quinta-feira, junho 25, 2026

55.3 F
Nova Iorque
quinta-feira, junho 25, 2026
Início Site Página 1274

Governador Marcelo Miranda assina ordem de serviço para retomada de obras de pavimentação em Araguaína

IMG_4843A assinatura de ordens de serviço pelo governador Marcelo Miranda nesta quarta-feira, 1º de julho, marca o reinício das obras de engenharia para mobilidade, acessibilidade e sinalização viária (pavimentação e drenagem) em 170 mil m² nos bairros Maracanã e Itaipu, em Araguaína. Iniciadas em 2014, as obras foram paralisadas no final do ano passado, por falta do repasse de recursos da gestão anterior, e seu reinício é mais uma demonstração de parceria entre o Governo do Estado e a administração municipal.

Para o governador Marcelo Miranda, o retorno das atividades marca o trabalho da gestão estadual em benefício do desenvolvimento dos municípios e da melhoria da qualidade de vida da população tocantinense. “Hoje estamos aqui para dar início a obras muito esperadas por toda a população de Araguaína. Um trabalho que, ao longo da nossa gestão, vamos levar para os municípios tocantinenses. Aqui, muito me alegrei com a recepção e gratidão da população. É um sinal de que estamos fazendo aquilo que é necessário para a sociedade”, disse.

Marcelo Miranda destacou que outras obras importantes serão realizadas no município. “Vamos fazer a duplicação da TO-222 até o setor Novo Horizonte que, com certeza, também é uma obra muito esperada”, afirmou. O projeto vai começar a ser elaborado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e a expectativa é que, até o final do ano, as atividades sejam iniciadas.

Investimento

Desde o início das obras no setor Itaipu, apenas 9,46% do serviço (de um total de 84 mil m²) foi executado; já no setor Maracanã, em que serão pavimentados 90 mil m², apenas 8,49% das atividades haviam sido concluídas. O prefeito do município, Ronaldo Dimas, reconhece a importância da parceria e desempenho do Governo do Estado em fazer com que as obras sejam retomadas.

“Nós reconhecemos o desempenho do governador em liberar aproximadamente R$ 8 milhões de contrapartida para estas obras, que vão beneficiar muitas famílias. Em 2014, elas começaram em ritmo lento e pararam. Agora, esperamos que, em no máximo um ano, estejamos aqui para fazer a inauguração. A questão política acabou com a eleição, o que importa agora é a gestão e acredito que, trabalhando juntos, o benefício será muito maior”, ressaltou.

Ao todo, serão investidos mais de R$ 17 milhões, sendo que cerca de 30% deste valor é de contrapartida do Estado e o restante, proveniente de convênio com a Caixa Econômica Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Um trabalho que, de acordo com o secretário de Infraestrutura, Sérgio Leão, vai se estender por todos os municípios. “O governador Marcelo Miranda tem se mostrado muito sensível com as demandas da população. Por determinação dele, conseguimos os recursos da contrapartida do Estado e estamos aqui para dar início às obras”, apontou.

Parcerias

A deputada Valderez Castelo Branco destacou a importância das obras e do trabalho do Legislativo junto com o Executivo. “Esse empreendimento vai trazer mais qualidade de vida para a população. Essas obras que o governador traz para Araguaína são muito importantes, assim como a parceria do Legislativo com o Executivo na realização de projetos que atendam às necessidades dos tocantinenses”, disse.

Participantes 

Na ocasião da assinatura da ordem de serviço da retomada das obras, o governador Marcelo Miranda esteve acompanhado do secretário Sérgio Leão e do secretário de Articulação Política, Paulo Sidney. Também participaram do evento os deputados estaduais Valderez Castelo Branco, Olyntho Neto, Elenil da Penha e Jorge Frederico; e o deputado federal Osvaldo Reis, além do prefeito Ronaldo Dimas, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas da região.

