domingo, junho 28, 2026

55.3 F
Nova Iorque
domingo, junho 28, 2026
Início Site Página 1224

Quase 60% das faculdades incluem sexualidade e gênero na formação de professores

generoPesquisa feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mostrou que 58,27% das faculdades brasileiras incluem os temas sexualidade e relação de gênero no currículo básico da formação de professores. O estudo foi apresentado hoje (26), em seminário na capital paulista.

Entre as instituições consultadas, 19,42% informaram que não adotam os assuntos na grade curricular, 11,15% incluem apenas relação de gênero, 5% trabalham apenas sexualidade e 6,42% não souberam responder.

Mariana Braga, oficial de projetos da Unesco no Brasil, disse que o ambiente educacional do país apresenta uma violência de gênero muito forte. “A educação de relação de gênero e sexualidade é importante para que não tenhamos mais uma segregação, uma evasão, provocada por gênero ou discriminação por orientação sexual dentro das escolas”, disse à Agência Brasil.

A pesquisa revelou que o debate sobre o assunto ainda é limitado por questões de ordem religiosa, ou por acreditar que a legislação não permite a abordagem dos temas, pela falta de preparo de docentes e de fomento de políticas públicas.

Para Mariana, os resultados surpreenderam positivamente. “A gente começou pensando que a maioria das faculdades não trabalhava [sexualidade e relação de gênero], a nossa hipótese é que aquelas que reponderam aos nossos questionários são as que mais trabalham essas questões”, declarou.

O estudo começou no ano passado e os dados divulgados hoje são preliminares. Das 2.276 instituições de ensino superior que oferecem cursos na área de formação docentes no Brasil, foram consultadas 300 instituições. O estudo ouviu um representante legal de cada universidade, como professores, coordenadores e reitores.

Segundo Mariana, em uma próxima etapa do estudo, um dos pontos a serem questionados  serão  eventuais parcerias com os serviços de saúde, como por exemplo na distribuição de preservativos, quando abordada a questão do sexo e doenças sexualmente transmissíveis. “Não há um dado nacional de que os profissionais de saúde estão dentro da escola”, apontou.

A maioria das instituições ouvidas são particulares; 40% privadas com fins lucrativos, 37% privadas sem fins lucrativos, 2,7% privadas beneficentes, 11,56% universidades federais, 4,75% universidades estaduais e 1,36% universidades municipais.

Na comparação por graduações em licenciatura, pedagogia respondeu por 66% do total de cursos que incluem a temática nos currículos dos professores. Educação Física registrou 21,7%, Letras respondeu por 19,2%, Biologia teve 16,7%, Antropologia 14,3% e História 13,3%.

Edição: Maria Claudia
Fernanda Cruz – Repórter da Agência Brasil
 

Hospital de Araguaína recebe novo microscópio para cirurgias neurológicas

251333_300Por indicação do Ministério Público Estadual (MPE), recursos provenientes de multa na área trabalhista foram revertidos para a aquisição de um microscópio para cirurgias neurológicas, destinado ao Hospital Regional de Araguaína (HRA). O equipamento, que é importado da Alemanha, custou R$ 165 mil e chegou ao município de Araguaína nesta terça-feira, 24. Para que o microscópio comece a funcionar, é aguardada a chegada de um técnico especialista que executará sua instalação e capacitará os profissionais responsáveis pelo seu manuseio. A solicitação da compra do equipamento e indicação do HRA para recebê-lo foram feitas pela promotora de justiça, Araína Cesárea D’Alessandro, considerando a grande demanda por cirurgias neurológicas em Araguaína e que o microscópio existente no hospital frequentemente precisa passar por manutenções. A diretora geral do HRA, Érica Mendes Tomelin, explica que o microscópio é de marca e modelo iguais aos que vêm sendo adquiridos pelos melhores hospitais brasileiros. Ela afirmou, ainda, que a máquina é suficiente para suprir toda a demanda do Hospital Regional de Araguaína, que atende um total de 63 cidades do médio-norte tocantinense. Os microscópios para cirurgias neurológicas são utilizados em procedimentos como retirada de tumores cerebrais e tratamento de aneurismas. Equipamentos de ponta permitem cirurgias mais precisas e menos invasivas e, consequentemente, com melhor pós-operatório. O que foi adquirido para o HRA é do modelo OPMI pico, da marca Carl Zeiss. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que determinou a aplicação dos recursos da multa trabalhista na compra do microscópio para cirurgias neurológicas foi proposto pelo procurador regional do Trabalho, Lincoln Roberto Nóbrega Cordeiro, em agosto de 2014.   

