domingo, junho 28, 2026

55.3 F
Nova Iorque
domingo, junho 28, 2026
Início Site Página 1221

Levy pede que debate sobre impeachment seja superado com rapidez

joaquim_levy_3O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu o encerramento rápido do debate sobre oimpeachment. Na primeira declaração pública sobre o assunto, ele disse que, quanto antes forem encerradas as discussões, melhor para o país porque o governo pode prosseguir com o debate em torno da aprovação de medidas econômicas necessárias que dependem do Congresso Nacional.

“Temos de acelerar a discussão sobre o impeachment. Quanto antes superarmos isso, melhor”, disse Levy em teleconferência com investidores e convidados do banco Brasil Plural. O encontro ocorreu ontem (3) à tarde, mas o áudio só foi divulgado hoje pela assessoria do Ministério da Fazenda.

O ministro ressaltou que o país passa por um momento político “muito particular”, mas defendeu que o país precisa continuar enfrentando os desafios para manter a economia. Ele lembrou da importância da recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para reequilibrar as contas da Previdência Social no próximo ano.

“Estamos tomando todas as medidas possíveis e necessárias para manter a economia, mas a situação é desafiadora”, afirmou. Ele reiterou que a CPMF é temporária para o país enfrentar um momento cíclico do impacto da recessão sobre a Previdência Social, mas disse que a seguridade social precisa de uma reforma de longo prazo.

O ministro também defendeu que gastos com programas sociais sejam rediscutidos e ressaltou que o governo está empenhado em regularizar os atrasos nos repasses a bancos públicos, como Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com o ministro, eventuais processos de impeachment são normais dentro da democracia. Ele lembrou que o ex-presidente norte-americano Bill Clinton enfrentou um processo semelhante. “Há alguns anos, houve discussões sobre o impeachment nos Estados Unidos, do presidente [Bill] Clinton. Temos de estar preparados para levar isso em conta. Apesar disso, há medidas importantes no Congresso e acredito que, apesar de ontem [abertura do processo de trâmite do impeachment de Dilma], temos que continuar a nos mexer. Temos que continuar indo em frente”, declarou.

Edição: José Romildo
Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil
 

Dois são presos pela PM por tráfico de drogas, um deles estava em liberdade condicional

252358_300Na noite desta terça-feira, 01, policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar, em Palmas, prenderam dois indivíduos suspeitos de tráfico de drogas, na Quadra 102 Sul. Um deles estava em liberdade condicional por ter sido condenado pelo mesmo tipo de crime.   Por meio do levantamento de informações, os dois acusados foram localizados no referido endereço comercializando entorpecentes. Com eles foram apreendidas aproximadamente 50 gramas de cocaína, uma balança de precisão, R$ 1.118,00 em dinheiro e objetos possivelmente adquiridos com a renda do tráfico.   Os dois autores e objetos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil especializada, onde a autoridade policial de plantão os autuou em flagrante. 

Impacto humano na perda de água doce é superior em 20% ao estimado

606x340_318225O impacto humano na perda de água doce, com atividades como rega ou construção de barragens, excede em 20% o calculado, mostra estudo divulgado hoje (4) pela revista Science.

O trabalho concluiu que o aumento na perda de água doce para a atmosfera, por evaporação, é 4.370 quilômetros cúbicos anuais, o que equivale a dois terços do fluxo anual do Rio Amazonas, o mais caudaloso do mundo.

“As pequenas coisas que fazemos na superfície da terra podem ter grandes efeitos globais. Antes, os efeitos das atividades humanas, como as barragens, eram subestimados. O estudo mostra que os efeitos até agora têm sido inclusive superiores aos das alterações climáticas”, afirmou Fernando Jaramillo, do Departamento de Geografia Física da Universidade de Estocolmo.

A tese do estudo é que atividades como a rega e as barragens aumentaram consideravelmente o consumo total de água doce, ao intensificar a evaporação e transpiração, ou seja, a perda de umidade  e de água por transpiração da vegetação.

“O aumento dessa perda por causas humanas é como um grande rio de água doce da Terra para a atmosfera. Mudamos muito o sistema da água doce sem saber”, observou Gia Destouni, professora da Universidade de Estocolmo. “Já superamos os limites do consumo de água doce do planeta. Isso é sério”, acrescentou.

Para fazer o estudo, os cientistas analisaram dados sobre clima, hidrologia e uso da água em uma centena de grandes bacias hidrológicas do mundo entre 1901 e 2008.

