quinta-feira, junho 25, 2026

55.3 F
Nova Iorque
quinta-feira, junho 25, 2026
Início Site Página 1275

Mercados mundiais afundam por causa da crise do euro

capture-20150629-081103A tempestade provocada pela rutura, no fim de semana, das negociações entre a Grécia e os credores internacionais atingiu esta manhã os mercados financeiros, com as bolsas a abrirem no vermelho e o euro a desvalorizar.

Frankfurt iniciou a sessão a recuar cerca de 3,3%. Paris afundou 4,7% Londres caía mais de 2% na abertura.

Os juros das obrigações da dívida portuguesa, espanhola e da italiana dispararam.

A banca europeia está a sofrer fortes perdas.

Mídia: Prédio que pertence ao pai de secretario executivo municipal de saúde é alugado para prefeitura

capture-20150629-071838A Rede Líder (afiliada da Rede TV) levou ao ar através do jornalismo do Tj Líder, e programa A voz do povo um grave denuncia envolvendo a gestão pública municipal de Araguaína. Com base no Diário Oficial da prefeitura denunciou que o atual prédio onde está instalada a Secretária Municipal de Saúde, alugado pelo poder executivo pertence ao pai de um Secretario do Município.
O proprietário do prédio Alangardes Ferreira Moreira, é pai do Secretario Executivo de Saúde Lucas Moreira, o contrato em questão tem vigência de 01 de Janeiro de 2015 á 01 de Setembro de 2015, a prefeitura paga o valor de R$ 16.000 (dezesseis mil reais mensais) pelo aluguel do local.
Segundo o advogado Dr. Paulo Roberto, a denuncia comprova crime contra a administração pública, e pode resultar em improbidade administrativa se assim a justiça entender.
Até o meio dia desta segunda-feira, 29, a prefeitura de Araguaína ainda não tinha se pronunciado sobre as denuncias em questão.

STOFF VIEIRA

capture-20150629-071947

Raul se filia ao PR e critica gestão Amastha

capture-20150628-072019Em meio à críticas a atual gestão da Capital, o ex-prefeito Raul Filho, se filiou ao Partido da República (PR) nesta sexta-feira, 26. Em seu discurso ele disse reconhecer que a cidade está bonita, mas destacou que “esse cuidado deve chegar às periferias e deve atender a cidade inteira”, para Raul as políticas públicas estabelecidas em sua gestão “não são mais feitas na mesma proporção”.

O senador Vicentinho Alves (PR) também falou sobre a gestão de Palmas ao lembrar que tem sido um articulador para trazer benefícios para Palmas, mas não tem sido lembrado. “Fui um dos responsáveis por trazer os jogos indígenas para Palmas, mas hoje nem lembrança. Muito do asfalto feito em Palmas fui eu quem conseguiu e não tem referência”, disse o senador.

 
O senador Vicentinho e outros que o sucederam na fala, lançaram o ex-prefeito Raul como candidato ao Paço de Palmas, mas Raul falou que entra no partido para contribuir e construir uma possibilidade de o partido ter o candidato, mas não necessariamente tenha que ser ele. 
portalstylo

Tribunal de Justiça firma Termo de Cooperação com o TRE

TRE 095presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins,  desembargador Ronaldo Eurípedes, assinou no final da tarde desta sexta-feira (26/6) um Termo de Cooperação com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Jacqueline Adorno, com o objetivo de “proporcionar o auxílio mútuo entre as Partes,  com vistas a desenvolver funcionalidades no sistema e-Proc do TJTO,  para fornecimento ao TRE-TO, de informações digitais,  por meio de webservice, relacionadas aos processos cíveis e criminais julgados pelo Poder Judiciário do Tocantins, para atendimento no disposto nos incisos II,  III e V do art. 15 da Constituição Federal”.

Em seguida,  o magistrado participou da inauguração do prédio que abrigará a Central de Urnas da Justiça Eleitoral do Tocantins.  A Diretora Geral do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, Leda Bandeira,  participou de ambos os eventos.  Para o presidente do TJTO,  tanto a assinatura do Termo de Cooperação quanto a Central de Urnas demonstram o comprometimento da Justiça Eleitoral e do Poder Judiciário Tocantinense “com a prestação de um serviço que atenda aos anseios dos jurisdicionados”

Luiz Pires – Cecom / TJTO

 

Rihanna confirma namoro com jogador de futebol, diz fonte

242239_36De acordo com a revista britânica Look, Rihanna não está mais solteira. Depois de muita especulação e algumas aparições em eventos juntos, Karim Benzema e Rihanna já teriam assumido namoro.

