segunda-feira, junho 22, 2026

55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 1303

Cavalos e mototaxistas dividem o mesmo espaço no centro da cidade

IMG_4604Uma cena chama a atenção de quem passa pela Praça do Mercado Municipal de Araguaína.  Cavalos e mototaxistas dividem o mesmo espaço     próximo a praça  de alimentação  do  mercado municipal  e  gera reclamações  dos  mototaxistas   em virtude     da falta  de  higiene  dos  carroceiros  no  local .

De acordo  com os  mototaxistas,   os  carroceiros  não  deveriam  está  mais  naquele local   devido   aos  inúmeros problemas   que  ele traz a população: “ É preciso  que   a prefeitura  tome providencias  definitivas, porque  não dá  mais para  esses  animais permanecerem  neste  local,  visto que  estão muito próximo  de uma praça  de alimentação   e  também  ao lado   do nosso ponto  de motos. Os  donos  dos  animais não matem o local limpo   e assim  que  vamos reclamar  de mau  cheiro, os carroceiro     reagem   com ignorância.  Por isso,  acho que passou da hora  da prefeitura  resolver essa  situação   de  uma  só vez .”Disse   o mototaxista  Antônio

Nota do Governo sobre as promoções de 21 de abril

NOTA

palacio_araguaia2O Governo do Estado do Tocantins, por determinação do Governador Marcelo Miranda, desde o início da atual gestão, vem implementando ações aptas a  resgatar a hierarquia e a disciplina no âmbito da brava instituição Polícia Militar, flagrantemente agredida e desestabilizada com promoções oportunistas e meramente políticas ocorridas no governo anterior.

Dentre as ações estão o encaminhamento de leis objetivando cumprir critérios previstos na legislação para a ascensão na carreira, o oferecimento de cursos obrigatórios, a observância dos interstícios, submetendo os militares às comissões de promoções de praças e oficiais.

No entanto, em consequência de liminar proferida pela Justiça Estadual da Comarca de Palmas, em ação proposta pela Associação de Benefícios Mútuos do Estado do Tocantins – ABMJUS (autos: 0011665-25.2015.827.2729), ao Governo do Estado não restou outra alternativa a não ser a suspensão das promoções que se pretendia implementar, em solenidade pública, no próximo dia 21 de abril.

O Governo do Tocantins buscará, por meio de todos os recursos judiciais cabíveis, reestabelecer o direito dos militares às justas promoções previstas em lei, garantindo dignidade à instituição e aos seus integrantes. 

 

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS

Divino Bethânia está à procura de novo partido político para filiar-se

20150214091100_divino_“Os principais líderes filiados ao PROS de Araguaína, são meu pai e eu. Meu pai criou uma nova lei que acaba com as coligações em eleições proporcionais em que são eleitos os vereadores e os deputados estaduais, distritais e federais. Somente serão admitidas coligações nas eleições majoritárias. Para senador, prefeito, governador e presidente da República  fica muito  difícil disputar  uma eleição sozinho, isso porque  acho que nem uma pessoa vai  querer     filiar-se  no PROS para  disputar uma eleição  de  vereador junto  comigo, por isso   devo procurar  outra legenda para  filiar-me.”   Informou Divino Bethânia.

As primeiras informações apontam que Bethânia teria cogitado a possibilidade de ir para o PR- partido do Prefeito Ronaldo Dimas. Entretanto, alguns vereadores do partido não enxergaram com bons olhos a chegada do parlamentar na legenda pelo fato do partido já ter cinco vereadores.

Outros líderes de partidos, como o do PRB, já falam que, se vereadores se filiarem a legenda,  todos deixarão o partido, em  virtude  de que  disputar uma eleição  contra vereadores  que já tiveram mandatos fica muito  difícil , pois possuem  poder financeiro maior que dos candidatos  que nunca tiveram. Sendo assim, a disputa torna-se  desleal.

O provável destino do vereador Divino Bethânia será o PMDB, local que deve ir também seu desafeto político na câmara dos vereadores, Batista Capixaba (PSD). De acordo com informações, ele teria manifestado a pessoas bem próximas que  deve ir para o partido   nos próximo mês e se unir  a Ferreirinha e Geraldo Silva, ambos eleitos pelo partido.     

