sábado, junho 27, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sábado, junho 27, 2026
Início Site Página 1252

Sem pagar aos funcionários até hoje, Dimas pode mergulhar em onda de impopularidade sem precedência

Montagem
Montagem

Mesmo com o orçamento de 440 milhões, Araguaína vive uma realidade bem distante daquela sonhada pelos seus funcionários públicos municipais. Segundo eles, a atual gestão do prefeito Ronaldo Dimas tem ‘apertando cerco’ desde inicio do mandato: ele retirou gratificações, entre outros benefícios conquistados pelos funcionários em gestões anteriores e, por último, tem atrasado pagamentos dos funcionários contratados.

Para dona Maria, enquanto o prefeito recebe alto salário que lhe permiti um dia ou outro ir a bons restaurantes, os funcionários têm enfrentado muitas restrições: “(…) Já nós, funcionários que tocamos a máquina municipal, vivemos dilemas muito deferentes do que vive o nosso prefeito. Sem receber salário temos que conviver com corte de água; energia e até mesmo com falta de alimentos em nossas mesas”.  

Por esses e outros motivos, há quem entenda que Dimas pode mergulhar em onda de impopularidade sem precedência e levando com ele os seus companheiros da base há um lugar distante da população e sem volta.

 

PRF Flagra transporte de trabalhadores em situação irregular

Trabalhadores foram recrutados no interior de Goiás com destino ao estado do Pará

31-08  Trabalhadores em situação irregular encaminhados ao MPT (1)A Polícia Rodoviária Federal, flagrou na manhã desta segunda-feira, (31 de agosto), um veículo de transporte coletivo da Marca Mercedes Benz, Modelo Sprinter, placas de Goiás, conduzido por L. M. S., 48 anos, que na ocasião transportava seis passageiros de Uruaçu/GO para Marabá/TO. Aos policiais, os passageiros informaram que foram contratados na cidade de Uruaçu para trabalhar na construção civil na região de Marabá.

Os agentes da PRF verificaram também que a documentação para o transporte dos trabalhadores não atendia a legislação trabalhista vigente, uma vez que não estavam com as carteiras de trabalho assinadas nem qualquer documentação trabalhista que autorizasse o transporte dos trabalhadores.

Diante de um possível caso de exploração de trabalhadores, a ocorrência foi apresentada ao Ministério Público do Trabalho na cidade de Gurupi/TO.

Em visita ao HRA, Valderez reforça: “queremos que Araguaína cresça e seja referência em saúde no Tocantins”

Visita_HRA_Creditos_Pedro_dos_Anjos2O Comitê Gestor Interinstitucional para o acompanhamento da Saúde no Estado do Tocantins, presidido pela deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP), visitou na manhã desta sexta-feira, 28, o Hospital Regional de Araguaína (HRA). É a terceira visita que a equipe realiza neste mês. A primeira ocorreu no Hospital Geral de Palmas (HGP) e a segunda no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Durante seu discurso, Valderez reforçou a importância da união de todos para resolver os problemas encontrados na saúde. A parlamentar também destacou que não interessa posicionamento político, mas sim a importância de ver Araguaína crescer e ser referência em saúde no Tocantins.

“É preciso verificar a demanda de servidores da pasta, e também que façamos uma organização estrutural e administrativa. É preciso de um comitê gestor, de um Conselho de Saúde e ainda que todos os três poderes trabalham diuturnamente em prol da saúde do Estado, pois a saúde é tripartite e cada um tem que assumir as suas responsabilidades”, afirmou.

Na ocasião, Valderez também ressaltou a necessidade de todos os segmentos organizados de participarem do Planejamento Plurianual do Estado. Além da visita ao HRA, a equipe do Comitê Gestor também visitou o anexo do Hospital, onde são realizadas as radioterapias.

O relatório geral com a análise das observações e dos dados obtidos nas visitas in loco será divulgado em Reunião do Comitê Gestor na Assembleia Legislativa (AL), após o término do trabalho da equipe. Na AL, Valderez também é presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Turismo.

 HRA – Indicadores

Durante a visita, a equipe técnica do HRA, juntamente com superintendes e diretores da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), informaram os indicadores do hospital.

Na apresentação dos dados foi divulgado um relatório com a média mensal dos serviços ofertados pelo Hospital. Para facilitar a compreensão dos números na atualidade, houve uma comparação com os dados de 2005 da unidade com os de 2015, conforme as tabelas abaixo.