XV Meia maratona do Tocantins encerra inscrição nesta quinta-feira

Kits para Meia Maratona estão sendo entregues na Secretaria do Esporte, Lazer e JuventudeTermina às 23h59 desta quinta-feira, 26, o prazo para se inscrever na XV edição da Meia Maratona do Tocantins, prova que acontecerá no próximo domingo, às 7h30. A largada e chegada serão no Memorial Coluna Prestes, e o percurso integralmente na Avenida Theotônio Segurado. As inscrições podem ser feitas no site www.centraldacorrida.com.br. Foram disponibilizadas 1.500 vagas e restam poucas inscrições para completar o número determinado pela organização.

 Por causa da compensação dos bancos para boletos bancários, esta semana só será possível pagar por meio de débito em conta ou mesmo cartão de crédito. Já as pessoas que não possam fazer o pagamento através dessas duas opções poderão se deslocar à Secretaria do Esporte Lazer e Juventude, em horário comercial, para a equipe técnica fazer a inscrição no site e o pagamento será em dinheiro. 

 Kits

Desde ontem e até o próximo sábado às 18 horas, na sede da Secretaria Estadual do Esporte, Lazer e Juventude (Seelj), próximo à Galeria Bela Palmas, os atletas já estão retirando os kits para a corrida. Para pegar o material, o atleta deve apresentar documento com foto.

 Durante a entrega dos kits aos atletas, a organização pede a colaboração dos participantes para doarem brinquedos, seja novo ou usado, para serem entregues às crianças carentes de vários bairros da Capital no natal.  

 Provas

Além da Meia Maratona, que terá um percurso de 21. 097 metros, serão disputadas a Estudantil (1,5 km), Paralímpica (1,5 km), Corrida Popular (7km) e Corrida de Revezamento de 7 km em duplas (3,5 km por atleta), e uma caminhada com os servidores do Banco do Brasil.  

 Premiação

Os vencedores da categoria geral no masculino e feminino receberão cada um respectivamente, R$ 3.000,00. O segundo colocado receberá R$ 1.500,00 e o terceiro R$ 500,00. Já na categoria geral para atletas do Tocantins, os vencedores (masculino e feminino), receberão R$ 1.000,00 (mil), o segundo, R$ 800,00 e o terceiro R$ 500,00.  

 Favorito

O atleta Eliésio Miranda é um dos principais favoritos para vencer a corrida, pois vai em busca do pentacampeonato. Anteriormente, ganhou os títulos nos de 2007/2010/2011 e 2012.  

 Saiba mais

Evento: XV Meia Maratona do Tocantins

Quando: 29 de novembro

Horário: 7h30

Local: Saída/Chegada: Memorial Coluna Prestes

Trajeto: Será todo na Avenida Theotônio Segurado, da Praça dos Girassóis até o final da pista dupla da Theotônio sentido sul, após a entrada para o Estádio Nilton Santos ida e volta. O percurso total é de 21.097 metros.

Inscrição: site https//centraldacorrida.com.br.

Taxa de inscrição: R$ 20,00 + taxa de administração do site da inscrição.

Número de vagas: 1.500

Premiação: Total R$ 42.900,00

PF combate grupo criminoso por comércio ilegal de pedras preciosas

Goiânia/GO – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (26) a Operação SOLDNER* com o objetivo de combater e desarticular organização criminosa que atuava no comércio ilegal e na exportação massiva, de minérios e pedras preciosas. A movimentação do grupo, ao longo da investigação, foi estimada em R$ 500 milhões.

Cerca de 200 policiais federais, de várias regiões do pais, deram cumprimento simultâneo a cerca de 58 medidas judiciais, sendo 10 mandados de prisão temporária, 19 de busca e apreensão e 29 conduções coercitivas nos estados de Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Pará, Pernambuco e Tocantins.

