Na tarde do último sábado, 21, policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar apreenderam em flagrante delito um adolescente de 17 anos e um homem de 20 anos, acusados de roubos sucessivos em estabelecimentos comerciais e de veículo na cidade de Gurupi. Com os suspeitos a Polícia Militar (PM) encontrou um revólver calibre 32, com cinco munições de mesmo calibre, uma motocicleta Yamaha Fazer YS 250, cor vermelha, placa de Fátima – TO e R$ 111,00 em dinheiro. A dupla teria iniciado as práticas criminosas por volta das 10h450min, no setor Alto da Boa Vista, região sudoeste de Gurupi. Na ocasião, segundo afirmação da vítima, os suspeitos teriam lhe ameaçado com a arma de fogo e na sequencia roubaram a motocicleta. Posteriormente, às 12h18min, utilizando o veículo roubado, os dois homens subtraíram R$ 931,00 reais da conveniência de um posto de combustíveis, situado no setor Cruzeiro, região centro-sul de Gurupi – TO. Testemunhas relataram que um dos autores do crime ameaçou o funcionário do estabelecimento comercial e também efetuou um disparo dentro da conveniência, durante a ação delituosa. A terceira investida da dupla foi praticada em um supermercado situado no Jardim Tropical II, oportunidade em que um dos suspeitos ameaçou o proprietário do estabelecimento comercial com a arma de fogo e em seguida subtraiu o dinheiro do caixa. Da mesma forma que o crime anterior, enquanto um dos criminosos praticava o roubo, o outro comparsa apoiava a ação delituosa, dando fuga na motocicleta Yamaha Fazer, que foi roubada para esse propósito. Todas as ocorrências foram devidamente registradas pela PM. As viaturas de área já estavam em alerta e realizavam patrulhamento à procura dos suspeitos. Depois do roubo ao supermercado, os militares prenderam a dupla em flagrante e apreenderam a arma, o dinheiro e a motocicleta roubada. Os suspeitos e os produtos dos roubos foram conduzidos e apresentados na Delegacia Central de Flagrantes para as devidas providências. As vítimas da conveniência do posto de combustíveis, do supermercado e também a proprietária da motocicleta reconheceram a dupla como sendo os autores dos roubos.
Dupla acusada de roubos sucessivos é presa pela PM em Gurupi
Em Talismã, PM apreende 36 cabeças de gado furtadas e detém suposto receptador
Na tarde da última segunda-feira, 23, policiais militares do Pelotão de Talismã, área de abrangência do 4º Batalhão de Polícia Militar, apreenderam 36 cabeças de gado e prenderam em flagrante um homem de 22 anos de idade acusado de receptação. A vítima acionou a Polícia Militar a respeito do furto de aproximadamente 120 cabeças de gado de sua propriedade rural, situada no município de Araguaçu. Por meio do levantamento de informações, parte dos animais foi localizada em uma chácara, no município de Talismã. Os militares localizaram o homem que havia arrendado a chácara e que também detinha a propriedade dos animais furtados. Segundo o suspeito, os animais haviam sido comprados de outra pessoa e que esta não lhe forneceu a guia de transporte das reses. O suspeito foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Alvorada para as devidas providências.
Reduzir taxa de carro de som é medida hipócrita e imoral; é morcego que morde e assopra, diz Capixaba
O vereador Batista Capixaba não gostou nem um pouco como o prefeito Ronaldo Dimas tratou a questão da redução do valor da taxa dos carros de som que circulam no município. A medida foi através de Decreto e irritou Batista Capixaba.
Para o vereador, o Decreto é fruto de “hipocrisia e imoralidade” do prefeito. Capixaba disse ainda que a medida parece mais com um morcego. “ Esse decreto é imoral, hipócrita e parece com um morcego, que morde e assopra ao mesmo tempo”, disse.
