domingo, junho 28, 2026

55.3 F
Nova Iorque
domingo, junho 28, 2026
Início Site Página 1220

Filme brasileiro será lançado em Palmas e abre programação de Ciclo de Debates sobre Audiovisual no Estado

lkkO Tocantins vai sediar  o première do filme, “Tudo que aprendemos juntos” de Sergio Machado nesta quarta-feira, 9, no Cinemark Capim Dourado a partir das 10 horas da manhã. Será a primeira premiere de lançamento nacional de um filme brasileiro na capital. O evento, realizado pela Associação de Cinema e Vídeo do Tocantins (ACVT) e parceiros,  marcará o início do Ciclo de Debates e capacitação audiovisual no Tocantins.

A Premiére contará também com a presença dos atores Kaique de Jesus e Elzio Vieira que participarão de entrevista coletiva com os veículos de comunicação sobre o filme. O lançamento é um marco importante pois colocará Palmas, assim como Manaus e Belém na rota de pré-lançamentos e premières do Cinema Nacional na Região Norte.

O filme é protagonizado por Lázaro Ramos e foi o grande vencedor em 2015 da 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A sessão será gratuita e, além de convidados, será direcionada a alunos das redes municipal e estadual de ensino, e dentre estes, 60 jovens da zona rural que estarão indo pela primeira vez ao Cinema.

Ciclo de debates

O Ciclo de debates acontecerá do dia 10 a 22 e contará com uma programação diversificada  e que vai de encontro a eixos importantes do processo de desenvolvimento e expansão do audiovisual no Estado. Entre os dias 10 a 13 de dezembro será realizada a oficina de desenvolvimento de conteúdo audiovisual com Sérgio Machado, já de 16 a 18 as Políticas Públicas de Fomento ao Audiovisual são foco de discussão coordenada pelo especialista Marcelo Ikeda.

A programação do Ciclo conta ainda com oficinas de iniciação ao audiovisual e realização de vídeo em mídias  acessíveis do dia 18 a 22 de dezembro nas Comunidades  do Mumbuca, no Jalapão,  Ilha da Ema, em Miracema, no Assentamento Brejinho, Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra (Arraias) e também na Aldeia Salto (Etnia Xerente -Tocantínia).

Para a ATCV, a realização do 1º Ciclo de Debates e Capacitação Audiovisual no Tocantins contribuirá decisivamente para que o Estado consiga avançar em produção e sair na frente nas disputas dos editais nacionais.

Segue em anexo a programação.

Mais informações: atcv.abdo@gmail.com

Serviço:

O quê: Premiére  do Filme “Tudo que Aprendemos Juntos” de Sérgio Machado

Quando: Dia 9 de dezembro às 10h

Local: Cinemark Capim Dourado

Sobre o Filme:

Na trama, Laerte (Lázaro Ramos) é um músico promissor que sofre uma crise em plena audição para uma vaga na Osesp. Ele perde a chance de trabalhar na maior orquestra sinfônica da América Latina e, frustrado, vai dar aulas na favela de Heliópolis. Na escola, cercado por pobreza e violência, redescobre a música de forma tão apaixonada que acaba por contagiar os jovens estudantes. “Tudo que aprendemos juntos” é inspirado na história real da formação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis e conta a emocionante saga de um músico e seus alunos, que tiveram suas vidas transformadas pela arte. .Kaique Jesus, Elzio Vieira, Sandra Corveloni, Thogun Teixeira, Fernanda de Freitas, Hermes Baroli e Criolo também estão no elenco.

 
Associação de Cinema e Vídeo do Tocantins (ACVT)

atcv.abdo@gmail.com

informações: 63 – 3322-5364

 

Justiça acata Ação do MPE e condena Saneatins por utilizar cloro vencido em Araguaína

3fbf980750c692681ea1f188e93e1153-width-400Moradores de 17 setores de Araguaína devem receber de volta valores  referentes a contas de água pagas em março, novembro e dezembro de 1999 e janeiro, fevereiro e março de 2001 com valores atualizados e contabilizando-se os juros de todo o período. Isso porque a Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins) foi condenada pela justiça por utilizar, naquela época, cloro granulado com data de validade vencida. A decisão publicada no último mês de novembro atende a uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) em 2001.

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, naquele período, quatro tambores de cloro granulado 65% HYPOCAL foram encontrados com validade vencida, sendo que dois já haviam sido utilizados. Laudo pericial demonstrou que os produtos estavam inaptos para a utilização, por estarem fora do prazo de validade.