A organização criminosa é formada por duas células: uma que atua fortemente na comercialização ilegal de pedras preciosas, composta em sua maioria por empresários do ramo e pequenos comerciantes de joias, e uma outra que seria composta por autônomos e pequenos empresários que comercializariam, mediante fraude, títulos da dívida pública e moeda estrangeira, em transações financeiras envolvendo bancos venezuelanos. Os investigadores suspeitam que a movimentação com moedas e títulos estaria vinculada aos processos de lavagem de dinheiro do grupo criminoso.

A PF identificou que o minério e as pedras preciosas seguiam uma rota que passava por Portugal, Bélgica e Israel, tendo como destino final Dubai.

Os investigados responderão por crimes que vão desde a usurpação de matéria-prima da União a crime de formação de organização criminosa, dentre outros crimes correlatos.

 

*O termo SOLDNER faz referência a mercenários para quem o valor do dinheiro é capaz de suprimir os próprios valores morais.

Janaina Santucci exibe nova prótese de silicone no Paparazzo

Janaina Santucci posa para o Paparazzo (Foto: Roberto Teixeira / Paparazzo)

Há três meses, DJ aumentou os seios, passando de 375 para 500ml. ‘Estavam murchinhos’, disse ela nos bastidores do ensaio que vai ao ar nesta sexta, 27.

Janaina Santucci posa para o Paparazzo (Foto: Roberto Teixeira / Paparazzo)
Janaina Santucci posa para o Paparazzo (Foto: Roberto Teixeira / Paparazzo)

 Janaina Santucci mostrou as curvas do corpo escultural no Paparazzo. E o ensaio que vai ao ar nesta sexta-feira, 27, mostrará uma novidade no corpo da loira. Há três meses, a DJ trocou as próteses de silicone que tinha nos seios, aumentando-as de 375 para 500ml. Ela conta que isto fez com o que a relação sexual com o namorado, o empresário Leonardo Mendes, ficasse ainda melhor.

“Depois que tive meu filho, há um ano e meio, achei que meus seios estavam murchinhos, e na hora do sexo existiam certas posições que não queria mais fazer. Daí troquei o silicone e melhorou muito, deu um up, uma apimentada. Fico mais à vontade, hoje até esqueço que tenho a prótese de tão natural que ficou”, contou ela, que ganhou fama ao ser apontada como a sósia de Aryane Steinkopf

A loira também não descuidou da dieta nem durante o ensaio. Na pausa para o almoço, comeu só algumas verduras e legumes. Vaidosa, fez questão de retocar sua própria maquiagem e cabelo.

Laís Gomesdo EGO, no Rio

01ynb_1

Marcelo Miranda se reúne a líderes dos Executivos para discutir Estado mais eficiente

5431d2b0a2108Governador Marcelo Miranda se reuniu com 15 líderes do Executivo e empresários nesta quarta-feira, 25, em São Paulo. Na ocasião, foram discutidas pautas com o objetivo de otimizar a competitividade do País, com a adoção de medidas que garantam a melhoria da eficácia, eficiência e efetividade do Estado brasileiro. Durante a reunião, foi feito um balanço das ações e discutidos os desdobramentos do projeto Pacto pela Reforma do Estado propostos durante o Congresso Brasil Competitivo, realizado setembro, também na capital paulista.

Para Marcelo Miranda, o encontro teve uma sinalização positiva. “A ideia é fortalecer a unidade dos governadores com a classe empresarial com o objetivo de discutir políticas públicas em todos os setores”, ressaltou, ao lembrar que a iniciativa se baseia em uma agenda de transformações compartilhadas.

A coalização público-privada crida com o Pacto pela Reforma do Estado já conta com a adesão de 16 governadores e do Movimento Brasil Competitivo, além do apoio de líderes empresariais. Nesse sentido, os debates tiveram como foco a melhoria da oferta de serviços prestados à população, sendo o Estado um indutor e facilitador do desenvolvimento e da competitividade brasileira.

Governadores e empresários concordam que o modelo atual de Estado deve ser revisto e defendem a criação de condições para que os gestores públicos possam administrar e gerenciar com maior capacidade. A agenda será trabalhada no âmbito estadual e federal, com a construção de propostas de curto, médio e longo prazo, de acordo com o desenvolvimento dos trabalhos. O processo de construção das ações será contínuo e envolverá as equipes técnicas dos estados.

