sábado, junho 27, 2026

55.3 F
Nova Iorque
sábado, junho 27, 2026
Início Site Página 1250

Quem será a próxima vítima, o povo ou Ronaldo Dimas?

20130702194056_coletiva_1_A eleição do prefeito Ronaldo Dimas (PR) gerou boa expectativa em 75 % da população de Araguaína. Mas, pouco tempo depois de ser eleito, se tornou um pesadelo para muitos e durante todo esse tempo de mandato espalhou terror e fez vítimas por todos os lados.  

As primeiras vítimas dele foram os políticos, isso porque Dimas, depois que assumiu a prefeitura, dos 17 secretários indicados por ele cinco eram de outras cidades, deixando vários políticos que ajudou na sua candidatura na ‘chapada’.

E não parou por aí… Dimas mudou a prefeitura do Centro da cidade para a Avenida José de Brito, em prédio de três andares, longe do alcance das velinhas e dos velhos que costumavam pedir dinheiro na prefeitura durante as gestões anteriores.

O prefeito também retirou as gratificações salariais dos funcionários, trazendo para baixo os seus rendimentos e comprometendo todo planejamento financeiro. E para piorar, cortou o crédito educativo dos alunos que estudavam no ITPAC. Com isso muitos deles foram obrigados a parar de estudar.

A “perseguição as suas vitimas continuou”. Dimas aumentou IPTU em até mais 2.000% deixando mais uma vez todo mundo sem condições de pagar. Nem as viúvas escaparam de pagar impostos dos túmulos de seus entes queridos que já estão no céu. Ou seja, se não pagar os restos mortais das pessoas são removidos para colocar outro que pague no lugar.

E para completar, Dimas com apoio da maioria dos vereadores criou 129 taxas e espalhou pardais em vários pontos da cidade e com isso começou uma verdadeira caçada aos condutores de veículos para arrecadar impostos por meio de multas.

Para resumir, Dimas, entre essas e outras medidas tem atrasado pagamentos de funcionários contratados. Mas a gestão dele está chegando ao fim. No próximo ano têm eleições para prefeito e a pergunta que fica é quem será a próxima vítima: o povo ou Ronaldo Dimas? Como se diz o velho ditado, ‘um dia é da caça e outro do caçador.”

Tocantins assina carta para redução do efeito estufa durante a Expo Milão 2015

IMG_9020Com a meta de reduzir em até 40% o desmatamento ilegal no cerrado tocantinense até 2018, o Tocantins se compromete a ajudar os estados da região norte na redução da emissão dos gases de efeito estufa.

Essa foi uma das metas apresentadas pela  vice-governadora, Claudia Lelis, durante a Expo Milão 2015, que acontece em Milão, neste sábado durante o Dia da Amazônia, organizado pelo Governo do Acre, onde os governadores do Acre, Tião Viana; de Rondônia, Confúcio Moura; e a vice-governadora, Claudia Lelis, aderiram ao programa MoU Under 2, um Memorando de Entendimento, cujo objetivo é a contribuição para redução da emissão dos gases de efeito estufa até o ano de 2030. 

“ E o nosso desafio é criar mecanismos institucionais e empresariais que deem suporte à exploração sustentável e justa dessa biodiversidade. O Governo do Tocantins está comprometido em reduzir o desmatamento ilegal, de alcançar os objetivos de redução das emissões de gases de efeito estufa, de garantir as politicas de proteção aos de povos tradicionais, índios e quilombolas, de investir no saneamento básico como garantia de cidadania aos povos da Amazônia Legal e do Estado do Tocantins”, discursou a vice-governadora, durante a programação do dia da Amazônia, no pavilhão do Brasil.

Outra área também com investimentos de R$ 44 milhões e em parceria com o Fundo da Amazônia e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, é para adequação ambiental de mais de 80 mil propriedades rurais, apresentou Claudia Lelis.  

“Com isso será possível identificar os passivos ambientais de reserva legal e áreas de preservação permanente e poder criar mecanismos para recuperá-los. Será possível identificar onde, como e o quê nossos produtores estão plantando e garantir crédito junto aos bancos e instituições financeiras para uma produção sustentável, de baixo impacto e apta para ingressar no mundo do agronegócio”, destacou Claudia Lelis para um público que reuniu ambientalistas, Ongs, empresários brasileiros e italianos.

A vice-governadora participa do evento organizado pelo Estado do Acre dentro da programação da Expo Milão 2015, na Itália, a convite do governo acreano, sem ônus para o Tocantins.