Visitas

Ainda em Araguaína, o governador Marcelo Miranda colocou no ar o sinal da TV Bandeirantes, durante o programa Jornal 54; e participou do programa A Voz do Povo, na Rede Livre, afiliada da Rede TV.

Valderez preside a 1ª reunião do Comitê Gestor para o acompanhamento da gestão da saúde: confira o cronograma de visitas aos hospitais do TO

A deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) presidiu na tarde desta terça-feira, 30, na Assembleia Legislativa (AL), a 1ª reunião do Comitê Gestor Interinstitucional para o acompanhamento da gestão da saúde do Estado do Tocantins. Composta por membros de órgãos representativos e da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), o Comitê decidiu realizar visitas a partir da primeira semana de agosto no Hospital Geral de Público de Palmas (HGPP), no Hospital Dona Regina, no Hospital Infantil Público de Palmas, no Hospital Regional de Araguaína (HRA) e no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Durante a reunião, Valderez destacou a importância das visitas in loco, pois assim será possível tomar conhecimento da situação das unidades hospitalares, como também a melhor maneira de resolver os eventuais problemas que podem ser encontrados.

“Ações efetivas já foram decididas e agendadas pelo Comitê. A reunião para que sejam expostas as conclusões dessas visitas, também já está com data para ocorrer. A partir daí teremos uma resposta do porquê de tantos problemas na saúde dos municípios visitados. Este comitê gestor fará um diagnóstico não apenas avaliar, mas também para sugerir sobre o que é possível fazer para que juntos possamos buscar as melhorias necessárias para cada local”, completou.

A primeira atividade do Comitê ocorrerá no dia 07 de agosto e a última no dia 28 de agosto deste ano. As datas, locais e horários das visitas você pode conferir no final da matéria.

Avaliação dos membros

De acordo com a Superintendente de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Sesau e membro do Comitê, Luiza Regina Dias Nolêto, a 1ª reunião do Comitê Gestor foi uma demonstração da importância da AL em representar o povo no acompanhamento e controle das ações da Saúde. “O primeiro passo foi dado. Recebemos com muito entusiasmo esta atitude da deputada Valderez à frente do Comitê, de estreitar os laços de trabalho entre a Secretaria, o povo e o Legislativo. Acreditamos também que estas reuniões, assim como as audiências públicas, não devem ser eventos esporádicos, mas de rotina. Temos a confiança de que daqui para frente será assim”, declarou.

 

A juíza Federal e vice-coordenadora do Comitê de Judicialização da Saúde (Cemas) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Denise Dias Druta Drumond, também é uma das titulares do Comitê Gestor. Ela avaliou como proveitosa a 1ª reunião e destacou o foco e a objetividade de todo o grupo. “Ações e medidas efetivas já foram propostas. Acredito que será um trabalho que dará bons resultados. As visitas já foram agendadas, os levantamentos e os diagnósticos já serão realizados e a busca por respostas sobre a atenção primária também. Tudo isso já tem um objetivo, que é o de trabalhar soluções para os problemas”, afirmou.

Também estavam presentes na 1ª reunião do Comitê, a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Maria Gleyd Brito Chianca Silva, diretora de Atenção Especializada, Margareth Santos de Amorim, o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Juliano do Vale, a diretora de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria, Ludmila Nunes Moreira Barbosa e o diretor Hospitalar Afonso Piva de Santana.

Cronograma das atividades

07 de agosto às 9h – Visita ao Hospital Geral Público de Palmas (HGPP)

08 de agosto às 9h – Visita ao Hospital Dona Regina

08 de agosto às 11h – Visita ao Hospital Infantil Público de Palmas

14 e 15 de agosto às 9h – Visita ao Hospital Regional de Araguaína (HRA)

24 de agosto às 10h30 – Visita ao Hospital Regional de Gurupi (HRG)

28 de agosto às 9h – Reunião do Comitê Gestor na Assembleia Legislativa para análise das observações e dos dados obtidos nas visitas in loco

Ordem de serviço para retomada de obras de pavimentação em Araguaína será assinada nesta quarta-feira

O governador Marcelo Miranda assina, nesta quarta-feira, dia 1º, em Araguaína, a ordem de serviço para retomada das obras de pavimentação asfáltica de dois bairros daquele município. Ao todo, serão mais de 170 mil m² de pavimentação urbana, drenagem pluvial, mobilidade, acessibilidade e sinalização viária nos setores Itaipu e Maracanã, que vão proporcionar maior qualidade de vida à população da região.