Consta nos autos que um funcionário da empresa compareceu ao MPE, tendo confirmado que o cloro vencido estava sendo utilizado no Polo I de tratamento, sob as ordens de um técnico operacional da Saneatins, que por sua vez havia recebido autorização da química responsável da empresa, em Palmas. No depoimento, o funcionário afirmou que a química determinou o uso do cloro vencido, alertando sobre a necessidade de aumentar a quantidade dissolvida na água, para compensar eventual perda do princípio ativo do produto.

Na época, o MPE ainda juntou documentos que comprovam que o uso indiscriminado de cloro na água pode provocar diversas espécies de câncer, motivo pelo qual o tratamento com esse produto deve ser meticulosamente controlado.

Com a decisão proferida, a Saneatins ainda vai ter que apresentar, periodicamente, relatórios, exames e documentos necessários às autoridades de saúde pública que comprovem que os padrões de tratamento da água estão sendo cumpridos.

A empresa também terá que realizar capacitação e atualização de seus profissionais quanto ao uso dos produtos e identificação de produtos químicos vencidos, entre outras ações.

Segundo a decisão, a empresa ainda pode vir a responder por eventuais perdas e danos individuais de cada consumidor afetado com o tratamento incorreto da água. Na época, foi constatado o atendimento de 7.241 ligações de água. O prazo de cumprimento dado à empresa foi de 15 dias, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 30 mil reais.

Entenda o caso
Em agosto de 2001, quando a inicial foi recebida, o Juiz concedeu parcialmente o pedido de tutela antecipada, determinando que a requerida se abstivesse de utilizar qualquer produto químico, com prazo de validade expirado, no tratamento da água fornecida aos usuários locais, bem como, que promovesse o eficaz tratamento no controle de qualidade da água disponibilizada à população.

No entanto, naquele ano, a Saneatins interpôs agravo de instrumento pedindo a suspensão da decisão que concedeu a tutela. Em 2002, o recurso foi julgado e concedeu efeito suspensivo à decisão agravada. Em 2008, o MPE peticionou nos autos informando que havia sido firmado um Termo de Ajustamento de Conduta com a requerida, mas cujo objeto se restringia, tão somente, à implantação de sistema de fluoretação da água fornecida pela Saneatins. Requereu, ainda, que o Juiz determinasse à empresa o cumprimento de todos os pedidos, sob pena de perda do objeto da inicial. Na época, a Saneatins informou que não descumpriu a legislação pertinente ao tratamento de água e que todos os pedidos da inicial estavam sendo cumpridos

Em junho deste ano, a 5ª Promotoria apresentou memoriais pedindo ao Judiciário o cumprimento da petição inicial que foi acatada e da decisão publicada no último dia 18 de novembro.

Dilma defende que Congresso fique sem recesso e resolva questão do impeachment

988592-dfaaa_dsc_7434-005A presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (7) a convocação do Congresso Nacional com o objetivo de não haver recesso parlamentar para que a situação criada com a abertura de processo de impeachment contra ela seja resolvida o mais rápido possível.

Ela disse que ainda não está definida de que forma se dará a convocação, mas disse que vai conversar com o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre o assunto. Na opinião de Dilma, “não é correto o país ficar esperando”. Ela afirmou que é importante que tudo se dê “o mais rápido possível dentro desse clima de respeito à legalidade, ao contraditório”.

“Não só prefiro que não haja recesso como acho que não deve haver recesso. Vivemos um momento em que não podemos parar o país até dia 2 de fevereiro”, disse. Segundo a presidenta, não seria justo que os parlamentares fossem convocados durante o Natal e o Ano Novo, mas a retomada e análise das pendências poderia ocorrer logo após as festas.

Dilma afirmou que, em um momento de crise, com a situação política e econômica que o país enfrenta, seria importante o Congresso ser convocado. “Pode ser [convocado] por mim, pelo Senado”, disse. Sobre a pauta da convocação, a presidenta destacou que ainda é necessário avaliar, mas adiantou que deve entrar “tudo o que está pendente do processo deimpeachment”.

“Acho que tem que sentar, fazer acordo, o que vai ser colocado nessa convocação”, declarou.

Nesta manhã, a presidenta recebeu um grupo de juristas contrários ao impeachment, cujo processo teve pedido de abertura aceito na semana passada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Na opinião de professores de direito, juristas e advogados que elaboraram um manifesto contra o processo, não há embasamento legal que justifique o afastamento de Dilma.