Edição: Graça Adjuto
Da Agência Lusa
 

Governador em exercício Osires Damaso diz que dará continuidade ao trabalho de Marcelo Miranda

Osires Damaso ficará no cargo por onze dias, durante missão do governador em Paris
Osires Damaso ficará no cargo por onze dias, durante missão do governador em Paris
Osires Damaso ficará no cargo por onze dias, durante missão do governador em Paris

Governador em exercício pelos próximos nove dias, Osires Damaso deixa a presidência da Assembleia Legislativa para assumir o comando do Governo Estadual.  Durante solenidade de transmissão de cargo, Osires reforçou que dará continuidade ao trabalho do governador Marcelo Miranda. A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira, 3, no Palácio Araguaia e  contou com a presença de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.  

 “Vou dar seguimento nos trabalhos que estão em andamento no Estado, entendendo que estamos passando por um momento difícil, com várias demandas. Vou tentar conhecer melhor o que está sendo feito junto aos secretários e dar minha contribuição”, destacou o governador em exercício.

 De posse da função, Osires Damaso reforçou que irá buscar o melhor para os tocantinenses. “Farei com muita tranquilidade e determinação o melhor possível. Teremos a tranquilidade de buscar o melhor para o nosso povo”, ressaltou.

 Missão Internacional

 O governador Marcelo Miranda, acompanhado da vice-governadora, Claudia Lelis, deixa o Tocantins para se unir a chefes de estados, governadores e autoridades de todo o planeta, na maior conferência já realizada sobre o clima na terra: a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-21).

 “O compromisso com as questões relacionadas ao meio ambiente do Tocantins, do Brasil e do mundo é o motivo maior dessa transmissão do cargo de governador do Tocantins ao deputado Osires Damaso”, destacou Marcelo Miranda, ao explicar que a comitiva tocantinense apresentará a Paris e ao mundo, as potencialidades dos nossos ativos ambientais.

 “O Tocantins é parte essencial das alternativas viáveis para a solução da equação alimentar do planeta, sem prejuízos para as futuras gerações. Buscaremos parcerias inovadoras para aplicação prática do conceito de desenvolvimento sustentável”, ressaltou Marcelo.

 Durante a viagem internacional, a comitiva irá se reunir com fundações internacionais com experiência em parcerias público-privadas, visando financiamentos de projetos de redução da emissão de carbono, como a China Green. “O Tocantins participará de reuniões técnicas sobre as ações inovadores do Fundo de Governadores pelo Clima e Florestas. Nos diálogos temáticos, apresentaremos os avanços do nosso Governo nas ações contra o desmatamento ilegal e as queimadas”, adiantou o governador Marcelo Miranda.

Gisele França / Governo do Tocantins

 

Dilma diz que recebeu com indignação abertura de processo de impeachment

capture-20151203-083556Ao se manifestar sobre a aceitação do pedido de impeachment anunciado hoje pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a presidenta Dilma Rousseff disse há pouco, em pronunciamento no Palácio do Planalto, que recebeu a notícia com indignação, relembrando que seu mandato é exercido com base em escolha democrática pelo povo.

Segundo a presidenta, são “inconsequentes e inconsistentes” as ações contra ela. “Não paira contra mim nenhuma suspeita de desvio de dinheiro público. Não possuo conta no exterior. Nunca coagi e nem tentei coagir instituições em busca de satisfazer os meus interesses”, afirmou.

Ela rechaçou a possibilidade levantada pela imprensa de que poderia haver uma negociação por votos de membros da base governista no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, em favor da abertura de processo de cassação do presidente da Câmara, em troca do arquivamento dos pedidos de impeachment. “Eu jamais aceitaria ou concordaria com quaisquer tipos de barganha, muito menos aquelas que atentam contra o livre funcionamento das instituições democráticas do meu país, bloqueiam a Justiça ou ofendam os princípios morais e éticos que devem governar a vida pública.”

Em um discurso breve no Palácio do Planalto, na presença de vários ministros, Dilma pediu tranquilidade e confiança nas instituições públicas. “Não podemos deixar as conveniências e os interesses indefensáveis abalarem a democracia e a estabilidade de nosso país. Devemos ter tranquilidade e confiar nas nossas instituições e no Estado Democrático de Direito.

Por volta das 20h30, acompanhada de 11 ministros de seu governo, a presidenta entrou no Salão Leste do Palácio do Planalto, onde os jornalistas a aguardavam. Os ministros permaneceram ao lado de Dilma e não fizeram proncunciamento. Estavam com ela Jaques Wagner, da Casa Civil; Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo; José Eduardo Cardozo, da Justiça; Gilberto Kassab, das Cidades; Gilberto Occhi, da Integração Nacional; Aldo Rebelo, da Defesa; Armando Monteiro Neto, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Henrique Eduardo Alves, do Turismo; André Figueiredo, das Comunicações; Celso Pansera, da Ciência, Tecnologia e Inovação; além do Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams.