Batista lembra o pacotaço de natal que o prefeito Ronaldo Dimas aprovou ainda no final do ano passado e que trouxe verdadeiro sofrimento para o contribuinte, com a criação e elevação de 169 taxas. Na época, os valores das taxas variaram entre R$ 0,10 a R$ 1.337,00, dependendo do tipo de serviço utilizado pelo contribuinte.
O pacotaço de natal das 169 taxas foi duramente criticado pelos vereadores e população. Na época, Batista e os outros vereadores de oposição votaram contra o pacote, mas foram vencidos pela maioria do prefeito na Câmara.
Com relação à taxa de carro de som, que hoje é de R$ 1.337,00, Capixaba defende a volta imediata do valor antigo, que era de R$ 198,00. Agora, pelo Decreto, Ronaldo Dimas quer cobrar dos carros de som o valor de R$ 668,67.
Mas os donos de carros de som, com cerca de 58 veículos cadastrados, se revoltaram com a nova medida e prometem lutar pelo valor antigo. “Antes do Ronaldo Dimas entrar a gente pagava R4 198,00; depois ele subiu para R$ 1.337,00; ninguém conseguiu pagar esse valor, temos famílias para criar, já pagamos INSS e taxa da própria Prefeitura; parece um castigo e não aguentamos mais, queremos o preço antigo”, disse um dos donos de carros de som volante.
Capixaba disse que vai lutar para baixar o preço. Para ele, o prefeito está sendo injusto e sacrificando a classe. “eles são microempreendedores e já pagam taxas. Por que só eles devem pagar duas vezes? Eles são trabalhadores humildes, trabalham 12 horas por dia para sustentar suas famílias, os carros não têm ar-condicionado, mesmo assim o prefeito cobra um valor absurdo. Isso é injusto e desleal com pais de famílias de Araguaína”, finalizou Capixaba.
“Luzimangues tem luz própria e precisa se libertar de Palmas e de Porto”, diz pastor
Já faz tempo que líderes religiosos, principalmente os evangélicos, não se metiam em questões decisivas da sociedade, principalmente política. Mas hoje o cenário é outro e cada vez mais, pastores passaram a ser voz ativa nos principais assuntos e interesses da comunidade.
Um bom exemplo dessa nova realidade participativa da igreja evangélica está em Luzimangues, localidade que fica depois da ponte de Palmas, sentido Paraíso. O Distrito pertence a Porto Nacional. Por lá também a comunidade começa a se mexer através da igreja evangélica para ter direito a voz e vez nos destinos do povoado, que já tem cara de cidade grande.
O levante não se trata de uma rebelião, mas de posicionamento firme para exigir das autoridades daqui para frente mais atenção para o local.
E quem está à frente desse movimento é um dos mais conhecidos líderes religiosos da comunidade, pastor Edilson Rocha Carvalho, que ajudou a implantar várias igrejas da Assembleia de Deus em Luzimangues, principalmente em Assentamentos e dentro do próprio Distrito e região de chácaras à beira do Lago.
Carismático e com um bom relacionamento com a população local, pastor Edilson pegou o cajado e subiu a voz para pedir das autoridades mais atenção para o povoado que já vive em ritmo de cidade grande. “Precisamos acabar com a fama de que Luzimangues é só um dormitório de Palmas ou apenas um bairro de Porto Nacional. Somos que isso, já atingimos a maturidade e exigimos das autoridades que olhem para esta cidade com mais atenção e respeito, pois aqui está o embrião do futuro. Não tem mais volta, a semente do progresso já foi plantada e estamos prontos para novos desafios”, declarou pastor Edilson.
O discurso do pastor Edilson parece caminhar na mesma direção do que vem sendo alardeado por lideranças políticas do Estado que também começam a se mexer na direção de Luzimangues. “Não estamos sozinhos, muitos políticos começam a olhar com mais freqüência para este lado. Não queremos ser só um local onde as pessoas se escondem, mas queremos que Luzimangues seja um lugar de progresso e de esperança para todos, com hospital, mais segurança, transporte e educação”, disse o pastor.
Além de Luzimangues, pastor Edilson já pastoreou e abriu igrejas em outras cidades do Estado, como em Paraíso, Barrolândia, Caseara, Divinópolis e também no Rio de Janeiro.