Ruptura da legalidade

Após se encontrar com os signatários do manifesto, a presidenta disse que o grupo entregou pareceres elaborados ao longo do processo de discussão das contas presidenciais e com relação ao processo de impeachment. Dilma afirmou que a conquista “bastante disputada” da democracia, que criou condições para que o país tivesse hoje instituições sólidas, foi um dos pontos mais importantes da conversa com os juristas.

“O Brasil conquistou de forma bastante disputada a democracia. Temos de fato uma democracia pujante, com instituições sólidas. Qualquer ruptura de legalidade não contribuirá para o país crescer e para a estabilidade”, disse a presidenta após encontro com os juristas.

Entre as diversas argumentações, os juristas questionam a legitimidade de Cunha para aceitar o pedido de abertura do processo de impeachment e argumentam que Dilma não atentou contra a Constituição Federal e que não existem justa causa ou quaisquer elementos do ponto de vista criminal.

Os juristas entendem que não houve um ato pessoal direto da presidenta que tenha dado origem a um crime de responsabilidade. Além disso, alegam que o fato de não haver ainda um julgamento pelos parlamentares das contas presidenciais do ano passado como uma “impropriedade grave” do pedido de impeachment.

A matéria foi ampliada às 15h54

Edição: Nádia Franco
Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil

Nicolás Maduro reconhece derrota nas eleições legislativas

2984473O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reconheceu a derrota da sua formação política, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), pela primeira vez em 16 anos, nas eleições legislativas desse domingo (6).

“Vimos com a nossa moral, com a nossa ética, reconhecer estes resultados adversos, aceitá-los e dizer à Venezuela que a Constituição e a democracia triunfaram”, afirmou, em declaração divulgada pela televisão, pouco depois do anúncio oficial do resultado, que dá maioria parlamentar de dois terços à oposição.

“Foi um dia longo, com grande jornada de participação, em que quase 75% dos eleitores expressaram o seu voto”, disse Maduro. Ele destacou que se trata da 20ª eleição, “de um ciclo profundo de democracia” na Venezuela.

“Sempre temos sabido reconhecer os resultados, em todas as circunstâncias”, acrescentou, afirmando que as forças ‘chavistas’ sempre confiaram no sistema eleitoral do país.

Maduro atribuiu o resultado à “guerra econômica” contra o governo venezuelano.

“Na Venezuela não triunfou a oposição”, triunfou “um plano contrarrevolucionário para desmantelar o Estado social-democrático de justiça e de direitos”, destacou.

Ele disse ainda que os resultados são vistos pelos socialistas “como uma bofetada para acordar” e apelou aos venezuelanos que os reconheçam pacificamente.

Edição: Graça Adjuto
 
Da Agência Lusa

Partidos têm até 14h desta segunda-feira para indicar comissão do impeachment

reforma-políticaCom reunião de instalação marcada para 18h de amanhã no plenário da Câmara dos Deputados, os partidos da base aliada e da oposição têm até as 14h desta segunda-feira (7) para definir os parlamentares que integrarão a comissão especial que analisará o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff e vai elaborar um parecer sobre a denúncia por crime de responsabilidade, aceita na semana passada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O PT confirmou que o líder do partido na Câmara, Sibá Machado (AC) e o líder do governo, José Guimarães (CE), integrarão a comissão. Sozinho, o partido tem direito a oito assentos e ao mesmo número de suplentes. O PT informou que os nomes restantes serão escolhidos na reunião de bancada do partido, na manhã desta segunda-feira.
O PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer, e também de Eduardo Cunha, que deflagrou o processo de impeachment, terá o mesmo número de assentos que o PT. Segundo a assessoria de Leonardo Picciani (RJ), líder da sigla na Câmara, o deputado só divulgará os nomes para a comissão especial após terminar a lista. Ele próprio ainda não decidiu se integrará o grupo.
A reportagem da Agência Brasil não conseguiu contato com Carlos Sampaio, líder do PSDB, que terá seis vagas. Já no caso do DEM, partido de oposição com direito a dois assentos mais os suplentes, também não está decidido se o líder da legenda na Câmara, Mendonça Filho (PE), integrará a comissão especial. “Ele não definiu se vai, ou se vai indicar outra pessoa”, disse a assessora de imprensa do deputado. Segundo ela, o partido deve tomar a decisão amanhã cedo, provavelmente após reunir a bancada.
Ao todo, a comissão terá 65 membros, distribuídos conforme a representatividade de cada partido no Congresso. De acordo com o regimento interno da Casa, deve haver pelo menos um membro de cada partido. Além do DEM, PRB, SD, PSC, PDT e PROS terão duas vagas cada. PP, PSD, PR e PSD terão, cada um, quatro vagas e o PTB, três. As bancadas do PHS, PTN, PMN, PEN, PCdoB, PPS, PV, SOL, PTC, PTdoB, Rede e PMD, terão, cada uma, um representante na comissão.
Edição: Jorge Wamburg
Mariana Branco – Repórter da Agência Brasil