 

INTERNAÇÃO

ANO

MÉDIA/MÊS

2005

966

2015

702

 

CIRURGIAS

ANO

MÉDIA/MÊS

2005

421

2015

373

 

URGÊNCIA/EMERGÊNCIA

ANO

MÉDIA/MÊS

2005

8.686

2015

4.004

 

MÉDICA DE OCUPAÇÃO GERAL

ANO

MÉDIA/MÊS

2005

69%

2015

103%

 

MÉDICA DE PERMANÊNCIA

ANO

MÉDIA/MÊS

2005

6 DIAS

2015

11 DIAS

 

ONCOLOGIA

ANO

MÉDIA/MÊS

2005

20

2015

546

 

AMBULATÓRIO

ANO

MÉDIA/MÊS

2005

3.835

2015

1.936

 O ponto que gerou maior discussão durante a apresentação de dados, foi o que mostrou a média de permanência de paciente no HRA. Em 2005, a média mensal era de seis dias por mês. Em 2015 essa quantidade praticamente dobrou chegando a 11 dias por mês.

Além desses dados, a equipe técnica da unidade hospitalar também apresentou um relatório geral – com base no mês de julho de 2015 – onde foi informado que o HRA possui atualmente 257 leitos. Neste período mensal, 587 pacientes foram internados e 686 foram “pacientes-saídos”. Ainda no referido mês 366 cirurgias, 39.573 exames e um total de 5.495 consultas foram realizadas.

Participaram da visita ao HRA o deputado estadual Olyntho Neto (PSDB), o defensor público, Leonardo Ferreira Mendes, a diretora administrativa do HRA, Altina Luiza de Oliveira, a diretora Geral do HRA Érica W. M. Tomelin, a ex-secretária de saúde de Araguaína, Áurea Maria Casagrande da Luz, o odontólogo e pioneiro em Araguaína, Dr. José Ferreira de Meneses, a coordenadora do NEP e de apoio à Política Nacional de Humanização, Sueli Canedo Borges Rodrigues e demais membros do HRA e da Sesau.

 

Em Araguaína, os grupos políticos começaram a se movimentar visando o ano de 2016

capture-20150830-135531Faltando pouco mais de um ano para a disputa das eleições para prefeito em Araguaína. A todo o momento os grupos surgem com nomes e composições diferentes para disputar as eleições de 2016, como o grupo pecuarista Júnior Marzola (DEM); o grupo da deputada Valderez (PP), o do Jorge Frederico (SDD); do Ronaldo Dimas (PR) e até mesmo o grupo do Dr. Paulo Roberto Silva (PP) e Paulo Sindney (PPS).

De acordo com fontes ligadas aos dois grupos políticos, de Ronaldo Dimas e da deputada Valderez, revela que esses dois líderes caminham para fechar acordos: Dimas teria se comprometido com o deputado federal César Halum. Quem estiver melhor na pesquisa será candidato do grupo para disputar a prefeitura de Araguaína com o compromisso de um ou outro ser candidato ao senado em outras eleições que irá acontecer posteriormente a de prefeito em 2018.

Já os deputados estaduais Valderez, Jorge Frederico e do secretária  Paulo Sidney devem mesmo chegar a um acordo político,ou seja, devem formar um grupo. Jorge   deve indicar o vice-prefeito da deputada   Valderez em uma eventual candidatura dela a prefeitura de Araguaína. Os possíveis nomes a serem indicados por Jorge Frederico ele é o do vereador Batista Capixaba e Ferreirinha , mas Ferreirinha tem mais simpatia do palácio Araguaía com o compromisso de todo grupo apoiar Paulo Sidney para o senado federal em 2018, no entanto os pré-candidatos Júnior Marzola e Paulo Roberto aguardam abertura da janela para se movimentar.  

Vereador Abraão comemora aniversário junto com população no setor Araguaína Sul

GEDSC DIGITAL CAMERAAmigos e simpatizantes do vereador Abraão organizaram uma festa no sábado, 29 de agosto, para comemorar o 51º aniversário do vereador, junto com a população no setor Araguaína Sul .

O vereador Abraão falou da felicidade em receber a homenagem em comemoração dos seus 51º aniversários: “ Para mim foi uma surpresa muito grande e agradável em receber essa bela homenagem da população araguaínense. Isso só me motiva a continuar trabalhando ainda mais por eles.” Disse Abraão ao Omelhordaamazônia.

Cléia, uma das organizadoras destacou os reais motivos da idéia de organizar uma festa em homenagem ao aniversário do vereador : “ Abraão e merecedor desta homenagem, isso por que ele vem fazendo um excelente trabalho como parlamentar.” Opinou ela.

Eliésio Miranda compete pela primeira vez na modalidade Triatlhon

Eliésio MirandaNo próximo domingo, 30, o atleta Eliésio Miranda (Intensicare) participará, pela primeira vez, da primeira etapa da Copa Tocantins de Triathlon, na Praia da Graciosa. O atleta se prepara para essa difícil etapa.

