segunda-feira, junho 22, 2026

55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 1297

Campanha de vacinação do rebanho tocantinense contra febre aftosa começa nesta sexta

capture-20150501-052423Com um rebanho estimado em mais de oito milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos), o Tocantins ocupa o 11º lugar no ranking nacional quanto ao número de animais, e neste ano está comemorando 18 anos sem febre aftosa. Para permanecer livre da doença, o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), iniciará campanha da primeira etapa de vacinação contra febre aftosa nesta sexta-feira, 1º de maio. A campanha se estenderá até o dia 31.

Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, a perspectiva para a primeira etapa da campanha de 2015 é superar metas. “As nossas expectativas são as melhores, tendo em vista que o produtor tocantinense sempre tem atendido o chamamento do governo, através da Adapec, e tem feito o seu dever de casa vacinando seu rebanho contra febre aftosa”. O presidente contou que, durante a campanha, o trabalho é constante e que algumas propriedades rurais têm a vacinação assistida por médicos veterinários da Agência.

Para manter a sanidade do rebanho, os técnicos da Agência desenvolvem trabalhos constantes de vigilância em propriedades e em eventos agropecuários como: exposições, leilões e feiras. São responsáveis pelo controle no trânsito de animais, produtos e subprodutos; pelo atendimento imediato às suspeitas de ocorrências de doenças vesiculares, como também pela promoção da educação sanitária aos produtores rurais.

De acordo com os dados da última campanha de vacinação realizada em novembro de 2014, o Tocantins conta com 55 mil produtores rurais cadastrados com bovinos e bubalinos.

Comprovação da vacina

Nesta etapa da campanha, devem ser vacinados os animais de todas as idades, desde os recém-nascidos. A comprovação da vacinação deve ser feita até 10 dias após a compra da vacina, conforme a data contida na nota fiscal, no escritório da Adapec, onde a ficha cadastral do produtor é movimentada. É preciso levar a nota fiscal e a carta-aviso preenchida com todos os dados dos rebanhos existentes na propriedade, incluindo outras espécies. A partir desta sexta, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) estará condicionada a comprovação da vacinação.

Comercialização de carne

Humberto Camelo destacou que a cobertura vacinal é uma das maiores do país, alcançando índices sempre acima de 99% nos anos anteriores, tal resultado proporciona abertura de novos mercados para comercialização da carne e dos seus subprodutos ao Estado e ao produtor rural.

Conforme o presidente da Adapec, somente em 2014, o Estado comercializou, através do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), 15,3 toneladas de carne para outros estados, já as exportações de carnes e miúdos, por meio do Serviço de Inspeção Federal (SIF), ultrapassaram 32 mil toneladas. De acordo com o presidente, o Estado tem um rebanho de 8,2 milhões de cabeças, distribuídos em cerca de 60 mil propriedades rurais. A carne produzida no Tocantins é exportada para 130 países, sendo o segundo produto mais exportado pelo Estado, só perdendo para a soja.

Orientações

A responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Regina Gonçalves Barbosa, destacou os principais cuidados que o produtor precisa ter no momento da realização da vacinação. “Após adquirir a vacina é muito importante que se tenha cuidado na conservação em caixa térmica, manter na temperatura entre 2° e 8° C, além de realizar a vacinação no período mais frio do dia”, ressaltou.

Multas

A não vacinação dos bovinos e bubalinos resulta em multa de R$ 5,32 por animal, e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de ter sua ficha bloqueada até que regularize a situação. Para mais informações, a Agência disponibiliza o Disque Defesa pelo 0800 63 11 22.

Governos do Tocantins e Mato Grosso debatem rodovia transbananal e pactuação na saúde

capture-20150501-051858Com a presença de autoridades políticas de peso do Mato Grosso, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30, a abertura do Fórum Político e a 7ª Dinâmica de Empreendimentos e Empreendedores, em Porto Alegre do Norte (MT), há 550 Km de Palmas. Representando o Tocantins, uma comitiva liderada pela vice-governadora, Claudia Lelis, contou com o secretário-geral de Governo, Herbert Brito Barros (Buti), e o secretário da Saúde, Samuel Bonilha. A comitiva participou da abertura da audiência pública, que discutiu temas relacionados à sustentabilidade econômica da região.

Além dos representantes dos governos do Tocantins, Mato Grosso e Pará, estavam os senadores matogrossenses Blairo Maggi (PR), Wellington Fagundes (PR) e José Medeiros (PPS), além de deputados federais e estaduais, prefeitos da região e empresários do agronegócio.

O governador do Mato Grosso, Pedro Taques, abriu o evento e destacou a importância da parceria entre o Tocantins e o Mato Grosso. “Tenho certeza que os dois estados juntos vão construir o futuro desta região”, afirmou, agradecendo a presença da comitiva do Tocantins e destacando a ajuda que o Governo do Estado vem dando na área da saúde na região do Araguaia.

“Muitos pacientes desta região são atendidos em Palmas e só tenho que agradecer ao governador Marcelo [Miranda]; e a partir de hoje, vamos começar a elaborar o terno do contrato para fazermos um convênio interestadual. Com isso, faremos o repasse mensal de recursos ao Tocantins”, anunciou o governador.

A vice-governadora Cláudia Lelis lembrou em seu discurso que, em tempos de crise mundial, buscar alternativas e parcerias para alavancar o desenvolvimento dos estados e municípios é a solução mais viável para os gestores públicos. “Tenham a certeza de que o Governo do Tocantins irá trabalhar junto de todos os parceiros para desenvolver projetos e ações que possam gerar aumento na economia desta região. Sempre buscando o desenvolvimento aliado a preservação ambiental”, reforçou, falando sobre a construção da rodovia transbananal, que irá melhorar a malha logística e interligar os dois estados.

Claudia também lembrou que o convênio para divisão das responsabilidades na área da saúde entre o Tocantins e Mato Grosso irá definir um formato eficiente de gestão e contribuirá para melhorar o atendimento para a população dos dois estados.

O secretário Buti destacou que esse foi um momento importante para toda a região que envolve o Vale do Araguaia, principalmente na busca por novos investidores e na atração de indústrias. “Com certeza o governador Marcelo Miranda, aliado aos governadores do Mato Grosso e do Pará, soma esforços para desobstruir canais que estão obstruídos ao longo dos anos, para que possa fluir melhor o desenvolvimento de toda essa região”, pontuou.

A organização desta audiência é do deputado estadual do Mato Grosso Baiano Filho (PMDB), que lembrou que os três estados vizinhos têm problemas em comum e que reunir todos numa audiência pública é essencial para a solução. “A pactuação na área da saúde é sem dúvida a grande conquista deste ano para nós, e só temos que agradecer ao governador Marcelo Miranda pelo atendimento aos nossos pacientes”, destacou o deputado, comemorando o sucesso do Fórum.

Pactuação na saúde

Ficou acertada a pactuação, através de um convênio entre os dois estados, que os valores gastos pelo Tocantins com os pacientes mato-grossenses serão repassados pelo Mato Grosso. “O Sistema Único de Saúde [SUS] não tem fronteiras e todos os pacientes de urgência e emergência são atendidos. O que será feito é uma compensação financeira. O que nós propomos é uma pactuação, para que os gastos do Tocantins sejam repassados pelo Governo mato-grossense e fomos de pronto atendidos pelo governador Pedro Taques. Isso irá gerar mais benefícios para os dois estados”, explicou Samuel Bonilha.

Segundo o secretário, a média de atendimento, de 2013 até agora, é de cerca de 1 milhão de pacientes/ano. Ainda conforme destacou, o Estado do Mato Grosso também atende a pacientes indígenas que vivem na Ilha do Bananal, no Tocantins. “Ou seja, existe uma compensação e, no fim, todos saem ganhando, principalmente o paciente”, finalizou.

Transbananal

O projeto da rodovia Transbananal ligará o Centro-Oeste ao Norte brasileiro, no sentido Leste a Oeste, via Ilha do Bananal, por meio da BR-242. Mas, economicamente falando, ao ser concluída, a rodovia vai encurtar em quase mil quilômetros as distâncias para o escoamento de produtos que saem hoje de Mato Grosso para os portos litorâneos, tendo como ponto de intersecção o município de Gurupi (TO). Além de melhorar a malha logística e interligar os dois estados, o novo corredor de exportação terá um grande impacto na vida das populações locais, possibilitando o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Secretário recebe presidente da FTF

IMG_0875O Secretário do Esporte, Lazer e Juventude (Seelj), Salim Milhomem, recebeu o presidente da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), Leomar Quintanilha, na tarde desta quinta-feira. No encontro, foram levantadas as principais demandas do futebol tocantinense e a possibilidade de futuras parcerias da entidade com o Governo do Estado com o objetivo de fomentar a modalidade no estado.

“Acompanhamos o trabalho sério e importante do Secretário à frente do Tocantinópolis e eu estava devendo essa visita. Também vim trazer algumas sugestões que temos observados nos municípios e que podem ser aproveitadas na gestão”, disse Quintanilha.

O Secretário concordou que é preciso unir forças entre entidade e poder público para proporcionar melhorias ao futebol tocantinense.

Está sendo agendado um encontro com do gestor com o governador Marcelo Miranda para discutir alguns eventuais pontos de apoio.

Unitins lança Escola de Conselhos para capacitar quase 900 conselheiros no TO

450 (4)A proteção, promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes passam pela atuação qualificada e propositiva dos conselheiros tutelares e de direitos. Neste sentido, a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), lança nesta segunda-feira, 4, a Escola de Conselhos, um projeto que promove a capacitação continuada dos conselheiros tutelares e conselheiros dos direito da crianças e do adolescente que atuam no Tocantins. O lançamento será no auditório da Unitins, em Palmas, às 9h30, e vai contar com a presença do governador Marcelo Miranda, da reitora da Unitins Elizângela Glória Cardoso, dentre outras autoridades.

A Escola de Conselhos é um núcleo destinado à formação de conselheiros tutelares e conselheiros dos direitos da criança e do adolescente, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Unitins, e conta com o apoio financeiro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

O projeto prevê a oferta de cursos presenciais em Palmas e oficinas regionalizadas na Capital, Araguaína e Gurupi, além de fóruns e assessoramento técnico virtual. A meta é qualificar 880 conselheiros tutelares e conselheiros municipais e estaduais dos direitos da criança e do adolescente do Tocantins.

Lançamento

A programação de lançamento da Escola de Conselhos terá inicio às 9h30min com acolhida de participantes, às 10h ocorre a abertura oficial com a presença do governador Marcelo Miranda, e ao longo do dia serão debatidos temas como os direitos humanos de crianças e adolescentes, eleição unificada para conselheiros tutelares, agenda das atividades formativas 2015/2016, com encerramento previsto para 17h.

Tocantins participa da elaboração da Política Nacional de Diversidade

20150429_164139Em Brasília, gestores públicos, representantes de movimentos sociais e pesquisadores estão reunidos para a primeira etapa da elaboração da Política Nacional de Diversidade. O evento teve início nessa quarta-feira, 29, e continua nesta quinta, 30. O Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), está ouvindo alas especializadas da sociedade, para elaborar uma Política que garanta o respeito aos direitos humanos das minorias, entre a população carcerária.

Na última semana, o caso do tratamento dado à travesti Verônica Bolina, presa em São Paulo, por agressão, ganhou repercussão nacional e dividiu opiniões no país. Situação como essa é apenas uma dentre outras que acontecem diariamente no país por falta de uma política nacional, amplamente difundida, que previna a violação dos direitos humanos de reeducandos que fazem parte de um grupo de minoria.

No workshop promovido pelo Depen para dar início à elaboração da Política foram discutidas as situações de outros casos, para os quais ainda não existe um padrão de tratamento nas unidades prisionais, tais como: idosos, deficientes físicos, portadores de doenças crônicas, infecciosas ou transtornos mentais, indígenas, estrangeiros, dentre outros. Um dos assuntos apresentados nos grupos de trabalho foi a ausência de dados nacionais sobre esses casos, o que deixa os estados sem referências.