Expo Milão

 Com o tema Alimentando o Planeta, Energia pra a Vida, a Expo Milão 2015 terá a participação de 144 países e irá promover o debate sobre como nutrir o planeta de forma sustentável, justa e saudável. O evento, que está acontecendo em Milão, na Itália, teve início dia 1º de maio e termina dia 31 de outubro. O Brasil está representado nesta exposição com o auditório do Pavilhão do Brasil, onde acontece o evento organizado pelo governo acreano. Durante os 184 dias de evento, a organização espera receber mais de 20 milhões de visitantes em um espaço de 1 milhão de m².  O pavilhão brasileiro conta com 4 mil m², onde acontecem exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, eventos de negócios e de relacionamento.  Com o tema Alimentando o Mundo com Soluções, o Brasil vai mostrar na Expo Milão 2015 sua capacidade para ampliar a produção de alimentos com tecnologias inovadoras e de forma suficiente, saudável e sustentável, com qualidade capaz de atender às demandas mundiais. A participação brasileira na Expo Milão é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), sob a coordenação de uma Comissão Interministerial presidida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

 

 

Câmara Municipal: São João passou, mas fogueira continua queimando e promete sapecar a pele, osso e a alma dos vereadores

Montagem
Montagem
Montagem

As fogueiras de São João acontecem nos meses de junho e julho. Nessa época,  elas pipocam por todos os cantos do País.

 As fogueiras servem para  confraternização de rodas de compadres, mas servem também  principalmente para   lembrar a danada da traição do discípulo Pedro, quando traiu Jesus de madrugada  ao redor de uma fogueira. De lá para cá, as fogueiras viraram tradição.

 Em Araguaína, principalmente na Câmara de vereadores,  existe uma  fogueira que  está queimando pele,  osso,  alma  e até a consciência dos vereadores que caíram em desgraça junto à população.  O descrédito é geral.   De  A a Z a rejeição por parte da população é completa, quase ninguém se salva da fogueira, que mais parece fogo  em roça seca  no mês de setembro.

  A cada dia a fogueira da impopularidade dos nobres vereadores esquenta cada vez mais. E todo o dia tem gente colocando  na fogueira lenha de angico para esquentar ainda mais .Do jeito que a coisa vai não vai sobrar nem cinzas para contar a história.

 Mas a fogueira só está queimando a imagem dos vereadores é porque ninguém mais acredita neles. Tudo que eles falam na Câmara ninguém leva a sério. Uma hora metem o espeto quente nas costelas do prefeito; outra hora estão em fila no gabinete do prefeito  pedindo favores, como emprego para familiares.

 No plenário é muita conversa fiada, só discutem o desnecessário, parece que estão vendendo periquito na  feira ou fazendo apologia ao jumento, ninguém entende nada. Quando estão pela frente é Vossa Excelência pra lá, é Vossa Excelência pra cá, mas por trás metem a faca nas costas uns dos outros sem dó.

 As  brigas entre eles não param, é um querendo passar a rasteira no outro. Daqui para frente a disputa deles será no osso de peito de galinha ( ganhador) para saber quem continua ou quem sai.

 É… A fogueira está queimando  sem piedade. Mas foram os próprios vereadores que acenderam o fogo que vai queimar tudo pela frente, não vai sobrar nem raiz, nem ramo, nem mesmo os ternos dos parlamentares.

 A fogueira está na temperatura máxima e deverá sapecar quem estiver pela frente, os puxa-sacos, até o puxadinho vai ficar sapecado, também a verba de gabinete, tudo vai ficar só um torrão, igual toco de buriti queimado.

 Quem vai se salvar da fogueira? Poucos? Nenhum? Não há mais tempo para sair da fogueira.  Vão ser sapecados e a culpa é deles mesmos. Eles mesmo juntaram a lenha, fizeram a fogueira e caíram dentro do fogo que é mais quente que o do inferno.

 Salve-se quem puder da fogueira.

De shortinho jeans, Gisele Bündchen mostra boa forma após malhação

Gisele Bündchen deixa academia (Foto: Grosby Group/ Agência)
Modelo brasileira se exercitou em uma academia em Foxborough, em Massachusetts, nos Estados Unidos.
Gisele Bündchen deixa academia (Foto: Grosby Group/ Agência)
Gisele Bündchen deixa academia (Foto: Grosby Group/ Agência)

Usando um shortinho jeans, Gisele Bündchen mostrou toda a sua boa forma após malhação nesta quinta-feira, 3. A modelo brasileira se exercitou em uma academia na cidade de Foxborough, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Sem maquiagem e usando um visual despojado, Gisele mostrou que é linda de qualquer jeito.