 O atleta falou sobre a sua experiência e expectativa para a prova. “Recebi o convite para participar da prova, sei que não é fácil, mas aceitei o desafio para ter essa experiência. Meu objetivo é completar a prova e, nas próximas ir melhorando meu rendimento”, ressaltou Eliésio Miranda (Intensicare).

 A prova será dividida em: 750m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida na categoria Sprint, e 350m de natação. 10 km de ciclismo e 2,5 km de corrida nas categorias Super Sprint e Revezamento. A Copa Tocantins de Triatlhon é realizada pela ER Eventos Esportivos e tem apoio da Prefeitura de Palmas, através da Fundesportes. 

 

Ministro Gilberto Kassab e Claudia Lelis entregam 400 moradias populares em Colinas

IMG_7513Com investimentos de R$ 23,2 milhões, os novos 1.600 moradores do residencial Estrela do Norte 1 e 2, em Colinas, terão suas casas próprias em lotes de 250 m², com área privativa de 41,92 m². Os moradores serão atendidos ainda por escolas municipal e estadual, creche e unidade básica de saúde. 

Em cerimônias simultâneas, o governo federal entrega mais 2.701 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), nas cidades cearenses de Caucaia, Fortaleza e Maracanaú; em Bom Conselho (PE), Castanhal (PA) e Colinas do Tocantins (TO). Com investimentos de R$ 162,2 milhões, mais de 10 mil pessoas serão beneficiadas com a casa própria em todo o País.

No Tocantins, a vice-governadora Claudia Lelis entregou as chaves da casa para a família da dona de casa Lais Souza, mãe de cinco filhos, que não escondia a felicidade do sonho realizado. “Estou feliz, emocionada. Hoje é um dia muito especial”, disse a moradora, que integra uma das 400 famílias que recebem as chaves de suas casas próprias em Colinas.

Claudia Lelis destacou que o Programa Minha Casa, Minha Vida – executado em parceria entre a Caixa Econômica Federal, estados e municípios – vem possibilitando a milhares de brasileiros o acesso a esse bem tão valioso, que traz dignidade, segurança, felicidade. “Quem é mãe sabe a importância de ter um teto para chamar de seu e a certeza de abrigo para nossos filhos”, ressaltou a vice-governadora, que destacou ainda que o governador Marcelo Miranda sempre se preocupou em construir casas para a população e, neste Governo, não será diferente. 

Através de transmissão simultânea, a presidenta Dilma Rousseff falou, direto de Caucaia (CE), para o público de Colinas e todas as cidades que estavam conectadas. Dilma lembrou que o Programa Minha Casa, Minha Vida vem realizando sonhos de milhares de brasileiros e que, ao entregar essas casas, o governo federal está completando a marca de 500 mil moradias entregues para pessoas que vivem com o Programa Bolsa Família. “Nós não vamos abrir mão das políticas públicas que vêm melhorando a vida do brasileiro”, anunciou Dilma, dando um recado para milhares de pessoas que assistiam à transmissão nas cidades conectadas. 

O ministro das cidades, Gilberto Kassab, disse que, em breve, estará de volta para entregar outras casas no Tocantins, e que este é um dia histórico, com milhares de tocantinenses realizando um sonho. 

Também participaram da cerimônia de entraga das chaves o prefeito de Colinas, José Santana, a deputada estadual Amália Santana, e o deputado federal Irajá Abreu

TOCANTINS 

Atualmente, o Governo do Estado tem, em construção ou em fase de pré-construção, cerca de 10 mil moradias populares em todo o Tocantins, através dos programas Pró-Moradia e Minha Casa, Minha Vida 1, e 2. Os programas têm como foco as famílias de baixa renda que contemplam também as reivindicações dos movimentos sociais, além de servidores públicos.

Mestre Kuca lança novo CD neste sábado em Palmas

Mestre Kuca NovoCd 01O lançamento oficial do novo CD da banda Mestre Kuca será realizado na noite deste sábado, 29, no Tendencies Rock Bar, em Palmas. A festa irá contar com a participação de vários artistas da cena local e também haverá o sorteio de CDs. O projeto do segundo álbum da Banda recebeu o apoio da Fundação Cultural de Palmas-TO por meio do Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura. O CD traz 11 faixas gravadas no estúdio Casa do Mato no Rio de Janeiro (RJ), produzidas por Marcelo Sussekind e masterizadas em Nashville (EUA).