Sistemas de mísseis S-400 serão enviados para base de Hmeymim na Síria
Na quarta-feira (25) o ministro da Defesa russo Sergei Shoigu disse que serão enviadas em breve baterias de mísseis antiaéreos S-400 mais novas para a base de Hmeymim na Síria.
“Para a base de Hmeymim na Síria serão enviados mísseis S-400”, disse Shoigu na reunião do colégio do Ministério da Defesa russo.
Segundo o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov, o presidente russo Vladimir Putin apoiou a proposta do Ministério da Defesa.
“O Ministério da Defesa propôs deslocar sistemas S-400. O presidente concordou”, disse Peskov aos jornalistas.
O avião militar russo Su-24, proveniente da base aérea de Hmeymim, foi abatido por um caça turco F-16 no território da República Árabe da Síria. A análise dos dados de controle objetivo mostrou inequivocamente que não houve violações do espaço aéreo da Turquia.
O presidente da Rússia Vladimir Putin destacou que o avião russo foi atacado na Síria, em 1 km da fronteira com a Turquia e caiu a 4 km da fronteira turca. Segundo Putin, “é óbvio” que nem os pilotos russos, nem o avião ameaçavam a Turquia.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou o ato como “um golpe nas costas”.
Fasec realiza doação de materiais a reeducandas prisionais da Capital
Com a proposta de promover a ressocialização e a geração de renda por meio da comercialização de produtos artesanais das reeducandas da Unidade Prisional Feminina de Palmas(UPFP), alunos da Faculdade Serra do Carmo (Fasec) em Palmas, doaram 237 novelos de linha para a produção de tapetes, conjuntos de banheiro e demais peças artesanais. A iniciativa faz parte das ações de cidadania promovidas pela Faculdade, cujo objetivo é incentivar nos alunos a realização de atividades altruístas.
Segundo a professora Cristiane Mezzaroba, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de Direito da Fasec, a iniciativa surgiu após os trabalhos de assistência jurídica realizados junto às detentas por alunos dos últimos períodos acadêmicos do curso. “Identificamos que elas comercializavam artesanato e a renda obtida era revertida para suas famílias. Foi então que decidimos colaborar”, afirmou. Ainda segundo a professora, durante a Semana Acadêmica realizada pela Fasec no início deste mês. “Pedimos que cada aluno que realizasse a inscrição doasse um novelo de linha. O resultado foi este, conseguimos arrecadar centenas de quilos de material que será utilizado na produção daquelas peças artesanais”, argumentou a professora.
Para o diretor de Políticas do Sistema Prisional da Secretaria de Estado de Defesa e Proteção Social, Valcelir Borges, a parceria com a Faculdade reflete a preocupação do Poder Público com a iniciativa privada em promover ações que incentivem a ressocialização de internos e egressos do sistema prisional. “Buscamos sempre parcerias como esta para que possamos melhorar a cada dia mais as atividades de geração de renda dos reeducando”, afirmou.
Semana Acadêmica
Entre os dias 05 e 06 de novembro, a Faculdade Serra do Carmo realizou a V Semana Acadêmica, tendo como tema “Ciência, Sociedade e Ação”. A programação contou com palestras, oficinas e atividades de integração que promoveram uma maior aproximação dos estudantes com a sociedade, envolvendo assuntos como Direitos Humanos, Empreendedorismo, Cultura, Diversidade, entre outros.
Deputado Jorge Frederico participa com Damaso, do projeto Natal Feliz em Aparecida do Rio Negro
O deputado estadual Jorge Frederico (SD) participou na tarde desta segunda-feira 23, da 5° edição do projeto Natal Feliz na cidade de Aparecida do Rio Negro, há 63 quilômetros de Palmas. O Evento solidário idealizado pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Damaso, percorrerá 82 cidades do Tocantins até o dia 23 de dezembro e deve distribuir cerca de 80 mil brinquedos às crianças carentes.