Marcelo Miranda, acompanhado do secretário de Estado da Infraestrutura, Sérgio Leão, e outras autoridades, chega a Araguaína por volta das 8h30 desta quarta, e visita o canteiro de obras no Setor Maracanã. Já a solenidade de assinatura acontece a partir das 9h15, no Salão de Eventos Projetium, no Setor Itaipu.

Obras

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), Sérgio Leão, as obras trarão mais conforto à população da região. “Este é um compromisso do governador Marcelo Miranda: viabilizar contrapartidas para a execução de obras de pavimentação não apenas de estradas, mas também de vias urbanas”, ressaltou.

As obras somam mais de R$ 17 milhões em investimentos, sendo que cerca de 30% deste valor é de contrapartida do Estado e, o restante, proveniente de convênio com a Caixa Econômica Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Conforme Sérgio Leão, o Setor Itaipu receberá os serviços em 84 mil m², com investimento de aproximadamente R$ 9,5 milhões. Já no Setor Maracanã, serão pavimentados 90 mil m², que totalizam cerca de R$ 8 milhões em recursos.

 

Prefeitura de Araguaína tem atendimento diferenciado no mês de julho

Horário de expediente começa no dia 3 de julho e finaliza em agosto; nas sextas será das 8h às 13h e nas segundas, das 13h às 18h

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, por meio do Decreto nº 366/2015, regulamentou o horário de expediente para os órgãos públicos municipais nas sextas e segundas-feiras do mês de julho. De acordo com o decreto, nas sextas o horário será das 8 às 13 horas, e nas segundas-feiras, das 13 às 18 horas, a partir do dia 3 de julho até o dia 3 de agosto.

Segundo o documento, esse atendimento diferenciado é para garantir a segurança e tranquilidade no período de deslocamento das diversas famílias em viagens aos mais variados pontos turísticos do Tocantins no mês de julho. Ressaltando que esta medida não vai interferir na qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura e demais órgãos municipais.

A medida não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município dessa segunda-feira, dia 29.

Lançamento de obras no Setor Itaipú e Palmas pode alavancar a reeleição do vereador Luzimar Coelho, que reside na região

IMG_4809O vereador Luzimar Coelho (PRTB), líder do prefeito Ronaldo Dimas na Câmara Municipal, tem   cobrado constantemente a retomada  das obras   dos setores  Itaipu e Palmas . Recentemente o parlamentar distribuiu milhares de panfletos e recolheu assinaturas dos moradores  para levar ao conhecimento  do  Governador Marcelo Miranda a necessidade da retomada das obras.

Se realmente as obras dos  setores Itaipu e Palmas  venham a  ser  concluídas, isso pode  fazer  com que Luzimar dê uma boa alavancada na candidatura à  reeleição  em 2016. Vale lembrar que ao menos   de quinze  dias a prefeitura  realizou a 2° edição  do programa da prefeitura  nos bairros. Isso  tem reforçado muito a atuação  do parlamentar  e colocado  ele   na frente  dos outros  parlamentares    da base  na corrida para permanecer na Casa de Lei  na próxima legislatura. 

Programa de doação de calcário está em fase final em Araguaína

EXTENSA-INF-5mm-408Programa vai beneficiar 301 pequenos agricultores familiares de Araguaína e região  

A Prefeitura de Araguaína, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, está em fase de conclusão do Programa de Distribuição de Calcário e Análise de Solo para agricultores familiares. O calendário das atividades do programa está adiantado. Das cinco etapas, a Prefeitura está na penúltima fase. Ao todo foram cadastrados 301 pequenos agricultores de assentamentos e comunidades rurais, que vão receber seis toneladas de calcário cada.