De acordo com o vocalista Piettro Lamonier, o show será diferente e os fãs poderão compartilhar um momento único com o grupo. “Pela primeira vez iremos tocar todas as músicas do CD, além de manter os sucessos de outros artistas que sempre apresentamos nos shows”, adianta. O formato digital do novo CD da banda Mestre Kuca já está disponível nos principais sites especializados em música do Brasil. O Box completo do CD, com fotos, encarte, letras, além de informações adicionais, pode ser encontrado no site oficial da Banda: www.mestrekuca.com.br.    

Produção

A produção geral ficou por conta de Marcelo Sussekind, conhecido por trabalhos com grandes nomes da música brasileira como Jota Quest, Capital Inicial, Ana Carolina, atualmente é produtor dos programas da Rede Globo: The Voice e Superstars. Marcelo Sussekind já ganhou vários prêmios da música brasileira e internacional, como o Grammy Latino. Roberto Lly, que também assina a produção, já tocou com músicos do quilate de Jorge Ben, Lobão e Herva Doce – Banda que fundou ao lado de Marcelo Sussekind. Atualmente produz o trabalho de diversas bandas do cenário nacional.

O novo álbum do Mestre Kuca ainda contou com a experiência e bom gosto do maestro Sérgio Villarim, que também faz parte do time de produtores dos programas The Voice e Superstars.

Serviço:

Show de lançamento do novo CD da banda Mestre Kuca

Local: Tendencies Rock Bar (Palmas-TO)

Data: 29/08 (sábado)

Hora: 23h

Entrada: R$ 20,00 

 

Banda Mestre Kuca

Lazer na Rua disponibiliza espaço para atividades físicas em Araguaína

Desportistas e atletas utilizam a Avenida Marginal Neblina no horário das 16 às 20 horas, todos os sábados

 HCrédito Jj Leandro (R486A)á mais de um ano, os araguainenses tem um espaço exclusivo para praticar suas atividades de lazer e esportivas na cidade. Criado em maio de 2014, o Projeto Lazer na Rua, promovido pela Prefeitura de Araguaína, por meio das Secretarias da Cultura, Esporte e Lazer, e Infraestrutura, com apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), disponibiliza a pista direita da Marginal Neblina para os desportistas e atletas da cidade.

 Todos os sábados, exceto no mês de julho, a pista é fechada, das 16 às 20 horas, para a prática esportiva e de lazer com segurança. Várias atividades são realizadas, entre elas caminhada, artes marciais, ciclismo, skate e patins.

 Qualidade de vida

O projeto cria condições para a melhoria da qualidade de vida, estimulando o convívio social e incentivando a prática de atividades esportivas ao ar livre. O projeto atende todos os cidadãos, jovens, crianças, atletas ou amadores, com o intuito de praticar o lazer ou aperfeiçoar o seu esporte favorito.

 Para um dos coordenadores do grupo RUA (Rollers Unidos de Araguaína), Diego Roni Gaspar Araújo, o projeto incentiva as pessoas a saírem do sedentarismo. “Importante e necessário, pois viabiliza um local onde a prática esportiva pode ser alcançada em toda faixa etária, possibilitando além do convívio social, diversão a toda comunidade araguainense, e nós do grupo RUA encontramos nesse projeto um espaço para dar adeus ao sedentarismo”, destacou Araújo.

 A interdição da rua para os carros é do cruzamento dos semáforos da final da Avenida José de Brito até a Avenida Filadélfia.

Câmara aprova Projeto de Lei que prevê criação de duas varas federais no Tocantins

mnbnApós uma votação em turno único nesta quinta-feira (27), o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 8317/2014 que dispõe sobre a criação de duas novas varas federais no Tocantins. O relator da proposta foi o deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB-TO). Agora o PL segue para o Senado onde aguardará aprovação.

 O PL é de autoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que busca a criação de duas varas federais, sendo uma no município de Palmas e outra em Araguaína – ambas sob a jurisdição do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). As novas unidades judiciárias irão agilizar a demanda processual que acompanha o crescimento do Estado, e assim, beneficiar mais de 1,1 milhão de pessoas. 

 Desde o início do ano, a diretoria do Foro da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO) já realizou várias reuniões com a bancada tocantinense em Brasília (DF) e a presidência da Câmara com o intuito de somar esforços para a aprovação do Projeto de Lei. “Agora, iremos buscar o apoio dos senadores do Tocantins para que tenhamos o mesmo êxito que obtivemos na Câmara e assim tornarmos realidade esse projeto. Continuo confiante, pois quem ganha com isso é o cidadão”, ressaltou a diretora do Foro da SJTO, juíza federal Denise Drumond. 

 Atualmente, o Tocantins conta com seis varas federais, sendo quatro em Palmas, uma em Araguaína e uma em Gurupi.  (Samuel Daltan)

Últimas notícias