Prefeitos do interior anunciam apoio ao Governo Marcelo Miranda

Foto 4 Elizeu OliveiraUma comitiva de nove prefeitos das regiões central e extremo-norte (Bico do Papagaio) do Tocantins anunciou apoio ao Governo Marcelo Miranda, que foi oficializado em audiência realizada na manhã desta sexta-feira, 17, no gabinete do governador, no Palácio Araguaia. A comitiva foi liderada pelo deputado federal César Halum.

Marcelo Miranda, ao agradecer o apoio recebido, ressaltou o caráter municipalista de seu governo e a importância da união e da convergência dos interesses para o Estado avançar. “Sou governador dos 139 municípios. As portas do Palácio Araguaia estarão sempre abertas para receber todos os que querem o melhor para o Tocantins”, frisou. Ele aproveitou a oportunidade para lembrar que “é hora de parcerias e não de discutir cores partidárias”.

César Halum, ao apresentar a comitiva, reiterou a sua relação de proximidade com o Governo. “Não viemos pedir nada em troca ou favorecimento. Reconhecemos as dificuldades que o Estado atravessa e devemos acompanhar o governador, pois esse projeto não se constrói com duas mãos, mas com várias”, afirmou o deputado, adiantando que, em breve, novos prefeitos irão compor a base governista.

Assembleia

O deputado estadual Ricardo Ayres que, recentemente, também declarou apoio ao governador, participou da reunião e defendeu a parceria como forma de encontrar os melhores caminhos para o Tocantins. “O sentimento geral é o de darmos as mãos, de aprofundarmos nas parcerias e buscarmos, juntos, novos investimentos para o Estado. Conheço o trabalho do governador Marcelo Miranda, já fiz parte de sua equipe como secretário da Juventude e sei que podemos fazer o melhor”, falou.

Para os presentes no encontro, a reunião serviu para ratificar o entendimento de que a parceria dos municípios com o Governo do Estado é de suma importância para o Tocantins, principalmente pelo momento em que passa o Estado.

Bico do Papagaio

Durante a reunião, Marcelo Miranda ouviu das lideranças um breve relato das demandas de cada cidade e assegurou que todas serão analisadas por sua equipe. “Entendemos a crise que o Tocantins passa e, por isso, é hora de unir forças parar transformar a realidade da vida das pessoas”, disse o prefeito e presidente da Associação do Bico do Papagaio, Auri-Wullange Ribeiro Jorge.

Marcelo Miranda assina contratos de incentivo à tecnologia no Estado

Gov Marcelo Miranda contrato com Tecnova 17-04-2015 fotos Elizeu Oliveira 4O empreendedorismo no Tocantins deu um passo importante, na manhã desta sexta-feira, 17, depois de assinados, pelo governador Marcelo Miranda e parceiros, os contratos do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Tecnova. A formalização desses contratos foi feita em solenidade no Palácio Araguaia.

Essa é a primeira edição do Tecnova no Tocantins. Estão sendo investidos R$ 9,6 milhões em 24 projetos contemplados em diversos segmentos. Os empresários beneficiados também acompanharam a solenidade.

Para o governador Marcelo Miranda, o investimento é de fundamental importância para o avanço tecnológico de toda a região. “O Tocantins precisa fomentar suas potencialidades. Hoje temos ideias muito inovadoras; e quando o Governo se une com a classe empresarial, a exemplo das entidades que formam o Tecnova, os resultados são os melhores. Isso se chama parceria”, avaliou.

Segundo o presidente da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, George Brito, o programa proporcionará um novo momento para as empresas. “Empresas fortes, competitivas e cada vez mais inovadoras. Acreditamos ser um projeto de extrema importância e que vai alavancar novas iniciativas. Queremos que não seja só a primeira, e sim a primeira de outras edições”, disse.

Brito adiantou que o governo está em preparativos de um Seminário Estadual de Inovação para que novos projetos “possam disseminar ciência, tecnologia e se tornem uma inovação para os empresários, alcançando o cidadão tocantinense”.

 Fieto

 Para o presidente da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), Roberto Pires, entidade parceira no programa, inovação hoje precisa ser uma agenda prioritária nas empresas, tanto nos seus produtos, como em seus processos. “O caminho da inovação é o caminho próspero para que a gente continue com condições de competir com empresas não só daqui do Tocantins; do Sul, Sudeste e até de fora do Brasil. Os governos federal e estadual estão de parabéns por apartar recursos para viabilizar esse projeto tão importante para o nosso Estado.”