Veja o vídeo do pronunciamento da presidenta disponibilizado pela TV NBr.

ONU denuncia bombardeio de hospital dos Médicos Sem Fronteiras no Iêmen

images (1)O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou, nessa quarta-feira (2), os ataques aéreos da coligação liderada pela Arábia Saudita no Iêmen contra uma “clínica móvel” gerida pelos Médicos Sem Fronteiras (MSF) na cidade de Taez.

De acordo com os MSF, o bombardeio deixou sete feridos e destruiu a clínica, indica o comunicado da ONU.

Ban Ki-moon, citado pelo seu porta-voz, destaca que “as instalações e pessoal médico são explicitamente protegidos pelas leis humanitárias internacionais”.

O secretário-geral da ONU “ordenou uma investigação independente, eficaz e rápida do incidente”.

Da Agência Lusa
 

Cunha aceita pedido de abertura de processo de impeachment de Dilma

Eduardo-cunha2O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), informou há pouco que aceitou pedido de abertura de processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O anúncio foi feito em entrevista coletiva na própria Câmara. 

Cunha aceitou o pedido protocolado pelos advogados Hélio Bicudo, Miguel Reale Junior e Janaína Paschoal. 

Ao apresentar o pedido, em outubro, Miguel Reale Junior informou que os juritstas usaram como argumento a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que rejeitou as contas do governo de Dilma Rousseff de 2014. Na ocasião, o tribunal analisou o atraso no repasse de recursos para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, referentes a despesas com programas sociais do governo, o que configuraria operação de crédito, além de cinco decretos envolvendo créditos suplementares assinados pela presidenta Dilma Rousseff, sem autorização do Congresso Nacional.

São necessários os votos de dois terços dos total de deputados (513), em plenário, para autorizar o processo de impeachment, que, se aprovado, seguirá para o Senado.

Logo após o anúncio, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, foi chamado pela presidenta Dilma no terceiro andar do Palácio do Planalto. De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, Dilma fará um pronunciamento daqui a pouco.

O vice-presidente da República, Michel Temer, ficou sabendo pelo próprio Cunha sobre a abertura do pedido. Temer estava no gabinete, na Vice-Presidência, quando recebeu uma ligação do presidente da Câmara e assistiu à entrevista pela televisão. Depois, Michel Temer foi para o Palácio do Jaburu, sua residência oficial.

Edição: Carolina Pimentel
Da Agência Brasil

Em programa de rádio, Dimas fala sobre reconstrução de ruas em Araguaína

Prefeitura já reconstruiu e recuperou quase 200 km de vias em toda cidade, com asfalto usinado e fazendo também drenagem em vários pontos

IMG_9280-795x470 Durante o programa de rádio semanal “Fala, Prefeito!”, veiculado nesta segunda-feira, 30 de novembro, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, falou para os ouvintes sobre os trabalhos de reconstrução e recuperação das ruas da cidade. De acordo com o prefeito, até o momento, já foram quase 200 km de pavimentação e recuperação das vias, um trabalho que até então nunca tinha sido feito com qualidade.

 
“Em primeiro lugar, todos nós sabemos a situação em que a cidade se encontrava no início da nossa gestão. Quase que a totalidade precisava de reconstrução, de recuperação; além de diversas vias que não tem e que não tinham pavimentação”, explicou primeiramente o prefeito.
 
Logo em seguida, Dimas explicou para um morador do Setor São Miguel sobre as frentes de trabalho nesse bairro e também em vários outros setores. Segundo o prefeito, além do São Miguel, os setores Martins Jorge, Jardim das Palmeiras, Cruzeiro, Esplanada, parte dos setores JK e Aeroviário, e o Oeste também estão recebendo esses trabalhos de reconstrução.
 
Dimas ainda respondeu a um questionamento de um ouvinte, sobre como está indo a recuperação das vias em toda a cidade. “Nós já fizemos quase 200 km de pavimentação e de reconstrução. É difícil a gente falar que toda a cidade vai ser recuperada nesse período, mesmo porque se lembrar do projeto nosso em campanha era recuperação de 300 km de vias. Nós já estamos quase cumprindo isso e acredito que vamos cumprir e ir um pouco além”, explicou.
 
O prefeito ainda destacou a qualidade do asfalto que está sendo colocado nas ruas da cidade. “Porque é um outro padrão de pavimentação que a gente está realizando, deixando problemas históricos pra trás”, afirmou. “Falamos do Setor Oeste todo que envolvem diversos outros bairros, mas Tecnorte, Noroeste, Jardim Goiás, Vila Goiás, Vila Santiago, Vila Ribeiro, Araguaína Sul, Bairro São João, são bairros que a gente está trabalhando”, completou.
 