Dilma: combate ao mosquito transmissor do vírus Zika requer mobilização nacional

988443-stuk0948-editarA presidenta Dilma Rousseff disse hoje (5) que o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus Zika, relacionado a casos de microcefalia em 16 estados brasileiros, é a principal medida para lidar com o problema e requer uma grande mobilização da sociedade em todo o Brasil.

“É importante que a sociedade perceba que esta é uma ação de guerra contra o mosquito, não é um dia nacional. A ação precisa ser cotidiana e permanente, até que a gente chegue à vacina contra o Zika”, disse. “A sociedade tem que se mobilizar para acabar com todos os processos que levam à água parada. O combate é contra a reprodução do mosquito, que precisa de água parada e temperatura elevada para procriar.”

As declarações foram feitas no Recife logo após reunião com os ministros da Saúde, Marcelo Castro, da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, além do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e prefeitos de municípios nordestinos afetados pelo grande aumento de casos de microcefalia.

A presidenta enfatizou que o Brasil é o primeiro país a ter que lidar com o problema e que ogoverno vai incentivar pesquisas em busca da imunização. “Não é algo que tenha uma literatura e uma experiência internacional. Há estudos da Organização Mundial da Saúde, mas somos o grande e primeiro caso. Por isso, a dedicação de todos os pesquisadores vai ser muito importante”, disse.

Dilma apontou ainda a necessidade de tratar as pessoas que tiveram a doença e informá-las sobre os riscos que do vírus Zika. “Também vamos aumentar os exames de tomografia e de sangue para termos clareza de fato sobre a relação entre o vírus Zika e a microcefalia”, disse.

A presidenta também informou que haverá uma reunião com todos os governadores e as associações de prefeitos em Brasília, na próxima terça-feira (8), para tratar da questão e articular medidas nacionais.

Edição: Lílian Beraldo

Aline Riscado compartilha clique ousado de biquíninho azul

A bailarina usou o Instagram pra postar duas fotos e arrancou elogios dos fãs

Promotor de Justiça recebe título de cidadão araguainense

8fa15c9e57374581ed48e755612c8224-width-400Em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Araguaína na última sexta-feira, 27, o Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas recebeu o título de cidadão araguainense. O membro do Ministério Público Estadual é titular da 6ª Promotoria de Justiça daquela Comarca desde 2010, onde atua na defesa do patrimônio público e fundações

A homenagem ao Promotor de Justiça foi uma iniciativa da vereadora Silvinia Pereira de Sousa Pires. Além de Alzemiro Freitas, outras 33 pessoas, entre professores, empresários, representantes do Poder Judiciário, da comunicação, além de pioneiros da cidade, receberam o título de cidadão araguainense.

“Estou em Araguaína há pouco tempo, mas já me sinto araguainense. É muito importante receber o reconhecimento da sociedade a respeito do trabalho institucional desenvolvido. Acho que fiz refletir em razão do meu trabalho e buscando aplicar a lei”, afirmou Alzemiro.

João Lino Cavalcante

 

Araguaína recebe recomendação para implantar ações de combate e prevenção à microcefalia

cbe69123df86ea147b70b69362e3745e-width-400Considerando as notícias de suposto surto de microcefalia no território nacional, que também atingiu a cidade de Araguaína, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, expediu recomendação ao prefeito e ao secretário municipal de saúde da cidade para que executem um Plano de Contingência, adotando todas as medidas ali previstas para a redução das consequências da tríplice epidemia.