Fontes ligadas à cantora teriam dito à publicação que os dois, que começaram uma relação de amizade na Copa do Mundo do ano passado realizada no Brasil, se tornaram um casal.

Neste um ano de amizade, eles foram fotografados jantando juntos em um restaurante de Nova York e depois flagrados na mesma boate. Esta última, inclusive, contou com a presença do ex de Rihanna, Chris Brown.

“A relação demorou um pouco para emplacar, mas ela disse que é isso que faz especial. Ele é o primeiro rapaz que demorou um tempo para conhecer antes de se jogar de cabeça por ele. Está dizendo para as pessoas que nunca experimentou nada parecido em toda a sua vida e que confia em Karim, como se fosse seu melhor amigo”, disse uma fonte à Look.

De acordo com fontes, a relação deles, apesar de muito recente, pode subir um novo degrau. “Creio que, no fundo, Rihanna adoraria que a pedisse em casamento. E Karim já insinuou que está de olho em um anel de diamantes para ela. Mas, no momento, está aproveitando da companhia. Parece feliz pela primeira vez em muito tempo”, disse outro informante da publicação.

Por: Luigi Civalli  | Foto: Grosby Group 

Reforma agrária avança na Amazônia Legal: Governo vai ceder quase 13 milhões de hectares

O Governo Federal anunciou que vai destinar 12,7 milhões de hectares de terras da União na chamada Amazônia Legal, em 9 Estados: Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, com o objetivo de fazer regularização fundiária, reforma agrária, criação de unidades de conservação ambiental e de reserva indígena.

A iniciativa faz parte do Programa Terra Legal, criado em 2009, que regulariza a situação de áreas e imóveis localizados em terras públicas federais.

491143No início da semana a Presidenta Dilma Rousseff disse ter encomendado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário a elaboração de um novo plano de reforma agrária, pois a retomada da questão está incluída como sendo um dos pontos da chamada “agenda positiva” do Governo, a qual teve início em maio, com a finalidade de tentar superar a crise econômica.

Em entrevista, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, comentou a importância da regularização fundiária como sendo a solução para se encontrar um equilíbrio para a região, evitar a insegurança em terras que pertencem ao poder público mas se encontram vazias ou ocupadas ilegalmente e também uma forma de coordenar o desenvolvimento sustentável. “Ao promovermos essa regularização fundiária da Amazônia, nós estamos buscando uma situação de equilíbrio”, disse o ministro. “De um lado, a questão ambiental, que é fundamental para nós, mas queremos também que se torne uma região produtiva, preservando a questão ambiental. Estamos trabalhando na perspectiva de encontrar também terras que ajudem os agricultores familiares no processo de reforma agrária, além de identificar as terras já ocupadas pelas chamadas populações tradicionais, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas, buscando um acerto entre esses diferentes interesses, sempre na perspectiva do desenvolvimento sustentável.”

Ainda conforme a medida, do total de 12,7 milhões de hectares, serão cedidos 12.261.807 hectares de áreas destinadas à reforma agrária e regularização fundiária; 503.667 hectares para a criação de unidades de conservação ambiental; e 2.292 hectares para a criação de reserva indígena no município de Porto Moz, no Pará, atendendo a uma condicionante da licença de implantação da Usina de Belo Monte, na região.

O presidente da Funai – Fundação Nacional do Índio, João da Costa, considerou o ato como positivo, ressaltando que os índios vão ter as terras que merecem. “Essas terras vão ser muito bem recebidas pelos povos indígenas. A Funai fica feliz em fazermos esse debate e ter o espaço, não ser negada uma terra que é de direito dos povos indígenas.”

Desde o início do Programa Terra Legal Amazônia foram entregues mais de 20 mil títulos de propriedades.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que também participou da cerimônia, uma Amazônia regularizada vai poder pôr fim aos conflitos sociais. “Nós damos mais um passo, e em Estados importantes para a questão ambiental, Pará e Mato Grosso. É importante que a gente consiga, no Brasil, conciliar proteção de alimentos, regularização fundiária com uso de terra para pequenos e médios agricultores, com a proteção ambiental, e mostrar que é possível fazer um desenvolvimento regional dialogando, e que o Brasil conheça mais a Amazônia.”