Residencial Parque do Lago
Dimas aproveitou também para falar que o Residencial Parque do Lago está aberto para toda a comunidade. No empreendimento, o Município doou o lote para facilitar a aquisição da casa própria. “Inicialmente nós abrimos para os funcionários públicos, tanto federais, estaduais e municipais. Mas poucos, embora tenham grande número de inscritos, no final se interessaram. Aí, abrimos para a comunidade”, explicou.
 
O prefeito destacou que esta é uma ótima oportunidade de comprar uma casa de três quartos, por exemplo, sendo uma suíte, por R$ 99 mil, sendo que um lugar só o lote vale aproximadamente, R$ 40 mil.
 
“Projeto igual a esse não existe lugar nenhum no Estado e dificilmente vai ser encontrado no Brasil. E olha que estamos fazendo a Via Lago, a ponte já iniciada, com o acesso direto ao Parque do Lago. O lugar é bonito, de fácil acesso. Você que ainda não tem a sua casa e que ganha até R$ 4 mil, é a sua hora”, finalizou.
 
Fala, Prefeito!
O Programa de Rádio “Fala, Prefeito!” vai ao ar todas as segundas-feiras, às 7 horas, com reprise às sextas-feiras, no mesmo horário, em três rádios da cidade. No programa, o prefeito faz anúncios dos trabalhos que estão em andamento, o que está sendo planejado e será realizado pela administração municipal, além de proporcionar um espaço para esclarecimento de dúvidas da comunidade.
 

Joselita Matos

Deputado Jorge Frederico comemora instalação do Colégio Militar em Araguaína

IMG-20151201-WA0412O deputado estadual Jorge Frederico (SD) comemorou a instalação do Colégio Militar na cidade de Araguaína, é uma conquista que vem sendo buscada por ele desde 2013, quando teve a oportunidade de conhecer o Colégio Militar de Palmas.

A reunião que detalhou aos servidores e pais de alunos o novo modelo de gestão do colégio ocorreu no inicio da noite desta terça-feira 01, no Centro de Ensino médio Dr. José Aluísio da Silva Luz no setor Coimbra, unidade escolar que a partir de janeiro de 2016 será transformada em Colégio Militar. De acordo com o diretor do Colégio major de Sousa, o sistema de ensino a ser adotado seguirá os princípios da disciplina e a gestão será compartilhada entre alunos e servidores.

Jorge Frederico agradeceu ao Governo do estado, Policia militar e a Secretaria Estadual de Educação por terem se sensibilizado com a importância da instalação do Colégio Militar em Araguaína. “Este é mais um importante passo dado rumo à excelência da educação pública no Tocantins, parabéns a todos os professores, diretores e servidores da educação. Contem sempre comigo nessa batalha”, finalizou Jorge.

Léo Cândido – Jornalista MTB 750-TO

Presença do vírus Zika em nove países leva OMS a emitir alerta mundial

imagesA Organização Mundial de Saúde (OMS), em conjunto com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), emitiu alerta epidemiológico mundial, com recomendações aos seus Estados-Membros, para que estabeleçam medidas de diagnóstico e acompanhamento de casos do vírus Zika.

De acordo com o comunicado conjunto, em 1° de dezembro havia registros de casos do vírus Zika em nove Estados-Membros: Brasil, Chile (Ilha de Páscoa), Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai, Suriname e Venezuela.

O comunicado ressalta a situação do Brasil, onde 18 estados já confirmaram a circulação do vírus, e onde já se confirmou a relação entre o vírus Zika e casos de microcefalia. Até o dia 30 de novembro deste ano, 1.248 casos de microcefalia foram registrados em 14 estados brasileiros. Os dados mostram que houve um aumento de mais de vinte vezes em relação a anos anteriores.

A Opas e a OMS também recomendam que os países reforcem a vigilância de síndromes neurológicas e anomalias congênitas e que fortaleçam o cuidado pré-natal às gestantes e aos recém-nascidos nas regiões onde o vírus está circulando.

Além disso, o documento destaca a importância de reduzir a presença do mosquito vetor, o Aedes aegypt, através de estratégias de controle eficaz do mosquito e de comunicação pública, com campanhas nos veículos de comunicação.

A respeito do tratamento no caso de infecção por vírus Zika, o comunicado ressalta que não há vacina específica e que a orientação é no sentido de amenizar os sintomas com repouso e medicamentos para a diminuição da febre. Os pacientes devem ingerir muito líquido para evitar desidratação.

Edição: Denise Griesinger
Marieta Cazarré – Repórter da Agência Brasil
 

Últimas notícias