Etapas

As cinco etapas que compõem o programa são: chamamento público para cadastro das comunidades beneficiadas, capacitação dos beneficiários para a coleta do solo degradado, coleta do solo para análise, análise do solo e distribuição do calcário.

O programa já está na análise do solo, que deve terminar no final de julho. Para a última etapa, a previsão é que seja concluída em setembro, época em que os pequenos agricultores familiares começam a preparar a terra para o plantio.

Distribuição

Para facilitar a entrega e distribuição do produto, a Prefeitura dividiu os beneficiários em quatro grupos ou zonas rurais:

Grupo 1 – PAs Manoel Alves, Paraíso e Rio Preto;

Grupo 2 – Brejão, Água Amarela, Gurguéia, Pilões, Ribeirão dos Porcos;

Grupo 3 – Mirindiba, Projeto Alegre, NPA  1 (Daiara);

Grupo 4 – Caju Manso, Assentamento Chaparral, Coruja, Sucupira, Araguaminas.

Ao todo, o Município vai disponibilizar para o projeto três tratores, uma grade aradeira, duas esparramadeiras, nove caminhões e duaspatrols para serviços de melhorias das estradas que dão acesso às comunidades rurais.

Nesta terça-feira, 30, uma equipe da Prefeitura seguirá para o PA Manoel Alves para fazer coleta de solo de oito famílias restantes das 56 existentes na localidade. A equipe é formada por zootecnista, assistente social e administrador, todos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Programa 

O Programa de Distribuição de Calcário é um convênio entre a Prefeitura Municipal de Araguaína e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo do programa é a recuperação de solos degradados destinados à agricultura e com isso dobrar a produção nessas propriedades. 

O programa também vai incentivar a utilização de calcário para a produção de alimentos na Agricultura Familiar e Empreendedores Familiares Rurais do Município de Araguaína.

PTdoB institui Diretório Metropolitano na Capital: “Vamos fazer a maior bancada de vereadores em Palmas”, diz presidente

PTdoB_FOTOO presidente do Diretório Estadual do PTdoB, Júnior Luiz, instituiu na tarde desta segunda-feira, 29, o Diretório Metropolitano do partido em Palmas. O ex-vereador da Capital, José Alberto (Gordo), foi escolhido para ser o presidente. Já a vice-presidência da sigla ficou com a suplente de vereador Professora Iolanda Castro. O suplente de vereador Aureliano Arantes, o ex-vereador Galego e o suplente de deputado federal Irmão Elmir, assumem, respectivamente, como 2º secretário, tesoureiro e secretário-geral da sigla na Capital.

De acordo com Luiz, o Diretório Municipal terá plena liberdade, juntamente com os demais filiados e pré-candidatos a vereador, para formar uma equipe forte que disputará as próximas eleições. “Vamos guardar o dia de hoje na memória. Foi hoje que começou a corrida do PTdoB em Palmas. E por respeito a todos os membros, reforço que o partido é de vocês. Sou um soldado e um amigo e estarei sempre pronto para ajudar cada um de vocês. A vitória será de todo o grupo”, completou.

Em Palmas, o PTdoB já conta com 18 pré-candidatos à Câmara de Vereadores e está dialogando com nomes importantes da política estadual. Um levantamento interno realizado pela sigla mostra que, entre suplentes de vereador e lideranças políticas, o partido possui um grupo que alcançou mais de 11 mil votos nas eleições de 2012 e 2014.

Presidente Metropolitano

Gordo já foi vereador por dois mandados na Capital e também já foi presidente do Banco do Povo em Palmas. À frente do Diretório Metropolitano, ele afirmou que trabalhará para fortalecer o partido. “A nossa expetativa é a de fazer do PTdoB, um partido cada vez mais forte e respeitado pela sociedade. Vamos trazer os companheiros que acreditam e confiam no nosso projeto  e trabalhar diuturnamente, pois vamos fazer a maior bancada de vereadores em Palmas”, destacou.