De acordo com Damaso, o Natal Feliz foi idealizado como forma de agradecimento por suas conquistas, independente de bandeira política. Jorge Frederico disse que evento é uma forma de promover a felicidade através da alegria de milhares de crianças, que em sua maioria nunca tiveram a oportunidade de ganhar um presente no Natal.
MPF/TO pede suspensão de licenciamento da VALEC na construção da Ferrovia Norte-Sul
A ação é motivada por irregularidades que põe em risco a proteção ao patrimônio histórico brasileiroA VALEC está sendo denunciada por pendências no programa de salvamento arqueológico e histórico cultural nas áreas afetadas pela ferrovia, item previsto na emissão do licenciamento. Conforme apuração feita pela Procuradoria da República no Tocantins (PR-TO), a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), foi contratada pela estatal para executar o programa, mas alegou que o não pagamento de uma parcela, no valor aproximado de R$ 350.000,00 impediu a realização integral do trabalho no trecho que vai de Gurupi a Talismã.
Para o MPF/TO, a irregularidade põe em risco a proteção ao patrimônio histórico brasileiro, assegurado pela Constituição Federal. A ação pede que o efeito da suspensão perdure até que as pendências no programa sejam resolvidas pela VALEC, e que os relatórios de salvamento arqueológico produzidos pela empresa sejam aprovados pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (IPHAN).
Acesse a ACP na íntegra.
“No encontro com o governador Marcelo Miranda falamos de vários assuntos, entre eles a sucessão do Ronaldo Dimas em Araguaína” diz Ferreirinha
O Vereador Ferreirinha (PMDB) declarou ao omelhordaamazônia que no encontro que teve juntamente com vereadores de oposição ao prefeito Ronaldo Dimas (PR) com o governador Marcelo Miranda na última quinta-feira (19) no palácio Araguaína, falaram de vários assuntos, entre eles a sucessão municipal em Araguaína.
Para o vereador Ferreirinha, Marcelo Miranda está muito confiante que elegerá o sucessor do prefeito Ronaldo Dimas e mais 12 vereadores com tranquilidade nas próximas eleições, visto que dentro da base do governo tem nomes bem avaliados em todas as pesquisas internas realizadas em Araguaína. No entanto, neste momento o governo está concentrando esforços para enfrentar a crise e todos os problemas que ela tem gerado. “A política será discutida na hora certa com a liderança governista local ”, diz Ferreirinha.
Ainda de acordo com o vereador, além das obras de pavimentação asfáltica dos setores Itaipu, Palmas e Alto Bonito, dará início a obra de pavimentação do setor Maracanã, entre outras que já estão na fase final dos preparativos para serem iniciadas em breve.
Marcha Para Jesus entra para o calendário oficial da Prefeitura
Um dos eventos mais badalados de Araguaína, a Marcha Para Jesus, agora está definitivamente incluído no calendário Oficial das atividades do Município.
Isso significa que daqui para frente o evento deverá ser incluído dentro das ações culturais, o que deverá facilitar a realização da festa, pois a Prefeitura passa a ajudar na realização da Marcha, através de disponibilização de estrutura física e de pessoal, interdição de ruas, logradouros e até mesmo de ajuda financeira.
A inclusão da Marcha no calendário oficial da Prefeitura era uma antiga reivindicação dos organizadores do evento. “O público da Marcha é diferente do que vai para o carnaval. Cada festa tem seu objetivo e a Marcha Para Jesus não deveria ser diferente, pois também atrai milhares de fiéis de todas as igrejas de Araguaína e região”, disse dos participantes da festa..
O projeto de lei que inclui a Marcha no calendário oficial do Município é de autoria do vereador Aldair da Costa, o Gipão, que também é evangélico da Assembleia de Deus. O projeto, aprovado por unanimidade pela Câmara, já foi sancionado pelo poder executivo.
Também, pela lei, ficou decidido que a Marcha para Jesus será realizada no último sábado do mês de agosto de cada ano.















