55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, novembro 7, 2025

TO tem dois estudantes na final da Olimpíada de Língua Portuguesa

450Dois alunos do Tocantins já estão classificados para a última fase da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, edição 2014. A seleção é feita por categoria e foram definidos os finalistas nos gêneros “Poema” e “Memórias Literárias”. Ainda neste mês, serão selecionados os alunos que passam para a final nas categorias “Artigos de Opinião” e “Crônicas”. Ao todo, participam desta etapa da competição cerca de mil estudantes e professores de todo o país.

As semifinais são realizadas em encontros regionais. Em Maceió/AL, foram definidos os finalistas na categoria “Memórias Literárias”. Entre os estudantes que disputam a final, está Wellington Pereira de Araújo, 13 anos, aluno da 8ª série, do Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, em Palmas. O estudante foi classificado com um relato de histórias sobre a Ilha Canela. “A gente primeiro entendeu o que era o gênero Memória Literárias e depois entrevistamos a dona Maria de Lurdes, moradora antiga do Canela. Baseado na história dela, eu escrevi em primeira pessoa o texto, contando as histórias do local”, explicou Wellington, que chega à final com o professor de Língua Portuguesa Mário Ribeiro Morais.

De acordo com o educador, além do prêmio regional, o trabalho do estudante fará parte de uma coletânea de textos que será publicada pela olimpíada. “Esse foi um momento enriquecedor para a vida do aluno e para a prática pedagógica do professor”, ressaltou Mário.

Já no encontro regional realizado em Belo Horizonte/MG, foram selecionados os finalistas na categoria “Poema”. Do Tocantins, quem continua na competição é Marcos Henrique Alves Chaves, 12 anos, aluno da 6ª série da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, em Cariri do Tocantins, a 257 km da capital. O poema que garantiu ao aluno passar pela semifinal abordou o tema “O lugar onde vivo”. Para a professora de Língua Portuguesa Simone Cristina Gonçalves de Andrade, que também segue na competição, a participação nas oficinas enriqueceu a sua prática de ensino, assim como contribuiu para o desenvolvimento do estudante. “O aluno Marcos gosta muito de ler e de escrever. Participar da olimpíada foi muito positivo para todos nós”, ressaltou, lembrando que o poema de Marcos vai fazer parte da Coletânea de CDs com poemas produzidos na olimpíada.

Encontros regionais

Além de Maceió e Belo Horizonte, que já realizaram os encontros regionais, Porto Alegre/RS sediará de 10 a 12 de novembro o encontro de “Crônicas”; e Brasília/DF vai definir os finalistas na categoria “Artigos de Opinião”, de 17 a 19 deste mês.
Os vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa serão conhecidos em solenidade no dia primeiro de dezembro, em Brasília. (Colaborou Josélia de Lima / Seduc)

 

Últimas Notícias

Operação CX fecha fábrica clandestina e apreende dezenas de litros de bebidas alcoólicas irregulares em Combinado

Uma fábrica clandestina de cachaça foi fechada e dezenas...

STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro e aliados

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou...

COP30: Lula se reúne com líderes da Alemanha, Portugal e Moçambique

Após se reunir com os presidente da França, Emmanuel...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.