Para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Amazônia não pode se transformar num santuário intocável, sendo possível a integração da questão ambiental com o desenvolvimento econômico e social da região. “Não podemos fazer também de uma região tão vasta e rica como a Amazônia um santuário intocável. Eu acho que é possível compatibilizarmos a questão ambiental com o desenvolvimento econômico e social. Nós queremos e vamos preservar o meio ambiente no Brasil.”

http://br.sputniknews.com/

Indígenas de aldeia na Ilha do bananal ganham na justiça direito de utilizar estrada em área particular para acesso à rodovia pública

javaeA Justiça Federal no Tocantins concedeu a indígenas da etnia Javaé o direito de utilizar trajeto que passa por fazenda particular na Ilha do Bananal para acesso à única rodovia pública nas proximidades da Aldeia São João. A comunidade indígena estava há quase 10 anos impedida, pelos atuais proprietários do imóvel rural, de utilizar a estrada, que desde 1979 servia de rota para o escoamento de suas produções agrícolas e demais necessidades. A sentença, proferida nesta sexta-feira, 19, é do juiz federal Eduardo de Assis Ribeiro Filho, titular da Subseção Judiciária de Gurupi (TO).

Conforme consta no processo, em 1999, quando a fazenda foi vendida, a passagem pela propriedade começou a ser dificultada. Em 2007, os indígenas foram proibidos definitivamente de utilizar o trajeto mesmo que eventualmente. Era por essa mesma estrada que os serviços de saúde prestados pela Funasa eram realizados. Com a decisão da Justiça Federal, a empresa Rio Real Empreendimentos Ltda, alvo da ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), e proprietária da fazenda Lago Grande, terá que conceder direito de passagem aos indígenas.

O Juiz ainda determinou que “quaisquer intervenção na área (deverá ser submetida) ao prévio licenciamento perante os órgãos ambientais competentes”. Ele determina ainda que será a Fundação Nacional do Índio (Funai) quem custeará possíveis investimentos na reabertura do caminho a ser utilizado pelos indígenas e despesas em caso da necessidade de indenização da Rio Leal Empreendimentos Ltda. 

No processo, a proprietária da fazenda contesta a alegação da Aldeia quando diz que o único acesso à via pública é pela estrada que corta a propriedade particular e cita uma rota alternativa que dá acesso ao porto situado na Barreira do Pequi. Também acusa os indígenas de pretenderem, na verdade, abrir uma nova estrada na fazenda e não utilizar uma via já existente. E que eles buscam acesso facilitado aos diversos lagos existentes na fazenda para exercerem pesca ilegal e predatória.

 

Ao reforçar sua sentença, o Juiz federal Eduardo de Assis Ribeiro Filho, Citou vários inconvenientes aos indígenas decorrentes da não-utilização da estrada que corta o imóvel rural e disse que a rota pelo Porto Barreira do Pequi, “não se mostra das mais fáceis. Isso, pois por via fluvial é necessário remar por aproximadamente meia hora”. O magistrado acrescenta que “deve ser considerada na análise da questão o acesso à aldeia por parte dos órgãos públicos, em especial Funai e Funasa”. (Samuel Daltan)

 

Divulgada lista de aprovados na prova objetiva de agente de trânsito

Os mais de 153 candidatos seguem para o Teste de Aptidão Física (TAF), que será realizado no Quartel da Polícia Militar, no próximo dia 5 de julho

AMTT -  Araguaína-01Já está disponível no site da Fundação Universa o nome dos candidatos aprovados na prova objetiva do concurso de agente de transporte e trânsito da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) e edital para a convocação dos aprovados para a prova de aptidão física. Agora, os 147 candidatos da ampla concorrência e os seis candidatos com deficiência aprovados seguem para o Teste de Aptidão Física (TAF), que será realizado no Quartel da Polícia Militar, no próximo dia 5 de julho.

Além do resultado, a Fundação responsável pelo certame também disponibilizou o gabarito oficial definitivo da prova objetiva. Os comunicados foram publicados no final da tarde desta quarta-feira, 24. Segundo a empresa, os candidatos podem conferir a imagem da folha de respostas no site da entidade, a partir desta quinta-feira, 25, ficando disponível por 15 dias aos candidatos. Os próximos passos do processo seletivo serão a prova de aptidão física e teste psicológico/perfil profissiográfico. Após o certame, os aprovados em todas as etapas farão o curso de formação de agentes.

 TAF

O Teste de Aptidão Física será realizado em dois horários: às 8h e às 10h. Os 153 candidatos convocados devem chegar ao local de prova com 1 hora de antecedência. Teste de barra física e flexão de abdominal farão parte da prova a ser realizada pelos participantes do processo seletivo.