Ao contrário do que andou sendo noticiado nos últimos tempos, a top brasileira Gisele Bündchen e o jogador de futebol americano Tom Brady não vão se divorciar. A informação é de uma fonte site “E!”. Os boatos de que o casamento não ia bem foi veiculada no dia 12 de agosto pela revista americana “Ok Magazine”. Fontes da revista alegaram na época que na intimidade, o casal estava brigando constantemente e a última discussão depois do aniversário do atleta poderia ser a responsável por ter acabado com o casamento.

Gabriel Castelo Branco do EGO, no Rio

 

Ministro da Justiça tem 30 dias para decidir demarcação de terra indígena

Demarcação, que já dura 30 anos, depende unicamente de decisão do ministro. MPF alertou sobre “conflito armado iminente”. Multa por descumprimento é de R$ 50 mil por dia

Agencia O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul obteve liminar na Justiça que obriga o ministro José Eduardo Cardozo a se posicionar, em no máximo 30 dias, sobre processo demarcatório da Terra Indígena Taunay-Ipegue, no pantanal sul-mato-grossense. O ministro deve analisar os estudos demarcatórios encaminhados pela Funai em 2009 e aprová-los ou rejeitá-los. Se Cardozo descumprir a ordem judicial, a União será multada em R$ 50 mil por dia.

A Terra Indígena Taunay-Ipegue, com 6.461 hectares, fica em Aquidauana, a 150 km de Campo Grande, e é habitada por 5.500 indígenas da etnia Terena. Em média, são 6,8 hectares por família, quantidade de terra insuficiente, se ponderada a qualidade do solo da região, localizada no Pantanal. Os estudos demarcatórios, iniciados em 1985, há mais de 30 anos, e finalizados em 2004, concluíram pela existência de um território tradicional indígena de 33.900 hectares.

O decreto 1.175/96 determina que os estudos, encaminhados ao Ministério da Justiça, devem ser analisados em até 30 dias. O procedimento nº 08620.000289/85, referente à Terra Indígena Taunay-Ipegue, foi encaminhado pela Funai ao ministro em 25 de novembro de 2009. Desconsiderado o tempo em que liminar na Justiça suspendeu os estudos, de 13/08/2010 a 29/04/2014, o processo esteve à disposição do ministro Cardozo por pelo menos dois anos e dez meses, tempo 34 vezes superior ao prazo legal de 30 dias.

A decisão judicial afirma que a omissão do ministro “reflete exatamente a necessidade da atuação do Poder Judiciário para fazer cumprir um direito constitucional espelhado na demarcação de terras indígenas, refletindo no direito de índios e não índios. São notórios os conflitos nas áreas rurais objeto de demarcação, inclusive com morte. Por outro lado, os não índios também sofrem consequências, diante das frequentes ocupações”.

Conflito iminente – O procurador da República Emerson Kalif Siqueira afirma que “um embate armado de grandes proporções é iminente e a tomada de posição pelo Ministério da Justiça, em cumprimento ao prazo legal para decidir, é indispensável e urgente”. Para o MPF, A lentidão na conclusão dos processos demarcatórios podem levar a conflitos como o ocorrido recentemente em Antônio João, no sul do estado, onde um indígena foi morto e dezenas ficaram feridos.

Para o MPF, a demora na definição prejudica toda a sociedade. “Os produtores rurais ficam privados das indenizações devidas e dos reassentamentos de direito, que dependem dessa manifestação do ministro da Justiça. Os índios, por sua vez, continuam sem o pronunciamento conclusivo sobre os limites das terras, em reiterados embates com os agricultores e disputas internas em razão do espaço exíguo”.

Referência processual na Justiça Federal de Campo Grande: 0008916-21.2015.403.6000
 
 
Assessoria de Comunicação Social

PF conclui duas investigações da Operação Lava-Jato que tramitam no STF

imageBrasília/DF – A Polícia Federal concluiu hoje, 3, duas investigações referentes à Operação Lava Jato que tramitam no Supremo Tribunal Federal.

No inquérito 3990, a PF constatou indícios de crime de corrupção passiva praticado por ex-congressista, bem como indícios dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro praticados por atual deputado federal.

As investigações referentes ao inquérito 3997 concluíram que um deputado federal recebeu vantagens indevidas travestidas de doações eleitorais, o que aponta para ocorrência dos crimes de corrupção passiva e ativa, além de lavagem de dinheiro.

Até o momento, a Polícia Federal concluiu quatro inquéritos que tramitam no STF em decorrência da presença de pessoas com prerrogativa de foro.

Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal em Brasília

Ministra Kátia Abreu afirma estar disposta a fortalecer parcerias com o Tocantins

IMG_9570O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está disposto a fortalecer a parceria com o Governo do Tocantins. Foi o que demonstrou a ministra Kátia Abreu, após reunião com o governador Marcelo Miranda, no final da tarde desta quinta-feira, 3, em Brasília. “O Mapa está de portas abertas para o Tocantins”, reforçou a ministra.

 “Eu saio muito satisfeito por entender que a ministra mostrou-se muito sensível à agricultura, ao agronegócio brasileiro, aos pleitos da agricultura do Tocantins. Fomos muito bem recebidos e ela determinou que os projetos, os já existentes e os novos, fossem analisados pela sua equipe técnica. Eu acredito que teremos bons resultados”, avaliou o governador.

 Marcelo Miranda esteve acompanhado da deputada federal e primeira-dama Dulce Miranda, do senador Donizeti Nogueira, do secretário do Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, e dos presidentes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Pedro Dias, e da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo. Segundo o governador, a representação do Estado na reunião “fortaleceu a parceria para trabalharmos em conjunto pelo Tocantins”.

 De acordo com Clemente Barros, Kátia Abreu mostrou grande interesse na solução das demandas apresentadas. “A reunião com a ministra foi altamente produtiva. Ela demonstrou muito empenho em solucionar e atender nossas demandas, não somente as relacionadas ao Mapa, mas também a outras”. Ele referiu-se à liberação de recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para ações e projetos desenvolvidos pelo Ruraltins, e à revitalização dos projetos Rio Formoso e Sampaio.

 A revitalização da Central de Abastecimento, com o apoio da Prefeitura de Palmas, o Projeto Manuel Alves, a Agrotins 2016 (que deverá abordar o tema Matopiba), e o fortalecimento das cadeias da silvicultura, leite, peixe e dos arranjos produtivos também marcaram a pauta da reunião.

 Ao despedir-se da comitiva tocantinense, a ministra Kátia Abreu reforçou o apoio do Mapa para os projetos do Estado. Além do Mapa, nesta quinta-feira, o governador Marcelo Miranda visitou os ministérios das Comunicações, do Turismo e das Cidades.

 

Justiça barra contratação da Fundação Restaurar pela Prefeitura de Araguaína após denúncias do Ministério Público

A prefeitura de Araguaína não poderá mais assinar contratos de prestação de serviços com o Instituto Evangélico Restaurar. Esse é o teor da decisão proferida nesta quinta-feira, 03, pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Araguaína, decorrente de uma Ação Civil Pública protocolada pelo Ministério Público Estadual (MPE) no último dia 01, em desfavor do Município, da Fundação Evangélica Restaurar e de mais quatro agentes públicos. A decisão foi motivada pela constatação de diversas irregularidades no processo de contratação de serviços nas áreas da saúde, educação, assistência social e do trabalho.

Além do prefeito Ronaldo Dimas, são citados na Ação o Secretário de Saúde, Jean Luis Coutinho Santos; o Chefe de Gabinete, Wagner Rodrigues de Barros; e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Agnaldo da Silva Teixeira.

Contratação ilícita de mão de obra

Após denúncia dos Conselheiros Municipais de Saúde, o Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas instaurou inquérito civil, que permitiu identificar graves irregularidades na tentativa de terceirização da saúde pública, a exemplo da intermediação de mão de obra, visando bular o concurso público de provas e títulos e contrariando o princípio da legalidade.

O contrato com a Fundação Evangélica Restaurar seria de seis meses e destinava-se à prestação de serviços odontológicos, serviços na atenção básica, saúde da família e Samu, no valor de R$ 9,6 milhões. “A questão central não foi somente o valor abusivo mas, sobretudo, o desrespeito à legalidade na tramitação dos atos administrativos, que foi absolutamente viciada e maculada”, expôs o Promotor na ação.

Aprovação tendenciosa e ameaças a conselheiros

De acordo com a Promotoria, a instituição não possui qualificação técnica e idoneidade financeira necessárias para a execução dos serviços. Além disso, o processo de escolha da empresa estaria comprometido por desconformidades na licitação, na qual o Instituto configurou como único concorrente, verificando-se uma aprovação tendenciosa por parte do Conselho Municipal de Saúde (CMS), pois alguns conselheiros representantes de instituições como a Pastoral da Criança, por exemplo, foram coagidos a votar a favor da contratação, sob ameaça de assessores do prefeito, conforme boletim de ocorrência apresentado.

