Com um rebanho estimado em mais de oito milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos), o Tocantins ocupa o 11º lugar no ranking nacional quanto ao número de animais, e neste ano está comemorando 18 anos sem febre aftosa. Para permanecer livre da doença, o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), iniciará campanha da primeira etapa de vacinação contra febre aftosa nesta sexta-feira, 1º de maio. A campanha se estenderá até o dia 31.
Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, a perspectiva para a primeira etapa da campanha de 2015 é superar metas. “As nossas expectativas são as melhores, tendo em vista que o produtor tocantinense sempre tem atendido o chamamento do governo, através da Adapec, e tem feito o seu dever de casa vacinando seu rebanho contra febre aftosa”. O presidente contou que, durante a campanha, o trabalho é constante e que algumas propriedades rurais têm a vacinação assistida por médicos veterinários da Agência.
Para manter a sanidade do rebanho, os técnicos da Agência desenvolvem trabalhos constantes de vigilância em propriedades e em eventos agropecuários como: exposições, leilões e feiras. São responsáveis pelo controle no trânsito de animais, produtos e subprodutos; pelo atendimento imediato às suspeitas de ocorrências de doenças vesiculares, como também pela promoção da educação sanitária aos produtores rurais.
De acordo com os dados da última campanha de vacinação realizada em novembro de 2014, o Tocantins conta com 55 mil produtores rurais cadastrados com bovinos e bubalinos.
Comprovação da vacina
Nesta etapa da campanha, devem ser vacinados os animais de todas as idades, desde os recém-nascidos. A comprovação da vacinação deve ser feita até 10 dias após a compra da vacina, conforme a data contida na nota fiscal, no escritório da Adapec, onde a ficha cadastral do produtor é movimentada. É preciso levar a nota fiscal e a carta-aviso preenchida com todos os dados dos rebanhos existentes na propriedade, incluindo outras espécies. A partir desta sexta, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) estará condicionada a comprovação da vacinação.
Comercialização de carne
Humberto Camelo destacou que a cobertura vacinal é uma das maiores do país, alcançando índices sempre acima de 99% nos anos anteriores, tal resultado proporciona abertura de novos mercados para comercialização da carne e dos seus subprodutos ao Estado e ao produtor rural.
Conforme o presidente da Adapec, somente em 2014, o Estado comercializou, através do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), 15,3 toneladas de carne para outros estados, já as exportações de carnes e miúdos, por meio do Serviço de Inspeção Federal (SIF), ultrapassaram 32 mil toneladas. De acordo com o presidente, o Estado tem um rebanho de 8,2 milhões de cabeças, distribuídos em cerca de 60 mil propriedades rurais. A carne produzida no Tocantins é exportada para 130 países, sendo o segundo produto mais exportado pelo Estado, só perdendo para a soja.
Orientações
A responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Regina Gonçalves Barbosa, destacou os principais cuidados que o produtor precisa ter no momento da realização da vacinação. “Após adquirir a vacina é muito importante que se tenha cuidado na conservação em caixa térmica, manter na temperatura entre 2° e 8° C, além de realizar a vacinação no período mais frio do dia”, ressaltou.
Multas
A não vacinação dos bovinos e bubalinos resulta em multa de R$ 5,32 por animal, e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de ter sua ficha bloqueada até que regularize a situação. Para mais informações, a Agência disponibiliza o Disque Defesa pelo 0800 63 11 22.





Com a presença de autoridades políticas de peso do Mato Grosso, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30, a abertura do Fórum Político e a 7ª Dinâmica de Empreendimentos e Empreendedores, em Porto Alegre do Norte (MT), há 550 Km de Palmas. Representando o Tocantins, uma comitiva liderada pela vice-governadora, Claudia Lelis, contou com o secretário-geral de Governo, Herbert Brito Barros (Buti), e o secretário da Saúde, Samuel Bonilha. A comitiva participou da abertura da audiência pública, que discutiu temas relacionados à sustentabilidade econômica da região.
O Secretário do Esporte, Lazer e Juventude (Seelj), Salim Milhomem, recebeu o presidente da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), Leomar Quintanilha, na tarde desta quinta-feira. No encontro, foram levantadas as principais demandas do futebol tocantinense e a possibilidade de futuras parcerias da entidade com o Governo do Estado com o objetivo de fomentar a modalidade no estado.
A proteção, promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes passam pela atuação qualificada e propositiva dos conselheiros tutelares e de direitos. Neste sentido, a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), lança nesta segunda-feira, 4, a Escola de Conselhos, um projeto que promove a capacitação continuada dos conselheiros tutelares e conselheiros dos direito da crianças e do adolescente que atuam no Tocantins. O lançamento será no auditório da Unitins, em Palmas, às 9h30, e vai contar com a presença do governador Marcelo Miranda, da reitora da Unitins Elizângela Glória Cardoso, dentre outras autoridades.
Em Brasília, gestores públicos, representantes de movimentos sociais e pesquisadores estão reunidos
O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, vai pedir que o Ministério Público Estadual que avalie e fiscalize com mais rigor a conduta do promotor Alzemiro Peres Freitas, o qual estaria extrapolando suas atribuições e se utilizando do cargo de forma política para prejudicar a gestão e a imagem da cidade. A motivação são os reiterados pedidos infundados de afastamento do prefeito, formulados pelo promotor e, sistematicamente, negados pela Justiça. “Ainda que a Justiça negue os pedidos do promotor, o seu comportamento prejudica a cidade, afastando investidores e gerando insegurança jurídica na cidade, uma situação que não pode perdurar. Queremos saber se este comportamento está dentro das normas do Ministério Público, porque está causando estranheza em todos os setores da sociedade”, justifica Dimas.
Na manhã desta quarta-feira, 29, o presidente da câmara de Araguaína e vereadores reuniram-se com a imprensa e apresentou aos jornalistas o novo site com rádio web – no qual foram investidos aproximadamente R$ 80.000,00 reais em equipamentos- e os balanços de dois anos de mandato.
A Influenza é uma doença caracterizada por uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Para evitar casos da doença, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Saúde, está preparada para o lançamento da 17ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. O dia D da vacinação será no dia 9 de maio e a imunização será realizada de 4 a 22 do mesmo mês. O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população.
A CPPA – Casa de Prisão Provisória de Araguaína encontra-se superlotada, na última sexta-feira, 24, o total de custodiados era de 173 reclusos, situação informada pela direção da unidade prisional que alerta para a lotação maior do que a capacidade, que é 150 reclusos. A DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins já pediu providências à SEDEPS –Secretaria de Estado da Defesa e Proteção Social, por meio de ofício entregue também na sexta-feira, ao subsecretário da pasta, Hélio Marques, em Araguaína.