Falando em nome dos empresários beneficiados pelo Tecnova, o empreendedor Ricardo Barcelos lembrou a importância do incentivo. “É um desafio muito grande. Somos gratos por confiar, a nós, esse desafio. Somos gratos a todas as instituições que propiciaram esses nove milhões [reais] que estão, hoje, sendo investidos. A gente quer continuar com essa interlocução com todos os órgãos”, defendeu.

Tecnova

É um programa de incentivo e fomento ao desenvolvimento de produtos, serviços ou processos inovadores. De âmbito nacional, tem ações regionalizadas que visam contribuir para a inovação no país inteiro, considerando e trabalhando com foco em cada região. As empresas que participam do programa contam com apoio e acompanhamento dos seus projetos, incluindo diagnósticos e qualificação.

Presenças

A solenidade contou com a participação de secretários de Estado e representantes dos parceiros do Tecnova, como a Agência Brasileira de Inovação (Finep), Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet).

 

Comissão da Anistia debate Guerrilha do Araguaia no Tocantins

Projeto Memória visa indenizar torturados Foto: Clayton Cristus
Projeto Memória visa indenizar torturados Foto: Clayton Cristus
Projeto Memória visa indenizar torturados
Foto: Clayton Cristus

Atendendo solicitação da deputada Amália Santana (PT), foi realizada, no auditório da Assembleia Legislativa, na manhã desta sexta-feira, dia 17, uma reunião da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. O encontro contou com a presença do presidente da comissão Paulo Abrão e de outros integrantes. Foram feitas diversas reflexões e críticas do período de repressão militar, e avaliados requerimentos que solicitavam indenizações pelos danos promovidos pela ditadura.

De acordo com Paulo Abrão, o objetivo é dar voz aos que foram perseguidos, tornar, em um só tempo, os fatos da ditadura conhecidos e promover a reparação de danos promovidos pela repressão militar. A Guerrilha do Araguaia, ocorrida no Norte do Tocantins, foi a principal motivação para a realização do evento.

Dentre os requerimentos aceitos, destaca-se o do senhor Osório Rodrigues de Sousa, torturado na guerrilha. O solicitante garante que nunca teve apoio de nada e pede ajuda para tratar a saúde. “Não tenho plano de saúde, estou quase cego e com problemas na cabeça devido às agressões”, garantiu.

Osório disse ainda que estava incomodado, principalmente depois que foi passado um filme sobre a ditadura. “É terrível. Vendo esse filme, dá vontade de ir embora, pois volta a lembrança de tudo”, comentou.

Segundo a assessoria de imprensa da organização, logo que o Ministério da Justiça divulgar o resultado das análises, com o ato de aprovação das solicitações, o interessado pode requerer suas indenizações no Ministério do Planejamento.

O Centro de Direitos Humanos de Palmas (CDHP) aproveitou a reunião para lançar uma cartilha que retrata a história da Guerrilha do Araguaia, com o título: “A ditadura no Tocantins – repressão e resistência, essa história também é nossa”. O encontro em Palmas faz parte da 9ª Caravana da Anistia, realizada em outros 20 Estados do País. (Elpídio Lopes)

Receita intima 80 mil contribuintes suspeitos de fraudar declarações do IR

site_receita_federalA Receita Federal intimou 80 mil pessoas físicas com indícios de infrações cometidas na Declaração de Ajuste Anual do ImpostoRenda da Pessoa Física (DIRPF). As investigações são relativas às declarações de 2012, 2013 e 2014 (ano-calendário 2011, 2012 e 2013). Este ano, serão executados aproximadamente 280 mil procedimentos de fiscalização de pessoas físicas, informou o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Iágaro Jung.

“Nossa capacidade de identificar fraudes aumentou muito com os primeiros resultados do Laboratório de Lavagem de Dinheiro, que, associado a um trabalho de monitoramento e gerenciamento de risco dos contribuintes pela [Secretaria de] Fiscalização, tem potencializado o grau de acerto na identificação de operações irregulares”, disse Jung.

Com o laboratório, a Receita passou a contar com ferramentas capazes de identificar os computadores de escritórios de contabilidade responsáveis por irregularidades nas declarações de clientes. Uma das ferramentas identifica, por exemplo, a origem das fraudes. Para isso, o laboratório rastreia o Internet Protocol (IP), um protocolo de internet que identifica qualquer dispositivo ou conexão na rede. As ferramentas da Receita detectam também o endereço MAC – Mídia Access Control –, que é um código capaz de restrear o endereço físico de cada dispositivo conectado à rede de computadores.