Conivência do Conselho de Saúde

O Promotor de Justiça Alzemiro Freitas ressalta que todo o processo teve conivência do presidente do Conselho, pois permitiu e fomentou a ingerência política do poder executivo dentro do CMS, principalmente ao convocar sessões extraordinárias com claro objetivo de apressar a votação.

A Ação questiona, ainda, a necessidade de contratação de assessoria para auditoria, assistência jurídica, contábil, dentre outras, uma vez que o próprio município tem competência para emitir pareceres nessas áreas.

Multa de até R$ 300 mil em caso de descumprimento

Na decisão liminar, além de proibir a assinatura de contratos, a Juíza Milene de Carvalho Henrique determinou a suspensão da reunião plenária do Conselho Municipal de Saúde, que apreciou a minuta do contrato a ser firmado. Em caso de descumprimento, os requeridos estão sujeitos ao pagamento de multa diária no valor de R$ 1.500,00 até o limite de R$ 300.000,00.

 

Fonte: MPE-TO

Morte em Araguaína por arma de fogo, autor do disparo ainda não foi identificado

Por volta das 00:00h do dia 03/09/15, na BR-153, km 136 em Araguaina/TO. Ocorreu um homicídio causado por disparo de arma de fogo, a vítima Severino Dias Campos, de aproximadamente 45 anos conduzia um caminhão M. Benz 1620, após ter parado no acostamento, em frente a empresa John Deere Severinofoi atingido por um disparo na região do tórax, lado esquerdo, vindo a óbito ainda no local. Sem testemunhas e sem pistas do autor do disparo o veículo foi periciado e entregue ao proprietário.

Governo do Tocantins participa da Expo Milão 2015 e assina carta para redução do efeito estufa

pavilhão do BrasilA vice-governadora Claudia Lelis participa, no próximo sábado, 5, de um evento organizado pelo Estado do Acre dentro da programação da Expo Milão 2015, na Itália. Claudia Lelis participa do evento, que tem como tema Dia da Amazônia, a convite do governo acreano, sem ônus para o Tocantins.

 A vice-governadora e demais representantes dos estados da região norte e centro-oeste vão aderir, durante o evento, ao programa MoU Under 2, um Memorando de Entendimento, cujo objetivo é a contribuição para redução da emissão dos gases de efeito estufa até o ano de 2030. Além de

Claudia Lelis, também confirmaram participação no evento os governadores do Acre, Tião Viana; de Rondônia, Confúcio Moura; e empresários do Acre e da região Norte do País, dos ramos de piscicultura, avicultura madeira e frutas, bem como gestores da área ambienta.

 “O Tocantins está comprometido em reduzir o desmatamento ilegal, e de alcançar os objetivos de redução das emissões de gases de efeito estufa, além de garantir as políticas de proteção aos povos tradicionais, índios e quilombolas, e de investir no saneamento básico como garantia de cidadania aos povos da Amazônia Legal e do Tocantins”, explica Claudia Lelis, esclarecendo que a participação do Estado na Expo Milão só reforça o compromisso do Governo em reduzir o desmatamento e degradação ambiental.

 Expo Milão

 Com o tema Alimentando o Planeta, Energia pra a Vida, a Expo Milão 2015 terá a participação de 144 países e irá promover o debate sobre como nutrir o planeta de forma sustentável, justa e saudável. O evento, que está acontecendo em Milão, na Itália, teve início dia 1º de maio e termina dia 31 de outubro. O Brasil está representado nesta exposição com o auditório do Pavilhão do Brasil, onde acontece o evento organizado pelo governo acreano.

.Durante os 184 dias de evento, a organização espera receber mais de 20 milhões de visitantes em um espaço de 1 milhão de m².  O pavilhão brasileiro conta com 4 mil m², onde acontecem exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, eventos de negócios e de relacionamento.  Com o tema Alimentando o Mundo com Soluções, o Brasil vai mostrar na Expo Milão 2015 sua capacidade para ampliar a produção de alimentos com tecnologias inovadoras e de forma suficiente, saudável e sustentável, com qualidade capaz de atender às demandas mundiais.

 A participação brasileira na Expo Milão é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), sob a coordenação de uma Comissão Interministerial presidida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

 Programação

Dia do Acre – Expo Milão

Local:  Auditório do Pavilhão do Brasil na Expo Milão

16 horas – Seminário Acre, Made in Amazônia: economia verde de baixo carbono e inclusão social

17 horas – Pronunciamento das autoridades do Brasil e da Itália

19 horas – Depoimentos de representantes do Fundo de Defesa ambiental WWF e KFW

20 horas – Show com músico João Donato – Aberto ao público

Últimas notícias