pré-candidatura local, o conselheiro federal ressaltou que seu apoio é fomentado na competência de Giovane. “Tocantinópolis e a região do Bico do Papagaio são de extrema importância para o Tocantins. Precisamos fortalecer a OAB aqui no norte do Estado e o Dr. Giovane representa o que eu acredito, a alternância da representatividade da advocacia e a credibilidade de um profissional dedicado ao trabalho e à nossa causa conjunta”, destacou Pitaluga.

Para Giovane, pré-candidato de Tocantinópolis, estar ao lado do conselheiro federal Gedeon Pitaluga é ter a certeza de que a região será palco de constante presença na OAB-TO, fomentando as ações classistas e oportunizando maior engajamento dos advogados no norte do Estado. “Já estivemos juntos de outras lutas, mas agora esse momento de alternância que o Tocantins vive nos proporciona um reencontro de parceiras em busca de melhorias. Nossas ideias são muito parecidas nesse sentido e nós aqui de Tocantinópolis ficamos muito felizes com esse apoio”, afirmou Moura.

Está prevista para a primeira quinzena de setembro/2015 o lançamento das pré-candidaturas para as 14 subseções do Estado: Tocantinópolis, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Colinas do Tocantins, Guaraí, Araguatins, Dianópolis, Taguatinga, Pedro Afonso, Alvorada, Gurupi, Araguaína, Miracema do Tocantins e Natividade. 

Valderez e equipe do Comitê Gestor da Saúde visitam o Hospital Regional de Gurupi

Valderez_e_equipe_do_HRGA deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) fez uma visita in loco na manhã desta segunda-feira, 24, ao Hospital Regional de Gurupi (HRG) junto com o Comitê Gestor da Saúde. A parlamentar, que é presidente do Comitê, cumpre agenda de visitas aos hospitais definida em maio deste ano. Na ocasião, os membros visitaram as dependências do HRG e depois receberam informações da equipe técnica do hospital.

De acordo com Valderez, a visita foi importante, pois foi possível conversar com os pacientes, funcionários e usuários do sistema de saúde gurupiense para saber quais pontos devem ser melhorados. A deputada também orientou à equipe técnica para que seja elaborado um projeto – junto com o pessoal da Secretária Estadual da Saúde (Sesau) – que traga melhorias para o HRG.

 “Ouvimos várias pessoas e percebemos a preocupação de muito com a os obras do Hospital Geral de Gurupi (HGG). Minha sugestão, e me proponho aqui como parlamentar, é que se façam audiências públicas para dar rumo e explicações para a sociedade sobre este hospital, para criar uma familiarização com a realidade. Não sou dessa região, mas sou deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Turismo e sei que temos que trabalhar com resultados. Eu quero que flua e que melhore a Saúde em Gurupi”, completou Valderez.

 O próximo local a ser visitado é o Hospital Regional de Araguaína (HRA). Já o Hospital Geral de Palmas (HGP) recebeu os membros do Comitê no início do mês. Na Assembleia Legislativa (AL), Valderez também é presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Turismo 

 HRG

 O diretor geral do HRG, Celso Alencar, avaliou como positiva a visita do Comitê Gestor. Em suas palavras, ele afirmou que a transparência proposta pela equipe é de extrema importância para que aquela pessoa que não acompanha diariamente possa visualizar a realidade do Hospital.

 “Dentro da ideia da transparência e de mostrar pra comunidade como HRG trabalha, é muito benéfica esta visita. É importante que todos saibam as dificuldades, conquistas e como que a gente pode trabalhar em grupo para resolver os problemas e as dificuldades que são apresentadas”, afirmou.

Entre os principais pontos que precisam ser melhorados, Alencar destacou a necessidade de aumento dos leitos e também o de gerenciamento da oferta de plantões para alguns profissionais. “O Hospital possui 130 leitos utilizados. Existe demanda alta de cirurgias eletivas, pois o HRG também é pronto socorro, o que faz inflar a lotação. Neste contexto entra outros fatores, como o de Recursos Humanos. A oferta de plantões extras, por exemplo, não é tão eficaz devido às escolhas dos próprios funcionários”, declarou.

Também foi informado para a equipe do Comitê Gestor que é preciso aumentar a infraestrutura do Hospital para que se possa realizar um melhor atendimento dos pacientes. De acordo com a diretora de enfermagem do HRG, Leandra Barros, “no dia em que há atendimento ortopédico há superlotação no Hospital, por isso há uma preocupação com as cirurgias eletivas”.

O relatório geral com a análise das observações e dos dados obtidos nas visitas in loco será divulgado em Reunião do Comitê Gestor na Assembleia Legislativa (AL), após o termino do trabalho da equipe.

Na visita

Participaram da visita o diretor executivo do HRG, Ilson Pinto, o analista técnico do Serviço de Saúde, José Pereira de Sousa, a diretora Administrativa do HRG, Cristiane Sousa Soares Borges, a Secretária Municipal de Saúde de Gurupi, Sueli Aguiar, o diretor Técnico do HRG, DR. Yuri, a Superintendente de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Sesau, Luiza Regina Dias Nolêto, a superintendente de Administração e Logística Especializada da Sesau, Adriana Victor Ferreira e a defensora pública Rudicleia Barros da Silva Lima. 

Governo pede ao TCU mais 15 dias de prazo para explicar contas de 2014

001O governo federal pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) um novo prazo para explicar a prestação de contas da presidenta Dilma Rousseff referente a 2014. O pedido foi confirmado pelo ministro Augusto Nardes, relator do processo, que esteve na tarde de hoje (24) em São Paulo.

“O governo está solicitando mais 15 dias. Estou sabendo disso agora, e tomarei uma decisão entre hoje e amanhã, porque foi dado um prazo bastante elástico, de 45 dias. Vou avaliar isso”, disse Nardes, antes de fazer uma palestra na Associação Comercial de São Paulo.

Este foi o segundo pedido de adiamento para explicar indícios de irregularidades apontadas pelo tribunal sobre as contas de 2014. Nardes deve decidir até amanhã se concederá novo adiamento. O prazo do primeiro adiamento vence sexta-feira (28). A data do julgamento, segundo ele, segue indefinida.

No dia 17 de junho, o TCU concedeu ao governo 30 dias para explicar 13 pontos nos quais verificou-se a possibilidade de irregularidades na prestação de contas. No dia 22, a Advocacia-Geral da União entregou a defesa da presidenta Dilma Rousseff. Mas, no dia 12 de agosto, o tribunal registrou indícios de duas novas irregularidades. O governo solicitou 15 dias para responder.

De acordo com o ministro, os dois pontos questionados somariam R$ 26 bilhões em decretos editados sem autorização do Congresso, de um total de R$ 104 bilhões com indicativos de irregularidades encontrados pelo TCU.

O ministro comentou matéria publicada pelo jornal O Globo segundo a qual o tribunal verificou que empresas estatais são sócias em 234 empresas. “O que constatamos é que as estatais são muito autônomas, independentes, sem prestação de contas e sem solicitação de autorização do Congresso [Nacional] para fazer as deliberações. As estatais estão criando impactos negativos na estabilidade econômica, como aconteceu com a Petrobras”, disse ele.

Augusto Nardes destacou que, há oito anos, o TCU havia percebido indícios de sobrepreço na Petrobras e alertado o Congresso sobre isso. “Se tivessem nos escutado lá atrás, com certeza, a Operação Lava Jato não aconteceria”, disse.

Edição: Beto Coura
Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil          

Últimas notícias