Iágaro Jung disse que, com o aprimoramento da fiscalização, a Receita iniciou em março a Operação Nacional de Fiscalização, destinada a combater fraudes nas declarações de ajuste anual do Imposto de Renda com as pensões alimentícias. Foram identificadas, no caso, 25 mil declarações com indícios de fraude.

“Encontramos um órgão público com contribuintes que se julgam espertos, que passavam a contar para os colegas do lado, que adotavam a mesma fraude. Houve um aumento exponencial de pedidos de abatimento de pensão alimentícia”, explicou Iágaro. Segundo ele, com os sistemas informatizados mais inteligentes e com a evolução dos bancos de dados, fraudar a receita passou a ser um “mau negócio”. Ele citou o caso de 502 contribuintes que declararam ter a mesma empregada doméstica. “Nesse caso estamos com uma operação de busca e apreensão em andamento.”

Também foi identificado um profissional que fazia declarações em que todos os contribuintes passaram a ser identificados irregularmente como divorciados e pleiteavam pensão alimentícia.

Em 2014, foram fiscalizadas 351.452 pessoas físicas com um montante de crédito tributário lançado em favor da União de R$ 6,74 bilhões. Entre os autuados estão profissionais liberais, proprietários e dirigentes de empresas, profissionais de ensino técnico, funcionários públicos, aposentados e autônomos.

O contribuinte pode consultar a situação da declaração do IRPF na página da Receita Federal e solicitar, online, um extrato após fazer um cadastro. Caso encontre divergências, poderá fazer a autorregularização. “Os profissionais liberais que prestam serviços às pessoas físicas acham que não estão sendo vigiados pelos controles da Receita, ao contrário dos assalariados que são controlados por meio da declaração prestada pelas empresas.”

A correção não tem valor se o contribuinte já tiver sido notificado, explicou Iágaro.

Adriana Sant’anna posta foto e exagera nas reclamações com o corpo

Adriana Sant’anna posta foto e exagera nas reclamações com o corpo
Adriana Sant´anna (Foto: Reprodução/Instagram)
Adriana Sant´anna (Foto: Reprodução/Instagram)

Ex-BBB brincou com as hashtags na legenda da imagem: ‘Bom dia bunda! Bom dia perna! Cadê vocês?!’, ‘Tô no palito’, ‘Pele, celulite e osso’.

Adriana Sant’Anna publicou uma imagem usando um top bem curto, que deixava sua barriguinha de fora. Com o look de ir para academia, a ex-BBB mostrou que está em ótima forma, mas mesmo assim reclamou que estava “sem bunda”: “Bom dia bunda! Bom dia perna! Cadê vocês?!”. Ela ainda e ainda avisou que está voltando a treinar e exagerou nas reclamações sobre o próprio corpo usando hashtags “Tô no palito”, “Pele, celulite e osso”, “É só questão de tempo”.

Seus seguidores, no entanro, não concordaram com as autocríticas de Adriana e fizeram vários elogios nos comentários. “Diva”, “Linda”, “Tá ótimo assim!”, “Só queria essa barriga!!”, “Fica assim! Tá linda”.

 

 

Policial militar é condenado por ato de improbidade administrativa em ação movida pelo MPE

imagesUma Ação Civil Pública (ACP) promovida pelo Ministério Público Estadual (MPE) resultou na condenação de um policial militar, em Araguaína, no último dia 15. Darlan Gomes Macedo foi condenado pela 2ª Vara da Fazenda e de Registros Públicos, por ato de improbidade administrativa, depois de comprovado que o mesmo havia subtraído várias peças de um veículo que se encontrava no pátio do 2º Batalhão da Polícia Militar na cidade.

Além de perder a função, o PM teve os direitos políticos suspensos por cinco anos e vai ter que pagar multa no valor de cinco remunerações mensais. A ACP é de autoria do Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas, titular da Promotoria de Patrimônio Público. “Ações como esta têm o objetivo principal de proteger o erário, bem como de aplicar os reais princípios da administração pública, dentre eles, o da moralidade”, enfatizou o Promotor de Justiça.

Na sentença, a Juíza de Direito Milena de Carvalho Henrique destacou a gravidade do ato do policial, que negociava as peças com terceiros. “Considerando sua condição de policial militar, a quem se atribui o dever de proteção dos cidadãos, a conduta praticada mostra-se desgarrada dos padrões de dever da instituição pública da Polícia Militar”, afirmou a magistrada.

