55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, dezembro 9, 2025

TO tem dois estudantes na final da Olimpíada de Língua Portuguesa

450Dois alunos do Tocantins já estão classificados para a última fase da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, edição 2014. A seleção é feita por categoria e foram definidos os finalistas nos gêneros “Poema” e “Memórias Literárias”. Ainda neste mês, serão selecionados os alunos que passam para a final nas categorias “Artigos de Opinião” e “Crônicas”. Ao todo, participam desta etapa da competição cerca de mil estudantes e professores de todo o país.

As semifinais são realizadas em encontros regionais. Em Maceió/AL, foram definidos os finalistas na categoria “Memórias Literárias”. Entre os estudantes que disputam a final, está Wellington Pereira de Araújo, 13 anos, aluno da 8ª série, do Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, em Palmas. O estudante foi classificado com um relato de histórias sobre a Ilha Canela. “A gente primeiro entendeu o que era o gênero Memória Literárias e depois entrevistamos a dona Maria de Lurdes, moradora antiga do Canela. Baseado na história dela, eu escrevi em primeira pessoa o texto, contando as histórias do local”, explicou Wellington, que chega à final com o professor de Língua Portuguesa Mário Ribeiro Morais.

De acordo com o educador, além do prêmio regional, o trabalho do estudante fará parte de uma coletânea de textos que será publicada pela olimpíada. “Esse foi um momento enriquecedor para a vida do aluno e para a prática pedagógica do professor”, ressaltou Mário.

Já no encontro regional realizado em Belo Horizonte/MG, foram selecionados os finalistas na categoria “Poema”. Do Tocantins, quem continua na competição é Marcos Henrique Alves Chaves, 12 anos, aluno da 6ª série da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, em Cariri do Tocantins, a 257 km da capital. O poema que garantiu ao aluno passar pela semifinal abordou o tema “O lugar onde vivo”. Para a professora de Língua Portuguesa Simone Cristina Gonçalves de Andrade, que também segue na competição, a participação nas oficinas enriqueceu a sua prática de ensino, assim como contribuiu para o desenvolvimento do estudante. “O aluno Marcos gosta muito de ler e de escrever. Participar da olimpíada foi muito positivo para todos nós”, ressaltou, lembrando que o poema de Marcos vai fazer parte da Coletânea de CDs com poemas produzidos na olimpíada.

Encontros regionais

Além de Maceió e Belo Horizonte, que já realizaram os encontros regionais, Porto Alegre/RS sediará de 10 a 12 de novembro o encontro de “Crônicas”; e Brasília/DF vai definir os finalistas na categoria “Artigos de Opinião”, de 17 a 19 deste mês.
Os vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa serão conhecidos em solenidade no dia primeiro de dezembro, em Brasília. (Colaborou Josélia de Lima / Seduc)

 

Últimas Notícias

Parceria entre Gipão e gestão municipal resulta em obras que mudam a realidade de Piraquê

O município de Piraquê recebeu neste sábado (06) um...

Delegação do Tocantins reforça atuação parlamentar em debates na 28ª Conferência da Unale

Ao longo de três dias, os deputados estaduais do...

Governo publica novas regras da CNH: Autoescola deixa de ser obrigatória e custo pode cair até 80%

As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação...

Pautas de segurança e tensões institucionais dominam a semana no Congresso Nacional

Duas matérias consideradas estratégicas pelo governo federal prometem movimentar...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.