Estados integrantes do Pacto

Até agora, aderiram ao Pacto pela Reforma do Estado: Beto Richa, Paraná; Camilo Santana, Ceará; Confúcio Moura, Rondônia; Fernando Pimentel, Minas Gerais; Geraldo Alckmin, São Paulo; José Ivo Sartori, Rio Grande do Sul; Luiz Fernando Pezão, Rio de Janeiro, Marcelo Miranda, Tocantins; Marconi Perillo, Goiás; Paulo Câmara, Pernambuco; Paulo Hartung, Espírito Santo; Pedro Taques, Mato Grosso, Reinaldo Azambuja; Mato Grosso do Sul; Ricardo Coutinho, Paraíba; Simão Jatene, Pará; e Rodrigo Rollemberg, Distrito Federal, que não pôde comparecer à reunião.

Senado decide manter prisão de Delcídio do Amaral por 59 votos a 13

senadoO plenário do Senado decidiu manter a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Em votação aberta, os senadores decidiram que o líder do governo deverá ser mantido preso por 59 votos contra 13 e 1 abstenção.

Delcídio está preso na carceragem da Polícia Federal (PF) em Brasília após decisão unânime da segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi levado para a PF hoje pela manhã, na 21ª fase da Operação Lava Jato, quando também foram presos seu chefe de gabinete Diogo Ferreira e o presidente do banco BTG Pactual, André Esteves.

A prisão foi embasada por uma gravação apresentada pelo filho do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, em que o senador oferece R$ 50 mil por mês para a família dele e mais um plano de fuga para que Cerveró deixasse o país. O objetivo de Delcídio era evitar que o ex-diretor fizesse acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.

Edição: Fábio Massalli

Com 55,66% dos votos, OAB Protagonista vence eleição e Walter Ohofugi será o novo presidente

IMG_1174Com 1.412 votos (55,66% dos votos válidos), a chapa da oposição na eleição da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil), a OAB Protagonista, venceu o pleito disputado nesta quarta-feira, 25 de novembro. Agora, o advogado Walter Ohofugi, 50 anos, será o próximo presidente da instituição para o triênio 2016-2018. A chapa adversária, OAB para Todos, que tinha o advogado Gedeon Pitaluga como candidato a presidente, fez 1.125 votos (44,34% dos votos válidos). A vantagem dos Protagonistas foi de 287 votos, o que representa 11,31 pontos percentuais.
Ohofugi destacou a importância da vitória, dizendo que o resultado só aumenta a responsabilidade do grupo para cumprir o desafio proposto. “Agora, é trabalho. Estamos pronto para protagonizar”, destacou o presidente eleito da OAB-TO, ao comentar a principal plataforma de campanha, que era fazer a instituição ser atuantes nas grandes demandas da sociedade para que, com isso, a população valorize o advogado.
Ohofugi parabenizou o seu adversário, Gedeon Pitaluga, dizendo que, apesar de alguns momentos de acirramento, a campanha foi positiva e só serviu para engradecer a entidade. Ele também elogiou a postura de Ester Nogueira, que chegou a ser candidata a presidente, mas teve sua candidatura impugnada. “O dr. Gedeon e dra. Ester foram leais e fizeram uma bonita campanha. Agora chamo todos para a união, pois a instituição é maior que qualquer um de nós e temos que fazer uma gestão em benefício de todos os advogados”, salientou Ohofugi.
O presidente eleito também elogiou a isenção de todo o processo eleitoral e a postura do atual presidente Epitácio Brandão. Segundo ele, Epitácio Brandão escolheu uma comissão eleitoral séria e a disputa não teve qualquer mácula.
 
Epitácio
Atual presidente da instituição, Eitácio Brandão também destacou o fortalecimento da democracia no processo, ressaltando que a eleição não teve qualquer recurso na Justiça. “Comandamos uma eleição limpa, com gente capacitada e caráter na comissão eleitoral. Eles fizeram um trabalho formidável”, salientou.
Questionado sobre o novo grupo que vai assumir a OAB, Epitácio Brandão disse confiar muito na chapa vencedora, que é formada por “gente decente e com experiência na advocacia”. “Acredito muito nesse grupo (os Protagonistas). Eles vão fazer uma gestão séria”, frisou, ao destacar que a nova gestão também tem condições de trabalhar em prol da sociedade.
Epitácio Brandão destacou que o seu grupo atual lançou uma candidata (Ester Nogueira), mas que com a impugnação dela, teve que sair da disputa. “Nós liberamos democraticamente os colegas para que escolhessem em quem votar. A maioria escolheu o grupo liderado pelo Walter Ohofugi e foi um apoio sem pedir nada em troca, apenas por entender que era a melhor opção para a OAB”, salientou.
Por fim, ele disse esperar que os advogados se unam e trabalhem para o fortalecimento da Ordem. “A OAB é muito maior que eu, que Walter e que qualquer grupo. Temos todos responsabilidade para fazer a entidade avançar”, destacou.
 
