Ao longo de três dias, os deputados estaduais do Tocantins participaram de uma extensa programação em debates sobre conectividade, sustentabilidade e desafios do período pré-eleitoral, durante a 28ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O evento, realizado em Bento Gonçalves (RS), entre os dias 3 e 5 de dezembro, reuniu parlamentares de todo o país para discutir tendências e compartilhar experiências de gestão pública.
A programação incluiu painéis sobre conectividade democrática e sustentabilidade pública; futuro e tendências globais, com foco em tecnologias e comportamentos; ações ambientais e intercâmbio de tecnologias frente às mudanças climáticas; perspectivas para o cenário eleitoral em 2026; revolução digital, inteligência artificial e desinformação, além de mesas sobre gestão legislativa, colaboração entre setores e cidades inteligentes.
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), destacou a importância dos temas abordados no atual contexto político e institucional. “É um tema essencial para o momento que vivemos no Brasil, especialmente por anteceder as eleições. A conectividade e a comunicação política serão muito importantes para o processo eleitoral do ano que vem. Vamos levar para o nosso Estado experiências positivas de outras Assembleias, fortalecendo nossa missão de servir ao povo tocantinense”, afirmou.
Também participando das discussões, o deputado Marcus Marcelo (PL) ressaltou o caráter formativo e prático do encontro. “Tivemos a oportunidade de debater pautas que nos enriquecem como parlamentares e nos ajudam a levar mais conhecimento para impactar positivamente a vida das pessoas”.
Já o deputado Gutierres Torquato (PDT) avaliou a troca de experiências como fundamental para modernizar a administração pública. “A Unale é uma referência entre os Parlamentos brasileiros. O tema desta edição dialogou diretamente com os desafios da tecnologia e da comunicação nos nossos mandatos”.
Para o deputado Wiston Gomes (PSD), o evento trouxe discussões aprofundadas para o cenário eleitoral. “Temos passado por grandes transformações de IA (Inteligência Artificial). A gente acredita que, nas próximas eleições, haverá uma grande influência disso. Então, ter participado dessas palestras vai nos ajudar a chegar mais fácil ao cidadão tocantinense”.
O deputado Moisemar Marinho (PSB) complementou afirmando que o tema “Humanidade conectada” vem ao encontro das necessidades atuais do trabalho parlamentar. “Essa temática está muito ativa no meio da sociedade e, enquanto deputados, precisamos estudar mais sobre o tema para termos uma boa atuação”.
Pela primeira vez no evento, o deputado Dr. Danilo Alencar (PL) acentuou que o encontro superou suas expectativas. “Foi uma honra, no meu primeiro ano como deputado, dialogar com deputados de todo o Brasil. A única coisa que a gente leva desta vida é o aprendizado. Então, levaremos muitos projetos inovadores”.
Também presente ao evento, a deputada Professora Janad Valcari (PL) apontou que as palestras trouxeram importantes debates para o Parlamento. “Tivemos uma grande troca de experiências, sempre atentos para levar o que aprendemos aqui para o trabalho no nosso Tocantins”.
Além dos painéis e mesas de debate, a programação contou com momentos institucionais, entre eles a assembleia geral para eleição da nova Diretoria da Unale e atividades de integração entre parlamentares. A Conferência teve como objetivo principal promover a articulação entre os Legislativos estaduais e a construção de soluções integradas para os desafios regionais e nacionais.
O deputado Luciano Oliveira (PSD) fez uma avaliação positiva da Conferência da Unale. “É de grande valia para o nosso Poder Legislativo tocantinense, porque tivemos uma boa troca de experiências para melhorar nosso trabalho em defesa da atuação parlamentar”, frisou.
Já o deputado Eduardo Mantoan (PSDB) destacou o alcance de um dos principais objetivos do evento. “[Conseguimos] aprender novas soluções e melhorias, debatendo as novas políticas públicas para os cidadãos”.
O deputado Cleiton Cardoso (Republicanos) relacionou as atividades oferecidas pela Unale com a atuação parlamentar. “O nosso trabalho como deputados é justamente conseguir ouvir as necessidades da população e transformá-las em projetos parlamentares que transformem a vida do povo”.
A deputada Vanda Monteiro considerou importante a reunião e a articulação dos parlamentares de todas as unidades da Federação em torno de interesses comuns. “É muito importante essa interlocução com deputados do Brasil inteiro, pois trouxemos as nossas vivências e levaremos também experiências para desenvolver no nosso Estado”.
Já o deputado Eduardo do Dertins (Cidadania) ressaltou o seu compromisso com a participação na Unale. “Tenho a oportunidade de estar na Assembleia pela sexta vez. Todos os anos, tive a oportunidade de participar [do encontro] da Unale, pois é dessa forma que a gente promove a interação e a troca de informações para converter esses encontros em um trabalho mais eficiente”, pontuou.
Também participante ativo na Unale e reeleito para a composição da nova Diretoria Executiva em 2026 como vice-presidente do Conselho Fiscal, o deputado Valdemar Júnior (Republicanos) fez um balanço do evento. “É de extrema importância a participação da nossa delegação do Tocantins, como também das delegações dos demais Estados, porque nós temos problemas comuns a todas as Casas Legislativas que podemos discutir juntos para defender nossa atuação parlamentar”, avaliou.