Oportunidades

Foram ofertadas 40 vagas, sendo 20 imediatas e 20 cadastros de reserva. Desse número, duas vagas foram reservadas para candidatos com deficiência. Os requisitos para o cargo são: certificado de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente; Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria “A e B” e ter mais de 18 anos. O salário inicial do agente será de R$ R$ 1.621,05.

Entre as atribuições do agente de transportes e trânsito estão fiscalizar, autuar e educar a população em relação ao trânsito da cidade, bem como transportes de cargas e passageiros.

Católicos e evangélicos divergem na Câmara sobre Estatuto da Família

Com a participação maciça de integrantes das bancadas evangélica e católica, a comissão especial que trata do projeto de lei (PL 6.583/13), que institui o Estatuto da Família, a audiência pública na Câmara dos Deputados para debater o projeto foi marcada por divergências entre os debatedores.

O projeto define o conceito de família, como a união entre homem e mulher e seus descendentes, e também proíbe a adoção de crianças por casais homoafetivos. A iniciativa foi criticada pelo ativista e doutor em educação Toni Reis, que a considera discriminatória em relação a outras formas de arranjo familiar. Segundo ele, caso a iniciativa seja aprovada, 25% da população brasileira estará fora do conceito de família.

“Não queremos um estatuto monolítico, temos vários tipos de família e seria muito importante que o estatuto contemplasse os vários tipos. Não queremos ser discriminados”, ponderou Reis, que há 25 anos é casado com David Harrad. Em 2011, Reis ficou conhecido após uma decisão da da ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconhecendo o direito à adoção por ele e seu companheiro.
Atualmente, o casal tem três filhos. O mais velho, com 14 anos, chegou a passar por sete abrigos.

“Temos a família tradicional, a família ampliada, as famílias recompostas [frutos de vários casamentos], famílias monoparentais, adotivas, homoparentais, etc. Nós defendemos as famílias, o que nos separa é um S. Colocar a família como uma única constante no tempo pode ser mais um prejulgamento que a realidade”, disse Reis, que defendeu ainda o estado laico. “No estado laico as religiões não dizem o que é lei, e o Estado não diz o que é pecado”, segundo ele.

Escalado para defender a proposta, o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, criticou o que chamou de “ativismo gay” e criticou o protesto ocorrido durante a mais recente parada LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) em São Paulo, na qual a modelo transexual Viviany Beleboni se vestiu como Jesus Cristo e encenou a própria crucificação, com uma placa no alto da cruz. com a mensagem: “Basta de homofobia com LGBT”.

Malafaia, ao abordar a decisão concedida a Reis e seu companheiro, criticou o STF, que no seu entendimento legislou indevidamente. “Não vem aqui com citações de STF, que me parece que STF não legisla coisa nenhuma. Isso é uma afronta ao Parlamento”, disse.

Os deputados – em uma audiência marcada pela presença forte de evangélicos e católicos, que se revezavam para debater na audiência – também apoiavam o projeto. Para o deputado Marcelo Aguiar (DEM-SP), a adoção por casais do mesmo sexo não seria boa para a criança, por ela não “estar preparada”. Se a família tem dificuldade de criar uma criança no formato natural, que já é difícil, imagina as condições para criar crianças nesse formato [homoafetivo]”, duvidou.

Única a se posicionar contra a iniciativa, a deputada Erika Kokay (PT-DF) disse que ao não considerar restringir o conceito de família, o projeto “joga outros arranjos afetivos num processo de discriminação que é extremamente doído. Existem vários tipos de família, e todas as famílias precisam ser protegidas”, resumiu.

Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

MPE apura deficiência da PM na Comarca de Araguaína

5492e4c736d9605e58c18e0d50600262-width-400Após instaurar inquérito para apurar as condições de funcionamento das Delegacias de Policia Civil de sete cidades que abrangem a comarca de Araguaína, o MPE irá investigar também se há atuação efetiva da Polícia Militar nessas localidades.

Nesta terça-feira, 23, o titular da 3ª Promotoria de Justiça de Araguaína, Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, instaurou inquérito civil para averiguar irregularidades relativas ao baixo efetivo da Policia Militar nas cidades de Araguaína, Muricilândia, Nova Olinda, Santa Fé do Araguaia, Aragominas, Carmolândia e Araguanã.

Um ofício requerendo informações foi encaminhado ao Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins, Glauber de Oliveira Santos, que tem dez dias para encaminhar resposta sobre o efetivo policial nos municípios, quantitativo de viaturas que estão funcionando e das que estão quebradas ou danificadas, relatório completo apontando a situação do armamento, além da previsão e cronograma para a realização de concurso público para praças e oficiais.

Últimas notícias