Histórico
Os protagonistas iniciaram a disputa com 44% dos 74 complentes da chapa sendo mulheres. Após alguns ajustes, o percentual subiu para 50%. “Vamos pular de 17% da gestão atual para 50%. É o maior percentual de mulheres na direção da OAB da história do Tocantins e possivelmente seja o maior da história de todas as seccionais do Brasil desde sempre”, frisou Ohofufi. A nova vice-presidente da OAB será Lucélia Sabino.

Evento acontece entre os dias 3 e 4 de dezembro e já está com inscrições abertas

2014Expoara (491)O Sindicato Rural de Araguaína (SRA) apoia a 5ª edição do Amazônia Leite, Simpósio brasileiro sobre produção de leite na Amazônia. O evento que, será realizado no auditório do Sebrae, em Araguaína, entre os dias 3 e 4 de dezembro, já está com as inscrições abertas.  Um dos objetivos do simpósio é oportunizar aos participantes conhecimentos sobre a cadeia produtiva do leite.

A programação conta com palestras de pesquisadores do Tocantins e de outros estados, que vão abordar temáticas, como o custo de alimentação e rentabilidade da atividade leiteira e o manejo sanitário do gado de leite.

Inscrições:

As inscrições no valor de R$ 50, podem ser feitas no Sebrae, ou pelo site: www.amazonialeite.wix.com. Mais informações do Simpósio, pelo telefone 3414-6100.

Acidente com ônibus da Cooperlota mata motociclista em Araguaína; motorista saiu sem prestar socorro

thumbsUm acidente envolvendo um ônibus sem placa da Cooperlota e uma motocicleta tirou a vida de um jovem na manhã desta quarta-feira, 25, em Araguaína. O motorista saiu do local antes da chegada do socorro à vitima, por orientação da própria Cooperativa.

O acidente fatal ocorreu no setor Jardim Paulista.  Segundo testemunha, o ônibus invadiu a preferencial e atingiu o motociclista. No local, ainda conforme a testemunha, a sinalização havia sido retirada recentemente.

Com o impacto, a vítima foi arremessada na calçada, onde perdeu sangue, provocado por grave ferimento da cabeça.  Pedro Vinícius de Jesus Maia, 18 anos, chegou a ser socorrido pelo Samu e encaminhado ao Hospital Regional de Araguaína (HRA), mas morreu após ser atendido. 

De acordo com a PM, a Van não tinha licenciamento, foi apreendida e o motorista fugiu do local sem prestar socorro. O delegado plantonista Sandro Dimas esteve no local para acompanhar o caso. Segundo ele, o motorista vai responder por homicídio, com agravante de omissão de socorro. 

A Cooperlota omitiu o nome do motorista envolvido no acidente. Em nota, admitiu que orientou o motorista a sair do local, alegando medo de agressão por parte de populares. E que o socorro foi acionado por uma testemunha do acidente.  Também lamentou a morte do jovem, disse que o veiculo é assegurado e que vai prestar assistência á família.

Ao ser questionada quais providências a serem tomadas em relação ao motorista, a Cooperlota preferiu cautela. Afirmou que entrará em contato com as autoridades para se inteirar das circunstâncias do acidente e decidir quais medidas adotar.

Sobre a falta de emplacamento, culpou o fabricante, que ainda não teria emitido o documento para emplacar os ônibus, mas que vai acionar administrativamente.

Histórico

Esse foi o segundo acidente envolvendo ônibus da Cooperlota neste mês de novembro. No último dia 03, um ônibus que saía da Vila Azul com destino ao Setor Monte Sinai tombou com 15 pessoas na BR 153. Felizmente as vítimas só tiveram ferimentos leves. 

Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Últimas notícias