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, a medida se faz necessária para evitar o aumento dos riscos da doença na região, já que desde o último dia 11, o Ministério da Saúde decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. “É preciso lembrar que diagnósticos laboratoriais apontam a possibilidade de a doença ser causada pelo “zika vírus”, que poder ser transmitido pelo mosquito Aedes aegypt, muito recorrente em nossa região”, enfatizou. Ela também ressalta que já tramita, na Promotoria, Inquérito Civil Público (nº 030/2015), cujo objeto é apuração das políticas públicas de saúde de Araguaína.

Na recomendação, a promotora destaca que o plano de contingência da prefeitura deve prever a implementação de estratégias de vigilância epidemiológica e ações de controle vetorial; que analisem e divulguem a situação do município quanto à ocorrência de Dengue, Zika e Chikungunya e que intensifiquem o fluxo de notificação das unidades de saúde das redes pública e privada, ressaltando que, para os casos suspeitos destas doenças, a notificação deve ser imediata (em 24 horas, por meio de e-mail, fax ou telefone, conforme Portaria M/MS nº 1271, de 6 de junho de 2014).

Também é recomendada a implementação de um protocolo de manejo clínico do paciente com Dengue, Zika e Chikungunya nas unidades de saúde, utilizando a classificação de risco como estratégia para definição de prioridades de atendimento. É preciso ainda, envolver órgãos e instituições públicas, em âmbito municipal, para ações intersetoriais de prevenção e controle da dengue, e realizar campanhas de sensibilização da população para as medidas de controle do vetor, bem como alertar sobre os sinais e sintomas da doença e os riscos da automedicação, entre outras ações.

O documento ainda requisita que seja encaminhada, à Promotoria, resposta por escrito, informando o cumprimento da Recomendação sob pena de que sejam adotadas as providências extrajudiciais e judiciais aplicáveis. O prazo é de 10 dias.

A Promotora finaliza destacando que “o descumprimento da mesma pode sinalizar a presença de elemento subjetivo (dolo) capaz de configurar ato de improbidade administrativa, de modo a implicar na adoção de outras medidas necessárias para garantir seu cumprimento”, disse.

Daianne Fernandes

 

COP21: Conselho cria força-tarefa sobre riscos financeiros das mudanças do clima

hoi_nghi_MCJTO enviado especial das Nações Unidas para Cidades e Mudanças Climáticas, Michael Bloomberg, anunciou hoje (4), Na 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), em Paris,  a criação de uma força-tarefa, presidida por ele e liderada pela indústria, para divulgação dos riscos financeiros relacionados ao clima.

A força-tarefa, criada pelo Conselho de Estabilidade Financeira, treinará voluntários para atuar em empresas no fornecimento de informações aos credores, seguradoras, investidores e outras partes interessadas. A força-tarefa está sendo constituída a pedido dos ministros das Finanças do G20 e diretores de bancos centrais.

Para Bloomberg, é fundamental que as indústrias e investidores compreendam os riscos colocados pelas mudanças climáticas, mas atualmente há pouca transparência sobre esses riscos.

O diretor do Banco da Inglaterra, Mark Carney, foi um dos iniciadores da força-tarefa. Em Paris, ele disse que as contribuições nacionais que os países apresentaram às Nações Unidas, antes do acordo final, teria repercussões importantes para as empresas, e que um máximo de informações foi fundamental para eles lidarem com o desafio das mudanças climáticas e para aproveitar as oportunidades de ação climática.

“Para a União Europeia sozinha, isso significa uma redução de 1,6% das emissões de gases de efeito estufa a cada ano. As empresas precisam se perguntar: ‘O que isso significa para mim? Se a estratégia é chegar a zero emissões líquidas, qual é o meu plano?’”, disse Carney. O diretor ressaltou que um público envolvido foi fundamental para acelerar a transição para baixas emissões de carbono e que os investidores terão de levar em conta as normas, regulamentos e pressões sociais.

Michael Bloomberg já ajudou na conscientização das empresas nos Estados Unidos para riscos relacionados com o clima por meio da iniciativa Negócio Arriscado que ele co-fundou. Como o ex-prefeito de Nova York, ele também gosta de chamar a atenção para as muitas vantagens da regulamentação ambiental em nível municipal e nacional.

“Para as pessoas que dizem que a ação climática é ruim para os negócios, eu digo que Nova York tem a maior taxa de crescimento e a maior taxa de emprego nos Estados Unidos. E o número líquido de postos de trabalho nos Estados Unidos por causa da regulamentação ambiental tem subido, não caído”, disse Bloomberg.

Da Agência Brasil

Últimas notícias