Parques estaduais conservam biodiversidade encontrada no Tocantins

Foto 2 - Parque Estadual de Lajeado - foto Tharson Lopes-SecomCom o intuito de preservar e conservar a flora, a fauna, os recursos hídricos, as características geológicas e culturais, as belezas naturais, recuperar ecossistemas degradados e promover o desenvolvimento sustentável, o Tocantins conta com dez Áreas de Proteção Ambiental (APAs), cinco parques e uma estação ecológica, dois monumentos naturais e nove reservas particulares, que proporcionam pesquisas científicas, manejo e educação ambiental na busca pela conservação do meio ambiente.  

O gerente de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Maurício José Alexandre de Araújo, explicou que a criação das áreas de proteção ambiental no Estado está inserida na política nacional de conservação da biodiversidade. Segundo destaca, existem acordos internacionais firmados pelo Brasil para conservação da natureza e metas a serem cumpridas em termos de conservação de espaços territoriais. “Então, foram definidos, há alguns anos atrás, no final da década de 90 e início dos anos 2000, algumas áreas interessantes para o Estado e foram criadas as unidades de conservação”, relatou.  

O gerente explicou que as motivações que levaram a criar os parques estaduais do Cantão e Jalapão foram a necessidade de conservação da biodiversidade e a singularidade das belezas cênicas. Já o parque do Lajeado foi criado a partir de uma compensação ambiental, devido à construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (Usina de Lajeado).  

Parque Estadual do Lajeado  

Dentro desta perspectiva, o Parque Estadual do Lajeado tem o objetivo de proteger amostras dos ecossistemas da Serra do Lajeado, assegurando a preservação de sua flora, fauna e demais recursos naturais, características geológicas, geomorfológica, e cênicas, proporcionando oportunidades controladas para visitação, educação e pesquisa científica. Também tem a finalidade de proteger os mananciais que abastecem a cidade de Lajeado e coibir a expansão urbana nas encostas. 

O inspetor de Recursos Naturais do Naturatins, Victor Danilo Moreto, contou como acontece o trabalho de monitoramento, controle ambiental e fiscalização do cumprimento da legislação dentro do parque. “Nas unidades de conservação, nós seguimos o Plano de Manejo e dentro dele tem a pasta de Proteção e Manejo e ela vem contemplando todas essas atividades relativas a esse tipo de trabalho”, disse. 

O mapeamento das estradas no interior e ao redor do parque foi uma medida estratégica que possibilitou a realização do trabalho. “Nelas são feitas rondas pelos fiscais que cumprem uma agenda semanal e verificam se há cercas danificadas, pegadas de animais, marcas de pneus de carro ou pegadas de pessoas que possam estar entrando sem autorização no parque ou fogo. Além disso, mantém contato com moradores ao redor do parque para obter informações, tudo isso é registrado e passado para o gerente do parque”, pontuou.

 

O trabalho é desenvolvido por cinco técnicos, um gerente, três guarda-parques e cinco viveiristas cedidos através de termo de compensação. Além das atividades citadas anteriormente, é promovida ainda a educação ambiental direcionada aos visitantes, como alunos de escolas e universidades, integrantes de órgãos do Governo, funcionários do parque e moradores do entorno. Tudo isso com a finalidade de instigar o cuidado com o meio ambiente. Também está sendo feito reflorestamento em áreas degradadas. 

Victor Moreto contou que a equipe do parque tem a intenção de estabelecer parcerias com o setor público ou privado para que o mesmo seja aberto para uso público, com atividades como trilhas para caminhada e contemplação, para estimular, a partir da experiência prática, o entendimento de preservação do meio ambiente. 

Localização 

Criado pelo Governo do Estado através da Lei n° 1.244, em 11 de maio de 2001, o Parque Estadual do Lajeado tem área de 9.930 hectares, localizado na TO-020, quilômetro 24, sentido Palmas à Aparecida do Rio Negro.  Ele integra a Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado. 

O parque está inserido no bioma cerrado e possui características importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental, como água em abundância e heterogeneidade ambiental, que mantém uma rica fauna regional. Na área de influência do parque, foram registradas 41 espécies de mamíferos, 219 de aves, quatro répteis e 50 anfíbios ocorrentes. 

Visitação

Os interessados em visitar o Parque Estadual do Lajeado devem enviar e-mail para o endereço pel@naturatins.to.gov.br, solicitando a entrada.

 

Últimas notícias