 

Micro-ônibus continuam na garagem da cooperativa: prefeitura anuncia contrato de mais de R$ 800 mil para locação de ônibus

IMG_4831câmera do omelhordaamazônia flagrou na manhã desta segunda-feira, 29, os micros-ônibus  que já eram para estar  rodando, mas estão  parados no pátio da  cooperativa. A Cooperlota foi a vencedora da licitação realisada pela prefeitura  de Araguaína para substituir a Viação Lontra que deixou de operar no dia 08 de maio.

A prefeitura de Araguaína celebra um  contrato  com a Cooperlota  no valor de R$ 825 mil reais para locação de 25 veículos de  transporte  com capacidade de 40 passageiros durante  seis mês.  

Os ônibus que atualmente tem feito o transporte coleito de passageiros  de  Araguaína  tem gerado muitas reclamações : “Olha,  por  diversas vezes tenho chegado atrasado no trabalho por causa dos ônibus, em virtude de que não há uma padronização  deles e até mesmo a qualidade  dos ônibus deixa a desejar. Espero que a prefeitura  tome providencia e coloque logo as vans para rodar.” Disse dona Raimunda ao omelhordaamazônia,  na manhã desta  segunda-feira, 29.

Produtores ‘choram o leite derramado’: “Dimas quer cobrar impostos até de um ovo, como vamos escapar desse prefeito?”

IMG_4833Produtores rurais reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 29, na câmara municipal com vereadores de oposição Rosewelt, Capixaba e o líder do prefeito Ronaldo Dimas, Luzimar Coelho, e secretário de desenvolvimento econômico do município de Araguaína, para  denunciar possível perseguição  do poder público municipal ao produtores  rurais na hora da comercialização  do produção  agrícola.

A revolta  dos produtores rurais  com a gestão  do prefeito  Ronaldo Dimas se deu depois  da   apreensão de uma comerciante  de leite  in-natura na semana passada  por fiscais  da vigilância sanitária.

Para o produtor rural Madian, por meio de atitude como essa é possível perceber  como eles perseguem de forma ferrenha a classe de produtores: “ Hoje nós  não podemos nem vender uma dúzia de ovos que o prefeito quer  cobrar imposto. Ainda por cima,  manda fiscais prenderem comerciantes  de leite e derrama nossos produtos nas  ruas. Vamos parar de produzir por uns dias e vamos derramar  na Av. Cônego João Lima  em protesto da atitude do prefeito  Ronaldo  Dimas. O município tem o dinheiro para construir um laticínio e nunca foi feito. ” Lamentou ele.  

 

[cincopa AgMAup8Uzzu1]

Termina prazo para convocado na primeira chamada do ProUni comprovar informação

Termina hoje (29) o prazo para os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) comprovarem nas instituições de ensino as informações prestadas no momento da inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações resulta na reprovação do candidato. O resultado da primeira chamada foi divulgado no último dia 22, no site do ProUni.

É responsabilidade do estudante verificar nas instituições de educação superior os horários e o local onde deve comparecer. Entre os documentos a serem apresentados estão identificação, comprovantes de residência, de rendimento dos estudantes e de integrantes do grupo familiar e comprovante de conclusão do ensino médio.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 6 de julho. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das chamadas pode participar da lista de espera a partir do dia 17 de julho. Para isso, é preciso aderir à lista no site do programa.

A segunda edição de 2015 do ProUni oferece 116.004 bolsas em 856 instituições de ensino superior. Desse total, 68.971 são integrais e 47.033 integrais.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

As bolsas integrais do programa são para os estudantes com renda bruta familiar mensal, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar mensal até três salários mínimos, por pessoa.

Pode se inscrever quem fez a prova da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado 0 na redação.

Yara Aquino -Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias