segunda-feira, junho 22, 2026

55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Página 1298

Câmara aprova regulamentação de uso comercial da biodiversidade

Proposta visa facilitar pesquisas e uso comercial de plantas e animais.
Plenário rejeitou trecho aprovado pelo Senado que favorecia povos indígenas.

BiodiversidadeCâmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (9) o projeto de lei que facilita o acesso ao patrimônio genético de plantas e animais do país, bem como de conhecimentos indígenas e tradicionais associados. O texto, que regula a exploração da biodiversidade brasileira, agora segue para sanção presidencial. 

Apresentado pelo Executivo em 2014, o projeto foi aprovado pela primeira vez na Câmara em fevereiro. No Senado, recebeu 23 emendas que alteraram o texto. Por isso, teve que voltar a ser analisado pelos deputados. 

O plenário da Câmara validou 12 emendas formuladas pelos senadores, mas derrotou um trecho que previa maior proteção e recursos a povos indígenas, quilombolas e agricultores familiares.

O objetivo do projeto de lei da biodiversidade é reduzir a burocracia e estimular a pesquisa e inovação com espécies nativas. No entanto, alguns ambientalistas dizem que o projeto privilegia as empresas e amplia o acesso à biodiversidade sem proteger os povos indígenas e seus conhecimentos tradicionais.

A proposta define patrimônio genético como “informação de origem genética de espécies vegetais, animais, microbianas, ou espécies de outra natureza, incluindo substâncias oriundas do metabolismo destes seres vivos”.

O texto modifica a forma de solicitar autorização para explorar a biodiversidade. Hoje, as empresas submetem uma documentação ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen) e aguardam a aprovação para iniciar os trabalhos. Com o novo texto, organizações nacionais poderão fazer cadastro simplificado pela internet.

Entre os principais pontos aprovados, está a retirada de penalidades impostas a empresas que descumpriram regras anteriores ligadas à exploração de materiais provenientes de plantas ou animais. O projeto também flexibiliza o prazo para definição da divisão dos recursos provenientes da exploração do patrimônio genético.

Pelo texto, a empresa terá 365 dias a partir da notificação do produto acabado (remédios e cosméticos feitos com plantas brasileiras, por exemplo) para apresentar o acordo de repartição dos recursos oriundos da exploração econômica.

A legislação atual obriga a formalização de contrato de repartição de benefícios a partir do momento em que se identifica o potencial de uso econômico ou a perspectiva de uso comercial, ou seja, antes mesmo do início das pesquisas, o que torna o início processo de exploração mais longo.

Repartição de recursos
O projeto também garante aos povos tradicionais, como os indígenas, receber recursos oriundos da exploração desses conhecimentos por terceiros, além de ter a autoria reconhecida em todos os textos e pesquisas divulgadas.

Conforme a proposta, se um produto foi criado a partir de material existente na biodiversidade brasileira, a empresa terá que repassar ao Fundo Nacional de Repartição dos Benefícios de 0,1% a 1% da receita líquida anual obtida com a exploração econômica. O percentual será definido pela União conforme a necessidade de garantir a “competitividade” do setor produtivo.

O dinheiro será distribuído a pequenos agricultores, povos indígenas ou quilombolas que tenham tido participação na descoberta das propriedades do patrimônio genético utilizado. A Câmara derrubou emenda aprovada pelo Senado que tinha como objetivo garantir mais recursos a esses povos.

O texto elaborado pelos senadores previa a repartição dos benefícios ainda que a substância proveniente do patrimônio genético brasileiro não fosse o elemento principal do produto comercializado. Os deputados entenderam, porém, que esse artigo ampliaria de forma desproporcional o alcance da distribuição de recursos de remédios, cosméticos e outras mercadorias que contenham substância de origem nacional.

Assim, só serão sujeitos à repartição dos recursos os produtos comercializados que tenham como componente principal elemento do patrimônio genético do Brasil. Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) a decisão do plenário prejudica os povos tradicionais. “Quem vai definir o que é produto principal é quem vende o produto”, argumentou.

A proposta aprovada pelos deputados dá às comunidades indígenas e agricultores “tradicionais” a possibilidade de participar da tomada de decisões do Estado sobre assuntos relacionados à conservação e uso sustentável de seus conhecimentos sobre a propriedade das plantas, extratos e animais.

Além disso, veda o acesso por terceiros a esses conhecimentos tradicionais se não houver o consentimento dos indígenas ou da comunidade de pequenos agricultores. A autorização deverá ocorrer por “assinatura de termo de consentimento prévio”, “registro audiovisual do consentimento”, “parecer de órgão oficial competente” ou “adesão na forma prevista em protocolo comunitário”. O texto ressalva, porém, que a autorização é necessária apenas quando a origem do conhecimento for “identificável”.

Nathalia PassarinhoDo G1, em Brasília

Execução é fato grave na relação entre Brasil e Indonésia, diz Itamaraty

957804-28042015-dsc_9147O governo brasileiro considerou a execução do brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte nesta terça-feira (28), na Indonésia, um fato grave na relação entre os dois países. A notícia do fuzilamento de Gularte foi recebida pelas autoridades brasileiras com “profunda consternação”. O governo manifestou pesar e prestou solidariedade à família de Rodrigo Gularte. 

Para o governo, o fato aumenta a disposição do Brasil em defender a abolição da pena de morte nos organismos internacionais.

O corpo de Rodrigo Gularte, de 42 anos, será enterrado no Brasil. Anteriormente, a intenção da família era cremar o corpo. Ele foi preso em 2004, em Jacarta, capital da Indonésia, tentando entrar no país com 6 quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe e condenado à pena de morte em 2005.

Segundo nota lida há pouco no Palácio Itamaraty pelo secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Sérgio Danese, a presidenta Dilma Rousseff enviou carta ao presidente indonésio, clamando para que a pena capital fosse comutada, por causa do quadro psiquiátrico do brasileiro.

Dilma tomou conhecimento da morte do brasileiro no avião presidencial, quando se deslocava para Brasília, após participar de um evento em Goiana, no interior de Pernambuco.

De acordo com a nota enviado ao governo da Indonésia, o estado de saúde de Rodrigo Gularte foi “agravado pelo sofrimento que sua situação lhe provocava nos últimos anos. Lamentavelmente, as autoridades indonésias não foram sensíveis a esse apelo de caráter essencialmente humanitário”.

“A execução de um segundo cidadão brasileiro na Indonésia, após o fuzilamento de Marco Archer Cardoso Moreira, em 18 de janeiro deste ano, constitui fato grave no âmbito das relações entre os dois países e fortalece a disposição brasileira de levar adiante, nos organismos internacionais de direitos humanos, os esforços pela abolição da pena capital”, conclui a nota.

Segundo Danese, há uma preocupação do governo brasileiro em conversar com a Indonésia, de modo a evitar que esse tipo de execução volte a ocorrer. O Brasil também buscará convencer os países que têm pena de morte que não a apliquem mais.

“Vamos especialmente dirigir esforços nesse âmbito multilateral e no trabalho de convencimento dos países que ainda aplicam a pena capital, para que ela possa ser paulatinamente abolida. Há um grande esforço para que os países decretem, pelo menos, moratórias na aplicação da pena capital. Ainda que não alterem seus regimes jurídicos, que mais adiante possam chegar nessa situação ideal da abolição da pena capital”, concluiu o diplomata.

A matéria foi alterada às 17h20 para acréscimo de novas informações

Projeto Lei de Valderez propõe mais tempo para o servidor tocantinense cuidar da saúde

Créditos_Ulisses_Holanda_O servidor público poderá se ausentar do serviço por até uma hora, três vezes na semana, para tratamento médico, desde que apresente comprovação de laudo médico. A proposta é da deputada Valderez Castelo Branco (PP). Segundo a parlamentar, a lei visa estimular a prática de exercícios físicos como prevenção e promoção da saúde do servidor. “Especialistas alertam que o sedentarismo aumenta a incidência de hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. Assim, pessoas ativas têm mais resistência a essas enfermidades” justifica.

Valderez ressalta também que o servidor afastado por problemas de saúde tem prejuízos pessoais, assim como o governo que terá aumento de despesas, uma vez que terá que substituir o servidor. Ela cita como base a Constituição Federal de 1988, que menciona que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos”.

Em Porto Nacional, Marcelo Miranda anuncia ponte sobre o Rio Tocantins

Foto 1 - Gov Marcelo Miranda na Granol Porto Nacional 28-04-2015 foto Elizeu Oliveira (9) (1)Produtores da região central do Estado receberam do governador Marcelo Miranda, a notícia de que o Governo do Estado irá construir uma ponte rodoferroviária sobre o rio Tocantins, nas proximidades de Porto Nacional. A boa notícia foi anunciada durante visita do governador às instalações da Granol, na manhã desta terça-feira, 28. Marcelo Miranda autorizou a criação de uma Comissão Especial de licitação para viabilizar o projeto.

“Nosso governo está empenhado em dar a essa região uma infraestrutura que otimize o seu desenvolvimento, porque isso representa a atração de novos investimentos e o fortalecimento do nosso agronegócio”, disse ele, acrescentando: “quero e vamos retomar o crescimento e a indústria no Tocantins. Essa ponte se tornará uma realidade. É uma necessidade”.

O diretor comercial da Granol, Juan Diego, agradeceu “a oportunidade de poder contribuir com o crescimento do Estado”. Nesse mesmo sentido, o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, reiterou seu compromisso com o Governo do Estado: “estamos juntos para trabalhar pelo Tocantins. Aqui não existe sigla partidária”, frisou. Ele ainda citou alguns empreendimentos no município, destacando o crescimento da cidade e região.

O secretário de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, abordou o crescimento de Porto Nacional através do agronegócio. Defesa também feita pelo deputado estadual Valdemar Júnior: “Há alguns anos, plantamos a semente neste lugar com a instalação da Biodiesel. Hoje, colhemos frutos através da Granol, exemplo para o Tocantins”, disse.

Para o deputado estadual Paulo Mourão, presente no evento, “o momento representa a conquista do homem público. Há poucos anos, Porto Nacional teve sua economia estagnada, e o governador Marcelo Miranda visualizou o Tocantins dez anos à frente, buscando exemplo de empresas como a Biodiesel para o Estado”, avaliou o parlamentar.

Matopiba

Considerando o agronegócio como fonte de riquezas e desenvolvimento para o Estado, Marcelo Miranda citou a região do Matopiba – composta por áreas agrícolas dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. “Temos profissionais competentes para discutir os assuntos relacionados a essa região. Precisamos avançar, sobretudo na fronteira agrícola, gerando emprego, divisas. E isso também requer o apoio do governo federal, de empresários, dos estados que integram a região, dos municípios. Essa é uma discussão que atinge e convida a todos nós ao debate”, avaliou o governador.

Granol

Fundada em 1965, a Granol é uma empresa 100% brasileira dedicada à produção e comercialização de grãos, farelos, óleos vegetais, glicerina e biodiesel para os mercados interno e externo. Está entre as 50 maiores empresas de agronegócios do Brasil. Além de Porto Nacional, a empresa está presente com investimentos nos municípios tocantinenses de Marianópolis, Figueirópolis e São Valério.

Presentes

Durante a visita, os presentes assistiram a um vídeo que mostrou os avanços e a história da Granol. Também acompanharam o governador durante visita à empresa os secretários Rogério Silva, da Comunicação Social; e Herbert Brito (Buti), Geral de Governo e o deputado estadual Ricardo Ayres.

 

 

Meteorologista da Unitins fala das incertezas climatológicas e o fim do período chuvoso

Meteorologista da Unitins, José Luiz Cabral. (Foto Carlos de Bayma)Os meses de abril e maio habitualmente assinalam o fim do período chuvoso com a precipitação diminuindo gradativamente. No entanto, os modelos meteorológicos continuam apontando para um quadro de incertezas na climatologia.

Para ter uma noção desse quadro de incertezas, o pesquisador do Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos da Unitins (Nemet/RH), professor José Luiz Cabral, explica que só nos últimos dez dias choveu mais do que o dobro do esperado para todo o mês de abril.

Sobre as fortes chuvas recentes, o pesquisador explica que se deve a um fenômeno atmosférico chamado zona de convergência de umidade que tem trazido água para a região central do país. “São frentes frias que estão avançando com mais frequência. Nesse trimestre estamos esperando a redução das chuvas”, argumenta.

“Então, passamos por um período pluviométrico cheio de incertezas. Pelo ponto de vista agrícola, foi bom. Quem plantou soja, por exemplo, conseguiu boa safra, apesar de o início ter sido penoso, pois a chuva demorou chegar. Agora já era para termos uma redução gradativa da precipitação, mas as incertezas climatológicas têm perdurado até agora”, comenta Cabral. 

 

Ação do MPE pede novo afastamento do Prefeito de Araguaína por atos de improbidade administrativa

20120915180520_dimas_site_fundo_brancoFoi ajuizada nesta segunda-feira, 27, Ação Civil Pública (ACP) em desfavor do Prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas Nogueira Pereira, e da Secretária Municipal de Trabalho e Ação Social, Cleomar Ribeiro de Oliveira. No documento, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas, pede o afastamento liminar dos dois agentes públicos em função do enriquecimento ilícito, decorrente da acumulação indevida de cargos públicos, de caráter remunerado, por parte de Cleomar Ribeiro.

Segundo o Promotor de Justiça, a Secretária é servidora Pública estadual, detentora do cargo efetivo de Professora da Educação Básica PBG – II – C e pertencente ao quadro de Profissionais da Educação desde 18 de maio de 1994. Em 1º de janeiro de 2013, assumiu a Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social, através da Portaria nº 007/2013 de 02 de janeiro de 2013, com carga horária de 200 horas mensais.

Porém, no mesmo dia de sua nomeação como agente político, a senhora Cleomar Ribeiro foi lotada no Colégio Estadual Marechal Rondon, no município de Araguaína, fixando sua carga horária em 180 horas mensais, através da Portaria – SEDUC Nº 181, de 23 de Janeiro de 2013.

Ainda de acordo com documentos oficiais, Cleomar esteve cedida para a Secretaria de Planejamento e da Modernização da Gestão Pública Estadual, onde exercia o cargo de Gerente do É PRA JÁ de Araguaína, função da qual só foi exonerada a partir de 14 de janeiro de 2013, por meio da Portaria CCI Nº 26-EX, de 22 de Janeiro de 2013.

“É possível verificar que entre os dias 1º a 14 de janeiro de 2013, a senhora Cleomar Ribeiro de Oliveira acumulou indevidamente os cargos de: Gerente do ‘É PRA JÁ’, Professora da Educação Básica e Secretária Municipal de Trabalho e Ação Social”, comentou o Promotor de Justiça.

A Constituição Federal proíbe, como regra, a acumulação remunerada de cargos, empregos e funções públicas. Excepcionalmente, é possível a acumulação remunerada desde que haja compatibilidade de horários e que se acumule apenas dois cargos de professor; ou um cargo de professor com outro técnico ou científico; ou dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde. A compatibilidade de horários a que se refere o texto da Constituição Federal não pode exceder a jornada de 12 horas dia, ou 60 horas semanais.

A ação pede o afastamento do Prefeito e da Secretária para evitar que continuem a dificultar a instrução dos procedimentos extrajudiciais e judiciais que se encontram em tramitação, acrescendo que já se repete, por parte do Prefeito, a mesma atitude. O Poder Judiciário já determinou o afastamento do gestor da saúde, em outro caso.

O MPE solicita do Poder Judiciário a condenação de Cleomar Ribeiro de Oliveira a fim de que devolva toda a remuneração auferida no exercício do cargo indevidamente acumulado, desde 01 de janeiro de 2013 até o momento do desligamento do cargo, com juros e corrigido monetariamente.

NOTA À IMPRENSA

 Sobre a ação em que o Ministério Público Estadual pede seu afastamento, o prefeito Ronaldo Dimas esclarece que até o momento não recebeu nenhuma notificação. E adianta o seguinte:

1    – não há qualquer irregularidade na nomeação da secretária do Trabalho e Ação Social, professora Cleomar Ribeiro. 

2 – A gestão de Araguaína é realizada por uma equipe enxuta, formada pelos auxiliares competentes e disponíveis que temos; agindo com responsabilidade administrativa e respeito às leis vigentes. 

3 – O trabalho que vem transformando a Cidade prosseguirá com determinação, responsabilidade e firmeza. E também com seriedade, que deveria ser característica comum a todos.

 Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Araguaína

 

Atleta do Tocantins é campeão Mercosul de Jiu-Jítsu

IMG_0861Duas semanas depois de faturar o título brasileiro em quatro categorias, o atleta do Tocantins, Roniedson Andrade de Oliveira, 34, fez história no cenário internacional. O lutador de jiu-jítsu de Araguaína sagrou-se campeão no Campeonato Mercosul, disputado em Buenos Aires, na Argentina, no fim de semana. O evento reuniu cerca de 600 atletas de diversos países.

O lutador conquistou o título na categoria super pesado, faixa preta, e foi vice-campeão na categoria absoluto. Conforme informou, foram cinco lutas, sendo quatro vitórias e apenas uma derrota. “Não sou mais zebra, nem desconhecido. Sou um atleta a ser batido”, disse Roniedson, durante encontro com o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Salim Milhomem, na tarde desta terça-feira, 28.

O lutador foi ao gabinete do Secretário apresentar as medalhas conquistadas, como forma de agradecimento pela ajuda do Governo do Tocantins. “O Estado tem concedido apoio, da melhor forma possível, e eu tenho conseguido os resultados importantes”, ressaltou.  “Apesar das dificuldades, temos conseguido apoiar os diversos segmentos do Esporte”, destacou o Secretário.

Desafios

Para manter o ritmo, Roniedson se dedica a uma maratona diária de treinamentos. Conforme destacou, são duas horas de preparação física pela manhã e três horas de treino prático no período da tarde. Esforço árduo para manter um nível de competição que o garante nas principais competições dentro e fora do País.

Depois da conquista no Mercosul, agora, o lutador  almeja competir na Europa.  Conseguiu vaga para o Open da Suíça, em maio próximo, e o ADCC 2015, com local a ser definido. A decisão de qual evento disputar depende de patrocínio.

Além dessas competições, o faixa preta  está confirmado no Sul-Americano, a ser realizado em Belém (PA), em junho.

Lutador de jiu-jítsu há 18 anos, Roniedson tem acumulado títulos na categoria há mais três anos.  No início deste mês, faturou quatro títulos no Brasileiro. Foi campeão máster faixa preta super pesado e Absoluto sem kimono, além da categoria super máster Master e Absoluto com kimono.

 
Informações foto: Secretário do Esporte, Salim Milhomem, recebe o campeão Roniedson Andrade

Continuam abertas inscrições para 25ª Corrida de Rua do Trabalhador

Até esta segunda-feira, mais de 230 atletas tinham efetuado a inscrição no evento, promovido pela Prefeitura

Credito Leila Mel-Ascom (R224a)Encontram-se abertas até quinta-feira, dia 30, as inscrições para a 25ª edição da Corrida de Rua do Trabalhador de Araguaína. Até esta segunda-feira, dia 27, mais de 230 atletas tinham efetuado a sua inscrição para participar da tradicional corrida, que será realizada pela Prefeitura no dia 1º de maio. Dentre os atletas inscritos estão competidores de Palmas, Araguaína, Xambioá; além de municípios de outros Estados, como Ceilândia (DF), Mutunópolis (GO), Carolina (MA), Conceição do Araguaia (PA), Bagé (RS) e Parnamirim (RN).

Os interessados em participar da competição podem se dirigir à sede da secretaria, localizada na Rua Sérgio Honda, nº 265, Setor Urbanístico, ou acessar o site da Prefeitura (www.araguaina.to.gov.br), onde estão disponíveis o regulamento e a ficha de inscrição.

Categorias

A corrida será dividida nas categorias masculina e feminina, sendo que serão divididas em modalidades. A categoria masculina terá as seguintes modalidades: Elite, Veterano (31 a 40 anos), Veterano II (51 a 59 anos), Adulto (21 a 30 anos), Juvenil (16 a 20 anos), Veterano I (41 a 50 anos) e Veteraníssimo (60 anos acima). Já a categoria feminina será dividida pelas seguintes modalidades: Juvenil (de 16 a 20 anos), Elite, Adulta (de 21 a 39 anos) e Veterana (de 40 anos acima).

Premiação

Todos os atletas inscritos concorrerão na modalidade elite, sendo premiados os cinco primeiros colocados masculinos e os três primeiros colocados femininos. As outras premiações obedecerão à chegada dos demais, de acordo com a categoria e modalidade de faixa etária. As regras da competição seguem regulamento geral de provas de corridas rústicas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Os vencedores das categorias receberão premiação em dinheiro, troféus e medalhas.

Trajeto

O percurso da corrida será de 11.300 metros. O ponto de largada e chegada será na Rua Santa Cruz, antiga Praça das Nações. A largada será dada às 8h30.

 

Eliésio Miranda (Intensicare) corre terceira etapa do Circuito Virgílio Coelho de Corridas de Rua

Eliésio MirandaNa próxima sexta-feira, 01, o atleta Eliésio Miranda (Intensicare) participará da 2ª Corrida SESI do Trabalhador, em comemoração ao Dia do Trabalhador. A competição tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade em geral, valorizando a prática esportiva por meio do Atletismo. 

Eliésio Miranda correrá na modalidade 10 km e demonstra grande expectativa para mais essa etapa do circuito. “Estou nesse momento líder do circuito, espero fazer uma boa prova e manter essa liderança”, reforçou o atleta. A prova é realizada pelo SESI Palmas e faz parte do Circuito Virgílio Coelho de Corridas de Rua, promovido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer. 

Câmara analisa PL, que concede aumento de salário aos professores do município

IMG_4635Entrou em tramitação na câmara municipal na tarde desta segunda-feira, 27, o PL de lei complementar nº 005/015- de autoria do executivo municipal- que dispõe sobre o reajuste salarial  dos salários dos professores da rede pública municipal em 6.23 %  do retroativo aos meses de fevereiro e março de 2015.

Para o líder do prefeito na Câmara, vereador Luzimar Coelho, o PL de autoria do executivo municipal vem corrigir as perdas salariais dos professores pela a inflação: “Fico feliz porque esse projeto vem corrigir perdas salariais, visto que é direito adquirido pelos professores do município de Araguaína. Vamos analisar PL com muito carinho”.

“Esse projeto já esteve aqui na Câmara, mas os vereadores pediram ao líder do prefeito Ronaldo Dimas na casa, vereador Luzimar Coelho, que     retirasse de votação para que fosse feita modificações. Inclusive no artigo 2° fica estabelecido que nem um professor do Município receba abaixo do piso salarial nacional, que é de   1.917,78. Agora  o PL retornou a Câmara  municipal  com as modificações  devidas, acordado  com  o SINTET,  e deve ser aprovado por unanimidade pelos pares aqui na casa.”  Desse  o vereador Rosewelt.   

Últimas notícias