A secretaria de Defesa e Proteção Social do Tocantins, Gleyde Braga, foi designada pelo Conselho Nacional de Gestores do Sistema Penitenciário, do qual é membro, para contribuir com a elaboração da Política. “O tema tem ganhando espaço cada vez mais, pois é importante que questões de diversidade sejam observadas no cumprimento da pena. Hoje, estamos tendo a oportunidade de influenciar no formato dessa Política que, com certeza, impactará no sistema penitenciário do Estado”, destacou a secretária.

O Depen informou que está prevista para a primeira semana do mês de setembro a realização do Encontro Nacional da Diversidade no Sistema Penal. Até lá, outras reuniões preparativas acontecerão com o objetivo de consolidar a proposta da Política Nacional de Diversidade que será apresentada durante o encontro. 

 

Entrevista exclusiva

[cincopa AwJAnj8MhUDo]

Dimas pedirá à Corregedoria do MPE e ao CNMP avaliação e fiscalização de conduta de promotor

20120915180520_dimas_site_fundo_brancoO prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, vai pedir que o Ministério Público Estadual que avalie e fiscalize com mais rigor a conduta do promotor Alzemiro Peres Freitas, o qual estaria extrapolando suas atribuições e se utilizando do cargo de forma política para prejudicar a gestão e a imagem da cidade. A motivação são os reiterados pedidos infundados de afastamento do prefeito, formulados pelo promotor e, sistematicamente, negados pela Justiça. “Ainda que a Justiça negue os pedidos do promotor, o seu comportamento prejudica a cidade, afastando investidores e gerando insegurança jurídica na cidade, uma situação que não pode perdurar. Queremos saber se este comportamento está dentro das normas do Ministério Público, porque está causando estranheza em todos os setores da sociedade”, justifica Dimas.

O prefeito informou que pretende levar o caso para avaliação na Corregedoria do MPE e no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgãos responsáveis por fiscalizar a atuação dos promotores. “Reconhecemos a importância do Ministério Público, e nunca negamos um pedido de informação do senhor Alzemiro; mas é preciso que seu trabalho seja fiscalizado atentamente, assim como o fazem com o nosso trabalho. Tenho uma cidade cheia de problemas para administrar e não podemos mais gastar energias com pedidos inócuos e acusações falsas que não prosperam, mas que têm nos tomado muito tempo e prejudicado a cidade em vários aspectos. Infelizmente, o promotor de Justiça Alzemiro Freitas tem um comportamento recorrente, com histórico complicado nas cidades por onde passou”, disse o prefeito.

Para Dimas, Araguaína é uma cidade mobilizada, onde a gestão pública é bastante fiscalizada por conselhos, ONGs, imprensa e todos os órgãos de fiscalização, além de uma oposição ferrenha. “O que o senhor Alzemiro está fazendo é o jogo da oposição da qual ele parece fazer parte. Se quer ser político, então que renuncie à carreira de promotor, como manda a sua lei orgânica, e se candidate para fazer conosco um debate político honesto sobre os problemas da cidade”, finalizou. A assessoria jurídica do prefeito prepara as representações que serão protocoladas nos próximos dias. Esta é a terceira vez que o promotor pede o afastamento do prefeito. As duas primeiras foram negadas pela Justiça por não encontrar irregularidades na gestão.

 

O presidente da câmara reuniu-se com a imprensa e apresentou balanços dos anos de trabalho

IMG_4638Na manhã desta quarta-feira, 29, o presidente da câmara de Araguaína e vereadores reuniram-se com a imprensa e apresentou aos jornalistas o novo site com rádio web – no qual foram investidos aproximadamente R$ 80.000,00 reais em equipamentos- e os balanços de dois anos de mandato.

 De acordo com o presidente Marcus Marcelo, quando assumiu a casa, o valor do Ticket alimentar dos funcionários era de R$ 250.00 reais. Posteriormente reajustou para R$ 450,00 reais. Já em 2014 e 2015 foi para o valor de R$ 450,00 reais. Além disso, conseguiu economizar e devolver para a prefeitura cerca de R$ 1.000.000 reais e por meio de ações gerou benefícios à população de Araguaína.

Ainda segundo o vereador Marcus Marcelo, os vigilantes da câmara recebiam salário no valor de R$ 830,00. Ele reajustou e agora os vigilantes recebem 1.051,51, além do ticket equivalente à R$ 450,00 reais, totalizando em cerca de R$ 1.500,00 reais. O próximo passo será a realização do concurso público e licitação para contratar uma agência de publicidade para a divulgação das ações dos vereadores e da casa de lei de Araguaína.

Para o vereador, essas medidas visam dar transparência aos trabalhos dos legislativos: “Na nossa gestão sempre temos buscado trabalhar com mais transparência possível. E o site da câmara com rádio web vem atender e trazer mais facilidade para a população acompanhar os trabalhos dos vereadores que eles os elegeram.” Ressaltou Marcus Marcelo na manhã desta quarta-feira, em entrevista coletiva.

Saúde inicia campanha de vacinação contra Influenza

Foram disponibilizadas para o Município um total de 33 mil vacinas da Influenza e a meta é vacinar 80% do público-alvo. A campanha inicia dia 4 de maio

Credito Leila Mel - Ascom (R228)A Influenza é uma doença caracterizada por uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Para evitar casos da doença, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Saúde, está preparada para o lançamento da 17ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. O dia D da vacinação será no dia 9 de maio e a imunização será realizada de 4 a 22 do mesmo mês. O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população.

O Ministério da Saúde disponibilizou para Araguaína 33 mil doses da vacina contra Influenza. Este ano, a meta da Prefeitura é vacinar, no mínimo, 80% de crianças entre 6 meses de idade e menores de 5 anos, gestantes, idosos com mais de 60 anos, trabalhador da saúde, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis, público-alvo da campanha. 

Programação

A vacina será oferecida das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, nas unidades básicas de saúde dos setores Couto Magalhães, Araguaína Sul, Bairro de Fátima, Vila Aliança, Maracanã, JK, Alto Bonito, Dom Orione, Jardim das Flores, Cimba, Nova Araguaína, Novo Horizonte, Palmeiras do Norte, Ponte, José Ferreira e, Setor Barros.

No dia 9 de maio, além das UBS, o atendimento será feito também no setor Costa Esmeralda e na praça São Luís Orione. Mais informações na Coordenação Municipal de Imunização. Telefone (63) 3414–0753

Contágio

A transmissão do vírus da Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

 

DPE-TO pede providências para a superlotação da CPPA

20120813092456_img_2987A CPPA – Casa de Prisão Provisória de Araguaína encontra-se superlotada, na última sexta-feira, 24, o total de custodiados era de 173 reclusos, situação informada pela direção da unidade prisional que alerta para a lotação maior do que a capacidade, que é 150 reclusos. A DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins já pediu providências à SEDEPS –Secretaria de Estado da Defesa e Proteção Social, por meio de ofício entregue também na sexta-feira, ao subsecretário da pasta, Hélio Marques, em Araguaína.

A DPE-TO recomendou que seja negado o ingresso de novos encarcerados à CPPA, respeitando a regulamentação do Estado que limita a quantidade de presos; e como solução emergencial a remoção imediata de reeducandos para as comarcas em que são residentes e possuem processos em trâmite.

No Plantão deste sábado, 25, atendendo à reivindicação da DPE-TO, a SEDEPS providenciou em 24 horas a remoção de aproximadamente 10 reeducandos. De acordo com o defensor público Sandro Ferreira, além das providências já iniciadas pelo Estado, a Defensoria Pública se comprometeu a realizar uma força tarefa nos casos dos réus presos na CPPA, com intuito de auxiliar a transferência dos reeducandos de fora, bem como fiscalizar excessos do tempo de prisão. “E digna de nota a atuação do Estado em atender prontamente o reclame da Defensoria. Todavia, o problema de vagas em Araguaina é permanente, devendo o Estado preocupar-se com soluções para situação futura dos presos provisórios em Araguaína e Região”, ressaltou.

Texto: Keliane Vale

Últimas notícias